texto, contexto & interlocução

34
rtaz para uma feira do livro verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lê Mário Quintana

Upload: carson

Post on 19-Mar-2016

110 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Texto, contexto & interlocução. Cartaz para uma feira do livro Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. Mário Quintana. Texto, contexto & interlocução. Texto, contexto & interlocução. Texto, contexto & interlocução. Texto, contexto & interlocução. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Cartaz para uma feira do livro

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

Mário Quintana

Quino, Desenhando

Joan Miró, Cantor

A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão, que se iniciou em 1929. 

STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.]. 

Além da preocupação com a perfeita composição, a artista, nessa foto, revela a) a capacidade de organização do operariado.b) a esperança de um futuro melhor para negros.c) a possibilidade de ascensão social universal.d) as contradições da sociedade capitalista.e) o consumismo de determinadas classes sociais. 

O Trágico Dilema

Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer,

é porque um dos dois é burro.

Mário Quintana

...qualquer linguagem, é um meio de comunicação e que deve ser julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis. A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer “escrever claro” não é certo mas é claro, certo? O importante é comunicar. (E quando possível surpreender, iluminar, divertir, mover… Mas aí entramos na área do talento, que também não tem nada a ver com Gramática.)

Luis Fernando Verissimo

O texto é uma manifestação lingüística

produzida em uma situação concreta (contexto),

com um determinado propósito (intenção).

Rosário Andrade. Adão e Eva, 2005 Óleo sobre tela

 

o texto “representa o resultado material do ato de comunicação e resulta de escolhas conscientes ou inconscientes feitas pelo sujeito falante dentre as categorias de língua e os modos de organização do discurso, em função das restrições impostas pela situação”.

Charaudeau

o texto “é o resultado de uma atividade verbal que tem fins sociais, inserida em um contexto social de produção; também é uma atividade consciente e criativa, pois envolve escolhas para alcançar o objetivo pretendido. Sendo assim, a atividade verbal envolve as escolhas linguísticas, que constroem não apenas o significado semântico para a interação verbal, mas também contribuem para o processo cognitivo de acordo com as práticas socioculturais dos interlocutores.”

Ingendore Koch

Leia abaixo a tira de Luís Fernando Veríssimo, publicada no jornal "O Estado de S. Paulo" de 16/7/2000, e explique como se dá o efeito cômico. 

Contexto Inter-relação de circunstâncias que acompanham um fato ou um acontecimento O que constitui o texto no seu todo; contextura

o contexto cria efeitos que permitem a interação entre informações velhas e novas, de modo que entre ambas se cria uma implicação. Essa implicação só é possível porque existe uma continuidade entre texto e contexto e, além do mais, a cognição é um fenômeno situado, que acontece igualmente dentro da mente e fora dela.

Sperber e Wilson

— Já vi esta moça! disse comigo. Mas onde?...Ela pouco demorou-se na sua graciosa imobilidade e continuou lentamente o passeio interrompido. Meu companheiro cumprimentou-a com um gesto familiar; eu, com respeitosa cortesia, que me foi retribuída por uma imperceptível inclinação da fronte.— Quem é esta senhora? perguntei a Sá.A resposta foi o sorriso inexprimível, mistura de sarcasmo, de bonomia e fatuidade, que desperta nos elegantes da corte a ignorância de um amigo, profano na difícil ciência das banalidades sociais.— Não é uma senhora, Paulo! É uma mulher bonita. Queres conhecê-la ?. . .Compreendi e corei de minha simplicidade provinciana, que confundira a máscara hipócrita do vício com o modesto recato da inocência. Só então notei que aquela moça estava só, e que a ausência de um pai, de um marido, ou de um irmão, devia-me ter feito suspeitar a verdade.

José de Alencar, Lucíola.

O problema enfrentado pelo migrante e o sentido da expressão "sustança" expressos nos quadrinhos, podem ser, respectivamente, relacionados a

a) rejeição / alimentos básicos.b) discriminação / força de trabalho.c) falta de compreensão / matérias-primas.d) preconceito / vestuário.e) legitimidade / sobrevivência.  

InterlocutorAquele a quem o texto se dirige preferencialmente

O leitor em quem pensa o autor no momentoda produção do texto

O processo dialógico é um ato social e, neste sentido, possibilita a produção do conhecimento coletivo, o conhecimento que tem como referencial o “outro”.

Bakhtin.

PUC-SP

Segundo o dicionarista Antônio Houaiss, charge é desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, geralmente veiculado pela imprensa e tendo por tema algum acontecimento atual, que comporta crítica e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens envolvidas.No caso da charge anterior, a crítica que ela comporta é dirigidaa) à formalidade da mensagem veiculada na televisão: "Este programa é inadequado para menores de 12 anos".b) à rispidez do garoto que não usa palavras polidas para pedir o desligamento da televisão: "Não ouviu? Desliga essa TV".c) ao pouco domínio da norma padrão culta das crianças, pois o garoto usa "ouviu" (= 3ª pessoa do singular) ao lado de "Desliga!" (= 2ª pessoa do singular).d) à exposição gratuita da marca do charuto e do uísque que as crianças consomem, facilmente perceptível pelo desenho.e) à falha na educação das crianças que, longe daqueles que podem educá-las, precocemente jogam, bebem e fumam.

Em matéria publicada na revista "Carta Capital", em 2 ago. 2000, o jornalista Carlos Leonam informava seus leitores sobre a divulgação, pela Internet, do interesse dos EUA em transformar o Pantanal e a Amazônia em "área de controle internacional". Atentando para o vocabulário, veja abaixo a manchete e a submanchete desse texto e, em seguida, responda às questões. 

a) Nas frases acima, quais são as expressões cujo sentido está relacionado às palavras "interesse" e "cobiça"?  b) Conforme o uso cotidiano dessas expressões, o que é possível inferir acerca da opinião do autor sobre o assunto do texto?