texto pôster_relaÇÃo ensino-aprendizagem na educaÇÃo À distÂncia (ead) no contexto do ensino...

3
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR VIRTUAL ÁREA DO CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR Silvia Janaina Silveira Gomes * INTRODUÇÃO A presente pesquisa tem por objetivo analisar a relação ensino-aprendizagem na educação à distância no contexto do ensino superior. A educação à distância (EaD) se constitui uma modalidade de ensino que tem sido buscada por um número cada vez maior de pessoas que almejam concluir uma graduação, mas não dispõem de tempo para frequentar uma universidade cujo sistema de ensino é presencial. No entanto, a crescente procura pela EaD tem suscitado inúmeros debates acerca da relação ensino-aprendizagem num ambiente onde não há a presença direta de um professor e as aulas não acontecem diariamente. Neste contexto onde se vê a necessidade que as pessoas que não podem frequentar cursos presenciais tem de estudar e o impasse em relação ao aprendizado nessa modalidade de ensino, como se estrutura a relação ensino-aprendizagem na educação à distância no contexto do ensino superior? MÉTODOS A educação à distância é uma modalidade de ensino onde a aprendizagem é mediada por tecnologias de comunicação; logo, a atuação docente dá-se de forma não presencial o que não implica prejuízos à prática educativa, pois, a relação ensino-aprendizagem, não acontecendo de modo presencial, implica maior responsabilidade e atenção de ambos os sujeitos da prática educativa – professor e aluno. O ensino à distância não gera déficits de aprendizagem pelo fato de não haver contato direto entre professores e alunos, pois, de acordo com Freire (2005) ensinar não se constitui uma transferência de conhecimento, mas a criação de condições que favoreçam a sua ocorrência;

Upload: janaina-silveira

Post on 18-Jul-2015

246 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Texto pôster_RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR VIRTUAL

ÁREA DO CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO

RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO CONTEXTO

DO ENSINO SUPERIOR

Silvia Janaina Silveira Gomes∗

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem por objetivo analisar a relação ensino-aprendizagem na educação à distância no contexto do ensino superior. A educação à distância (EaD) se constitui uma modalidade de ensino que tem sido buscada por um número cada vez maior de pessoas que almejam concluir uma graduação, mas não dispõem de tempo para frequentar uma universidade cujo sistema de ensino é presencial.

No entanto, a crescente procura pela EaD tem suscitado inúmeros debates acerca da relação ensino-aprendizagem num ambiente onde não há a presença direta de um professor e as aulas não acontecem diariamente. Neste contexto onde se vê a necessidade que as pessoas que não podem frequentar cursos presenciais tem de estudar e o impasse em relação ao aprendizado nessa modalidade de ensino, como se estrutura a relação ensino-aprendizagem na educação à distância no contexto do ensino superior?

MÉTODOS

A educação à distância é uma modalidade de ensino onde a aprendizagem é mediada por tecnologias de comunicação; logo, a atuação docente dá-se de forma não presencial o que não implica prejuízos à prática educativa, pois, a relação ensino-aprendizagem, não acontecendo de modo presencial, implica maior responsabilidade e atenção de ambos os sujeitos da prática educativa – professor e aluno.

O ensino à distância não gera déficits de aprendizagem pelo fato de não haver contato direto entre professores e alunos, pois, de acordo com Freire (2005) ensinar não se constitui uma transferência de conhecimento, mas a criação de condições que favoreçam a sua ocorrência;

Page 2: Texto pôster_RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR

logo, o que determina a aprendizagem não é a presença direta do educador no ambiente educacional, mas os métodos utilizados e a forma como são criadas as condições para que ela ocorra.

No âmbito da educação à distância a relação educativa se define como uma prática comunicacional, na qual os agentes da educação aparecem como mediadores do conhecimento; isso possibilita que se criem novas formas de aprender a aprender em espaços de aprendizagem colaborativos.

Neste contexto, no ambiente da educação à distância, professor e aluno são encarados como parceiros idôneos do processo de aprendizagem, o que possibilita as trocas individuais e a construção de grupos que interagem e, ao mesmo tempo, constroem conhecimentos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Muitas pessoas acreditam que a ausência do professor possibilita um ensino de baixa qualidade e, conseqüentemente, uma aprendizagem aquém do desejado. No entanto, foi possível perceber, a partir da realização dessa pesquisa, que a relação ensino-aprendizagem em um ambiente de educação à distância ocorre sem prejuízos.

A aprendizagem resulta da mediação do professor entre o conhecimento e o aluno e isso foi evidenciado no âmbito da EaD. O fato de o educador não ter contato direto com o educando não inviabiliza a prática educativa e nem causa déficit de aprendizagem nos acadêmicos.

De acordo com Moore (1996 apud VIEIRA; LOPES, 2006), o diferencial da educação à distância está em propiciar ao educando a escolha do próprio local e horário de estudo. A probabilidade de se gerar produtos customizados, ajustados e adaptados às necessidades dos clientes, possibilitam ganhos em tempo e adequação no atendimento as demandas específicas, que não estejam contempladas de modo satisfatório em estruturas educacionais tradicionais.

CONCLUSÕES

As metodologias utilizadas pelo professor no ensino à distância são capazes de despertar o interesse dos graduandos e de propiciar-lhes a construção do conhecimento. Assim, não se evidenciou nenhum entrave para a aprendizagem no ambiente da educação à distância; foi possível perceber que a utilização de novas tecnologias proporciona maior desejo de construir conhecimentos e beneficia a ação educativa.

Page 3: Texto pôster_RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pós-graduanda do módulo avançado do curso de Especialização em Mídias na Educação pela UESB e Psicanálise Clínica pelo CETEL (Centro Teológico de Psicanálise Logos). Professora da rede municipal de ensino de Itororó – BA.