trabalho de arquitetura

5
Zaha Hadid Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Pavilhão Ponte da Exposição Internacional Zaragoza 2008. Zaha Hadid (árabe : د ها حدي ز) (Bagdad , 31 de Outubro de 1950 ) é uma arquiteta iraquiana identificada com as correntes desconstrutivista e futurista da arquitetura . Formou-se em Matemática na Universidade Americana de Beirute . Após se formar, passou a estudar na Architectural Association de Londres . Depois de graduar em arquitetura tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA), trabalhando com seu antigo professor, o arquiteto Rem Koolhaas . Em 1979 , passou a estabelecer prática profissional própria em Londres. Na década de 80 , também lecionou na Architectural Association. Grande parte da obra de Zaha Hadid é conceitual. Entre seus projetos executados estão: Vitra Fire Station (1993 ), Weil am Rhein , Alemanha Centro Rosenthal de Arte Contemporânea (1998), Cincinnati , Ohio , EUA Terminal Hoenheim-North & estacionamento (2001), Estrasburgo , França Bergisel Ski Jump (2002 ), Innsbruck , Áustria Zaha Hadid também realizou trabalhos de interiores alto-padrão, incluindo a Zona da mente no Domo do Milênio em Londres. Vencedora de diversas competições internacionais, alguns de seus projetos vencedores nunca foram construídos: notavelmente The Peak Club em Hong Kong (1983 ) e a Ópera da Baía de Cardiff em Gales , 1994 . Em 2004 , Hadid se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, pelo conjunto de sua obra. Anteriormente

Upload: guilherme-gatto

Post on 29-Jul-2015

147 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de Arquitetura

Zaha HadidOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pavilhão Ponte da Exposição Internacional Zaragoza 2008.

Zaha Hadid (árabe: حديد é uma arquiteta iraquiana (Bagdad, 31 de Outubro de 1950) (زهاidentificada com as correntes desconstrutivista e futurista da arquitetura.

Formou-se em Matemática na Universidade Americana de Beirute. Após se formar, passou a estudar na Architectural Association de Londres. Depois de graduar em arquitetura tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA), trabalhando com seu antigo professor, o arquiteto Rem Koolhaas. Em 1979, passou a estabelecer prática profissional própria em Londres. Na década de 80, também lecionou na Architectural Association.

Grande parte da obra de Zaha Hadid é conceitual. Entre seus projetos executados estão:

Vitra Fire Station (1993), Weil am Rhein, Alemanha Centro Rosenthal de Arte Contemporânea (1998), Cincinnati, Ohio, EUA Terminal Hoenheim-North & estacionamento (2001), Estrasburgo, França Bergisel Ski Jump (2002), Innsbruck, Áustria

Zaha Hadid também realizou trabalhos de interiores alto-padrão, incluindo a Zona da mente no Domo do Milênio em Londres.

Vencedora de diversas competições internacionais, alguns de seus projetos vencedores nunca foram construídos: notavelmente The Peak Club em Hong Kong (1983) e a Ópera da Baía de Cardiff em Gales, 1994.

Em 2004, Hadid se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, pelo conjunto de sua obra. Anteriormente ela também fora premiada pela Ordem do Império Britânico pelos serviços realizados à arquitetura.

Obra: VITRA FIRE STATION

As funções de proteção e definição de espaços significaram o ponto de partida do desenrolar do conceito arquitetônico desta edificação: uma série linear e estratificada de paredes. O programa ocupa os espaços que resultam entre essas paredes, perfurando-os, inclinando-se e inclinando-se e quebrando-se de acordo com os correspondentes requisitos funcionais. O edifício é hermético desde uma leitura frontal, revelando seu

Page 2: Trabalho de Arquitetura

interior unicamente através de uma perspectiva perpendicular. Passando pelos espaços da estação, permite às vezes, a visão momentânea dos grandes caminhões vermelhos, estacionados na garagem. Suas rotas estão desenhadas no asfalto. De forma similar, os exercícios ritualizados dos bombeiros se desenham no solo, em uma série de notações coreográficas. O edifício inteiro é movimento congelado. De algum modo pretende expressar essa tensão de permanecer alerta e pronto para poder entrar em ação a qualquer momento. As paredes parecem deslizar-se umas sobre as outras, enquanto que as grandes portas deslizantes formam na realidade uma parede móvel.

Todo o edifício está construído em concreto armado aparente. Tratou-se de evitar qualquer classe de acessório – como guarnições, ou revestimentos nos cantos – porque ofuscaria a simplicidade da forma prismática e a qualidade abstrata do conceito arquitetônico. Hoje a estação abriga o Museu de Cadeiras.

Fonte: http://prounplus.blogspot.com.br/2007/10/vitra-fire-station.html

Vitra Fire Station, Weil Am Rhein Germany

Unquestionably the most successful design by Zaha Hadid so far, winning her a Pritzker Prize, the

Vitra Fire Station in Weil Am Rhein is a dynamic deconstruction of mankind's most fascinating

phenomenon: fire.

Weil Am Rhein is one of those unknown, special little town on the Germany, France, Swiss border.

It had already boasted works from great architects like Frank Gehry.

Vitra, a Swiss furniture design company, is also known for hiring popular architects, such as Tadao

Ando.

The design conveys an urgency that is associated with fire stations, with fleeting shapes that break

away and interior facades that permit light as horizontal beams of speed. The arrow pointed

concrete peace is held up precariously from what seems like the skeletal structure of a burnt out

building. The concrete form seems impervious to the dynamic change of fire, yet something has

obviously moved it and deconstructed it.

Built in 1993, this took the fire station as it was, a home away from home and efficient utilitarian

station, and uncovered the true human meaning.

Fonte: http://architecturerevived.blogspot.com.br/2008/10/vitra-fire-station-weil-am-rhein.html

Page 3: Trabalho de Arquitetura

Architect: Zaha Hadid Architects

Location: Weil am Rhein, Germany

Program: Fire Station

Date: 1991-1993

Client: Rolf Fehlbaum, Vitra International AG, Klunefeldstrasse 22, CH-4127 Biersfelden, Suisse

Size/Area: 852 m2

Design: Zaha Hadid and Patrik Schumacher

Project Architect: Patrik Schumacher

Design Team: Simon Koumjian, Edgar Gonzalez, Kar Wha Ho, Voon Yee-Wong, Craig Kiner, Cristina

Verissimo, Maria Rossi, Daniel R. Oakley, Nicola Cousins, David Gomersall, Olaf Weishaupt

Local Architect: Roland Mayer [Lorrach, Germany]

Fonte: http://www.arthitectural.com/zaha-hadid-architects-vitra-fire-station/zha_vitra-fire-station_datasheet/