tp 05-15 propaganda e publicidade -...

36
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015 1 EDITAL DE LICITAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO 786/2014 Pelo presente EDITAL, a PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA-MG, situada na RUA: JOAQUIM GOMES PEREIRA, 825, torna pública a realização de licitação na modalidade TOMADA DE PREÇOS, regida pela Lei 8.666/93, pela Lei Complementar 123/06 e demais normas e condições estabelecidas por este edital. A abertura da sessão iniciar-se-á logo após o término do credenciamento dos licitantes, no dia 22 de Maio de 2015, às 09:00 horas. I - TIPO: TÉCNICA E PREÇO II - DO OBJETO CONTRATAÇÃO DE AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA, PARA O MUNICÍPIO DE LAGOA DA PRATA, PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES. OS SERVIÇOS CONTRATADOS CONSISTIRÃO EM: CRIAÇÃO, SUPERVISÃO DA EXECUÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE PUBLICIDADE A JORNAIS DE CIRCULAÇÃO LOCAL E DEMAIS MEIOS DE DIVULGAÇÃO DE PROGRAMAS E CAMPANHAS INSTITUCIONAIS. PRODUÇÃO, EDIÇÃO E VEICULAÇÃO DE VÍDEO EM TV, DE ALCANCE LOCAL, E PARA EXIBIÇÃO EM TELÃO, CONFORME ORIENTAÇÕES CONSTANTES NO ANEXO I – BRIEFING, DESTE EDITAL. HORÁRIO, DATA E LOCAL: Os envelopes de 01 a 04 (proposta técnica e de preço) descritos abaixo serão recebidos em sessão pública marcada para: Às 09:00 horas Do dia 22 De Maio 2015 Na sala da Comissão Permanente de Licitações, localizada na Rua Joaquim Gomes Pereira, 825, Centro, Lagoa da Prata-MG ENVELOPES PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS: Envelope 1 – Proposta Técnica com o Plano de Comunicação Publicitária (raciocínio básico, estratégia de comunicação publicitária, ideia criativa e estratégia de mídia e não mídia), via não identificada; Envelope 2 - Proposta Técnica com o Plano de Comunicação Publicitária, via identificada, (raciocínio básico, estratégia de comunicação publicitária, ideia criativa e estratégia de mídia e não mídia). Envelope 3 - Proposta Técnica, via identificada, com descrição da capacidade de atendimento, repertório e relatos de soluções de problemas de comunicação. Envelope 4 - Proposta de Preço, via identificada, constituído de embalagem adequada às características de seu conteúdo, desde que inviolável, quanto às informações de que trata, e com autoria não identificável até sua abertura.

Upload: dangduong

Post on 13-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

1

EDITAL DE LICITAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO 786/2014 Pelo presente EDITAL, a PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA-MG, situada na RUA: JOAQUIM GOMES PEREIRA, 825, torna pública a realização de licitação na modalidade TOMADA DE PREÇOS, regida pela Lei 8.666/93, pela Lei Complementar 123/06 e demais normas e condições estabelecidas por este edital. A abertura da sessão iniciar-se-á logo após o término do credenciamento dos licitantes, no dia 22 de Maio de 2015, às 09:00 horas . I - TIPO: TÉCNICA E PREÇO II - DO OBJETO CONTRATAÇÃO DE AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA, PARA O MUNICÍPIO DE LAGOA DA PRATA, PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES. OS SERVIÇOS CONTRATADOS CONSISTIRÃO EM: CRIAÇÃO, SUPERVISÃO DA EXECUÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE PUBLICIDADE A JORNAIS DE CIRCULAÇÃO LOCAL E DEMAIS MEIOS DE DIVULGAÇÃO DE PROGRAMAS E CAMPANHAS INSTITUCIONAIS. PRODUÇÃO, EDI ÇÃO E VEICULAÇÃO DE VÍDEO EM TV, DE ALCANCE LOCAL, E PARA EXIBIÇÃO EM T ELÃO, CONFORME ORIENTAÇÕES CONSTANTES NO ANEXO I – BRIEFING, DESTE EDITAL. HORÁRIO, DATA E LOCAL: Os envelopes de 01 a 04 (proposta técnica e de preç o) descritos abaixo serão recebidos em sessão pública marcada para: Às 09:00 horas Do dia 22 De Maio 2015 Na sala da Comissão Permanente de Licitações, local izada na Rua Joaquim Gomes Pereira, 825, Centro, Lagoa da Prata-MG ENVELOPES PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS: Envelope 1 – Proposta Técnica com o Plano de Comunicação Publicitária (raciocínio básico, estratégia de comunicação publicitária, ideia criativa e estratégia de mídia e não mídia), via não identificada; Envelope 2 - Proposta Técnica com o Plano de Comunicação Publicitária, via identificada, (raciocínio básico, estratégia de comunicação publicitária, ideia criativa e estratégia de mídia e não mídia). Envelope 3 - Proposta Técnica, via identificada, com descrição da capacidade de atendimento, repertório e relatos de soluções de problemas de comunicação. Envelope 4 - Proposta de Preço, via identificada, constituído de embalagem adequada às características de seu conteúdo, desde que inviolável, quanto às informações de que trata, e com autoria não identificável até sua abertura.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

2

Envelope 5 - Documentos de Habilitação, via identificada, providenciados p e l a L I C I T A N T E e pode ser constituído de embalagem adequada às características de seu conteúdo, desde que inviolável, quanto às informações de que trata, até sua abertura. O envelope 5 - (documentos de habilitação) será recebido e aberto em dia e horário a serem designados pela Comissão Permanente de Licitação. III. DO VALOR DA CONTRATAÇÃO 2.1. Os recursos disponíveis para a execução do objeto licitatório são da ordem de R$150.000,00 (Cento e cinqüenta mil reais), de acordo com a seguinte dotação orçamentária: 020.101.041.310.0014.005.339039 3.1. A execução desses serviços será remunerada originalmente na forma abaixo, ainda não levando em consideração os eventuais descontos e repasses concedidos pelas licitantes, na forma apresentada na “Proposta de Preços”: 3.2 Pelos valores constantes da Tabela de Custos Internos do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais “SINAPRO” nos trabalhos desenvolvidos internamente pela Agência contratada. IV. PRAZO DE CONTRATAÇÃO 4.1. A contratação se dará a partir da assinatura do contrato e terá validade até 12 (doze) meses , podendo ser prorrogada através de termo aditivo por iguais e sucessivos períodos, contados do início da vigência computados as eventuais prorrogações, desde que não haja manifestação contrária de uma das partes, por escrito, até 30 (trinta) dias antes do seu término. V. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 5.1. Poderá participar do presente certame licitatório pessoa jurídica, devidamente cadastrada na Prefeitura de Lagoa da Prata, ou não cadastrada, que atender a todas as condições exigidas para cadastramento até o 3º (terceiro) dia útil anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. 5.2. As pessoas jurídicas que estiverem constituídas no Brasil de acordo com as leis brasileiras. Em se tratando de agências ou sociedades estrangeiras em funcionamento no país, que apresente o ato de registro ou o Decreto de autorização para funcionamento. 5.3. NÃO PODERÁ PARTICIPAR DESTA TOMADA DE PREÇOS A LICITANTE: 5.3.1 Que estiver cumprindo suspensão temporária do direito de participar de licitação ou estiver impedida de contratar com Governo Federal, Governo do Estado do M i nas Ge r a i s e Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata;

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

3

5.3.2 Cuja falência tenha sido decretada ou que estiver em concurso de credores, em processo de liquidação, dissolução, cisão, fusão ou incorporação; 5.3.3 Que tenha sido considerada como inidônea, por órgão, entidade ou sociedade integrante da Administração Pública, direta e indireta, Federal, Estadual ou Municipal, enquanto perdurar o motivo determinante da punição ou até que seja promovida a reabilitação. 5.3.4. Que estiver reunida em consórcio. 5.3.5 Nenhuma licitante poderá participar desta Tomada de Preços com mais de uma Proposta. 5.4. A participação na presente Tomada de Preços implica para a licitante: a confirmação de que recebeu da Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata , os documentos e informações necessárias ao cumprimento desta Tomada de Preços; a aceitação plena e irrevogável de todos os termos, cláusulas e condições constantes deste Edital e de seus anexos; a observância dos preceitos legais e regulamentares em vigor e a responsabilidade pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase do processo. VI. DO CREDENCIAMENTO 6.1. Para manifestar-se nas fases do procedimento licitatório, o participante deverá identificar-se com cédula de identidade ou outro documento legal de identificação e a documentação apropriada, em original ou por cópia autenticada em cartório, observando o que se segue: 6.1.1. Quando se tratar de Titular, Sócio ou Diretor da Licitante, deverá ser apresentado documento comprobatório de sua capacidade para representá-la (ex.: Contrato social, cópia da ata, procuração, declaração de agência individual, etc.). 6.1.2. Quando se tratar de representante não enquadrado no subitem acima deverá ser apresentado PROCURAÇÃO, com dados de identificação do representante, devendo constar expressamente, poderes para participar de todos os atos do procedimento licitatório, inclusive impetrar ou desistir de recursos. A referida documentação deverá fazer-se acompanhar de documento comprobatório da capacidade do outorgante para constituir mandatários em nome da Licitante. Sendo instrumento particular, deverá ter firma reconhecida em cartório. 6.2. Cada Licitante credenciará apenas um representante, que será o único admitido a intervir nas fases do procedimento licitatório e a responder, para todos os atos e efeitos previstos neste Edital, por sua representada; 6.3. No caso da Licitante necessitar indicar outro representante no transcorrer do certame, este deverá apresentar a documentação prevista no subitem 6.1.2. 6.4. Não será admitido que mais de uma Licitante indique um mesmo representante. 6.5. A ausência de documento hábil de representação não impedirá o representante de participar da licitação, mas ele ficará impedido de praticar qualquer ato durante o procedimento licitatório.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

4

VII - DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL 7.1. Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital, perante a Comissão, a Licitante que não o fizer até o segundo dia útil que antecede à abertura dos invólucros, apontando falhas ou irregularidades que o viciaram, hipótese em que tal comunicação não terá efeito de recurso. 7.2. A impugnação feita tempestivamente não impedirá o Licitante de participar deste processo licitatório até o trânsito em julgado da decisão a ela pertinente. 7.3. As impugnações do Ato Convocatório deverão ser manifestadas por escrito, protocolado o original, mediante recebimento da 2ª (segunda) via, no Protocolo da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, localizado á Rua J o a qu i m G om e s P e r e i r a , 8 25 , C en t r o , de segunda a sexta-feira, em dias úteis. VIII - APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS E DOS DOCUMENTOS: 8.1 - Cada AGÊNCIA deve apresentar a Proposta Técnica e a Proposta de Preço em invólucros diferentes a serem avaliados separadamente pela Comissão Permanente de Licitação. A Proposta Técnica deve ser apresentada em 3 (três) invólucros distintos, destinados um para a via não identificada do plano de comunicação publicitária, um para a via identificada do plano de comunicação publicitária e outro para as demais informações integrantes da proposta técnica; e a Proposta de Preço em 1 (um) invólucro. 8.1.1 - Invólucro nº 1: Proposta Técnica com o Plano de Comunicação Publicitária (raciocínio básico, estratégia de comunicação publicitária e idéia criativa), via não identificada. O invólucro destinado à apresentação da via não identificada do plano de comunicação publicitária deverá ser em envelope pardo, sem qualquer identificação da proponente; 8.1.1.1 - O invólucro nº 1 não poderá ter nenhuma identificação da LICITANTE na parte externa, para preservar – até a abertura do Invólucro nº 2 – o sigilo quanto à autoria do Plano de Comunicação Publicitária. 8.1.1.2 - É vedada a aposição, a qualquer parte da via não identificada do plano de comunicação publicitária, de marca, sinal ou palavra que possibilite a identificação do seu proponente antes da abertura dos invólucros; 8.1.1.3 - A Comissão Permanente de Licitação só aceitará o Plano de Comunicação Publicitária – Via Não Identificada que estiver acondicionado no Invólucro nº 1, fornecido obrigatoriamente pela Comissão de Licitação, a pedido da LICITANTE interessada na presente licitação. 8.1.2 - Invólucro nº 2: Proposta Técnica com o Plano de Comunicação Publicitária, via identificada, (raciocínio básico, estratégia de comunicação publicitária e idéia criativa). 8.1.2.1 - O Invólucro nº 2 deverá conter em seu exterior a seguinte informação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

5

Invólucro nº 2 Proposta Técnica: Plano de Comunicação Publicitária – Via Identificada Nome agência e CNPJ da licitante TOMADA DE PREÇOS nº. 05/2015 8.1.2.2 – O Invólucro nº 2 será providenciado pela licitante e pode ser constituído de embalagem adequada às características de seu conteúdo, desde que inviolável, quanto às informações de que trata, até sua abertura; 8.1.2.3 - Deverá constituir-se em uma cópia da via não identificada com a identificação da licitante e ser datado e assinado na última página e rubricado nas demais, por quem detenha poderes de representação da licitante, na forma de seus atos constitutivos, devidamente identificado. 8.1.3 - Invólucro nº 3: Proposta Técnica, via identificada, com descrição da capacidade de atendimento, repertório e relatos de soluções de problemas de comunicação 8.1.3.1 - O Invólucro nº 3 deverá conter sem seu exterior a seguinte informação: Invólucro nº 3 Proposta Técnica: Capacidade de Atendimento, Repert ório e Relatos de Soluções de Problemas de Comunicação Nome agência e CNPJ da licitante TOMADA DE PREÇOS nº 05/2015 8.1.3.2 - O Invólucro nº 3 será providenciado pela licitante e pode ser constituído de embalagem adequada às características de seu conteúdo, desde que inviolável, quanto às informações de que trata, até sua abertura. 8.1.3.3 - O Invólucro nº 3 e os documentos nele acondicionados devem ter a identificação da licitante e ser datado e assinado na última página e rubricado nas demais. 8.1.4 - Invólucro nº 4: Proposta de Preço, via identificada, constituída de embalagem adequada às características de seu conteúdo, desde que inviolável, quanto às informações de que trata, e com autoria não identificável até sua abertura. 8.1.4.1 - O Invólucro nº 4 deverá conter sem seu exterior a seguinte informação: Invólucro nº 4 Proposta de Preços Nome agência e CNPJ da licitante TOMADA DE PREÇOS nº 05/2015 8.1.4.2 - O Invólucro nº 4 será providenciado pela licitante e pode ser constituído de embalagem adequada às características de seu conteúdo, desde que inviolável, quanto às informações de que trata, até sua abertura.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

6

8.1.4.3 - A Proposta de Preços deverá ser apresentada em papel que identifique a licitante, ter suas páginas numeradas seqüencialmente e ser redigida em língua portuguesa – salvo quanto a expressões técnicas de uso corrente –, com clareza, sem emendas ou rasuras. 8.1.4.4 - A Proposta deverá ser datada e assinada por quem detenha poderes de representação da licitante, na forma de seus atos constitutivos, devidamente identificado. 8.1.4.5 - As tabelas, gráficos e planilhas deste subitem poderão ter fontes e tamanhos de fonte habitualmente utilizados nesses documentos. 9 - Invólucro nº 5: documentos de Habilitação, via identificada, providenciados pela LICITANTE e pode ser constituído de embalagem adequada às características de seu conteúdo, desde que inviolável, quanto às informações de que trata, até sua abertura. 9.1 - O Invólucro nº 5 deverá conter sem seu exterior a seguinte informação: Invólucro nº5 Documentos de Habilitação Nome agência e CNPJ da LICITANTE TOMADA DE PREÇOS nº. 05/2015 9.1.2 - O Invólucro nº 5 será providenciado pela licitante e pode ser constituído de embalagem adequada às características de seu conteúdo, desde que inviolável, quanto às informações de que trata, até sua abertura. 9.1.3 - Os Documentos de Habilitação deverão ter todas as suas páginas numeradas e rubricadas por representante legal da licitante e deverão ser apresentados, alternativamente: em original, em cópia autenticada por cartório competente, sob a forma de publicação em órgão da imprensa oficial ou em cópia não autenticada, desde que seja exibido o original, para conferência pela Comissão Permanente de Licitação, no ato da abertura dos Documentos de Habilitação. Só serão aceitas cópias legíveis, que ofereçam condições de análise por parte da Comissão Permanente de Licitação. 9.2 - O Plano de Comunicação Publicitária deverá ser redigido em língua portuguesa salvo quanto a expressões técnicas de uso corrente, com clareza, sem emendas ou rasuras, e ser elaborado da seguinte forma: • em papel A4, branco; • com espaçamento de dois cm nas margens direito e esquerdo, a partir da borda; • sem recuos nos parágrafos e linhas subsequentes; • com textos justificados; • com espaçamento “simples” entre as linhas; • com texto em fonte “arial”, tamanho 12 pontos;

• com numeração em todas as páginas, em algarismos arábicos, no canto inferior direito da página; • em caderno único; • sem identificação da LICITANTE.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

7

9.3 - As Propostas identificadas deverão ser datadas e assinadas, por quem detenha poderes de representação da LICITANTE, na forma de seus atos constitutivos, devidamente identificado. X. DA PROPOSTA TÉCNICA: (Invólucro n º 1; nº 2; nº 3) 10.1. À exceção da Idéia Criativa, todas as demais partes da Proposta Técnica – Raciocínio Básico, Estratégia de Comunicação Publicitária, Capacidade de Atendimento, Repertório e Relatos de Soluções de Problema de Comunicação – deverão ser elaborados nos seguintes padrões: a) Em papel A4 timbrado; b) Com espaçamento de 2 cm nas 4 margens, a partir da borda; c) Com espaçamento entrelinhas “simples”; d) Com texto em fonte “Arial” tamanho 12 pontos. 10.2. A Proposta Técnica consistirá em quatro quesitos, a saber: Plano de Comunicação Publicitária, Capacidade de Atendimento, Repertório e Relatos de Soluções de Problemas de Comunicação. 10.2.1. Plano de Comunicação – a Agência apresentará Plano de Comunicação, elaborado com base no Briefing, Anexo I deste Edital, o qual compreenderá os seguintes quesitos: 10.2.1.1. RACIOCÍNIO BÁSICO : Elaborado em texto em que a agência demonstrará conhecimento sobre Município de L a g o a d a P r a t a e o seu entendimento sobre os problemas de comunicação d a P r e f e i t u r a , seus serviços, linhas de atuação e necessidades de comunicação; 10.2.1.2. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA : texto em que a agência: 10.2.1.2.1. Apresentará e defenderá o partido temático e o conceito que, de acordo com o seu raciocínio básico, devem fundamentar a comunicação do problema específico da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, examinando e descartando conceitos alternativos; 10.2.1.2.2. Explicitará e defenderá os principais pontos da estratégia de comunicação publicitária sugeridos, especialmente o que dizer, a quem dizer, como dizer e como cada veículo será utilizado (jornais). 10.2.1.3. IDÉIA CRIATIVA: A agência apresentará campanha publicitária simulada sob o tema Lagoa da Prata: “UM GOVERNO NOVO, UM GOVERNO DO POVO”, com exemplos de peças para impresso que corporifique objetivamente a proposta de solução do problema geral e do problema específico de comunicação, Roteiro para gravação e edição de vídeo, identificados no Briefing. 10.2.1.3.1. Os exemplos podem ser apresentados sob a forma de roteiro e ar te para impresso.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

8

10.2.1.3.2. Os exemplos deverão ser no mínimo 3 peças impressas e 1 roteiro para vídeo. 10.2.1.3.4. os textos pertinentes a Raciocínio Básico e Estratégia de Comunicação Publicitária estão limitados a 10 (dez) laudas. Os textos da Idéia Criativa, assim como as tabelas, gráficos e planilhas não estão computados nesse limite de laudas. 10.2.1.4.5. a critério da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, os exemplos de peças publicitárias da Proposta vencedora poderão ou não vir a ser produzidas e veiculadas, com ou sem modificações na vigência do contrato. 10.2.2. CAPACIDADE DE ATENDIMENTO – textos, sem limites de páginas, em que a Licitante apresentará: 10.2.2.1. A quantificação e a qualificação, sob a forma de curriculum, dos profissionais que serão colocados à disposição da execução do Contrato; 10.2.2.3. As instalações, a infra-estrutura, os equipamentos e os recursos materiais e outros recursos da agência disponíveis para a execução do Contrato; 10.2.2.4. A sistemática de atendimento, discriminando-se as obrigações a serem cumpridas pela Licitante, na execução do Contrato, incluídos os prazos a serem praticados, em condições normais de trabalho, na criação da peça avulsa ou de campanha e na elaboração do plano de mídia; 10.2.3. REPERTÓRIO – apresentação, sob a forma de peças, de um conjunto de no máximo 5 (cinco) trabalhos, concebidos e veiculados pela Licitante, podendo ser peças eletrônicas de TV, peças gráficas, anúncios ou internet. 10.2.3.1. Para cada peça, deve ser apresentada uma ficha técnica com a identificação da Licitante, título, e cliente para os quais foram produzidos. 10.2.3.2. As peças não podem referir-se a trabalhos solicitados, realizados e/ou aprovados pela Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata. 10.2.4. RELATOS DE SOLUÇÕES E DE PROBLEMAS DE COMUNIC AÇÃO – Deverão ser apresentados até dois cases, relatando, em no máximo duas páginas cada, soluções de problemas de comunicação que atestem a capacidade da agência de gerar resultados. 10.2.4.1. É permitida a inclusão de até 3 (três) peças, independentemente do meio de divulgação, do tipo ou característica da peça, para cada relato, sendo que os Vts deverão ser fornecidas em DVD, e as peças gráficas impressas. XI. DA PROPOSTA DE PREÇOS. (Invólucro nº 4) 11.1. A Proposta de Preços deverá ser apresentada em dois documentos distintos, descritos nos subitens 11.2. e 11.3. a seguir:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

9

11.2. Planilha de Preços Sujeitos a Valoração, a ser preenchida apenas com as informações constantes do Anexo II. 11.3. Declaração na qual a licitante: 11.3.1. E stabelecerá os percentuais máximos a serem pagos pela Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata: 11.3.1.1. Quanto necessária a Contratação de atores, modelos e apresentadores profissionais, a responsabilidade pelo pagamento dos cachês e direitos de imagem, som e voz, remuneração e encargos será da contratada, bem como será ela responsável pelo agenciamento e gestão deste tipo de prestador de serviço 12. DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO (Invólucro nº 5) 12.1 - Certificado de Registro Cadastral (CRC) emitido por esta Prefeitura Municipal, dentro do prazo de validade, guardada a conformidade com o objeto da licitação. 12.2 - HABILITAÇÃO JURÍDICA: 12.2.1- Cédula de identidade do responsável legal ou signatário da proposta. 12.2.2- Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor e todos os aditivos, devidamente registrados, em se tratando de sociedades comerciais ou o Registro Comercial em caso de empresa individual, e no caso de sociedade por ações, acompanhado da data da assembléia que elegeu seus atuais administradores. Em se tratando de sociedades civis, inscrição do ato constitutivo, acompanhado de prova da diretoria em exercício. 12.2.3 - PROVA DE INSCRIÇÃO NA: a) Fazenda Federal (CNPJ); b) Alvará de localização e licença de funcionamento. 12.3 - REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA 12.3.1-Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante. a) A comprovação de quitação para com a Fazenda Federal deverá ser feita através da Certidão Negativa de Tributos e Contribuições Federais e da Dívida Ativa da União, emitida nos moldes da Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 03, de 02.05.2007. Que abrange inclusive as contribuições sociais previstas nas alíneas “a” a “d” do parágrafo único do art. 11da Lei nº. 8212, de 24 de julho de 1991. b) A comprovação de regularidade para com a Fazenda Estadual deverá ser feita através de Certidão Consolidada Negativa de Débitos inscritos na Dívida Ativa Estadual; c) A comprovação de regularidade para com a Fazenda Municipal deverá ser feita através de Certidão Consolidada Negativa de Débitos inscritos na Dívida Ativa Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

10

d) Apresentação de comprovante atestando que a empresa não consta no CADASTRO NACIONAL DE

EMPRESAS INIDONEAS E SUSPENSAS (CEIS).

e) Prova de situação regular perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, através de Certificado de Regularidade de Situação – CRS; f) Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT. 12.4- QUALIFICAÇÃO TÉCNICA: 12.4.1- Atestados de capacidade técnica operacional em nome da empresa licitante, fornecidos por 02 (duas) pessoas jurídicas de direito público ou privado distintas, comprovando a prestação de serviços com características similares às do objeto desta licitação. 12.4.2 – Atestados de capacidade técnica, fornecidos por 02 (dois) veículos de comunicação distintos, dando conta do fiel cumprimento, por parte da licitante, dos compromissos por ela assumidos em nome de seus clientes. Os atestados deverão ser apresentados em papel timbrado do emitente ou conter razão social, CNPJ, endereço, telefone e ser firmado pelos seus responsáveis legais. 12.4.3 - Cópia do certificado de qualificação técnica de funcionamento (CONSELHO EXECUTIVO DAS NORMAS PADRÃO -CENP) de que trata a Lei 12.232, de 2.010, art. 4º e seu § 1º. 12.5- QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA: 12.5.1 - Balanço patrimonial e demonstrações contábeis relativas ao último exercício social, pelas quais se comprovem a saúde financeira da empresa, pela apresentação de LIQUIDEZ CORRENTE (LC) maior ou igual a 1,10 (um vírgula dez), LIQUIDEZ GERAL (LG) maior ou igual a 1,20 (um vírgula vinte) e ENDIVIDAMENTO TOTAL (ET) menor ou igual a 1,05 (um vírgula zero cinco), calculado da seguinte forma:

CirculantePassivo

CirculanteAtivoLC =

azoLongoaExigivelCirculantePassivo

azoLongoaalizavelCirculanteAtivoLG

Pr

PrRe

++

=

TotalPassivo

TotalExigivelET =

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

11

As licitantes que iniciaram suas atividades no presente exercício deverão apresentar também o Balanço de Abertura, na forma da lei. O Balanço Patrimonial e as demonstrações contábeis deverão estar assinados por profissional da área contábil, devidamente identificado e registrado no Conselho Regional de Contabilidade. 2.5.2- Declaração de Habilitação Profissional – DHP, Conselho Regional de Contabilidade, do responsável pelo Balanço Fiscal. 12.5.3- Certidão negativa de pedido de falência, concordata ou execução patrimonial, expedida pelo cartório distribuidor da sede da pessoa jurídica ou domicílio da pessoa física, datada de até 90 dias anteriores à data da presente licitação 12.6- OUTRAS EXIGÊNCIAS: 12.6.1-Declaração expressa de que atende ao disposto no Art. 7º, inciso XXXIII da CF/88. 13. PROCEDIMENTO LICITATÓRIO 13.1 - Serão realizadas 0 4 ( quatro) reuniões públicas, obs ervados os procedimentos previstos neste Edital e na legislação em vigor. 13.1.1 - Serão lavradas atas circunstanciadas de todas as reuniões, as quais serão assinadas pelos membros da Comissão Permanente de Licitação ou da Subcomissão Técnica, conforme o caso, e pelos representantes das LICITANTES presentes. 13.1.2 - Os representantes das licitantes presentes poderão nomear uma comissão constituída de alguns entre eles para rubricar os documentos nas diversas reuniões públicas, decisão que constará da respectiva ata. 13.1.3 - A Comissão Permanente de Licitação e a Subcomissão, conforme o caso poderão, no interesse da Administração, relevar omissões puramente formais nas Propostas e nos Documentos de Habilitação apresentados pelas licitantes, desde que não comprometam a lisura e o caráter competitivo desta tomada de preços e possam ser sanadas no prazo a ser fixado pela Comissão Permanente de Licitação. 13.1.4 - Antes do aviso oficial do resultado desta Tomada de Preços, não serão fornecidas, a quem quer que seja, quaisquer informações referentes à adjudicação dos contratos ou à análise, avaliação ou comparação entre as Propostas. 13.1.5 - Qualquer tentativa de uma LICITANTE influenciar a Comissão Permanente de Licitação ou a Subcomissão no processo de julgamento das Propostas resultará na sua desclassificação. 13.1.6 - A Comissão Permanente de Licitação poderá alterar as datas ou as pautas das reuniões, ou mesmo suspendê-las, em função do desenvolvimento dos trabalhos, obedecidas as normas legais aplicáveis.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

12

13.2 - A primeira sessão pública será realizada no local, di a e hora previstos no preâmbulo deste Edital e terá basicamente a seguinte pauta: a) Identificar os representantes das licitantes; b) Receber os Invólucros nº 1, nº 2, nº 3 e nº 4; c) Conferir se os Invólucros nº.1 apresentam em sua parte externa alguma menção que identifique a empresa LICITANTE , ocorrência que impedirá a Comissão de receber todos os seus invólucros; d) Abrir os Invólucros nº 1 e nº 3 13.3 - Os integrantes da subcomissão técnica não poderão participar do recebimento e conferência dos invólucros, conforme parágrafo 1º d o artigo 11 da lei n.º 12.232/2010. 13.4 - Os invólucros só serão recebidos pela Comissão Permanente de Licitação se não apresentarem marca, sinal, etiqueta ou qualquer outro elemento capaz de identificar a LICITANTE ou, ainda, se não estiverem danificados ou deformados. 13.5 - A Comissão Permanente de Licitação não lançará nenhum código, sinal ou marca nos invólucros padronizados nem nos documentos que compõem a via não identificada do plano de comunicação publicitária. 13.6 - O processamento e o julgamento da licitação obedecerão ao seguinte procedimento: a) Abertura do Invólucro nº 1, com a via não identificada do plano de comunicação publicitária, e do Invólucro nº 3, com a capacidade de atendimento, o repertório e os relatos de soluções de problemas de comunicação; b) Encaminhamento do Invólucros com as vias não identificadas dos planos de comunicação publicitária à Subcomissão técnica; c) Análise individualizada e julgamento, pela Subcomissão técnica, dos planos de comunicação publicitária, elaboração da ata de julgamento e encaminhamento à Comissão Permanente de Licitação das propostas, da planilha com as pontuações e da justificativa escrita das razões que as fundamentaram em cada caso; d) Encaminhamento dos invólucros com a capacidade de atendimento, o repertório e os relatos de soluções de problemas de comunicação à Subcomissão técnica; e) Análise individualizada e julgamento, pela Subcomissão técnica, da capacidade de atendimento, do repertório e dos relatos de soluções de problemas de comunicação, elaboração da ata de julgamento e encaminhamento à Comissão Permanente de Licitação das propostas, da

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

13

planilha com as pontuações e da justificativa escrita das razões que as fundamentaram em cada caso. 13.7 - A segunda sessão pública será para apuração do resultado geral das propostas técnicas, com os seguintes procedimentos: a) Abertura dos invólucros com a via identificada (invólucro nº 2) do plano de comunicação publicitária; b) Cotejo entre as vias identificadas e não identificadas do plano de comunicação publicitária, para identificação de sua autoria; c) Elaboração de planilha geral com as pontuações atribuídas a cada um dos quesitos de cada proposta técnica; d) Proclamação do resultado do julgamento geral da proposta técnica, registrando-se em ata as propostas desclassificadas e a ordem de classificação; Será publicado o resultado do julgamento das Propostas Técnicas com a indicação dos proponentes desclassificados e dos classificados em ordem decrescente de pontuação, abrindo- se prazo de 5 (cinco) dias úteis para interposição de recurso, conforme disposto na alínea b do inciso I do art. 109 da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993; 13.8 - Não tendo sido interposto recurso, ou tendo havido a sua desistência ou, ainda, tendo sido julgados os recursos interpostos, serão marcados data, hora e local da terceira sessão pública, com a seguinte pauta básica: a) Os integrantes da subcomissão técnica não poderão participar da sessão de recebimento dos invólucros de preços, conforme parágrafo 1º do artigo 11 da lei nº. 12.232/2010. b) Identificar os representantes das licitantes presentes; c) Abrir o Invólucro nº.4 , cujos documentos serão rubricados pelos membros da Comissão Permanente de Licitação e pelos representantes das licitantes presentes ou por comissão por eles indicada; d) Examinar o cumprimento, pelas licitantes, das exigências fixadas neste Edital para a elaboração das Propostas de Preços e julgá-las; e) Identificar a proposta de menor preço e dar conhecimento do resultado aos representantes das licitantes presentes; f) Realizar procedimento idêntico, ao previsto nos ditames da cláusula 16. DA VALORAÇÃO DA PROPOSTA DE PREÇOS E DA NOTA FINAL ;

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

14

13.9 - Será publicado o resultado do julgamento da Proposta de Preço com a indicação dos desclassificados e classificados, em ordem decrescente de pontuação, abrindo-se prazo de 5 (cinco) dias úteis para interposição de recurso, conforme disposto na alínea b do inciso I do art. 109 da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993; 13.10 - Não tendo sido interposto recurso, ou tendo havido a sua desistência ou, ainda, tendo sido julgados os recursos interpostos, serão marcados data, hora e local da quarta sessão pública, com a seguinte pauta básica: a) identificar os representantes das licitantes presentes e colher suas assinaturas na lista de presença; b) receber e abrir o Invólucro nº 5, cujos documentos de habilitação serão rubricados pelos membros da Comissão Permanente de Licitação e pelos representantes das licitantes presentes ou por comissão por eles indicada; c) examinar o cumprimento, pelas licitantes, das exigências fixadas neste Edital quanto a habilitação e habilitar as empresas classificadas nas etapas anteriores; 13.11 - Será publicado o resultado da habilitação com a indicação dos proponentes habilitados e inabilitados, abrindo-se prazo de 5 (cinco) dias úteis para interposição de recurso, conforme disposto na alínea “b” do inciso I do art. 109 da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993; 13.12 - Os invólucros das licitantes inabilitadas ou desclassificadas ficarão à disposição das interessadas por 30 (trinta) dias, contados do encerramento da licitação. Decorrido esse prazo sem que sejam retirados, a Comissão de Licitação providenciará sua destruição. 14. DO JULGAMENTO 14.1 – Considerações Básicas Cada proposta receberá duas notas de julgamento: a) Uma Nota Técnica (NTc), obtida da documentação apresentada nos Envelopes nº 1; nº 2; nº 3 – “Documentos de Proposta Técnica”; e b) Uma Nota de Preço Final (NPrf ), obtida da documentação apresentada no Envelope nº 4 – “Documentos de Proposta de Preço”. A Nota Final (NF) da licitante será a média ponderada dos dois valores anteriormente referidos, sendo que a Nota Técnica (NTc) terá peso de 60% (sessenta por cento) e a Nota de Preço (NPr) peso de 40% (quarenta por cento) .

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

15

15. DO JULGAMENTO DA PROPOSTA TÉCNICA: 15.1. As Propostas Técnicas serão examinadas, preliminarmente, quanto ao atendimento das condições estabelecidas neste Edital e em seus anexos. 15.2. Serão levados em conta pela Subcomissão técnica, como critério de julgamento técnico, os seguintes atributos da proposta, em cada quesito: 15.2.1. PLANO DE COMUNICAÇÃO. 15.2.1.1. RACIOCÍNIO BÁSICO – a compreensão das características da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata e das suas atividades significativas para a comunicação publicitária; da natureza, extensão e qualidade das relações da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata com o público alvo definido na simulação exigida, bem como do papel da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata no atual contexto social, político e econômico; 15.2.1.2. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA. a) a adequação do partido temático proposto aos problemas de comunicação e ao conceito que assinará as ações de publicidade da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata; b) a consistência lógica e pertinência da argumentação apresentada em defesa do partido temático; c) a adequação da estratégia de comunicação publicitária proposta para solução dos problemas de comunicação descritos no Briefing; d) a consistência lógica e a pertinência da argumentação apresentada em defesa da estratégia de comunicação publicitária proposta; e) a capacidade de identificar opções de abordagem publicitária e acuidade na escolha da melhor entre as possíveis e/ou cogitadas; f) a capacidade de articular os conhecimentos sobre a Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata. 15.2.1.3. IDÉIA CRIATIVA a) sua adequação ao problema específico de comunicação descrito no Briefing; b) a multiplicidade de interpretações favoráveis que comporta; c) a cobertura dos segmentos de público ensejada por essas interpretações; d) a originalidade de combinação dos elementos que a constituem;

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

16

e) a simplicidade da forma sob a qual se apresenta; f) os desdobramentos comunicativos que enseja, conforme demonstrado nos exemplos de peças apresentadas; g) a exeqüibilidade das peças; h) a compatibilidade da linguagem das peças aos meios propostos. 15.2.2. CAPACIDADE DE ATENDIMENTO. 15.2.2.1. o tempo de experiência profissional, notadamente em atividades publicitárias; 15.2.2.2. a adequação das qualificações à estratégia de comunicação publicitária proposta, considerada, nesse caso, também a quantificação dos quadros; 15.2.2.3. a adequação das instalações, da infra-estrutura, dos equipamentos e dos recursos materiais que manterá à disposição da execução do Contrato, em caráter prioritário; 15.2.2.4. a operacionalidade do relacionamento entre a Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata e a licitante esquematizado na proposta; 15.2.2.5. a segurança técnica e operacional ensejada pelos procedimentos especificados na proposta. 15.2.3. REPERTÓRIO 15.2.3.1. a idéia criativa e sua pertinência; 15.2.3.2. a clareza da exposição; 15.2.3.3. a qualidade da execução e do acabamento. 15.2.4. RELATOS DE SOLUÇÕES DE PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO. 15.2.4.1. a concatenação lógica da exposição; 15. 2.4.2. a evidência de planejamento publicitário; 15.2.4.3. a consistência das relações de causa e efeito entre problema e solução; 15.2.4.4. a relevância dos resultados apresentados. 15.3. A nota da Proposta Técnica está limitada ao m áximo de 100 (cem) pontos e será apurada segundo a metodologia a seguir:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

17

15.3.1. Aos quesitos serão atribuídos, no máximo, os seguintes pontos: 15.3.1.1. PLANO DE COMUNICAÇÃO – 75 (setenta e cinco) pontos, assim distribuídos: a) Raciocínio Básico – 20 (vinte). b) Estratégia de Comunicação Publicitária – 30 (trinta). c) Idéia Criativa – 25 (vinte e cinco). 15.3.1.2. Capacidade de Atendimento – 15 (quinze) pontos. 15.3.1.3. Repertório – 5 (cinco) pontos. 15.3.1.4. Relatos de Soluções de Problemas de Comunicação – 5 (cinco) pontos. 15.3.2. A nota do quesito corresponderá à média aritmética das notas de cada membro da Subcomissão técnica de Lagoa da Prata. 15.3.3. A nota de cada licitante corresponderá à soma das notas dos quesitos. 15.3.4. Será classificada em primeiro lugar, na fase de julgamento da Proposta Técnica, a licitante que obtiver a maior pontuação na soma das notas dos quesitos. 15.4. Será desclassificada a proposta que: 15.4.1. não atender às exigências do presente Edital e seus anexos; 15.4.2. não alcançar, no total, a nota mínima de 80 (oitenta) pontos ; 15.4.3. obtiver nota zero em quaisquer dos quesitos a que se referem os itens (15.3.1.1 a 15.3.1.4) 15.5. a subcomissão técnica reavaliará a pontuação atribuída a um quesito sempre que a diferença entre a maior e a menor pontuação for superior a 20% (vinte por cento) da pontuação máxima do quesito, com o fim de restabelecer o equilíbrio das pontuações atribuídas, de conformidade com os critérios objetivos postos no instrumento convocatório. 15.6. Caso os autores das pontuações destoantes não adotem novas pontuações, deverão registrar suas justificativas por escrito em ata, a qual deverá ser assinada por todos os membros da Subcomissão técnica e passará a compor o processo da licitação. 15.7. Em caso de empate, será considerada como classificada em primeiro lugar a licitante que tiver obtido a maior pontuação, sucessivamente, nos quesitos correspondentes aos itens 15.3.1.1, 15.3.1.2, 15.3.1.3 e 15.3.1.4.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

18

15.8. Persistindo o empate, a decisão será feita por sorteio em ato público marcado pela Comissão Especial de Licitação, cuja data será divulgada na forma do art. 45, § 2º, da Lei nº 8.666, de 1993 e para o qual serão convidadas todas licitantes habilitadas. 16. DA VALORAÇÃO DA PROPOSTA DE PREÇOS E DA NOTA FINAL 16.1. As Propostas de Preços das licitantes classificadas serão examinadas, preliminarmente, quanto ao atendimento das condições estabelecidas neste Edital e em seus anexos. 16.2. Será desclassificada a Proposta de Preços que: 16.2.1. não atender as exigências deste Edital e de seus anexos, que apresentar preços baseados em outra proposta ou que contiver qualquer item condicionante para a entrega dos serviços, ou oferta não prevista no Edital. 16.2.2. apresentar qualquer acréscimo aos preços previstos na tabela do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais, a título de ressarcimento dos custos internos dos trabalhos realizados pela própria licitante. 16.3. Os quesitos a serem valorados são os integrantes da planilha que constitui o Anexo II. 16.4. À proposta válida com menor preço será atribuída a nota máxima 10 (dez) pontos. 16.5. A Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata atribuirá notas para cada um dos quesitos a serem valorados, conforme as seguintes fórmulas: > Honorários, a serem cobrados da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, incidentes sobre os custos de produção/suprimentos/serviços decorrente do estudo ou de criação intelectual da agência contratada, e sob sua supervisão técnica: % ( );

NPr¹ = MPr x 10 Pr

Onde: NPr¹ = Nota de Preço 1 MPr = Menor preço entre as propostas válidas

Pr = Preço da Proposta em análise >Honorários a serem cobrados da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata sobre os custos de produção/suprimentos/serviços realizada por terceiros, fornecedores de bens e/ou serviços, quando a responsabilidade da agência limitar-se exclusivamente à contratação do serviço ou suprimento: % ( );

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

19

NPr² = MPr x 10 Pr

Onde: NPr² = Nota de Preço 2 MPr = Menor preço entre as propostas válidas

Pr = Percentual da Proposta em análise

>Desconto a ser concedido à Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, sobre os custos internos, baseado na tabela de preços do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais: % ( ).

NPr³ = D x 10 MD

Onde: NPr³ = Nota de Preço 3 MD = Maior desconto entre as propostas válidas

D = Desconto da Proposta em análise DESCONTO (D) Percentual de desconto sobre os custos internos, baseado na Tabela do Sindicato das Agencias de Propaganda do Ceará. >Por fim será calculado a nota de preço final para cada licitante, conforme fórmula a seguir:

NPr(f) = NPr¹ + NPr² + NPr³ 3

Onde: NPr(f) = Nota de Preço final 15.6. O valor da Nota Final (NF) atribuída à licitante será obtido pela seguinte fórmula:

NF = 0,6 X NTc + 0,4 X NPr(f)

Onde: NF = Nota Final NTc = Nota Técnica

NPr(f) = Nota de Preço Final 16.6.1. As propostas serão classificadas em ordem decrescente de Nota Final (NF). 16.6.2. No caso de empate entre duas ou mais propostas, a classificação será feita, obrigatoriamente, por sorteio, em ato público para o qual todas as licitantes serão convocadas, conforme previsto no art. 45, § 2º, da Lei nº 8.666, de 1993.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

20

16.6.3. Após os eventuais desempates, as propostas serão classificadas em ordem decrescente de Nota Final (NF), resultando que a proposta vencedora será a classificada em primeiro lugar. XVII. DIVULGAÇÃO DOS ATOS LICITATÓRIOS . 17.1. A critério da Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, todas as decisões referentes a esta Tomada de Preços poderão ser divulgadas conforme a seguir, ressalvadas aquelas cuja publicação no Diário Oficial é obrigatória: 17.1.1. das reuniões de abertura de invólucros; XVIII. DAS IMPUGNAÇÕES AO EDITAL E RECURSOS ADMINISTRATIVOS . 18.1 Decairá do direito de impugnar os termos do presente Edital a Licitante que não o fizer até o segundo dia útil antes da data de abertura dos envelopes de habilitação, mediante solicitação por escrito e protocolizada no endereço mencionado no item anterior. 18.2 A impugnação feita tempestivamente pela licitante não a impedirá de participar do processo licitatório até o trânsito em julgado da decisão a ela pertinente. 18.3 Eventuais recursos referentes à presente Tomada de Preços deverão ser interpostos no prazo máximo de cinco dias úteis a contar da publicação e/ou da intimação da decisão correspondente, em petição escrita dirigida ao PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA, e entregues no Setor de Licitações. 18.4 Interposto o recurso, o fato será comunicado às demais licitantes, que poderão manifestar- se no prazo máximo de cinco dias úteis, a contar do recebimento da impugnação. 18.5 Recebida(s) a(s) impugnação(ões), ou esgotado o prazo para tanto, a Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata poderá reconsiderar a sua decisão, no prazo de cinco dias úteis, ou, no mesmo prazo, submeter o recurso, devidamente instruído, e respectiva(s) impugnação(ões) à autoridade competente que decidirá em cinco dias úteis contados de seu recebimento. 18.6 Não será conhecido o recurso interposto fora do prazo legal. 18.7 Será franqueada aos interessados, desde a data do início do prazo para interposição de recursos ou impugnações até o seu término, vista ao processo desta Tomada de Preços, na sede da Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata. Os recursos das decisões referentes à habilitação ou inabilitação de licitante e julgamento de Propostas terão efeito suspensivo, podendo a Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata – motivadamente e se houver interesse para a Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, atribuir efeito suspensivo aos recursos interpostos contra outras decisões.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

21

XIX. DAS CONDIÇÕES DA CONTRATAÇÃO . 19.1. A licitante vencedora terá o prazo de até 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da convocação, para assinar o termo de Contrato, nos moldes da minuta constante do Anexo III. 19.1.1. A critério da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata e a pedido justificado da licitante vencedora, o prazo acima estabelecido poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período. 19.2. Caso a licitante vencedora se recuse a assinar o Contrato no prazo acima estipulado, a Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata poderá, a seu critério, convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para assinar o Contrato em igual prazo e nas mesmas condições estabelecidas na proposta de menor preço, ou revogar esta Tomada de Preços, independentemente da cominação prevista no art. 81 da Lei 8.666/93. 19.2.1 O disposto no item anterior não se aplica às licitantes remanescentes convocadas. 19.2.2 O contrato para a execução dos serviços objeto deste Edital terá duração de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado através de termo aditivo por iguais e sucessivos períodos, nos casos previstos na Lei nº. 8.666/93, contados do início da vigência, computadas as eventuais prorrogações, desde que não haja manifestação contrária de uma das partes, por escrito, até 30 (trinta) dias antes do seu término. 19.2.3 A Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata poderá rescindir, a qualquer tempo, o contrato que vier a ser assinado, independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial, sem que assista à contratada qualquer espécie de direito, nos casos previstos na Lei nº. 8.666/93 e no contrato a ser firmado entre as partes. 19.2.4 A rescisão do contrato, de acordo com o que preceituam os art. 79 e 80 da Lei nº.8.666/93, poderá ser: a) determinada por ato unilateral e escrito da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, nos casos enumerados no art. 78, incisos I a XII e XVII, da Lei nº. 8.666/93; b) amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo de licitação, desde que haja conveniência para a Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata; c) Judicial, nos termos da legislação processual. 19.2.5 A contratada deverá prestar esclarecimentos, à Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata sobre eventuais atos ou fatos desabonadores noticiados que a envolvam, independentemente de solicitação. 19.2.6 A contratada só poderá divulgar informações acerca da prestação de serviços objeto desta Tomada de Preços, que envolva o nome da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, se houver expressa autorização desta.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

22

19.2.7 É vedado à contratada caucionar ou utilizar o contrato resultante da presente Tomada de Preços para qualquer operação financeira sem prévia e expressa autorização, por escrito, da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata. 19.2.8. A contratada se obriga a manter, durante toda a execução do contrato, as condições de habilitação e qualificação exigidas nesta Tomada de Preços. 19.2.9. A Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata realizará avaliação da qualidade do atendimento, do nível técnico dos trabalhos e dos resultados concretos dos esforços de comunicação sugeridos pela contratada, da diversificação dos serviços prestados e dos benefícios decorrentes da política de preços praticada. 19.3. A critério da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata a licitante vencedora poderá utilizar- se de sua matriz ou de seus representantes em outros Estados para serviços de criação e de produção ou outros complementares ou acessórios que venham a ser necessários, desde que garantidas as condições previamente acordadas. XX. DAS MULTAS E PENALIDADES 20.1 - O descumprimento total ou parcial das obrigações assumidas caracterizará a inadimplência da Contratada, sujeitando-a as sanções previstas no artigo 87 da Lei 8.666/93, e, em especial: a) Multa de mora no percentual correspondente a 1% (um por cento) sobre o valor do contrato para o descumprimento ou atraso na prestação dos serviços, até o limite de 20 dias, caracterizando inexecução parcial; b) Advertência escrita; c) Suspensão temporária do direito de licitar e contratar com a Administração, conforme disposto no inciso III do art. 87 da Lei 8.666/93; d) Declaração de inidoneidade para licitar e contratar com a Administração Pública Municipal de Lagoa da Prata enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição, ou até que seja promovida a reabilitação perante a autoridade que aplicou a penalidade. 20.2 - Caso venha a desistir do contrato, além de outras cominações legais, a multa será de 20% (vinte por cento) sobre o valor do contrato; 20.3 - As multas serão automaticamente descontadas dos créditos que a empresa tiver junto ao Município, devendo ser aplicadas por ato do Secretário Municipal de Administração, facultada a defesa da Contratada, no prazo de 05 (cinco) dias úteis da abertura da vista ao processo. 20.4 - Das decisões relacionadas com esta Cláusula caberão recursos conforme disposto no artigo 109 da Lei 8.666/93. 20.5 - Os recursos deverão ser dirigidos à autoridade superior por intermédio da que praticou o ato recorrido.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

23

20.6 - A aplicação das sanções previstas neste edital não exclui a possibilidade da aplicação de outras, previstas na Lei 8.666/93, inclusive a responsabilização da licitante vencedora por eventuais perdas e danos causados à Administração. 20.7 - A multa deverá ser recolhida aos cofres públicos do Município de Lagoa da Prata, via Tesouraria Municipal, no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, a contar da data de recebimento da notificação enviada pela Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata. 20.8 - O valor da multa poderá ser descontado na Nota Fiscal ou crédito existente na Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, em favor da licitante vencedora, sendo que, caso o valor da multa seja superior ao crédito existente, a diferença será cobrada na forma da lei. 20.9 - As sanções aqui previstas são independentes entre si podendo ser aplicadas isoladas ou cumulativamente, sem prejuízo de outras medidas cabíveis. 20.10 - Em qualquer hipótese e aplicações de sanções será assegurado à licitante vencedora o contraditório e a ampla defesa. XXI - DA RESCISÃO 21.1 - A inexecução total ou parcial do Contrato ensejará sua rescisão com as conseqüências nele previstas, em especial nos seguintes casos: a) quando ocorrer descumprimento de cláusula do Contrato e o Município não optar pela cobrança da multa prevista neste edital; b) revelando a Contratada incapacidade e inidoneidade durante a prestação dos serviços; c) quando a Contratada paralisar os serviços por mais de 10 (dez) dias sem justificativas devidamente aceitas pelas unidades fiscalizadoras do Contrato; d) houver reclamações e desaprovação, pelas unidades fiscalizadoras do Contrato, quanto à qualidade dos serviços prestados; e) no caso de falência da Contratada. 21.2 - Ocorrendo a rescisão por quaisquer dos motivos especificados, fica suspenso o pagamento à contratada até que se apurem eventuais perdas ou danos causados à Administração Municipal de Lagoa da Prata. XXII - DO REAJUSTAMENTO : Não haverá reajuste de preço. Ocorrendo modificações dos encargos considerados na composição dos preços, ditada por alteração na legislação federal, estadual ou municipal, poderá ser procedida à respectiva correção, para mais ou para menos, na medida em que a referida legislação reflita na composição dos preços. XXIII. REMUNERAÇÃO E PRAZO 23.1. A remuneração à licitante vencedora, pelos serviços prestados, será feita nos termos das Cláusulas Sexta e Sétima da minuta do Contrato – Anexo III deste Edital, consoante os preços

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

24

estabelecidos em sua proposta de preços ou, quando for o caso, de acordo com os preços negociados na forma prevista no item 14.2. 23.2. A forma e as condições de pagamento são as constantes da Cláusula Décima da minuta do Contrato – Anexo III deste Edital. XXIV. DA SUBCOMISSÃO TÉCNICA

24.1 - As propostas técnicas serão analisadas e julgadas por Subcomissão técnica, constituída por 3 (três) membros que sejam formados em comunicação, publicidade ou marketing ou que atuem em uma dessas áreas, sendo que, pelo menos, 1/3 (um terço) deles não poderão manter nenhum vínculo funcional ou contratual, direto ou indireto, com a Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata - MG. 24.2 - A escolha dos membros da Subcomissão técnica foi realizada por sorteio, no dia 09/03/2015, às 09:00horas e o resultado publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros no dia 12/03/2015. Do citado sorteio resultou a portaria 050/2015, na qual o Prefeito Municipal Sr. Paulo César Teodoro, designou os membros da citada sub-comissão. . XXV - DISPOSIÇÕES FINAIS Os casos omissos e dúvidas com relação a este edital serão resolvidos pela comissão Permanente de Licitações, através de seu Presidente na PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA.

Lagoa da Prata, 02 de Abril de 2015.

Presidente da Comissão Permanente de Licitações

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

25

ANEXO I – BRIEFING

1- Introdução

No intuito de dar publicidade aos atos institucionais da Prefeitura de Lagoa da Prata objetivamos por meio deste edital a contratação de Agência de Publicidade/Propaganda mediante Processo Licitatório n.o 786/14. A finalidade da contratação é a elaboração de propaganda (arte/peça publicitária) para jornais impressos de circulação municipal com conteúdo informativo, campanhas educativas, programas, obras e serviços prestados pela administração municipal. Um vídeo com as atividades realizadas durante o ano também deve ser produzido e veiculado em TV regional. Este Briefing é peça integrante do Edital de Licitação na modalidade de TOMADA DE PREÇOS n.o 05/2015. 2- Especificação

O objetivo principal da propaganda é dar transparência aos atos da Administração Municipal divulgando matérias de caráter: I- Informativo II- Educativo III- Serviços (Editais, Processos Seletivos, etc...)

3- Objetivos institucionais

4- Estrutura da municipalidade

Lagoa da Prata está localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, no Alto São Francisco, com área de

442 km², a 211 km de Belo Horizonte, capital do estado. Sua economia é baseada na indústria voltada

principalmente para laticínios, EMBARÉ INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS S.A; Usina de açúcar, LDC

BIONERGIA S.A. O Município conta também com um pólo de desenvolvimento de fábrica de bichos

de pelúcia.Conta ainda com diversas empresas do segmento de duas rodas (distribuição de peças e

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

26

acessórios para motos e bicicletas) e uma empresa do setor Farmacêutico PHARLAB INDUSTRIA

FARMACEUTICA S.A.

A população, segundo o Censo IBGE/2014, é de 49.145 mil habitantes.

5- Atividades a serem realizadas pela Agência

Planejamento, diagramação, criação de peças e informativos publicitários de cunho informativo,

educativo e de serviços, no caso de jornal impresso. A arte final deve ser apresentada para a

Assessoria de Comunicação que aprovará ou não o seu conteúdo. A Assessoria também encaminhará

temas e pautas para a produção das artes e informativos, elaborando textos, gráficos, desenhos,

fotografias, diagramação e arte final das peças a serem veiculadas. Essas peças também devem ser

disponibilizadas para reprodução em nossa fanpage e site.

No caso de vídeo, gravação de imagens, elaboração de roteiro, texto e edição final.

6- Outras informações relevantes

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

27

Jornais comerciais de circulação em Lagoa da Prata e que poderão ser contratados pela

Agencia para a prestação de serviço de veiculação:

JORNAL O PAPEL Proprietário/editor: Brenna Santos Nogueira Jornalista responsável: Magno Fernandes dos Reis Nome da empresa: Brenna Santos Nogueira ME CNPJ: 17.453.476/0001-80 Endereço: Alameda dos Beija-Flores, 140 Telefone: 37 3261-7746 Número de edições: 947 Data de fundação: 11 Agosto 1994 Número de exemplares: 2.500 / semana Circulação: Semanal Local de circulação: Lagoa da Prata / Japaraíba Preço de capa: R$ 1,50 Distribuição: Assinantes / Órgãos Públicos / Pontos comerciais diversos (cerca de 50) Tamanho: área de mancha 24 cm largura x 36 cm altura Cor: Preto e branco com opção de cor sob demanda Fechamento de edição: reserva de espaço: 3ª feira / envio de material: 4ª feira Editorias: Política / Polícia / Economia / Saúde / Esportes / Religião / Classificados / Variedades Prestação de serviço para órgãos públicos: Prefeitura de Lagoa da Prata Câmara Municipal de Lagoa da Prata Serviço Autônomo de Água e Esgoto Comarca de Lagoa da Prata Governo do estado de Minas Gerais Governo Federal Preço de espaço de mídia: Jornal Preço liquido Jornal Papel 1 página R$ 1.600 ½ R$ 900

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

28

JORNAL CONEXÃO Proprietário/editor: Walter Sylvia Jornalista responsável: Magno Fernandes Reis Nome da empresa Grafontes Gráfica e Editora CNPJ: 00.958.114/0001-49 Inscrição Estadual; 001.023.494.0077. Telefone: 9994-3539 Número de edições: 238 Data de fundação: Fevereiro de 1998 Número de exemplares: 2.500 Aproximadamente Circulação: Assinantes, Cortesias Local de circulação: Lagoa da Prata, Japaraíba, Moema e Santo Antonio do Monte. Preço de capa: 1,50 Exemplar Distribuição: Comércios e Residências Tamanho: 40X25 Cor: Preto e Branco e datas especiais colorido Fechamento de edição: Dia 10 E 24 DE Cada Mês Editorias: Saúde, Esporte, Entretenimento, Política Sociais e fotos Memoráveis. Prestação de serviço para órgãos públicos: CAMÂRA MUNICIPAL. Preço de espaço de mídia: Jornal Preço liquido Jornal Conexão 1 página R$ 1.400 ½ página R$ 800

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

29

JORNAL CIDADE

Proprietário/Editor: Everton Alexandre Costa Jornalista Responsável: Juliano Rossi da Silva Nome da Empresa: CR Comunicação Ltda CNPJ: 13.591.966/0001-92 Insc. Estadual: 001767837.00-75 Insc. Municipal: 13165 Endereço: Praça Cel. Carlos Bernardes, 187 Sala 107 Centro, Lagoa da Prata (MG) - Cep.: 35.590-000 Telefone: 37 3261-9885 / 37 9938-1015 / 37 9935-6310 Email: [email protected] Portal de Notícias: www.jornalcidademg.com.br Número de edições: Edições Quinzenais. A última edição veiculada foi a de número 26 Data de fundação: 04/05/2011 Data de início das veiculações: 15/04/2013 Número de exemplares: 7.000 Exemplares Local de circulação: Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte, Moema, Japaraíba e Pedra do Indaiá. Preço de capa: Distribuição Gratuita Tamanho: Área Total 27x40 cm / Área de Mancha 24,7x37,4 cm Cor: Policromia (Todas as páginas são totalmente coloridas) Fechamento de edição: 5 dias antes da data de veiculação (Conforme calendário em anexo). Editorias: Política, Cidades, Economia, Esportes, Opinião, Meio Ambiente, Saúde, Cotidiano, Carta ao Leitor Prestação de serviço para órgãos públicos: Câmara Municipal de Lagoa da Prata, Câmara Municipal de Moema, Câmara Municipal de S. A. do Monte, Prefeitura Municipal de Moema, Prefeitura Municipal de S. A. do Monte, Assembleia Legislativa de MG, Governo Federal. Preço de espaço de mídia: Jornal Preço liquida Cidade 1 página R$ 2.190 ½ R$ 1.095

• O jornal Folha de Lagoa não se interessou em partic ipar das divulgações.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

30

VÍDEO INSTITUCIONAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGO A DA PRATA Editado entre 6 e 7 minutos para exibição em telões e internet e editado em 30 e 45 segundos para veiculação em TV Regional. Pauta: Aniversário da cidade e balanço institucional de final de ano. Veiculação nos horários de jornais regionais: Alterosa: Tabela: Alterosa em Alerta Primeira Edição - 30 segundos - R$ 797 Alterosa em Alerta Segunda Edição - 30 segundos - R$ 965 TV Integração: Tabela: MGTV 1 Edição - 30 segundos - R$ 638 MGTV 2 Edição - 30 Segundos - R$1.656

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

31

ANEXO II PLANILHA DE PREÇOS SUJEITOS A VALORAÇÃO Declaramos que, na vigência do contrato, adotaremos a seguinte política de preços para os serviços descritos: > Honorários, a serem cobrados da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, incidentes sobre os custos de produção/suprimentos/serviços decorrente do estudo ou de criação intelectual da agência contratada, e sob sua supervisão técnica: ............. %; >Honorários a serem cobrados da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, sobre os custos de produção/suprimentos/serviços realizada por terceiros, fornecedores de bens e/ou serviços, quando a responsabilidade da agência limitar-se exclusivamente à contratação do serviço ou suprimento: ............ %; >Desconto a ser concedido à Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, sobre os custos internos, baseado na tabela de preços do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais: ........ % ............................... , ........, de .................. de ........... (NOME DA LICITANTE) REPRESENTANTE LEGAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

32

ANEXO III

CONTRATO nº ____/2015

Contrato de prestação de serviço que entre si celebram o Município de Lagoa da Prata e a empresa, _________,de acordo com a Tomada de Preços nº. 05/2015, Processo Licitatório nº. 786/2014. O Município de Lagoa da Prata, com sede na Rua Joaquim Gomes Pereira nº. 825, Centro, em Lagoa da Prata - MG, inscrito no CNPJ sob o n0. 18.318.618/0001-60 representado neste ato pelo Prefeito Municipal, Sr. Paulo César Teodoro, doravante denominado CONTRATANTE, e a empresa ___________________ inscrita no CNPJ sob o nº. __________________ representada neste ato pelo Senhor __________________, com sede à Rua _____________ doravante denominada CONTRATADA, com fundamento no Edital de Licitação da Concorrência nº. 07/2014 celebram o presente contrato mediante as cláusulas e condições a seguir: CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO CONTRATAÇÃO DE AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA, PARA O MUNICIPIO DE LAGOA DA PRATA, PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES. OS SERVIÇOS CONTRATADOS CONSISTIRÃO EM: CRIAÇÃO, SUPERVISÃO DA EXECUÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE PUBLICIDADE A JORNAIS DE CIRCULAÇÃO LOCAL E DEMAIS MEIOS DE DIVULGAÇÃO DE PROGRAMAS E CAMPANHAS INSTITUCIONAIS. PRODUÇÃO, EDI ÇÃO E VEICULAÇÃO DE VÍDEO EM TV, DE ALCANCE LOCAL, E PARA EXIBIÇÃO EM T ELÃO, CONFORME ORIENTAÇÕES CONSTANTES NO ANEXO I – BRIEFING, DESTE EDITAL. CLÁUSULA SEGUNDA - DO PREÇO E DA FORMA DE PAGAMENTO 2.1. O valor global deste contrato é de R$______________ apresentado pela Contratada na Tomada de Preços nº. 05/2015, devidamente homologado e aprovado pela Contratante. 2.2. O pagamento será efetuado em até 10 (dez) dias após a prestação mensal dos serviços, com a aprovação da Assessoria de Comunicação, e emissão da respectiva nota fiscal e entregue no almoxarifado Central da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata. As empresas deverão emitir nota fiscal eletrônica e enviar juntamente com o Danfe, o arquivo XML para o endereço [email protected]. 2.3. O pagamento mensal ficará condicionado à emissão de Atestado de prestação de serviços nos termos do artigo 73, I, b, da Lei 8.666/03, que deverá ser assinado pela Assessoria de Comunicação. CLÁUSULA TERCEIRA - DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS 3.1. O prazo de vigência do presente contrato é de __________ meses, a contar do dia de sua assinatura, podendo ser prorrogado se houver interesse da Administração. 3.2. Os serviços a serem prestados deverão estar em conformidade com o exigido no anexo III deste edital, devidamente fiscalizado por responsável da Assessoria de Comunicação. A empresa terá o

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

33

prazo de até 10 (dez) dias, a contar da emissão da Ordem de Fornecimento, para início da prestação dos serviços. CLÁUSULA QUARTA - DAS OBRIGAÇÕES 4.1 - DA CONTRATADA 4.1.1 – Cumprir com todas as obrigações assumidas na Tomada de Preços nº. 05/2015. 4.1.2 – Manter, durante a execução contratual, todas as condições de habilitação exigidas no certame, de acordo com o Artigo 55, inciso XII, da Lei 8666/93. 4.2 - DA CONTRATANTE 4.2.1 - A Contratante se compromete a efetuar os pagamentos nos termos estipulados neste contrato. 4.2.2 - Fiscalizar a prestação dos serviços através da Assessoria de Comunicação. CLÁUSULA QUINTA – DA GARANTIA CONTRATUAL 5.1 - A contratada oferece, a título de garantia do Contrato, e conforme o art. 56 da Lei 8.666/93, a importância de R$ --------------------(----------), correspondente a 3% (três por cento) do valor do mesmo, sob forma de --------------------------(uma das hipóteses do art. 56, cuja escolha é da CONTRATADA). 5.2 - A garantia prestada será liberada ou restituída após-----------(-------) dias da emissão do termo de encerramento de obrigações contratuais e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente, ou, pela rescisão do contrato, salvo se esta ocorrer por culpa da CONTRATADA. 5.3 - Desfalcada a garantia prestada, pela imposição de multa ou outro motivo de direito, a CONTRATADA será notificada através de correspondência simples, para, no prazo de ---------------(-----------) dias/horas, complementar o valor caucional. À CONTRATANTE cabe descontar, da garantia, toda importância que a qualquer título lhe for devida pela CONTRATADA. CLÁUSULA SEXTA - DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 6.1. As despesas decorrentes desta licitação correrão por conta da seguinte dotação orçamentária: 020.101.041.310.0014.005.339039 CLÁUSULA SÉTIMA - DAS MULTAS E PENALIDADES 7.1 - O descumprimento total ou parcial das obrigações assumidas caracterizará a inadimplência da Contratada, sujeitando-a as sanções previstas no artigo 87 da Lei 8.666/93, e, em especial: a) Multa de mora no percentual correspondente a 1% (um por cento) sobre o valor do contrato para o descumprimento ou atraso na prestação dos serviços, até o limite de 20 dias, caracterizando inexecução parcial.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

34

b) Advertência escrita. c) Suspensão temporária do direito de licitar e contratar com a Administração, conforme disposto no inciso III do art. 87 da Lei 8.666/93. d) Declaração de inidoneidade para licitar e contratar com a Administração Pública Municipal de Lagoa da Prata enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição, ou até que seja promovida a reabilitação perante a autoridade que aplicou a penalidade. 7.2 - Caso venha a desistir do contrato, além de outras cominações legais, a multa será de 20% (vinte por cento) sobre o valor do contrato. 7.3 - A multa deverá ser recolhida aos cofres públicos do Município de Lagoa da Prata, via Tesouraria Municipal, no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, a contar da data de recebimento da notificação enviada pela Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, sendo que poderá ser automaticamente descontada dos créditos que a empresa tiver junto ao Município, devendo ser aplicadas por ato do Secretário Municipal de Administração, facultada a defesa da Contratada, no prazo de 05 (cinco) dias úteis da abertura da vista ao processo. 7.4 - As sanções aqui previstas são independentes entre si podendo ser aplicadas isoladas ou cumulativamente, sem prejuízo de outras medidas cabíveis, previstas na lei 8.666/93, inclusive a responsabilização da licitante vencedora por eventuais perdas e danos causados à Administração. 7.5 - Em qualquer hipótese e aplicações de sanções será assegurado à licitante vencedora o contraditório e a ampla defesa, conforme disposto no artigo 109 da Lei 8.666/93. CLÁUSULA OITAVA - DA RESCISÃO 8.1. Nos termos do art. 77 da Lei 8666/93, a inexecução total ou parcial do Contrato ensejará sua rescisão com as consequências nele previstas, em especial nos seguintes casos: a) Quando ocorrer descumprimento de cláusula deste Contrato e o Município não optar pela cobrança da multa prevista neste edital; b) Revelando a Contratada incapacidade e inidoneidade durante a prestação dos serviços; c) Quando a Contratada paralisar os serviços por mais de 10 (dez) dias sem justificativas devidamente aceitas pelas unidades fiscalizadoras do Contrato; d) Houver reclamações e desaprovação, pelas unidades fiscalizadoras do Contrato, quanto à qualidade dos serviços prestados; e) No caso de falência da Contratada. 8.2. Ocorrendo a rescisão por quaisquer dos motivos especificados, fica suspenso o pagamento à contratada até que se apurem eventuais perdas ou danos causados à Administração Municipal de Lagoa da Prata. CLÁUSULA NONA – DA FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO É responsável pela fiscalização da execução deste instrumento o Secretário/Ordenador de Despesas, ou servidor de carreira indicado por este como gestor do contrato, bem como a Assessoria de Comunicação.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

35

CLÁUSULA DÉCIMA - DA PUBLICAÇÃO O presente contrato será publicado em forma de extrato, no diário oficial do município, em conformidade com o disposto no parágrafo único do artigo 61 da lei 8.666/93. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – DO FORO Fica eleito o foro da Comarca de Lagoa da Prata como o competente para qualquer procedimento relacionado com o cumprimento do presente contrato. CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – DISPOSIÇÕES FINAIS 12.1. O presente Contrato poderá ser rescindido por motivo de força maior e dar-se-á por iniciativa e a juízo da Contratante. 12.2. Poderá a Administração rescindir o presente Contrato, no todo ou em parte, por conveniência administrativa e interesse público devidamente justificado, sem que caiba a Contratada direito a indenização, salvo em caso de dano efetivo disso resultante e na forma da lei. 12.3. Fazem parte Integrante ao presente Contrato, independente de transcrição, as condições estabelecidas no instrumento convocatório e as normas contidas na lei 8.666/93 e suas alterações, de acordo com artigo 55, inciso XIII. E, por estarem assim justas e contratadas, assinam o presente contrato em 03 (três) vias de igual teor e valor, na presença de duas testemunhas, infra-assinadas. Lagoa da Prata, ______ de _______ de 2015. Prefeito Municipal CONTRATANTE CONTRATADA Testemunhas 1 - ____________________ 2 - ____________________

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA – MG

Edital de Licitação – Tomada de Preços 05/2015

36

ANEXO IV

DECLARAÇÃO – TRABALHO DO MENOR ____________________________________________________, inscrito no CNPJ sob o nº._______________________________, por intermédio de seu representante legal Sr (a)._________________________________________, portador (a) do documento Nº __________________________, DECLARA, para fins do disposto no inc. V do art. 27 da lei 8.666/93, acrescido pela Lei nº. 9.854, de 27 de outubro de 1999, que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de dezesseis anos.

Lagoa da Prata, _____ de ____________ de _______

____________________________________

Representante Legal