toda a equipa portuguesa premiada nas olimpíadas da física · entanto, concluem, «a boa...

2
Diário de Coimbra Tiragem: 10991 País: Portugal Period.: Diária Âmbito: Regional Pág: 2 Cores: Cor Área: 25,26 x 13,04 cm² Corte: 1 de 2 ID: 27014617 04-10-2009 Toda a equipa portuguesa premiada nas Olimpíadas da Física Professores da FCTUC que acompanharam finalistas ao Chile consideram a prova “bastante mais difícil do que os exames nacionais” Os quatro elementos que constituem a equipa portuguesa que participou nas XIV Olim- píadas Ibero-americanas de Física em Santiago, Chile, foram premiados. A delegação lusa regressa a casa com uma meda- lha de prata, duas medalhas de bronze e uma menção honrosa, anunciou a Faculdade de Ciên- cias e Tecnologia da Universida- de de Coimbra (FCTUC). João Morais Carreira Pereira, da Escola Secundária Domingos Sequeira (Leiria), sagrou-se o melhor português, enquanto as medalhas de bronze foram atri- buídas a Pedro Miguel Duarte Simões e Pedro Miguel Rebelo Guiomar, das escolas José Sara- mago (Mafra) e Alves Martins (Viseu), respectivamente. Ruben Pinto Aguiar, do Colégio Inter- nato dos Carvalhos (Vila Nova de Gaia), recebeu uma menção honrosa. Em competição, entre 27 de Setembro e 3 de Outubro, estive- ram 65 finalistas do ensino secundário de 19 países da Comunidade de Estados Ibero- americanos, com o cubano Luís Gato, a arrecadar, ao fim de dois dias de provas (experimental e teórica), o primeiro prémio com uma classificação de 42,80, numa escala de 0 a 50. O treino da equipa portugue- sa decorreu no Departamento de Física da FCTUC, integrado nas actividades da escola Quark! de Física. Depois de acompa- nharem os jovens em Portugal, Fernando Nogueira e António Onofre, ambos professores do departamento, foram os “team- leaders” da delegação a Santiago. «Foi um ano muito positivo: estes resultados seguem-se à melhor classificação de sempre da equipa lusa na Olimpíada Internacional, em Julho, reflec- tindo o bom trabalho de prepa- ração efectuado na FCTUC ao longo do ano», adiantam. Os investigadores da FCTUC consideram que a prova era «bastante mais difícil do que os exames nacionais de Física», no entanto, concluem, «a boa pre- paração dos alunos permitiu- lhes obter óptimos resultados». As Olimpíadas de Física são promovidas pela Sociedade Por- tuguesa de Física, com o patrocí- nio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Ciência Viva, e do Ministério da Educação. l PEDRO GUIOMAR, João Pereira, Rúben Aguiar e Pedro Simões alcançaram excelentes classificações D.R.\

Upload: others

Post on 31-May-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Diário de Coimbra Tiragem: 10991

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 2

Cores: Cor

Área: 25,26 x 13,04 cm²

Corte: 1 de 2ID: 27014617 04-10-2009

Toda a equipa portuguesa premiadanas Olimpíadas da FísicaProfessores da FCTUC que acompanharamfinalistas ao Chile consideram a prova “bastantemais difícil do que os exames nacionais”� Os quatro elementos queconstituem a equipa portuguesaque participou nas XIV Olim-píadas Ibero-americanas deFísica em Santiago, Chile, forampremiados. A delegação lusaregressa a casa com uma meda-lha de prata, duas medalhas debronze e uma menção honrosa,anunciou a Faculdade de Ciên-cias e Tecnologia da Universida-de de Coimbra (FCTUC).

João Morais Carreira Pereira,da Escola Secundária DomingosSequeira (Leiria), sagrou-se omelhor português, enquanto as

medalhas de bronze foram atri-buídas a Pedro Miguel DuarteSimões e Pedro Miguel RebeloGuiomar, das escolas José Sara-mago (Mafra) e Alves Martins(Viseu), respectivamente. RubenPinto Aguiar, do Colégio Inter-nato dos Carvalhos (Vila Novade Gaia), recebeu uma mençãohonrosa.

Em competição, entre 27 deSetembro e 3 de Outubro, estive-ram 65 finalistas do ensinosecundário de 19 países daComunidade de Estados Ibero-americanos, com o cubano Luís

Gato, a arrecadar, ao fim de doisdias de provas (experimental eteórica), o primeiro prémio comuma classificação de 42,80,numa escala de 0 a 50.

O treino da equipa portugue-sa decorreu no Departamentode Física da FCTUC, integradonas actividades da escola Quark!de Física. Depois de acompa-nharem os jovens em Portugal,Fernando Nogueira e AntónioOnofre, ambos professores dodepartamento, foram os “team-leaders” da delegação a Santiago.

«Foi um ano muito positivo:

estes resultados seguem-se àmelhor classificação de sempreda equipa lusa na OlimpíadaInternacional, em Julho, reflec-tindo o bom trabalho de prepa-ração efectuado na FCTUC aolongo do ano», adiantam.

Os investigadores da FCTUCconsideram que a prova era«bastante mais difícil do que osexames nacionais de Física», noentanto, concluem, «a boa pre-paração dos alunos permitiu-lhes obter óptimos resultados».

As Olimpíadas de Física sãopromovidas pela Sociedade Por-tuguesa de Física, com o patrocí-nio do Ministério da Ciência,Tecnologia e Ensino Superior,através da Ciência Viva, e doMinistério da Educação. l

PEDRO GUIOMAR, João Pereira, Rúben Aguiar e Pedro Simões alcançaram excelentes classificações

D.R.\

Diário de Coimbra Tiragem: 10991

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 1

Cores: Cor

Área: 5,02 x 7,35 cm²

Corte: 2 de 2ID: 27014617 04-10-2009

OLIMPÍADAS DE FÍSICA P2

Equipatreinada na FCTUC“brilhou”no ChileProfessores que acompanharam os

quatro finalistas consideraram a prova

“bastante difícil”. Portugal conquistou

uma medalha de prata e duas de bronze