trabalho de corrosão 2

3
Respostas dos Exercícios da folha 1: 1 a- Sim, porque o composto apresentado é um ácido e a velocidade de corrosão aumenta em um meio ácido. b- Assim que é formada a película passivadora ela se transforma em uma espécie de isolante que suporta corrente elétrica ate uma certa voltagem, assim diminuindo a taxa de corrosão. 2 a- Não, só pode ser armazenado somente em um material de cobre pois e o mesmo material, sendo assim ninguém sofrerá corrosão. b- Pode sim, a tendência do Mg é se oxidar, mas ele esta em solução. O Zn vai reduzir formando mais camada de Zn metálico no recipiente. c- Pela presença de íons H+ na solução eles não participam da reação, mas são sim influenciados pelos pólos, então eles migram para o catodo assim abaixando o ph desse pólo e aumentando o do pólo oposto. 3- Corrosão por placas se dá quando os produtos da reação de corrosão se forma em placas que se progressivamente se desprendem do volume do material,é comum em metais que formam películas protetoras. Corrosão alveolar ocorre quando a perda de volume provocado pela corrosão se dá sob forma mais localizada, com maior profundidade que a corrosão por placa e sem o desprendimento de material não corroído como a corrosão por placas, passando a formar crateras. Corrosão por pite é uma forma de corrosão localizada que consiste na formação de cavidades de pequena extensão e razoável profundidade, ocorre em determinados pontos da superfície enquanto que o restante pode permanecer praticamente sem ataque. 4- Atmosfera:O eletrólito constitui- se da água que condensa na superfície metálica, na presença de sais ou gases presentes no ambiente como por exemplo gases industriais, poeira. Solos: O eletrólito constitui- se principalmente de água e sais dissolvidos. Rios e subsolos: O eletrólito constitui- se principalmente da água com sais dissolvidos. Água do mar: Em

Upload: vinaraujo

Post on 16-Jan-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

tudo sobre corrosão

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de Corrosão 2

Respostas dos Exercícios da folha 1:

1 a- Sim, porque o composto apresentado é um ácido e a velocidade de corrosão aumenta em um meio ácido.

b- Assim que é formada a película passivadora ela se transforma em uma espécie de isolante que suporta corrente elétrica ate uma certa voltagem, assim diminuindo a taxa de corrosão.

2 a- Não, só pode ser armazenado somente em um material de cobre pois e o mesmo material, sendo assim ninguém sofrerá corrosão.

b- Pode sim, a tendência do Mg é se oxidar, mas ele esta em solução. O Zn vai reduzir formando mais camada de Zn metálico no recipiente.

c- Pela presença de íons H+ na solução eles não participam da reação, mas são sim influenciados pelos pólos, então eles migram para o catodo assim abaixando o ph desse pólo e aumentando o do pólo oposto.

3- Corrosão por placas se dá quando os produtos da reação de corrosão se forma em placas que se progressivamente se desprendem do volume do material,é comum em metais que formam películas protetoras.

Corrosão alveolar ocorre quando a perda de volume provocado pela corrosão se dá sob forma mais localizada, com maior profundidade que a corrosão por placa e sem o desprendimento de material não corroído como a corrosão por placas, passando a formar crateras.

Corrosão por pite é uma forma de corrosão localizada que consiste na formação de cavidades de pequena extensão e razoável profundidade, ocorre em determinados pontos da superfície enquanto que o restante pode permanecer praticamente sem ataque.

4- Atmosfera:O eletrólito constitui- se da água que condensa na superfície metálica, na presença de sais ou gases presentes no ambiente como por exemplo gases industriais, poeira. Solos: O eletrólito constitui- se principalmente de água e sais dissolvidos. Rios e subsolos: O eletrólito constitui- se principalmente da água com sais dissolvidos. Água do mar: Em virtude da presença acentuada de sais é um eletrólito por excelência.

5- A corrosão eletroquímica é um processo espontâneo de ocorrer quando o metal esta em contato com um eletrólito, onde acontecem reações anódicas e catódicas, na presença de água. Corrosão química é um processo que se realiza na ausência de água, em geral em temperaturas elevadas(acima do ponto de orvalho da água), devido à interação direta entre o metal e o meio corrosivo, ocorre em equipamentos aquecidos como fornos, caldeiras, etc...

6- Oxigênio e gases contendo enxofre: presentes em fornos, caldeiras, unidades de processo, nas chamadas atmosferas sulfurosas. Vapor d’água, em temperatura elevada o vapor d’água pode atacar certos metais formando óxido e liberando hidrogênio que pode provocar fragilização pelo hidrogênio. Cinzas: a queima de combustível em fornos, caldeiras, turbinas e gás, podem provocar sérios problemas de corrosão devido a cinzas contendo vanádio e sulfato de sódio.

7- Proteção catódica por corrente impressa ou forçada utiliza uma força eletromotriz, proveniente de uma fonte de corrente continua, para imprimir a corrente necessária à proteção

Page 2: Trabalho de Corrosão 2

da estrutura considerada. Esta força eletromotriz pode provir de baterias convencionais, baterias solares, conjuntos motor- gerador ou retificadores de corrente. Proteção catódica com anodos galvânicos ou de sacrifício utiliza uma força eletromotriz de natureza galvânica para imprimir a corrente necessária à proteção da estrutura considerada, esta força eletromotriz resulta da diferença entre o potencial natural do anodo e o potencial da estrutura que se deseja proteger.

8- Esse tipo de corrosão é aquele em que se tem a formação de um par galvânico devido a grande diferença de nobreza entre dois elementos de uma liga metálica. Pode ser evitada com tratamento térmico de solubilização da liga e com uso das ligas que contenha elementos inibidores como As e o Sb.

9 1- Corrosão uniforme, ataque em toda superfície metálica.

2- Corrosão pó placa, quando os produtos da corrosão formam- se em placas que se desprendem progressivamente.

3- Corrosão por pite, quando o desgaste se dá de forma localizada e de alta intensidade.

4- Corrosão alveolar, quando o desgaste ocorre em forma de cratera.

É muito freqüente em frestas quando o meio corrosivo é liquido, neste caso, o interior da fresta recebe pouca movimentação de eletrólito, tendendo a ficar mais concentrado em íons de metal ( área catódica), enquanto que a parte externa da fresta fica menos concentrada( área anódica), com conseqüente corrosão das bordas da fresta.

10- É um processo corrosivo associado ao fluxo turbulento de um liquido, ocorre quando há redução na área de fluxo, proporcionando o aparecimento de bolhas gasosas, poderá ocorrer o choque destas bolhas com a superfície metálica ocorrendo um processo erosivo.