projeto - consciência negra

11
Consciência Negra: Educação não tem cor Cursistas: Castorina, Sonia e Fabiane Escola: Olívia Paula Série: 9º Ano – 20 alunos Objetivos: - Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros,na escola e na sociedade. - Reconhecer através de pesquisa a economia, educação e saúde, futebol do continente Africano através de gráficos. - Trazer á tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais critico frente á realidade social em que vivemos.

Upload: fabianethaysmahl

Post on 03-Jul-2015

2.790 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Projeto elaborado pelas professoras da E.E. Olívia Paula - Castorina Amorim, Fabiane Thays Mahl - Sonia Rebeque, no qual obteve grande participação e envolvimento dos alunos.

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto - Consciência Negra

Consciência Negra: Educação não tem cor

Cursistas: Castorina, Sonia e Fabiane

Escola: Olívia PaulaSérie: 9º Ano – 20 alunos

• Objetivos: - Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros,na escola e na sociedade.

• - Reconhecer através de pesquisa a economia, educação e saúde, futebol do continente Africano através de gráficos.

• - Trazer á tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais critico frente á realidade social em que vivemos.

Page 2: Projeto - Consciência Negra

Metodologia/Procedimento• O desenvolvimento do projeto

estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local,estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração,sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos,experimentações e leituras. Portanto os alunos irão produzir slides de gráficos destacando economia,saúde, futebol e educação do continente Africano.

Recursos- Data show;- STE: Excel, Power point;- Máquina digital;

Page 3: Projeto - Consciência Negra

Avaliação

A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma continua e diagnostica, estimulando os alunos desenvolver suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades ( de acordo com as peculiaridade de cada aluno) no decorrer do projeto.

Referências Bibliográficas

- BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–

- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria

- Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.

- MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática, 2007.

- Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e 2005.

- ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-SP, 2004.

- www.google.com- www.cade.com

Page 4: Projeto - Consciência Negra
Page 5: Projeto - Consciência Negra

A historia do futebol sul africano O caso de amor entre a África do Sul e o futebol teve início na segunda metade do século 19. O esporte não demorou a criar raízes no país, com o nascimento do primeiro clube, o Pietermaritzburg County, em 1879. Composto apenas por imigrantes europeus, o time disputou as suas primeiras partidas contra equipes das tropas de ocupação britânicas. Com a fundação da Associação de Futebol de Natal, em 1882, surgiu uma liga formada por quatro clubes: Pietermaritzburg County, Natal Wasps, Durban Alpha e Umgeni Stars. A liga cresceu no ano seguinte, quando passou a contar com dez clubes. A paixão pelo esporte ganhou corpo na cidade litorânea de Port Elizabeth, onde o escocês Dickson (o primeiro nome ficou perdido nos registros históricos) tentou, sem sucesso, criar uma liga. Em 1890, dois ingleses fundaram na Cidade do Cabo um clube chamado Pioneers FC, que imediatamente desafiou a dominação dos times militares britânicos.

Page 6: Projeto - Consciência Negra

×A Copa do Mundo no continente africano

Estamos diante de uma oportunidade singular para “Africanear” nosso conhecimento. A copa do mundo de Futebol. Evento de repercussão mundial, que vai acontecer esse ano, no continente africano, para ser mais exato, na África do Sul. Isso provavelmente todo o mundo, já sabe. O que possivelmente muita gente não tem conhecimento ainda é o fato de que, foi na nossa mãe áfrica, que surgiram as primeiras “bicudas” na bola. Algumas teorias indicam os africanos como os precursores das práticas com bola, entre 4.500 e 4.000 anos antes de Cristo. O Senet, um jogo ancestral do futebol, era praticado por homens e mulheres no antigo Egito e misturava em sua prática, dança e acrobacias, isso me lembra algo que acontece atualmente no Futebol Moderno, nas terras tupi-guaranis.

Page 7: Projeto - Consciência Negra

ALUNOS PESQUISANDO E CONSTRUINDO GRAFICOS NO EXCEL

Page 8: Projeto - Consciência Negra

ALUNOS NA STÉ FAZENDO TRABALHO NO POWERPOINT

Page 9: Projeto - Consciência Negra

COPA DO MUNDO

02468

101214

guardaredes defesa médio avançado

joão ricardo yanba asha figueiredo flávio

jogadores

de

Par

tid

as e

go

ls

jogos

gols

Page 10: Projeto - Consciência Negra

Libéria

ArgéliaSenegal

TogoLibéria

Argélia

Senegal

Togo

VITÓRIA POR PAÍS

Page 11: Projeto - Consciência Negra

copa do mundo de 2010

0

1

2

3

4

5

6

Participação

paises

part

icip

ação

Africa do sul

Gana

Costa do marfim

nigeria

Camarões

Argelia