toc para imprimir

15
Transtorno Obsessivo - Compulsivo

Upload: maria-de-lourdes

Post on 24-Jul-2015

25 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Toc Para Imprimir

Transtorno Obsessivo - Compulsivo

Page 2: Toc Para Imprimir

O QUE É TOC?

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é um distúrbio mental incluído pelo Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana, entre os transtornos chamados de ansiedade.

O Transtorno é uma combinação de obsessões e compulsões. Essas obsessões são pensamentos insistentes e recorrentes e são contrários a índole do paciente.

Page 3: Toc Para Imprimir

Manifesta-se sob a forma de alterações:

do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações)

dos pensamentos (obsessões como dúvidas, preo cupações excessivas)

das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão)

Page 4: Toc Para Imprimir

Sua característica principal é a presença de obsessões: pensamentos, imagens ou impulsos que invadem a mente e que são acompanhados de ansiedade ou desconforto, e das compulsões ou rituais: comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, realizados para reduzir a aflição que acompanha as obsessões.

Dentre as obsessões mais comuns estão a preocupação excessiva com limpeza (obsessão) que é seguida de lavagens repetidas (compulsão).

Page 5: Toc Para Imprimir

Compulsão ou rituais?Compulsões ou rituais são comportamentos ou atos mentais

voluntários e repetitivos, executados em resposta a obsessões, ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente.

As compulsões aliviam momentaneamente a ansiedade associada às obsessões, levando o indivíduo a executá-las toda vez que sua mente é invadida por uma obsessão. O indivíduo é tentado a repeti-las, em vez de enfrentar seus medos.

Os dois termos (compulsões e rituais) são utilizados praticamente como sinônimos, embora o termo “ritual” possa gerar alguma confusão, na medida em que praticamente todas as religiões e diversos grupos culturais adotam comportamentos ritualísticos e contagens nas suas práticas: ajoelhar-se três vezes, rezar 3 ou 5 vezes ao dia, benzer-se ao passar diante de uma igreja. Por esse motivo, há certa preferência para o termo “compulsão” quando se fala em TOC.

Page 6: Toc Para Imprimir

Sintomas do TOC Preocupação excessiva com coisas bem alinhadas, superorganizadas ou

simetricamente perfeitas;

Verificação sistemática de portas, janelas e aparelhos eletrônicos para conferir se está bem fechado ou desligado.

Temer exageradamente doenças, germes ou coisas sujas.

Lavar as mãos várias vezes ou tomar muitos banhos por dia também caracterizam o TOC. Quem faz isso, sente-se sujo ou culpado por alguma coisa.

Sabe aquelas lajotas quadradas na rua? Pois é. Algumas pessoas não podem pisar na linha que separa uma lajota da outra e, se o fazem, tem que voltar todo o caminho e pisar somente dentro do quadrado.

Pensamentos supersticiosos. Cores de roupas, números, datas e horários incomodam algumas pessoas que tem TOC.

Page 7: Toc Para Imprimir

Principais padrões sintomáticos TOC constatados nas clínicas:

1. Obsessão de contaminação, seguida de banhos, ou da higiene das mãos, ou atitudes mais esdrúxulas. O objeto temido é difícil de evitar, como o pensamento sobre urina, fezes, contaminação microbiana, feridas, doenças, sujeira em geral e a compulsão envolve banhos e limpeza. Tais pacientes podem auto-produzir escoriações pela forma exagerada com que se lavam e escravizam-se pelo ritual absolutamente rígido do ato de limpeza. Este é o padrão sintomático mais comum.

Page 8: Toc Para Imprimir

Principais padrões sintomáticos TOC constatados nas clínicas:

2. A obsessão da dúvida seguida da compulsão para verificação é o segundo tipo mais encontradiço. A obsessão de ter negligenciado a prevenção do perigo, como por exemplo, ter deixado o gás aberto, o ferro de passar ligado, a porta da frente destrancada, a torneira aberta, as gavetas e portas semi-abertas, etc., determina complicados mecanismos de verificação e reverificação obrigando o paciente a voltar várias vezes ao mesmo local.

Page 9: Toc Para Imprimir

Principais padrões sintomáticos TOC constatados nas clínicas:

3. Em terceiro lugar vem os pensamentos obsessivos meramente invasivos de temática extremamente variável; pensamentos libidinosos e obscenos dirigidos à objetos de veneração e respeito (santos, mãe, crianças, filhos), agressões que o indivíduo considera condenável. Por ter consciência destes pérfidos pensamentos habitando o seu psiquismo a ansiedade experimentada chega a ser insuportável.

Page 10: Toc Para Imprimir

Principais padrões sintomáticos TOC constatados nas clínicas:

4. A lentidão obsessiva ou pensamento persistente de criteriosa meticulosidade na execução das atividades corriqueiras transformando cada atividade quotidiana numa verdadeira liturgia de perfeição e ordem. As coisas têm que ser feitas assim ou assado e, na dúvida de terem saído imperfeitas são meticulosamente repetidas. As tarefas do dia-a-dia tornam-se demasiadamente morosas e de realização extremamente complexa e cansativa.

Page 11: Toc Para Imprimir

Colecionismo ou hábito de juntar tranqueiras

Chama-se colecionismo a grande dificuldade ou incapacidade de descartar objetos usados e/ou inúteis, mesmo se não tiverem valor sentimental. Trata-se de uma atitude compulsiva, portanto, intimamente relacionada aos transtornos do espectro obsessivo-compulsivo.

É comum ainda o portador de TOC guardar ferramentas danificadas e sem possibilidade de conserto, aparelhos elétricos quebrados, recortes de revistas, roupas e sapatos que não vai mais utilizar, e eventualmente coisas absolutamente sem sentido como lâmpadas queimadas, palitos de fósforo usados, cartões telefônicos gastos. Tais objetos ou papéis acabam ocupando espaços enormes, além de acumular poeira e ácaros. Não raro os objetos são guardados amontoados, na maior desordem, seja no forro da casa, na garagem, em armários ou até mesmo nos corredores, muitas vezes dificultando até a movimentação das pessoas.

Page 12: Toc Para Imprimir

Processos Judiciais - TOC

• O indivíduo obsessivo encontra dificuldades em aceitar que o outro não tem a mesma paixão pela perfeição.

• Não consegue aceitar que sua busca pela perfeição seja percebida como incorreta, excessiva ou inadequada.

• Facilmente perde a cabeça, envolvendo-se em conflitos familiares.

• Pode ser intransigente e intolerante, o que potencializa suas chances de se envolver em processos judiciais , especialmente quando se encontra na posição de chefia.

Page 13: Toc Para Imprimir

Importância na área jurídica

O advogado deverá estar atento para não desenvolver pensamentos e deixar aflorar seus próprios mecanismos de defesa contra tais comportamentos. A meticulosidade do cliente pode estar canalizada para auxiliar o andamento do processo, por exemplo, assegurando confiabilidade das informações, exploração e pontos de vista e possibilidade de acordos e negociações.

Page 14: Toc Para Imprimir

Como tratar o TOC?

Existem duas formas de tratar o transtorno: com antidepressivos serotonérgicos ou com a terapia cognitiva comportamental.

A terapia cognitiva também trata outras doenças como fobia social e depressão. Ela tem por objetivo ajudar as pessoas a enfrentar o medo e a ansiedade diz. Na terapia, o paciente é avaliado e treinado para identificar os sintomas da doença. Este tratamento também ajuda a evitar que os sintomas do TOC apareçam novamente.

Page 15: Toc Para Imprimir

SUGESTÃO DE FILMES

No filme “Melhor é Impossível”, o personagem Melvin Udall, interpretado pelo ator Jack Nicholson come todos os dias na mesma mesa do mesmo restaurante, usando talheres de plástico que ele mesmo leva;

O ator Leonardo Di Caprio interpretou no filme “O Aviador”, Howard Hughes um famoso aviador que sofria de TOC. Ele exigia que todos usassem luvas brancas para entrar em contato com ele ou tocar nos objetos que ele iria tocar;

No filme “Elektra”, a personagem de Jennifer Garner conta os passos em grupos de cinco toda vez que anda;

Na série Monk, Adrian Monk interpretado por Tony Shalhoub sofre com TOC desde criança. Entre as compulsões estão nunca pisar fora do quadrado da lajota e lavar as mãos repetidamente.

Em Big Bang Theory, o personagem Sheldon Cooper sempre utiliza a palavra "Bazinga" para dar tom de ironia às suas piadas, tem hora certa para ir ao banheiro, comer pizza ou doce e tem um local calculado no sofá da sala onde só ele pode sentar;