tópicos a serem abordados

2
Movimento literário ao qual pertence o livro(publicado em 1938) Movimento literário: Modernismo (Geração 1930/1945) 2ª fase Características do movimento literário do qual pertence o livro Regionalismo - Estabilidade: preocupação ideológica (mostrar para o leitor uma visão nova de ver o mundo)- a arte engajada está presa na denúncia crítica da sociedade - literatura mais preocupada com o CONTEÚDO ( o importante é o que eu escrevo) e não com a FORMA - romance proletário: o empregado é objeto de estudo. Forma de publicação do livro Editorial. Foco narrativo do livro (1ª ou 3ª pessoa) - Narrado em 3ª pessoa (único livro em que Graciliano Ramos utilizou tal recurso) Narrador onisciente ou não? - Onisciência do narrador: mostra a miséria e a situação precária do mundo exterior. - Discurso indireto livre: revela o interior das personagens (instrumento de análise comportamental e psicológica) Tempo predominante no livro (cronológico / psicológico) O tempo predominante é o psicológico (Eles nem sabem suas idades), apesar de que a história ocorre entre o período de duas secas, ou seja um ano. Partes onde predomina o tempo cronológico? Mostrado por algumas contagens de tempo referentes a nomes de capítulos (inverno), ou a períodos (a seca) Há predominância de digressões ou flashbacks? Predominância de flashbacks Onde há flashbacks? Há flashbacks nas partes onde um pensamento atormenta Fabiano (a respeito do soldado amarelo, onde ele revive a mesma cena da confusão) e para ilustrar o porquê de certas atitudes das personagens. Também pode ser chamado de Analepse. Contexto histórico(1938) Na época da publicação do livro o presidente do Brasil era Getúlio Vargas que acabara de dar um golpe de Estado e entrava em seu terceiro período de mandato decretando no ano seguinte a existência do Departamento de Imprensa e Propaganda. Espaço Região da caatinga, numa certa fazenda perto de um povoado indeterminado. - esse local apresenta como característica dominante o clima tropical semiárido, com chuvas escassas e irregulares **** Obra cíclica: inicia com a chegada e termina com a partida. Em que se baseia o livro A obra é inspirada em muitas histórias que Graciliano acompanhou na infância sobre a vida de retirantes Divisões no livro São 13 capítulos independentes

Upload: brunoesteves

Post on 17-Dec-2015

262 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Tópicos a Serem Abordados na análise basica de um livro

TRANSCRIPT

  • Movimento literrio ao qual pertence o livro(publicado em 1938) Movimento literrio: Modernismo (Gerao 1930/1945) 2 fase

    Caractersticas do movimento literrio do qual pertence o livro

    Regionalismo - Estabilidade: preocupao ideolgica (mostrar para o leitor uma viso nova de ver o mundo)- a arte engajada est presa na denncia crtica da sociedade - literatura mais preocupada com o CONTEDO ( o importante o que eu escrevo) e no com a FORMA - romance proletrio: o empregado objeto de estudo.

    Forma de publicao do livro Editorial.

    Foco narrativo do livro (1 ou 3 pessoa)

    - Narrado em 3 pessoa (nico livro em que Graciliano Ramos utilizou tal recurso)

    Narrador onisciente ou no?

    - Oniscincia do narrador: mostra a misria e a situao precria do mundo exterior.

    - Discurso indireto livre: revela o interior das personagens (instrumento de anlise comportamental e psicolgica)

    Tempo predominante no livro (cronolgico / psicolgico)

    O tempo predominante o psicolgico (Eles nem sabem suas idades), apesar de que a histria ocorre entre o perodo de duas secas, ou seja um ano.

    Partes onde predomina o tempo cronolgico? Mostrado por algumas contagens de tempo referentes a nomes de captulos (inverno), ou a perodos (a seca)

    H predominncia de digresses ou flashbacks?

    Predominncia de flashbacks

    Onde h flashbacks?

    H flashbacks nas partes onde um pensamento atormenta Fabiano (a respeito do soldado amarelo, onde ele revive a mesma cena da confuso) e para ilustrar o porqu de certas atitudes das personagens.

    Tambm pode ser chamado de Analepse.

    Contexto histrico(1938)

    Na poca da publicao do livro o presidente do Brasil era Getlio Vargas que acabara de dar um golpe de Estado e entrava em seu terceiro perodo de mandato decretando no ano seguinte a existncia do Departamento de Imprensa e Propaganda.

    Espao

    Regio da caatinga, numa certa fazenda perto de um povoado indeterminado. - esse local apresenta como caracterstica dominante o clima tropical semirido, com chuvas escassas e irregulares

    **** Obra cclica: inicia com a chegada e termina com a partida.

    Em que se baseia o livro

    A obra inspirada em muitas histrias que Graciliano acompanhou na infncia sobre a vida de retirantes

    Divises no livro

    So 13 captulos independentes

  • Figuras de linguagem presentes no livro

    Hiprbole, Metfora e Personificao (sol [sol chupava os poos] e cachorra so humanizados)

    O que representa cada personagem do livro

    Toms de Bolandeira: no intervm diretamente em nenhum episdio, mas representa a sabedoria.

    Soldado Amarelo: - smbolo da represso gratuita da autoridade Sinh Vitria: - sonho: cama de lastro de couro (smbolo de estabilidade e de felicidade), verso feminina de Fabiano

    Baleia: - espontnea e comunicativa (vence a incomunicabilidade) - guia, pois indica a direo a ser tomada - responsvel pela sobrevivncia do grupo (caa pres) - companheira das crianas (nas brincadeiras) e dos adultos (no trabalho) - vista como gente (antropomorfismo) - a conscincia trgica da vida e da famlia est na cachorra Baleia

    ***Fabiano e a famlia so lacnicos (O que laconismo: Modo breve e conciso de falar. Ato de falar de maneira monossilbica).

    Classes sociais retratadas no livro Classe baixa, extrema pobreza.

    O texto mais apolneo (objetivo) ou dionisaco (subjetivo)?

    Nvel de densidade psicolgica dos personagens

    Apesar da dificuldade para se expressarem, os personagens possuem alguns questionamentos internos o que os d certa densidade psicolgica.

    Estrutura do texto (numero de captulos etc)

    **** Crculo vicioso: eles no tm nome = perpetuaro o mesmo tipo de vida dos pais)

    **** Superstio: um trao importante da personalidade de Fabiano a crena quase absoluta nos poderes sobrenaturais. (Contar as estrelas para trazer chuva, reza e monta uma cruz com gravetos para corar novilha)

    ****Inverno = esperana / Seca=Desespero, insegurana e incerteza

    Profisso do autor do livro

    romancista, cronista, contista, jornalista, poltico e memorialista brasileiro do sculo XX, mais conhecido por seu livro Vidas Secas (1938).

    Influencias da vida do autor na escrita do livro

    Nasceu e viveu a maior parte da sua vida no nordeste

    Influncia de outros autores