processo de avaliaÇÃo seriada da uem/2013 - etapa 3 · “na atualidade, a china merece um olhar...

45
PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3 Página 3 Página 3 - ETAPA 3 É uma forma dos professores do Colégio Platão contribuírem com seus alunos, orientando-os na resolução das questões do PAS da UEM. Este caderno ajuda o aluno no processo de aprendizagem porque comenta a resolução de cada questão de forma clara e objetiva. No nal, temos um gráco de porcentagens dos conteúdos que foram exigidos por disciplina e o comentário geral da prova, feito pelos professores do Colégio Platão.

Upload: duongdien

Post on 08-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 3

Página 3 - ETAPA 3

É uma forma dos professores do Colégio Platão contribuírem com seus alunos, orientando-os na resolução das questões do PAS da UEM.

Este caderno ajuda o aluno no processo de aprendizagem porque comenta a resolução de cada questão de forma clara e objetiva.

No fi nal, temos um gráfi co de porcentagens dos conteúdos que foram exigidos por disciplina e o comentário geral da prova, feito pelos professores do Colégio Platão.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 4

Página 4 - ETAPA 3

REDAÇÃO TEXTO

Um copo de Coca, uma dose de culpa

Cientistas, médicos e dentistas pedem maior controle. Mas há mais perguntas que certezas Um fantasma assombra a indústria de refrigerantes: o fantasma da regulamentação. Assim como aconteceu com o álcool e, mais ainda, com o cigarro, o qual só por muita teimosia ainda resiste à fi scalização pública e privada, restrições para a venda e o consumo de refrigerantes podem estar a caminho. Ainda que seja improvável que um dia a gente venha a ter de mostrar o RG para comprar uma latinha de guaraná diet, não é delírio perceber que o processo de culpabilização, com apoio da comunidade científi ca e aplauso da medicina clínica, já começou: tanto para quem produz quanto para quem consome.

“Cigarro mata comprovadamente”, compara o doutor Drauzio Varella, símbolo da luta antitabagismo no Brasil. “Refrigerante ajuda a disseminar obesidade, que eventualmente mata, mas não é a única causa”. Obesidade – o problema existe, trata-se de uma patologia crônica e que pode evoluir para pior. Bebidas que excedam em açúcares e em calorias contribuem, como alerta Drauzio, para aumentar a vulnerabilidade dos gordinhos e das gordinhas, mas o que é mais nefasto: o refrigerante ou o saco gigante de pipoca no cinema?

A discussão ainda engatinha.O prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg,

bem que tentou passar à ação, em 2012, banindo por decreto refrigerantes em embalagens de meio litro. Assim, a polêmica ganhou importante signifi cado simbólico, pois Nova Iorque costuma ditar modas e tendências. Foi lá, em 2002, que o próprio Bloomberg determinou a proibição do cigarro de todos os locais públicos, modelo seguido mundo afora. No entanto, em abril deste ano, um juiz federal revogou o decreto do refrigerante.

“Não sei o que o Ministério da Saúde e a Anvisa estão esperando”, reclama Rodrigo Bueno de Moraes, consultor científi co da Associação Brasileira de Odontologia. Ele professa “uma preocupação enorme” quando o assunto são refrigerantes e diz que “classicamente os açúcares envolvidos na produção confi guram quase um crime”. Acidez na cavidade bucal, aumento de risco de cáries e lesões na gengiva sugerem ao dentista medidas de constrangimento radical como as tarjas que acompanham os maços de cigarros.

Crianças e adolescentes, claro, são mais vulneráveis à tentação do doce e das calorias. “O Let’s Move, de Michelle Obama, procura incentivar os colégios a balancearem as dietas dos refeitórios com frutas e saladas”, lembra Claudia Cozer, doutora em

Endocrinologia pela USP e coordenadora do Núcleo de Obesidade do Hospital Sírio-Libanês. A primeira-dama não mexeu na lei, mas inspira novos hábitos. “Até os parques da Disney passaram a servir comida menos calórica, menos fritura, porções menores”.

A doutora Claudia está convencida de que restringir as porções, como quis Bloomberg, é, sim, um jeito engenhoso de evitar a dilatação do estômago e, portanto, de reduzir a propensão à obesidade. Segundo Claudia, há embalagens plásticas, PETs e caixinhas que contêm substâncias químicas propensas a causar mudanças nos receptores nucleares das células, afetar o metabolismo do indivíduo e aumentar a capacidade de armazenar gordura. Também alerta que fórmulas como a da Coca Zero podem estar trocando um mal pelo outro. “Traz o dobro de sódio”, observa. E sal é o supervilão para quem tem pressão alta. (Adaptado de Carta Capital. 12 de junho de 2013.)

GÊNERO TEXTUAL 1 – RESPOSTA ARGUMENTATIVA

Após a leitura do texto

Um copo de Coca, uma dose de culpa, elabore uma RESPOSTA ARGUMENTATIVA, com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, respondendo à seguinte questão: O CONSUMO DE REFRIGERANTES DEVE SER REGULAMENTADO POR LEI?

GÊNERO TEXTUAL 2 – RELATO

Após a leitura do texto Um copo de Coca, uma dose de culpa, escreva um RELATO, com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, de uma situação fi ctícia, em que fi que evidente que, APÓS A VENDA E O CONSUMO DE REFRIGERANTE SEREM REGULAMENTADOS POR LEI, O(S) PERSONAGEM(NS) SENTE(M) CULPA AO CONSUMIR(EM) ESSA BEBIDA.

COMENTÁRIOS À PROVA DE REDAÇÃO

O tema da prova de redação do PAS 2013 – 3ª etapa - foi “o consumo de refrigerantes”, uma proposta de discussão de cunho social. A partir da leitura de um único texto de apoio, adaptado da revista Carta Capital, os alunos foram convocados a produzir dois gêneros textuais: resposta argumentativa e relato. Assim como aconteceu na edição anterior, a banca estabeleceu o limite mínimo de 10 linhas e o máximo de 15.

Gênero textual 1 – Resposta Argumentativa

A resposta argumentativa é um gênero de nível médio porque exige do candidato a defesa de uma tese com argumentação coerente e convincente. O

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 5

Página 5 - ETAPA 3

comando trouxe a pergunta “O consumo de refrigerantes deve ser regulamentado por lei?”. A partir da leitura do texto de apoio e da sua visão de mundo, o aluno deveria começar o texto retomando o enunciado (“O consumo de refrigerantes deve ser regulamentado por lei porque...” ou “O consumo de refrigerantes NÃO deve ser regulamentado por lei porque...”) e, depois, apresentar argumentos que sustentassem sua opinião. Quem seguiu essa estrutura e observou questões relacionadas à coesão e às normas gramaticais tem muitas chances de tirar uma boa nota.

Gênero textual 2 – Relato

O relato é um gênero cujo objetivo é descrever uma sequência cronológica de ações sem a criação de expectativa. O comando especifi cou a fi nalidade do texto: relatar um fato ou uma situação real ou fi ctícia em que fi casse evidente que, após a venda e o consumo de refrigerante ser regulamentado por lei, o(s) personagem(ns) sentisse(m) culpa ao consumir(rem) essa bebida. O aluno deveria estar atento às marcas desse gênero: sequência de ações, com predominância dos verbos no passado, presença dos elementos da narrativa (tempo, espaço, narrador, personagens), mas sem a estrutura dela, ou seja, SEM a criação da expectativa no leitor.

CONHECIMENTOS GERAIS

01. Leia atentamente o fragmento a seguir, referente à indústria cultural.

“(...) É uma indústria como qualquer outra, que deseja o lucro e que trabalha para conquistar o seu cliente, vendendo imagens, seduzindo o seu público a ter necessidades que antes não tinha.” (SILVA, Sheila Aparecida Santos. Cultura: criação ou apropriação? In: LORENSETTI, Everaldo et al. Sociologia: ensino médio. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 170).

A partir dessa citação e dos seus conhecimentos sobre o tema, assinale o que for correto.

01) A indústria cultural promove a independência dos indivíduos na constituição de suas próprias escolhas.

02) Apesar do grande contato que os indivíduos têm com os conteúdos da indústria cultural, esses não interferem no seu dia a dia.

04) A indústria cultural contribui para a criação de hábitos de consumo que satisfazem as necessidades fundamentais do ser humano.

08) Processos de manipulação que visam a influenciar a mente do consumidor são frequentes nas produções da indústria cultural.

16) Elementos culturais podem ser comercializados como qualquer outro tipo de mercadoria.

02. “Na atualidade, a China merece um olhar mais detido no contexto das forças econômicas globais, dado o protagonismo que vem assumindo nas relações comerciais e de poder [...]”. (OLIC, N. Basic; SILVA, A. Corrêa da; LOZANO, R. Vereda digital. Geografi a. São Paulo: Moderna, 2012, p. 541).

Sobre a experiência da China nas últimas décadas, assinale o que for correto.

01) Para a formação de um ambiente favorável ao crescimento econômico, foi decisiva a democratização do Estado, exemplifi cada pela introdução do sistema pluripartidário, política ensaiada nos últimos anos da liderança de Mao Tsé-tung e aprofundada por Deng Xiaoping.

02) O crescimento da economia chinesa desde a década de 1980 se deve à liberalização econômica, aos impostos baixos e ao baixo custo da mão de obra. As empresas de grande porte bem como as de pequeno porte têm-se instalado para aproveitar o grande mercado interno e as vantagens competitivas que o país oferece para a exportação.

04) O país já está diante dos limites físicos determinados pelo uso excessivo dos recursos naturais, embora possua enormes reservas de minério como ferro, magnésio, chumbo, carvão, petróleo e invista na indústria extrativa em outros países, especialmente nos africanos.

08) A partir da década de 1990, a China tornou-se o maior receptor de investimentos estrangeiros do mundo. O crescimento e o fortalecimento do mercado interno chinês propiciaram a elevação e a concentração da renda e o surgimento de uma classe média alta consumidora de bens de luxo, havendo, entretanto, ainda, desigualdades sociais e regionais.

16) A demografi a tem sido um dos desafi os das políticas públicas chinesas. No entanto, graças às exitosas medidas de controle de natalidade adotadas desde a década de 1970, o crescimento populacional caiu a tal ponto que, hoje, a China recuou para a condição de segundo país mais populoso do mundo, fi cando atrás da Índia.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 6

Página 6 - ETAPA 3

RESPOSTA: 14 – NÍVEL MÉDIO

01) INCORRETA. Desde 1979 a China tem promovido uma abertura econômica sem abertura política. O país permanece com um sistema de partido único. Denomina o seu sistema como Socialismo de Mercado.

02) CORRETA.04) CORRETA. 08) CORRETA. 16) INCORRETA.A China permanece o país mais

populoso do mundo. O ritmo de crescimento populacional da Índia é maior e deve superar a China nas próximas décadas. Claro que também se deve considerar que neste mês (novembro de 2013) o governo chinês anunciou o fi m da política de um fi lho por casal que adotava deste o fi nal da década de 70. Isso porque o governo percebeu os problemas para a sustentação econômica e previdenciária que essa política vai acarretar para o futuro.

03. Berta Becker refere-se à assimetria de poder internacional na disputa das potências pelos estoques das riquezas naturais, considerando a desigual distribuição geográfi ca de tecnologia e de recursos (Adaptado de RODRIGUES, R. J. O Papel do Meio Ambiente na Geopolítica Mundial. In: Revista da UFMG, Ano 7, n.º 14, julho de 2008).

Com base nessa informação, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) No Brasil, especialmente na Amazônia, os novos padrões tecnológicos para a exploração mineral confrontam a utilização e a preservação do patrimônio ambiental, fato que permite compreender os confl itos na apropriação dos recursos naturais.

02) A apropriação e o uso das riquezas naturais são almejados, indistintamente, dependendo das intencionalidades e das perspectivas de ação. O controle de um determinado território permite ou impede o uso de riquezas naturais, normatizando atitudes e comportamentos.

04) As desigualdades atribuídas à distribuição mundial dos recursos energéticos estão relacionadas a fatores geográficos e geológicos que acabam determinando, em uma relação direta, o modo de produção e a industrialização dos territórios. É o caso das localidades onde se situam as principais reservas de combustíveis fósseis.

08) O conhecimento, e não mais o controle dos estoques de matérias-primas, distingue a

economia entre os territórios. Os padrões de demanda geografi camente desiguais e os custos de transporte reforçam a disputa das potências por uma nova lógica da polarização da riqueza.

16) As tecnologias avançadas somente são desenvolvidas nos centros de poder, e as reservas naturais estão localizadas nos países periféricos ou em áreas não regulamentadas juridicamente.

RESPOSTA: 11 – NÍVEL MÉDIO

01) CORRETA02) CORRETA.04) INCORRETA. As desigualdades na distribuição

dos recursos energéticos podem contribuir para a industrialização de um território, mas a relação entre uma coisa e outranão é direta, na maioria das vezes. Ou seja, não é porque o território tenha recursos que possuirá indústria. O caso do Oriente médio é emblemático. Com o modo de produção (no sentido marxista) a relação não existe.

08) CORRETA. 16) INCORRETA. As tecnologias avançadas são

desenvolvidas principalmente nos centros de poder, mas não somente. A localização das reservas naturais pode ocorrer tanto em países periféricos como centrais (ricos).

04. A perspectiva é uma técnica de representação bidimensional de uma realidade tridimensional por meio de princípios da matemática e da geometria.

Sobre a perspectiva na arte, assinale o que for correto.

01) Quanto mais distante estiver o objeto, menor será sua representação no plano da tela.

02) O surrealismo fi gurativo segue as regras da perspectiva, acompanhado de um mundo fantástico, de sonhos e de pesadelos.

04) O pintor renascentista Rafael (1483-1520), em seu afresco “A escola de Atenas”, representou o espaço com sugestão de profundidade, usando elementos arquitetônicos como arcadas e sequência de estátuas.

08) As paisagens urbanas retratadas na pintura de Giorgio de Chirico (1888-1978) apresentam acentuada perspectiva com sombras intensas e um vazio melancólico e inquietante.

16) O rigor matemático do pintor Piet Mondrian (1872-1974) é evidente em suas perspectivas realistas de cores primárias.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 7

Página 7 - ETAPA 3

RESPOSTA: 15 – NÍVEL: MÉDIO

01) CORRETA.02) CORRETA. 04) CORRETA.08) CORRETA.16) INCORRETA. O pintor holandês Mondrian

trabalha com as cores primárias, porém não emprega perspectivas realistas em suas obras.Em sua carreira o artista participou do cubismo e depois continuou simplifi cando as formas até conseguir um resultado, baseado em proporções matemáticas ideais. O elemento base de sua obra é uma superfície plana retangular e as três cores primárias com um pouco de preto e branco.

05. A história do século XX foi marcada por divisões ideológicas, por revoluções, por duas guerras mundiais, por desmontagem dos impérios europeus na Ásia e na África, por grandes transformações culturais e por inovações tecnológicas de grande impacto na vida humana. Sobre esse período da história, assinale o que for correto.

01) Entre as invenções do século XX de grande impacto na cultura e na vida material da população, destacam-se a fotografia, o telefone e a lâmpada elétrica.

02) O democrata Woodrow Wilson, presidente dos EUA durante a Primeira Guerra Mundial, foi um dos idealizadores da Sociedade ou Liga das Nações, mas a participação norte-americana nesse organismo ficou comprometida depois que o senado norte-americano, de maioria republicana identifi cada com uma política externa isolacionista em relação aos problemas europeus, não ratifi cou o Tratado de Versalhes.

04) Jânio Quadros foi eleito e exerceu a presidência da República em um dos momentos mais tensos e delicados da Guerra Fria. Durante seu breve governo, a política externa brasileira foi caracterizada pelo alinhamento automático aos Estados Unidos da América, razão pela qual o Brasil rompeu relações diplomáticas com a União Soviética e, na ONU, votou favoravelmente ao bloqueio comercial a Cuba.

08) Após a derrota na Segunda Guerra Mundial, o Japão foi ocupado militarmente pelos Estados Unidos da América entre 1945 e 1952. Nesse período, os norte-americanos impuseram ao Japão uma Constituição baseada nos princípios da democracia liberal, além de medidas de caráter econômico e social, como a reforma agrária. Durante a Guerra Fria, os

norte-americanos executaram uma política de cooperação fi nanceira e comercial com o Japão, a qual favoreceu a recuperação da economia japonesa.

16) A Doutrina Truman, anunciada pelo presidente Harry Truman em 1947, defi niu a estratégia dos Estados Unidos da América para conter a expansão do comunismo soviético.

06. “A palavra Sahel provém do árabe sahil, que signifi ca ‘borda’. Sahel é a faixa limítrofe entre o Saara, ao norte, e a região das savanas, ao sul. Recoberta por estepes tropicais, apresenta clima semiárido e sujeito a longas secas [...] O modo de vida habitual constitui-se em adaptação às precárias condições do meio: o nomadismo pastoril e a agricultura camponesa.” (MAGNOLI, Demétrio. Geografi a para o Ensino Médio. São Paulo, Atual, 2008, p. 70).

Do ponto de vista geográfi co e histórico, o “Grande Sahel” compreende alguns países mais pobres da África, como Mauritânia, Mali, Niger, Chade, Sudão, Etiópia e Eritreia. Sobre a história e a geografi a dessa região, assinale o que for correto.

01) A partir dos séculos VII e VIII d.C., os árabes iniciaram um vigoroso e continuado processo de conquista de vastas extensões do continente africano, inclusive da região do Sahel, onde difundiram sua língua e sua religião. Atualmente o árabe é língua ofi cial e o islamismo é religião predominante em diversos países da região.

02) Entre as décadas de 1970 e 1980, as secas romperam os laços que sustentavam a economia camponesa e pastoril. Uma série de longas secas provocou sucessivas perdas de safras, degradação das pastagens e redução dos rebanhos, resultando crises de fome que deixaram milhares de mortos.

04) Desde sua independência, em 1956, o Sudão foi palco de violentos confl itos internos que resultaram em verdadeiras tragédias humanitárias, como a de Darfur, no início do século XXI. A reiteração dos confl itos acabou separando recentemente o Sudão em dois Estados independentes.

08) A Etiópia foi um dos poucos Estados africanos a conservar sua independência no processo de ocupação colonial da África pelos europeus, nos séculos XIX e XX.

16) A desertifi cação foi provocada pela intensa e prolongada exploração dos recursos fl orestais da região pelo imperialismo europeu nos séculos XIX e XX e, mais recentemente, pelas madeireiras asiáticas.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 8

Página 8 - ETAPA 3

RESPOSTA: 15 – NÍVEL DIFÍCIL.

01) CORRETA02) CORRETA.04) CORRETA. 08) CORRETA. 16) INCORRETA. Não se poderia explorar os

recursos fl orestais do Sahel porque eles não existem. Predomina o clima semiárido com vegetação de estepes. Sua desertifi cação foi potencializada pela sedentarização de grupos humanos nômades no processo de formação dos estados africanos e técnicas inadequadas de produção.

07. O fi lósofo francês Michel Foucault (1926-1984) propôs, em sua obra História da Loucura (1961), que o desenvolvimento da psiquiatria como disciplina científica teve como motivação principal não a investigação objetiva das doenças mentais, mas sim o exercício do controle sobre uma parcela da população à margem da sociedade, confi nando em instituições psiquiátricas não apenas os indivíduos considerados loucos, mas também mendigos e criminosos. Para Foucault, é o exercício do controle e do poder que determina o valor de verdade do conhecimento científico. Sobre a relação entre conhecimento e poder, assinale o que for correto.

01) Para Foucault, o poder não é exercido exclusivamente por um Estado centralizador, mas difundido em uma rede de instituições, como as escolas, as prisões e as fábricas, que visam a disciplinar o corpo e os comportamentos humanos.

02) A tecnocracia é uma forma de governo em que o conhecimento científico neutro e desinteressado determina as decisões políticas, tendo primazia sobre o poder econômico e o político.

04) Para Foucault, as formas de exercício de poder disseminadas nas relações sociais e institucionais são uniformes e estáticas e podem ser modifi cadas apenas por meio da resistência política ativa, na forma de revoltas e de rebeliões.

08) A aplicação de novas tecnologias na agricultura, como o uso de inseticidas e de sementes geneticamente modifi cadas, é um exemplo da submissão do conhecimento científi co aos poderes econômico e político.

16) Ao contrário das ciências exatas, as ciências humanas, como a psicologia e a sociologia, não estão sujeitas ao uso político e econômico de seus resultados, porque elas não produzem novas tecnologias.

08. Sabe-se que o descarte de polímeros no ambiente é uma preocupação mundial, devido aos graves problemas relacionados à sua decomposição.

Sobre essa situação, assinale o que for correto.

01) O aterro sanitário é a escolha mais adequada para o descarte de silicones e de compósitos, pois esses compreendem polímeros não recicláveis.

02) As proteínas e os ácidos nucleicos são também exemplos de polímeros.

04) As fi bras têxteis seda, lycra, poliéster e náilon são polímeros sintéticos termofi xos.

08) A baquelite, usada em cabos de panela, é um polímero termoplástico que, ao ser aquecido, pode ser moldado mesmo após sintetizado.

16) A ebonite é obtida através da vulcanização do látex vegetal da seringueira, com 30 % de compostos de enxofre.

09. Os raios e os relâmpagos sempre atemorizaram os seres humanos e, no Brasil, esses fenômenos são observados com grande frequência. Relacionando essas informações com o conhecimento científi co, assinale o que for correto.

01) A descoberta da eletricidade possibilitou a compreensão dos raios, resultantes da diferença de potencial elétrico entre as nuvens e entre as nuvens e a Terra.

02) É recomendável abrigar-se sob árvores isoladas durante as tempestades, porque elas são isolantes de eletricidade.

04) O fenômeno da blindagem elétrica explica por que uma pessoa, dentro de um carro, não sofre efeitos da descarga elétrica dos raios durante as tempestades.

08) As bactérias fi xadoras de nitrogênio utilizam a energia dos raios e dos relâmpagos para a conversão do nitrogênio atmosférico em nitrato.

16) Quando raios atingem os ambientes aquáticos, ocorre aumento na energia disponível para os produtores primários.

RESPOSTA: 05 – NÍVEL FÁCIL

01) CORRETA.02) INCORRETA. As arvores são lugares de

grande probabilidade de incidência de raios. Isto acontece por causa do poder das pontas, ou seja, as árvores são pontas onde o campo elétrico é mais intenso.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 9

Página 9 - ETAPA 3

04) CORRETA. 08) INCORRETA. Os raios formados durante uma

tempestade são capazes produzir a reação do N2 com o O2 e com o H2 (hidrogênio) resultando em óxidos de nitrogênio (NO e NO2) e amônio (NH3) respectivamente.

16) INCORRETA. Os produtores primários não se utilizam da energia elétrica oriunda dos raios provenientes de descargas elétricas. A fonte energética para eles é a radiação luminosa.

10. A migração é um fator que contribui para a densidade populacional de uma espécie, além de afetar a composição genética da população.

Considere que o modelo

P(t) = t4 – 11t3 + 41t2 – 61t + 30 representa a quantidade de imigrantes (se P(t) < 0) e de emigrantes (se P(t) < ) de uma determinada população, a partir do instante em que ela se iniciou, e assinale o que for correto.

01) No instante t = 2, não houve migração nessa população.

02) O polinômio Q(t) = t2 – 3t + 2divide P(t).04) No instante 4 t =, a população de imigrantes

foi de 6 indivíduos.08) O crescimento de uma população depende

unicamente da interação entre a imigração e a emigração.

16) O quociente da divisão do polinômio P(t) por Q(t) = t2 – 6t + 5 é um polinômio de grau 2 com duas raízes reais e distintas.

11. Diversas doenças humanas são hereditárias e o estudo dos genótipos permite estimar a possibilidade de uma criança ser afetada por uma doença já manifestada por algum membro da família. Alguns alelos alterados, que causam doenças, resultam de mutações e comportam-se como recessivos. Considerando essas informações,assinale o que for correto.

01) As mutações gênicas são alterações no código de bases nitrogenadas do DNA que originam novos alelos de um gene.

02) As mutações têm caráter hereditário quando ocorrem nas células reprodutoras e são transmitidas por meio da reprodução.

04) Todas as pessoas têm alelos alterados em seu genoma, os quais só se manifestam na condição de heterozigose.

08) A doença hereditária somente se manifesta nos homens quando os genes deletérios estão localizados no cromossomo Y.

16) A elaboração de heredogramas e a análise do cariótipo humano permitem determinar o padrão de herança das características fenotípicas.

RESPOSTA: 19 – NÍVEL 01) CORRETA02) CORRETA04) INCORRETA: Alelos alterados podem causar

diversas doenças humanas hereditárias, que podem ser expressar em heterozigose ou em homozigose, porém não são todas as pessoas que são portadoras de alelos alterados.

08) INCORRETA: Doenças hereditárias podem se expressar no homem quando estiverem ligadas à cromossomos autossômicos ou ao cromossomos sexuais X e Y.

16) CORRETA

12. A sibutramina é um medicamento utilizado no tratamento da obesidade. Seu uso é proibido na Europa e nos Estados Unidos, pois estudos indicaram um maior risco de doenças cardíacas em pacientes tratados com esse medicamento. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidiu manter no Brasil o comércio de medicamentos que contenham a substância sibutramina. Com base na estrutura química da sibutramina, representada abaixo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

Cl

CH3

CH3NHH3C CH3

Cl

CH3

CH3H NH3C CH3

( )A

( )B

01) A sibutramina é uma amina terciária.02) Tanto a estrutura A quanto a estrutura B

possuem dois carbonos assimétricos.04) As moléculas A e B são isômeros ópticos do

tipo enantiômeros.08) Considerando que a estrutura A desvia o

plano da luz polarizada no sentido horário, a estrutura B desvia o plano da luz polarizada no sentido anti-horário.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 10

Página 10 - ETAPA 3

16) Uma solução contendo a mesma concentração dos compostos A e B é considerada opticamente ativa.

13. As balas de maçã contêm um flavorizante (substância que dá sabor e aroma artificiais) chamado acetato de etila, que é obtido pela reação química dada abaixo, juntamente com a relação de concentrações de reagentes e de produtos, no equilíbrio, a 25 ºC. Sobre essas informações, assinale o que for correto.

CH3COOH(l) + CH3CH2OH(l) CH3COOCH2CH3(l) + H2O(l) (25 ºC)

0,830 mol L-1 0,009 mol L-1 0,171 mol L-1 0,171 mol L-1

01) A 25 ºC, a constante de equilíbrio (Kc) é, aproximadamente, 3,9.

02) Mantendo a temperatura constante, a formação do acetato de etila é favorecida, se a concentração de etanol for aumentada; entretanto o valor da constante de equilíbrio permanecerá inalterado.

04) O ácido acético, utilizado como reagente na obtenção do acetato de etila, pode ser obtido através da redução do acetaldeído.

08) Para fi ns industriais, o aumento da velocidade das reações é muito enfatizado. Nesse caso, a produção de acetato de etila seria mais rápida e apresentaria maior rendimento, caso um catalisador fosse utilizado.

16) Em uma indústria, um cilindro cuja capacidade máxima de armazenamento é de 270 L está completamente cheio com acetato de etila. Se esse cilindro tem 1,0 m de altura, então, considerando π = 3, seu diâmetro da base mede 60 cm.

14. Roupas coloridas expostas em vitrines podem sofrer desbotamento causado pela incidência de raios solares sobre os tecidos tingidos. Com base nessa afi rmação e considerando a estrutura do corante índigo apresentada abaixo, assinale o que for correto. Dado: constante de Planck 6,63 x 10-34 J.s

N

N

H

H

Corante índigo

O

O

01) Sabendo que o espectro eletromagnético solar contém, entre outras, as radiações Ultravioleta (UV), Visível (Vis) e Infravermelha (IV) e considerando que o comprimento de onda IV é o maior dos três citados, conclui-se que a radiação IV é a que possui fótons mais energéticos.

02) O desbotamento dos tecidos é causado pela incidência de radiação energética sobre as moléculas de corantes e o consequente rompimento de ligações químicas existentes entre os elementos químicos formadores desses corantes. As ligações do tipo pi são mais susceptíveis ao rompimento do que as ligações do tipo sigma.

04) A radiação visível, contendo fótons de energia 19,89 x 10-18 J, tem frequência de 3 x 1016 Hz.

08) As interações entre os hidrogênios das aminas e dos oxigênios das carbonilas são do tipo ligações de hidrogênio e responsáveis pela estabilização da molécula de corante índigo através da conformação cis apresentada.

16) Tratando-se de ligações químicas, o corante índigo possui 33 ligações sigma e 9 ligações pi.

15. Fios elétricos esticados podem ser considerados como representações de cilindros. Considere três fios F1, F2, F3, produzidos com diferentes tipos de materiais, tal que a resistividade de F1 é 1 x 10-6 Ωm e a de F3 é 6 x 10-8 Ωm. Com esses dados, e utilizando π = 3,14, assinale o que for correto.

01) Se o volume de 10 cm de F1 é 500 mm3, então sua resistência elétrica é 2 x 10-6 Ω.

02) Sabe-se que, quando o volume de 10 m de F2 é 2 x 10-3 m3, ele possui uma resistência elétrica de 8x 10-2Ω. Assim, a resistividade de F2 é 16 X 10-7 Ωm.

04) O fi o elétrico F3 enrolado dá exatamente uma volta, quando forma uma circunferência com 20 cm de medida de raio. Se a área de sua seção reta é 10 mm2, sua resistência elétrica está entre 7 X 10-3 Ω e 8 X 10-3 Ω.

08) Se um fi o F tem o triplo do comprimento de outro fi o F ’, a medida do raio da seção reta de F é o triplo da medida do raio da seção reta de F ’, e ambos com a mesma resistividade, então a resistência elétrica de F é igual à resistência elétrica de F ’.

16) Considerando que F1 e F3 possuem a mesma seção reta, então a resistência elétrica de 3 m de F1 é maior do que a resistência elétrica de 100 m de F3.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 11

Página 11 - ETAPA 3

RESPOSTA: 06 – NÍVEL FÁCIL

01) INCORRETA. 500 mm3 de volume de 10 cm (100 mm = 0,1m) de comprimento de fi o corresponde a uma área de secção igual a

Logo, a resistência de F1 é dada pela expressão

����

02,010.5

1,0.10.1.6

6

A

LR

� .

02) CORRETA.

04) CORRETA. 08) INCORRETA. A resistência é diretamente

proporcional ao comprimento do fio e inversamente proporcional ao quadrado do raio da secção reta circular do fi o. Assim, se multiplicarmos o comprimento por três e também multiplicarmos o raio por três, a resistência elétrica fi ca multiplicada por três e dividida por nove, logo a nova resistência é igual a 1/3 da resistência elétrica inicial.

16) INCORRETA.

AAA

LR

66

1

10.33.10.1. ��

����

;

AAA

LR

46

3

10.6100.10.6. ��

����

Logo, R1 < R3.

16. Uma massa de cobre metálico é depositada por uma corrente elétrica i = 2A, que atravessa uma solução de sulfato cúprico durante t segundos.

Considere um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais tendo como eixo das abscissas o tempo t, em segundos (s), e como eixo das ordenadas a quantidade de eletricidade (Q) dada em Coulomb (C). Em relação à reta que descreve Q em função de t, é correto afi rmar que esta reta

01) tem coefi ciente angular 2 .02) corta o eixo das abscissas em t = 2s.04) tem coefi ciente linear 1.

08) contém o ponto (600, 1200).16) é perpendicular à reta Q = -2t.

RESPOSTA: 09 – NÍVEL FÁCIL

Q

Q= f(t) = i.t

0t

01) CORRETA. 02) INCORRETA. O gráfi co corta a abscissa em

t = 0. 04) INCORRETA. O coefi ciente linear é 0.08) CORRETA.16) INCORRETA. Pois, a reta Q = -2.t não

é perpendicular a reta Q = 2.t, porque o produto de seus coeficientes angulares é – 4, e não 1, condição necessária para serem perpendiculares.

17.Assinale o que for correto, considerando osnúmeros a seguir:

1z a bi� � , com a e b números reais;

2z ci� , com c número real;

� �3 3 cos senz z i� θ θ+ , com 0 2≤ θ< π .

01) Se b c� − , então o número 1 2z z z� � é um

número real.

02) Se � �3Re 2z � e o argumento de 3z é3π

,

então 3 2 2 3z i� � .

04) Se 2 3z z� , então2πθ = e 3z c� .

08) Se a b� − , então a imagem do número

complexo 1z , no plano de Argand-Gauss, é um

ponto no terceiro quadrante.

16) Se 0c� e 4 2n k� � , em que k , então o

número � �2n

z é negativo.

��

18. No contexto da relatividade especial, tem-se que

em que c é a velocidade da luz, E é a energia

de uma partícula de massa de repouso m0, p é o módulo da quantidade de movimento dessa partícula e v é a sua velocidade em módulo.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 12

Página 12 - ETAPA 3

Partindo dessas equações, assinale o que for correto.

01) Se a partícula estiver em repouso, a energia da partícula é nula.

02) É possível mostrar que .

04) É possível mostrar que E2 = c2p2 + m20 c

4

08) Se, além dos aspectos relativísticos, for empregada a relação ondulatória E = hf, pode-

se mostrar que ( ) .

16) Se for usado , p = m0v, E = hf e �

λh

p , pode-se mostrar que 2

0

2�

λh

fm

.

RESPOSTA: 12 – NÍVEL MÉDIO

01) INCORRETA. Se a part ícula est iver em repouso, então v2/c2 = 0, logo a energia é E = m0

.c2.

02) INCORRETA. O gráfi co corta a abscissa em t = 0.

Na equação da quantidade de movimento, se for Isolado

v

p

c

v

m�

�2

2

0

1

E substituído na equação da energia, tem-se

v

pcE

2

� , ou seja, 2c

Evp � .

04) CORRETA. 08) CORRETA.16) INCORRETA. Se igualarmos as expressões

fornecidas

E = h . f e 2

20vm

E � ⇒ 2

.2

0vmfh � e

substituirmos 0m

pv � , tem-se

2

.

2

00 ��

�m

pm

fh ⇒ 0

2

.2.

m

pfh � ,

se for usarmos �h

p �

0

2

.2.

m

h

fh

��

��

⇒ 20 ..2

.�m

hf � . f

19. Considere chuveiros elétricos e lâmpadas que operam com a potência de 2.200W e de 22W, respectivamente, e fi os idênticos de resistência constante alimentando esses aparelhos elétricos.Nesse contexto, assinale o que for correto.

01) Se um chuveiro elétrico opera a 110V , a corrente percorrida em sua resistência é de 10A .

02) A resistência de um chuveiro elétrico que opera a 220V é igual à metade da resistência de outro que opera a 110V .

04) Se uma lâmpada consome apenas 80 % da energia elétrica de um sistema composto por uma lâmpada e por um fi o, a energia elétrica gasta em um segundo nesse sistema é maior do que 30J .

08) Se, em uma residência, o gasto de energia é equivalente a um chuveiro elétrico usado meia hora por dia e cinco lâmpadas acesas duas horas por dia, o consumo de energia, em um mês de trinta dias, é maior do que 38KWh .

16) A energia elétrica dissipada no fi o que alimenta uma lâmpada submetida à tensão de 110V é o quádruplo da energia elétrica dissipada no fi o que alimenta uma lâmpada sujeita à tensão de 220V .

RESPOSTA: 24 – NÍVEL FÁCIL

01) INCORRETA. A relação da potência é dada por

P = U.i ⇒ 2200 = 110.i ⇒ i = 20A.

02) INCORRETA. A resistência é elétrica do chuveiro é dada por

P

UR

R

UP

22

� � ,

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 13

Página 13 - ETAPA 3

Assim, a resistência elétrica é diretamente proporcional ao quadrado da ddp (U), portanto para uma ddp de 220V que é o dobro da ddp de 110V, a resistência é o quádruplo da resistência para o chuveiro de 110V.

04) INCORRETA. A energia elétrica consumida apenas pela lâmpada é dada por

E = P . Δt = 22 . 1 = 22J.

Assim, A energia consumida pela lâmpada mais um

fi o é igual a

JE 5,27

%80

22�� .

08) CORRETA. 16) CORRETA.

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO 1

Quem tem um sonho não dança! Os desa�os daescolha pro�ssional na atualidade

Alessandro Marimpietri

5

10

15

20

25

30

35

40

45

Toda escolha envolve riscos, perdas,possíveis ganhos e quase sempre uma boadose de ansiedade. Acercar-se da escolhapro�ssional e do amplo espectro deatividades que permitirão estarmos maispróximos ou mais distantes desse sonhosigni�ca envolver-se por diversas emoçõesinerentes a esse processo. Isso acontece porvários motivos, mas o principal é queestamos diante de uma importante decisão,que se refere à nossa identidade, ou seja, oque vamos ser pro�ssionalmente no futuro.Em nossa cultura, isso tende a ocorrer naadolescência. Por isso, é preciso salientarque tipo de compreensão nós temos sobreesse conceito e que novos contornos aatualidade tem emprestado ao mesmo.

Adolescência é uma invenção de nossacultura. Portanto ela muda com o passar dotempo, com as transformações sócio-históricas. A adolescência foi inventada paraser uma etapa da vida, que representasseum intervalo entre os papéis da infância e osda vida adulta. Sendo assim, criamos essafase para funcionar como uma preparaçãoda vida adulta e um tempo de despedida dainfância, tudo isso regido pela ética do dever.Será que ainda podemos compreenderassim? Os novos tempos, chamados dehipermodernos, revelam uma novaadolescência. Essa deixa de ser uma fase davida e passa a ser um modo de viver a vida,criando uma noção mais simbólica e menoscronológica em que se pode ver umadolescente com 9 ou 35 anos de idade.Tudo isso regido por uma ética do desejo decaráter destacadamente hedonista. Os novosjovens (instantâneos, criativos, �exíveis,pragmáticos, sensoriais, imagéticos) são asprincipais testemunhas de que criamos, aospoucos, um outro tempo, com novoscontornos subjetivos. Agora imaginemoscomo será para esses jovens escolher umapro�ssão nesse contexto. A primeiradi�culdade tem relação com o tempo.

Escolher a pro�ssão é desenhar umprojeto de vida e isso exige um olhar sobre opassado, conhecimento do presente eprincipalmente projeção do futuro. Isso se vê

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 14

Página 14 - ETAPA 3

50

55

60

65

70

75

80

85

realmente di�cultado por uma cultura queensina ao jovem que ele está aprisionado aum eterno presente. Assim, esperar que seconsiga isso num piscar de olhos ao fazer 17anos é, no mínimo, ingenuidade. O outroponto está imbricado com a possibilidade deconviver com a falta. Escolher é sinônimo deperder. Ou seja, para fazer qualquer escolha,é preciso se deparar com a falta. Temos queabrir mão de algo para conseguir escolher.Num tempo em que elogiamos a anestesiapela via dos excessos dos consumos, o quetestemunhamos é uma di�culdade em lidarcom as perdas, inerentes a toda e qualquerescolha.

Então vejamos: ensinamos nosso jovema não sofrer, a não se frustrar, a não seresponsabilizar efetivamente por quase nadae, em seguida, exigimos que ele faça a coisacerta e, de forma madura, escolha suapro�ssão. Os desa�os não param por aí.Nosso tempo tem como certo a incerteza.Tudo muda sempre e muito rápido. Aquiloque era valor amanhã está obsoleto.Portanto escolher uma pro�ssão baseadosnas certezas das carreiras de sucesso certoé um equívoco crasso. Precisamos, aocontrário, ajudar nossos meninos e meninasa desconstruir os mitos pro�ssionais e amergulhar, de olhos bem abertos, numprocesso de informação pro�ssional e, maisque isso, se conectar com o seu desejo.Essa verdade interior precisa encontrar lugarfecundo na ordem da realidade, pois essa é,seguramente, uma condição necessária auma escolha contemporânea, ainda quenunca su�ciente.

(Disponível em <http://desenvolverbahia.com.br/quem-tem-um-sonho-nao-danca-os-desa�os-da-escolha-pro�ssional-na-atualidade/>. Acesso em 14/05/2013.)

Vocabulário:

Crasso (linha 76): grosseiro, rudimentar.Hedonista (linha 37): aquele que se dedica aoprazer como estilo de vida.Obsoleto (linha 73): aquilo que é antigo,ultrapassado, fora de moda.

20. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) quanto ao texto 1.

01) Alessandro Marimpietri, autor do texto, ao abordar o tema “Os desafios da escolha profi ssional” (título), argumenta que os adultos devem ajudar os jovens a “desconstruir os mitos profi ssionais” (linha 78), ou seja, a conhecer a realidade, abandonando as representações idealizadas que eles têm das profi ssões.

02) No texto, há uma fi gura de linguagem no título “Quem tem um sonho não dança!”, pois o autor emprega os termos “sonho”, em lugar de “desejo intenso” ou “ideal”, e “dança”, em lugar de “sair-se mal”, comparando-os de forma subjetiva.

04) Para o autor do texto, a adolescência, hoje, tem uma noção menos simbólica e cronológica, o que torna mais fácil para o jovem escolher sua profi ssão.

08) Para Alessandro Marimpietri, o jovem, aos 17 anos, consegue atualmente escolher com rapidez e certeza a sua profi ssão.

16) O autor do texto, ao dizer que a adolescência é “um intervalo entre os papéis da infância e os da vida adulta” (linhas 23-24), é de opinião que essa fase da vida não é signifi cativa para o crescimento do homem.

RESPOSTA: 03 – NÍVEL MÉDIO

01) CORRETA 02) CORRETA04) INCORRETA – A declaração é falsa porque,

segundo o autor, a adolescência deixou de ser cronológica. Para muitos ela é um estilo de vida. Temos adolescentes aos 35 anos. Escolher profi ssão nesse mundo hedonista é complicado.

08) INCORRETA – Alessandro Marimpietri, em seu texto, deixa muito claro que o adolescente não lança seu olhar para o futuro. Com 17 anos, o futuro para ele praticamente não existe.

16) INCORRETA – Quando o autor declara que a adolescência é um intervalo, deixa exposto que ela é um tempo de deixar a infância e abraçar a vida adulta que vem a seguir.

21. Considerando a organização do texto 1, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Em “Isso acontece por vários motivos” (linhas 8-9), a palavra grifada retoma referentes já introduzidos no texto, envolvidos em toda a sequência textual compreendida desde “Toda escolha envolve riscos” até “emoções inerentes a esse processo” (linhas 1-8).

02) O autor do texto usa os organizadores textuais “agora” e “então”, em “Agora imaginemos” (linhas 42) e “Então vejamos” (linha 65), com a intenção de realçar situações sustentadoras da sua argumentação.

04) Em “Temos que abrir mão de algo para conseguir escolher” (linhas 58-59), as palavras grifadas são preposições, pois ligam palavras no contexto em que estão inseridas.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 15

Página 15 - ETAPA 3

08) Em “ajudar nossos meninos e meninas a desconstruir os mitos profi ssionais” (linhas 77-78), as palavras grifadas funcionam sintaticamente como sujeito composto.

16) A sequência textual “Nosso tempo tem como certo a incerteza” (linha 71) apresenta uma antítese em certo/incerteza, pois o autor emprega duas palavras opostas na mesma frase.

RESPOSTA: 23 – NÍVEL FÁCIL

01) CORRETA. 02) CORRETA.04) CORRETA. 08) INCORRETA – As palavras grifadas exercem

a função sintática de objeto direto e não de sujeito composto.

16) CORRETA.

22. Considerando o texto 1, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) O “se”, em “Acercar-se da escolha profi ssional” (linhas 3-4), cumpre a função sintática de predicativo, por força da regência verbal de “acercar”, assim como na sequência textual “em que se pode ver um adolescente” (linhas 34-35).

02) A sequência textual “Isso acontece por vários motivos, mas o principal é que estamos diante de uma importante decisão, que se refere à nossa identidade, ou seja, o que vamos ser profi ssionalmente no futuro” (linhas 8-12) é um período composto por coordenação e subordinação.

04) Em “mas o principal é que estamos diante de uma importante decisão, que se refere à nossa identidade” (linhas 9-11) e em “A adolescência foi inventada para ser uma etapa da vida, que representasse um intervalo entre os papéis da infância e os da vida adulta” (linhas 21-24), os vocábulos grifados são pronomes relativos, porque, além de se relacionarem com um termo antecedente, introduzem nova oração, na qual exercem função sintática de um de seus termos.

08) “Escolher”, em “Escolher é sinônimo de perder” (linhas 56-57), cumpre a função sintática de sujeito do verbo “ser” e, por isso, nessa sequência, morfologicamente, é um substantivo.

16) Há a fi gura de linguagem denominada antítese, em “esperar que se consiga isso num piscar de olhos” (linhas 52-53), uma vez que o autor

realça seu pensamento intencionalmente exagerado em “num piscar de olhos”.

RESPOSTA: 14 – NÍVEL FÁCIL

01) INCORRETA – Trata-se de um teste relacionado à partícula SE – no caso um pronome pessoal. Na primeira aplicação, não se trata de um pronome em função sintática de predicativo. Como é uma partícula refl exiva, atribui-se a ela a função de objeto direto. Na segunda ocorrência, trata-se de uma partícula apassivadora

02) CORRETA04) CORRETA 08) CORRETA 16) INCORRETA – Se o caso designa um

exagero, a fi gura indicada é a hipérbole e não antítese.

TEXTO 2

(Disponível em <http://www.not1.com.br/escolha-da-profi ssao-e-carreira-cursos-e-opcoes-orientacao-vocacional/>.

Acesso em 14/05/2013.)

23. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre ostextos 1 e 2.

01) O texto 2 representa, nas imagens e nas palavras, que “Os novos jovens (instantâneos, criativos, fl exíveis, pragmáticos, sensoriais, imagéticos) são as principais testemunhas de que criamos, aos poucos, um outro tempo, com

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 16

Página 16 - ETAPA 3

novos contornos subjetivos” (texto 1, linhas 37-42), pois sempre escolhem profi ssões que não se conectam com os seus desejos.

02) O texto 2 permite-nos inferir que o jovem não pode escolher todas as profi ssões que lhe são oferecidas no contexto profi ssional, confi rmando que “Temos que abrir mão de algo para conseguir escolher” (texto 1, linhas 58-59).

04) O texto 2 permite-nos inferir que o jovem possui dúvidas quanto à sua escolha profi ssional, confi rmando as palavras do autor do texto 1, quando afi rma que esperar que o jovem consiga escolher a profissão “num piscar de olhos ao fazer 17 anos é, no mínimo, ingenuidade” (linhas 53-54).

08) A situação representada na fi gura do texto 2 sugere que “o que vamos ser profi ssionalmente no futuro (...) tende a ocorrer na adolescência” (texto 1, linhas 11-14), quando o jovem enfrenta os “desafi os da escolha profi ssional na atualidade” (texto 1, título).

16) No texto 2, as setas apontam para várias direções, o que confirma a importância de “ajudar nossos meninos e meninas a desconstruir os mitos profissionais e a mergulhar, de olhos bem abertos, num processo de informação profi ssional e, mais que isso, se conectar com o seu desejo” (texto 1, linhas 77-81).

RESPOSTA: 30 – NÍVEL MÉDIO

01) INCORRETA – Não foi intenção do autor afi rmar que os adolescentes (os novos jovens) sempre escolhem profissões que não se conectam com seus desejos. Aliás, temos um grupo que está perdido em suas decisões.

02) CORRETA04) CORRETA 08) CORRETA16) CORRETA

24. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre os textos 1 e 2.

01) O texto 2 apresenta cinco palavras que pertencem, no contexto, à classe dos substantivos, pois carregam o significado de objetos mutuamente compreendidos: Informática, Turismo, Engenharia, Direito, Medicina. Já, no texto 1, os vocábulos “instantâneos, criativos, fl exíveis, pragmáticos, sensoriais, imagéticos” (l inhas 38-39) pertencem à classe dos adjetivos, porque

estão caracterizando os novos jovens.02) Os dois pontos empregados em “Então

vejamos:” (texto 1, linha 65) têm como função introduzir uma citação.

04) No texto 1, o uso da vírgula, em “uma condição necessária a uma escolha contemporânea, ainda que nunca sufi ciente” (linhas 84-86), justifi ca-se por realçar, enfatizar a inserção de uma oração adjetiva restritiva.

08) Em “se refere à nossa identidade” (texto 1, linha 11), o acento grave foi empregado para indicar a fusão do “a” preposição, exigida pela regência do verbo “referir”, e do “a” artigo, que antecede a expressão “nossa identidade”. Entretanto o autor poderia optar por escrever sem esse acento, considerando que o uso do artigo defi nido antes de pronome possessivo é facultativo.

16) O ponto de interrogação, em “Será que ainda podemos compreender assim?” (texto 1, linhas 28-29), não marca uma dúvida, assim como não espera que o seu interlocutor responda, visto que a resposta já é apresentada na sequência. Enquanto, no texto 2, o ponto de interrogação indica a dúvida do jovem quanto à escolha de sua profi ssão.

RESPOSTA: 25 – NÍVEL MÉDIO 01) CORRETA 02) INCORRETA – No caso, os dois pontos não

antecipam uma citação. Estão antecipando uma explanação.

04) INCORRETA – Não se trata de uma oração subordinada adjetiva. O conector POIS prepara, sim, uma oração coordenada sindética explicativa.

08) CORRETA 16) CORRETA

LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA

25. Assinale o que for correto em relação ao livro Contos novos e ao seu autor, Mário de Andrade.

01) O título do livro, Contos novos, atesta o caráter inovador das narrativas que o compõem, especialmente no que diz respeito à linguagem e ao modo realista de narrar os fatos, resultando no retrato da realidade social e psíquica do brasileiro, como se pode ver no fragmento: “E só mais tarde, já pelos nove ou dez anos, é que lhe dei nosso único beijo, foi

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 17

Página 17 - ETAPA 3

maravilhoso. Se a criançada estava toda junta naquela casa sem jardim da Tia Velha, era fatal brincarmos de família, porque assim Tia Velha evitava correrias e estragos” (“Vestida de preto”. In: ANDRADE, M. de. Contos novos. Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Villa Rica, p. 23).

02) “Chegava o entregador da ‘Noite’, batia, entrava. Ela fazia questão de não ter criada, comia de pensão, tão rica! Vinha o mulato da marmita, pois entrava! [...]. Até o padeirinho da tarde, que tinha só... quinze? dezesseis anos? entrava, fi cava tempo lá dentro” (“O ladrão”. In: ANDRADE, M. de. Contos novos. Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Villa Rica, p. 36). Nesse fragmento do conto “O ladrão”, observa-se uma das marcas importantes da linguagem das narrativas do livro Contos novos, a associação de interrogações, de exclamações e de reticências, recurso fundamental para a expressão das emoções das personagens e do narrador.

04) As narrativas de Contos novos, primeiro livro de contos de Mário de Andrade, são marcadas pela prosa irônica, pelo humor corrosivo, pelo emprego de elementos da vanguarda modernista (cubismo, futurismo, surrealismo), recursos com os quais o autor pretendia criticar a realidade brasileira e questionar os mitos heroicos da nação.

08) No trecho “Eu era o tipo do fraco. Feio, minha coragem não tinha a menor espontaneidade, tendência altiva para os vícios, preguiça. Inteligência incessante mas principalmente difícil” (“Frederico Paciência”. In: ANDRADE, M. de. Contos novos. Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Villa Rica, p. 80), Frederico Paciência, personagem-narrador do conto de mesmo nome, relata ao amigo Nelson como esses aspectos de sua personalidade impediam o afl oramento da solidariedade em seu espírito, tema do conto.

16) No conto “Primeiro de maio”, a personagem principal é 35, um carregador da Estação da Luz, em São Paulo, que celebra o dia do trabalhador. A personagem comemora o feriado de modo grandioso e heroico; participa, ao lado de seus companheiros, de passeatas e de comícios pelas ruas da cidade, entrando, inclusive, em confronto com a polícia, como se pode ler no trecho: “Dezenas de operários, se via, eram operários endomingados, vagueavam por ali, indecisos, ar de quem não quer. Então nas proximidades do palácio, os grupos se apinhavam, conversando baixo, com melancolia de conspiração” (“Primeiro de maio”. In: ANDRADE, M. de. Contos novos. Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Villa Rica, p. 43-44).

RESPOSTA: 03 – NÍVEL MÉDIO

01) CORRETA.02) CORRETA.04) INCORRETA: assim como afirma o início

da alternativa, a ironia e o humor corrosivo estão presentes nestes contos; contudo os elementos inovadores que se sobressaem nesta obra são os aspectos ligados às teorias defendidas por Karl Max e por Sigmund Freud, e não as vanguardas, afinal, vale ressaltar que o autor, assim como Oswald de Andrade, também defendia a “Antropofagia”, mas a deglutição do que era estrangeiro, com o intuito de ressaltar os elementos formadores da nossa cultura, como o índio por exemplo, como percebemos em obras como “Macunaíma”.

08) INCORRETA: o aluno que participou de forma comprometida dos Clubes da Leitura não teve qualquer difi culdade em responder esta questão, afi nal, os contos foram trabalhados na íntegra e todos os narradores foram identifi cados a fi m de identifi car os contos que apresentam um mesmo narrador, a saber, Juca, e tratavam com mais especifi cidade a alma e as contradições humanas. E os que apresentavam narradores em terceira pessoa e tinham como tema os aspectos ligados ao social. Em Frederico Paciência o narrador é o Juca, Nelson é o título de outro conto desta obra. O tema principal deste conto e a formação dos aspectos que delineiam a personalidade do ser, que se torna ainda mais confl ituosa na adolescência. A solidariedade é tratada na obra, mas no conto “O ladrão”, em que as pessoas saem todas à procura de algo que nem ao menos sabem o que é apenas por que alguém gritou pega.

16) INCORRETA: em “Primeiro de maio”, apesar da intenção inicial do 35 ser sair para as ruas e protestar, reivindicando seus direitos no dia dedicado aos trabalhadores, ele não o faz. Na realidade tanto a opressão política, quanto a alienação demonstrada por ele, impedem-no de manifestar-se. O conto fi gura ao lado do conto “O poço”, como uma crítica ao autoritarismo da época, o Estado Novo.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 18

Página 18 - ETAPA 3

26. Assinale o que for correto em relação ao soneto LXXII e ao seu autor, Cláudio Manuel da Costa.

LXXII

Já rompe, Nise, a matutina auroraO negro manto, com que a noite escura,Sufocando do Sol a face pura,Tinha escondido a chama brilhadora.

Que alegre, que suave, que sonora,Aquela fontezinha aqui murmura!E nestes campos cheios de verduraQue avultado prazer tanto melhora!

Só minha alma em fatal melancolia,Por te não poder ver, Nise adorada,Não sabe inda, que coisa é alegria;

E a suavidade do prazer trocada,Tanto mais aborrece a luz do dia,Quanto a sombra da noite mais lhe agrada.

(COSTA, Cláudio Manuel da. Melhores poemas. Seleção de Francisco Iglésias. São Paulo: Global, 2000, p. 101.)

01) A publicação das Obras poéticas, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, marca o início da estética árcade no Brasil. Os sonetos do poeta, produzidos com o disfarce poético de Glauceste Satúrnio, colocam-se entre os mais belos da literatura brasileira. Apresentam cenários compostos predominantemente pela natureza – vales, montanhas e prados –, nos quais se destaca a presença frequente de Nise.

02) Os versos “Que alegre, que suave, que sonora,/ Aquela fontezinha aqui murmura!/ E nestes campos cheios de verdura/ Que avultado prazer tanto melhora!” revelam a forte presença do bucolismo, característica presente nos poemas árcades, a qual consistia em tomar como tema literário a vida dos campos e dos pastores, considerando a simplicidade campestre, responsável pela harmonia do universo.

04) Os versos “O negro manto, com que a noite escura/ Sufocando do Sol a face pura/ Tinha escondido a chama brilhadora” confi rmam a existência de contradições entre valores espirituais e terrenos na poesia árcade, bem como a tendência a conciliar jogo de palavras (cultismo) e jogo de ideias (conceptismo).

08) A presença de elementos da natureza – “aurora”, “noite escura”, “sol”, “fontezinha”,

“campos cheios de verdura” – confirma a emoção violenta por que passa o eu poético, que se deixa levar exclusivamente pelos sentimentos em relação à pátria, pelo fanismo nacionalista, aspecto marcante da poesia árcade.

16) O poema de Cláudio Manuel da Costa apresenta forma fi xa, com dois quartetos e dois tercetos, ou seja, um soneto. Nos dois primeiros quartetos, o eu poético dirige-se à amada, referindo-se à natureza como o locus amoenus, o lugar ameno, onde se encontra a paz para o amor; nos dois tercetos, observa-se uma contraposição entre aquele lugar agradável e a alma melancólica do poeta, por não poder ver Nise.

RESPOSTA: 19 – NÍVEL MÉDIO.

01) CORRETA.02) CORRETA.04) INCORRETA: cultismo (jogo de palavras) e

conceptismo (jogo de ideias) são caracteres barrocos e não árcades. Essas características da escola barroca buscavam dar a escrita produzida neste período aspectos mais elevados no que tange a produção artística, contradizendo ao Arcadismo, que pregava a simplicidade das coisas. Mesmo apresentando aspectos ligados ao Barroco, Cláudio Manuel da Costa inaugurou o Arcadismo no Brasil, por isso sua obra, mesmo apresentando por vezes traços antitéticos ao que se refere a criação humana, são versos árcades, inspirados na volta ao campo, com harmonia e clareza, além da infl uência advinda da antiguidade clássica e representam com maior ênfase este movimento literário.

08) INCORRETA: a natureza está presente nos versos porque era o lugar ideal para os autores do Arcadismo: o bucolismo. Mas ela não passa de pano de fundo, o eu lírico não se envolve verdadeiramente com ela. Isto só irá acontecer no movimento posterior o Romantismo. Em que a natureza, além de ser exaltada e sublimada pelo autor, ainda será responsável por refletir o estado da alma do poeta. O ufanismo ao qual se refere a questão também será característico da primeira geração romântica, conhecida como indianista ou nacionalista.

16) CORRETA.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 19

Página 19 - ETAPA 3

ESPANHOL

TEXTO

El banquete(Navarra)

Autor Anónimo

5

10

15

20

25

30

35

40

45

50

Después de la toma de Navarra porFernando el Católico, los vencedoresentraron a saco en sus tierras con laintención de acabar de someter a sus noblespor el procedimiento de asolar suspropiedades y castillos.

Un hombre, Don Hernando de Villar, erael encargado de consumar la destrucción y,al frente de un nutrido ejército, se dedicó con�ereza a cumplir las órdenes del reyFernando.

Y una mujer, Doña Ana de Velasco,Marquesa de Falces, Señora del Castillo deMarcilla, iba a hacerle frente salvando suvida y su castillo, que aún existe pararecordarnos su inteligencia y su valor.

Sabiendo Doña Ana que el ejércitocastellano se acercaba, ordenó a sushombres preparar la defensa del castillo demodo tal que nada se advirtiera desde elexterior. Se aprestaron armas y víveres, sereforzaron troneras, puertas y ventanas y sebuscaron escondrijos para los soldados.Nada debía delatar que estaban bienprotegidos. Y así se hizo.

Cuando Hernando de Villar llegó a laspuertas del castillo, Doña Ana, salió arecibirle sonriente, vestida con sus más ricosatavíos y seguida de un lucido cortejo dedamas y caballeros, igualmente sonrientes yamables.

Cuando la dama invitó al de Villar y a suso�ciales a entrar al castillo a descansar, elsorprendido soldado aceptó, no viendopeligro alguno en ello.

En la sala principal se había dispuestouna larga mesa, llena a rebosar de cuantosmanjares podían desear para reponerse delas fatigas de la campaña, y los reciénllegados hicieron buen aprecio de ellos.Cuando al �nal de la comida, Doña Anapreguntó amablemente a su huésped queasuntos les habían traído hasta su casa DonHernando le comunicó las órdenes que traíadel Rey y entonces cambió el gesto de ladama. Puesta en pie ante el soldado, le dijoorgullosamente: – ¡Podéis volver a Castilla,señor. Con el terror, nada podréis conseguirde los navarros!

Don Hernando le respondió que sólo en

55

60

65

70

atención al recibimiento que le habíadispensado, permitiría que recogiera suspertenencias antes de proceder a ladestrucción del castillo, a lo que la castellanale respondió: – Lo único que yo os permito esque sigáis con vida, si os rendís.

Al momento entraron en la sala loshombres de Doña Ana, que redujeronrápidamente a Don Hernando y a todos suso�ciales, llevándoles fuera del castillo.

Al volver la vista, vieron los frustradosasaltantes las almenas plagadas dearcabuceros y gran cantidad de gentes dearmas dispuestas a la defensa.

Hernando de Villar y sus huestesabandonaron Navarra, avergonzados por laderrota sin batalla y sin apetencias de másdestrucciones.

Y en Marcilla sigue el castillo que tanbien supo defender Ana de Velasco.

(Disponible en<http://www.hadasyleyendas.net/navarra.htm>. Acceso el20/05/2013.)

27. De acuerdo con los aspectos gramaticales y léxicos de la lengua española, es correcto afi rmar que

01) “Se aprestaron armas y víveres” (línea 21) signifi ca “prepararon artillería y comestibles”.

02) “manjares” (línea 38) es una rica comida, blanca y dulce, que se come como postre.

04) “advirtiera” (línea 20) y “redujeron” (línea 58) son formas en pretérito indefi nido, tercera persona de plural, de los verbos “advertir” y “reducir”, respectivamente.

08) “Puesta” (línea 46) es pretérito imperfecto y “se había dispuesto” (línea 36) es pretérito perfecto compuesto del mismo verbo.

16) “larga” (línea 37) es heterosemántico, contrario de “corta”, porque “se aplica a lo que tiene longitud”.

RESPOSTA: 19 – NÍVEL MÉDIO

01) CORRETA.02) CORRETA.04) Segundo o contexto, a palavra rico e exquisito

não são sinônimos. Rico signifi ca, no contexto, riqueza, e exquisito, signifi ca saboroso.

Terciopelo significa veludo, onde não há nenhum indicativo desse tipo de tecido no texto.

08) O sinônimo de fi ereza é bravura. Friegamente vem do verbo esfregar, não condizendo com o contexto.

16) CORRETA.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 20

Página 20 - ETAPA 3

28. De acuerdo con el contenido del texto, señale la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) La táctica bélica de la anfi triona es saciar el hambre de sus adversarios, para afrontarlos, momentos después.

02) Las huestes de Hernando del Villar forman parte de las armas del Rey Fernando, el Católico, de Castilla.

04) Pasado el caluroso recibimiento, se declaran los verdaderos motivos de la visita.

08) Castellanos, al lado de Doña Ana de Velasco, y navarros, al lado de Don Hernando de Villar, luchan en posiciones antagónicas.

16) El objetivo de esa narrativa mítica es contar la historia de una edifi cación de Castilla – el castillo de Marcilla.

RESPOSTA: 17 – NÍVEL MÉDIO

01) CORRETA.02) De acordo com o texto, manjares signifi ca

variedade de comidas e não uma sobremesa específi ca.

04) Advirtiera: o verbo está no singular, e não na terceira pessoa do plural.

08) Puesto é do verbo por; e o verbo habíadispuesto vem do verbo dispor.

16) CORRETA,

29. De acuerdo con los aspectos léxicos de la lengua española, es correcto afi rmar que

01) “reponerse de las fatigas” (líneas 38-39) signifi ca “recuperarse del cansancio”.

02) “sin apetencias de más destrucciones” (líneas 67-68) signifi ca “sin deseo de más destrucción”.

04) “vestida con sus más ricos atavíos” (líneas 28-29) signifi ca “vestida con un conjunto exquisito de entalle y terciopelo”.

08) “se dedicó con fi ereza” (líneas 9-10) signifi ca “se dedicó friegamente”.

16) “recogiera sus pertenencias” (líneas 52-53) signifi ca “colectara sus bienes”.

RESPOSTA: 09 – NÍVEL FÁCIL

01) CORRETA.02) O adjetivo grande sofre apócope ante

substantivo masculino e feminino no singular; é uma exceção.

04) Ello, signifi ca isso em português. Élé singular de ellos.

08) CORRETA.

16) Nutrido signifi ca um exército numeroso, e não bem alimentado.

30. De acuerdo con el texto, señale la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) En “Don Hernando le respondió” (línea 50), la forma en negrita es un pronombre complemento átono con función de complemento indirecto que se refi ere a Doña Ana.

02) En “gran cantidad de gentes” (línea 63) e “hicieron buen aprecio” (línea 40), las palabras subrayadas son apócopes de los adjetivos grande y bueno, siempre ocurriendo delante de un sustantivo masculino.

04) La forma “ello” (línea 35) se refi ere al singular del pronombre personal “ellos”.

08) En “a lo que la castellana le respondió: – Lo único que yo os permito es que sigáis con vida” (líneas 54-56), las formas subrayadas son artículos neutros.

16) En “al frente de un nutrido ejército” (línea 9), la forma subrayada indica que Don Hernando tenía hombres muy bien alimentados, pues almorzaban todos los días.

RESPOSTA: 07 – NÍVEL FÁCIL

01) CORRETA.02) CORRETA.04) CORRETA.08) A questão está incorreta porque Doña Ana

lutava ao lado dos navarros, e contra o exército castellano de Don Hernando.

16) A narrativa não é mítica, é histórica. Faz parte da tentativa da tomada do castelo de Navarra.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 21

Página 21 - ETAPA 3

INGLÊS

TEXT 1

Novotel Mumbai J, Director of Sales at NovotelMumbai Juhu Beach, responded to the review

5

10

15

20

25

30

3 June 2013Dear Guest,

Namaste from Novotel Juhu Beach!

We sincerely thank you for your feedbackand recommending our Hotel.

We are delighted to know that you had acomfortable stay. It gives us much joy inknowing that you liked the idyllic location ofour hotel, which is just a stroll away from thebeach and promises spectacular views of theArabian Sea from most of the rooms andrestaurants.

It is satisfying to know that you enjoyed thesnacks and beverages served at Gadda DaVida our Chic Sea Lounge. The gorgeousview of the Arabian Sea from Gadda Da Vidais indeed spectacular and the sereneatmosphere is overwhelming.

We look forward to welcome you again.

Warm regards,Amrita Gujral SachdevDirector of Sales & Marketing

This response is the subjective opinion of themanagement representative and not of TripAdvisorLLC.

(Adaptado de <http://www.tripadvisor.in/Hotel_Review-

g304554-d1391624-Reviews-Novotel_Mum>. Acesso

em 07/06/2013.)

27. According to text 1, it is correct to affi rm that

01) the letter, written by the Director of Sales and Marketing, is a response to a review.

02) it is possible to infer that the review posted by the guest presents only positive aspects about the hotel.

04) the guest, apart from having a pleasant stay at the hotel, appreciated the Lounge services.

08) guests can have wonderful views of the Arabian Sea from all the rooms.

16) the hotel offers some facilities as restaurants, a lounge and a private beach.

RESPOSTA: 07 - NÍVEL FÁCIL

01) CORRETA.02) CORRETA.04) CORRETA. 08) INCORRETA. O texto menciona que o hóspede

pode ter uma vista maravilhosa do Mar Arábico da maioria dos quartos e restaurantes (linhas 13-15).

16) INCORRETA. O texto menciona que o hotel oferece instalações tais como restaurantes e uma lounge, mas não menciona nada com relação a uma praia particular.

28. Concerning the linguistic aspects in text 1, it is correct to affi rm that

01) the verbs “had” (line 9), “liked” (line 11) and “enjoyed” (line 17) are in the simple past form.

02) the word “which” (line 12) refers to the hotel staff.

04) the word “satisfying” (line 17) is an adjective derived from the verb “satisfy”.

08) the expression “snacks and beverages” (line 18) refers to house appliances.

16) the expression “look forward to” (line 24) means to be pleased about something that is going to happen.

RESPOSTA: 21 – NÍVEL FÁCIL

01) CORRETA.02) INCORRETA. A palavra “which” que é um

pronome relativo (linha 12), se refere a localização do hotel.

04) CORRETA.08) I N C O R R E T A . A e x p r e s s ã o

“snacksandbeverages” (linha 18) se refere aos lanchinhos e bebidas servidos.

16) CORRETA.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 22

Página 22 - ETAPA 3

TEXT 2

Dimetapp Elixir & Elixir Colour Free

5

10

15

20

Dimetapp Elixir is a great tasting medicine for Children’s Colds & Allergies.

Overview

It relieves:- nasal and sinus congestion- runny nose- itchy, watery eyes- sneezing

Dimetapp Colour Free Elixir is also a great tasting medicine for Children’s Colds & Allergies with theextra bene�t of being Colour Free, because some kids are sensitive to added colours. Dimetapp ColourFree Elixir also contains no arti�cial �avours.

Dosage

Who How much Time between each dose Maximum number of doses

Children 6 years to under 12 years 7.5 mL 6-8 hours as necessary 4 doses in 24 hours

Adults and children 12 years and over 10 mL 6-8 hours as necessary 4 doses in 24 hours

May be taken with water or fruit juice. A measuring cup is included with this product for accurate dosemeasurement.

Do not use in children under 6 years old. Use in children aged 6 to 11 years only on the advice of adoctor, pharmacist or nurse practitioner. Dose may be taken with water or fruit juice.

(Adaptado de <http://www.dimetapp.com.au/kids/kids-cold-and-�u-products.html>. Acesso em 11/06/2013.)

29. According to text 2, it is correct to affi rm that

01) the medicine is indicated for children from all ages.

02) the medicine helps to relieve symptoms of cold and allergy.

04) some positive aspects of the medicine are mentioned in the text.

08) a measuring cup comes along with the medicine.

16) the indicated doses of the medicine are the same for all the specifi ed ages.

REPOSTA: 14 – NÍVEL FÁCIL

01) INCORRETA. De acordo com a informação na linha 22 do texto, o medicamento não deve ser administrado a crianças abaixo de 6 anos.

02) CORRETA.04) CORRETA.08) CORRETA.16) INCORRETA. De acordo com as informações

de dosagem (linha 15) as doses irão variar de acordo com a idade das crianças.

30. Choose the correct alternative(s), according to text 2.

01) The words “runny” (line 7) and “watery” (line 8) are adjectives.

02) The word “accurate” (line 20) expresses the same idea of the adjectives “correct” and “exact”.

04) The sentences “Do not use in children under 6 years old” (line 23) and “Use in children aged 6 to 11 years” (line 23) are in the imperative form.

08) “doctor”, “pharmacist” and “nurse practitioner” (line 24) are all professions from the health area.

16) The modal verb “may” in the sentence “Dose may be taken with water or fruit juice” (line 24) expresses the idea of obligation.

RESPOSTA: 15 – NÍVEL FÁCIL

01) CORRETA.02) CORRETA.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 23

Página 23 - ETAPA 3

04) CORRETA.08) CORRETA.16) INCORRETA. O verbo modal “may” (linha

24) expressa idéia de possibilidade e não de obrigação.

ESPECÍFICAS

ARTE

Questão 31/36

O edifício moderno que abrigou o Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro sofreu grande infl uência do arquiteto Le Corbusier (1887-1965).

Sobre a infl uência desse arquiteto na Arquitetura e na Arte, assinale o que for correto.

01) Lúcio Costa (1902-1998) e Oscar Niemeyer (1907-2012) foram importantes discípulos de Le Corbusier no Brasil e implantaram diversas de suas ideias no edifício do Ministério da Educação e Saúde.

02) A nova capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, seguiu diversas das orientações de Le Corbusier no seu traçado e na sua organização.

04) Roberto Burle Marx, no paisagismo, e Cândido Portinari, nos painéis, colaboraram para a integração das artes no edifício do Ministério da Educação e Saúde.

08) Em São Paulo, o edifício Martinelli, projetado por Le Corbusier, adotou at iv idades monofuncionais em seu interior.

16) O edifício Ópera de Arame, de Domingos Bongestabs (1941), cartão postal de Curitiba, por meio de sua leveza, de sua estrutura metálica tubular, segue o conceito de “máquina de morar”, pregado por Le Corbusier.

RESPOSTA: 05 – NÍVEL MÉDIO

01) CORRETA. 02) INCORRETA. A nova capital de minas

Gerais, Belo Horizonte, foi projetada pelo engenheiro Aarão Reis entre 1894 e 1897, Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira moderna planejada. Elementos chaves do seu traçado incluem uma malha perpendicular de ruas, cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares, visadas privilegiadas, e uma avenida em torno de

seu perímetro (Avenida do Contorno). Outro aspecto interessante do projeto original é a abundância de parques e praças, com um grande parque municipal na área central.

04) CORRETA.08) INCORRETA.O Edifício Martinelli, foi projetado

pelo seu idealizador, o italiano Giuseppe Martinelli, em 1924 e simbolizou progresso da cidade. Mais de 600 operários trabalharam nas obras. A construção foi iniciada em 1924 e a inauguração aconteceu em 1929, com 20 andares.

16) INCORRETA.O conceito “máquina de morar” é atribuído a Villa Savoye projetada pelo arquiteto Le Corbusier em 1928, devido à síntese que faz das idéias pregadas por seu autor com relação à nova arquitetura que sugeria para um século, que segundo ele, seria marcado pela máquina, pela razão e pelo progresso.

Questão 32/37

Para produzir sons, vale tudo, de piano de cauda a buzinas de caminhão. Há um bom tempo, o ser humano busca, no seu corpo e à sua volta, elementos que fazem sons para criar sua música. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Os instrumentos musicais acompanham o homem há milhares de anos. Na pré-história, acredita-se que os primeiros instrumentos eram, em sua maioria, de percussão.

02) Podem-se classifi car as músicas de muitas formas, uma delas é dividindo-as em três modalidades: música comercial, música atonal e música vocal.

04) No século V a.C., o fi lósofo e matemático grego Pitágoras percebeu que, se esticarmos uma corda e a tocarmos, ela soará uma nota “fundamental”, um Dó, por exemplo. Se prendermos a mesma corda na metade do seu comprimento, também teremos um Dó, porém mais agudo.

08) A organização das notas musicais possibilitou a criação das escalas musicais ou “modos”. Para os gregos, esses modos eram capazes de transmitir diferentes “estados de espírito”, virilidade, sensualidade, êxtase e outros; esses signifi cados culturais eram chamados de ethos.

16) Na Grécia, a música era uma prática separada da dança e da poesia, nunca se apresentavam juntas. Os gregos acreditavam que o ritmo das palavras confundia-se com o da música.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 24

Página 24 - ETAPA 3

RESPOSTA: 13 – NÍVEL MÉDIO

01) CORRETA. 02) INCORRETA. A música pode ser classifi cada

em: Vocal - é a música cantada a uma ou mais vozes, instrumental - é a que se interpreta com um ou mais instrumentos, sem incluir vozes, sacra ou religiosa - é aquela cuja função se relaciona aos cultos ou cerimônias religiosa, profana - é qualquer música que não tem função religiosa, incidental - é a música composta para ser usada em produções de dança, teatro ou fi lmes, pura - é aquela que não se combina com representações ou imagens, erudita - é como chamamos toda música de tradição européia, produzida por músicos com formação musical específi ca.

04) CORRETA.08) CORRETA.16) INCORRETA.Na Grécia, a música estava

sempre ligada à dança e à poesia e praticamente nunca se apresentavam separadas. O ritmo das palavras da poesia tinha estreita relação com o ritmo da música e da dança, e todas eram usadas na educação e na formação moral dos jovens. A música era de extrema importância no mundo antigo, uma forma de socialização rica, dotada de signifi cados e usada com diferentes objetivos.

Questão 33/38

Para produzir sons, vale tudo, de piano de cauda a buzinas de caminhão. Há um bom tempo, o ser humano busca, no seu corpo e à sua volta, elementos que fazem sons para criar sua música. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Os instrumentos musicais acompanham o homem há milhares de anos. Na pré-história, acredita-se que os primeiros instrumentos eram, em sua maioria, de percussão.

02) Podem-se classifi car as músicas de muitas formas, uma delas é dividindo-as em três modalidades: música comercial, música atonal e música vocal.

04) No século V a.C., o fi lósofo e matemático grego Pitágoras percebeu que, se esticarmos uma corda e a tocarmos, ela soará uma nota “fundamental”, um Dó, por exemplo. Se prendermos a mesma corda na metade do seu comprimento, também teremos um Dó, porém mais agudo.

08) A organização das notas musicais possibilitou a criação das escalas musicais ou “modos”.

Para os gregos, esses modos eram capazes de transmitir diferentes “estados de espírito”, virilidade, sensualidade, êxtase e outros; esses signifi cados culturais eram chamados de ethos.

16) Na Grécia, a música era uma prática separada da dança e da poesia, nunca se apresentavam juntas. Os gregos acreditavam que o ritmo das palavras confundia-se com o da música.

RESPOSTA: 15 – NÍVEL DIFÍCIL

01) CORRETA. 02) CORRETA. . 04) INCORRETA. O filme Tropa de Elite, foi

produzido em 2007, e não está vinculado à atividades da Igreja.

08) INCORRETA.A alternativa em questão se refere ao grupo musical e ao clip idealizado por Leo Fressato, e não a um longa metragem, de fato.

16) INCORRETA.O fi lme “Diários de Motocicleta” O Motocicleta percorre a América Andina e no fi lme “Central do Brasil” ela viaja do Rio de Janeiro ao nordeste Milagres da Bahia.

Questão 34/39

Desde os tempos mais remotos, nos grupos primitivos, a dança faz parte dos rituais que expressam emoções e sentimentos profundos da alma humana. A dança é uma forma de linguagem corporal que permite diferentes possibilidades e combinações de movimentos e que pode trazer inúmeros benefícios, como alívio das tensões do dia a dia, relaxamento, ou seja, o prazer proporcionado pelo movimento físico do corpo. Sobre a dança, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) A dança está associada às possibilidades de movimento de corpo. Quando dançamos, temos possibilidades de entender o nosso corpo, pois cada dança nos permite expressá-la de maneira diferente. Apreciando a dança, podemos aprender mais sobre as pessoas e sobre o mundo em que vivemos.

02) O espaço para a dança pode ser pequeno ou grande, circular ou quadrado, desde que possibilite os movimentos dos dançarinos. O espaço é um elemento essencial para a dança e deve ser estudado e analisado para defi nir o tipo de coreografi a a ser elaborada.

04) As danças indígenas se realizam em diferentes situações, normalmente não trazem intenções ritualísticas.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 25

Página 25 - ETAPA 3

08) O Brasil possui um repertório variado de danças folclóricas que acontecem em todas as regiões do Brasil, porém com maior incidência no Rio de Janeiro. Atualmente, algumas danças folclóricas são executadas no período do carnaval e, com isso, são bastante divulgadas pelos meios de comunicação, tornando-se mais conhecidas por todo Brasil.

16) Chamamos de dança étnica a dança que retrata a cultura de um povo, seus valores, seus costumes, sua vida. Entre as danças étnicas que podemos encontrar no Brasil, destacamos as danças indígenas.

RESPOSTA: 19 – NÍVEL MÉDIO

01) CORRETA. 02) CORRETA. . 04) INCORRETA.As danças indígenas se realizam

em diferentes situações, normalmente com intenções ritualísticas. Na região do rio Uapés, que se localiza na fronteira do Brasil com a Colômbia, encontram-se muitas tribos: Arapaso, Bará, Barasana, Desana, Karapanã, Kubeo, Makuna, Karapanã, Siriano, entre outras. Dentre os rituais praticados por esses povos, existe o ritual dos caxiris praticado em ocasiões sociais pelos índios e seus vizinhos, tanto para come- morar diversas situações como para agradecer pela ajuda na abertura de uma roça ou na construção de uma casa nova. Também é usada para marcar a nomeação de uma criança, em um casamento, na etapa fi nal do ritual de iniciação dos meninos ou somente por divertimento e reforço dos laços sociais.

08) INCORRETA.O Brasil possui um repertório variado de danças folclóricas, que acontecem em todas regiões do Brasil, porém com maior incidência em lugares do interior ou do litoral, nas festas, colheitas, datas importantes e comemorações religiosas. O frevo e o maracatu são danças folclóricas do nordeste brasileiro. Têm origem nas festas religiosas e populares, nas quais as músicas eram tocadas por bandas militares e fanfarras nas ruas. No frevo, a sombrinha é um dos adereços da dança, ajudando ainda mais o movimento dos dançarinos. Atualmente, algumas danças folclóricas são executadas no período do carnaval, e, com isso, são bastante divulgadas pelos meios de comunicação, tornando-se mais conhecidas por todo o Brasil.

16) CORRETA.

Questão 35/40

O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio.

Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Téspis é considerado o primeiro ator grego de que se tem conhecimento. Em uma das festividades a Dionísio, Téspis veio à frente do coro com uma máscara e disse: “Eu sou o deus Dionísio”.

02) A Tragédia tem origem nos primeiros e mais sérios momentos do cerimonial religioso das festas dionisíacas da antiga Roma e narra, além de feitos heroicos, acontecimentos que ressaltam o poder dos deuses sobre o destino dos humanos.

04) As apresentações teatrais na Roma antiga eram compostas por um coro que narrava e fazia comentários a respeito da história, que era interpretada pelos atores principais (protagonistas), que usavam túnicas e máscaras.

08) Em uma madrugada em Tebas, Antígona deixa o palácio para enterrar seu irmão Polinice, fi lho rebelde de Édipo, morto quando conduzia o ataque de príncipes estrangeiros contra sua cidade. Ele estava desobedecendo à ordem de seu tio Creonte. Essa narrativa é o início da tragédia grega Antígona de Sófocles, baseada na obra “As três tragédias gregas”.

16) O teatro pode ser o local onde acontece o evento teatral e também a apresentação de uma peça teatral. Segundo a defi nição dos gregos, teatro é o “local de onde se vê”.

RESPOSTA: 25 – NÍVEL MÉDIO

01) CORRETA. 02) INCORRETA. A Tragédia tem origem nos

primeiros, e mais sérios, momentos do cerimonial religioso das festas dionisíacas da Antiga Grécia e não em Roma.

4) INCORRETA. Essas representações ocorriam na Grécia Antiga e não em Roma.

08) CORRETA.16) CORRETA.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 26

Página 26 - ETAPA 3

BIOLOGIA

Questão 31/36

Nas áreas de preservação das dunas do litoral do estado do Paraná, pode ser observada a sucessão ecológica, processo de colonização e de alterações de um ambiente, que pode culminar com o estabelecimento de uma comunidade estável. Sobre esse tema, assinale o que for correto.

01) O processo de sucessão decorre de modifi cações no microclima local, provocadas pelos próprios organismos.

02) Os solos da região litorânea são rasos e arenosos e impedem o estabelecimento das espécies vegetais pioneiras.

04) A alternância das marés e o vento constante provocam o movimento de areia e de matéria orgânica, impedindo o crescimento de vegetação nas áreas protegidas pelas dunas.

08) O vento transporta sementes de espécies de gramíneas que suportam o calor e a escassez de água, iniciando a colonização das dunas de areia.

16) O processo de colonização de novas dunas nunca habitadas, cuja composição das comunidades se altera ao longo do tempo, corresponde à sucessão primária.

Questão 32/37

Em relação à evolução biológica, assinale o que for correto.

01) A formação de novas espécies está condicionada à irradiação adaptativa ou à divergência adaptativa, em decorrência da ocupação de diferentes hábitats ou nichos ecológicos.

02) Pela evolução simpátrica, não ocorre a formação de novas espécies, pois, nesse caso, ocorre isolamento geográfi co.

04) A mutação e a recombinação gênica atuam na evolução biológica.

08) As asas dos insetos e das aves são exemplos de convergência evolutiva.

16) Pa ra Cha r l es Da rw in , o amb ien te proporciona maior chance de sobrevivência e, consequentemente, de reprodução aos indivíduos mais adaptados.

RESPOSTA: 25 – NÍVEL MÉDIO

01) CORRETA02) INCORRETA: Na especiação simpátrica as

populações podem coabitar a mesma região, não existindo nenhuma barreira geográfi ca que as separe. Neste caso são as preferencias ecológicas e comportamentais dos indivíduos que garantem a limitação do fl uxo de genes entre as populações divergentes.

04) CORRETA08) CORRETA16) CORRETA

Questão 33/38

A doença conhecida como coreia de Huntington, que afeta o sistema nervoso, é produzida por um gene dominante e atinge diversas pessoas no Brasil. Se um casal de heterozigotos para essa doença tiver três fi lhos, é correto afi rmar que

01) a probabi l idade de o pr imeiro f i lho (independentemente do sexo) ser normal e os demais afetados pela coreia de Huntington é de 9/64.

02) a probabilidade de o primeiro fi lho ser do sexo masculino é de 1/8.

04) a probabilidade de o casal ter fi lhos afetados pela coreia de Huntington é de 1/2.

08) a probabilidade de o primeiro fi lho ser do sexo masculino e afetado pela coreia de Huntington é de 9/32.

16) a probabilidade de o primeiro fi lho ser do sexo feminino e não afetado pela coreia de Huntington é de 1/4.

RESPOSTA: 17 – NÍVEL MÉDIO

01) CORRETA02) INCORRETA: A probabilidade do primeiro fi lho

do casal ser do sexo masculino é de ½, 50% menino e 50% menina.

04) INCORRETA: Considerando que o casal é duplo heterozigoto, onde, ambos possuem um gene que condiciona a doença, a probabilidade de terem fi lhos afetados é de ¾, ou 75%.

Aa x Aa → AA afetado, Aa afetado, Aa afetado e aa normal

08) INCORRETA: A probabilidade do primeiro fi lho do casal ser do sexo masculino e ser afetado é de 3/8. Considerando a probabilidade de ser menino é ½ e a probabilidade de ser afetado é ¾.

16) INCORRETA: A probabilidade de o primeiro fi lho ser mulher é ½ e de não ser portador da doença ¼. Assim a probabilidade do primeiro fi lho do casal ser menina e não afetado é 1/8.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 27

Página 27 - ETAPA 3

Questão 34/39

Em 1859, casais de Oryctolagus cuniculatus, espécie de coelho originária da Europa, foram levados para a Austrália, onde encontraram condições ambientais favoráveis, alimentação e nenhum parasita ou predador. Anos depois, a população de coelhos se alastrou e devorou as pastagens, deixando as ovelhas praticamente sem alimento. Em 1950, foi introduzido, na Austrália, um tipo de vírus transmitido por mosquitos sugadores de sangue, o qual atacou os coelhos e exterminou 99% da população. Atualmente, o problema continua devido à seleção de animais resistentes às linhagens mais brandas do vírus. Considerando o texto e os conhecimentos de ecologia, assinale o que for correto.

01) O texto enfoca um caso de desequilíbrio ambiental resultante da introdução de espécie exótica.

02) Os coelhos e as ovelhas ocupam o mesmo nível trófi co na cadeia alimentar.

04) Os vírus e os insetos sugadores são parasitas dos coelhos.

08) Coelhos e ovelhas pertencem à mesma população ecológica. Por isso, ocorre competição intraespecífi ca entre eles.

16) Parasitas e predadores controlam o tamanho da população de coelhos, porque competem pelo mesmo nicho ecológico.

Questão 35/40

Sobre a herança ligada ao sexo, assinale o que for correto.

01) Um exemplo desse tipo de herança é a calvície hereditária na espécie humana, determinada por um alelo localizado em um autossomo, dominante nos homens e recessivo nas mulheres.

02) Na espécie humana, o sexo feminino, quanto aos cromossomos sexuais, é chamado de homogamético.

04) O daltonismo e a hemofilia são doenças hereditárias ligadas ao cromossomo Y.

08) Tanto no sistema XY como no sistema XO, o sexo heterogamético é o masculino.

16) O cromossomo Y humano possui pouquíssimos genes, todos eles holândricos e relacionados à determinação do sexo, à formação e ao funcionamento dos testículos.

RESPOSTA: 26 – NÍVEL MÉDIO

01) INCORRETA: A calvície é determinada por genes autossômicos e é influenciada pela presença de hormônios masculinos. A calvície é determinada pelo gene C, que atua como dominante no sexo masculino e como recessivono sexo feminino. Isso ocorre porque o gene C atua como dominante na presença do hormônio masculino testosterona, e pode se expressar mesmo em dose simples. Como as mulheres possuem baixíssimas quantidades desse hormônio, o gene em dose simples não é sufi ciente para se expressar. Dizemos então que a calvície é infl uenciada pelo sexo e não ligada ao sexo.

02) CORRETA04) INCORRETA: o Daltonismo e a Hemofi lia são

doenças ligadas ao sexo, portanto são ligadas ao cromossomo X.

08) CORRETA16) CORRETA

EDUCAÇÃO FÍSICA

Questão 31/36

Antonio estava iniciando um programa de treinamento e queria ganhar massa muscular de forma rápida. Ao conversar com seu amigo, esse indicou o uso de anabolizantes e recursos ergogênicos. Ao conversar com o seu professor de Educação Física, ele fez outras recomendações, pensando na saúde e na qualidade de vida de Antonio. Nesse sentido, identifique abaixo as recomendações corretas.

01) O uso de anabolizantes e de recursos ergogênicos é recomendável para o ganho de massa e não causa danos à saúde.

02) O uso de anabolizantes e de recursos ergogênicos, em geral, pode comprometer a saúde do usuário.

04) O uso de recursos ergogênicos potencializa os efeitos prejudiciais, superando qualquer benefício possível em termos de exercícios.

08) Todos os recursos ergogênicos poderão ser utilizados, pois trazem excelentes respostas ao ganho de massa muscular.

16) Os anabolizantes e os recursos ergogênicos devem ser usados de acordo com as exigências de cada esporte e podem ser prescritos pelo treinador.

RESPOSTA: 06 – NÍVEL FÁCIL

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 28

Página 28 - ETAPA 3

01) INCORRETA: Os esteróides anabolizantes são produtos químicos farmacêuticos que potencializam o que é naturalmente produzido por hormônios do nosso corpo que causam muitos danos a saúde, entre eles, aparecimento de tumores no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol hipertensão, aumento do tamanho do clitóris (hipertrofi a clitoriana), diminuição temporária nos ciclos menstruais,diminuição dos seio, entre outros. Os recursos Ergométricos devem ser feitos de maneira que não causem nenhum dano a saúde sempre supervisionada por um profi ssional e Educação Física de acordo com as necessidades de cada individuo dentro do principio da individualidade biológica.

02) CORRETA.04) CORRETA.08) INCORRETA: Os recursos ergométricos

devem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada individuo, não sendo necessário a utilização de todos.

16) INCORRETA: Os anabolizantes são produtos químicos que trazem sérias complicações a saúde não sendo recomendado a ser utilizado. Já os recursos ergométricos devem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada individuo e prescritos por um profi ssional apto para isso.

Questão 32/37

Depois de um longo período de sedentarismo, Pedro resolveu voltar a ser ativo. Ao participar da aula de Educação Física, cujo tema era sobre Frequência Cardíaca (FC) e exercício, com destaque aos perigos de não ser ativo, encheu-se de coragem e organizou-se para o reinício das atividades, pois já estava sentindo-se acima do peso e com difi culdades respiratórias para realizar atividades simples. Planifi cou o seu treinamento cuidando da Zona Alvo de FC de trabalho. Pedro tinha como intenção inicial trabalhar com a Zona Alvo de FC de controle de peso. Assinale a(s) alternativa(s) abaixo que apresenta(m) os procedimentos adequados para o propósito idealizado para o controle de peso pretendido por Pedro.

01) Realizar exercícios físicos todos os dias, mantendo a FC nos percentuais de 80 % a 95 % da FCMáx.

02) Realizar exercícios físicos todos os dias e colocar um saco plástico por baixo da camiseta para forçar a transpiração.

04) Realizar exercícios físicos de três a quatro dias por semana, mantendo a FC nos percentuais de 60 % e 70 % da FCmáx.

08) Realizar exercícios físicos sem que eles o coloquem em respiração forçada e não provoquem dores musculares.

16) Realizar exercícios físicos todos os dias, mantendo a FC nos percentuais de 30 % a 40 % da FCMáx.

RESPOSTA: 12 – NÍVEL MÉDIO

01) INCORRETA: Para saber a Zona Alvo de Treinamento é preciso elaborar exercicios com valores mínimos e máximos da frequencia cardica maxima que fi ca entre 60% e 70% para melhor aproveitamento tanto cardíaco como no condicionamento físico geral e controle de peso, de acordo com a idade do indivíduo, e não somente exercicios que provocam niveis alto de 80% a 95% da frequência cardiaca.

02) INCORRETA: Ao realizar atividade física com saco plástico pó debaixo da camiseta vai fazer com que o individuo fi que desidratado podendo causar danos a saúde e não a perda de gordura.

04) CORRETA. 08) CORRETA.16) INCORRETA: Para detectar a sona alvo é

necessario exercicios que mantenham a frequência cardiaca não somente baixa, 30% a 40% que nem chega a se moderado, mais sim, detectar os niveis baixos e altos de frequência cardiaca.

Questão 33/38

É correto afi rmar que o esporte Paraolímpico se organiza considerando

01) os níveis de sociabilidade apresentados pelos grupos de defi cientes.

02) a classificação dos tipos de deficiências apresentadas.

04) as mesmas classes com diferentes níveis de habilidade.

08) os níveis de modalidades, como no esporte convencional.

16) o nível de comprometimento da lesão em cada defi ciência.

RESPOSTA: 18 – NÍVEL DIFÍCIL

01) INCORRETA: o esporte Paraolímpico se organiza considerado os níveis de defi ciência apresentados pelos atletas dentro de cada modalidade e não por sociabilidade.

02) CORRETA:

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 29

Página 29 - ETAPA 3

04) INCORRETA: o esporte Paraolímpico se organiza considerando classes diferentes com o mesmo níveis de habilidades. Antes de iniciar a prática esportiva competitiva, o atleta com deficiência deve passar por uma avaliação de classifi cação funcional. O principal objetivo da classifi cação é nivelar os atletas de acordo com suas capacidades, colocando os que possuem deficiências semelhantes em um mesmo grupo.

08) INCORRETA: O esporte paraolímpico não se organiza como no esporte convencional devido estes atletas apresentarem os níveis de comprometimento da lesão em cada defi ciência. Cada esporte, porém, possui o seu próprio sistema de classifi cação, baseado nas habilidades funcionais que mais afetam o desempenho do atleta no esporte em questão. Sendo assim, além do grupo já descrito, o atleta ainda recebe um número de acordo com a classe a que pertence dentro do grupo. O mais importante de tudo isso é que esse número não é fi xo e muito menos dura para sempre. O atleta deve estar constantemente sendo avaliado pelo comitê de classifi cação funcional nacional ou internacional, dependendo da competição em questão.

16) CORRETA.

Questão 34/39

O Comitê Olímpico Internacional (COI), por meio dos Jogos Olímpicos, prima pelo desenvolvimento do esporte e para que sua prática possa se dar mediante valores humanos ampliados. Para tanto, considerando as transformações sociais ocorridas ao longo do último século, propõe o trabalho e a defesa de valores olímpicos como forma de ter, no esporte, um elemento para o bem social. Ante o exposto, assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) atitude(s) esportiva(s) condizente(s) com os valores olímpicos.

01) Identifi car-se em uma jogada ilegal, mesmo que tenha de ser punido.

02) Simular ações de falta no jogo de forma a trazer vantagens à equipe.

04) Saber quando utilizar a simulação para conquistar vantagens.

08) Combater o uso de qualquer ação racista que, porventura, exista no jogo e fora dele.

16) Apresentar-se no lugar do parceiro de equipe para levar a advertência.

RESPOSTA: 09 – NÍVEL FACÍL

01) CORRETA.02) INCORRETA: Simular ações de falta no

jogo de forma a trazer vantagens à equipe demonstra uma conduta anti-desportiva não tornando um elemento para o bem social.

04) INCORRETA: a simulação no esporte é considerado um falta grave anti - esportiva em que o atleta é punido e não contribui para o bem social no esporte.

08) CORRETA.16) INCORRETA: apresentar- se no lugar do outro

para levar a advertência não conduz nenhum dos princípios que o esporte quer passar que são os valores humanos, entre eles, de respeito e cooperação.

Questão 35/40

“Que possamos aprender com a Capoeira, que nos mantém íntegros nessa grande salada global de etnias. Que possamos jogar sem a mancha da submissão. Que possamos gingar para dar o drible no controle que tenta unifi car a cultura no mundo pela imposição do único. A Capoeira está entre as grandes contribuições do Brasil no imaginário do mundo. Esta é a prova de que o mar leva e o mar devolve: saímos dos porões amargurados dos navios negreiros e voltamos consagrados pela fraternidade da arte”. (Resistência da Capoeira. Discurso do então Ministro da Cultura Gilberto Gil, em homenagem ao Embaixador Sergio Vieira de Melo, falecido em Bagdá, em missão da ONU. Genebra, 19/08/2004).

A Capoeira, prática corporal brasileira, teve sua gênese como luta de libertação e elemento da resistência sociocultural do negro no Brasil. Sobre essa manifestação, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) A Capoeira nasceu como luta de libertação e hoje é praticada e considerada tão somente como uma manifestação esportiva representativa das classes menos favorecidas e que precisam se fi rmar socialmente.

02) A Capoeira foi criada pelos escravos como forma de luta para conquistar a liberdade. Não obstante, hoje é considerada um misto de dança, jogo, luta, arte e folclore.

04) A Capoeira, pela expansão mundial da sua prática e de seu ensino, pelos cantos das músicas e pelo interesse que desperta em

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 30

Página 30 - ETAPA 3

seus praticantes, foi incluída como uma das novas modalidades de luta para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

08) Em 2008, a Capoeira deixou de ser registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por ações políticas contrárias à existência dessa manifestação no meio escolar.

16) As lutas, tanto orientais quanto ocidentais, como a Capoeira, em sua maioria, surgiram de necessidades sociais em um dado contexto histórico, infl uenciadas por fatores econômicos, políticos e culturais.

RESPOSTA: 18 – NÍVEL MÉDIO

01) INCORRETA: A capoeira surgiu no Brasil, como uma forma de resistência dos escravos trazidos da África na época colonial. Além de ser utilizada para defesa física, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade dos escravos africanos. Principalmente porque ela se consolidou no Quilombo dos Palmares. Passou aí a ser vista como uma prática violenta. Por isso mesmo, a capoeira foi proibida por um longo período, precisamente até 1930, quando mestre Bimba fez uma apresentação da luta para o então presidente Getúlio Vargas, que a transformou em esporte nacional brasileiroe hoje ela faz parte do currículo escolar nacional como parte de nossa história. Alem de auxiliar na qualidades de vida, provoca o aumento da freqüência cardíaca, o desenvolvimento muscular e a queima de gordura e desenvolve força muscular, fl exibilidade e resistência física e autoconfi ança.

02) CORRETA.04) A capoeira não faz e não fará parte dos

jogos olímpicos de verão em 2016 no Rio de Janeiro.

08) INCORRETA: 08/07/2008 depois de dar a volta ao mundo e alcançar reconhecimento internacional, a capoeira se tornou o mais novo patrimônio cultural brasileiro. O registro desta manifestação foi votado no dia 15 de julho, em Salvador, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que é constituído por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, e delibera a respeito dos registros e tombamentos do patrimônio nacional.

16) CORRETA.

FILOSOFIA

Questão 31/36

“Muitos pensadores imaginaram que a objetividade das conclusões alcançadas pela Ciência estaria assegurada, se os cientistas deliberassem não aceitar qualquer proposição a respeito da qual pairasse sombra de dúvida ou que não fosse transparentemente verdadeira. Os homens raramente se dão conta de que há muito de hipotético no que têm por indubitável e, muitas vezes, acreditam-se livres de compromissos intelectuais de qualquer espécie, quando, na verdade, estão endossando tacitamente muito de falso” (NAGEL, E. Ciência: natureza e objetivo. In: MORGENBESSER, S. (org.). Filosofi a da Ciência. São Paulo: Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo, 1975, p. 19-20).

A respeito das ideias defendidas nesse texto e do método científi co, assinale o que for correto.

01) No texto acima, o autor combate uma tese que pode ser classifi cada como cartesiana, pois essa tese está de acordo com o pensamento do fi lósofo francês René Descartes (1596-1650).

02) O surgimento de uma hipótese científica pressupõe uma capacidade análoga à capacidade de criação artística.

04) Dado que a natureza do conhecimento científico é hipotética, ela é equiparável à natureza de qualquer outra crença dos indivíduos.

08) O fato de os cientistas possuírem compromissos intelectuais prévios torna o método científi co parcial, pois os resultados científicos são aceitos apenas por aqueles que compartilham dos mesmos compromissos intelectuais.

16) O desenvolvimento de uma pesquisa científi ca também depende de compromissos éticos ou sociais.

Questão 32/37

Augusto Comte (1798-1857) concebeu três estados ou estágios no desenvolvimento da humanidade: o teológico, o metafísico e o positivo (ou científi co).

Em seu Curso de Filosofi a Positiva, ele afi rma: “No estado metafísico, (...) os agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstratas, verdadeiras entidades (...) inerentes aos diversos seres do mundo, e concebidas como capazes de engendrar por elas próprias todos os fenômenos observados”

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 31

Página 31 - ETAPA 3

(COMTE, A. Curso de Filosofi a Positiva. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2005, p. 22). Considerando essa afi rmação de Comte, seu pensamento e sua infl uência para os fi lósofos e para os cientistas posteriores, assinale o que for correto.

01) O emprego do conceito de consciência pela psicologia comportamentalista é uma herança das teorias positivas de Comte.

02) O estado teológico atinge seu mais alto grau quando substitui uma grande quantidade de div indades por um único agente sobrenatural.

04) Para Comte, o conceito de alma como uma força vital, embora recorrente entre os fi lósofos, é um exemplo de conceito ligado ao estado metafísico da humanidade.

08) A ordem de sucessão entre os três estados é baseada não apenas em critérios lógicos e conceituais, mas também em critérios históricos.

16) Por atribuir grande valor à ciência como fonte de progresso para a humanidade, Comte julga que o estado positivo não justifi ca a existência de uma religião.

Questão 33/38

A criação e a difusão de bens culturais e artísticos passaram por profundas transformações no século XX, provocadas por novas tecnologias, como a fotografi a e a gravação sonora, que permitiram que as obras de arte fossem reproduzidas, perdendo seu caráter de objeto único, original e autêntico. O filósofo alemão Walter Benjamin, em suas observações sobre as novas técnicas, afi rmou: “Multiplicando as cópias, elas transformam o evento produzido apenas uma vez num fenômeno de massas” (BENJAMIN, W. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 8). Sobre a cultura de massa contemporânea, assinale o que for correto.

01) O advento das técnicas de reprodução dispensa a atuação do artista na criação das obras de arte, as quais podem ser geradas por processos industriais preestabelecidos.

02) A fotografi a permite produzir cópias de uma obra de arte sem afetar o objeto original, porém a fotografi a em si não pode ser considerada obra de arte, porque, nesse caso, não há um objeto original e único, mas apenas cópias idênticas.

04) Para Benjamin, a obra de arte possui tanto valor de culto, em que a obra de arte está a serviço de um signifi cado religioso, quanto valor de exposição, em que a obra de arte é contemplada e usufruída como criação artística autônoma.

08) Os objetos artísticos únicos e originais, como as pinturas antigas preservadas nos museus, não estão submetidos ao controle da indústria cultural, porque foram criados em épocas em que as técnicas modernas de reprodução não existiam.

16) Segundo os fi lósofos alemães T. Adorno e M. Hockheimer, a massifi cação das obras de arte é uma forma de esvaziar a arte de seu potencial aspecto de crítica social.

Questão 34/39

O fi lósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) consolidou a distinção entre o reino da natureza e o reino da moral, afi rmando que, na natureza, operam as leis da causalidade, as quais são necessárias e universais, e que, no reino da moral, opera a vontade humana, a qual determina suas ações livremente e segundo fi nalidades racionais, sem se submeter às leis naturais necessárias. Dessa forma, à medida que as ações humanas agem sobre o mundo natural, esse é transformado em um mundo cultural, tal como expresso nos campos das artes, da política, da ética, da ciência e da religião, entre outros. Sobre a relação entre natureza e cultura, assinale o que for correto.

01) Porque a história é o registro em ordem cronológica das ações humanas, apenas os povos que desenvolveram a escrita possuem história.

02) O tempo natural distingue-se do tempo cultural por ser a repetição dos ciclos da natureza, como a passagem do dia para a noite e a sucessão das estações, enquanto o tempo cultural é o das mudanças por que passam os objetos, os valores e as instituições produzidos pela ação humana.

04) A distinção entre “civilização” e “barbárie” é determinada pelo grau de desenvolvimento tecnológico e cultural alcançado por uma sociedade.

08) As narrativas míticas, embora não sejam científicas, oferecem explicações válidas sobre o sentido e o signifi cado das origens dos fenômenos naturais.

16) Segundo Kant, a autonomia da liberdade humana em relação às leis necessárias naturais é alcançada por meio da educação.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 32

Página 32 - ETAPA 3

Questão 35/40

O fi lósofo alemão Edmund Husserl (1859-1938) concebeu a fenomenologia como um método para resolver o problema da fundamentação das condições de possibilidade do conhecimento. O objeto do conhecimento, para Husserl, só pode ser abordado à medida que aparece para a consciência em uma intuição já signifi cativa, o que o pensador chamou de “ato intencional”. Husserl afi rma que: “Normalmente, falamos do conhecimento e da classifi cação do objeto da percepção como se o ato se exercesse sobre o objeto. Mas, como já dissemos, o que está na própria vivência não é nenhum objeto, e sim uma percepção, um estado de espírito determinado de tal ou tal maneira; portanto, na vivência, o ato de conhecimento se fundamenta na percepção” (HUSSERL, E. Investigações Lógicas. Sexta Investigação. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2005, p. 44). Sobre o método fenomenológico, assinale o que for correto.

01) Para a fenomenologia, não é possível presumir que os objetos do conhecimento tenham uma realidade em si mesma, separada do sujeito que os conhece.

02) Quando a consciência percebe a cor vermelha de um objeto, o signifi cado da expressão “vermelho” e a cor vermelha percebida aparecem como uma coisa só, idêntica em seu sentido.

04) A proposição “o livro está sobre a mesa” pode ser verdadeira para uma pessoa e falsa para outra, dependendo de suas vivências particulares do mesmo objeto percebido.

08) Para Husserl, os fenômenos não são apenas o domínio dos objetos das ciências naturais, são também aqueles objetos criados pela prática humana, como os valores morais e os afetos.

16) À medida que a fenomenologia define-se, segundo Husserl, como o estudo dos fundamentos e da estrutura da consciência e dos atos de percepção, ela é distinta da psicologia, que estuda os fatos mentais e comportamentais concretos.

FÍSICA

Questão 31/36

Segundo o modelo de Bohr para um átomo com

apenas um elétron, a distâncian

r entre o núcleo e

o elétron e a energian

E do átomo podem ser

escritas como

2n B

r n r� e 02

12

N e

nB

k q qE

r n� −

com2

204B

N e

hr

k q q m�

πe N e

N e

m mm

m m�

�. Além disso,

Nm é a massa do núcleo,

em é a massa do elétron,

Nq é a carga elétrica do núcleo,

eq é o módulo da

carga elétrica do elétron, 0k é a constante

eletrostática do vácuo e n pode assumir somente

valores inteiros positivos não nulos( {1, 2, 3, ...}n� ). Nesse contexto e usando o termo

hidrogenoide para denominar um íon comN e

q Zq� ,

que contém apenas um elétron, e o termo positrôniopara o sistema composto por um pósitron e por um

elétron (N e

q q� eN e

m m� ), assinale o que for

correto.

01) Se m for aproximado pore

m para o átomo de

hidrogênio,B

r para o positrônio é o dobro deB

r

para o hidrogênio.

02) Se m for aproximado pore

m para o

hidrogenoide com 2Z � , o menor raio possívelpara esse hidrogenoide é igual ao menor raiopossível para o positrônio.

04) Se m for aproximado pore

m para o átomo de

hidrogênio, a energia mínima do positrônio éigual à metade da energia mínima do átomo dehidrogênio.

08) A maior diferença, em módulo, entre duas

energias consecutivas,n

E e 1nE

�, é igual

a 0

8N e

B

k q q

r.

16) Pode-se veri�car que o dobro da energia é igualà energia potencial eletrostática, isto é,

02 N e

nn

k q qE

r� − .

RESPOSTA: 21 – NÍVEL DIFÍCIL

01) CORRETA.02) INCORRETA. Para o hidrogenoide, com m ≅ me , Z =2 e qN = 2.qe tem-se

ee

B

H

nmqk

hrr

20

2

2

.2.4���

.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 33

Página 33 - ETAPA 3

Para o positrônio, com qN = qe e mN = me

2

. e

eN

eN m

mm

mmm �

�� ,

Logo

2.2.4 2

02

2

ee

B

p

n mqk

hrr

���

.

Deste modo, 2

p

nH

n

rr � .

04) CORRETA. 08) INCORRETA. A diferença entre En+1 e En é

dada por

���

��

����

� ��

����

���

����

)1n(n

1n2

r2

qqk

n

1

1n

1.

r2

qqk

n

1.

r2

qqk

1n

1.

r2

qqkE

B

EN0

B

EN0

B

EN0

B

EN0

Se n = 1, tem-se o módulo

B

EN0

B

EN0

r8

qqk

r4

qqk3E ���

16) CORRETA.

Questão 32/37

No âmbito da eletrostática e desconsiderando quaisquer efeitos externos, assinale o que for correto.

01) Duas cargas pontuais carregadas com cargas de mesmo sinal sempre se atraem.

02) Dois condutores esféricos carregados com cargas de mesmo sinal sempre se repelem.

04) Dois condutores esféricos carregados com cargas de sinais opostos sempre se atraem.

08) Um condutor esférico neutro sempre é atraído por outro condutor esférico carregado.

16) Em um condutor esférico carregado em equilíbrio, toda a carga está homogeneamente distribuída na sua superfície.

RESPOSTA: 28 – NÍVEL MÉDIO

01) INCORRETA. Duas cargas pontuais carregadas com cargas de mesmo sinal

sempre se repelem, enquanto sinais opostos se atraem.

02) INCORRETA. Discordamos do gabarito oficial, pois a alternativa está CORRETA. Condutores esféricos com cargas de sinais iguais sempre se repelem, segundo as informações estabelecidas pela questão.

04) CORRETA.08) CORRETA. 16) CORRETA.

Questão 33/38

Com relação a uma associação em série de dois capacitores de capacitâncias C1 e C2, sujeita a uma diferença de potencial U, assinale o que for correto.

01) A capacitância equivalente é sempre maior do que a capacitância de qualquer um dos dois capacitores.

02) Se C1 + C2 = C, com C constante, a capacitância equivalente da associação em série será máxima, se C1 = C2 = C/2.

04) As cargas, em módulo, nas placas dos capacitores são iguais, independentemente dos valores de C1 e de C2.

08) A diferença de potencial a que um capacitor está sujeito é diferente da do outro, independentemente dos valores de C1 e de C2 .

16) A energia armazenada em um capacitor é igual à do outro, independentemente dos valores de C1 e de C2 .

RESPOSTA: 28 - NÍVEL MÉDIO

01) INCORRETA. Na associação dos capacitores em série a capacitância equivalente é menor que do que qualquer uma das capacitâncias da associação pois, o inverso da capacitância equivalente é igual à soma dos inversos das capacitâncias associadas.

02) CORRETA. 04) CORRETA.08) INCORRETA. A diferença de potencial

pode ser a mesma nos dois capacitores se estiverem associados em paralelo ou se eles forem iguais.

16) INCORRETA. A Energia armazenada em um capacitor depende de sua capacitância e da diferença de potencial a qual está submetido

E =C

2. U

2 , logo, se dois capacitores não são iguais ou não estão submetidos a mesma ddp, podem armazenar energias diferentes.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 34

Página 34 - ETAPA 3

Questão 34/38

Considere um condutor de diâmetro desprezível, com resistência de 1,0 Ω, em forma de anel, no plano horizontal, e um campo magnético homogêneo, perpendicular a esse plano e apontando de cima para baixo. Sob o enfoque de um observador que olha de cima para baixo, assinale o que for correto.

01) Se o campo magnético for constante e o raio do anel estiver aumentando, o sentido da corrente elétrica induzida será anti-horário.

02) Se o módulo do campo magnético estiver aumentando e o raio do anel for mantido constante, o sentido da corrente elétrica induzida será horário.

04) Se o módulo do campo magnético cresce segundo a taxa 0,1 T/s e a área do disco delimitado pelo anel é igual a 1,0 x 10-4 m2, o módulo da corrente elétrica induzida será igual a 1,0 x 10-3 A.

08) Se o módulo do campo magnético é igual a 1,0 T e a área do disco delimitado pelo anel aumenta na taxa de 1,0 m2/s, porém mantendo fi xa a resistência do anel em 1,0 Ω, o módulo da corrente elétrica induzida será igual a 1,0 A.

16) Se a área do disco delimitado pelo anel aumenta na taxa de 0,1 m2/s e o módulo do campo magnético diminui na taxa de 0,1 T/s, o fl uxo magnético através da área delimitada pelo anel é independente do tempo.

RESPOSTA: 09 – NÍVEL MÉDIO

01) CORRETA.

02) INCORRETA. Se for considerado que o módulo do campo magnético está aumentando, então uma forma de interpretar isso seria imaginar um ímã se aproximando do anel com o pólo norte. Deste modo, pela lei de Faraday concomitante a lei de Lenz, a corrente induzida deve produzir um campo magnético que produza uma repulsão sobre o ímã que se aproxima, ou seja, ela deve produzir também um pólo norte. Sendo assim, usando a regra da mão direita, observa-se que a corrente induzida terá sentido anti-horário em relação ao campo magnético.

04) INCORRETA.

A10ii.1

1

1.10.1.1,0

i.Rt

90cos.A.Bi.R

tU

54

0

��

� �

��

� �

���

. 08) CORRETA. 16) INCORRETA. Pois, por defi nição as taxas de

variações dependem do tempo.

) wb/sAB.(1,0A1,0B.1,0

1

)1,0.(A

1

1.B.1,0

t

A.B

t

A.B

t

���

��

����

��

��

���

Questão 35/40

Proveniente de um acelerador de partículas, uma partícula entra em um detector. Quando está dentro do detector, ela deixa um rastro. Supondo que a partícula seja carregada, que venha da esquerda para direita e que existam campos elétrico e magnético constantes, assinale o que for correto sobre o movimento da partícula dentro do detector, desconsiderando os efeitos da força gravitacional.

01) Se a partícula fosse neutra e as forças de atrito pudessem ser desconsideradas, a trajetória da partícula seria circular.

02) Se os campos elétrico e magnético apontarem da esquerda para a direita e as forças de atrito puderem ser desconsideradas, a trajetória da partícula será circular.

04) Se os campos elétrico e magnético apontarem da esquerda para a direita e as forças de atrito puderem ser desconsideradas, o módulo da velocidade da partícula será constante.

08) Se o campo elétrico for nulo, o campo magnético for perpendicular à trajetória de entrada da partícula e se as forças de atrito não forem desprezíveis, a trajetória da partícula ocorrerá em um plano e será espiralada.

16) Se as forças de atr i to puderem ser desconsideradas e os campos elétrico e magnético forem não nulos e não paralelos, há direções e valores dos módulos desses campos tal que a trajetória da partícula seja retilínea.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 35

Página 35 - ETAPA 3

RESPOSTA: 24 - NÍVEL FÁCIL

01) INCORRETA. Uma partícula neutra ao atravessar os campos não sofrerá a ação de nenhuma força e a sua trajetória não será alterada

02) INCORRETA. Considerando que a partícula é lançada na mesma direção dos campos, ou seja, o ângulo formado pelo vetor velocidade e as linhas de campo magnético é 0o, concluímos, de Fmg= |q| . v . B . sen α, que a força magnética que age na partícula é nula. Isso signifi ca que a partícula irá se movimentar de forma retilínea, sofrendo apenas a ação da força elétrica.

04) INCORRETA. Se a carga for positiva haverá movimento acelerado para direita e se for negativa esse movimento será retardado.

08) CORRETA. 16) CORRETA.

GEOGRAFIA

Questão 31/36

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) No Japão, para superar a crise dos anos 1980, foi incentivado o processo de concentração industrial para contrapor-se à elevação dos custos da mão de obra e à elevação dos custos de produção pressionados pela elevação dos preços dos terrenos e dos aluguéis.

02) As funções e as atividades das cidades mundiais estão associadas ao desenvolvimento de características pós-industriais e desempenham funções de controle e de gerenciamento das corporações transnacionais.

04) Cidades como Hong Kong e Cingapura apresentam a condição de cidades-Estados; a primeira é um enclave no Sul da China, a segunda é um estado soberano, e ambas estruturaram suas economias direcionadas para o mercado mundial.

08) A qualifi cação profi ssional e a implementação de tecnologia de ponta dos tecnopolos fazem estimular a economia e também mudar o comportamento social. Uma infraestrutura adequada permite o aumento da produção (e também de consumo), atrai investimentos e fortalece o país, de preferência e se possível, em uma perspectiva de economia verde.

16) A industrialização dos NIPs (Novos Países Industrializados) baseou-se no modelo de crescimento industrial, em políticas

públicas destinadas a ampliar as exportações de bens manufaturados para atender às demandas do mercado mundial. As plataformas de exportação se inserem no contexto da Revolução Técnico-Científi ca e da globalização. São fornecedores de bens da microeletrônica e de tecnologia média.

RESPOSTA: 30 – NÍVEL FÁCIL

01) INCORRETA. O Japão buscou superar a crise com um processo de desconcentração, particularmente em direção aos Tigres Asiáticos (Novos Países Industrializados – NIPs) onde encontravam condições mais favoráveis na época.

02) CORRETA.04) CORRETA. 08) CORRETA. 16) CORRETA.

Questão 32/37

A existência da cidade formal dotada de infraestrutura, de equipamentos e de serviços urbanos contrasta com a cidade informal. Elas traduzem modos de vida distintos, uma segregação ao mesmo tempo social e espacial. A ONU (Organização das Nações Unidas) defi ne bairros pobres como assentamentos precários e lista suas principais características: status residencial inseguro; acesso inadequado à água potável, ao saneamento e à infraestrutura em geral; baixa qualidade dos domicílios; adensamento em excesso. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) No mundo, cerca de um bilhão de pessoas vive em habitações informais, improvisadas ou inacabadas. Desse contingente, mais da metade da população que se concentra em áreas degradadas com adensamento em excesso encontra-se na Ásia.

02) Os condomínios fechados, alguns com dimensões de pequenas cidades, são a expressão da cidade formal. A população que se transfere para dentro desses condomínios é a que tem poder de pressão sobre os governos. O condomínio fechado substitui o espaço público pelo privado.

04) Em determinadas megacidades, onde se observam elevados índices de pobreza, a expansão da mancha urbana se dá pela ocupação das áreas periféricas por meio da autoconstrução de habitações e das vias públicas.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 36

Página 36 - ETAPA 3

08) No Brasil, a existência de habitações informais e ilegais é funcional para a manutenção do baixo custo da força de trabalho como também de um mercado imobiliário especulativo.

16) Nos Estados Unidos, no século XXI, as pessoas pobres se concentravam em áreas degradadas no centro das grandes cidades, como Nova York. Com a implantação de projetos e de empreendimentos imobiliários, denominados de projetos de revitalização, moradores de baixa renda tiveram que se mudar e passaram a ocupar os subúrbios mais afastados.

RESPOSTA: 15 – NÍVEL FÁCIL

01) CORRETA02) CORRETA.04) CORRETA. 08) CORRETA. 16) INCORRETA. As populações de baixa renda

concentram-se em áreas mais periféricas, ainda que áreas centrais degradadas possam ser utilizadas por grupos profundamente marginalizados.

Questão 33/38

Todas as regiões do mundo contemporâneo passam por processos de integração, em maior ou em menor escala, entre seus componentes e com outras regiões do mundo. A reestruturação da economia mundial incorporou novas tecnologias com o objetivo de estabelecer as novas bases e os seus novos fl uxos. A necessidade do aumento de espaços econômicos tinha como foco a operação de empresas de alta tecnologia e a introdução de inovações econômicas já em base de incorporação à produção. (SANTOS, T. dos. Globalização e regionalização da economia mundial. 1993.Disponível em <www.revista.fee.tche.br>).

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) No que diz respeito à integração econômica e aos blocos regionais, os países em desenvolvimento que não apresentam organizações intrarregionais fortalecidas acabam tendo um maior poder de compra e uma menor capacidade de exportação de seusprodutos.

02) Diante da tendência dos “mercadosplanetários”, faz-se necessário o aumento de custos com pesquisa e com desenvolvimento

para a criação de novos produtos e de novosprocessos de produção.

04) Com o fi m da Guerra Fria e com a consolidação dos Blocos econômicos, os Estados Unidos se viram obrigados a reavaliar sua inserção no mercado mundial, em decorrência de novas regras de comércio e da livre circulação.

08) A Austrália, tradicional parceira comercial da Europa, vem sendo atraída pelo polo econômico criado pela industrialização da Ásia e pelo aumento da demanda da Bacia do Pacífi co. Desenvolveram-se as indústrias ligadas a telecomunicações, banda larga, jogos e animações e softwares para indústria.

16) Quando o ciclo de expansão econômica do pós-guerra estava em fi nalização, instaurou-se uma bipolaridade econômica. De um lado, encontravam-se os países da Europa Ocidental, com um crescimento ainda muito lento; de outro, estava a Grã-Bretanha, que herdou a economia pioneira da Revolução Industrial do século XIX.

RESPOSTA: 14 – NÍVEL MÉDIO

01) INCORRETA. Os países em desenvolvimento que não apresen tam organ izações intrarregionais fortalecidas acabam tendo um menor poder de compra.

02) CORRETA.04) CORRETA. 08) CORRETA. 16) INCORRETA. A Grã-Bretanha faz parte da

Europa Ocidental. Quando esse ciclo estava em finalização, abria se o processo de multipolarização econômica.

Questão 34/39

A população mundial atingiu, em 2011, a marca de 7 bilhões de habitantes e, em 2050, terá pouco mais de 9 bilhões de habitantes, conforme estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU). Isso signifi ca que, a cada ano, o ritmo de crescimento populacional deve crescer apenas 0,33 % ao ano. A distribuição da população é desigual, havendo grande diferença no contingente populacional dos continentes (Fonte: www.brasilescola.com/geografi a/população).

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).01) Entre os principais fl uxos migratórios mundiais

ocorridos no início do século XXI, pode-se citar a Oceania como um dos continentes de maior emigração.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 37

Página 37 - ETAPA 3

02) Na análise dos indicadores demográfi cos da Rússia, verifi ca-se um crescimento natural da população até o início da década de 1990, período a partir do qual se inicia o decréscimo da população.

04) A transição demográfi ca, à qual se associam os índices de natalidade e de mortalidade, na situação brasileira atual, está em vias de fi nalização, indicando uma maior proporção de idosos.

08) No Brasil, a diminuição do crescimento vegetativo tem sido também creditada ao alto custo de formação e ao aumento do nível de instrução das mulheres.

16) A migração interna é um vetor de ligação entre as cidades, e a direção de seus fl uxos é um indicativo das diferenças econômicas das regiões e das oportunidades de ascensão social dos centros urbanos. As opções de destino migratório que sempre estavam atreladas aos grandes centros passam a ter um novo formato, tendo em vista as áreas de desconcentração, como as do Norte do Paraná e a do Mato Grosso do Sul.

RESPOSTA: 26 – NÍVEL FÁCIL.

01) INCORRETA. A Oceania é um centro de imigração na medida em que é pouco povoado e possui alta qualidade de vida.

02) CORRETA.04) INCORRETA. O Bras i l encont ra -se

praticamente no auge de sua transição demográfi ca com o aumento da população adulta em detrimento da população jovem. Os idosos aumentam, mas ainda não alcançam os índices econômicos preocupantes de países ricos. Ou seja, o Brasil possui, do ponto de vista demográfi co, um alto bônus demográfi co, que vem sendo desperdiçado pela corrupção e pelo modelo insustentável de seu sistema previdenciário.

08) CORRETA. 16) CORRETA.

Questão 35/40

“Nos últimos decênios, a globalização tem alterado profundamente o grau e a forma de inserção dos países latino-americanos na economia mundial. Um refl exo imediato dessas alterações manifestou-se na década de 1980, com a aguda crise econômica que atingiu a maioria desses países, resultante, sobretudo, da explosão das taxas de juros cobradas sobre a dívida externa. A consequência

mais evidente dessa crise foi a diminuição dos investimentos nos setores de infraestrutura e em políticas sociais.” (América Latina no contexto da globalização. In: TERRA, L. Conexões. São Paulo: Moderna, 2008, p. 527).

Considerando que as transformações territoriais impostas pela globalização atingem de forma diferenciada cada um dos países, assinale o que for correto.

01) No México, observa-se um processo de valorização dos estados ao norte, próximos dos EUA, da implantação de empresas “maquiladoras” e do crescimento de cidades médias.

02) A inserção do Chile no mercado internacional reforça as especializações produtivas, com investimentos intensos das grandes mineradoras de cobre, ao norte, enquanto o sistema produtivo da fruticultura, ao sul, tornou-se mais sofi sticado para atender as demandas do mercado internacional.

04) Na Argentina, no século XXI, as grandes corporações internacionais investiram nas redes de transportes para facilitar a integração com os mercados mundiais, em detrimento das iniciativas de integração nacional.

08) As indústrias instaladas nos países sul-americanos, desde os meados dos anos 1990, estão inseridas em cadeias produtivas internacionais, que importam parte dos insumos e dos componentes utilizados e complementam sua linha de produção localizada em outros países. Corporações estadunidenses, europeias e japonesas espalharam suas fi liais, fazendo-as ingressar na economia industrial moderna. Esses países trocaram o modelo econômico agroexportador pelo modelo urbano e industrial.

16) No Brasil, o sucateamento de segmentos industriais, que se desenvolveram no modelo de substituição de importações, gera necessidade de superávits comerciais e de transferência de parte dos setores públicos e privados nacionais para o capital internacional.

RESPOSTA: 27 – NÍVEL FÁCIL.

01) CORRETA02) CORRETA.04) INCORRETA. A Argentina do século XXI é

um país com enormes difi culdades internas e um relativo isolamento externo em função

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 38

Página 38 - ETAPA 3

de suas dificuldades econômicas que afetam suas exportações, importações e, consequentemente, sua inserção no mercado mundial. Em um contexto de capitalismo globalizado e neoliberal, medidas de caráter nacionalista e populista tem dificultado a posição Argentina como polo de atração de capitais, onde a rede de transportes é apenas um dos setores afetados.

08) CORRETA. 16) CORRETA.

HISTÓRIA

Questão 31/36

O Paraná passou por profundas transformações ao longo do século XX, com grande impacto em sua economia, em sua demografi a e em suas relações políticas e sociais. Sobre a história do Paraná nesse período, assinale o que for correto.

01) A década de 1970 representou um marco na inversão da relação entre a população rural e a população urbana no Paraná. No início daquela década, a maioria da população estava no campo. Em 1980, a maioria residia nas cidades.

02) Ocorrida em 1957, a revolta dos camponeses de Porecatu, na região conhecida como Norte Pioneiro do Paraná, foi um movimento político orientado pelo objetivo de obtenção dos títulos de propriedade da terra, em razão da insegurança jurídica provocada pela empresa colonizadora, a Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná.

04) Em 1940, havia apenas 50 municípios no Paraná. Com o processo de colonização do interior do Estado, houve um processo de reorganização administrativa, representado pela criação de municípios. Entre os muitos municípios criados no início da década de 1950, destacam-se Maringá e Cascavel.

08) Em 1965, apesar da ditadura instaurada no país no ano anterior, houve eleições para governador em alguns estados. No Paraná, as eleições consagraram a ascensão política de Paulo Pimentel, eleito governador.

16) Embora haja a tendência de atribuir à grande geada de 1953 a responsabilidade pela erradicação da cafeicultura no Norte do Paraná, é fato que a crise do setor data das duas décadas anteriores, quando as culturas da soja e do trigo foram introduzidas para substituir o café.

Questão 32/37

Em 15 de novembro de 1889, ocorreu a Proclamação da República do Brasil. A primeira fase da experiência republicana, encerrada pela Revolução de 1930, fi cou conhecida como República Velha. O estudo dessas quatro décadas revela as contradições e os impasses da afi rmação da experiência republicana em nosso país. A respeito da história brasileira no período da chamada República Velha, assinale o que for correto.

01) O fi m da República Velha foi precipitado pela vitória eleitoral da Aliança Liberal, encabeçada por Getúlio Vargas (presidente) e por João Pessoa (vice-presidente). Com o objetivo de impedir a ascensão das forças oposicionistas, o presidente Washington Luiz organizou um golpe de Estado para garantir a posse de seu candidato, derrotado nas urnas, Júlio Prestes. A resistência popular ao golpe de Estado contribuiu para a defl agração da Revolução de 1930.

02) A Revolta das Vacinas, um dos mais importantes movimentos populares do início do século XX, foi uma rebelião popular insufl ada pelos anarquistas contra a política sanitária do prefeito de São Paulo, Prestes Maia, visto que, fi losofi camente, essa corrente política combatia a intromissão do governo na vida privada dos cidadãos.

04) Foi no governo do presidente Floriano Peixoto (1891-1894) que se fi rmou um grande pacto entre as elites políticas regionais, conhecido como “política dos governadores”, para controlar o governo federal.

08) O lema do movimento tenentista era “representação e justiça”, em clara condenação das práticas do sistema político vigente, no qual grassavam a fraude eleitoral e outras mazelas.

16) Ministro da Fazenda do governo Deodoro da Fonseca, o jurista Rui Barbosa introduziu uma reforma no sistema fi nanceiro, a qual ficou conhecida como “encilhamento”, permitindo que alguns bancos estaduais emitissem dinheiro para ampliação de crédito às empresas. Adotada com o objetivo de estimular o desenvolvimento industrial, a política do “encilhamento” gerou infl ação e desvalorização da moeda nacional.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 39

Página 39 - ETAPA 3

Questão 33/38

Na década de 1930, a história mundial registrou a ascensão de fenômenos novos, como o nazismo, e a consolidação do regime instaurado pela revolução soviética de 1917, além de uma crise aguda no capitalismo, provocada pela quebra da bolsa de valores de 1929. Sobre a história mundial na década de 1930, assinale o que for correto.

01) Frustrado com o insucesso de seu partido nos processos eleitorais, Adolf Hitler fi nalmente chegou ao poder na Alemanha, em janeiro de 1933, mediante um golpe de Estado que depôs o presidente Hindenburg, encerrando a chamada República de Weimar e inaugurando o período conhecido como 3.º Reich.

02) Eleito em 1932, o presidente Franklin Roosevelt, para combater os efeitos da grave crise econômica e social, adotou um programa que fi cou conhecido como New Deal, baseado na defesa do liberalismo econômico e na recusa da intervenção do Estado na economia, rompendo com a política adotada nos governos anteriores.

04) A política de relações internacionais do governo fascista italiano não foi de alinhamento automático com a Alemanha nazista. Em 1935, no contexto da instabilidade política europeia, a Itália aderiu ao pacto antigermânico. Em 1936, recuou e assinou o tratado que criou o Eixo Roma–Berlim. Em 1938, quando da ocupação da Áustria pela Alemanha, a Itália se aproximou dos ingleses, mas, logo depois, voltou-se para o lado dos alemães.

08) Em 1939, após a cruenta guerra civil que opôs os nacionalistas, apoiados pelos governos da Itália e da Alemanha, e os republicanos, apoiados por soviéticos e por voluntários de várias nacionalidades, Antonio Salazar chegou ao poder em Portugal. Estabeleceu, então, um regime ditatorial, conhecido como Estado Novo, que durou até a década de 1970 e seria deposto pela Revolução dos Cravos.

16) No fi nal da década de 1930, a União Soviética emergia como potência industrial mundial, com desenvolvimento impulsionado por um programa que fi cou conhecido como Nova Política Econômica. Adotada por infl uência da liderança de Stalin em 1928, a Nova Política Econômica baseava-se na articulação entre os empreendimentos privados e as empresas estatais e na produção da pequena propriedade camponesa.

Questão 34/39

Em meados da década de 1970, fi caram evidentes os sinais da crise econômica e política da ditadura civil-militar instaurada em 1964. O país viveu, desde então, um complexo processo político de redemocratização e de elaboração de alternativas de políticas econômicas para superar a herança do período ditatorial. Sobre a história brasileira nas últimas décadas, assinale o que for correto.

01) Para deter a escalada inflacionária, o presidente Ernesto Geisel estabeleceu um conjunto de políticas que fi cou conhecido como “Pacote de Abril de 1977”, por meio do qual adotou uma série de medidas de restrição ao crédito e de contenção de aumentos salariais.

02) Em 1985, o período da ditadura militar chegou ao fi m, com a posse de José Sarney, primeiro Presidente da República eleito pelo voto direto dos cidadãos desde 1960.

04) Em 1994, impulsionado pelo sucesso instantâneo do Plano Real no combate à infl ação, fl agelo que atormentava a vida da população brasileira havia anos, o ministro da Fazenda, Fernando Collor de Mello, foi eleito Presidente da República já no primeiro turno, feito repetido quatro anos depois.

08) As eleições parlamentares de 1974 constituíram um marco da resistência democrática à ditadura militar, em razão da performance do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), a legenda de oposição. Vitorioso nos grandes centros urbanos, o MDB teve sua representação na Câmara Federal quase duplicada, enquanto sua bancada no Senado quase triplicou.

16) Eleito Presidente da República em 2002, após três tentativas frustradas (1989, 1994 e 1998), Luiz Inácio Lula da Silva surgiu na cena política nacional em 1968, liderando a greve dos operários de Osasco (SP), um dos mais importantes movimentos de resistência popular à ditadura militar.

Questão 35/40

A conjuntura das décadas anteriores à Primeira Guerra Mundial registrou o fenômeno conhecido como neocolonialismo, por intermédio do qual as potências ocidentais estabeleceram formas renovadas de colonização da África e da Ásia.Sobre esse processo, assinale o que for correto.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 40

Página 40 - ETAPA 3

01) A conferência de Potsdam, realizada em 1895, foi um marco nas negociações entre as potências europeias pela divisão da Ásia, proporcionando a delimitação de áreas de infl uência entre a Inglaterra e a Alemanha, para contrariedade das pretensões francesas e italianas.

02) Possuindo uma população estimada em 400 milhões de habitantes, a China era, em meados do século XIX, um atraente mercado consumidor para a expansão dos interesses das potências capitalistas. Em 1842, derrotada na “guerra do ópio”, a China foi obrigada a assinar o Tratado de Nanquim, abrindo mão de cinco de seus portos ao livre comércio, abolindo o controle fi scal e entregando a ilha de Hong Kong à Inglaterra.

04) No início do século XX, iniciou-se a penetração dos EUA na Indochina. A face mais emblemática dessa ofensiva deu-se no Vietnã. Apenas em meados da década de 1970, em decorrência da onda de protestos desencadeada por movimentos estudantis e pacifi stas, cessou-se a ocupação dos EUA no Vietnã.

08) Itália e Rússia, países que só consolidaram sua unifi cação territorial e política em 1890, empenharam-se tardiamente na partilha colonial da África. A insatisfação dos dois países com os termos da partilha está na origem da Primeira Guerra Mundial.

16) O neocolonialismo diferiu do colonialismo do século XVI. Enquanto este se expandiu nos marcos do capitalismo comercial e das políticas mercantilistas, o neocolonialismo era expressão do capitalismo fi nanceiro ou monopolista.

MATEMÁTICA

Questão 31/36

Considere uma pirâmide regular reta, com base quadrangular ABCD. Seja E a interseção da perpendicular à base ABCD pelo vértice V. Seja π o plano paralelo à base pelo ponto médio M do segmento VE. Com essas informações, é correto afi rmar que

01) o plano π intercepta a aresta VA em um ponto P, tal que a distância de V a P é o dobro da distância de A a P.

02) a reta que contém o segmento VE é ortogonal à reta que contém o segmento AB.

04) a interseção do plano π com a pirâmide é um quadrado que tem M como interseção de suas diagonais.

08) o triângulo VCM é retângulo.16) a altura do triângulo VDB, em relação ao

vértice V, coincide com a altura da pirâmide e é o segmento VE.

Questão 32/37

Sejam 1x e 2x raízes da equação2 2 2 0x x− � �

e 3x e 4x raízes da equação22 2 5 0x x− � � . Em

relação a essas raízes, assinale o que for correto.

01) O número 1 2 3 4z x x x x� � � � é um número

real.

02) O número 3 4z x x� − é um número imaginário

puro.

04) Se 1 2

2 1

x xz

x x� � , então 0z� .

08) Sendo θ o argumento de 3x , então

cos 10θ = .

16) Os números 1x e 2x também podem ser

escritos como � �1 2 cos4 4

z isenπ π

� � e

��2 2 cos4 4

z isenπ π

� − .

Questão 33/38

Considere a equação polinomial(x – 2)(2x3 – 2x – 8) = (x2 – 4)2.

Sabendo que x ≠ 2, é correto afi rmar que

01) a equação dada é equivalente ax4 – 2x3 + 2x2 = 0.02) zero é uma raiz de multiplicidade 2.04) o número complexo z = 1 + i é uma de suas

raízes.08) a equação polinomial não possui termo

independente.16) o coefi ciente do termo de maior grau é 2.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 41

Página 41 - ETAPA 3

Questão 34/39

Considere as retas ,r s e t dadas pelas seguintes

equações: : 5r y ax� � , :9

x t bs

y t c

� �−��

� ��

e : 13yx

pd

− = , em que , ,a b c e d são números

reais não nulos. Assinale o que for correto.

01) Para 1b � − e 3c � − , a equação reduzida da

reta s é da forma 9 12y x� − − .

02) Para12

a � − e 67

d� , (2, 4)R r p .

04) Para12

a � − e32

d� , as retas r e p são

perpendiculares.

08) Para12

a � e 2d � − , as retas r e p são

paralelas.

16) Para 9a = , 0b� e 9c = , as retas r e s são

coincidentes.

Questão 35/40

Considere um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais em um plano. Sejam P(2,2) e Q(1,1) pontos nesse plano, bem como uma circunferência C, com centro em P e que passa pelo ponto Q. Com essas informações, é correto afi rmar que

01) a reta x = 1 é tangente a C.02) uma equação para a circunferência C é dada

por x2 + y2 – 4x – 4y + 6 = 0.04) o ponto (2,3) está no exterior de C.08) o ponto (3,3) pertence a C.16) o perímetro de C é 4 π .

QUÍMICA

Questão 31/36

O forte odor típico dos pescados é causado pela presença de aminas provenientes da decomposição de algumas proteínas animais. Uma das aminas causadoras do odor dos peixes é a metilamina (SARDELLA, A; FALCONE, M. Química: Série Brasil. São Paulo: Ática, 2008. p. 316). A forma protonada da metilamina não tem cheiro. Dada areação química envolvida e sua constante de equilíbrio, assinale o que for correto.

CH3NH2(g) + H2O(l) CH3NH3+

(aq) + OH -(aq)

Kb = 4,0.10 - 4 pKb = 3,4

01) Para retirar o cheiro de peixe das mãos, basta usar vinagre.

02) O pH de uma solução de metilamina é menor do que 7,0.

04) O pKa da metilamina é 10,6.08) Pode-se afi rmar que, no equilíbrio mostrado

acima, a concentração de CH3NH3+ é maior

do que a concentração de CH3NH2.16) A concentração de OH- em uma solução de

metilamina 0,010 mol L-1 é 2,0.10-3 mol L-1.

Questão 32/37

Os ácidos graxos ômega-3, como o ácido alfa linolênico, e os ácidos graxos ômega-6, como o ácido gama linolênico, são chamados de “essenciais” porque não podem ser sintetizados pelo organismo humano, mas devem ser consumidos sob a forma de gorduras. A ingestão desses ácidos graxos auxilia na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) e pode favorecer o aumento do colesterol bom (HDL). Sobre as estruturas e as propriedades físicas dos ácidos graxos representados abaixo, assinale o que for correto.

Ácido gama linolênico (ômega-6)

Ácido alfa linolênico (ômega-3)

HO

O

HO

O

01) A reação de hidrogenação catalítica de 1 mol do ácido gama linolênico, utilizando 3 mols de H2, produzirá um composto com característica sólida.

02) O ácido alfa linolênico é um isômero geométrico cis, enquanto o ácido gama linolênico é um isômero geométrico trans.

04) Na estrutura do ácido alfa linolênico, estão presentes seis átomos de carbono com hibridização sp2.

08) Os ácidos graxos citados no enunciado são exemplos de ácidos graxos poli-insaturados.

16) A reação do ácido gama linolênico com amônia, à temperatura e à pressão ambientes, produzirá uma amida.

RESPOSTA: 09 - NÍVEL

01) CORRETA.02) INCORRETA. ácido linoléico (9cis, 11trans e

10trans, 12cis) e do ácido alfa-linolênico (9cis,

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 42

Página 42 - ETAPA 3

11trans, 13cis)04) INCORRETA. São 7 Carbonos no total.16) INCORRETA. As amidas normalmente não

ocorrem na natureza, e são preparadas em laboratório. Uma importante amida é a acetanilida (veja aqui a síntese da acetanilida). As amidas podem ser preparadas principalmente por:

• Aquecimento (desidratação) de sais de amônio

• Hidratação de nitrilas (catalisada por H2SO4)• Reação de cloretos de ácido com amônia (ou

com amina) (pode-se utilizar também, no lugar de cloreto de acila, anidridos ou ésteres)

Questão 33/38

No campo da odontologia, as reações redox têm papel importante. O amálgama usado em obturações é obtido misturando uma parte de mercúrio a uma parte de liga metálica que contém prata, estanho, cobre e zinco. Com esse tipo de obturação, pode-se sentir um choque no dente, caso se morda, acidentalmente, um pedaço de papel alumínio. Sobre essas informações e com base na reação abaixo, assinale o que for correto.

Dados: EºAl = -1,66 V; EºSn= -0,14 V; EºAg = 0,80 V).

2 Al + 3 Sn2+ + 9 Ag → 2 Al3+ + 3 Ag3Sn

01) Nessa reação, o alumínio é o cátodo e o amálgama é o ânodo.

02) Sem a saliva, os elétrons gerados nessa pilha não teriam meio condutor.

04) Se essa reação fosse contínua, o papel alumínio seria corroído devido à perda de elétrons.

08) Em uma célula eletrolítica baseada na prata e no estanho, o fl uxo de elétrons ocorreria no sentido da prata para o estanho e de forma não espontânea.

16) Considerando-se uma célula galvânica existente entre a prata e o alumínio, pode-se estabelecer que a diferença de potencial dessa pilha seria de -0,86 V.

Questão 34/39

A dopamina é um neurotransmissor produzido pela descarboxilação dadiidroxifenilalanina (DOPA) e

é responsável pelas sensações de satisfação e de prazer. A escassez desse neurotransmissor no sistema nervoso central desencadeia transtornos neuropsiquiátricos, como o mal de Parkinson.

Abaixo está representada a rota de biossíntese da dopamina. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

COOH

NH2

HO

HO

1

2

34

56

COOH

NH2

1

2

3

4

5

6

fenilalanina DOPA

NH2

HO

HO

1

2

34

56

dopamina

01) A obtenção do precursor da dopamina, DOPA, a partir da fenilalanina, ocorre em duas etapas: substituição, no carbono 5, do anel aromático, seguida da substituição, no carbono 4, do anel aromático.

02) A estrutura da dopamina possui um carbono quiral.

04) Com relação à estrutura da dopamina, somente as posições 3 e 6 do anel aromático são possíveis de sofrer reação de nitração.

08) Na estrutura da DOPA, existe uma ligação peptídica.

16) Quando a fenilalanina está em solução aquosa, ocorre a formação de um íon dipolar, resultante de uma reação ácido-base.

RESPOSTA: 16 - NÍVEL

01) INCORRETA. 02) INCORRETA. Uma das formas de verifi carmos

se uma molécula possui atividade óptica, ou seja, se desvia o plano de luz polarizada, é observar se ela é assimétrica. Isso pode ser visto ao analisarmos se a molécula possui algum carbono assimétrico ou quiral.

Um carbono assimétrico possui quatro ligantes diferentes entre si, como mostra o caso genérico abaixo:

G3 | G1 — C*— G2 Sendo: G1 ≠ G2 ≠ G3 ≠ G4 | G4

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 43

Página 43 - ETAPA 3

04) INCORRETA. Inverso. Mecanismo de formação de Carbocation.

08) INCORRETA. Devido a saída do grupo COOH, da estrutura.

16) CORRETA.

Questão 35/40

O tereftalato de polietileno, ou PET, é um plástico polimérico amplamente utilizado em embalagens. A demanda por esses plásticos tem crescido de forma signifi cativa nos últimos anos, o que tem ocasionado grande impacto ambiental. Uma maneira de minimizar os efeitos da poluição causada pelo PET é o processo de reciclagem, sendo a reciclagem química uma boa alternativa.

Um exemplo é o processo de hidrólise do PET, no qual ele é despolimerizado em seus monômeros, sendo o de maior importância o ácido tereftálico (TPA), o qual pode ser repolimerizado.

Considerando a reação de despolimerização do PET, assinale o que for correto.

C C

O

O CH2CH2

O

O

n

H O+ 2

Base

C C

OO

HO OH + HOCH2CH2OH

PET

Ácido tereftálico Etileno glicol

01) O PET também pode ser reciclado pelo processo de alcoólise, utilizando metanol, sendo que o monômero obtido, nesse caso, é o tereftalato de etila.

02) A reação de despolimerização do PET pode ser caracterizada como uma hidrólise básica de éster.

04) O PET é um tipo de poliéster formado pelo processo de polimerização por adição.

08) O PET pode ser obtido a partir da reação de esterifi cação do ácido tereftálico com etileno glicol em meio ácido.

16) O ácido tereftálico pode ser repolimerizado,

sendo que a reação do TPA com p-diaminobenzeno origina um polímero da classe das poliamidas.

RESPOSTA: 11 - NÍVEL

01) CORRETA.02) CORRETA.04) INCORRETA. Processo de polimerização por

condensação.08) CORRETA.16) INCORRETA. Forma AMIDA.

SOCIOLOGIA

Questão 31/36

Um dos aspectos fundamentais da globalização é a abertura econômica, que permite a intensifi cação da circulação do capital. Nesse processo, empresas podem se instalar em regiões nas quais a mão de obra é mais barata e a organização sindical mais frágil, ou inexistente, ampliando as possibilidades de aumento de lucro. Em relação a esse aspecto do processo de globalização, assinale o que for correto.

01) A globalização signifi ca progresso para todos, com aumento dos salários.

02) Um dos objet ivos da global ização é promover a politização dos trabalhadores, conscientizando-os dos seus interesses.

04) A globalização, como processo capitalista, intensifi ca a exploração do trabalho.

08) A abertura econômica favorece os empresários, ao mesmo tempo em que prejudica frações significativas dos trabalhadores assalariados.

16) A abertura econômica é um processo que objetiva criar políticas de redistribuição de renda.

Questão 32/37

As canções de Chico Buarque de Holanda, nas décadas de 1960 e 1970 (por exemplo, “Roda-viva” e “Cálice”), fi zeram parte das diversas formas de expressão da oposição ao regime militar, que então vigorava no Brasil. Com base nessa afi rmação, é correto afi rmar que

01) a luta armada não foi a única forma de contestação ao regime militar.

02) a indústria fonográfi ca contribui apenas para o conformismo político.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 44

Página 44 - ETAPA 3

04) não houve o silenciamento completo da oposição, apesar da violência do regime.

08) o músico, fi lho de famoso sociólogo, adotou uma postura de neutralidade na elaboração das suas canções.

16) a criação do compositor associou a sua arte à política.

Questão 33/38

O Brasil é um país formado pelo encontro de etnias muito variadas, vindas de diferentes regiões dos continentes africano, europeu e asiático. Sabe-se também que, em toda a história brasileira, a convivência entre elas foi marcada pelo etnocentrismo, ou seja, pela “atitude de superioridade e desprezo que um grupo social, uma sociedade ou um povo tem em relação a outros grupos” (Texto adaptado de SILVA, Sheila Aparecida Santos. Diversidade cultural brasileira.

In: LORENSETTI, Everaldo et al. Sociologia: ensino médio. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 144). Em relação a essa temática, assinale o que for correto.

01) O etnocentrismo é uma postura capaz de gerar condutas intolerantes e violentas nas relações entre etnias.

02) A história brasileira foi caracterizada por uma convivência igualitária entre diversos grupos étnicos.

04) As re lações soc ia is marcadas pe lo etnocentrismo são desejáveis, pois fazem parte da história do país.

08) As relações de poder e de domínio cultural fazem parte da história brasileira.

16) O Brasil foi formado por etnias diversas, que devem ser reconhecidas por suas contribuições culturais na construção do país.

Questão 34/39

A miscigenação de raças e de culturas foi um aspecto fundamental da nacionalidade brasileira.

Gilberto Freyre, em Casa Grande & Senzala, de 1933, valoriza “as características do negro, do índio e do mestiço”, defendendo “a ideia de que a mistura dessas raças seria a ‘força’, o ponto positivo, da nossa cultura” (LORENSETTI, Everaldo. A produção sociológica brasileira. In: LORENSETTI, Everaldo et al. Sociologia: ensino médio. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 53). Com base nessa informação, assinale o que for correto.

01) Essa concepção de Gilberto Freyre demonstra o seu racismo na análise da sociedade brasileira.

02) Na visão de Freyre, a mistura de raças difi culta a democracia racial.

04) Para o autor, a riqueza da nacionalidade brasileira adviria de uma convivência entre as raças, que possibilitaria a comunicação e a mistura entre as culturas.

08) Para Gilberto Freyre, a raça ariana era superior e devia ser privilegiada na elaboração de políticas públicas.

16) Segundo o autor, o índio e o negro contribuíram de maneira fundamental para a riqueza da cultura brasileira.

Questão 35/40

A transmissão do legado cultural é um processo que faz parte da formação da cultura de uma coletividade. Por meio dele, as gerações mais velhas repassam às gerações mais novas os valores culturais do grupo, como ocorre na educação escolar e na criação familiar (Texto adaptado de SILVA, Sheila Aparecida Santos.

Diversidade cultural brasileira. In: LORENSETTI, Everaldo et al. Sociologia: ensino médio. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 139). A partir dessa afi rmação, assinale o que for correto.

01) As relações entre as gerações são parte relevante da cultura de uma coletividade.

02) O legado cultural é um conjunto de conteúdos do passado que se transmite ao presente.

04) A juventude é a única agente do processo de formação da cultura.

08) A cultura do presente de uma coletividade incorpora criações do passado.

16) A cultura é um produto da invenção realizada pelas novas gerações, apesar dos processos educacionais.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 45

Página 45 - ETAPA 3

Distribuição dos conteúdos exigidos por disciplina na prova de conhecimentos gerais

A prova de conhecimentos gerais PAS/UEM foi elaborada com 40 questões de alternativas múltiplas contendo 5 proposições, indicadas com os números 01, 02, 04, 08 e 16 envolvendo as disciplinas distribuídas no quadro abaixo:

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 46

Página 46 - ETAPA 3

COMENTÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE REDAÇÃO

O aspecto positivo da prova de redação da 2ª etapa do PAS/2013 foi pelo menos um dos gêneros ser opinativo. O texto de apoio apresentou uma linguagem acessível à faixa etária dos alunos. Os comandos estavam claros, mas as propostas não exigiram muito deles, afi nal, o tema era raso. Aliás, os comandos das edições anteriores estavam melhores. Acreditamos ser possível exigir mais refl exão dos que pleiteiam uma vaga na universidade. Outras instituições têm provas as quais cobram do candidato a habilidade de opinar sobre o mundo que o rodeia de maneira mais contundente e profunda. Por fi m, reiteramos nossa sugestão de a CVU disponibilizar no site da UEM exemplos de redações acima da média, na média, abaixo da média e zeradas. Temos certeza de que essa atitude contribuirá no processo de ensino-aprendizagem da escrita em sala de aula.

COMENTÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE ARTE

Voltamos a ressaltar a importância de se rever o conteúdo programático para Arte, pois, a extensão do programa é incompatível ao número de questões cobradas na prova . Isso é desanimador! No entanto, a prova de conhecimentos gerais do PAS_UEM 2013, no que diz respeito à disciplina de Arte, foi bem elaborada e a questão cobrada abrange os assuntos trabalhados no Ensino Médio. Parabéns aos elaboradores.

COMENTÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE QUÍMICA

COMENTÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE FÍSICA

COMENTÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE MATEMÁTICA

COMENTÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE LITERATURA

Nossos cumprimentos aos elaboradores da prova de Literatura do PAS. A prova contemplou ao aluno que leu as obras. Nossa satisfação é ainda maior porque as obras cobradas foram integralmente trabalhadas em sala de aula com nossos alunos, que puderam perceber todos os traços relevantes para a resolução da prova. Os elaboradores também tiveram o cuidado de abordar períodos literários distintos, valorizando assim o aluno que se comprometeu com o processo, afi nal além de serem escolas distintas e distantes, ainda havia uma obra em prosa e uma em poesia, o que exige do aluno o conhecimento destes dois gêneros literários. Parabéns à CVU, parabéns à equipe de formuladores e parabéns aos alunos que se dedicaram ao processo com tanto afi nco.

COMENTÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE BIOLOGIA

Os assuntos de biologia presentes nas provas do PAS – UEM 2013 estavam acessíveis para os candidatos bem preparados.

Gostaríamos, novamente, de parabenizar a UEM por mais uma prova bem elaborada para a avaliação dos alunos do ensino médio.

Afi nal, a excelência dos nossos alunos deve ser sempre o objetivo principal de todos os professores.

COMENTÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE GEOGRAFIA Foi uma boa prova. A geografi a foi contemplada de forma justa no contexto de uma prova de conhecimentos

gerais. Como ponto negativo entendemos que os itens estavam numa linguagem um pouco além do contexto léxico (se é para gastar) do aluno de ensino médio e a construção de algumas frases difi cultavam o entendimento.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UEM/2013 - ETAPA 3

Página 47

Página 47 - ETAPA 3

Resumindo, fi cou complicado. Cada questão, por ser somatória, permitiria também maior abrangência dos temas tratados. Mas foi boa prova.

COMENTÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Uma excelente prova. Montada a partir de dois textos muito próximos da realidade dos alunos da Etapa 3, em apenas cinco exercícios conseguiu uma abrangência bastante grande daquilo que um aluno em fi nal de Ensino Médio precisa saber. Parabéns!

COMENTÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE HISTÓRIA

COMENTÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE INGLÊS

A prova de Língua Inglesa do 3º Ano do PAS está bastante fácil. Em ambos os textos, a carta e a bula de remédio, o vocabulário usado foi muito facilitado, principalmente no texto 2 que é a bula de remédio. As questões relacionadas a interpretação estavam 100% condizentes com o texto e as de gramática a meu ver até subestimaram um pouco nossos alunos, me deixando bastante satisfeito e aliviado pois os conteúdos foram trabalhados em sala e a UEM se repetiu quanto ao pronome relativo, que acabou de ser cobrado no vestibular de inverno.

COMENTÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE ESPANHOL

A prova conta com a maioria das questões voltadas à gramática, referindo-se a conteúdos já trabalhados ao longo do ano, levando o aluno a relembrar o que foi estudado. Em relação ao texto, em si, não era de tão fácil compreensão, apresentando vocabulário com palavras que não são tão frequentes em outros textos, difi cultado a interpretação do aluno.

Em geral, acredito que os alunos tenham realizado uma boa prova, testando os conhecimentos já trabalhados.