the way - edição 074

28
Jornal da Igreja Evangélica Cristo Vive de São Paulo 1 Distribuição Gratuita São Paulo Julho / Agosto 2015 nº 74 The Way Compartilhar a Fé em Cristo é dever de Todos Nós Muitos cristãos que po- deriam e deveriam levar a bandeira de Cristo, es- condem-se atrás de um comportamento social moderno de privaci- dade, enquanto o mal avança a passos largos, barulhento e intempes- tivo. Não podemos jamais esquecer que pregar o evangelho é uma ordem imperativa de Cristo e que ter uma vida segun- do a Palavra é uma for- ma poderosa de evange- lização. Um dos pontos mais fortes na evangelização das pessoas que estão à nossa volta é o nos- so testemunho cristão pessoal. É ele que abre espaço para a ação do Espírito Santo na vida daqueles com quem convivemos porque eles veem em nossa vida a luz de Jesus. O Senhor usa e eviden- cia o nosso testemunho para quem convive co- nosco, porém a salva- ção é uma obra exclu- siva de Cristo. Quanto mais testemunhamos, quanto mais contamos o que Jesus fez em nos- so interior, mais pessoas podem ver a glória de Deus, e os eleitos serão despertos pela ação do Espírito Santo para sa- írem do sofrimento da vida de escravidão do pecado. Nós todos temos que pregar, não é só o pas- tor. Temos que expli- car às pessoas que não há outro caminho nem outra forma de alguém ser uma nova criatura e viver a vida eterna ce- lestial a não ser através de Jesus, porque não há salvação em nenhum outro. Jesus Cristo é o único caminho e só Ele transforma em filhos os que o recebem porque é rico para com os que o invocam. A Bíblia diz em 1ª Pedro 3:15,16 – “Antes, santi- ficai a Cristo, como Se- nhor, em vossos corações, estando sempre prepa- rados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consci- ência, de modo que, na- quilo em que falam con- tra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo.” Devemos estar prepara- dos para enfrentar toda a oposição porque nes- sa sociedade perdida e corrupta existe muita oposição ao Evangelho. Não podemos nos inti- midar. Você tem que acor- dar todos os dias e an- tes de sair de casa falar pra você mesmo e para Deus: _ Eu vou testemunhar hoje para alguém e nada nem ninguém vai me impedir ou vai me intimidar. Não deixe que algum sofrimento, alguma crí- tica, alguma piada, al- gum comentário a res- peito da sua fé ou da sua Igreja, algum pouco caso, lhe amedronte ou lhe intimide. Na sua vida há muito, mas muito poder mes- mo, o poder de Deus pra você testemunhar dele. Nosso testemunho não é para nos glorificarmos, mas para demonstrar- mos a glória de Deus. Somos chamados a com- partilhar o que Cristo tem feito em nossas vi- das, lançarmos uma se- mente para que os que são terra fértil recebam a Palavra e o Senhor a faça frutificar em suas vidas. Portanto, não se cale, seja comprometido, faça a sua parte, dê seu teste- munho, fale de Jesus.

Upload: roberto-poletto

Post on 05-Feb-2016

29 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal oficial da Igreja Evangélica Cristo Vive - SP - Brasil(julho - agosto 2015)

TRANSCRIPT

Page 1: THE WAY - edição 074

Jornal da Igreja Evangélica Cristo Vive de São Paulo

1

Distribuição Gratuita São Paulo Julho / Agosto 2015 nº 74

The Way

Compartilhar a Fé em Cristo é dever de Todos Nós

Muitos cristãos que po-deriam e deveriam levar a bandeira de Cristo, es-condem-se atrás de um comportamento social moderno de privaci-dade, enquanto o mal avança a passos largos, barulhento e intempes-tivo.

Não podemos jamais esquecer que pregar o evangelho é uma ordem imperativa de Cristo e que ter uma vida segun-do a Palavra é uma for-ma poderosa de evange-lização.

Um dos pontos mais fortes na evangelização das pessoas que estão à nossa volta é o nos-so testemunho cristão pessoal. É ele que abre espaço para a ação do Espírito Santo na vida daqueles com quem convivemos porque eles veem em nossa vida a luz de Jesus.

O Senhor usa e eviden-cia o nosso testemunho

para quem convive co-nosco, porém a salva-ção é uma obra exclu-siva de Cristo. Quanto mais testemunhamos, quanto mais contamos o que Jesus fez em nos-so interior, mais pessoas podem ver a glória de Deus, e os eleitos serão despertos pela ação do Espírito Santo para sa-írem do sofrimento da vida de escravidão do pecado.

Nós todos temos que pregar, não é só o pas-tor. Temos que expli-car às pessoas que não há outro caminho nem outra forma de alguém ser uma nova criatura e viver a vida eterna ce-lestial a não ser através de Jesus, porque não há salvação em nenhum outro. Jesus Cristo é o único caminho e só Ele transforma em filhos os que o recebem porque é rico para com os que o invocam.

A Bíblia diz em 1ª Pedro

3:15,16 – “Antes, santi-ficai a Cristo, como Se-nhor, em vossos corações, estando sempre prepa-rados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consci-ência, de modo que, na-quilo em que falam con-tra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo.”

Devemos estar prepara-dos para enfrentar toda a oposição porque nes-sa sociedade perdida e corrupta existe muita oposição ao Evangelho. Não podemos nos inti-midar.

Você tem que acor-dar todos os dias e an-tes de sair de casa falar pra você mesmo e para Deus:_ Eu vou testemunhar hoje para alguém e nada nem ninguém vai me impedir ou vai

me intimidar.

Não deixe que algum sofrimento, alguma crí-tica, alguma piada, al-gum comentário a res-peito da sua fé ou da sua Igreja, algum pouco caso, lhe amedronte ou lhe intimide.

Na sua vida há muito, mas muito poder mes-mo, o poder de Deus pra você testemunhar dele.

Nosso testemunho nãoé para nos glorificarmos,mas para demonstrar-mos a glória de Deus. Somos chamados a com-partilhar o que Cristo tem feito em nossas vi-das, lançarmos uma se-mente para que os que são terra fértil recebam a Palavra e o Senhor a faça frutificar em suas vidas.

Portanto, não se cale, seja comprometido, faça a sua parte, dê seu teste-munho, fale de Jesus.

Page 2: THE WAY - edição 074

Editorial

The Way é uma publicação da

Igreja Evangélica Cristo Vive - SPCNPJ: 00.744.449/0001-64

R. Prof. José Leite e Oiticica, 250 Brooklin, São Paulo, SPBrasil - CEP 04705-080 Telefone: (11) 5561-4405www.cristovive.com.br

Contato:[email protected]

© 2012 - 2015 The Way.

Todos os direitos reservados.

Editoria Bispo Rai Brant

Bispa Solange Brant

Jornalista responsável Bispa Solange Brant

(RTB 40242/SP)

Colaboradores desta edição Presbítera Caroline Morais

Presbítera Dama LimaKatherine SchapowalPamella D’Ornellas

Bispo Rai BrantDiácono Rogério AlbieroDiaconisa Simone Rovida

Bispa Solange BrantPastora Vera Alves

Tiragem:3.000 exemplares

Publicidade Pastor Bill

[email protected]

Projeto Gráfico (arte e diagramação):

[RE]NUEVO [email protected]

Impressão e acabamento:DHD Relevo Gráfica

The Way

2

Julho / Agosto 2015 nº 74

Conteúdo 1 COMPARTILHAR A FÉ EM CRISTO É

DEVER DE TODOS NÓS

2/3 EDITORIAL

3 VOCÊ SABIA?

4/5 CHÁ COLONIAL PARA AS MÃES

6/7 +1 SEMINÁRIO DE DOUTRINAS

7 RÁDIO CONEXÃO

8/15 IV CONGRESSO DA MULHER EM GRAÇA

16 ELE, PORÉM, SE RETIRAVA...

17 PAIS SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

18/19 PROMESSA DE DEUS PARA

LIBERDADE FINANCEIRA

20 FÉRIAS DOS FILHOS...

21 BRIGAS NA ADOLESCÊNCIA

22/23 O LADO NEGRO DO FACEBOOK...

23 COMPLEXO DE INFERIORIDADE

24/25 CARREIRAS: ENFERMAGEM

25 LIBRAS

26/27 VIDAS BEM CONSTRUÍDAS

FotografiaBárbara AdlineJoyce Marques

Ministra Natália PolettoMinistra Patrícia AlmeidaDiácono Roberto MirandaDiaconisa Vanessa Lopes

27/28 Marketplace

Amados e abençoados do Senhor, mais que vencedores em Cris-to Jesus - nesta edi-ção o The Way chega às suas mãos, como em outras oportuni-dades, trazendo exce-lentes reportagens. A que abre a edição fala de evangelismo, que é um mandamento do Senhor para todos nós salvos por Ele.

Em obediência ao “Ide e pregai o evangelho” estamos ampliando o conhecimento do povo de Deus para que saia

da zona de conforto e invada esse mundo buscando as ovelhas perdidas de Jesus para levá-las à reconcilia-ção com Deus, afinal ele nos deu o ministé-rio da reconciliação.

No mês de maio as mamães foram ho-menageadas com um lindo Chá Colonial, realizado no Lounge do nosso Santuário e receberam uma pa-lavra específica para elas trazida pela nossa Bispa Solange Brant. Você saberá como foi

esse encontro cheio de amor, carinho e emo-ção.

Outras reportagens que integram esta edi-ção são o Seminário de Doutrinas da Gra-ça de Deus (Nível III) realizado em Boa Es-perança, MG, férias das crianças no mês de julho, reflexão so-bre pais e filhos ado-lescentes para aprovei-tar o dia dos pais que se aproxima e, como não poderia faltar, o IV Congresso da Mu-lher em Graça, que foi o banquete preparado por Deus para as mu-lheres.

O nosso Apóstolo Miguel Ângelo tam-bém se faz presente nesta edição através da mensagem Vidas Bem Construídas na Palavra de Deus e um pequeno estudo sobre

Page 3: THE WAY - edição 074

3

Educação Financeira. Todas as matérias, co-berturas e textos foram preparados e escritos visando a edificação do povo de Deus.

Em relação à Pala-vra, no mês de junho, a nossa Bispa Solan-ge Brant foi inspirada pelo Senhor para falar sobre o tema Evange-lismo (que abre esta

edição) e que continu-ará durante o mês de julho, pois muitos en-contros e cultos serão oportunidades para falarmos de Jesus e de seu amor a muitas vi-sitas que serão trazidas especialmente para se-rem evangelizadas.

Desta forma encer-ramos o primeiro se-mestre do ano de 2015

vendo cumprir-se em nosso ministério a Pa-lavra profética de Isa-ías 52:13 –“Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado e elevado, e será mui sublime.”

A prudência e a sabe-doria têm sido a tôni-ca deste ano em tudo o que fazemos e, por conseguinte, temos

visto a exaltação e a elevação de Deus na vida daqueles que mis-turaram fé à Palavra e a põem por prática de vida.

Graça e paz, e uma ex-celente leitura para to-dos.

No amor de Jesus,

Bispo Rai Brant

Que a Igreja Cristo Vive São Paulo tem um canal de vídeos no You Tube?

Lá você encontra mensagens, pregações e estudos bíblicos sendotransmitidos ao vivo, em tempo real,e também um banco de vídeos com as mensagens pregadas em cultosanteriores.

Acesse:www.youtube.com/cristovivespe divulgue mais um canal depropagação da Graça de Deus!

Page 4: THE WAY - edição 074

4

CHÁ COLONIALPARA AS MÃES

Requinte e muita alegria foram a moldura da co-memoração do dia das mães na Igreja Cristo Vive - SP. Tudo preparado com muito esmero e muita do-çura, com muito amor e muita dedicação. Um momento ímpar que trouxe uma mensagem de esperança que ficou gra-vada no coração de todos os presentes.

Logo na entrada, as ma-mães, seus filhos e mari-dos, trocavam olhares ao ver a decoração linda pre-parada para um dia tão especial. As homenagea-das sorriam demonstran-do a satisfação de estarem vivendo um momento preparado só para elas. Sorriam pela comunhão, sorriam pela homenagem, sorriam por perceberem o amor de Deus por elas, sorriam porque muitas ja-mais haviam participado de um momento assim.

Em todas as mesas o bur-burinho era grande, não apenas por conta das ma-ravilhosas guloseimas, mas sim pela oportuni-dade que as mães tinham

de compartilhar um pou-co de suas próprias vi-das. Muitos testemunhos envolviam as conversas, muito riso e muitas lá-grimas de alívio e até de saudade. Não foi mais um encontro, não foi mais uma festa. Um olhar mais atencioso poderia perce-ber em muitos semblantes a esperança renascendo.

Louvores a Deus embala-vam com graça esse aben-çoado momento. Os Bis-pos Rai e Solange Brant fizeram a abertura e ora-ram agradecendo a Deus a presença de cada mãe ao evento.

Sempre muito alegre, a Bispa Solange sorteou al-guns brindes entre as mu-lheres e era muito bom ver o sorriso estampado mesmo no rosto de quem não havia sido sorteada. Vibravam umas pelas ou-tras. A mamãe mais idosa, a com maior número de filhos, a mãe do bebê re-cém-chegado, a mãe com o maior número de noras presente... Todas home-nageadas com prêmios es-

peciais. Muita festa, muita satisfação!

E Deus que é o princípio e a essência de tudo quan-to tem sido aperfeiçoado neste lugar, foi exaltado e louvado através da belíssi-ma palavra compartilha-da através da vida da Bis-pa Solange. Palavra vinda direto do coração do Pai para o coração das mães presentes.

Em sua bondade e onis-ciência o Senhor ensinou que a maternidade é um dom, um legado de amor e que é dada a mulher de muitas formas. As ma-mães que geraram filhos

ficaram radiantes por compartilhar com Deus o dom da vida. As mamães que adotam crianças que foram geradas por outras mulheres irradiavam or-gulho por serem usadas por Deus para manifestar o dom do amor. E o que dizer das mulheres que não geraram filhos e tam-bém não adotaram?

O bondoso e soberano Jesus Cristo, em sua in-

finita sabedoria, ensinou através de seu instrumen-to de louvor, a Bispa So-lange Brant, que há mui-tas mães que acalentam as almas. Mulheres que amam como mães, se de-

Page 5: THE WAY - edição 074

5 5

dicam aos filhos postiços como se os tivessem ge-rado. Mulheres separadas por Deus para amar, para doar amor, para pastorear, para ensinar, para condu-zir, para abraçar, para ou-vir, para aconselhar. Que grande valor é o da mu-lher diante de Deus!

Jóia reluzente da criação, a mulher que é a obra-pri-ma do Pai, preparada para o maior e mais belo dos talentos dados por Deus, o de ser mãe. Mãe é pre-sença nos momentos mais ternos e nos mais doloro-sos. Mãe é o carinho de Cristo demonstrado com afagos, educação e ternu-ra. Mãe é aquela presença infinita que está presente mesmo depois de deixar essa terra e ir morar com Cristo no céu. É legado para os filhos, é a voz da aprovação de Deus.

O requinte emoldurou a simplicidade dos corações puros das mamães.

A alegria emoldurou o rosto aliviado daquelas que fizeram de suas cica-trizes internas belas his-tórias de amor, contando a razão excelente do cha-mado de ser mãe.

O chá? O chá foi só um pretexto de Deus para

enternecer os corações enquanto Ele trabalhava silencioso nas almas de suas filhas e imprimia a semente da esperança e a certeza de que valeu a pena.

Fazer parte dos eventos da Igreja Cristo Vive – São Paulo é sempre sair com a certeza de que com Deus o melhor sempre está por vir.

Parabéns a todas as mães do ministério, verdadeirosinstrumentos de Deus na criaçãode seus filhos.

Page 6: THE WAY - edição 074

6

+1 SEMINÁRIO DE DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS PARA

HONRA E GLÓRIA DO SENHORA cidade de Boa Espe-rança - MG foi sede do III Seminário de Doutrinas da Graça de Deus, ocorri-do no dia 02 de maio de 2015.

O local escolhido para este evento foi o Auditó-rio da Secretaria da Edu-cação de Boa Esperança e contou com a partici-pação de um bom grupo

de abençoados daquela cidade, irmãos que se reú-nem com a nossa querida Pastora Maria do Carmo e formam o Núcleo de Es-tudo em Graça em Boa Esperança.

Também participaram deste seminário, irmãos das cidades de Nepomu-

ceno-MG, Mogi das Cru-zes-SP e São Paulo-SP.

O Pastor Maurício Alves abordou temas como: “O Plano de Deus para os Ju-

deus e Gentios Predestina-dos”, “A Grande Meretriz”, “A Reforma Protestante”, dentre outros.

O grupo que ali se reuniu

demonstrou grande inte-resse em adquirir conhe-cimento e acompanhava atentamente os ensina-mentos transmitidos fa-zendo observações per-tinentes sobre os temas abordados, enriquecendo sobremaneira o aprendi-zado.

Acompanhando o Pastor Maurício Alves estava sua esposa Pastora Vera Al-ves e também alguns ofi-ciais da Igreja Cristo Vive-SP, que se prontificaram

a oferecer o suporte ne-cessário para o bom an-damento da programação

durante todo o dia. Dessa forma tivemos check in, um louvor abençoado, projeção dos versículos em telão, livraria funcio-

nando com farto material em graça, entrega de cer-tificados, coffee end, etc. Tudo no padrão da exce-lência da graça de Deus.

O Seminário terminou com uma palavra de agra-decimento da Pastora Maria do Carmo, segui-da de muitos louvores a Deus e grande alegria.

E, para fechar com chave de ouro, foi servido um delicioso lanche propor-cionando ainda mais co-munhão entre os irmãos.

Que haja crescimento e frutos advindos desta plantação, para honra e glória do Senhor!

Page 7: THE WAY - edição 074

7

A partir de junho, a pa-lavra da Graça de Deus pode ser ouvida em mais

cidades de São Paulo, como Caieiras, Cajamar, Santana do Parnaíba e parte da capital, através da Rádio Conexão, 87,5 FM (www.conexaofm.net.com).

O programa A Revelação

do Novo Pacto, apresen-tado pela Bispa Solange Brant vai ao ar de segun-da à sexta-feira, das 12h às 12h30.

Essa oportunidade surgiu através de um abençoado (proprietário da Rádio Conexão) que visitou a Cristo Vive- SP no even-

to Revelação Promessas e ficou impactado com a palavra da Graça exposta no intervalo do show pela Bispa Solange. Assim sen-do, pediu para conversar com o Bispo Rai e fez o convite à Bispa para mi-nistrar a palavra da graça em um programa em sua rádio.

Glórias ao nosso Deus

por mais este canal quealcançará

mais ovelhas perdidas!

Louvado seja Deus que em seus de-sígnios perfeitos e total soberania, revelou a sua maravilhosa graça às ovelhas daquela cidade.

Rádio ConexãoDIVULGUEM!

Page 8: THE WAY - edição 074

8

No dia 13 de junho acon-teceu o IV Congresso da Mulher em Graça na Igre-ja Cristo Vive São Paulo.

Mulheres de todo o Bra-sil se dirigiram para lá e, a partir das 8h da ma-nhã, foram recebidas com muitos abraços, sorrisos e palavras de amor pelos re-cepcionistas da Igreja, que unidos saudavam a todos com um sonoro “graça e paz, tenham um excelente congresso!”

E foi isso que aconteceu.

Após fazerem o check-in com uma equipe de mu-lheres voluntárias, total-mente prestativas, que usaram uma tecnologia ultramoderna, desen-volvida pelos Diáconos

Rogério Albiero e Carlos Alberto Silva, as partici-pantes recebiam um cra-chá personalizado e um kit composto por uma sa-cola repleta de presentes: CD com mensagem da Bispa Solange Brant gra-vada especialmente para as mulheres, exemplar com a última edição do The Way, bloco de anota-ção, canetas, certificado de participação, pão de mel e uma linda bijuteria.

Recebiam também um ti-cket para se dirigirem ao

Espaço Gourmet e ali to-marem o café da manhã delicioso com pão reche-ado de frios, café, leite e chocolate quente; tudo preparado com muito ca-rinho pela equipe de co-

zinha, coordenada pelos Diáconos José e Silvia Sa-bia.

Às 9h, com o santuário repleto de lindas e aben-çoadas mulheres, deu-se início à programação do congresso. A abertura foi um show! Luzes, fu-maça, som de qualidade,

telões e efeitos especiais embelezaram ainda mais o ministério de dança da Cristo Vive-SP e o lou-

vor que declarava a Deus: “Eu cantarei do teu amor, a minha sorte já mudou, com alegria celebrar, a tua graça me alcançou!”

Os Bispos Rai e Solange Brant deram as boas-vin-das a todas as mulheres

que foram alcançadas pela graça do nosso Deus, tanto em São Paulo como nas demais regiões do Brasil e do mundo e que ali estavam presentes em caravanas e represen-

IV CONGRESSO DAMULHER EM GRAÇA

O VALOR QUE EXCEDE O DE FINAS JOIAS

Page 9: THE WAY - edição 074

9

tadas pelas líderes das Igrejas e Núcleos de Estu-dos, como: Pastora Dirce Lopes (Londrina – PR), Pastores Emílio e Danie-le Telatin (Ipaussu – SP), Pastora Suzi Carrieri (Ati-baia – SP), Pastora Walki-ria Arantes (Uberlândia – MG), Pastores Ricardo e Yone Rocha (Itanhaém – SP), Pastora Alessandra Rodrigues (Araraquara – SP), Pastora Maria do Carmo (Boa Esperança –

MG), Pastora Ana Maria Chaves (Taubaté – SP), Pastora Dina Rodrigues (Fortaleza – CE), Bispa Jane Costa (Porto Alegre – RS) e demais irmãos vindos das cidades de Três Lagoas (MS), São José do Rio Preto (SP), Belo Hori-zonte (MG), Rio de Janei-ro (RJ) e Miami (EUA), além dos internautas que estavam online ligados em toda a programação, já que o congresso foi trans-mitido em tempo real pela internet por meio do

Multimídia Center (www.cristovive.tv/mmc.aspx).

Dentro do tema O VA-LOR QUE EXCEDE O DE FINAS JOIAS, a Bispa Solange ministrou a pri-meira palestra cujo título foi Quem Achará a Mu-lher Virtuosa?

Como diz em Provérbios 31:10 – “Mulher virtuo-sa, quem a achara? O seu valor muito excede o de fi-

nas joias”, é possível achar essa mulher que tem vir-tudes, que pode ser vista com tanta beleza, tanta inteligência, tanta cora-gem, tanto amor, bonda-de, paciência, enfim, que é superior a todas as ou-tras, mas que na maioria das vezes as pessoas ao redor reconhecem, mas a própria mulher não.

Então, nos ensinou que em primeiro lugar preci-samos achar essa mulher dentro de nós, afinal en-

contramos Jesus e o rece-bemos em nosso coração como Senhor e Salvador; a partir da salvação fomos transformadas por Jesus, podemos olhar para den-tro de nós e ver a obra que Cristo realizou.

Nesse momento nossa Bispa lançou a pergun-ta para que até o fim do congresso todas as mu-lheres respondessem: Mulher virtuosa quem

achará? E elas a uma voz respondiam: Eu achei! A Bispa continuava: Onde ela está? E as mulheres

diziam em alta voz: Aqui, sou eu!

Era possível sentir o quão profundo trabalho Deus começava a realizar.

A segunda palestra foi ministrada pela Pastora Silmara Santillo.

Com o tema Pedras Bru-tas nas Mãos do Artífice Divino, a Pastora iniciou explicando que o valor

que muito excede ao de finas joias é um valor que apresenta superioridade em relação a alguma coisa,

Page 10: THE WAY - edição 074

10

no caso, ao de finas joias, e nos deu uma aula sobre ouro e pedras preciosas e seus componentes.

Mostrou-nos que da mes-ma forma que o ouro pre-cisa ser purificado pas-sando pelo fogo, após as lutas nós também saímos purificadas e mais valio-sas. Explicou que na bíblia encontramos nomes de 20 pedras preciosas e que o diamante é a substância mais dura encontrada na natureza.

Fez a analogia de que da mesma forma que um diamante passa pela mi-neração ao ser extraído da rocha e pela lapida-ção para se tornar claro e transparente, nós preci-samos do artista, que é o Senhor Jesus Cristo, para que nos lapide e retire de nós toda imperfeição que impede que a luz brilhe.

A terceira palestra com o tema A Verdadeira Be-leza foi ministrada pela Pastora Renata Brant que iniciou com uma refle-xão sobre a posição que a mulher tem na sociedade deste século. Uma posi-ção de liberdade em rela-ção ao passado, mas que enfrenta uma ditadura da beleza que escraviza e aprisiona o emocional.

A Pastora nos mostrou dados de um estudo feito com 3500 mulheres, onde 98% responderam que não se veem belas e pos-suem a síndrome do PIB (Padrão Inatingível de Beleza), que não as faz ver a verdadeira beleza que possuem que, na verdade, vem de dentro, mas ape-nas serem negativamente autocríticas. Explicou que podemos fazer interven-ções plásticas, tratamen-tos, mas lembrou de que o

coração alegre aformoseia o rosto (Pv 15:13) e que o poder transformador de Jesus é que faz isso, se não, tudo é em vão.

A quarta mensagem foi ministrada pela Bispa Ro-sanna Ferreira, que acei-tou o convite da Bispa So-lange e veio diretamente

da Cristo Vive – Sede Rio de Janeiro, abrilhantar esse dia. Foi uma honra receber a Bispa Primaz, que veio acompanhada de sua filha Ana Laura e dos Pastores Felipe e Kemy Torres.

Com o tema O Teu Valor, a Bispa Rosanna nos fez refletir sobre o trabalho que Deus tem feito em nossas vidas, como nosso caráter tem sido forjado a cada dia e como perde-mos muitos momentos bons porque olhamos os defeitos que temos em vez de nos valorizar com os elogios que Deus mesmo nos faz através da bíblia.

Fazendo uma analogia com a vida de Rute, a úni-ca mulher descrita como virtuosa na bíblia, ensi-nou como a mulher de Deus tem potencial para cumprir o seu papel na sociedade e na família.

Rute estava convicta de que Deus a usaria; estava convicta de que ela podia não ser alguém influente, mas que Deus cumpriria seus propósitos através de sua vida. Isso é ver-se como Deus lhe vê: capaci-tada e movida em todas as coisas por Ele e através da vontade dele.

Narrando cada passo da trajetória de Rute, a Bis-pa Rosanna mostrou às mulheres que precisamos conhecer e nos submeter à vontade de Deus, ser-mos convictas dessa von-tade soberana; sabermos que a convivência com o bem nos torna boas mu-lheres porque passamos a agir como Deus deseja; a convivência com o bem transforma nosso modo de agir e nossa linguagem. Aparentemente há coisas que acabam, mas Deus

Page 11: THE WAY - edição 074

11

sempre coloca outras joias preciosas ao lado de cada uma de suas joias para di-zer que não é o fim e que não estamos sozinhas. E, por fim, que as mulhe-res virtuosas estão sendo vistas por quem interessa que sejam vistas.

Deus é maravilhoso. Após as quatro palestras as mulheres começavam a responder a pergunta do início do dia de uma for-ma intensa e vigorosa e já viam o verdadeiro valor que elas possuem e que excede o de finas joias.Após a oração do Bispo Rai dando graças pelo al-moço, todos se dirigiram aos restaurantes próxi-mos da Igreja e ao Espa-ço Gourmet que também serviu deliciosas refei-ções.

O retorno das mulheres se deu com um lindo louvor ao Senhor e a coreogra-fia das “Divas”, mulheres mais maduras que expres-saram sua adoração atra-vés da dança.

Glória a Deus por suas vi-das.

Na parte da tarde as mu-lheres se deliciaram com a palestra do renomado cirurgião plástico Dr. Ro-berto Cressoni, que de forma muito simples e com uma humildade ím-par, falou com proprieda-

de dos últimos tratamen-tos “Anti-Aging”, assunto que muito interessou às mulheres.

Explicou que todos pos-suem três idades: a crono-lógica, biológica e a men-tal e que cuidar de cada uma delas é fundamental para que se alcance a lon-gevidade e a saúde neces-sárias para o bem estar.

Da idade cronológica nin-guém pode fugir, a idade mental é consequência de todo aprendizado e inte-resses que alimentamos nossas mentes, e que a idade biológica vai de-pender muito do cuidado que mantemos com nosso organismo.

A frase “você é o que você come” não é uma historie-ta da medicina, mas uma realidade, pois quando se dá o devido valor a si próprio, pode-se tornar a idade biológica inferior à cronológica. Explicou que cada órgão de nosso corpo pode ter uma ida-de diferente, entre eles, a pele. E que tudo depende de nossos hábitos.

O Dr. Cressoni falou da importância da alimen-tação saudável, discor-rendo sobre os alimentos industrializados que fa-zem muito mal, mas que a mídia mascara para tor-nar rentável à indústria,

funcionando como uma cadeia alimentar, onde o mais forte engole o mais fraco. Enfatizou a impor-tância da água e dos exer-cícios físicos.

Após uma esclarecedora explanação, empolgou as mulheres e muitos ho-mens que ali estavam com a divulgação dos mais re-centes e inovadores trata-mentos de pele e na área da cirurgia plástica.

Procedimentos que ali-nhados à alimentação e exercícios, podem dar um “up” na qualidade de vida. Lembrando que o trata-mento é sempre de den-tro para fora, testificando com o que as mulheres ouviram de Deus nas pa-lestras da manhã.

Ao término dessa pales-tra, a Bispa Solange deu seu testemunho a cerca de

tudo que o Dr. Cressoni havia exposto e de como teve sua pele restaurada,

fazendo uso das lições desse renomado profis-sional.

Se não bastasse toda essa fartura de informações,

o doutor presenteou al-gumas mulheres com ex-celentes procedimentos estéticos que foram sorte-ados logo após a palestra.

O sorteio continuou e muitos e valiosos brindes foram sorteados. As mu-lheres estavam afoitas por verem seus nomes refleti-dos no telão, após sorteio feito por um excelente sis-tema no computador, que sorteava o número de ins-crição e já trazia o nome e a cidade a que pertencia a feliz ganhadora.

Foi com muitas palmas e muitos gritos de alegria que procedimentos es-téticos, roupas, sapatos,

bolsas, semijoias, cosmé-ticos, maquiagens, perfu-mes, viagens, bolos, do-

Page 12: THE WAY - edição 074

12

ces, tratamentos capilares foram sendo sorteados e alegrando o coração até daquelas que não ganha-ram, mas que viram suas companheiras cheias de felicidade por terem sido contempladas.

Logo após o sorteio, um verdadeiro colírio para os

olhos foi o desfile de alta costura organizado pelas abençoadas Pastora Ja-queline Santos e Ministra Sila Oliveira.

Mulheres reais, joias raras

e graciosas do nosso dia a dia, mostraram como a mulher virtuosa brilha de forma excelente. Com be-leza, classe e sorrisos bro-tando de dentro da alma, belas mulheres desfilaram lindos vestidos que causa-ram um verdadeiro alvo-roço entre a plateia femi-nina.

A tarde foi abrilhantada com a apresentação do grupo teatral GraçaEnCe-na, que fez o público rir e chorar com uma esquete mostrando a futilidade e o vazio de quem não co-

nhece a Cristo e a beleza de quem brilha mais que finas joias por ter Cristo como seu Senhor e Salva-dor.

As Presbíteras Carol Mo-rais e Lilian Souza, junta-mente com a espetacular “atriz” Mauriceia Araújo e a graciosa Maíza Moreira, edificaram vidas através da arte cênica, transmi-tindo uma mensagem tre-menda.

Caminhando para o en-cerramento e levando as mulheres a um cres-

cente envolvimento com Deus, a apresentação de balé clássico numa incrí-vel expressão de louvor e adoração ao Senhor foi emocionante, inspiradora e preparou a todos para o ápice do congresso.

A Bispa Solange come-çou lendo Colossenses, capítulo 1, versículos 13

a 27. Enquanto ela fazia a leitura do texto, a abenço-ada bailarina Soraia Ro-cha, profetizava na vida das mulheres através de expressões corporais e fa-ciais. Não se ouvia outro som, a não ser a voz da Bispa Solange. Todos es-tavam impactados com a profundidade das expres-sões protagonizadas pela Soraia em um verdadeiro momento de adoração ao Senhor.

Após a leitura, a Pastora Natália Brant e a aben-çoada Cristiane Tozzi se

juntaram à Soraia e juntas adoraram ao Senhor de forma plena, verdadeira, pura, profetizando cura, libertação e vida abun-dante para as mulheres.

Esse foi, sem dúvida, um dos momentos mais ín-

timos e marcantes com o Senhor, durante todo o dia.

Page 13: THE WAY - edição 074

13

Se o congresso finalizasse ali tudo teria sido mara-vilhoso, mas Deus tinha mais e queria mostrar que seu amor também excede

ao nosso e a tudo que po-demos planejar.

Nossa amada Bispa, aten-dendo à voz de Deus, deu início à última palestra sem sequer subir ao altar. Ali mesmo, no meio da Igreja, começou a minis-

trar na vida das mulheres explanando o tema Pila-res que Sangram.

A ministração foi um verdadeiro derramar do bálsamo divino e do po-der curador dos céus. Enquanto a Bispa Solan-ge andava pelo santuário, entre as mulheres, ia mi-nistrando e dizendo: “Em todo lugar onde há uma mulher em graça, há um pilar de sustentação in-destrutível. Pilares fortes, vigorosos, ativos, mas que

muitas vezes sangram por dentro. Não vamos permi-tir mais que nossas almas permaneçam feridas, por isso nos abrimos agora

para o mover curador de Deus“.

Em meio às lágrimas de libertação, de orações ín-timas com Deus durante a ministração, era percep-tível o agir restaurador do Espírito Santo.

Muitas histórias de vida foram mudadas, mulhe-res foram curadas, trans-formadas e renovadas por um tratamento especial e profundo de Deus.

Houve um intenso mo-mento de oração através do qual pudemos presen-ciar grandes manifesta-ções de Deus fazendo as mulheres entrar em uma grande UTI (Unidade de Terapia Intensiva) espiri-tual.

Verdadeiramente, foi um banquete para o espírito! Mulheres tiveram a sorte mudada e possuem agora uma nova história para contar porque aprende-ram que o seu valor exce-de o de finas joias.

Todo o banquete servi-do por Deus durante esse congresso foi registrado por fotos que estão dispo-níveis em nosso site www.cristovive.com.br

Também todas as pales-tras foram gravadas em CD e DVD e estão dis-poníveis em nossa livra-ria, por isso, não deixe de ter esse material para re-cordar e para presentear aquelas mulheres que pre-cisam ser lapidadas pelo altíssimo.

A seguir, depoimentos de mulheres virtuosas pre-sentes no congresso:

“O Congresso foi impac-

tante, tremendo, maravi-lhoso e me faltam palavras para descrever o que Deus fez e ainda está fazendo. Deus nos surpreendeu com milagres e curas e ainda estamos como quem sonha. Toda honra e gló-ria a Deus por suas vidas, Bispos Rai e Solange Brant e família bendita, instru-mentos de Deus preciosos que excedem o valor de fi-nas joias. Amamos vocês!” – Pra. Ellen Bettio (Porto Alegre - RS)

“Antes do Congresso de Mulheres eu percebi que era uma menina, e duran-te o passar do dia, a cada palestra e atividade, Deus foi me transformando e me mostrando que sou uma mulher. Deus me fez ver que sou forte, confiante, virtuosa e pude reconhecer

a minha beleza.” – Camila Andrade (SP)

“Difícil descrever em pou-cas palavras esse dia que

Page 14: THE WAY - edição 074

14

Jesus fez, senti o cuidado dele em cada momento. O convite para participar do desfile me surpreendeu. Me “achei”, estava onde sempre deveria estar, sen-do uma mulher virtuosa

entre as joias de Deus. Es-tou como quem sonha, e sabe o que é melhor? Este sonho é realidade!” - Susa-na Américo Mariano (SP)

“Foi um desprendimento total dos padrões da socie-dade, foi um relembrar e

um sentir no íntimo tudo o que Deus já havia fala-do e feito em minha vida. Foi vislumbrar coisas mui-to melhores, foi maravi-lhoso!” – Sandra Ferreira Durães (SP)

“O Congresso da Mulher me ajudou a reconstruir minha autoestima positiva e o meu amor próprio” – Selma Ribeiro (SP)

“O Congresso foi a passa-gem de uma fase de humi-lhações, palavras de que eu

não conseguiria, que não nasci pra isso, para o tre-mendo voo de uma águia cheia de poder, brilho e de-terminação. Foi um injetar na veia de valor e poder imensurável! Sou muito grata a Deus por gritar no meu ouvido isso: você vale mais que finas joias!”– Dênia Ricardo (SP)

“O Congresso foi muito es-pecial! Sai totalmente dife-rente de como entrei. Hoje tenho a certeza que sou um pilar, que tenho valor, uma mulher poderosa em Jesus e que posso ajudar outras mulheres em For-taleza” – Pra. Dina Rodri-gues (Fortaleza – CE)

Muitos irmãos voluntá-rios de nossa Igreja se dispuseram a servir nesse evento, preparando com muito amor cada deta-lhe para receber a todos com excelência. Nossos agradecimentos à Pastora Cristina e ao Presbítero Odair Campos, respon-sáveis pelas inscrições; aos Presbíteros Claudio e Monica Poletto (e equipe da livraria) pela organiza-ção do check in e dos kits entregues aos participan-tes; à equipe de limpeza, coordenada pela Diaco-nisa Damaris Santillo que cuidou com carinho do bem estar dos presentes garantindo que tudo es-tivesse devidamente hi-gienizado e limpo para utilização no decorrer de todo o dia; à equipe de fotografia que registrou todos os momentos pre-ciosos deste evento, além de eternizar expressões lindas de cada mulher virtuosa que ali esteve; ao Pastor Nathan Brant, criador de toda arte visu-al e divulgação do evento, bem como da iluminação cênica; à equipe de deco-ração, coordenada pela

Pastora Jaqueline Santos; aos Diáconos Leão Neto, Cristiano Rovida, irmãos Hendryl Santos e Ulisses Soares, pela montagem e desmontagem de cená-rios, iluminação e som; à equipe de vídeo, câmeras, transmissão pela inter-net, gravação; à Pastora Silmara Santillo pela pro-gramação dos momen-tos de louvor e adoração; à Pastora Natália Brant e demais integrantes do ministério de dança pelas belas coreografias apre-sentadas; aos integrantes do GraçaEnCena que pre-pararam a esquete; aos se-guranças, recepcionistas, colaboradores da cozinha; aos responsáveis por cada área de trabalho designa-dos pelo Bispo Rai, e a todos os patrocinadores, que doaram brindes ou valores em espécie para ajudarem nas despesas desse evento.

Cremos que a retribuição do Senhor será grande para esses corações que se dispuseram nas mãos de Deus, que ofertaram na casa do Pai e alegraram a vida de muitas mulheres, servas do Deus Vivo.

Como forma de agradeci-mento pela generosidade dos colaboradores segue uma relação de suas pren-das e seus nomes:

• Utensílios domésticos(Diácono Antônio Adriano)• 1 viagem para cidade de Socorro (Pr. Bill San-tos – Wik Viagens)• Produtos de beleza (Bless Make Up)• Impressão gráfica (Carlos Sprengel - DHD Gráfica)

Page 15: THE WAY - edição 074

15

• Cestas de hidratantes (Cecília Gonçalves – Bella Lolla)• Cremes corporais e toalhas de mão (Cida Macri)• Cremes corporais e brincos (Clementina Vilas Boas)• Produtos Valmari (Diácono Cristiano Rovida)• Kits de beleza (Regina Moraes – Exclusivida-des artesanais)• Sapatos (Daniela Cressoni – Casa da sapatilha)• Produtos Mary Kay (Dênia Ricardo)• Escova progressiva, botox capilar, cauteriza-ção, corte, escova, re-construção e hidratação (Edna Moraes Cabelei-reira)• Cremes hidratantes, colônia e reparador de ponta (Ednalva Rosa de Paula Bezerra)• Kit viagem de secador e chapinha (Eguinaldo e Selma Barbosa – Sane Serv Desentupidora e Dedetizadora)• Tiara (Elaine Campos)• Sandália(Elvia Salinas)• Produtos Avon (Ernestina Aguilar)

• Canetas decoradas (Eurides Machado)• Limpeza odontológica completa (Pastor Dr. Fernando Brant)• Utensílios e artesanatos(Presbítera Hely Poletto)• Alongamento de unha, designer de sobrancelha e make up de festa (Ká-tia Lima)• Cremes Victoria Secrets (Kelly Cristine)• Utensílios domésticos (Liene Moutinho)• Cesta de café da manhã,caixas com docinhos de festa e um bolo (Livia Moraes – Lily´s Cake)• Brincos (Livraria Cris-to Vive-SP)• Roupa feminina(Lúcia Aguiar)• Clareamentos dentários(Doutores Luciano e Luciana Viola)• Produtos Natura e utensílios domésticos (Lucília Lins)• Cesta Mary Kay, pães de mel e caixas decora-das (Maiza Moreira)• Caixas decoradas (Mariana Ranzatti)• Colar(Marizene Silva)• Roupa feminina (Mauriceia Araújo)• Cremes e saquinhos depresente (Natália Arakaki)

• Kit de produtos antio-xidantes e beauty drink – Mynt (Pr. Nathan Brant)• Almoço grátis(Restaurante Libra)• Panos de pratos (Ana Paula Barros – Pinturas em tecidos)• Porta retrato(Diáconos Hilton e Ro-berta Silva)• Tratamentos estéticos (Dr. Roberto Cressoni – Clínica V’ Naia)• Roupas Zinzane esapato (Bispa Rosanna Ferreira)• Chapinha (Ministra Sila Oliveira)• Bijuterias (Diaconisa Simone Rovida)• Semi-joias e sapato (Bispa Solange Brant)• Acessórios para praia (Sônia Paulino)• Máscara Mary Kay (Soraia Rocha)• Cesta de chocolatese bolsa (Pastora Suzi Carrieri – Cristo Vive - Atibaia)• Bolsas (Ulisses e Ilma Soares – UILG Refor-mas em Geral)• Kit Alimentação(Vilma e Luciana Ricar-to – Sabor e Graça)• Trufas (Walkiria Arcuri)• Protetor labial (Anny Farias)

• Oferta em dinheiro (Cleide Galdino - Auto Escola Nova Maracá)• Oferta em dinheiro (Silvia Ribeiro)• Oferta em dinheiro (Ministro Rodrigo Pa-dula)• Oferta em dinheiro (Pastores Ricardo e Yone Rocha - Cristo Vive – Itanhaém)• Oferta em dinheiro (Presbítero Odair e Pas-tora Cristina Campos)• Oferta em dinheiro (Orlando Shimabukuro)• Oferta em dinheiro (Luciana Marçal)• Oferta em dinheiro (Diaconisa Lilian Salda-nha)• Oferta em dinheiro (Diáconos Henrique e Vanessa Lopes - Grupo HZI)• Oferta em dinheiro (Presbítero David Lima)• Oferta em dinheiro (Diaconisa Edda Ferrei-ra)• Oferta em dinheiro (Elizabete dos Santos)• Oferta em dinheiro (Aloisio Ferreira - Fer-reira e Castro)• Oferta em dinheiro(Diácono Henrique Lopes, Diácono HiltonSilva e irmão DouglasCampos - Control Work)

Page 16: THE WAY - edição 074

16

E você? Quantas vezes ao dia faz isso? Você gosta de ficar sozinho com Deus?

Pois bem, uma pesqui-sa realizada por psicólo-gos das universidades de Harvard e de Virgínia dos Estados Unidos, envol-vendo a participação de homens e mulheres, des-cobriu que pelo menos dois terços dos homens e um quarto das mulheres, que participaram do teste, não gostam de ficar sozi-nhos. Eles afirmaram que o exercício em um perío-do de 6 a 15 minutos era insuportável e que prefe-riram levar choque para se distrair a ficar parados sem nada para fazer.

A curiosidade ficou por conta de um homem, que apertou o botão para lhe aplicar o choque em 190 oportunidades.

O resultado surpreendeu até mesmo o coordena-dor da pesquisa, o piscó-logo Timothy Wilson, da Universidade da Virgínia (EUA), que antes do es-tudo pensava que éramos capazes de usar nossos cé-rebros para gerar pensa-mentos agradáveis, recu-perar lembranças felizes, mas que descobriu que não.

A realidade é que hoje as pessoas tentam se distrair o tempo todo para não fi-carem sozinhas com seus pensamentos e usam di-versos subterfúgios para isso, como a televisão li-gada sem ao menos estar

prestando atenção, músi-ca alta e o famoso celular que é usado 24h do dia. E ficar sozinho com Deus?

É triste afirmar isso, mas hoje grande parte das pes-soas limita-se a ir à igreja e ali conversarem com o Senhor Jesus. Se o tem-po da oração for maior amém, se não, fica para o próximo encontro.

Mas Deus não deixou esse versículo na bíblia apenas por um acaso. “Ele, (Jesus) porém, se retirava para lugares solitários e ora-va.” (Lucas 5:16)

Deus fez questão de mos-trar que o Salvador, que estava sempre rodeado de pessoas e em plena ativi-dade realizando milagres, conversas, discipulados, em vários momentos, propositalmente, buscava ficar sozinho e orar.

E isso também deve acon-tecer conosco. Em meio à vida agitada, ao dia a dia que exige muito da nossa atenção, somos provoca-

dos a dar cada vez mais de nós para as atividades e menos para Deus. Como resolver essa questão?

Já adianto que será qua-se impossível esperar um tempo livre para orar. Você deverá criar esse tempo e se esforçar para não se distrair com mais nada, afinal Ele é a nossa prioridade e isso resume também o que diz o ver-sículo 33 do capítulo 6 de Mateus quando devemos buscar o Reino do Senhor em primeiro lugar, afinal o Reino está em nós.

A importância da oração, do tempo a sós com o Pai, sem nada atrapalhando, cuida da base espiritual de nossas vidas. Nutre a intimidade do filho com o pai e alinha a verdadei-ra comunhão. Engana-se quem pensa que estar pre-sente fisicamente em um templo já basta.

Jesus aprendeu e cultivou o hábito de ter tempo de qualidade e dedicação a Deus.

Jesus sabia confiar seus anseios a Deus em oração e sabia ouvir aquilo que Deus tinha a dizer a Ele. E é isso que devemos ter. Falar tudo o que quere-mos, porque sabemos que o Pai se agrada em nos ou-vir e também ouvir a voz de Deus, afinal a oração e intimidade com Deus nos deixa mais sensível a sua voz, a sua direção e nos coloca no centro da sua vontade.

Mostra dependência total e como os valores devem ser, afinal Deus é mais importante do que correr atrás dos nossos próprios interesses, como ganhar dinheiro, conseguir aque-la vaga ou aquela viagem. Ele é a razão das nossas vidas e por onde vem toda a nossa suficiência. Aqui lembro que devemos bus-car a face do Senhor ao invés de só buscar a sua mão quando estamos pre-cisando de algo ou uma solução.

A intimidade com Deus também nos faz sentir inundados com o seu in-condicional amor e cuida-do em meio a um mundo rebelde e cheio de dores.

Mas e ai? Ao final deste texto você dará desculpas e continuará a se distrair com coisas deste mundo ou fará brotar a essência do verdadeiro adorador e discípulo de Deus?

(Referência da pesquisa re-tirada do site:www.veja.com.br)

“Ele, porém, se retirava paralugares solitários e orava.” (Lucas 5:16)

Horns of Hattin

Page 17: THE WAY - edição 074

17

Ser pai é uma grande dá-diva de Deus, porém uma enorme responsabilidade, principalmente em dias tão difíceis como estamos vivendo, parece que nun-ca foi tão difícil criar filhos como agora. Ensina-se algo em casa e aprende-se imediatamente o oposto na TV ou fora de casa. É uma briga constante para se ensinar o correto, mas a Bíblia apresenta uma ma-neira de ser pai, segundo o coração de Deus.

Em Deuteronômio 6: 4-7 encontramos: “Ouve, Is-rael, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu co-ração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Es-tas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu co-ração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”

Para muitos, ensinar os

filhos a se submeterem às leis e princípios da palavra de Deus é loucura. Exis-tem homens e mulheres formados apenas por uma sabedoria secular que acreditam que isso é um atraso, é antiquado e mo-ralista. No entanto, quan-do olhamos para essa par-te da sociedade sem Deus, pessoas que não respei-tam e não ensinam seus filhos a respeitarem as leis de Deus e que acredi-tam ser livres, na verdade, são escravas do pecado, e escravas dos princípios produzidos pela cultura e pela mídia geral.

Certamente, “o pai segun-do o coração de Deus” fará a diferença na vida dos fi-lhos através dos princípios orientadores da palavra de Deus, pois são princí-pios que ensinam a viver o dia-a-dia. De acordo com o texto (Ouça ó Israel: O SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR), o pai, segundo o coração de Deus, é aquele que tem a “voz de Deus como fonte

da sabedoria”. Quando os filhos passarem por cri-ses ou momentos difíceis, logo se lembrarão das pa-lavras ensinadas pelo pai, e tomarão decisões cer-tas...

“Pai, segundo o coração de Deus”, é pai que man-tém o foco no amor e não nas regras. O texto acima diz: Ame o SENHOR, teu Deus, de todo o coração,

de toda a tua alma e de to-das as tuas forças. Quan-do um pai ama a Deus de todo o coração, alma, entendimento e força, sua vida impactará seus filhos, através da manifes-tação desse amor.

Nem sempre dá cer-to ensinar os filhos a obedecer a Deus, pois há muitos fi-lhos que foram cria-dos na Igreja, apren-dendo a palavra de Deus, mas hoje são adultos longe do Senhor. Não que-rem saber do Se-nhor porque não aprenderam a amar a Deus.Existe uma grande

diferença entre o pai que transmite religiosidade a seus filhos, daquele que transmite espiritualidade. O que transmite religiosi-dade passa a ideia de uma relação com Deus que se baseia na obediência pelo medo. Se você não obede-cer, Deus castiga! Por ou-tro lado, os filhos criados num ambiente de espiri-tualidade e amor, apren-dem que Deus é pessoal

e deve ser amado por sua bondade eterna, e que os nossos pecados o ofen-dem.

O texto ainda nos passa a ideia de que é de extrema responsabilidade dos pais o dever de influenciar os filhos. Portanto, “o pai, se-gundo coração de Deus”, é aquele que tem persistên-cia em ensinar, está sem-pre pronto a influenciar seus filhos, assentado em sua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-se, e ao levantar-se.

Que a partir deste Dia dos Pais, Deus nos faça pais segundo o seu coração!

(Rev. Marcio Oliari)

PAIS SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Page 18: THE WAY - edição 074

18

Educação 8

Promessa de Deus para

Liberdade Financeira

Gênesis 2: 15-17 - “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Desde o início, Deus es-tabeleceu padrões para as relações entre Deus, o homem e as coisas mate-riais. No Jardim do Éden, o Senhor disse: ‘Tu podes comer de tudo, mas não comas do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal; se dele comeres, certamente serás punido com a morte. Logo de-pois, o inimigo de nossas almas, encarnado numa serpente, induziu Eva e, posteriormente, Adão, a não acreditarem nas re-gras estabelecidas por Deus e pecarem contra o Senhor.

Na vida material há uma parte que não é nossa. Quando alguém toca nes-ta parte que não lhe per-tence, que é de Deus, por vezes, um “gigante” cha-mado dívida aparece na vida da pessoa. O propó-sito do inimigo é arruinar a vida material do crente e, como consequência, des-truir a família. Por isto, Deus quer que aprenda-mos quais são os seus pla-

nos e as suas promessas para uma vida financeira de sucesso.

Vejamos o que diz Rm 13:8 - “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma… “Deus não quer o seu povo com dívidas. Ele não nos quer com corda no pesco-ço, ou sendo ameaçados pelo agiota, pelo banco, pelo cobrador… DEUS QUER O SEU POVO LI-VRE!

Para que ninguém na Igreja tenha dívidas, é preciso receber a promes-sa de Deus que está em Ef 3:20 - “Ora, àquele que é poderoso para fazer in-finitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós…”

Eu sei que há muitas pessoas pensando: “Mas como é que eu vou-me ver livre das dívidas?”; e outras, ainda: Infelizmen-te tenho tocado na “árvo-re” que significa o dízimo,

e que Deus disse “não to-ques”.Deus pode, milagrosa-mente, fazer infinitamen-te mais do que tudo que tu pensas ou pedes. Deus pode!

Sl 34:10 - “Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o SENHOR bem nenhum lhes falta-rá.“ Aos que buscam o Senhor… – é o que nós, cristãos, fazemos – …bem nenhum lhes faltará. Tu estás buscando o Se-nhor; não estás procuran-do orientação do presi-dente de um banco, ou de um economista – tu estás buscando naquele que é o Economista dos econo-mistas!

Depois, diz a Palavra em Sl 115:14 - “O SENHOR vos aumente bênçãos mais e mais, sobre vós e sobre vossos filhos.” En-tão, neste mapa das finan-ças, em termos espiritu-ais, a promessa de Deus é teres mais e mais. E esta

abundância não é só para ti, é também para os teus filhos.

Dt 28:12 - “O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; empresta-rás a muitas gentes, po-rém tu não tomarás em-prestado.” Deus tem um bom tesouro para nós. Ele está dizendo à igreja: Tu vais ter tudo sobrando. E da sobra, vais poder em-prestar, e nunca mais to-marás emprestado. Ele é Deus de prosperidade.

Pobreza não é de Deus. A decisão da prosperidade, ou não, depende de cada um de nós. Eu sei que al-guns irmãos nunca serão prósperos, porque deci-diram assim. Eu tenho que estimular teu coração para que lutes e aceites as regras de Deus, para tu te-res para emprestar e não tomar emprestado.

As tuas finanças represen-

Page 19: THE WAY - edição 074

19

tam o teu tempo, o teu es-forço, o teu talento, os teus dons; e mais, a tua heran-ça, o teu trabalho, os teus projetos, a tua velhice, os teus sonhos… Então, é muita coisa para falhares, permitires derrota e frus-tração. Deus quer te aben-çoar! Ele quer prosperar a tua vida!

Satanás tem escravizado o homem por causa da questão do dinheiro, ge-rando ruína e impedindo a glória de Deus na sua vida. Por isto é que o Se-nhor diz em 1ª Tm 6:10 - “Porque o amor do di-nheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa co-biça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormen-taram com muitas dores.”

Então, tu podes pergun-tar: O que tenho que fa-zer? Vamos à Palavra: Pv 3:9,10 - “Honra ao SE-NHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se enche-rão fartamente os teus celeiros, e transbordarão

de vinho os teus lagares.”

A tua atitude com a pa-lavra ”dinheiro” revela a tua atitude com a palavra Deus. Dinheiro fala mui-to da forma como nós nos relacionamos com o nos-so interior e com Deus. A forma como tratamos com o dinheiro mostra a forma como tratamos com Deus.

A Palavra diz em Cl 3:5 - “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria…” O Senhor diz que há uma natureza da carne que precisamos fazer morrer. A avareza está no mesmo nível do espírito da prostituição, de impureza ou da paixão lasciva. Deus, na realida-de, não precisa de nada nosso, irmão. Nós é que precisamos de Deus, para que Ele abençoe nosso di-nheiro. E a forma de Deus abençoar, multiplicar e fa-zer crescer tuas finanças é

lhe dares o teu dízimo, a tua participação na obra.

Sl 96:8 - “Tributai ao SE-NHOR a glória devida ao seu nome; trazei ofe-rendas e entrai nos seus átrios.” Faz parte de nosso Culto vir à Igreja tributar glória e trazer oferendas a Deus.

Ml 3:10-12 - “Trazei to-dos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nis-to, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreende-rei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exér-citos. Por vossa causa, re-preenderei… Por tua cau-sa, por teu intermédio, é repreendido o devorador da tua família!

2° Cr 1:6 - “Salomão ofe-

receu ali sacrifícios pe-rante o SENHOR, sobre o altar de bronze que esta-va na tenda da congrega-ção; e ofereceu sobre ele mil holocaustos.”

A tradição dizia que cada pessoa tinha que oferecer um holocausto. Salomão pensou e resolveu: É tudo ou nada, Senhor. Eu não quero ser chamado, como os outros herdeiros, de roubador; eu vou investir. E ele investiu pesado com Deus. Ele acreditou.

E diz o vers. 7 “Naquela mesma noite, apareceu Deus a Salomão e lhe dis-se: Pede-me o que queres que eu te dê.” Olha o que diz a Palavra: “Naquela mesma noite, apareceu Deus…”.

Tu sabes que hoje, hoje mesmo, à noite, Deus pode abrir algo para ti. Deus pode fazer algo acontecer hoje para que a tua família e os teus amigos vejam a honra de Deus na tua vida!

Page 20: THE WAY - edição 074

20

[email protected]

http://www.facebook.com/cristovivesp http://www.youtube.com/cristovivesp

http://twitter.com/cristovivespcristo.vive.sp

Cultos Regulares: Domingo às 9h, 2ª e 5ª feira às 20h, primeira 4ªfeira do mês às 15h, último sábado do mês às 19h Na TV: (playTV) NET: 122 / Claro TV: 118 / SKY: 181 / Vivo TV: 16 e 255 / Oi TV: 109 de 2ª à 6ª feira às 8:30hNa RÁDIO: > Rádio Rio Preto FM 102.5 : de 2ª à 6ª feira às 17:30 h > Rádio Conexão FM 87.5 : de 2ª à 6ª feira às 12 h

Page 21: THE WAY - edição 074

21

Tive uma conversa com uma jovem mãe, muito comprometida com a sua função e muito bem-hu-morada. Ela tem três me-ninos, hoje entre 7 e 12 anos, e um marido com quem compartilha todas as tarefas domésticas e compromissos com os fi-lhos.

“Sou uma sortuda”, costu-ma dizer ela, ao explicar que o marido não a ajuda apenas; ele se responsa-biliza junto com ela por tudo o que diz respeito à vida familiar.

Os meninos adoram fute-bol, como o pai, e ela sem-pre achou muito saudável a relação entre os quatro, mediada pelo esporte. As crianças e o pai torcem para times diferentes, e isso sempre foi motivo para brigas de faz de con-ta, provocações e piadas entre eles, pelo menos até agora.

Surgiu um problema que se agravou na Copa, por-que o filho mais velho agora tem levado as dis-cussões sobre futebol com muita seriedade. Por esse motivo, ele e o pai têm en-trado em confrontos nada saudáveis, na opinião da mãe. “Antes, em casa, havia três crianças e um homem. Agora, há duas crianças e dois moleques”, arrematou ela.

Mas é assim mesmo: ao final da infância, os filhos

mudam e isso significa, para os pais, o estabele-cimento de outro tipo de relação com eles. As bri-gas dos pais com os filhos, que são crianças, resultam principalmente de teimo-sia e de desobediência, não é? Já com os filhos adolescentes ou quase lá – o filho de nossa leitora tem quase 13 anos – re-sultam de tomadas de po-sição dos jovens.

Nesse período, os filhos precisam descobrir quem são eles a partir de então, como se posicionam fren-te ao mundo e às coisas da vida, o que pensam e etc. E, inicialmente, a maneira que encontram para inau-gurar esse processo é fa-zendo oposição aos pais.

Você conhece, caro leitor, a expressão “aborrescen-te”? Ela, provavelmente, foi criada por adultos que não tiveram sensibilida-de para compreender o processo da passagem do filho da infância para a adolescência. Nesse mo-mento, os jovens vivem uma crise, que pode ser

muito produtiva para eles se os pais bancarem essa nova fase. E, para isso, é preciso muita maturida-de.

É que não é mesmo fácil superar todos os questio-namentos que eles fazem em relação a tudo, nem a aparente arrogância – um modo que eles têm de se proteger de toda a inse-gurança que sentem – a teimosia permanente, a instabilidade e a impulsi-vidade. Mas é justamente por isso que eles precisam de um ambiente familiar acolhedor e seguro para tudo o que vivem.

Sim, eu sei que, no coti-diano, isso pode se trans-formar em um clima in-fernal, o que parece estar acontecendo entre o pai e o filho mais velho de nos-sa leitora. O filme “Aos Treze” mostra isso muito bem.

Mesmo assim, é preciso lembrar constantemente que os pais devem ser os adultos dessa relação. Re-agir às provocações dos fi-

lhos no mesmo tom deles transforma um conflito de gerações em confron-to de iguais, o que, aliás, essa mãe percebeu muito bem. E isso não ajuda o filho nessa busca de seu novo lugar na família e no mundo.

É preciso saber de ante-mão que mesmo bancan-do com firmeza e leveza esse período da vida do filho, que mesmo inves-tindo no diálogo e na negociação, que mesmo adotando uma atitude compreensiva, os pais en-frentarão a oposição dos filhos e, em muitos mo-mentos, viverão percalços no convívio. Mas esses são os ossos do ofício, não é mesmo?

Rosely Sayão(Folha de São Paulo)

Poderíamos complemen-tar esse texto lembran-do o que diz a palavra de Deus em Provérbios 22:6 – “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.”

BRIGAS NA ADOLESCÊNCIA

Marque na sua agenda: todo último sábado de cada mês,às 19 h, tem culto jovem na Igreja Cristo Vive - SP

JOVEM, SEU LUGAR É NO FUNDAMENTO KARYS!

Page 22: THE WAY - edição 074

22

A edição 348 da Revista Super Interessante traz, estampada em sua capa, aquilo que TODAS as agências de Marketing e profissionais medíocres de marketing digital não queriam que chegasse aos ouvidos dos seus clientes: O FACEBOOK É UMA FARSA! Com o título “O Lado Negro do Facebook” a reportagem mostra que, de acordo com uma pes-quisa, realizada por estu-diosos das universidades de Michigan e Leuvem (Bélgica), quanto mais as pessoas passam tempo no Facebook, mais se sentem infelizes.

A mais pura realidade: meninos e meninas lu-tam, desesperadamente, por atenção… Vale tudo para ser notado. Vale fi-car nua, vale mendigar “likes”, vale gravar cenas de sexo anônimas e di-vulgar… Vale tudo por um like… Que valores estamos permitindo que o sistema venda para nos-sos jovens? Como a ero-são da família e dos valo-res estão transformando nossa sociedade em uma Idiocracia cada vez mais grosseira e insólita? Só o tempo dirá… O Facebook Manipula Você! O Facebook define a se-quência de informações que você vê na sua time-line, usando um critério secreto que não revela a ninguém. No ano pas-sado, o Facebook reali-zou uma EXPERIÊNCIA

SECRETA com 600 mil usuários, manipulando suas timelines para verifi-car como isso iria alterar o humor dessas pessoas. SIM, VOCÊ PODE TER SIDO UMA COBAIA!

Os cientistas modifica-ram o algoritmo de usu-ários escolhidos de forma aleatória para que mos-trassem conteúdo mais positivo ou negativo. E, depois, analisavam o con-teúdo postado pelos pró-prios usuários. A ideia era entender se o que vemos em redes sociais afeta a forma com que nos senti-mos. Em outras palavras, se os sentimentos publi-cados no Facebook são contagiosos.

O resultado? Sim, eles podem manipular emo-ções de usuários – de uma forma positiva ou negati-va – com pequenas mu-danças no algoritmo do Facebook. E o que é pior: os testes não foram fei-tos APENAS UMA VEZ! Nada é SIMPLESMENTE EXPERIMENTAL!

O Facebook está con-sumindo seu bem mais precioso: O TEMPO! Se-gundo a pesquisa “Di-gital, Social and Mobile 2015 da We Are Social”, os BRASILEIROS pas-sam, em média, QUASE 4 HORAS nas redes sociais, diariamente. Estes mes-mos brasileiros, quando perguntados sobre porque

suas vidas não avançam, porque não fazem aquele curso de Inglês, porque não terminam a facul-dade, porque não fazem uma pós-graduação ou MBA, respondem que… NÃO TÊM TEMPO!

Dica: Fique 90 DIAS (ape-nas) sem acessar o Face-book e descubra o quanto você é capaz de realizar com a quantidade ENOR-ME de tempo que você vai conseguir neste período!(OBS: Acredito que 99% das pessoas aqui não con-seguirão, pois já estão viciadas no Facebook, como qualquer viciado em drogas…

O Facebook está preju-dicando nossas relações! Quem nunca se desenten-deu com um amigo, um parente ou um conhecido através das redes sociais?Nossa vida, mediada pe-las redes sociais, tem se tornado traumática e excessiva. Estamos nos tornando reativos, nar-cisistas e incapazes de li-dar, de forma respeitosa e digna, com as diferenças de opinião. Vivemos tem-pos de (In) Comunicação. Temos várias ferramen-tas de comunicação, mas não conseguimos manter diálogos. Nossa comu-nicação é deficiente, fra-ca, superficial. Estamos transformando a internet na nova televisão: A inte-ração está morrendo! Es-tamos reagindo como o Cachorro de Pavlov, sali-vando a cada nova posta-

O LADO NEGRO DO FACEBOOK NA CAPA DA

SUPER INTERESSANTE

Page 23: THE WAY - edição 074

23

gem, em contínuo reflexo condicionado, e dando nossos likes, mas sem que isso tenha um sentido. Estamos no piloto auto-mático, e nem nos demos conta.

Graças à forma super-ficial como o Facebook “re-significou” a palavra “amigo” em nosso idioma, estamos permitindo que nossas relações se tornem rasas, superficiais, insípi-das.

Ninguém se importa mais! As relações huma-nas nesse nosso maravi-lhoso mundo moderno são pautadas no indivi-dualismo e na perda do conceito de coletividade.

O Facebook já chegou a ser apontado como uma

das maiores causas de di-vórcio nos EUA. Eu não concordo 100% com esta pesquisa, mas não pode-mos discordar do fato de que, certamente, todos nós já testemunhamos casos de brigas conjugais, términos de relaciona-mentos e outros proble-mas atribuídos às redes sociais (desde a época do Orkut, inclusive).

Então, a culpa de tudo que nos tornamos é do Facebook? Não. Definiti-vamente, o Facebook tem uma boa parte da culpa, mas, no final, ele é apenas uma vitrine. Uma ferra-menta. Um espelho que nos mostra, de forma fria e explícita, no que nos tornamos enquanto so-ciedade: Falhamos. Mise-ravelmente!

Ainda há tempo. Desinto-xique-se. Desligue as no-tificações. Viva uma vida DE VERDADE, e não apenas para mostrar para gente que você não gosta, algo que você não é, con-sumindo coisas das quais você não precisa, com um dinheiro que você não tem. Entenda que tudo isso é uma grande ilusão. Ninguém é tão feliz quan-to quer fazer crer através das redes sociais.

Parece exagerado. Parece fantasioso. Parece ridí-culo. MAS É REAL! TO-DOS NÓS FAZEMOS ISSO O TEMPO TODO! Postamos fotos do que comemos, de onde esta-mos, dos nossos hábitos, das pessoas que nos cer-cam, das nossas preferên-cias em diversos temas

da vida… E depois recla-mamos que estamos per-dendo nossa privacidade! Nós estamos nos tornan-do viciados na aprovação alheia.

Reflitam e entendam, definitivamente: A vida nas redes sociais É UMA FARSA. Uma encenação, criada diariamente por pessoas que precisam de-sesperadamente de aten-ção, pessoas que estão carentes de contato hu-mano, de uma ligação.

Pessoas precisam de pes-soas. Pessoas precisam de contato. Pessoas precisam de HUMANIDADE!

(Texto extraído de renatosiqueira.com.br)

Alguns se sentem magros, outros gordos, outros grandes, pequenos, que não são bons o bastante, nem bonitos o suficiente, inteligentes, capazes ou ainda possuem traumas por terem passado por situações frustrantes em relações amorosas, fracas-sos no trabalho, rejeição dos pais, vergonha e etc. Você já se sentiu assim?

Segundo o calculo do escritor Maxwell Maltz, 95% de todas as pessoas em nossa sociedade sen-tem-se inferiores.

Devemos ter em men-te que cada ser humano é único, como as digitais que Deus criou. Até mes-mo os gêmeos que pos-

suem características físi-cas muitas vezes idênticas, possuem personalidades e talentos diferentes.

A sua “inferioridade”, como talvez você se refi-ra, também pode ser vista como uma qualidade úni-ca ou individual.

Lembre-se das respostas de Deus para o complexo de inferioridade:

1- Controle seus pensa-mentos e viva consciente da sua identidade como filho de Deus - Jeremias 29: 11 – “Eu é que sei que pensamentos tenho a vos-so respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”

2- Confronte os seus maiores medos e não dei-xe o complexo de inferio-ridade paralisar sua vida. – Isaías 41: 10 – “Não te-mas, porque eu sou conti-go, não te assombres, por-que eu sou o teu Deus, eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”

3- Não aceite que juízos formados por outros a seu respeito determine o que você é! - 1ª Coríntios 1: 26-28 – “Irmãos, repa-rai, pois, na vossa voca-ção, visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nasci-mento, pelo contrario, Deus escolheu as coisas

loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergo-nhar as fortes, e Deus es-colheu as coisas humildes do mundo, e as despre-zadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são.”

4- Tenha alvos e objetivos na vida e supere suas limi-tações - Filipenses 4: 13 – “Tudo posso naquele que me fortalece.”

5- Confie em Deus sem-pre! - Salmos 91:2 – “Tu és o meu refúgio e a mi-nha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.”

COMPLEXO DE INFERIORIDADEVocê já se sentiu diferente?

Page 24: THE WAY - edição 074

24

ENFERMAGEMÉ cada vez maior a de-manda por enfermeiros no Brasil, sendo que a maior parte desses profis-sionais está concentrada no estado de São Paulo.

De maneira geral, o enfer-meiro é o profissional da área da saúde que acom-panha e cuida de pacien-tes, prestando assistência e garantindo a aplicação correta do tratamento médico. É o profissional que se dedica a promo-ver, manter e restabele-cer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais, como o médico e o psi-cólogo, durante cirurgias, exames, tratamentos e recuperações pós-cirúr-gicas. Em casos de pa-cientes acidentados, é ele quem presta os primeiros socorros, faz curativo, ad-ministra medicamentos e coleta amostras para exa-mes.

Além de ter que saber li-dar com o paciente, que muitas vezes está bastan-te fragilizado, aplicando seus conhecimentos em cuidados médicos, o en-fermeiro precisa apoiar emocionalmente o mes-mo e a família. Dessa for-ma, algumas das caracte-rísticas desse profissional da saúde são: ser huma-nista, saber ouvir as pes-soas, entender o que elas necessitam e servi-las de maneira adequada.

O mercado exige pessoas

muito bem preparadas, dispostas a estudar sem-pre e com criatividade para resolver questões do dia a dia, já que é uma profissão que requer mui-ta dedicação, responsabi-lidade e ética.

O The Way entrevistou a abençoada Daniele Dias, formada no curso Técni-co de Enfermagem, e ela nos contou que escolheu essa profissão porque

aprendeu que a escolha pela profissão deve ser feita por amor e não pelo dinheiro. Afirmou: “Essa foi uma das dicas mais va-liosas que desde pequena recebi dos meus pais. E eu concordo com isso porque a maior parte do tempo as pessoas passam no seu local de trabalho, então, imagina como deve ser in-feliz você fazer uma coisa todos os dias apenas por causa do dinheiro e não pelo que você gosta. Deus vê as intenções do nosso coração, não importa se a profissão que você quer é difícil, ou se as pessoas fa-

lam que o salário é peque-no. Deus vai olhar a inten-ção do seu coração, vai te dar capacidade, vai abrir as portas e te colocar em lugar de honra sempre.”

O mercado de trabalho abarca grande quantida-de de formandos todos os anos, porém isso não é si-nônimo de concorrência nas regiões Norte e Nor-deste do país, onde há ca-rência de profissionais. Já

nas regiões Sul e Sudeste, há maior concentração de profissionais, mas tam-bém há mais vagas e em-pregadores em busca de profissionais especializa-dos. Dentre as áreas mais concorridas estão geria-tria, pediatria e oncologia.

O curso de graduação em Enfermagem tem duração média de 4 a 5 anos e sua grade curricular é com-posta por disciplinas de Ciências Biológicas, além de administração e fun-damentos de psicologia e de sociologia. No início do curso, as matérias são

essencialmente teóricas, como Biologia, Anatomia, Histologia. A partir do segundo ano, o aluno já começa a ter aulas práti-cas, como o atendimento a pacientes. O curso con-ta com muitas atividades práticas em laboratório, onde o aluno tem a opor-tunidade de testar seus co-nhecimentos e aprender a realizar procedimentos.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por ini-ciativa do Conselho Fede-ral de Enfermagem (Co-fen), divulgou em maio de 2015 uma pesquisa que revela o perfil dos profissionais em Enfer-magem. Dados da pesqui-sa revelam que 80% dos profissionais desta área possuem formação técni-ca, enquanto 20% são en-fermeiros graduados em curso superior. Sendo que mais da metade dos enfer-meiros graduados, 53,9% se concentra na região Su-deste.

Os locais de principal atu-ação são hospitais, clíni-cas médicas, centros de estética, escolas infantis, laboratórios de análises clínicas, ambulatórios empresariais, além da possibilidade de trabalhar em atendimento domici-liar.

Dentre os diversos seg-mentos que a área possi-bilita em que o profissio-nal atue, estão:

Page 25: THE WAY - edição 074

25

tudo o que Ele queria era um coração voluntário. E hoje eu entendo o porquê: Você vai perder muitos fi-nais de semanas, feriados, ano novo, natal, festas em família. Mas se você tiver amor pelo que faz, isso não vai te incomodar nem um pouco!

A segunda dica: ESTUDE!

Tem que estudar muito porque você não pode er-rar nessa profissão.”

O profissional comanda equipes de técnicos e au-xiliares de enfermagem no atendimento a pacien-tes.

Ministra cuidados pré e pós-operatórios em pron-tos-socorros, clínicas e hospitais.

Acompanha e avalia o crescimento e o desen-volvimento da criança. Incentiva o aleitamento materno e orienta os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os recém-nascidos.

Participa de equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou de calamida-des públicas.

Orienta a população so-bre a prevenção de do-enças e promove a saúde da coletividade. Atende pacientes em hospitais, centros de saúde, creches e escolas. Forma, capacita e supervisiona os agentes de saúde.

Dá atendimento ambu-latorial em empresas e acompanha programas de

prevenção e manutenção da saúde dos funcioná-rios.

Planeja, implementa e coordena projetos de pesquisas clínicas, como o desenvolvimento de drogas e estudos epide-miológicos, em hospitais, institutos de pesquisa e universidades.

A Daniele ainda nos deu algumas dicas muito pre-ciosas para quem está pensando em cursar En-fermagem:“Para quem pensa em es-tudar Enfermagem a dica essencial é ter um coração voluntário. Quando eu ini-ciei essa profissão, ao dizer para Deus que eu não me sentia capaz o suficien-te, Ele me respondeu que

• Enfermagem geral:

• Enfermagem médico-cirúrgica:

• Enfermagem pediátrica:

• Enfermagem de resgate:

• Enfermagem de saúde pública:

• Enfermagem do trabalho:

• Pesquisa clínica:

Daniele Dias

Na Igreja Cristo Vive - São Paulo, um grupo de abençoados irmãos, ser-vos fieis, realizou um es-tudo de Libras, com o objetivo de estar devida-mente habilitadas para se comunicar com os surdos

e pregar a genuína Pala-vra da Graça de Deus. A Língua Brasileira de

Sinais para comunicação com os surdos (Libras), foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão em 24 de abril de 2002, sancionada pela Lei n. 10.436. Algumas pessoas ainda confundem

“língua” com “linguagem”. Libras é uma língua e pos-sui sua própria gramática,

assim como as demais lín-guas.

Muitas pessoas pensam que é uma língua univer-sal usada por todos os surdos espalhados pelo mundo, mas da mesma forma que as demais lín-guas faladas e escritas, cada país possui a sua própria língua.

Imagine como é compli-cado você viver em um país em que as pessoas não falam sua língua... Assim vivem muitos sur-dos em seu próprio país! Quantas informações dei-xam de receber? Quantas oportunidades passam sem que aproveitem?

Diz a Palavra de Deus em Oséias 4:6 (a) - “O meu

povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhe-cimento.” Por isso, todos os integrantes deste gru-po estão se empenhan-do para quando chegar a hora de comunicar as pregações com tradução simultânea nos cultos.

Fazendo o curso comple-to, com excelência, esta-rão bem preparados para essa nobre missão, e já são unânimes em afirmar que é difícil descrever todas as emoções que essa língua cativante desperta por serem instrumentos para levar a palavra de Deus de forma acessível a todos.

LIBRAS

Page 26: THE WAY - edição 074

26

VIDAS BEM CONSTRUÍDAS

Salmo 119:97 a 105 - “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia! Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque aqueles eu os tenho sempre comigo. Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos. De todo mau caminho desvio os meus pés, para observar a tua palavra. Não me aparto dos teus juízos, pois tu me ensinas. Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca. Por meio dos teus preceitos consigo entendimento; por isso detesto todo caminho de falsidade. Lâm-pada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.”

Graça e paz!

A Igreja não é um lugar, apenas, para as pessoas irem ou para se realizarem eventos. Não! À luz da Bí-blia Sagrada, ela é uma família, um corpo, um edifício, é um rebanho. E todos precisamos de prin-cípios dentro da família. Todos temos uma origem, pensamos diferente, so-mos de culturas diferen-tes, status e cor diferen-tes. Para vivermos juntos, precisamos de princípios e de verdades. Precisamos ter fundamentos sólidos. Todos nós, tomando pos-se desses fundamentos, desses ensinos, podemos viver como família, como rebanho, como edifício, como Igreja e podemos ser sal da terra e luz do mundo.

Onde vamos encontrar fundamentos sólidos? Nós temos bibliotecas cheias de filosofias, gurus e en-sinos. O Apóstolo Paulo, na sua segunda epístola a Timóteo 3:16 diz: “Toda a escritura é inspirada por Deus.”

Então, onde vamos bus-car a fonte para nos fun-damentarmos e criarmos alicerces na vida? Na Bí-blia Sagrada.

Precisamos de fundamen-tos sólidos, porque são eles que dão forças para vivermos de forma corre-ta o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.Como saber se a Bíblia é a verdade? Existem mui-tas evidências, mas, pelo menos, três evidências é

preciso conhecer.

1ª) Evidência histórica. A geografia bíblica prova que isso é verdade. A ar-queologia também. Outra coisa: Contamos o nosso calendário pelo nasci-mento de Jesus. Estamos no ano de 2015, do Nas-cimento de Jesus. Todo mundo se rege por essa verdade.

2ª) É um Livro escrito num período de 1.500 anos, com 40 autores di-ferentes. Reis, Sacerdotes, Profetas e Apóstolos. Não existe nenhuma contradi-ção na Bíblia. São 1.500 anos e 40 autores. Isso é Deus. Isso é soberania de Deus.

3ª) Evidência de vidas

transformadas. Come-çando por mim e passan-do de banco em banco da igreja, chegando do ou-tro lado do mundo pela internet, sabemos que a evidência de vidas trans-formadas por este Livro é muito forte. Todos somos convertidos por causa deste Livro.

Se queremos saber se a Bíblia é verdadeira, basta olharmos para nós mes-mos!

A Graça de Jesus edifica, levanta, muda, transfor-ma, e nos faz exemplos de Deus.

Vamos começar a cons-truir a vida em Mateus 7:24-27: “Todo aquele, pois, que ouve estas mi-

Page 27: THE WAY - edição 074

Marketplace The WayJulho / Agosto 2015 nº 74

27

nhas palavras e as pra-tica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e de-ram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edifica-da sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas mi-nhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre

a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e de-ram com ímpeto contra aquela casa, e ela desa-bou, sendo grande a sua ruína.”

Como começamos? A Bí-blia diz: “Todo aquele, pois, que ouve estas mi-nhas palavras e as pra-tica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;” Aqui está o se-

gredo: ouvir e praticar.

Quando ouvimos e pra-ticamos, temos funda-mento sólido.

Estamos edificando a vida bem edificada porque, um dia, a chuva vai cair, o vento vai soprar, o rio vai tentar avançar e preci-samos ter uma vida resis-tente, convicções fortes, alicerces sólidos, porque é assim que vive a Igreja do século XXI.

Vale a pena construirmos a vida sobre valores sóli-dos. A Bíblia diz que um dia Jesus Cristo vai voltar. Repito: vale a pena gas-tarmos a vida, investir-mos a vida nas verdades de Deus. As verdades de Deus são proféticas, não voltam vazias, e Ele tem o melhor para as nossas vidas.

Com Carinho, teu Apostolo Miguel Ângelo

Page 28: THE WAY - edição 074

Marketplace

28

The WayJulho / Agosto 2015 nº 74