texto tradicional

10
Viva! Literatura da tradição oral e tradicional Professora: Lurdes Augusto

Upload: lurdes-augusto

Post on 19-Dec-2014

3.571 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Texto Tradicional

Viva!

Literatura da tradição oral e tradicional

Professora: Lurdes Augusto

Page 2: Texto Tradicional

A literatura tradicional pode ser considerada… Património popular, porque não se conhece o seu autor, já que foi sendo contada, recontada e alterada oralmente de geração em geração. Diz-se ainda que é popular, pois terá sido a classe do povo a criar estas histórias, tendo por base as suas vivências e os seus sonhos. Património cultural, pois contém referências à cultura do povo que a criou, isto é existem referências às maneiras de ser, pensar e agir de determinados grupo e de determinados tempos históricos. Património tradicional, porque esta literatura foi sendo passada de geração em geração, por isso pertence à nossa tradição.

O que significa?...

Património

TradicionalPopularCultura

Literário

Literatura

Page 3: Texto Tradicional

CONTO - Narrativa breve, com poucas personagens, tempo e espaço concentrados. Por vezes contém um fim ou lição moral. LENDA - Narrativa breve, com as mesmas características do conto, mas onde existem personagens e acontecimentos fantásticos e misteriosos. FÁBULA - Narrativa breve, com as mesmas características do conto, mas onde as personagens são animais ou seres inanimados. Geralmente contém um fim ou lição moral. PROVÉRBIO OU DITADO POPULAR - Pensamento, ensinamento ou lição moral expressa em poucas palavras.

Existem ainda outras formas, tais como: parábolas, adivinhas, romances populares, anedotas, etc.

Formas de literatura tradicional

Page 4: Texto Tradicional

- Revela aspectos da cultura de um povo;-Revela marcas de oralidade - variações linguísticas e regionais (saber +)

- diálogo - a repetição da expressão “ Era uma vez...”

- expressões de oralidade;- Não se conhece o seu autor, ou seja, é fruto do reconto e da recolha de alguém;- Por vezes conhecem-se variações e/ou versões;- São textos geralmente pequenos, memorizáveis;- Tem como finalidade ensinar, divertir ou reflectir;-Tem, muitas vezes, um fim moral;- Os registos de língua predominantes são: familiar, popular, calão, gíria, regionalismo. (saber +)

- Os contos tradicionais obedecem quase sempre à mesma estrutura:. Um herói parte à aventura. Surgem obstáculos. Há algo que se lhe opõe. Há algo que o ajuda. No final os obstáculos são superados, os “ bons “ são premiados e os

“maus “ são castigados.

Características do conto

Viva!

Page 5: Texto Tradicional

Se eu fosse…

Eu nunca teria…

Exercício de escrita criativa: Os contos hoje!

… a carochinha… … um dos porquinhos… … a capuchinho vermelho…

Continua o texto, criando uma perspectiva nova e actualizada dos

antigos contos. Fim

Page 6: Texto Tradicional

Exercício de escrita criativa: Os contos hoje!

Salada de contos

Cria uma nova aventura para os heróis tradicionais!

Cria uma nova história onde se cruzem pelo menos três personagem conhecidas.

Escolhe a partir das sugestões:

Não te esqueças de que não podes alterar o seu perfil… apenas a aventura será nova!!

Page 7: Texto Tradicional

Visiona os dois excertos do filme Pinóquio e aponta as diferenças…

www.arquivodeletras.blogspot.com

Mês de Janeiro

Exercício de observação: Os contos hoje!

Fim

Page 8: Texto Tradicional

Antes de tecer algumas considerações acerca do trabalho até agora desenvolvido e da aceitação e empenho da comunidade minderica, gostaria de aproveitar esta oportunidade para mais uma vez realçar os objectivos centrais deste projecto que está inserido no Programa de Documentação de Línguas Ameaçadas (DOBES) da Fundação Volkswagen.

Antes de gambiar a do pinto lopes sobre o engenho emanado até este planeta e piar sobre como o Ninhou e todos os charales põem as gâmbias a este engenho e estão aguenta com aguenta connosco, seria antónio forno de neste moinho da fonte do famoso jordar terrantezmente aos mirantes as patentes deste engenho que é um terraiozinho do engenho ancho que jorda moinhos da fonte anchos das do badalo a escadeiradar (DOBES) da classe maria-bogalheira da Volkswagen.

Variações linguísticas e regionais:

Versão em Minderico

Português padrão

voltar

(saber +)

Page 9: Texto Tradicional

Registos de Língua:

Registo médio ou corrente – corresponde a um padrão, uma norma linguística, utilizada, por exemplo, na comunicação social.Ex: Que autoridade tem o senhor para falar disso?

Registo familiar – corresponde à comunicação oral e está relacionada com o grau de afinidade com o interlocutor, isto é, ocorre entre amigos ou em família. O vocabulário e as construções são simples, mas muito expressivas. Ex: Quem te encomendou o sermão?

Registo culto ou cuidado – corresponde à comunicação escrita formal. Utiliza um vocabulário mais escolhido e uma estrutura frásica mais cuidada. Está muitas vezes presente em textos de opinião, textos críticos… é usada em colóquios, conferências, etc. Ex: Venho por este meio solicitar a V. Ex ª que me seja apresentada a argumentação que fundamentou a vossa posição…Registo literário - corresponde à utilização da língua com um sentido estético. Estão

presentes recursos estilísticos que atribuem uma dimensão simbólica e estética à escrita.

Ex: Não leio no vento as tuas razões, não encontro respostas nas esquinas das tuas palavras.

(saber +)

Page 10: Texto Tradicional

Registos de Língua ( continuação):

Registo popular – corresponde às marcas de grupo social ou actividade profissional relacionada com a ausência de uma cultura linguística e/ou com um baixo nível de instrução.

Regionalismos – expressões próprias de determinadas zonas do país.(“…ele deu uma pincha-carneira que ficou com uma bouba…”)

Gíria – expressões próprias de certos grupos sociais.( “Tive um furo na segunda-feira”, “ o guarda-redes é um frangueiro”.)

Calão – expressões consideradas grosseiras.( “Dá o baza! “,”Pira-te! “, “Curto-te bué!”)

voltar

(saber +)