torta de filtro

8
Adubação - resíduos alternativos Autor(es): Raffaella Rossetto ; Antonio Dias Santiago Busc ar Busca Avançada Diversos materiais são obtidos a partir da produção de açúcar e álcool em uma usina sucroalcooleira. Entretanto, o conhecimento da composição e dos possíveis usos desses materiais em lavouras possibilitou sua utilização na forma de fertilizantes organo-minerais e fertirrigantes. Isso proporcionou um maior controle ambiental e relevante economia na adubação de canaviais. Dois resíduos agroindustriais empregados como fertilizantes na produção de cana-de-açúcar são a vinhaça e a torta de filtro. Apesar de seus valores nutricionais serem conhecidos desde a década de 1950, sua utilização teve início apenas na década de 1970 e se intensificou em 1999, quando a mudança cambial e a elevação dos preços dos fertilizantes químicos encareceram a adubação e a questão ambiental ganhou mais espaço. Outros resíduos aproveitados na agricultura são: cinza da queima do bagaço - material rico em potássio - (Figura 1) e o bagaço ou bagacilho da cana. Fig. 1. Aplicação de cinzas. Foto: Raffaella Rossetto. Vinhaça A vinhaça é um resíduo gerado na produção do álcool. Para cada litro de álcool são produzidos cerca de dez a 13 litros de vinhaça, com diferentes concentrações de potássio, de acordo com o material de origem (mosto). A vinhaça originária da fermentação do melaço, resíduo da fabricação do açúcar, possui uma maior concentração em relação à vinhaça gerada na fermentação do caldo de cana. Na Tabela 1 são apresentadas as composições químicas de vinhaças oriundas de diferentes tipos de mostos. Tabela 1. Composição química de vinhaças conforme o tipo de mosto. Hiperbólica Pasta de documentos Adicionar Visualizar Informes Agritempo Embrapa Informática Agropecuária IEA - Banco de Dados de Bioenergia Mapa - Estatísticas Ridesa Unica

Upload: carlos-oliveira

Post on 22-Jul-2015

82 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Adubao - resduos alternativosAutor(es): Raffaella Rossetto

Busc ar

; Antonio Dias Santiago

Busca Avanada

Diversos materiais so obtidos a partir da produo de acar e lcool em uma usina sucroalcooleira. Entretanto, o conhecimento da composio e dos possveis usos desses materiais em lavouras possibilitou sua utilizao na forma de fertilizantes organo-minerais e fertirrigantes. Isso proporcionou um maior controle ambiental e relevante economia na adubao de canaviais. Dois resduos agroindustriais empregados como fertilizantes na produo de cana-de-acar so a vinhaa e a torta de filtro. Apesar de seus valores nutricionais serem conhecidos desde a dcada de 1950, sua utilizao teve incio apenas na dcada de 1970 e se intensificou em 1999, quando a mudana cambial e a elevao dos preos dos fertilizantes qumicos encareceram a adubao e a questo ambiental ganhou mais espao. Outros resduos aproveitados na agricultura so: cinza da queima do bagao - material rico em potssio - (Figura 1) e o bagao ou bagacilho da cana.

Hiperblica

Pasta de documentosAdicionar Visualizar

InformesAgritempo Embrapa Informtica Agropecuria IEA - Banco de Dados de Bioenergia Mapa - Estatsticas Ridesa Unica

Fig. 1. Aplicao de cinzas. Foto: Raffaella Rossetto.

Vinhaa A vinhaa um resduo gerado na produo do lcool. Para cada litro de lcool so produzidos cerca de dez a 13 litros de vinhaa, com diferentes concentraes de potssio, de acordo com o material de origem (mosto). A vinhaa originria da fermentao do melao, resduo da fabricao do acar, possui uma maior concentrao em relao vinhaa gerada na fermentao do caldo de cana. Na Tabela 1 so apresentadas as composies qumicas de vinhaas oriundas de diferentes tipos de mostos.Tabela 1. Composio qumica de vinhaas conforme o tipo de mosto.

(1) DBO: Demanda bioqumica de oxignio. (2) DQO: Demanda qumica de oxignio. Fonte: Marques (2006).

As diversas tcnicas e mtodos para aplicao de vinhaa em canaviais, via fertirrigao, esto descritas, a seguir. Sulcos de infiltrao: atravs de uma adutora principal a vinhaa associada aos demais efluentes lquidos como gua de condensao, gua de lavagem da cana etc - retirada de tanques de conteno e lanada em canais principais (Figuras 2, 3 e 4) que margeiam os talhes. Desses canais, o material atinge os sulcos de irrigao abertos nas entrelinhas do canavial. Este mtodo o de menor custo, j que no h consumo de energia. Porm, o sistema pouco preciso em sua distribuio e pode estabelecer pontos de encharcamento no campo.

Fig. 2. Canal de vinhaa. Foto: Raffaella Rossetto.

Fig. 3. Tanque de vinhaa impermeabilizado. Foto: Unio dos Produtores de Bioenergia.

Fig. 4. Tubulao para conduo de vinhaa. Foto: Daniel Nassif.

Caminhes-tanque: o caminho percorre o campo lanando a vinhaa por meio de bombas acopladas tomada de fora ou acionadas por motores independentes, ou por gravidade atravs de um sistema de vazo na parte posterior do caminho (Figura 5). Este sistema de rpida implantao e de fcil operao. Entretanto, apresenta elevado consumo de combustvel, alm de promover a compactao do solo e causar danos aos rizomas.

Fig. 5. Aplicao de vinhaa por caminho-tanque. Foto: Raffaella Rossetto.

Asperso convencional (moto-bombas): a vinhaa tomada dos canais principais por meio de moto-bombas, que alimentam tubulaes principais e laterais, onde se encontram os aspersores. As tubulaes laterais so movimentadas ao longo dos canais principais a fim de cobrir toda a rea. A principal vantagem deste sistema permitir um melhor controle da quantidade de resduo, bem como sua distribuio mais homognea, em relao aos sulcos de infiltrao. Asperso com canho hidrulico: a vinhaa lanada por meio de um aspersor setorial tipo canho, montado sobre uma carreta (ou carretel autopropelido), acionado por uma moto-bomba que succiona a vinhaa diretamente do canal principal (Figura 6). Este sistema necessita de menos manuteno e consome menor volume do material devido melhor distribuio.

Fig. 6. Asperso com canho hidrulico. Foto: Raffaella Rossetto.

A dose de vinhaa a ser aplicada no canavial definida com base no seu teor de potssio e na anlise qumica do solo. Para o Estado de So Paulo, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) definiu, por meio da Portaria P. 4231, a dose a ser aplicada para cada talho em funo da saturao de potssio no clculo da capacidade de troca catinica (CTC). A vinhaa utilizada principalmente nas soqueiras, devido poca em que produzida na agroindstria, fornecendo todo o K2O e parte do nitrognio necessrios cana. Em muitos solos, necessrio complementar a vinhaa com adubos nitrogenados. A aplicao de vinhaa em doses adequadas oferece uma srie de benefcios, como: melhoria das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do solo; aumento da matria orgnica e microflora do solo; facilita a mineralizao do nitrognio; melhoria nas condies gerais de fertilidade do solo; aumento do poder de reteno de gua; aumento da produtividade da cana.

Entretanto, o excesso de vinhaa provoca retardamento do processo de maturao da planta, o que leva queda no teor de sacarose e compromete a qualidade final da cana. Alm disso, o uso contnuo de vinhaa pode levar contaminao do lenol fretico atravs da lixiviao de nions em funo do excesso de potssio. Torta de filtro A torta de filtro (Figura 7) um importante resduo da indstria sucroalcooleira proveniente da filtrao do caldo extrado das moendas no filtro rotativo. Antigamente, era um resduo obtido apenas na produo do acar, mas, atualmente, as novas unidades alcooleiras introduziram o filtro rotativo e, assim, tambm obtm o resduo torta de filtro.

Fig. 7. Torta de filtro. Foto: Raffaella Rossetto.

A concentrao da torta de filtro constituda de cerca de 1,2 a 1,8% de fsforo e cerca de 70% de umidade, que importante para garantir a brotao da cana em plantios feitos em pocas de inverno nas Regio Sul e Sudeste. A torta tambm apresenta alto teor de clcio e considerveis quantidades de micronutrientes. Em torno de 50% do fsforo da torta pode ser considerado prontamente disponvel. O restante ser mineralizado mais lentamente. A torta empregada principalmente em cana-planta, nas dosagens de 80 a 100 toneladas por hectare (torta mida); em rea total, de 15 a 35 toneladas por hectare (sulco) e 40 a 60 toneladas por hectare na entrelinha das soqueiras, substituindo parcial ou totalmente a adubao fosfatada, dependendo da dose de P2O5 recomendada. A elaborao da compostagem da torta de filtro adicionando gesso, cinzas de caldeiras e palhada, tem agregado valor torta de filtro, melhorando sua concentrao em nutrientes e reduzindo sua umidade, o que pode ser vantajoso para o transporte a distncias maiores e desvantajoso para plantios em pocas de estigem. A torta de filtro produzida na ordem de 2,5 a 3,5% de cana moda e apresenta elevada umidade, teor de matria orgnica, fsforo, clcio, magnsio e nitrognio. A Tabela 2 apresenta a composio qumica de 100 gramas de torta de filtro.Tabela 2. Composio qumica aproximada de 100 gramas de torta de filtro.

Fonte: Paranhos (1987) e Vitti et al. (2006) adaptado pelo autor.

A aplicao de torta de filtro em rea total, no sulco ou nas entrelinhas da cana-soca uma prtica usual, facilitada pelo desenvolvimento de implementos prprios, como carretas para aplicao e, mais recentemente, devido ao desenvolvimento de plantadeiras mecanizadas com compartimento para a torta. Existem trs formas bsicas de utilizao da torta de filtro como fertilizante orgnico, que esto descritas, abaixo: aplicao em superfcie total nas reas de renovao dos canaviais. Grandes quantidades so adicionadas ao solo e, posteriormente, incorporadas por meio de gradagens; distribuio nas entrelinhas da cana-soca e incorporaes por meio de cultivadores de discos; aplicao nos sulcos de plantio (Figura 8). Menores quantidades de torta de filtro (15 a 35 toneladas por hectare da torta mida) so distribudas, levando-se em conta as quantidades de nutrientes que esto sendo incorporados ao solo, principalmente o fsforo.

Fig. 8. Aplicao de torta de filtro no sulco de plantio. Foto: Unio dos Produtores de Bioenergia.

A torta deve ser priorizada para os solos arenosos, com baixa matria orgnica. importante salientar que a torta no contm todos os nutrientes necessrios para a cana-de-acar. Portanto, importante avaliar uma complementao mineral. Sua utilizao pode resultar em um melhor desenvolvimento da planta (Figura 9).

Fig. 9. Diferena no desenvolvimento da cana com e sem aplicao de torta de filtro. Foto: Raffaella Rossetto.

Outros resduos orgnicos podem ser utilizados no plantio da cana como estercos animais, cama de frango e resduos da produo de lisina, amidos e glutamato monossdico. Fontes consultadas: MARQUES, M. O. Aspectos tcnicos e legais da produo, transporte e aplicao de vinhaa. In: SEGATO, S. V. et al. (Org.). Atualizao em produo de cana-de-acar. Piracicaba: CP 2, 2006. p. 369-375. PARANHOS, S. B. (Coord.). Cana-de-acar: cultivo e utilizao. Campinas: Fundao Cargill, 1987. VITTI, G. C.; OLIVEIRA, D. B. de; QUINTINO, T. A. Micronutrientes na cultura da cana-de-acar. In: SEGATO, S. V. et al. (Org.). Atualizao em produo de cana-de-acar. Piracicaba: CP 2, 2006. p. 121-138.

Informaes Complementares:Qualidades tecnolgicas da cana-planta e da cana-soca em funo da aplicao da escria de siderurgia e do calcrio Com o objetivo de avaliar o efeito da escria de siderurgia sobre as qualidades tecnolgicas da cana-de-acar, comparado com o calcrio, foi conduzido um experimento de campo durante os dois primeiros cortes da cana-de-acar (variedade SP80-1842) efetuados nos anos agrcolas 1998/99 e 1999/00, em Mais Detalhes

Metais pesados em solos cultivados com cana-de-acar pelo uso de resduos agroindustriais Amostras de um solo gley pouco hmico, antiga lagoa de vinhaa, e dois cambissolos, um fertirrigado com vinhaa e outro com aplicao de torta de filtro, cultivados com cana-de-acar, em Campos dos Goytacazes (RJ) , foram analisadas para teores totais de Cd, Co, Cr, Cu, Mn, Ni, Pb e Zn e comparadas Mais Detalhes

Efeito de lodo de esgoto na fertilidade de um Argissolo Vermelho-Amarelo cultivado com cana-de-acar O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da aplicao de 0, 20 e 40 Mg ha-1 de lodo de esgoto, na presena e ausncia de fertilizante mineral (NPK) na fertilidade e nos teores de metais pesados de um Argissolo Vermelho-Amarelo distrfico, cultivado com cana-de-acar. Amostras de solo foram Mais Detalhes

Produtividade e qualidade de cana-de-acar cultivada em solo tratado com lodo de esgoto, vinhaa e adubos minerais O uso agrcola de resduos orgnicos, de origem agrcola, urbana ou industrial, uma interessante alternativa de disposio, permitindo a reciclagem de nutrientes (NPK) nos ecossistemas. Este trabalho avaliou o efeito da aplicao de lodo de esgoto como fonte de N e de vinhaa como fonte de K compa Mais Detalhes

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Embrapa Todos os direitos reservados, conforme Lei n 9.610. Poltica de Privacidade. [email protected] 2005-2007

Topo | Pgina Inicial | Voltar Embrapa Parque Estao Biolgica - PqEB s/n. Braslia, DF - Brasil - CEP 70770-901 Fone: (61) 3448-4433 (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041