tÍtulos de crÉdito teoria geralarmindo.dominiotemporario.com/doc/ii_-_aula_1-1.pdf · presente...

41
TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL Armindo de Castro Júnior E-mail: [email protected] Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229

Upload: lythuy

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

TÍTULOS DE CRÉDITOTEORIA GERAL

Armindo de Castro JúniorE-mail: [email protected]

Homepage: www.armindo.com.brFacebook: Armindo Castro

Celular: (65) 99352-9229

Page 2: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Noção de Crédito

VENDA A PRAZO: troca de um bempresente por uma promessa depagamento futuro. O crédito tem,portanto, dois elementos: TEMPO decorrido entre a prestação

presente e a futura. CONFIANÇA que o vendedor tem de

que o comprador vai adimplir aprestação.

Page 3: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

A troca de um bem certo e presente porum valor futuro e incerto é o fatoeconômico gerador do título de crédito.Justificação da disciplina especial doDireito Cambiário:

O vendedor pode ter necessidade dehonrar seus compromissos, através datransformação do valor futuro emimediato.

Fato Gerador dos Títulos de Crédito

Page 4: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Características dos Títulos de Crédito

Os títulos de crédito surgiram parafacilitar a circulação do crédito. Têmduas características ou atributos:

NEGOCIABILIDADE: maior facilidade denegociação que uma obrigação comum.

EXECUTIVIDADE: maior facilidade decobrança que uma obrigação comum. Otítulo de crédito é título executivoextrajudicial e as matérias de defesa naexecução são restritas.

Page 5: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Características dos Títulos de Crédito

DOCUMENTO COMUM TÍTULO DE CRÉDITO

O direito existe sem o documento. O direito não existe sem odocumento.

O direito pode transmitir-se sem odocumento.

O direito não pode transmitir-sesem a transferência dodocumento.

O direito pode ser exigido sem aexibição do documento e aquitação dada pelo credorextingue o direito.

O direito não pode ser exigidosem a exibição do documento.

Transmite-se por cessão: o direitodo cedente é o mesmo docessionário, podendo o devedoralegar contra o cessionário asexceções tidas contra o cedente.

Transmite-se por endosso: oadquirente torna-se credororiginário, sendo contra eleinoponíveis as exceções tidascontra o endossante.

Page 6: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Conceito de Título de Crédito

Título de crédito é o documentonecessário para o exercício do direito,literal e autônomo, nele mencionado.(Cesare Vivante) Código Civil:

Art. 887. O título de crédito, documentonecessário ao exercício do direito literal eautônomo nele contido, somente produz efeitoquando preencha os requisitos da lei.

Page 7: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Conceito de Título de Crédito

Título de crédito é o documentonecessário para o exercício dodireito, literal e autônomo, nelemencionado. (Cesare Vivante)

Princípios fundamentais de direitocambiário: a cartularidade(incorporação, oudocumentalidade), a literalidade e aautonomia.

Page 8: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Princípios de Direito Cambiário

Page 9: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Cartularidade

O título de crédito é um documentoescrito.

Para o exercício dos direitos nelecontidos é necessária a exibição dooriginal do título.

Page 10: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Formalismo

O título de crédito é um documentoformal.

Para que se configure como títuloexecutivo extrajudicial todos osrequisitos devem estar preenchidos.

Vício formal = falta de certeza (CPC,art. 783)

Page 11: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Literalidade Apenas o que - literalmente - consta

no título é capaz de produzir efeitospara as relações jurídico-cambiais.

“A literalidade é a medida do direitocontida no título”. (Bulgarelli)

“O que não está no título não está nomundo”. (Mamede)

Page 12: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Autonomia

As obrigações contidas em um títulode crédito são independentes, umasdas outras, e em relação aos seuscoobrigados.

A autonomia pode existir perante arelação fundamental (autonomia dotítulo) e perante os direitosprecedentes (autonomia do direitodos portadores). (Oliveira Ascensão)

Page 13: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Independência das Assinaturas

Princípio também conhecido porindependência recíproca (FerrerCorreia), ou por autonomia dasobrigações (Pontes de Miranda,Fran Martins)

1º efeito: cada pessoa que assinaum título de crédito, comoemitente, aceitante, endossante ouavalista, tem responsabilidadeautônoma e independente emrelação ao título.

Page 14: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Independência das Assinaturas

Exemplo:

Page 15: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Independência das Assinaturas

Exemplo:

Page 16: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Independência das Assinaturas

Exemplo de cadeia de endosso

Page 17: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Independência das Assinaturas

O portador poderá cobrar dequalquer dos coobrigados,individual ou coletivamente.

Page 18: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Independência das Assinaturas

Existe solidariedade no DireitoCambiário? Código Civil:

Art. 264. Há solidariedade, quando na mesmaobrigação concorre mais de um credor, ou mais de umdevedor, cada um com direito, ou obrigado, à dívidatoda.

Art. 283. O devedor que satisfez a dívida por inteirotem direito a exigir de cada um dos co-devedores a suaquota, dividindo-se igualmente por todos a doinsolvente, se o houver, presumindo-se iguais, nodébito, as partes de todos os co-devedores.

Page 19: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Independência das Assinaturas

Por exemplo, o portador cobra doFAVORECIDO, que paga o título.

Page 20: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Independência das Assinaturas

O FAVORECIDO, ao pagar o título, extingue suaobrigação e a dos coobrigados posteriores,tendo direito de regresso contra os anteriores aele, no valor total do título.

”É incorreta a afirmação de que os devedores deum título de crédito são solidários.” (FábioUlhoa Coelho)

Page 21: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Independência das Assinaturas

2º efeito: a nulidade de uma assinaturanão anula o título nem interrompe acadeia de endossos e avais

Page 22: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Independência das Assinaturas

Decreto nº 57.663/66 (Lei Uniforme deGenebra - LU):

Artigo 7ºSe a letra contém assinaturas de pessoas incapazesde se obrigarem por letras, assinaturas falsas,assinaturas de pessoas fictícias, ou assinaturas quepor qualquer outra razão não poderiam obrigar aspessoas que assinaram a letra, ou em nome dasquais ela foi assinada, as obrigações dos outrossignatários nem por isso deixam de ser válidas.

Page 23: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Independência das Assinaturas

Lei nº 7.357/85 (Lei do Cheque):

Art. 13 - As obrigações contraídas no cheque sãoautônomas e independentes.Parágrafo único. A assinatura de pessoa capaz criaobrigações para o signatário, mesmo que o chequecontenha assinatura de pessoas incapazes de seobrigar por cheque, ou assinaturas falsas, ouassinaturas de pessoas fictícias, ou assinaturasque, por qualquer outra razão, não poderiamobrigar as pessoas que assinaram o cheque, ou emnome das quais ele foi assinado.

Page 24: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Abstração

Todo título de crédito é emitido emvirtude de um negócio (relaçãofundamental).

Existem títulos são emitidos semreferência à relação (letra decâmbio, nota promissória echeque). Esses títulos sãoconhecidos como abstratos.

Page 25: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Abstração Se o título permanecer nas mãos do credor

original (favorecido), apesar de não estarexpressa a relação, é possível a defesa pelodevedor (autonomia relativa), em virtude daexistência de uma relação direta entre oscoobrigados.

Page 26: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Abstração Se o título circular, ocorre sua desvinculação do

negócio fundamental (autonomia absoluta). Odevedor não poderá se utilizar da relaçãofundamental como defesa perante terceiroportador de boa-fé. A relação entre devedor eportador é indireta ou mediata.

Page 27: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Abstração A abstração ocorre quando não houver

relação direta (imediata) entre doiscoobrigados.

Page 28: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Inoponibilidade de exceções pessoais

Aspecto processual da autonomiae da abstração.

Conceito = não (in) possibilidadede opor (oponibilidade) defesas(exceções) pessoais.

Page 29: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Inoponibilidade de exceções pessoais

Decreto nº 57.663/66 (Lei Uniforme deGenebra - LU):

Artigo 17As pessoas acionadas em virtude de uma letra nãopodem opor ao portador exceções fundadas sobre asrelações pessoais delas com o sacador ou com osportadores anteriores, a menos que o portador aoadquirir a letra tenha procedido conscientementeem detrimento do devedor.

Page 30: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Inoponibilidade de exceções pessoais

Lei nº 7.357/85 (Lei do Cheque):

Art. 25 - Quem for demandado por obrigaçãoresultante de cheque não pode opor ao portadorexceções fundadas em relações pessoais com oemitente, ou com os portadores anteriores, salvo seo portador o adquiriu conscientemente emdetrimento do devedor.

Page 31: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Inoponibilidade de exceções pessoais

Quando é possível a oposição dedefesa pessoal? Se houver relação direta ou imediata. Se o portador adquirir o título

conscientemente em detrimento dodevedor (portador de má-fé).

Quando o título circular pelas regrasdo Direito Civil: cessão

Se o título for causal.

Page 32: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Classificação dos Títulos de Crédito

Quanto a(o): MODELO ESTRUTURA NATUREZA QUITAÇÃO CIRCULAÇÃO

Page 33: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Classificação dos Títulos de Crédito

MODELO (Pontes de Miranda) CAMBIAIS: letra de câmbio e nota

promissória CAMBIARIFORMES: demais títulos de crédito

MODELO LIVRE: a lei só estabelece os requisitos do

título, não sua forma (quase todos os títulos,como a letra de câmbio e nota promissória).

VINCULADO: a lei estabelece, inclusive, aforma do título (cheque e duplicata).

Page 34: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Classificação dos Títulos de Crédito

ESTRUTURA PROMESSA DE PAGAMENTO: o emitente

do título (subscritor) promete pagá-lo aalguém (favorecido) na data dovencimento (nota promissória e quasetodos os demais títulos).

Page 35: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Classificação dos Títulos de Crédito

ESTRUTURA ORDEM DE PAGAMENTO: o emitente

(sacador) dá uma ordem para que outrapessoa (sacado) pague o título (letra decâmbio, cheque, duplicata) a um terceiro(tomador ou favorecido).

Page 36: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Classificação dos Títulos de Crédito

NATUREZA

CAUSAIS: o título fica vinculado ao negócio que lhe deu origem (duplicata e quase todos os demais títulos).

NÃO CAUSAIS OU ABSTRATOS: o negócio fundamental não é mencionado no título (letra de câmbio, nota promissória e cheque).

Page 37: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Classificação dos Títulos de Crédito

QUITAÇÃO

PRO-SOLVENDO: a entrega do título nãoquita o negócio fundamental. O credorpode executar o título ou discutir arelação originária (REGRA).

PRO-SOLUTO: a entrega do título quita,desde logo, o negócio fundamental. Oportador só pode executar o título(EXCEÇÃO).

Page 38: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Classificação dos Títulos de Crédito

CIRCULAÇÃO AO PORTADOR: o título circula com a

mera tradição.

Page 39: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Classificação dos Títulos de Crédito

CIRCULAÇÃO NOMINATIVOS

PURAMENTE NOMINATIVOS: o títulosomente é transferido mediante oregistro no livro do devedor (ações).

Código Civil:

Art. 922. Transfere-se o título nominativo mediantetermo, em registro do emitente, assinado peloproprietário e pelo adquirente.

Page 40: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Classificação dos Títulos de Crédito

CIRCULAÇÃO NOMINATIVOS

À ORDEM: o título é transferido medianteendosso.

Page 41: TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERALarmindo.dominiotemporario.com/doc/II_-_Aula_1-1.pdf · presente por uma promessa de pagamento futuro. O crédito tem, portanto, dois elementos:

Classificação dos Títulos de Crédito

CIRCULAÇÃO NOMINATIVOS

NÃO À ORDEM: o título é transferidomediante cessão civil de crédito.