topo montejunto

5
ESCOLA DE ESCALADA DE MONTEJUNTO História Consta que a falésia de Montejunto foi descoberta para a prática de escalada pelo Nifo (o famoso big wallista catalão, mais conhecido por Pep Massip, companheiro de cordada da Silvia Vidal) e pelo Paulo Gorjão, no final da década de 1980. Ambos deixaram o nome em 2 das mais embllemáticas vias da falésia hoje conhecida por Montejunto Velho: IsaPaulo e NataNifo. Isa e Nata eram Isabel e Natacha as companheiras do Paulo e do Nifo, respectivamente. Na base da via Eucaliptus, encontramos uma data indicativa do primeiro periodo de equipamento: 9.9.1989, escrita na cola das tiges. Quando Montejunto Velho passou a ser restringido, devido à nidificação de aves de rapina, foi aberto um outro sector, que se mantém aberto todo o ano (ao contrário do Velho que só pode ser frequentado entre Agosto e Janeiro). Desde o seu inicio esta escola foi já alvo de várias ondas de equipamento e re-equipamento. Os principais responsáveis pelo equipamento destas falésias foram o Paulo Gorjão, Pep Massip, Emílio, António e Luís Fernandes. Como chegar Montejunto Velho: A partir de Lisboa, seguir pela A1 em direcção ao norte. Saír na saída 4, direcção Alenquer, Carregado. Após as portagens, tomar a EN1, na direcção de Alenquer. Alguns Km depois de Alenquer, quando o inconfundível perfil da Serra de Montejunto aparece já no horizonte, virar à esquerda, junto à fábrica Avimetal, seguindo as indicações Abrigada, Montejunto, Torres Vedras (foto abaixo). Na povoação de Abrigada, sugerimos a pastelaria Cruzinha, logo à entrada, do lado direito ou a pastelaria/mercearia Abridoce, um pouco mais adiante, do lado esquerdo da rua, para um bolo e um café ou alguma compra de última hora. À saida da Abrigada vira-se à direita no primeiro cruzamento seguindo a indicação de Montejunto. Seguir por uma estrada que se vai tornando estreita e sinuosa, passando por diversos aviários. Esta estrada vai ganhando altura, por vezes com um declive muito acentuado, até voltar a descer, acabando por desembocar na estrada que vem de Pragança. Subindo esta estrada, cerca de 200m após uma apertada curva à esquerda, encontramos a zona de estacionamento do lado direito da estrada. A falésia vê-se já do lado esquerdo. Montejunto Novo: Seguir as indicações acima e continuar a subir a estrada. Passa-se uma larga curva à esquerda e, na bifurcação, toma-se a estrada da direita. Desce-se até encontrar uma zona da estrada que permite estacionamento de ambos os lados (do lado esquerdo de quem desce tem uma clareira de dificil acesso para carros normais). Há um carreiro que sobe do lado esquerdo da estrada, que leva até à base das vias.

Upload: jorge-go

Post on 21-Oct-2015

17 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Topo Montejunto

ESCOLA DE ESCALADA DE MONTEJUNTO

História

Consta que a falésia de Montejunto foi descoberta para a prática de escalada pelo Nifo (o famoso big wallista catalão, mais conhecido por Pep Massip, companheiro de cordada da Silvia Vidal) e pelo Paulo Gorjão, no final da década de 1980. Ambos deixaram o nome em 2 das mais embllemáticas vias da falésia hoje conhecida por Montejunto Velho: IsaPaulo e NataNifo. Isa e Nata eram Isabel e Natacha as companheiras do Paulo e do Nifo, respectivamente.

Na base da via Eucaliptus, encontramos uma data indicativa do primeiro periodo de equipamento: 9.9.1989, escrita na cola das tiges. Quando Montejunto Velho passou a ser restringido, devido à nidificação de aves de rapina, foi aberto um outro sector, que se mantém aberto todo o ano (ao contrário do Velho que só pode ser frequentado entre Agosto e Janeiro). Desde o seu inicio esta escola foi já alvo de várias ondas de equipamento e re-equipamento.

Os principais responsáveis pelo equipamento destas falésias foram o Paulo Gorjão, Pep Massip, Emílio, António e Luís Fernandes.

Como chegar

Montejunto Velho:

A partir de Lisboa, seguir pela A1 em direcção ao norte. Saír na saída 4, direcção Alenquer, Carregado. Após as portagens, tomar a EN1, na direcção de Alenquer. Alguns Km depois de Alenquer, quando o inconfundível perfil da Serra de Montejunto aparece já no horizonte, virar à esquerda, junto à fábrica Avimetal, seguindo as indicações Abrigada, Montejunto, Torres Vedras (foto abaixo).

Na povoação de Abrigada, sugerimos a pastelaria Cruzinha, logo à entrada, do lado direito ou a pastelaria/mercearia Abridoce, um pouco mais adiante, do lado esquerdo da rua, para um bolo e um café ou alguma compra de última hora. À saida da Abrigada vira-se à direita no primeiro cruzamento

seguindo a indicação de Montejunto.

Seguir por uma estrada que se vai tornando estreita e sinuosa, passando por diversos aviários. Esta estrada vai ganhando altura, por vezes com um declive muito acentuado, até voltar a descer, acabando por desembocar na estrada que vem de Pragança. Subindo esta estrada, cerca de 200m após uma apertada curva à esquerda, encontramos a zona de estacionamento do lado direito da estrada. A falésia vê-se já do lado esquerdo.

Montejunto Novo:

Seguir as indicações acima e continuar a subir a estrada. Passa-se uma larga curva à esquerda e, na bifurcação, toma-se a estrada da direita. Desce-se até encontrar uma zona da estrada que permite estacionamento de ambos os lados (do lado esquerdo de quem desce tem uma clareira de dificil acesso para carros normais). Há um carreiro que sobe do lado esquerdo da estrada, que leva até à base das vias.

Page 2: Topo Montejunto

Montejunto Velho

Page 3: Topo Montejunto

Sector IsaPaulo

Error!

Nº Nome Cotação (m)

1 Lusitânia Express 6c 25

2 IsaPaulo 6b 25

3 Frágil 6b+ 25

Sector Eucaliptus

Nº Nome Cotação (m)

4 Eucaliptus 6b

5 Capitão Gancho IV+

6 Os Três Porquinhos 6a

7 Porquinhos no Cinema 6b+

8 Pimenta é refresco V

Page 4: Topo Montejunto

Nº Nome Cotação (m)

9 Bela mas Perigosa 6b+

10 Regresso do Pirata V+

11 Música no Coração V+

12 É Cú e os Homens Coelhos V+

13 Buraco 6a

14 Sem nome 6a+

15 Greta e os Garbos 6a+

16 Porque Não? 6a+

17 Coco Cobos 6a+

18 Cobos Coco 6c

19 TecLuAn 7a+

20 Natanifo 7b

21 Daniel, Não Sejas Cruel 7a

22 O Mistério Dos Bálcaros 6c

23 Manias e Tiranias 7b+

24 Bruxa 6c

25 Wild West End 7a

26 Os Bálcaros Voltam ao Ataque 6b

27 Porquinhos na Catequese 6a

28 Descanço Dominical 6b+

19 + 27 Porquinhos na Tecnolândia 7a+

20 + 27 Porquinhos com Natas 7b

21 + 28 Missa 7a+

Page 5: Topo Montejunto

Montejunto Novo

Nº Nome Cotação (m)

1 Cabeças o Pró Voador 7b

2 3030 Odisseia e Anões ?

3 Ah! Não. Não 7c+

4 Impotência do Anão 7c

5 A Branca de Neve e os Sete Porcalhões 7b+

6 Fantasias Sexuais de Uma Grande Senhora 7a

7 Lançamento de Anões 6b+

8 O Anão viu a Morte - ParteII 6b 9 Não Pisar o Musgo 6a+

10 Quinto Esquerdo V

11 Quinto Frente IV+

12 Quinto Direito IV

13 Terceiro Direito III+

14 Auto Charro 6c

15 Drinho o Último Demente 7b+

16 Caracol Desenfreado 6b+

17 Sentido da Vida 6b

18 Presa Livre 6a+

19 Pica Miolos 6c

20 Ultrapassagem Perigosa 7a

21 Segura-te Xavier 7b+?

22 Regresso dos Dementes 7b

23 A Histérica e o Vibrador 8a

24 Chuva Obliqua 7b

25 Ansiolíticos, Calmantes e outros Barbituricos 7b+

26 A Ansiedade, a Insanidade e a Gravidade 7c

27 Emilio e os Detectives 7b

28 Só nós dois é que sabemos 6b

29 FAVEL (Foda-se, A Via É Linda!) 6c

30 Mestre Mártir 7b

31 Lingua Viperina 6a+

32 Fissura Satânica 6a