tÍtulo: os perigos do planeta terra duraÇÃo: 60̾ … filematÉrias: geografia, física,...

20
Pg. 1 TÍTULO: OS PERIGOS DO PLANETA TERRA DURAÇÃO: 60̾ NÍVEIS: 5-12 MATÉRIAS: geografia, física, geologia, engenharia, ecologia, história, línguas. DESCRIÇÃO: Exploramos as teorias sobre a extinção dos dinossauros e a história da topografia bastante variada do planeta. Em Kobe, Japão, o mau planejamento estrutural contribuiu para a terrível destruição causada por um terremoto. Descobrimos como se formam os tsunamis. A. O Fim dos Dinossauros. Descubra as diversas teorias sobre as causas que provocaram a extinção dos dinossauros. B. A Evolução da Paisagem da Terra. Explore a história da grande variedade de configurações superficiais existentes na Terra. C. Grandes Terremotos. Examine como o mal planejamento estrutural em Kobe, Japão contribuiu para a destruição causada por um terremoto. D. Tsunami: Mostra como os tsunamis são formados e o que fazer para nos proteger deles.

Upload: hadung

Post on 12-May-2019

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Pg. 1

TÍTULO: OS PERIGOS DO PLANETA TERRA DURAÇÃO: 60̾ NÍVEIS: 5-12 MATÉRIAS: geografia, física, geologia, engenharia, ecologia, história, línguas. DESCRIÇÃO: Exploramos as teorias sobre a extinção dos dinossauros e a história da topografia bastante variada do planeta. Em Kobe, Japão, o mau planejamento estrutural contribuiu para a terrível destruição causada por um terremoto. Descobrimos como se formam os tsunamis.

A. O Fim dos Dinossauros. Descubra as diversas teorias sobre as causas que provocaram a extinção dos dinossauros.

B. A Evolução da Paisagem da Terra. Explore a história da grande variedade de configurações superficiais existentes na Terra.

C. Grandes Terremotos. Examine como o mal planejamento estrutural em Kobe, Japão contribuiu para a destruição causada por um terremoto.

D. Tsunami: Mostra como os tsunamis são formados e o que fazer para nos proteger deles.

Pg. 2

CRÉDITOS: María D. de Corona – Professora universitária. OBJETIVOS: Os estudantes poderão: 1. Descobrir como a queda de grandes meteoritos causaram efeitos devastadores sobre a Terra, incluindo o desaparecimento dos dinossauros. 2. Investigar as forças da natureza que mudaram a face da Terra. 3. Examinar a grande destruição causada por um grande terremoto em Kobe, Japão e as medidas preventivas que foram tomadas para proteger-se no futuro. 4. Descobrir como se originam os tsunamis e a destruição que eles provocam. MATERIAIS Mapa, lápis, caneta, mapa conceitual, cartolina, acesso a internet num computador ou num tablet.

I. ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTO PRÉVIO. DISCUTIR E RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS.

1. Sabe o que são os meteoritos? 2. Sabe por que os dinossauros desapareceram?

II. VER O VÍDEO DO MINUTO 2 AO MINUTO 8 E RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS. 1. Em qual continente se localiza a Namíbia? 2. Que tipo de rochas idênticas podem ser encontradas na África e na América do Sul? 3. Quando estas rochas se formaram? 4. Qual é a explicação para que estas mesmas rochas sejam encontradas a uma distância de 6.400 quilômetros? 5. Como estavam os continentes no período Pérmico, há 260 milhões de anos? 6. Como a África e a América do Sul se formaram? 7. A que velocidade essa fenda formou-se? 8. O que surgiu dessa fenda enorme? 9. Quanto tempo durou este processo até ficar completo? 10. Quais são as evidências desta divisão?

Pg. 3

11. Quantas extinções em massa ocorreram na Terra no passado? 12. Qual delas é a mais conhecida? 13. Segundo a teoria de alguns cientistas, qual foi a causa do desaparecimento dos dinossauros? 14. Quais foram as evidências que os cientistas apresentaram desta grande erupção? . 15. Onde caiu o meteorito Hoba, o maior do qual temos conhecimento? 16. Qual é o elemento muito raro existente na maioria dos meteoritos? 17. Onde podemos encontrar o irídio? 18. Há quantos anos existe o irídio no mundo? 19. Quanto mede a cratera de Yucatán, no México e quando se formou? 20. Como se formou? 21. O que aconteceu com o impacto? . 22. Quais outros efeitos catastróficos ocorreram devido ao impacto deste asteroide? 23. Por que o mundo ficou escuro? 24. Quais foram as consequências causadas pela falta de sol por tanto tempo? 25. O que ocorreu no Período Quaternário? 26. Quando o mundo renasceu?

Pg. 4

III. VER O VÍDEO DO MINUTO 2 AO MINUTO 8 E RELACIONAR AS SEGUINTES COLUNAS PARA COMPLETAR A IDEA CORRETAMENTE. ESCREVER A LETRA DA FRASE CORRESPONDENTE. 1. ( ) Os dinossauros foram … A. é um elemento raro. 2. ( ) A fenda que separou os continentes... B. arrasaram a Terra. 3. ( ) A cratera encontrada em Yucatán… C. a mais conhecida extinção em

massa. 4. ( ) O nível do mar baixou… D. foram misturados e produziram uma

chuva ácida. 5. ( ) Os asteroides, terremotos e E. é o maior meteorito erupções vulcânicas… conhecido na Terra. 6. ( ) Os animais morreram.… F. foi criada há 65 milhões de anos 7. ( ) O irídio.… G. ocultaram o sol por muito tempo. 8. ( ) O asteroide que caiu em Yucatán… H. são eventos muito perigosos. 9. ( ) Os incêndios provocados pelo impacto.. I. a erupção de um vulcão extinguiu os dinossauros. 10,( ) O meteorito Hoba na Namíbia… J. porque a água congelou. 11.( ) A extinção dos dinossauros é… K. graças à escassez de alimentos. 12.( ) O irídio explica a conexão entre … L. foi um enorme supercontinente. 13.( ) As rochas basálticas da África e da M. perto das crateras. América do Sul … 14.( ) Pangea …. N. o impacto do meteorito e a extinção dos dinossauros. 15.( ) O DNA mitocondrial e os fósseis O. formaram-se há 135 milhões de provam que ….. anos. 16.( ) O nitrogênio, o sulfato e oxigênio … P. formou-se aos poucos. 17.( ) A Terra começou a aquecer Q. a África e a América do Sul

estiveram unidas. 18.( ) O irídio encontra-se…. R. os reis do planeta. 19.( ) A poeira e as cinzas… S. há 20.000 anos. 20.(I ) Há uma teoria que afirma que … T. formou uma cratera enorme. IV. VER O VIDEO DO MINUTO 7 AO MINUTO 8 E COMPLETAR O PÁRAGRAFO COM AS SEGUINTES PALAVRAS. concentraram morreram impacto sol inverno oposto céus poeira asteroide atmosfera terremotos choque fogo ácida vulcões planeta destruindo lançaram plantas dinossauros O (1)_________ provocado pela queda do (2) _________formou uma bola de (3) _____

que envolveu o planeta (4) _________ tudo ao seu redor. As ondas de (5) _______deram

a volta ao globo e se (6) _________ exatamente do lado (7) _______, o Oceano Índico.

Ocorreram vários (8) _________ e os (9) _______ que foram criados (10)

________ no ar toneladas de (11) _______que escureceram o (12) _______. Em

seguida o nitrogênio, o sulfato e oxigênio foram combinados na (13) _______ e

Pg. 5

produziram uma chuva (14) _______. Neste (15) _______ cósmico sem (16) _______

as (17)_______, e os animais herbívoros (18)_________de fome. Quando os (19)

_______se abriram, os (20) ___________ haviam desaparecido.

V. ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTO PRÉVIO. DISCUTIR E RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS. 1. Como e por que a superfície da Terra muda? 2. Quais diferenças podem ser encontradas na superfície da Terra quando se viaja de um extremo ao outro? VI. VER O VÍDEO DO MINUTO 10 AO MINUTO 17 E RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS. 1. Quais forças mudam a superfície da Terra constantemente? 2. Quais mudanças ocorrem quando a água corre sobre as rochas por muito tempo? 3. Qual é a diferença entre o cânion Red Rock e o cânion Antelope? 4. Por que as rochas do cânion Red Rock são vermelhas? 5. Quando essas rochas se formaram?. 6. Que elemento estava ausente na atmosfera originalmente? 7. Onde o oxigênio apareceu primeiro, nos oceanos ou na atmosfera? 8. De que maneira a biologia contribuiu com o surgimento do oxigênio dissolvido? . 9. Que tipo de fósseis foram encontrados no cânion do Rio San Juan? 10. Que fenômeno formou o cânion Grand Coulee? . 11. Qual foi o único elemento que conseguiu atravessar as falésias basálticas na Argentina? 12. Qual a quantidade de água que o lago glacial Missoula possuía? 13. O que detinha toda essa água? 14. Qual foi a quantidade de água derramada quando a represa cedeu? 15. Como os cientistas puderam determinar que alguns vales foram formados pela água? 16. Qual padrão de sedimentação foi confirmado através dos estratos analisados pelo Dr. Richard Waitt? .

Pg. 6

17. De onde vem a camada de cinza branca encontrada nos estratos? 18. Qual foi o sistema utilizado para datar a cinza em 15.000 anos? 19. Quando a cinza deve ter caído? . 20. O que os 39 estratos visíveis provam? . VII. VER OS MINUTOS 11 E 12 DO VÍDEO. NO SEGUINTE CÓDIGO, CADA SÍMBOLO REPRESENTA TRÊS LETRAS POSSÍVEIS. DECIFRE AS PALAVRAS E INDIQUE A RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE ELAS.

+ A M e V # H D e E = I R e N * U C e O & T G e L

1. + & * + ___________ 2. + # = & * ___________

3. & # & * ___________ 4. & = + + = # + # # ___________ 5. * & = + + ___________

VIII. VER O VÍDEO DO MINUTO 10 AO MINUTO 17 E DECIDIR SE AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES SÃO FALSAS (F) OU VERDADEIRAS (V). 1. ( ) O peso da água corrente cortou as rochas e criou muitos cânions. 2. ( ) O vale de Walla Walla formou-se por causa de uma grande inundação. 3. ( ) O basalto sofre facilmente de erosão.. 4. ( ) As cinzas do vulcão Monte Santa Helena caíram antes da grande inundação. 5. ( ) Os animais cujos fósseis foram encontrados no Cânion do Rio San Juan viveram no mar. 6. ( ) As rochas sedimentares são tão duras como o basalto. 7. ( ) A represa de gelo do Rio Clark Fork deteve a água do lago glacial Missoula. 8. ( ) As forças da natureza continuarão mudando a Terra. 9. ( ) As rochas dos cânions Red Rock e Antelope são muito similares. 10.( ) A água é uma incrível força de mudança.

Pg. 7

IX. ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTO PRÉVIO. DISCUTIR E RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS. 1. O que você sabe sobre os terremotos? 2. Você sabe o que deve fazer para proteger-se de um terremoto? X. VER O VÍDEO DO MINUTO 18 AO MINUTO 30 E RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS. 1. Qual é a segunda maior cidade dos Estados Unidos? 2. Onde localizou-se o epicentro do terremoto que sacudiu Los Angeles no dia 17 de janeiro de 1994? 3. Que acontecimento estranho aconteceu um ano depois? 5. Qual é a importância de Kobe? 6. Qual atividade foi desenvolvida em Kobe por gerações? 7. A que horas começou o terremoto e quanto tempo durou? 8. Por que o terremoto foi tão surpreendente? 9. O que ocorreu em questão de segundos? . 10. O que dificultou a resposta dos sistemas de emergência? . 11. Quais danos sofreu a rodovia Hanshin? 12. Como ficaram as estações de trens? 13. O que aconteceu com as pessoas? 14. De que magnitude foi o terremoto Kobe? 15. Sendo que os dois terremotos tiveram magnitudes similares, porque os danos sofridos em Kobe foram muito maiores do que os danos em Los Angeles? 16. O que nos mostra a “linha de falha” que pode ser observada no museu localizado próximo ao epicentro? 17. Quantas pessoas morreram? 18. Qual era a situação algumas horas depois do terremoto? 19. Que diferença fez a primeira visita do Primeiro Ministro na zona do desastre? . 20. Como havia progredido a reconstrução na primavera seguinte?

Pg. 8

21. Por que foi tão significativo a aparição de um girassol num terreno baldio? 22. Qual era o significado do girassol para os familiares da garota? 23. Por que os japoneses começaram a plantar girassóis em todo o Japão? X. VER O VÍDEO DO MINUTO 29 AO 31 E ANOTE OS FATORES QUE INFLUENCIARAM NA DESTRUIÇÃO DE KOBE. XI. VER O VÍDEO DO MINUTO 31 AO MINUTO 43 E SELECIONE A RESPOSTA CORRETA. 1. A rodovia Hanshin ….. a) inclinou-se para o lado. b) era uma construção moderna. c) era uma construção de aço. d) incendiou-se.

KOBE

Pg. 9

2. As colunas que sustentavam a rodovia Hanshin…. a) haviam sido reforçadas. b) resistiram aos tremores. c) eram flexíveis. d) sofreram fraturas. 3. As casas tradicionais no Japão….. a) tem paredes de madeira.. b) resistem aos terremotos. c) tem telhados de madeira. d) não podem resistir a um furacão. 4. Os terremotos no Japão…… a) não assustam a população. b) são parte da vida. c) não são muito frequentes. d) são perigosos na sua maioria. 5. Em Tóquio… a) os terremotos não ocorrem com frequência. b) existem pequenos tremores diariamente. c) ninguém se preocupa muito com os terremotos. d) não houve um grande terremoto em centenas de anos. 6. No início do século XX, Tóquio... a) era uma cidade muito moderna. b) tinha edifícios altos e modernos. c) começou a adotar a cultura ocidental. d) era uma cidade muito cosmopolita. 7. SELECIONE A AFIRMAÇÃO QUE NÃO É CORRETA. O sismólogo Jim Mori observou as seguintes coincidências entre os terremotos de Tóquio em 1923 e Kobe em 1995. a) uma falha abaixo de áreas densamente povoadas. b) grandes incêndios na área. c) a principal via de circulação entrou em colapso. d) muitas estruturas eram de madeira. 8. A maior vulnerabilidade do Japão perante um possível megaterremoto se localiza na área de…. a) Tóquio b) Kobe c) Yokohama d) Toki 9. A previsão de terremotos... a) não é confiável até o momento. b) será possível em 20 ou 30 anos. c) teve um grande êxito na China. d) é mais importante do que a prevenção.

Pg. 10

10. As previsões dos cientistas chineses…… a) salvaram a vida de 600.000 pessoas. b) deram certo no caso de Beijing. c) falharam no caso de Haichung. d) ajudaram a evacuar a milhares de pessoas. 11. Os japoneses hoje em dia….. a) investem pouco na prevenção de terremotos. b) estão mais bem preparados em caso de terremoto. c) dão igual importância à prevenção e à previsão. d) ainda não desenvolveram uma nova infraestrutura nacional. 12. Hoje em dia em Kobe …… a) a população ainda não se recuperou da sua dor. b) existem muitos edifícios que ainda precisam ser reconstruídos. c) a cidade foi reconstruída quase na sua totalidade. d) ainda existem muitos terrenos baldios. XII. VER O VIDEO DO MINUTO 29 AO MINUTO 39 E USAR A TABELA DE LETRAS E NÚMEROS PARA COMPLETAR AS PALAVRAS. ENCONTRAR AS COORDENADAS QUE FALTAM PARA CADA LETRA DAS PALAVRAS E ESCREVÊ-LAS ENTRE PARÊNTESIS DEBAIXO DE CADA LETRA. SEGUIR O EXEMPLO

Um felino: G A T O

(3,5) (1,5) (3,4) (2,1) 5 A L G V D 4 K N T P H 3 Q C B Ç S 2 F U J Y Z 1 I O R E M 1 2 3 4 5 1. O ……… …… ……….. em Haichung ajudou a evacuar milhares de pessoas. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (1,5) (3,1) (3,4) (5,3) (5,1) (2,1)

Pg. 11

2. Todo Japão corre um grande ………… de sofrer um forte terremoto. ____ ____ ____ ____ ____ (3,1) (5,3) (2,1) 3. A rodovia de Hanshin era a principal …………….. da cidade. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (1,5) (3,1) (4,1) (3,1) 4. O exército japonês ajudou nos trabalhos de ………….. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (4,1) (5,3) ( 3,5) 5. Os …………… do governo doaram um mês do seu salário. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (5,1) (1,1) (5,3) (3,4) (2,1) 6. Os programas desenvolvidos para ………… terremotos não tiveram muito sucesso. ____ ____ ____ ____ ____ ____ (4,4) (4,1) (4,5) (3,1) 7. Em Kobe, os edifícios construídos com novas técnicas de ……………….. não caíram. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (4,1) (3,5) (2,4) (3,1) (1,5) 8. A .............. é uma cultura no Japão. ____ ____ ____ ____ ____ (4,4) (2,3) (1,5) 9. O subsolo de Kobe é muito ……………...... ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (1,1) (3,4) (3,4) (4,1) (2,5)

Pg. 12

10. O “grande terremoto” de Tóquio afetaria a ……………. mundial. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (4,1) (2,3) (2,1) (5,1) 11. O Japão se localiza muito perto da convergência de três importantes ………… ………… ____ ____ ____ ____ ____ ____ (2,5) (2,3) (1,5) ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (3,4) (2,3) (2,4) (1,5) (5,3) 12. O terremoto de Kobe foi de ................... mediana. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (5,1) (2,4) (3,4) (2,2) 13. As colunas que sustentavam a rodovia de Hanshin se ……………. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (5,5) (3,3) (1,5) (3,1) (4,3) 14. Os …………………… são inevitáveis. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (3,1) (3,1) (5,1) (5,3) 15. O………..é um enorme risco em Tóquio. ____ ____ ____ ____ (1,2) (3,5) (2,1) 16. O Japão está localizado sobre milhares de ……….. geológicas. ____ ____ ____ ____ ____ ____ (1,2) (2,5) (5,4)

Pg. 13

17. A …………….. dos terremotos não causa danos. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (5,1) (1,1) (3,1) (1,1) 18. Em caso de um terremoto é muito importante manter a ………….. ____ ____ ____ ____ ____ (2,3) (2,5) (5,1) 19. A falha liberou uma grande quantidade de …………… ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (4,1) (2,4) (3,5) (1,5) 20. Kobe é a segunda maior área …………….. do Japão. ____ ____ ____ ____ ____ ____ (2,2) (3,3) (1,5) 21. Muitos dos ……………eram adolescentes. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (4,5) (2,5) (2,2) (3,4) (1,5) (5,3) 22. Kobe e Tóquio são cidades densamente ……….. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (4,4) (4,5) (2,1) (5,5) (1,5) 23. Em Kobe, muitos edifícios ficaram…………………. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (1,1) (2,3) (1,1) (2,4) (5,5) (2,1)

Pg. 14

24. Depois do terremoto Kobe parecia uma cidade ………….. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (1,2) (2,4) (1,5) (5,3) (5,1) 25. As escolas em Tóquio são obrigadas a realizar …………….. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (3,4) (3,1) (1,1) (1,5) (5,1) XIII. VER O VÍDEO DO MINUTO 37 AO MINUTO 39 E COMPLETAR O SEGUINTE PARÁGRAFO COM AS SEGUINTES PALAVRAS. ultrapassa tectônica movimentos energia placa ilhas menores movem ameaçada terremotos centro acumula fricção sísmica deslizam

O JAPÃO E SUAS PLACAS TECTÔNICAS

Sabia que o Japão está situado na zona _________mais perigosa do mundo e por isso está constantemente ameaçado por __________ e tsunamis?

As ______ japonesas são o resultado de contínuos e imensos ____________como resultado da subducção _________ da placa Filipina e da ________Pacífica abaixo da placa Euroasiática. Estas placas convergem no _______ do Japão. As placas se _______ alguns centímetros por ano mas, devido à ________, não _______ em forma contínua, ao invés disso a tensão se _______ até chegar a um nível de _________ acumulada que _________ o normal e produz um terremoto. Sem dúvida, até as falhas _________ podem produzir grandes terremotos como o que atingiu Kobe em 1995. Tóquio está constantemente __________ por uma infinidade de falhas e sabe-se que, cedo ou tarde, um grande terremoto será inevitável.

Pg. 15

XIV. NO SEGUINTE CÓDIGO, CADA SÍMBOLO REPRESENTA TRÊS LETRAS POSSÍVEIS. DESCIFRE AS PALAVRAS. NA SEQUÊNCIA SELECIONE A PALAVRA CORRESPONDENTE PARA COMPLETAR AS SEGUINTES FRASES.

+ A B e C # D E e F = G H e I * J K e L & M N e O / P Q e R

% S T e U “ V W e X } Y e Z

1. / & / % & ____________ 2. + & * + / % & ____________ 3. & & “ = & # & % & ____________ 4. % & + = # # + # # ____________ 5. = = / + % % & = % ____________ 6. # % + & & + / & % ____________ 7. * + / + & ____________ 8. # % / + + & # % ____________ 9. # & = & ____________ 10. % / # = & & % ____________ 1. Os pequenos terremotos são muito comuns no _________.. 2. A _________ japonesa é muito solidária. 3. Kobe é um _________ muito importante. 4. As placas tectônicas estão em constante ____________.. 5. As casas tradicionais foram desenhadas para resistir a ___________. 6. O sistema de transporte entrou em _________ total em Kobe. 7. Os __________ deixados pelo terremoto foram retirados em pouco tempo. 8. O ________ consumiu grande parte de Tóquio. 9. Em Tóquio, os _________ são rotineiros. 10. Os __________ se converteram num símbolo. XV. ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTO PR ÉVIO. DISCUTIR E RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS. 1. O que você sabe sobre as forças na natureza? 2. O que você sabe sobre os tsunamis?

Pg. 16

XVI. VER O VÍDEO DO MINUTO 47 AO MINUTO 54 E RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS. 1. O que as ilhas vulcânicas e as fossas oceânicas localizadas ao redor do Oceano Pacífico formam? 2. O que acontece quando um terremoto abala o fundo do oceano? 3. O que forma a água que foi deslocada? 4. Onde essas ondas enormes são formadas? 5. Onde fica localizado o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico? 6. O que controla este Centro? 7. Como é possível detectar um tsunami no fundo do oceano? 8. O que é o mais surpreendente deste sistema? 9. Como funciona este sistema?. 10. Que medidas os habitantes de Taro, Japão, tomaram para proteger-se dos tsunamis? 11. Com que frequência acontece um tsunami pequeno? 12. Com que frequência acontece um tsunami com ondas entre quatro metros e meio a seis metros de altura? 13. Com que frequência acontece um tsunami gigantesco com ondas que podem chegar a mais de 30 metros?. 14. Do que depende a força de um tsunami? 15. De que forma os terremotos de baixa intensidade colaboram?

Pg. 17

XVII. SOPA DE LETRAS ENCONTRE AS SEGUINTES PALAVRAS vulcão Pangea atmosfera Tóquio tsunami tectónico cratera erosão meteorito terremoto dique inundação falha óxido dinossauro irídio asteroide magnitude simulacro girassol subducção placas lava basalto fotossíntese Yucatán ondas impacto K O F N A F O T O S S I N T E S E S N T E U Y T C C X K J E W F D V I O C T Q S T P J M E F E K E L I I H R P M E T E O R I T O P S Q V J M X R Y R G V D N L P W L U G P M A R D I U N N S P V O U R A U O Y C A N T O Q U I O G P I N O A I E T S C E T L U L C N E D C L D P O E Y N A X B M R C A A M M C G I O G M A G N I T U D E U M I R U I D O T O O A F D T E D G V W Q K S K R N M G W L T I N A T S O P R F A L H A H U J B Z O D I I E A U J R N O F H I O F R A T L A E E A C O A N M M C R S J U O E S U B D U C Ç A O N C S T Z Ç A P C R A T E R A R L H E Y M G J T V I C A H G A R A S O L O C O O A A S T E R O I D E P T L V I O T C T M C Q B E C O V F O F I B L S C O H T A T N E T D E O N D A S D A O D I N O S S A U R O D V U T O N B K T S T L U O V M P L A C A S Z H F W V A D C G I R A S S O L T W V I R I D I O A R T E C T O N I C O B A E Q B XVIII. ACRÓSTICO a) Selecione as palavras do exercício anterior que incluíam uma das letras das seguintes três palavras: ENERGIA TERREMOTO EPICENTRO b) Acomode as letras das palavras selecionadas de tal maneira que formem verticalmente o acróstico de cada uma das três palavras. Usar as palavras selecionadas somente uma vez. B) Em seguida, com base no que foi mencionado no vídeo, escreva um pequeno parágrafo usando estas três palavras.

Pg. 18

XIX. CONEXÕES CURRICULARES Geografia. a) Formar grupos de 3 o 4 alunos. b) Marcar num mapa-múndi as placas tectônicas mais importantes com seus respectivos nomes. c) Investigar a direção em que cada uma delas se move. d) Mostrar no mapa-múndi a direção destes movimentos através de flechas. e) Apresentar as diversas descobertas às outras equipes. PROJETO No.1

• Cada aluno, individualmente, realiza uma inspeção em sua casa e localiza as zonas de maior segurança em caso de terremoto.

• Formar grupos de 3 ou 4 alunos. • Cada grupo comenta e discute os resultados de suas inspeções e determina

quais são as zonas de segurança que elas tem em comum. • Elaborar uma lista detalhada e apresentá-la aos demais grupos. • Realizar uma lista geral e apresentá-la a todo o colégio no mural da escola.

PROJETO No. 2

• Formar grupos de 3 ou 4 alunos • Cada grupo elabora uma lista anotando as medidas que devem ser tomadas

e o que devemos fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um terremoto. • Comentar a lista com os demais grupos. • Atribuir a cada grupo a elaboração de um pôster informativo com elementos

gráficos e textos, ilustrando os passos a seguir ou as medidas que devem ser tomadas seja ANTES, DURANTE ou DEPOIS de um terremoto,

• Exibir os pôsteres no mural do colégio com a presença dos alunos para ampliar a informação.

XX. GLOSSÁRIO Anel de Fogo Nome que se dá ao anel de vulcões e fossas oceânicas ao redor do Oceano Pacífico.

Basalto Rocha vulcânica normalmente de cor negra, de granulação fina, muito dura, composta principalmente de feldspato e piroxênio, às vezes com uma estrutura prismática. Boia Sinal fixo ou móvel preso ao fundo do mar, ou de um lago, etc.

Pg. 19

Cânion Passagem estreita ou profundo desfiladeiro entre duas montanhas por onde normalmente correm rios. Caos Confusão ou desordem Chuva Ácida A chuva ácida é uma das consequências da contaminação do ar. A chuva ácida é formada quando a umidade do ar se mistura com os óxidos de nitrogênio e com os dióxidos de enxofre emitidos pelas fábricas, centrais elétricas e veículos que queimam carbono ou produtos derivados de petróleo. Concreto Mistura composta de pedras pequenas, cimento e areia usada nas construções graças a sua dureza e resistência. Devastação Destruição total de um território, geralmente causada por uma catástrofe natural, ou por uma guerra. Dique Muro artificial feito para conter a força das águas ou de ondas. Epicentro Ponto da superfície da Terra sob o qual surge um movimento sísmico. Erosão Desgaste da superfície terrestre por agentes externos, como a água ou o vento. Escombros Conjunto de restos de uma obra, de um edifício demolido, ou de uma mina. Falha Fenda produzida num terreno por movimentos geológicos. Fossa oceânica Região rebaixada e alongada do fundo do mar, onde aumenta a profundidade do oceano e que pode chegar até a 11 quilômetros. Furacão Vento de força enorme, geralmente originado nas zonas tropicais, que gira em grandes círculos. Lodo Lama. Penhasco Inclinação ou declive íngreme de um terreno em forma de degraus.

Pg. 20

Precipitação Em meteorologia, precipitação descreve qualquer tipo de fenômeno relacionado à queda de água do céu. A precipitação é uma parte importante do ciclo hidrológico, sendo responsável por retornar a maior parte da água doce ao planeta.

Previsão Anúncio ou aviso prévio de algo que vai acontecer. Prevenção Preparação e disposição para evitar riscos ao executar algo. Placa tectônica Placa rígida de rocha sólida que forma a superfície terrestre (litosfera). As placas flutuam sobre rochas ígneas fundidas que formam o centro da Terra. Radio-carbono A datação por radio-carbono é um método de datação radio-métrica que utiliza o isótopo carbono-14 (14C) para determinar, até cerca de 60.000 anos, a idade de materiais que contém carbono.

Rodovia Estrada com duas ou mais pistas nos dois sentidos de circulação, no mesmo nível. Sedimentação Formação ou depósito de materiais acumulados mecanicamente pelas águas ou pelo vento. Sismologia Parte da geologia que estuda os sismos ou terremotos. Sismólogo Geólogo especializado em sismologia. Subduccção Deslizamento da borda de uma placa da crosta terrestre, por debaixo da borda de uma outra. Terremoto Tremor ou estremecimento da crosta terrestre, causado por deslocamentos internos, que são transmitidos a grandes distâncias em forma de ondas. Tsunami Tsunami é uma palavra japonesa que refere-se a uma série de ondas formadas pela movimentação de um grande volume de água no fundo do oceano. O oceano envia grandes ondas de água que, algumas vezes, podem chegar até a 30,5 metros de altura, ou mais.