trabalho china atualidade

6
Política O governo da China tem sido descrito como autoritário, comunista e socialista, com restrições em diversas áreas, em especial no que se refere às liberdades de imprensa, de reunião, de movimento, de direitos reprodutivos e de religião, além de alguns obstáculos ao livre uso da internet. O seu atual chefe supremo é o Presidente Hu Jintao; o primeiro-ministro é Wen Jiabao. O país é governado pelo Partido Comunista da China (PCC), cujo monopólio sobre o poder é garantido pela constituição chinesa. Há outros partidos políticos no país, que participam da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e do Congresso Nacional Popular, embora sirvam principalmente para endossar as políticas adotadas pelo PCC. Há sinais de abertura política, com eleições competitivas nos níveis de vila e cidade, mas o partido mantém o controle efetivo sobre as nomeações governamentais. Embora a constituição contenha direitos e garantias individuais, a República Popular da China é considerada um dos países menos livres em termos de liberdade de imprensa, [50] e é comum a censura à manifestação de opiniões e de informações referente ao governo. A China é frequentemente alvo de críticas de ONGs e outros governos devido a violações graves de direitos humanos, como no caso de prisões sem julgamento de ativistas políticos, confissões forçadas, tortura, maus-tratos a prisioneiros e outros. Com uma população de mais de 1,3 bilhão de pessoas (1,3 mil milhões), a China mantém uma política rígida de planejamento familiar, centrada no conceito de "uma criança por família". O objetivo do governo é estabilizar o crescimento populacional no início do século XXI. Há algumas denúncias de abortos e esterilização forçados por parte de alguns funcionários locais, obrigados a impedir o crescimento da população. Há um desequilíbrio de sexos na população chinesa devido a uma tradicional preferência chinesa por meninos, o que levou o governo a proibir o uso de ultra-sonografia na gravidez para fins de seleção do sexo da criança. [51]

Upload: dimas-junior

Post on 24-Jul-2015

268 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho China Atualidade

Política O governo da China tem sido descrito como autoritário, comunista e socialista, com restrições em diversas áreas, em especial no que se refere às liberdades de imprensa, de reunião, de movimento, de direitos reprodutivos e de religião, além de alguns obstáculos ao livre uso da internet.

O seu atual chefe supremo é o Presidente Hu Jintao; o primeiro-ministro é Wen Jiabao. O país é governado pelo Partido Comunista da China (PCC), cujo monopólio sobre o poder é garantido pela constituição chinesa. Há outros partidos políticos no país, que participam da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e do Congresso Nacional Popular, embora sirvam principalmente para endossar as políticas adotadas pelo PCC. Há sinais de abertura política, com eleições competitivas nos níveis de vila e cidade, mas o partido mantém o controle efetivo sobre as nomeações governamentais.

Embora a constituição contenha direitos e garantias individuais, a República Popular da China é considerada um dos países menos livres em termos de liberdade de imprensa,[50] e é comum a censura à manifestação de opiniões e de informações referente ao governo. A China é frequentemente alvo de críticas de ONGs e outros governos devido a violações graves de direitos humanos, como no caso de prisões sem julgamento de ativistas políticos, confissões forçadas, tortura, maus-tratos a prisioneiros e outros.

Com uma população de mais de 1,3 bilhão de pessoas (1,3 mil milhões), a China mantém uma política rígida de planejamento familiar, centrada no conceito de "uma criança por família". O objetivo do governo é estabilizar o crescimento populacional no início do século XXI. Há algumas denúncias de abortos e esterilização forçados por parte de alguns funcionários locais, obrigados a impedir o crescimento da população. Há um desequilíbrio de sexos na população chinesa devido a uma tradicional preferência chinesa por meninos, o que levou o governo a proibir o uso de ultra-sonografia na gravidez para fins de seleção do sexo da criança.[51]

Page 2: Trabalho China Atualidade

EconomiaA economia chinesa experimentou, a partir da década de 70, depois de passar séculos dependendo quase inteiramente de seu setor agrícola e de experimentar as mudanças (trazidas pela revolução comunista de Mao Tse Tung), um grande crescimento econômico, o país se abriu ao investimentos estrangeiros, após a chegada ao poder de Deng Xiaoping em 1979. As autoridades chinesas propuseram quintuplicar o PIB até o ano 2000 (fato alcançado em 1995), mediante uma abertura econômica e com a introdução da chamada Economia Social de Mercado.

O meteórico desenvolvimento da economia chinesa não está isento de um alto custo social e ambiental para o país. A principal estratégia competitiva do governo para atrair os investimentos estrangeiros tem sido oferecer pacotes de incentivos fiscais e um marco regulador frouxo em termos de direitos laborais e de proteção ambiental, que, aliado ao baixo custo de investimento inicial e à mão de obra barata, fizeram da China o principal destino de investimentos estrangeiros em nível mundial. Por estes motivos, uma grande quantidade de empresas transnacionais com pouca ética têm se aproveitado da situação (e da censura oficial aos meios de comunicação) para operar sob baixas condições de higiene, segurança laboral ou controle de emissão de poluentes (a China é o 2º país que mais polui, ficando somente atrás dos Estados Unidos).

Segundo dados de 2007, o PIB chinês ultrapassou os dez trilhões de dólares e o PIB per capita ficou em 5.300 dólares. A taxa de crescimento real da economia daquele país foi de 10,7%. A taxa de desemprego ficou em 4,2% e a inflação foi de 1,5%. As exportações da China somaram 974 bilhões (seus principais destinos foram Hong Kong, Japão, Coréia do Sul e Alemanha) e as importações alcançaram 778 bilhões de dólares (seus principais fornecedores foram: Japão, Coréia do Sul, Taiwan, EUA e Alemanha).

Dentre os produtos produzidos pela China podemos destacar a mineração (petróleo, chumbo, fosforito, tungstênio, antimônio, manganês, molibdênio, manganês, estanho, carvão, zinco minério de ferro e bauxita), a pecuária (aves, ovinos, caprinos, suínos, bovinos, eqüinos, camelos e búfalos), o setor industrial (siderurgia, equipamentos eletrônicos, têxtil, automotiva, fertilizantes químicos, alimentos processados, telecomunicações, construção) e produtos agrícolas (arroz, milho, soja, cana-de-açúcar, tabaco, milho, batata, batata-doce, legume e verduras). Apenas 7% do território chinês estão em condições de serem utilizados para a agricultura

Page 3: Trabalho China Atualidade

Sociedade

A China como sabemos é um dos países com a maior facilidade de trabalhar com tecnologias entre todos e isso faz deste um dos mais desenvolvidos, não é por menos até mesmo fábricas ilegais com pessoas sem muita experiência no que fazem conseguem lançar aparelhos imitações dos verdadeiros com perfeição. Esses aparelhos são muito bem vendidos em nosso país e quem não pode comprar um original se diverte com a cópia, se formos falar das pessoas que realmente sabem o que estão fazendo com relação aos aparelhos ficaremos muito tempo dizendo quais são suas conquistas e o que já fizeram para o mundo, os avanços chineses não estão apenas em aparelhos tecnológicos ainda existem milhões de outras coisas como as tecnologias em seus edifícios mais altos, buscaram inventar métodos de evitar ao máximo que esses possam cair e causar grandes tragédias por isso embaixo de cada um deles existe um equipamento de molas que evita que em tremores estes possam cair, você pode estar dizendo que isso já sabia faz tempo e mesmo assim no Brasil isso ainda não foi adotado só que aqui não há terremotos ainda assim é melhor prevenir do que remediar.

No ano que se encerrou a china manteve seu auto índice de crescimento a economia está muito alta, simples trabalhadores com cargos pequenos estão com salários altos e se comparados ao Brasil eles têm um padrão de vida quase igual ao de pessoas que fazem concurso para ganhar mais. Um homem chamado Sun Jianhua de trinta anos está vivendo muito bem atualmente e disse que nunca antes teve tanto dinheiro em mãos, ele recebe algo em torno dos 2000 yuans e isso trabalhando no campo. O povo chinês está em constante harmonia dificilmente se ouve falar em crimes estupendos nas maiores cidades, isso é o que mais impressiona por causa da quantidade de pessoas que habitam o país passando de um bilhão. Sabemos que o governo chinês não suporta muito a presença de imigrantes em suas terras e até poucos anos queria ver o menor número de pessoas possíveis morando em suas terras.

Atualmente com o crescimento econômico a importância sobre este assunto têm sido deixada de lado e milhares de pessoas estão indo morar na china, mas claro que para tudo dar certo é preciso entrar lá de um modo legal somente assim será bem vindo ao país agora se for morador ilegal provavelmente terá muitas dificuldades em permanecer no país. As oportunidades para quem vai de um pais estrangeiro para a china são muito grandes, quem vai para lá tem a oportunidade de conseguir guardar dinheiro e quando voltar ao Brasil estar com a vida feita, como a economia está muito boa e os salários aumentando não é preciso nem estar em trabalho de muita expressão como vimos o exemplo de Sun que trabalha campo e é imigrante outras pessoas podem se dar bem. Pelo sucesso econômico e a felicidade da sociedade chinesa muitos apostam que este país será a próxima potência mundial deixando os Estados Unidos para trás, isso não é fácil e mesmo assim sem guerras já podemos ver a China despontando como um dos principais países do mundo.

Page 4: Trabalho China Atualidade

http://chinaviroupaixao.blogspot.com.br/2008/08/china-um-pas-de-muitas-religies-e-conta.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_China

http://www.blogers.com.br/china-atual-sociedade/

http://www.infoescola.com/economia/economia-da-china/

http://www.minhachina.com/religioes1.htm

ReligiãoA China é um país de muitas religiões e conta com mais de 100 milhões de crentes. Professam-se o budismo, o islamismo, o catolicismo e o protestantismo. Além destas, há o taoísmo, próprio do país, o chamanismo, a igreja ortodoxa oriental e a religião dongba. Naturalmente, as diversas etnias e pessoas têm religiões diferentes: o islamismo se professa entre as etnias Hui, Uygur, Cazaqui, Quirguiz, Tártara, Usbequi, Tajik, Donxiang, Salar e Bonan, o budismo tibetano (também chamado de lamaísmo) entre as etnias tibetana, mongol, Lhoba, Monba, Tu e Yugur, entre as etnias Dai, Blang e De'ang, o budismo da seita hinayana, entre as etnias Miao, Yao, Yi e outras há uma boa quantidade de católicos e protestantes, entre a etnia Han há budistas, protestantes, católicos e taoístas.

Essas religiões estabeleceram organizações próprias, de caráter nacional e local. São de caráter nacional a Associação Budista da China, a Associação Taoísta da China, a Associação Islâmica da China, a Sociedade Patriótica Católica da China, a Sociedade de Bispos Católicos da China, o Comitê do Movimento Patriótico de Três Autonomias do Protestantismo da China, a Associação Protestante da China e outras. De acordo com seus estatutos, as organizações religiosas elegem os órgãos de direção e os dirigentes, administram com independência os assuntos religiosos, fundam centros docentes religiosos, imprimem livros sagrados, publicam revistas religiosas e se dedicam aos assuntos de bem-estar social.