trabalho consciência negra abril/2011

9
PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA ABRIL/2011 TEMA DO ENCONTRO: Cor da pele x Espécie humana Professora Márcia Guimarães

Upload: emef-cecilia-meireles

Post on 07-Jul-2015

6.269 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

ABRIL/2011

TEMA DO ENCONTRO: Cor da pele x Espécie humana

Professora Márcia Guimarães

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

O projeto, uma construção de 18 anos no sentido de valorizar a cultura africana em suas diferentes manifestações, em 2011 – partindo do pressuposto de que a função social da escola é marcada pela associação entre ética e conhecimento; inclusão social; superação das desigualdades sociais e valorização igualitária das várias culturas – trabalhará amparado na lei 10.639/2003, avançando no sentido de incluir estratégias inovadoras como teatro, declamação, pesquisas, filmes, entre outros, perseguindo o objetivo de trabalhar contra a injustiça, a opressão e contra as representações brancas, eurocêntricas e masculinas presentes em nossa sociedade e por conseqüência no contexto escolar.Professora Márcia Guimarães

                                                                                                                                                                                     Genes e a cor da pele

A origem das diferenças de cor da pele nos humanos tem sido alvo de muitos estudos, gerando, porém, muitas incertezas. Essas pesquisas levam a crer, que quando o homem moderno (homo sapiens) surgiu, na África, há cerca de 150 mil anos, todas as pessoas tinham pele negra. Com a migração, para a Ásia e a Europa, foram surgindo as diferentes tonalidades.

A cor da pele humana

A cor da pele é determinada pela quantidade e tipo de melanina, o pigmento que dá à pele sua cor. A variação da cor da pele ocorre em sua maior parte devido à genética. Em geral, pessoas com ancestrais provenientes de regiões tropicais e maiores altitudes (fatores que aumentam exposição aos raios ultravioleta) possuem pele de cores mais escuras do que pessoas cujos ancestrais provém de regiões subtropicais.

Várias pesquisas auxiliam a derrubar velhas teorias sobre a existência de “RAÇA”.

A cor da pele não define caráter, inteligência, amizade, solidariedade, beleza. Enfim apenas indica a riqueza da diversidade da “ESPÉCIE HUMANA”.

Trabalho feito pelos alunos das quintas séries (A, B, C). Março/2011

O que é preconceito?Tentar diminuir as pessoas pela cor da pele;

Discriminar as pessoas pela cor;

Não aceitar as diferenças;

Colocar apelidos maltratando os outros;

Dê exemplos de preconceito que já viste ou ouviste falar na escola e fora dela. os apelidos como:Negão macaco; nego sujo; nega tel; mico; filho do asfalto; cabelo duro; churrasquinho; beiço de pneu; pixaim; torrada; fumaça; carvão, etc.Negar trabalho para uma pessoa por causa da cor;Quando vou no super o segurança anda atrás de mim pensando que vou roubar;Nas firmas e lojas os negros só trabalham na segurança;Os negros só conseguem empregos em serviços pesados;Na televisão tem poucos negros nos programas, novelas e jornais.

O que fazer para enfrentar e combater o preconceito na escola e fora dela?

Podemos fazer campanhas. Ex: “preconceito nem pensar”; “Temos que nos respeitar! Quem não respeita não pode exigir respeito”;

Fazer passeatas nas ruas contra o preconceito;

Explicar que somos da mesma espécie, a diferença da cor é porque uns tem mais melanina que outros, só por isso;

O que fazer para enfrentar e combater o preconceito na escola e fora dela?

Na escola se formos apelidados ou ofendidos devemos informar os professores;Nas escolas fazer projetos, cartazes, danças que valorizem a origem africana;Se formos agredidos, temos que informar os pais ou responsáveis;Ter emprego para todas as pessoas;Colocar também negros em destaque na televisão em toda programação.