trabalho avaliativo - outros agronegócios - recuperação

5
11 a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE EEEP MARIA CÉLIA PINHEIRO FALCÃO Trabalho Avaliativo - 2º ANO C – AGRONEGÓCIO - RECUPERAÇÃO DISCIPLINA: OUTROS AGRONEGÓCIOS PROFESSORA: MAGNÓLIA CARNEIRO DE OLIVEIRA ALUNOS: ________________________________________________________________ Nº __________ DATA: ____/____/____ NOTA DO TRABALHO: ________ 01. O aumento da demanda de alimentos, oriundos da exploração animal, continua sendo o fator básico do grande desenvolvimento demonstrado no campo da criação de aves, o qual apresenta a vantagem de seu ciclo ser rápido (ANDRIGUETTO et al, 1983). Nas últimas décadas ocorreu um aumento bastante significativo no consumo e na oferta de carne de frango no Brasil, isto devido a fatores que influenciaram como a elevação dos padrões técnicos empregados, o uso de linhagens cada vez mais produtivas, insumos com maior qualidade, o que possibilitou a diminuição dos custos de produção. Dentro do complexo brasileiro de carnes, a avicultura é considerada por muitos como a atividade mais dinâmica. Sobre a avicultura, responda: (0,5) a) Conceitue avicultura. b) Cite as principais espécies produzidas pelo setor, destacando a de maior importância econômica para a mesma. 02. Sobre a avicultura brasileira, julgue os itens a seguir em V quando verdadeiros e F quando falsos: (0,5) ( ) No Brasil, ao longo da história, praticava-se a avicultura tradicional e industrial, também conhecida como produção de frango “caipira”, produzida para o próprio consumo. ( ) A criação do frango, no entanto, era campestre. As aves (crioulas ou galinhas caipiras) viviam soltas e demoravam seis meses para atingir o peso de abate, na faixa de 2,5 quilos ou mais. ( ) O processo de modernização e de produção em escala da avicultura no país começou na década de 30, em razão da necessidade de abastecer os mercados que já eram gigantescos na época. ( ) A partir dos anos 50, a avicultura brasileira ganhou impulso com os avanços da genética, com o desenvolvimento das vacinas, nutrição e equipamentos específicos para sua criação. As grandes agroindústrias avícolas brasileiras ganharam estrutura no início dos anos 60.

Upload: jobenemar-carvalho

Post on 06-Jun-2015

394 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho avaliativo - Outros Agronegócios  - recuperação

11a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDEEEEP MARIA CÉLIA PINHEIRO FALCÃO

Trabalho Avaliativo - 2º ANO C – AGRONEGÓCIO - RECUPERAÇÃO

DISCIPLINA: OUTROS AGRONEGÓCIOSPROFESSORA: MAGNÓLIA CARNEIRO DE OLIVEIRAALUNOS: ________________________________________________________________ Nº __________DATA: ____/____/____ NOTA DO TRABALHO: ________

01. O aumento da demanda de alimentos, oriundos da exploração animal, continua sendo o fator básico do grande desenvolvimento demonstrado no campo da criação de aves, o qual apresenta a vantagem de seu ciclo ser rápido (ANDRIGUETTO et al, 1983). Nas últimas décadas ocorreu um aumento bastante significativo no consumo e na oferta de carne de frango no Brasil, isto devido a fatores que influenciaram como a elevação dos padrões técnicos empregados, o uso de linhagens cada vez mais produtivas, insumos com maior qualidade, o que possibilitou a diminuição dos custos de produção. Dentro do complexo brasileiro de carnes, a avicultura é considerada por muitos como a atividade mais dinâmica. Sobre a avicultura, responda: (0,5)

a) Conceitue avicultura.b) Cite as principais espécies produzidas pelo setor, destacando a de maior importância econômica para a mesma.

02. Sobre a avicultura brasileira, julgue os itens a seguir em V quando verdadeiros e F quando falsos: (0,5)

( ) No Brasil, ao longo da história, praticava-se a avicultura tradicional e industrial, também conhecida como produção de frango “caipira”, produzida para o próprio consumo.( ) A criação do frango, no entanto, era campestre. As aves (crioulas ou galinhas caipiras) viviam soltas e demoravam seis meses para atingir o peso de abate, na faixa de 2,5 quilos ou mais.( ) O processo de modernização e de produção em escala da avicultura no país começou na década de 30, em razão da necessidade de abastecer os mercados que já eram gigantescos na época.( ) A partir dos anos 50, a avicultura brasileira ganhou impulso com os avanços da genética, com o desenvolvimento das vacinas, nutrição e equipamentos específicos para sua criação. As grandes agroindústrias avícolas brasileiras ganharam estrutura no início dos anos 60. ( ) Até o começo da década de 70, a principal região avícola do país era a sudeste, predominantemente formada por empresas estabelecidas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, as quais eram especializadas apenas na produção de matrizes.

Indique a sequencia correta:a) F, F, V, V, V.b) F, V, V, V, V.c) V, F, V, V, F.d) Todas corretas.

03. A criação de frangos e galinhas caipiras é uma atividade que oferece oportunidade a pequenos produtores rurais. Existem diversas formas diferentes de criação de frangos e galinhas caipiras em função da região, instalações, manejo, ambiência, nutrição, linhagens, medidas profiláticas, aspectos sanitários, planejamento da produção e capacidade de investimentos na

Page 2: Trabalho avaliativo - Outros Agronegócios  - recuperação

atividade, desta forma, apresenta-se algumas destes formatos pesquisados. Sobre a temática, responda: (1,0)

a) Cite cinco das principais diferenças existentes entre frangos criados em sistemas industriais e caipiras. b) Argumente sobre as principais características nutricionais existentes entre frangos criados no sistema industrial e caipira.

04. Sobre os principais sistemas de produção de aves, julgue as afirmações a seguir: (1,0)

I – Segundo a AVAL - Associação da Avicultura Alternativa (2004), os sistemas de criação de frangos podem ser classificados da seguinte forma: frango caipira ou frango industrial, frango alternativo, frango convencional e frango orgânico.II – O frango caipira é aquele cuja alimentação é constituída por ingredientes exclusivamente de origem vegetal, onde os mesmos não possuem restrição ao uso de antibióticos, quimioterápicos e ingredientes de origem animal na dieta e as espécies utilizadas não necessitam ser de linhagens especiais.III – Os frangos criados em sistema alternativo são aqueles produzidos através de exploração intensiva, sem restrição de linhagem, no entanto, os mesmos podem ser produzidos com o uso de antibióticos, promotores de crescimento, etc.IV – Frangos convencionais são aqueles produzidos em granjas de exploração comercial que possuem linhagens selecionadas para alta taxa de crescimento e excelente eficiência alimentar. Além disso, criados em sistema extensivo e sem restrição ao uso de antibióticos, quimioterápicos e ingredientes de origem animal na dieta.V – Os frangos criados em sistema orgânico são aqueles produzidos segundo as normas de produção orgânica, criados em sistema semi-intensivo, cuja alimentação das mesmas é feita com ingredientes que tenham origem orgânica.

Indique a sequência CORRETA:a) I e IV estão corretas.b) II e III estão corretas.c) I, II e IV estão corretas.d) Todas as afirmativas estão incorretas.

05. Associe a Coluna 01 com a Coluna 02 de acordo sistemas de criação de frangos: (1,0)

Coluna 011. Frango Orgânico2. Frango Alternativo3. Frango Convencional4. Frango Caipira ou Frango Colonial

Coluna 02( ) Frango cuja alimentação é constituída por ingredientes exclusivamente de origem vegetal, sendo proibido o uso de promotores de crescimento, coccidiostáticos e antibióticos na ração., sendo sua criação semi-intensiva. O abate realiza-se com a idade mínima de 85 dias e as linhagens utilizadas devem ser próprias para este fim, sendo proibidas às linhagens comerciais específicas para frango de corte.( ) Frangos de exploração intensiva, sem restrição de linhagem, criado sem o uso de antibióticos, coccidiostáticos, promotores de crescimento, quimioterápicos, e ingredientes de origem animal na dieta. As linhagens podem ser as mesmas que as utilizadas no frango industrial. ( ) Frangos produzidos em granjas de exploração comercial, de linhagem comercial geneticamente selecionada para alta taxa de crescimento e excelente eficiência alimentar, criados em sistema intensivo com uma densidade elevada segundo as normas sanitárias vigentes, sem

Page 3: Trabalho avaliativo - Outros Agronegócios  - recuperação

restrição ao uso de antibióticos, coccidiostáticos, promotores de crescimento, quimioterápicos e ingredientes de origem animal na dieta.( ) Frango criado cuja alimentação das é feita com ingredientes que tenham origem orgânica, cultivada respeitando-se o bem estar e o meio ambientes. O sistema de criação é feito em galpões, até os 28 dias de idade. Após essa idade, soltos a campo, sendo doravante sua criação semi-intensiva, recomendando-se 2 a 5m2 de área no piquete por ave. O abate realizasse com a idade mínima de 85 dias. As linhagens utilizadas devem ser próprias para este fim, sendo vedadas às linhagens comerciais específicas para frango de corte.

Marque a sequência CORRETA:a) 4, 1, 2, 3.b) 4, 2, 3, 1.c) 4, 3, 1, 2.d) 4, 3, 2, 1.

06. Julgue as afirmações: (0,5)

I - O navegador Martim Afonso de Souza trouxe os primeiros porcos para São Vicente (SP) em 1532. Anos depois, no governo de Tomé de Souza, chegou à Bahia um navio com animais domésticos, entre eles o porco.II - As raças existentes na Espanha foram às primeiras introduzidas e criadas no Brasil.III - Foi somente no início do século XX que realmente começou o melhoramento genético daquelas raças, com a importação de animais das raças Berkshire, Tamworth e LargeBlack, da Inglaterra e, posteriormente, das raças Duroc e Polland da China.IV - A suinocultura passou por profundas alterações tecnológicas nas últimas décadas, visando principalmente o aumento de produtividade e a redução dos custos de produção.

Indique a sequência CORRETA:a) I, II e III.b) II, III e IV.c) I, III e IV.d) II, III e IV.

07. A suinocultura é a parte da zootecnia especial que trata da criação de suínos para a produção de alimentos e derivados. No mundo, os suínos respondem por 44% do consumo de carnes. No Brasil, a carne bovina representa 55% do consumo total; a carne de frango, 30%, e a suína, apenas 15%. Sobre a temática, responda: (1,0)

a) As principais raças de porcos podem ser divididas em dois segmentos. Quais são eles? b) Cite os principais exportadores e importadores de carne suína. c) Destaque alguns dos principais produtos e subprodutos derivados da suinocultura. d) Cite as regiões brasileiras produtoras de carne suína (ordem decrescente).

08. Uma cadeia produtiva é um conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente, desde a elaboração de um produto até seu consumo. Isso inclui um processo que parte das matérias-primas, passa pelo uso de máquinas e equipamentos, pela incorporação de produtos intermediários e chega até o produto final, distribuído por uma rede de comercialização. Sobre a cadeia produtiva da suinocultura, responda: (1,25)

a) Na cadeia produtiva da suinocultura, é possível dividir os agentes em três grupos principais. Quais são eles? Argumente-os. (0,75)b) De forma geral, na cadeia produtiva da suinocultura destacam-se vários tipos de vetores. Cite alguns destes. (0,5)

Page 4: Trabalho avaliativo - Outros Agronegócios  - recuperação

09. Leia o trecho a seguir: (1,25)

“O consumo de energia é um processo vital para a vida do ser humano. Diversas fontes fornecem a energia necessária para inúmeros processos (orgânicos ou não). Nos dias atuais, outra variável foi acrescentada nesta equação: A preservação ambiental. A maior parte da energia utilizada no mundo ainda é proveniente de fontes não renováveis, em sua maioria de origem fóssil, como o petróleo. Dentre as desvantagens da utilização da mesma, podemos destacar a sua esgotabilidade. Estas fontes de energia irão acabar um dia e é preciso desde já encontrar fontes renováveis para sua substituição, procurando também a diminuição dos impactos ambientais causados pela exploração de fontes não renováveis. A biomassa é uma das fontes para produção de energia com maior potencial de crescimento nos próximos anos. Tanto no mercado internacional quanto no interno, ela é considerada uma das principais alternativas para a diversificação da matriz energética e a consequente redução da dependência dos combustíveis fósseis”.

Sobre a temática abordada no trecho acima, responda:

a) Conceitue biomassa e destaque alguns dos tipos desta. (0,5)b) Destaque pelo menos três vantagens e três desvantagens da utilização da energia oriunda da biomassa. (0,5)c) Destaque a importância ambiental da utilização da biomassa para a obtenção de energia. (0,25)

10. Devido à variabilidade de materiais que podem ser considerados biomassas, existem diversos processos onde se transforma a mesma em energia, eles são divididos em três tipos: os que envolvem combustão direta, os que envolvem processos termoquímicos e os que envolvem processos biológicos. Cite os principais tipos de biomassa e argumente-os e destaque os principais processos de transformação da biomassa em energia. (2,0)

PS: as questões de múltipla escolha (objetivas) deverão ser justificadas, caso contrário não somarão pontos ao trabalho. Obrigada!