((titulo)) ata da consulta pÚblica nº 03/2015 (perguntas e ... file(perguntas e respostas)...

25
((TITULO))ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE AREA NETWORK (SAN)” ((TEXTO))Aos 16 (dezesseis) dias do mês de abril do ano de dois mil e quinze, às 15hs, na sede da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo – PRODAM-SP S/A, o Pregoeiro, torna público as respostas dos questionamentos apresentados pelas empresas abaixo: ((NG))EMPRESA IBM((CL)) Questionamento 1: Anexo I - Termo de Referência ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS EXIGIDAS PARA ITEM 1.1 DA TABELA DE COMPOSIÇÃO: O TR pede "no mínimo, 8 (oito) controladoras inteligentes". Temos que solicitar a alteração deste texto para "no mínimo, 2 (duas) controladoras inteligentes", caso contrário não poderemos participar. Resposta 1: Não acatado. Consideramos que em atividades de atualização de software ou hardware das controladoras, ou em caso de falha das mesmas, o ambiente ficaria com 50% da capacidade da taxa de transferência total por um longo período. Entendemos ainda que um equipamento de missão critica deve possuir as características mínimas solicitadas no edital. Questionamento 2: 1.1 Volumetria Nosso maior modelo, o DS8870 Enterprise Class 16-way, escala até 4 frames, e com a volumetria que está no TR (item 1.1 acompanhado das especificações dos discos no item 1.3) nós não alcançamos as capacidades solicitadas nas três tecnologias de discos, pois seriam necessários 2 drive sets de SSD 1.2TB, 30 drive sets de 300GB/15k e 76 drive sets de 900GB/10k (total de 108 drive sets, mas o DS8870 acomoda no máximo 96 drive sets). Mesmo que a capacidade de SSD (Tier 0) seja feita com módulos Flash, ainda faltaria espaço para os demais drive sets dos Tiers 1 e 2. Se aumentarmos somente o tamanho dos discos do Tier 2 de 900GB/10k para 1.2TB/15k, alcançaríamos a capacidade inicial requisitada, porém não seria possível fazer o crescimento de 30% como é solicitado no TR (item 1.1). Com isso, a única forma de participarmos é mudar a especificação do TR para o Tier 0 sando módulos flash (HPFE), para o Tier 1 usando discos de 600GB/15k ao invés de 300GB/15k, e do Tier 2 usando discos de 1,2TB/10k ao invés de 900GB/10k. Vide considerações para o item 1.3 abaixo para os ajustes necessários no TR. Resposta 2: Acatado parcialmente. Os tamanhos dos discos foram modificados para 600GB no Tier 1 e 1200GB no Tier 2, além disso a capacidade de crescimento foi reduzida para 10%, como segue:

Upload: lamdiep

Post on 11-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

((TITULO))ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E RESPOSTAS)

“AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE AREA NETWORK (SAN)” ((TEXTO))Aos 16 (dezesseis) dias do mês de abril do ano de dois mil e quinze, às 15hs, na sede da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo – PRODAM-SP S/A, o Pregoeiro, torna público as respostas dos questionamentos apresentados pelas empresas abaixo: ((NG))EMPRESA IBM((CL)) Questionamento 1: Anexo I - Termo de Referência ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS EXIGIDAS PARA ITEM 1.1 DA TABELA DE COMPOSIÇÃO: O TR pede "no mínimo, 8 (oito) controladoras inteligentes". Temos que solicitar a alteração deste texto para "no mínimo, 2 (duas) controladoras inteligentes", caso contrário não poderemos participar. Resposta 1: Não acatado. Consideramos que em atividades de atualização de software ou hardware das controladoras, ou em caso de falha das mesmas, o ambiente ficaria com 50% da capacidade da taxa de transferência total por um longo período. Entendemos ainda que um equipamento de missão critica deve possuir as características mínimas solicitadas no edital. Questionamento 2: 1.1 Volumetria Nosso maior modelo, o DS8870 Enterprise Class 16-way, escala até 4 frames, e com a volumetria que está no TR (item 1.1 acompanhado das especificações dos discos no item 1.3) nós não alcançamos as capacidades solicitadas nas três tecnologias de discos, pois seriam necessários 2 drive sets de SSD 1.2TB, 30 drive sets de 300GB/15k e 76 drive sets de 900GB/10k (total de 108 drive sets, mas o DS8870 acomoda no máximo 96 drive sets). Mesmo que a capacidade de SSD (Tier 0) seja feita com módulos Flash, ainda faltaria espaço para os demais drive sets dos Tiers 1 e 2. Se aumentarmos somente o tamanho dos discos do Tier 2 de 900GB/10k para 1.2TB/15k, alcançaríamos a capacidade inicial requisitada, porém não seria possível fazer o crescimento de 30% como é solicitado no TR (item 1.1). Com isso, a única forma de participarmos é mudar a especificação do TR para o Tier 0 sando módulos flash (HPFE), para o Tier 1 usando discos de 600GB/15k ao invés de 300GB/15k, e do Tier 2 usando discos de 1,2TB/10k ao invés de 900GB/10k. Vide considerações para o item 1.3 abaixo para os ajustes necessários no TR. Resposta 2: Acatado parcialmente. Os tamanhos dos discos foram modificados para 600GB no Tier 1 e 1200GB no Tier 2, além disso a capacidade de crescimento foi reduzida para 10%, como segue:

Page 2: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

“O equipamento ofertado deverá suportar a expansão de espaço de armazenamento de pelo menos 10% sobre a capacidade total ofertada. Este cálculo deverá ser feito levando em consideração o acréscimo de novos discos no formato de discos descritos acima.”

“Os discos do Tier 2 devem ser, no mínimo, de 10.000 rpm (dez mil rotações por minuto), interface padrão SAS 2.0 de 6Gb/s (seis gigabits por segundo), tamanho máximo de 1200 GB (um mil e duzentos gigabytes).”

“Os discos do Tier 1 devem ser, no mínimo, de 15.000 rpm (quinze mil rotações por minuto), interface padrão SAS 2.0 de 6Gb/s (seis gigabits por segundo), tamanho máximo de 600 GB (seicentos gigabytes).”

Questionamento 3: 1.3 Hard Disks: Fazer os seguintes ajustes: - Tier 2: mudar "máximo de 900GB (novecentos gigabytes)" para "máximo de 1,2TB (um vírgula dois terabytes)". - Tier 1: mudar "máximo de 300GB (trezentos gigabytes)" para "máximo de 600GB (seiscentos gigabytes)". - Tier 0: adicionar "Também serão aceitos módulos de memória flash no lugar dos discos SSD para o armazenamento de dados das aplicações e todas as funcionalidades que requerem os discos SSD da mesma forma, desde que aderentes às especificações de capacidade e escalabilidade documentados no item 1.1 - Volumetria. Estes módulos de memória flash também devem ter tecnologia SLC ou enterprise MLC." - mudar "Todos os discos devem ser de 2,5" (duas polegadas e meia)" para "Todos os discos devem ser de 2,5" (duas polegadas e meia). Se utilizados módulos de memória flash, estes não devem ocupar espaços (baias) destinadas aos demais discos, mas sim usar espaços exclusivos para esta finalidade." Resposta 3: Acatado parcialmente.

Tamanhos dos discos modificados conforme descrito no questionamento 2. Demais itens inalterados.

Questionamento 4: 1.4 Controladoras e memória cache: O TR pede "no mínimo, 8 (oito) controladoras inteligentes". Temos que solicitar a alteração deste texto para "no mínimo, 2 (duas) controladoras inteligentes". O SVC suporta até 8 "controladoras" (engines), mas para ofertar o SVC teríamos que mudar o item 1.4 para aceitar que a comunicação entre as controladoras seja feita também por Fibre Channel de 8Gbps, o que é difícil do cliente aceitar, pois o TR está pedindo interface PCIe que tem 8 gigabytes por segundo, enquanto que as portas do SVC são de 8 gigabits por segundo) Resposta 4: Não acatado.

Consideramos que o desempenho das placas PCIe melhor se adequam à carga de trabalho prevista para o nosso ambiente.

Page 3: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

Questionamento 5: 1.5 Interfaces: Mudar para as interfaces de back-end "Possuir, no mínimo, 96 (noventa e seis) portas FC de 4Gb/s (quatro gigabits por segundo) ou ..." para "Possuir, no mínimo, 96 (noventa e seis) portas FC de 4Gb/s (quatro gigabits por segundo) ou 64 (sessenta e quatro) portas FC de 8Gb/s (oito gigabits por segundo) ou ...". Resposta 5: Não acatado.

O texto do edital solicita no “mínimo” o número e velocidades das portas, valores maiores atendem as especificações descritas no edital.

Questionamento 6: 2. Funcionalidades: Na funcionalidade de Classificação Automática, mudar "Oferecer a possibilidade de configurar gatilhos para que a movimentação automática dos dados seja feita, ..." para "Oferecer a possibilidade de que a movimentação automática dos dados seja feita de forma autonômica e contínua e, caso isto não seja possível, de configurar gatilhos para que a movimentação se inicie.". Resposta 6: Não acatado. Movimentação de dados de modo independente pode levar a decisões incompatíveis com as regras de negócio estabelecidas em contratos.

Questionamento 7: Na funcionalidade de Thin Provisioning, retirar a frase "O sistema deve ter a capacidade de conversão ou migração de forma não disruptiva.". Resposta questionamento 7: Não acatado.

Funcionalidade desejada para não haver interrupções no ambiente.

Questionamento 8: Na funcionalidade de Expansão e Migração Dinâmica, mudar "Ser capaz de fazer as operações de expansão e migração de RAID groups / LUNs de forma dinâmica, ..." para "Ser capaz de fazer as operações de expansão e migração de LUNs de forma dinâmica, ...". Resposta questionamento 8: Acatado.

Texto modificado para:

“Ser capaz de fazer as operações de expansão e migração de LUNs de forma dinâmica, sem a necessidade de parada do sistema ou intervenção do fabricante;”

Page 4: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

Questionamento 9: 4. Compatibilidade: Na compatibilidade com VMware, mudar "Cada sistema deverá ser compatível com as APIs de virtualização VAAI e VASA da VMWare" para "Cada sistema deverá ser compatível com a API de virtualização VAAI da VMWare". (o DS8000 não tem suporte ao plug-in VASA. O SVC suporta, mas para ofertar o SVC teríamos que mudar o item 1.4 para aceitar que a comunicação entre as 8 "controladoras" do SVC seja feita por Fibre Channel de 8Gbps. Resposta questionamento 9: Não acatado.

Funcionalidade VASA requerida e já em utilização no ambiente produtivo.

Questionamento 10: 6. Estrutura física: Mudar "1,2m (um metro e vinte centímetros) de profundidade" para "1,23m (um metro e vinte e três centímetros) de profundidade". Retirar a frase "com portas dianteiras e traseiras, dotadas de fechadura com chaves ou travas manobradas por ferramentas especiais.". Retirar a parte que se refere à "instalação em colunas" ("Cada sistema deverá ..." até "Em colunas: 2 linhas de 2,4m"), pois este tipo de montagem somente se aplica a um fabricante. Alternativa: adaptar para que o descritivo se aplique também aos modelos dos demais fabricantes. Resposta questionamento 10: Acatado parcialmente..

Texto modificado para:

“A solução deverá ter no máximo 4,8m de largura, 2m de altura e 1,23m de profundidade. Por possuirmos ambiente seguro enclausurado a solução deverá permitir a montagem do equipamento em grupos de no máximo 1,80m de largura, 2m de altura e 1,23m de profundidade, caso contrário, qualquer alteração e/ou adaptação necessária na infraestrutura de nossos ambientes de sala cofre, deverá manter-se no padrão de certificação existente, e os custos correrão por conta da CONTRATADA.

A solução poderá também se utilizar de racks já existentes no datacenter tendo eles as seguintes dimensões: 2m de altura, 60cm de largura e 1m de profundidade.”

Questionamento 11: 8. Refrigeração: No nosso caso, toda parte de refrigeração, exceto dos drives de discos, é feita pegando ar frio pela porta da frente e jogando ar quente na porta de trás. No caso dos drives de discos, os ventiladores jogam ar para o topo da máquina, e isso está escrito no manual do DS8870. Como o TR diz que "Não serão permitidos a exaustão pelo topo dos racks ou pela parte de baixo dos mesmos", será preciso adicionar algo como "a maior parcela do ar", ou então "da parte principal do equipamento, incluindo as fontes de alimentação".

Page 5: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

Resposta 11: Acartado parcialmente. Texto modificado para: “Devido à adoção, por parte da PRODAM, de corredores frios e quentes em seus ambientes de Datacenter, o equipamento deverá seguir o seguinte padrão: coleta de ar frio pela frente dos gabinetes e exaustão pela porta traseira. Caso se faça necessária alguma alteração e/ou adaptação necessária na infraestrutura de nossos ambientes de sala cofre, deverá ser mantido o padrão da certificação existente, e os custos correrão por conta da CONTRATADA.” ((NG))EMPRESA CAPGEMINI((CL)) Questionamento 12: Suporte Para item 16.3 página 34. Na página 34 no item 16.3 "Durante todo o período de garantia, o suporte técnico será prestado com atendimento por mão de obra treinada pelo fabricante através da rede credenciada ou pelo próprio fabricante, com reposição de peça e para os serviços solicitados, sem ônus adicional.", entendemos que o suporte fabricante atende a esta solicitação sem ser necessário serviço da Contratada complementar. Está correto nosso entendimento? Resposta 12: Sim, está correto seu entendimento.

((NG))EMPRESA HP((CL)) Questionamento 13: XVI – SANÇÕES ADMINISTRATIVAS Acercas das multas, são previstas várias hipóteses que poderão lhes dar ensejo e de forma cumulada. Nesse passo, gostaríamos de saber se seria correto o entendimento de que a somatória de todas elas, levando-se em consideração os princípios da proporcionalidade e razoabilidade, não poderá ultrapassar o limite de 10% do valor total do contrato. Tendo em vista que esse seria o limite para os casos de recuso em assinar o próprio contrato, o que entendemos ser de maior gravidade que as demais situações. Está correto nosso entendimento? Resposta 13:

O entendimento NÃO está correto. As penalidades serão aplicadas sempre em respeito aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade, mas NÃO estão limitadas a 10% do valor total do contrato. A sanção deve ser compatível com a gravidade da infração. Se a gravidade da infração for superior a 10% do valor do contrato, então é proporcional que a penalidade também o seja. Na lição de Marçal Justen Filho (Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos, 12ª ed., São Paulo: Dialética, 2008, p. 815), “tendo a Lei previsto um elenco de quatro sanções, dotadas de diverso grau de severidade, impõe-se adequar as sanções mais graves às condutas mais reprováveis”, orientação seguida pela PRODAM-SP quando da fixação dos percentuais aplicáveis de acordo com a reprovabilidade da conduta. O Edital será mantido.

Page 6: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

Questionamento 14: TERMO DE REFERÊNCIA: ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS Resposta 14:

O entendimento NÃO está correto. A Planilha de Formação de Custos deverá ser apresentada qualquer licitante que venham a ser habilitada. O Tribunal de Contas da

União, no julgamento do TC nº 030.774/2011-0, entendeu que tal documento "é instrumento de extrema importância para avaliação da exequibilidade das propostas apresentadas pelas licitantes e para subsidiar repactuações de contratos (...)”.

Também o Tribunal Regional Federal da 5ª Região já se pronunciou sobre o tema:Processo:

"AGTR 61147 PE 2005.05.00.006438-5

Relator(a): Desembargador Federal Napoleão Maia Filho

Questionamento 02 Acerca do disposto no item 17.1 (Planilha de Custos), seria correto o entendimento de que a mesma só seria exigida em um eventual pedido de adequação econômico financeira do Contrato por parte da Contratada? Indaga-se, pois, como no modelo apresentado de planilha (anexo VIII) é solicitado o desmembramento dos percentuais/custos de todos componentes do objeto, entende-se que se estaria a possibilitar o conhecimento de informações confidenciais da Contratada. Informações essas que são de crucial importância se manterem em sigilo, posto poder influenciar muitas situações, como sua estratégia de lances em novas licitações, em especial pregão. Complementando, sendo a HP uma empresa multinacional, com processos e aprovações globais, a fim de viabilizar nossa participação, perguntamos se podemos substituir o modelo apresentado no anexo VIII pelo abaixo: ANEXO VIII - PLANILHA DE FORMAÇÃO DE CUSTOS

Moeda - Reais (R$) Total

Salários e Encargos Sociais

Custo de Produtos (HW/SW)

Despesas Pré-Vendas

Despesas Operacionais

Despesas Administrativas

Custo Operacional

Despesas de Vendas

Fator Risco no Preço/Execução

Despesas Financeiras

Lucro

Impostos

ISS

Pis Cofins

ICMS

Total Proposta

Page 7: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

Julgamento: 04/07/2005

Órgão Julgador: Segunda Turma

Publicação: Fonte: Diário da Justiça - Data: 25/07/2005 - Página: 415 - Nº: 141 - Ano: 2005

ADMINISTRATIVO. LICITAÇÃO. AUSÊNCIA DE APRESENTAÇÃO DE PLANILHA DISCRIMINADA DE CUSTOS. DESCUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIA DO EDITAL. DESCLASSIFICAÇÃO. IMPOSSIBILIDADE DE JUNTADA POSTERIOR DE DOCUMENTO. PRECLUSÃO CONSUMATIVA.

3. O momento adequado para que o agravante apresente o custo de cada item exigido no edital, bem como para demonstrar a incidência da hipótese prevista na parte final do parág. 3o. do art. 43 da Lei 8.666/93 , é o da apresentação da proposta, de modo que, ultrapassada essa fase, dá-se a chamada preclusão consumativa, não havendo mais como lhe permitir a apresentação de qualquer documento."

Mantenha-se o modelo proposto no edital.

Questionamento 15: EXIGIDAS PARA ITEM 1.1 DA TABELA DE COMPOSIÇÃO O equipamento ofertado deverá suportar a expansão de espaço de armazenamento de pelo menos 30% sobre a capacidade total ofertada. Este cálculo deverá ser feito levando em consideração o acréscimo de novos discos no formato de discos descritos acima. HP: Conforme sizing anexo, não conseguimos atender o crescimento de 30% exigido neste item. Atendendo a configuração inicial, já temos 1800 discos, sobrando apenas 120 discos para suportar 300TB úteis. Pedimos a retirada deste item para viabilizar a participação da HP no certame.

Resposta 15: Acatado parcialmente.

Dadas as características de nosso ambiente não será possível a remoção do percentual de crescimento, contudo, alteramos a valor do mesmo para 10% conforme resposta ao questionamento número 2 da IBM.

Questionamento 16: Possuir memória cache global bruta de, no mínimo 1024GB (mil e vinte e quatro);

Page 8: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

HP: Este item exclui a HP do processo. Solicitamos a redução do cache para 768GB mantendo todos os requisitos do item. Resposta 16: Acatado.

Exigência de cache foi reduzida para 768 GB.

Questionamento 17: Possuir, no mínimo, 64 (sessenta e quatro) interfaces ópticas livres, com taxa mínima individual de 8 Gb/s (oito gigabits por segundo), full-duplex, com auto detecção de velocidade para 2, 4 ou 8 Gb/s, que operam no protocolo FCP (Fiber Channel Protocol), para conexão direta aos servidores, ou switches directors e/ou replicação. Incluindo os transceptores shortwavelength (SWL) 850nm (oitocentos e cinqüenta nanômetros) para fibras multi-modo. Cada uma dessas interfaces poderá ser usada para dar acesso a quaisquer das áreas de armazenamento relacionadas no item1.1. HP: O 3PAR 10800 não suporta conexões de 2Gbps. Solicitamos a retirada do requisito de 2Gbps da especificação. Resposta 17: Acatado.

Exigência de 2 Gbps para interfaces foi retirada.

Questionamento 18: A fim de aumentar a segurança das informações armazenadas no sistema, o equipamento proposto deverá ter suporte nativo à tecnologia de discos SED (self-encrypting drive) pois tal tecnologia não causa qualquer degradação de performance das controladoras. Caso o equipamento não possua suporte à discos SED, serão aceitas tecnologias de criptografia por controladoras. Essa funcionalidade deve estar licenciada conforme volumetria solicitada no item 1.1. HP: O 3PAR Utiliza tecnologia de criptografia por disco e para que essa função seja ofertada, devemos ter todos os discos suportando tal função. o problema é que não temos criptografia para os discos de 300GB o que impossibilita nossa participação neste item. Solicitamos a retirada deste item a fim de viabilizar a participação da HP no processo. Resposta 18: Não acatado.

Previsão de utilização futura da tecnologia de criptografia em HDs. Contudo, modificamos o tamanho dos discos Tier 1 de 300 GB para 600 GB o qual está na matriz de compatibilidade HP para discos SED. Conforme resposta ao questionamento número 2 da IBM.

Questionamento 19: Solaris (versão 9 e superiores) HP: Suportamos Solaris a partir da versão 10. Solicitar alteração do item. Resposta 19: Acatado.

Exigência foi alterada para Solaris versão 10 e superiores.

Page 9: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

Questionamento 20: Switch: Os switches propostos deverão contemplar portas utilizando protocolo Fibre Channel operando a 8GFC e compatíveis com 4GFC e 2GFC, em modo full duplex e com suporte a autonegociação de velocidade; HP: Nossos switches não suportam velocidades de operação de 2Gbps. Solicitamos a retirada do suporte a 2Gbps. Resposta 20: Acatado.

Exigência de 2 Gbps para interfaces dos switches foi retirada.

Questionamento 21: ITEM 13 - INSTALAÇÃO: ITEM 13.1 - alterar redação para: A instalação completa dos equipamentos compreende:

Planejamento dos serviços envolvidos;

Levantamento junto ao CONTRATANTE, de qualquer informação necessária ao planejamento e execução de todos os serviços envolvidos, incluindo indicação das atualizações necessárias aos servidores existentes no ambiente em produção, para que a solução seja suportada;

Instalação do física e configuração dos equipamentos: montagem em rack, energização, instalação física e lógica, configuração inicial, testes de verificação do perfeito funcionamento e elaborar relatório para comprovação dos testes.

Instalação dos Softwares envolvidos, incluindo testes e verificação do perfeito funcionamento;

Elaboração da documentação técnica dos serviços;

Liberação para a produção.

Resposta 21: Acatado parcialmente.

Sugestões relativas à “documentação” e retirada da palavra “site-survey” foram acatadas, ficando com o seguinte texto:

“Planejamento e levantamento detalhado, incluindo indicação das atualizações necessárias aos ambientes operacionais em produção, para que a solução seja suportada;”

E incluído:

“Elaboração da documentação técnica dos serviços;”

Questionamento 22: ITEM 13.3 - alterar redação para:

Page 10: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

As atualizações indicadas durante o levantamento e necessárias aos servidores existentes no ambiente em produção para que a solução seja suportada serão implantadas pela CONTRATANTE em ocasião oportuna a esta.

Resposta 22: Não acatado.

Texto proposto é equivalente ao publicado.

Questionamento 23: ITEM 13.9 – alterar redação para:

Durante o levantamento, deverá ser indicado os procedimentos para instalação e configuração do software de failover e balanceamento de carga para os servidores, existentes no ambiente em produção. Essas serão implantadas pela CONTRATANTE em ocasião oportuna a esta.

Resposta 23: Acatado parcialmente.

Texto modificado para explicitar atividade em conjunto:

“A CONTRATADA deverá instalar e configurar, em conjunto com a CONTRATANTE, os softwares de failover e balanceamento de carga nos servidores envolvidos, quando necessário”

Questionamento 24: ITEM 13.10 - alterar redação para:

Devem ser disponibilizados profissionais devidamente qualificado e certificados pelo fabricante para a realização dos serviços;

Resposta 24: Não acatado.

O texto sugerido pode restringir participantes.

Questionamento 25: ITEM 13.12 – alterar a redação para:

Quaisquer eventuais problemas ou adequações que possam ocorrer nos equipamentos ofertados, durante as instalações, configurações e customizações dos produtos especificados, serão de total responsabilidade da CONTRATADA;

Resposta 25: Não acatado.

O texto proposto isenta a CONTRATADA de responsabilidade sobre danos causados em outros equipamentos durante a instalação.

Questionamento 26: ITEM 13.13 – alterar a redação para:

Page 11: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

A CONTRATADA, depois de concluído os serviços de instalação, configuração e customização, deverá realizar junto à equipe técnica da CONTRATANTE, testes de funcionalidade para constatar que os equipamentos e softwares foram instalados e configurados de acordo com os requisitos técnicos e parâmetros solicitados;

Resposta 26: Não acatado.

Software e programa de computador são termos equivalentes neste contexto.

Questionamento 27: ITEM 14.1 – alterar a redação para:

A Central de Atendimento da Assistência Técnica indicada pela CONTRATADA deverá estar disponível para a abertura de chamados técnicos de hardware e de software durante 7 dias por semana, 24 horas por dia, inclusive feriados.

Resposta 27: Não acatado.

Texto sugerido é equivalente ao publicado.

Questionamento 28: ITEM 14.1 – incluir a redação:

A Central de Atendimento deverá permitir discagem gratuita (0800) ou qualquer outro meio de acesso de disponibilidade imediata, sem ônus para a CONTRATANTE.

O Atendimento da Central de Suporte Técnico deverá ser exclusivo e priorizado para ambientes críticos e prestado diretamente pelo fabricante por especialistas e/ou analistas do 2º nível de atendimento para a abertura de chamados técnicos de hardware e de software.

Em todas as atividades de assistência técnica ou suporte, os técnicos da Contratada deverão empregar a Língua Portuguesa, exceto no uso de termos técnicos e na utilização de textos técnicos, que poderão estar redigidos em Língua Inglesa.

A CONTRATADA deverá emitir relatórios trimestrais identificando os incidentes ocorridos e solucionados, bem como avaliações de tendências e recomendações.

Resposta 28: Acatado parcialmente.

Aceita a inclusão de três parágrafos sugeridos com modificações:

“A Central de Atendimento deverá permitir discagem gratuita (0800) ou qualquer outro meio de acesso de disponibilidade imediata, sem ônus para a CONTRATANTE;”

“Em todas as atividades de assistência técnica ou suporte, os técnicos da Contratada deverão empregar a Língua Portuguesa, exceto no uso de termos técnicos e na utilização de textos técnicos, que poderão estar redigidos em Língua Inglesa;”

Page 12: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

“A CONTRATADA deverá emitir relatórios quando solicitado pela CONTRATANTE identificando os incidentes ocorridos e solucionados, bem como avaliações de tendências e recomendações;”

Questionamento 29: ITEM 14.2 – alterar a redação para:

Para atendimento a problemas críticos de hardware, o primeiro atendimento deverá ser imediato ou menor que 2 horas e até 6h (seis horas) para o reparo (incluindo substituição de peças), ambos contados a partir da abertura do chamado técnico. Entenda-se por críticos, os problemas que geram parada na operação, mesmo que parcial, dos equipamentos.

Resposta 29: Não acatado. Texto sugerido restringe a atendimento de hardware. A alteração de 2h para 4h no primeiro atendimento não se faz necessária, visto que o tempo de reparo se mantem em 6h. Questionamento 30: ITEM 14.2 – incluir a redação:

Para problemas técnicos que não podem ser resolvidos rapidamente de forma remota, no julgamento da CONTRATADA, a mesma deverá enviar um técnico nas dependências da CONTRATANTE para fornecer suporte técnico aos produtos de hardware cobertos e devolvê-los à condição operacional.

Resposta 30: Acatado parcialmente, sugestão de texto incluída com alterações: “Para problemas técnicos que não podem ser resolvidos rapidamente de forma remota, a CONTRATADA deverá enviar um técnico nas dependências da CONTRATANTE para fornecer suporte técnico aos produtos e devolvê-los à condição operacional, obedecendo-se os limites de tempo especificados neste termo.” Questionamento 31: ITEM 14.3 – alterar a redação para:

Para atendimento a problemas moderados de hardware, 4 (quatro horas) para o atendimento inicial e até 24h (vinte e quatro horas) para o reparo (incluindo substituição de peças), ambos contados a partir da abertura do chamado técnico. Entenda-se por moderados, os problemas que não geram parada na operação dos equipamentos.

Resposta 31: Não acatado. Restringe o item a hardware. O texto do edital se refere a toda a solução tanto hardware como software.

Questionamento 32: ITEM 14.3 – incluir a redação:

Para atendimento à problemas de Software com janela de abertura de chamado 24 horas 7 dias na semana, com tempo de atendimento imediato para chamados críticos prestado por

Page 13: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

Analistas de Suporte Remoto. Todo chamado não deverá ultrapassar o prazo de 2 horas de resposta, contado a partir da solicitação feita pela CONTRATANTE.

Resposta 32: Não acatado. Subitens descritos no item 14 “Assistência Técnica” do edital se referem a toda a solução (hardware/software).

Questionamento 33: ITEM 14.5 – alterar a redação para:

Durante o período da garantia, a CONTRATADA deverá semestralmente revisar as atualizações de drivers, firmware e boletins de suporte, disponibilizados pelo respectivo fabricante e aplicáveis para a solução ofertada, analisar suas aplicabilidades ao ambiente da CONTRATANTE e fazer recomendações especificas as quais poderão reduzir riscos e melhorar a operação. A CONTRATADA deverá fornecer assistência de instalação remota para as devidas atualizações recomendadas.

Resposta 33: Não acatado. Entendemos que a periocidade trimestral é a mais adequada. O texto proposto também não prevê a instalação local quando assim se fizer necessária. Questionamento 34: ITEM 14.7 – alterar a redação para:

Durante todo o período de garantia, o suporte técnico será prestado com atendimento por mão de obra treinada pelo fabricante através da rede credenciada ou pelo próprio fabricante, com reposição de peças originais e para os serviços solicitados, sem ônus adicional.

Resposta 34: Acatado. Texto proposto foi modificado como se segue: “Durante todo o período de garantia, o suporte técnico será prestado com atendimento por mão de obra treinada pelo fabricante através da rede credenciada ou pelo próprio fabricante, com reposição de peças originais e para os serviços solicitados, sem ônus adicional.” Questionamento 35: ITEM 16.1 – alterar a redação para:

Todos os produtos (hardwares e softwares) ofertados deverão possuir garantia e suporte durante o período de 60 (sessenta) meses a partir do aceite de INSTALAÇÃO dos mesmos, incluindo a disponibilização de atualizações dos softwares, sem qualquer ônus adicional à CONTRATANTE;

Resposta 35: Não acatado. A palavra “disponibilização” restringe a atividade de atualização. Questionamento 36: ITEM 16.2 – alterar a redação para:

Page 14: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

A garantia e o suporte técnico dos produtos abrange a manutenção corretiva e preventiva, disponibilizar atualizações de software, realizar a atualização de versões de firmware anualmente, cobertura de todo e qualquer defeito apresentado, inclusive, não se restringindo a quaisquer substituições;

Resposta 36: Não acatado. Texto sugerido restringe responsabilidades que consideramos necessárias. Questionamento 37: ITEM 17 - GERÊNCIA DO PROJETO ITEM 17.1, 17.2, 17.3, 17.4 e 17.5 – alterar a redação para: A CONTRATADA deverá indicar um Gerente de Projeto, funcionário ou contratado da empresa, que será o líder e responsável pela entrega dos serviços e gerenciamento da implantação da solução, de modo a garantir a qualidade dos resultados e o atendimento aos requisitos e prazos estipulados no Edital. O Gerente de Projeto deverá possuir certificação PMP – Project Management Professional do PMI – Project Management Institute. Os documentos de certificação devem ser apresentados, por ocasião da assinatura do Contrato, na versão original ou por qualquer processo de cópia autenticada em Cartório. Antes do início das atividades, o Gerente de Projetos deverá realizar reunião com a CONTRATANTE para apresentar e definir o cronograma do projeto. Durante a fase de planejamento deverá ocorrer:

• Desenvolvimento do plano do projeto, o que define o escopo e o alcance dos serviços a serem entregues;

• Identificação das etapas e principais marcos do projeto; • Identificação das funções e responsabilidades da CONTRATANTE e a

CONTRATADA; • Verificação dos pré-requisitos para à realização dos serviços contratados; • Identificação e determinação das dependências entre as atividades; • Desenvolvimento e organização do cronograma para o(s) serviço(s) contratado(s); • Consideração das dúvidas.

O Gerente de Projetos também deverá:

• Gerenciar quaisquer recursos da CONTRATADA ou de fornecedor autorizado, necessários para a entrega do(s) serviço(s) contratado(s) da CONTRATADA;

• Agir como interface e ponto único de contato entre as fontes de fornecimento do(s) serviço(s);

• Gerenciar o cronograma do projeto de acordo com os prazos definidos; • Identificar desvios e determinar as ações corretivas necessárias; • Alinhar a entrega do(s) equipamento(s) conforme a necessidade do cliente (se

aplicável); • Efetuar a abertura do(s) chamado(s) do(s) serviço(s) contratado(s) da

CONTRATADA para a instalação e/ou inicialização do(s) produto(s) (se aplicável); • Monitorar e garantir a perfeita realização do(s) serviço(s) contratado(s) dentro dos

padrões de qualidade.

Page 15: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

Ao final da conclusão das atividades envolvidas, o Gerente de Projeto deverá convocar e realizar a Reunião de Encerramento do Projeto com os membros designados da equipe de gerência de TI da CONTRATANTE. Esta reunião deverá ser executa de forma remota ou no local. Nesta fase de encerramento do projeto deverão ser abordados os seguintes tópicos:

• Apresentação do Relatório final de conclusão do projeto com a descrição resumida do projeto, seus principais marcos e a caracterização do cumprimento da execução de todas as fases e tarefas definidas e acordadas entre as partes no início do projeto;

• Assinatura do termo de finalização e aceite final do projeto. Este recurso deverá ter experiência comprovada mediante apresentação de documento(s) contemplando a descrição geral dos serviços prestados, datas iniciais e finais de execução dos serviços com breve avaliação dos resultados, quanto ao cumprimento dos objetivos do projeto, com destaque para o gerenciamento do mesmo. Resposta 37: Não acatado. O texto proposto, apesar de mais detalhado, não se faz necessário, pois os requisitos descritos no texto original são suficientes.

((NG))EMPRESA FUJITSU((CL)) Questionamento 38: Verificamos que as especificações técnicas da solução de armazenamento não definem claramente se a função de Replicação entre equipamentos deve ser licenciada também para toda volumetria fornecida, mencionando que o equipamento deve ter suporte à função. Entendemos que, pelo fato da PRODAM possuir um Datacenter primário e outro secundário, e pedir um equipamento por site, será necessária a função de Replicação, e portanto a licença de replicação deve ser fornecida, considerando como base a volumetria total do equipamento (1 Petabyte). Está correto nosso entendimento? Resposta 38: O entendimento está correto. O texto foi incluído no item “Funcionalidades”: “Possuir replicação remota entre os sistemas de armazenamento especificados neste edital.” Incluído também a solicitação de licenciamento para a replicação remota. Questionamento 39: Entendemos que o Atestado de Capacidade Técnica é uma exigência importante para garantir que a empresa licitante vencedora tenha a capacitação e experiência necessários para atender às necessidades da PRODAM. Entretanto, a descrição do objeto “Solução de Armazenamento de Dados Classe Enterprise High-End com Storage Area Network (SAN)” não determina de maneira clara qual o parâmetro de julgamento, pois o licitante pode argumentar que um modelo de menor capacidade seja de Classe Enterprise High-End, mesmo que seja classificado pelo mercado como uma classe inferior. Portanto, acreditamos ser importante detalhar o que a PRODAM entende como solução de armazenamento Classe Enterprise High-End, e enviamos abaixo um texto como sugestão:

Page 16: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

“8.1.13. Para o Item 1.1: i) Atestado(s) fornecido(s) por pessoa(s) jurídica(s) de direito público ou privado, que comprove(m) ter a licitante executado ou estar executando, a contento, fornecimentos de natureza e porte similares e compatíveis a no mínimo, 60% (sessenta por cento) ao desta licitação. ii) Entende-se por mesma natureza o fornecimento de um equipamento Storage High-End composto de pelo menos 2 (dois) bastidores de discos e 1 (um) bastidor de controladores com 4 controladoras, compondo, no mínimo, 3 (três) bastidores não sendo permitida a soma de atestados para alcançar este número. iii) Entende-se por mesmo porte o fornecimento de um equipamento Storage High-End com no mínimo 628 discos, escalável à pelo menos 2000 discos de 2,5", não sendo permitida a soma de atestados para alcançar este número.” Observação: o percentual de 60% mencionado é permitido pelo TCE/SP, conforme súmula número 24 listada abaixo. SÚMULA Nº 24 - Em procedimento licitatório, é possível a exigência de comprovação da qualificação operacional, nos termos do inciso II, do artigo 30 da Lei Federal nº 8.666/93, a ser realizada mediante apresentação de atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado, devidamente registrados nas entidades profissionais competentes, admitindo-se a imposição de quantitativos mínimos de prova de execução de serviços similares, desde que em quantidades razoáveis, assim consideradas 50% a 60% da execução pretendida, ou outro percentual que venha devida e tecnicamente justificado. Fonte: https://www4.tce.sp.gov.br/sumulas Resposta 39: Não acatado. Consideramos que as especificações presentes no termo deste edital são suficientes para classificar os equipamentos ofertados como high-end. ((NG))EMPRESA VERT((CL)) Questionamento 40: SUGESTÃO DE ALTERAÇÕES PARA VIABILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DO FABRICANTE EMC SUGESTÃO 1

Por Sistema de Armazenamento de Dados classe Enterprise High End Tierizado entende-se: um único equipamento, constituído de: conjunto de discos, no mínimo, 8 (oito) controladoras inteligentes com tecnologia RAID (Redundant Array of Independent Disks), memória cache global, processadores, com um único processo ou aplicativo de administração e gerenciamento, com a finalidade de oferecer a flexibilidade de apropriação e liberação de recursos de armazenamento aos servidores. Não será permitida a composição de equipamentos de menor porte para atender as capacidades exigidas neste Termo, nem fornecimento de SAN directors no Front-End para composição do número total de portas.

EMC: Nao atendemos o item.

SUGESTÃO: Por Sistema de Armazenamento de Dados classe Enterprise High End Tierizado entende-se: um único equipamento, constituído de: conjunto de discos, escalável a no mínimo, 8 (oito) controladoras inteligentes com tecnologia RAID

Page 17: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

(Redundant Array of Independent Disks), memória cache global, processadores, com um único processo ou aplicativo de administração e gerenciamento, com a finalidade de oferecer a flexibilidade de apropriação e liberação de recursos de armazenamento aos servidores. Não será permitida a composição de equipamentos de menor porte para atender as capacidades exigidas neste Termo, nem fornecimento de SAN directors no Front-End para composição do número total de portas.

Resposta 40: Não acatado. O item não será alterado, pois a inserção do trecho “escalável a” altera o contexto da frase e não especifica a quantidade mínima de controladoras inteligentes. As especificações no texto do edital são as mínimas exigidas. Questionamento 41: SUGESTÃO 2

1. Configuração:

Cada sistema de armazenamento de dados oferecido, abaixo referido por storage ou simplesmente sistema, deverá possuir:

1.1 Volumetria:

Capacidade líquida total de 1,0 PB (um petabyte), de armazenamento, sem compressão de dados. Tal capacidade deverá ser assim dividida:

Tier 0: 30 TB (trinta terabytes) em discos SSD;

Tier 1: 100 TB (cem terabytes) em discos High-End (SAS) de 15K RPM;

Tier 2: 870 TB (oitocento e setenta terabytes) em discos High-End SAS de 10K RPM;

Os discos em Tier 0, Tier 1 e Tier 2 deverão ser fornecidos com a capacidade líquida indicada, formatados em RAID 5 e devem estar em grupos de no máximo 8 (oito) discos.

EMC: Atendemos o item, com a sugestão abaixo.

O equipamento ofertado deverá suportar a expansão de espaço de armazenamento de pelo menos 30% sobre a capacidade total ofertada. Este cálculo deverá ser feito levando em consideração o acréscimo de novos discos no formato de discos descritos acima.

EMC: Não atendemos o item.

Para atingir este crescimento de 30% temos que adicionar pelo menos mais um rack de discos no sistema ofertado.

SUGESTÃO: O equipamento ofertado deverá suportar a expansão de espaço de armazenamento de pelo menos 30% sobre a capacidade total ofertada. Este cálculo deverá ser feito levando em consideração o acréscimo de novos discos, no formato de discos descritos acima, com a adição de no máximo 01 rack no sistema de armazenamento ofertado.

Resposta 41: Não acatado. O item não será alterado, pois o percentual de expansão refere-se apenas a capacidade do espaço de armazenamento e não ao espaço físico ocupado pelo subsistema. Contudo o

Page 18: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

item de percentual de crescimento foi modificado para 10%. Conforme resposta do questionamento 2 da IBM. Questionamento 42: SUGESTÃO 3

1.2 Hard Disks:

Os discos do Tier 2 devem ser, no mínimo, de 10.000 rpm (dez mil rotações por minuto), interface padrão SAS 2.0 de 6Gb/s (seis gigabits por segundo), tamanho máximo de 900GB (novecentos gigabytes).

EMC: Não Atendemos o item.

Usando discos de 900GB não chegaremos a volumetria total de 01 PB dentro do espaco que foi estipulado de 2 colunas de 2.4m. Para atender esta volumetria, temos que trocar estes discos para discos de 1200 GB 10K rpm SAS 2.0 de 6Gb/s de 2.5”.

SUGESTÃO: Os discos do Tier 2 devem ser, no mínimo, de 10.000 rpm (dez mil rotações por minuto), interface padrão SAS 2.0 de 6Gb/s (seis gigabits por segundo), tamanho máximo de 1200 (mil e duzentos gigabytes).

Resposta 42: Acatado. Conforme resposta do questionamento 2 da IBM o item foi alterado para: “Os discos do Tier 2 devem ser, no mínimo, de 10.000 rpm (dez mil rotações por minuto), interface padrão SAS 2.0 de 6Gb/s (seis gigabits por segundo), tamanho máximo de 1200 GB (um mil e duzentos gigabytes).” Questionamento 43: SUGESTÃO 4

1.3 Controladoras e memória cache:

Possuir, no mínimo, 8 (oito) controladoras redundantes, ativa-ativa, com recursos para configurações de balanceamento de carga. Obrigatoriamente todos os controles de fluxo e dados entre as controladoras devem ser feitos internamente via barramento (backplane) do sistema. A interconexão das controladoras devem ser PCIe com versão de no mínimo 2.0 ou Gen2 ou outra de desempenho igual ou superior.

EMC: Atendemos o item porem da forma como foi escrito (e em associção com outros itens do termo) temos que entrar com um total de 16 controladoras.

SUGESTÃO: A solução ofertada deve ser possuir capacidade de expansão para no mínimo 8 (oito) controladoras redundantes, ativa-ativa, com recursos para configurações de balanceamento de carga. Obrigatoriamente todos os controles de fluxo e dados entre as controladoras devem ser feitos internamente via barramento (backplane) do sistema. A interconexão das controladoras devem ser PCIe com versão de no mínimo 2.0 ou Gen2 ou outra de desempenho igual ou superior.

Resposta 43: Não acatado. O item não será alterado, pois a inserção do trecho “A solução ofertada deve ser possuir capacidade de expansão para no mínimo” altera o contexto da frase e não especifica a quantidade mínima de controladoras.

Page 19: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

Questionamento 44: SUGESTÃO 5

Possuir, no mínimo, 96 (noventa e seis) portas FC de 4 Gb/s (quatro gigabits por segundo) ou 64 portas SAS 2.0 de 6 Gb/s (seis gigabits por segundo) em controladoras de back-end;

EMC: Não atendemos o item

Ao quantificar o número de portas do backend, isso nos força a entrar com um modelo de máquina com mais controladoras do que o necessário para atender os requisitos deste termo,A sugestão neste item é especificar o tipo de backend que o sistema pode usar e em seguida, no próximo item, quantificar a largura de banda.

Sugestão: Possuir portas FC de 4 Gb/s (quatro gigabits por segundo) ou portas SAS 2.0 de 6 Gb/s (seis gigabits por segundo) em controladoras de back-end;

Resposta 44: Não acatado. O item não será alterado, pois para atingir a largura de banda de no mínimo 384Gpbs são necessárias no mínimo 96 portas FC de 4Gbps. Questionamento 45: SUGESTÃO 6

Possuir, no mínimo, 384Gbps (trezentos e oitenta e quatro gigabits por segundo) de banda em controladoras de back-end, contabilizada apenas na comunicação com os discos.

EMC: Não Atendemos o item.

O número atual de 384 Gbps corresponde a 12 controladoras de VMAX, ou seja, 04 controladoras a mais do que é solicitado. Com o acerto que estamos propondo abaixo, poderemos atender o termo com 08 controladoras.

SUGESTÃO: Possuir, no mínimo, 256 (duzentos e cinquenta e seis) Gbps de banda em controladoras de back-end, contabilizada apenas na comunicação com os discos.

Resposta 45: Não acatado. O item não será alterado, pois de acordo com o estudo e estimativa de crescimento realizado pela área de capacidade, necessitamos dessa largura de banda. Questionamento 46: SUGESTÃO 7

Implementar as seguintes configurações de RAID:

RAID 1+0 ou 10;

RAID 5;

RAID 6;

EMC: Não atendemos o item.

Sugestão:

Implementar as seguintes configurações de RAID:

Page 20: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

RAID 1, 1+0 ou 10;

RAID 5;

RAID 6;

Resposta 46: Não acatado. O item não será alterado, a configuração dos discos em RAID1 não é utilizada e poderia restringir a participação de outros fornecedores. Questionamento 47: SUGESTÃO 8

Ser suportado em ambiente composto pelas seguintes plataformas e versões de software:

Microsoft Windows 2008 (Datacenter/Standard/Enterprise Server) e 2012 (Standard e Datacenter). O sistema de armazenamento deverá estar listado na HCL (Hardware Compatibility List) da Microsoft como prontos para Windows 2008 e 2012;

EMC: Não atendemos o item

- Windows 2008 versões Datacenter, Standard e Enterprise = ok

- Windows 2012 suportamos as versões Microsoft Windows Server 2012 e Microsoft Windows Server 2012 R2.

Sugestão: Microsoft Windows 2008 (Datacenter/Standard/Enterprise Server), Windows Server 2012 e Windoews Server 2012 R2. O sistema de armazenamento deverá estar listado na HCL (Hardware Compatibility List) da Microsoft como prontos, “certified” ou “designed” para Windows 2008 e 2012;

VMWare ESX 5.5 U1;

- Não atendemos o item:

Sugestão: VMware ESXi 5.1 (vSphere 5.1),VMware ESXi 5.5 (vSphere 5.5) ou VMware ESXi 6.0 (vSphere 6.0)

Observação: os sistemas operacionais são suprtados os ajustes solicitados são para deixar o texto do termo de referencia e matriz de compatibilidade do VMAX compatíveis entre si.

Resposta 47: Acatado parcialmente.. O item não será alterado, pois as especificações das versões do sistema operacional Windows 2012 estão conforme descrição do fabricante. Quanto ao texto “VMWare ESX 5.5 U1”, o texto foi alterado para: “VMWare ESX versão 5.5 e superiores”

Questionamento 48: SUGESTÃO 9

As dimensões máximas não podem ultrapassar:

Em colunas: 2 linhas de 2,4 m

EMC: Não atendemos o item.

Page 21: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

Para atender o item e atingir a volumetria solicitada temos que utilizar discos de maior capacidade (1200 GB 10K rpm SAS de 6.0 Gbps) e diminuir permitir a inclusão de 01 rack para atender a porcentagem (30%) de crescimento futuro.

Sugestão: Alterar os itens tamanho de discos e crescimento da solução, conforme indicamos no termo.

Resposta 48: Acatado parcialmente. O tamanho do disco do Tier 2 foi modificado para 1200GB e o percentual de crescimento foi modificado para 10%, conforme resposta do questionamento 2 da IBM. Em relação as dimensões o texto foi modificado conforme questionamento 10 da IBM para: “A solução deverá ter no máximo 4,8m de largura, 2m de altura e 1,23m de profundidade. Por possuirmos ambiente seguro enclausurado a solução deverá permitir a montagem do equipamento em grupos de no máximo 1,80m de largura, 2m de altura e 1,23m de profundidade, caso contrário, qualquer alteração e/ou adaptação necessária na infraestrutura de nossos ambientes de sala cofre, deverá manter-se no padrão de certificação existente, e os custos correrão por conta da CONTRATADA. A solução poderá também se utilizar de racks já existentes no datacenter tendo eles as seguintes dimensões: 2m de altura, 60cm de largura e 1m de profundidade.” Questionamento 49: SUGESTÃO 10

Tensão 220VCA ±10%, 60 Hz.

EMC: Não atendemos o item – para atender temos:

Atendemos 200 – 240 VAC com frequencia de 50 – 60 Hz

O circuito é 220 V bifásico (2 fases + terra) ou trifásico (3 fases + terra) corrente máxima 32 A.; Fator de Potência ≥ 0,92.

EMC: Não atendemos o item – para atender temos:

North America Trifásico (4 Wires = 3 Fase + 1 Terra) com corrente de 50 AMPERES

North America Monofásico (3 Wires = 2 Fase + 1 Terra com corrente de 30 AMPERES

Os requisitos de proteção nominal de corrente do circuito, fator de potencia e dissipação térmica do equipamento a ser fornecido deverão estar expressos na proposta.

Suportar falha de alimentação elétrica corrente alternada (CA) por ao menos 36h (trinta e seis horas) sem que haja perda de dados das operações anteriores, com recuperação automática no retorno da alimentação. (Sem operação durante a falha de alimentação.)

EMC: Não atendemos o item – quando ocorre a falha de energia no data center, fazemos o destage do conteúdo de memória cache para discos de vault. Desta forma protegemos os dados MAS durante a falha de energia existe a operação de DESTAGE.

SUGESTÃO: Suportar falha de alimentação elétrica corrente alternada (CA) por ao menos 36h (trinta e seis horas) ou possuir mecanismo de destage que permita guardar os dados da memória cache em mídia não volátil de tal forma que não haja perda de dados das operações anteriores, com recuperação automática no retorno da alimentação.

Resposta 49: Acatado parcialmente.

Page 22: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

Tensão e frequência definido no edital são normativos brasileiros. Consideramos que ao se utilizar do método “destage” o equipamento suporte pelo menos 36h sem energia estando, portanto, em conformidade com o texto. Amperagem modificada para: “Tensão 220VCA ±10%, 60 Hz. O circuito é de 220 V bifásico (2 fases + terra) com corrente máxima de 32 A, ou trifásico (3 fases + terra) com corrente máxima de 50 A; fator de potência ≥ 0,92.” Questionamento 50: SUGESTÃO 11

Não serão permitidos a exaustão pelo topo dos racks ou pela parte debaixo dos mesmos.

EMC: Não atendemos o item.

O VMAX40K possui portas perfuradas para permitir o fluxo de ar frio da frente para a parte traseira do rack no entanto há uma parcela pequena de exaustão pelo topo do rack.

Resposta 50: Acatado parcialmente. Por possuirmos ambiente seguro enclausurado, a refrigeração do equipamento deve respeitar o método de “Corredor-Frio/Corredor-Quente”; caso contrário toda e qualquer alteração, e/ou adaptação necessária em nossos ambientes de sala cofre, deverá manter-se o padrão de certificação existente, e os custos correrão por conta da CONTRATADA. Questionamento 51: SUGESTÃO 12

1.4 Oferecer 10 (dez) vagas para treinamento oficial do fabricante para o sistema, sendo este teórico e prático com duração mínima de 40 (quarenta) horas.

Resposta 51: Não acatado. Não houve modificação no texto publicado. Questionamento 52: SUGESTÃO 13

1.5 Todos os produtos (hardwares e softwares) ofertados deverão possuir garantia e suporte durante o período de 60 (sessenta) meses a partir do aceite de INSTALAÇÃO dos mesmos, incluindo atualizações dos softwares sem qualquer ônus adicional à CONTRATANTE;

Resposta 52: Não acatado. Não houve modificação no texto publicado. Questionamento 53: SUGESTÃO 14 (referente ao tamanho de discos citado em textos anteriores)

1.6 Nos discos: 1 PB (um petabyte) ou 1.000 TB (mil terabytes), sendo 1 TB (um terabyte) = 10004 (mil elevado à quarta) = 1.000.000.000.000 (um trilhão de bytes).

1.7 Na memória: 1 GB (um gigabyte) = 1024³ (mil e vinte e quatro ao cubo) = 1.073.741.824 (um bilhão e setenta e três milhões e setecentos e quarenta e um mil e oitocentos e vinte e quatro bytes);

Page 23: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

Resposta 53: Não acatado. Não houve modificação no texto publicado. ((NG))EMPRESA +2X((CL)) Questionamento 54: De: 1.3 Hard Disks: Os discos do Tier 2 devem ser, no mínimo, de 10.000 rpm (dez mil rotações por minuto), in-terface padrão SAS 2.0 de 6Gb/s (seis gigabits por segundo), tamanho máximo de 900GB (novecentos gigabytes). Os discos do Tier 1 devem ser, no mínimo, de 15.000 rpm (quinze mil rotações por minuto), interface padrão SAS 2.0 de 6Gb/s (seis gigabits por segundo), tamanho máximo de 300GB (trezentos gigabytes). Obrigatoriamente os discos ou dispositivos de armazenamento SSD do Tier 0 deverão ser de, no máximo, 1,6 TB (um virgula seis terabytes), com tecnologia SLC ou enterprise MLC. Todos os discos devem ser de 2,5” (duas polegadas e meia). Para: Os discos do Tier 2 devem ser, no mínimo, de 10.000 rpm (dez mil rotações por minuto), in-terface padrão SAS 2.0 de 6Gb/s (seis gigabits por segundo), tamanho máximo de 1.200GB (mil e duzentos gigabytes). Os discos do Tier 1 devem ser, no mínimo, de 15.000 rpm (quinze mil rotações por minuto), interface padrão SAS 2.0 de 6Gb/s (seis gigabits por segundo), tamanho máximo de 600GB (seiscentos gigabytes). Obrigatoriamente os discos ou dispositivos de armazenamento SSD do Tier 0 deverão ser de, no máximo, 3,2 TB (três virgula dois terabytes), com tecnologia SLC ou enterprise MLC. Todos os discos devem ser de 2,5” (duas polegadas e meia). Justificativa – Conforme Item 6 – Estrutura física, a Prodam tem uma limitação de espaço físico nos ambientes de instalação dos equipamentos, aumentando a capacidade de armazenamento dos discos nos Tiers 1, 2 e 3 a Prodam terá uma solução com um consumo menor de espaço físico e consumo de energia. 9 Resposta 54: Acatado parcialmente, tamanhos dos discos do Tier 1 modificados para 600GB e Tier 2 para 1200GB, conforme resposta do questionamento 2 da IBM.

Questionamento 55: DE: 1.4 Controladoras e memória cache: Possuir, no mínimo, 8 (oito) controladoras redundantes, ativa-ativa, com recursos para con-figurações de balanceamento de carga. Obrigatoriamente todos os controles de fluxo e dados entre as controladoras devem ser feitos internamente via barramento (backplane) do sistema. A interconexão das controladoras devem ser PCIe com versão de no mínimo 2.0 ou Gen2 ou outra de desempenho igual ou superior. Possuir memória cache global bruta de, no mínimo 1024GB (mil e vinte e quatro); Não poderão ser utilizados discos SSD, placas com Flash Drives ou outra similar como me-mória cache, bem como não serão aceitas configurações que utilizem qualquer tipo de com-pressão e/ou compactação de dados.

Page 24: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

Para: 1.4 Controladoras e memória cache: A memória cache principal deverá ter, no mínimo, 1000GB (mil gigabytes) de capacidade líquida, sem considerar qualquer tipo de compactação ou compressão de dados, ou seja, de capacidade disponível para os aplicativos, sendo pelo menos 12 GB (doze gigabytes) de memória cache não volátil (NVS). Admite-se que até 13% (treze por cento) da memória cache principal (volátil ou não) seja utilizada para armazenamento de ponteiros, tabelas, blocos e controles. A memória deve ser do tipo DRAM, de modo que não serão aceitas tecnologias Flash ou SSD para a memória nativa. 10 Resposta 54: Não acatado.

Contudo foi reduzido o tamanho mínimo da memória cache de 1024GB para 768GB, conforme resposta do questionamento 16 da HP.

Questionamento 55: De: 2. Funcionalidades: Cada sistema oferecido deverá: Oferecer a função de classificação automática e movimentação transparente dos dados entre os 3 (três) “tiers”. O storage deve ter inteligência para identificar os dados mais acessados e classi-ficá-los em discos mais rápidos, e os menos acessados em discos de menor desempenho. Essa funcionalidade deve estar licenciada para a volumetria total solicitada no item 1.1 Oferecer a possibilidade de configurar os gatilhos para que a movimentação automática dos da-dos seja feita, sem intervenção da CONTRATADA, e sem impacto no ambiente de produção. Oferecer a função de provisionamento virtual da capacidade (VIRTUAL PROVISIONING ou THIN PROVISIONING) de volumes lógicos, devendo funcionar para qualquer tipo de dado disponível no equipamento. O sistema deve ter a capacidade de conversão ou migração de forma não disruptiva. Para: 2. Funcionalidades: Cada sistema oferecido deverá: Oferecer a função de classificação automática e movimentação transparente dos dados entre os 3 (três) “tiers”. O storage deve ter inteligência para identificar os dados mais acessados e classi-ficá-los em discos mais rápidos, e os menos acessados em discos de menor desempenho. Essa funcionalidade deve estar licenciada para a volumetria total solicitada no item 1.1 Oferecer a possibilidade de configurar os gatilhos para que a movimentação automática dos da-dos seja feita, sem intervenção da CONTRATADA, e sem impacto no ambiente de produção. Oferecer a função de provisionamento virtual da capacidade (VIRTUAL PROVISIONING ou THIN PROVISIONING) de volumes lógicos, devendo funcionar para qualquer tipo de dado disponível no equipamento. O sistema deve ter a capacidade de conversão ou migração de forma não disruptiva. As funcionalidades de provisionamento virtual e classificação automática e movimentação transparente dos dados deverão coexistir no mesmo subsistema de discos, e ainda,

Page 25: ((TITULO)) ATA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2015 (PERGUNTAS E ... file(PERGUNTAS E RESPOSTAS) “AQUISIÇÃO DE SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS CLASSE ENTERPRISE HIGH-END COM STORAGE

poderão ser configuradas concomitantemente para uma mesma área de armazenamento de dados. Resposta 55: Não acatado. Entendemos que o texto “devendo funcionar para qualquer tipo de dado disponível no equipamento” se refere também a dados configurados para classificação automática em camadas.

São Paulo, 16 de abril de 2015. CLAUDENIR MARTINHO Pregoeiro