texto 1: uma noite no zoolÓgico depois do...

12
Página 1 de 12 - 4/7/2018 - 10:10:29 PROFESSOR: EQUIPE DE LÍNGUA PORTUGUESA BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==================================================================================== 01- Leia o texto a seguir. TEXTO 1: UMA NOITE NO ZOOLÓGICO DEPOIS DO ANOITECER Bem na hora em que a gente começa a ficar com sono, outros animais estão só começando seu dia. Trocar o dia pela noite pode parecer estranho para nós, mas faz parte do estilo de vida de algumas espécies. Por exemplo, três quartos dos mamíferos da fauna brasileira têm hábitos noturnos, ou seja, concentram suas atividades como se reproduzir, comer e marcar território no período da noite. Alguns exemplos são o gato-do-mato, o maracajá, a jaguatirica, a suçuarana, a onça- pintada, o gato-palheiro e o lobo-guará. Mas há muitos outros. O jupará, por exemplo, mamífero da família do guaxinim, faz tudo durante a noite. Típico da Mata Atlântica, esse bicho se alimenta principalmente da carne que captura em suas caçadas noturnas (apesar de gostar de comer fruta de vez em quando). E não quer sair de dia de jeito nenhum! Para você ter uma ideia, no Zoológico do Rio de Janeiro havia um viveiro com sete juparás e, mesmo assim, era praticamente impossível vê-los durante o dia. A maioria das espécies de corujas também tem hábitos noturnos. Mas elas não são as únicas aves que preferem passar a noite em plena atividade. O urutau ou mãe-da-lua, por exemplo, usa a noite para procurar insetos para comer até mesmo insetos grandes como gafanhotos! , durante o dia, fica bem quietinho pousado nas pontas das árvores, onde suas penas, que têm aparência semelhante aos galhos e troncos, deixam-no camuflado. Mesmo assim, o urutau não marca bobeira: sua pálpebra tem uma abertura para alertá-lo de predadores diurnos. Fonte: Ciência Hoje das Crianças Ano 22/ no. 206 CAÇADA NOTURNA A grande maioria dos felinos tem hábitos noturnos a única exceção é o guepardo, isso se deve, em grande parte, à hora da caçada. De cada oito ou dez investidas sobre uma presa, os felinos só têm sucesso em uma. Isso significa, por exemplo, que a leoa precisa correr atrás de dez zebras até conseguir uma para comer. Imagina fazer isso debaixo de um sol de rachar? À noite, fica mais fresquinho... 1. Mãe-da-lua: nome adequado para quem sai à noite em busca de insetos para comer. 2. Jupará: suas caçadas são exclusivamente noturnas. 3. As corujas costumam descansar durante o dia para realizar suas atividades à noite. 1 2 3

Upload: lyphuc

Post on 21-Sep-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Página 1 de 12 - 4/7/2018 - 10:10:29

PROFESSOR: EQUIPE DE LÍNGUA PORTUGUESA

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================================

01- Leia o texto a seguir. TEXTO 1:

UMA NOITE NO ZOOLÓGICO

DEPOIS DO ANOITECER

Bem na hora em que a gente começa a ficar com sono, outros animais estão só começando seu dia. Trocar o dia pela noite pode parecer estranho para nós, mas faz parte do estilo de vida de algumas espécies. Por exemplo, três quartos dos mamíferos da fauna brasileira têm hábitos noturnos, ou seja, concentram suas atividades — como se reproduzir, comer e marcar território — no período da noite. Alguns exemplos são o gato-do-mato, o maracajá, a jaguatirica, a suçuarana, a onça-pintada, o gato-palheiro e o lobo-guará. Mas há muitos outros.

O jupará, por exemplo, mamífero da família do guaxinim, faz tudo durante a noite. Típico da Mata Atlântica, esse bicho se alimenta principalmente da carne que captura em suas caçadas noturnas (apesar de gostar de comer fruta de vez em quando). E não quer sair de dia de jeito nenhum! Para você ter uma ideia, no Zoológico do Rio de Janeiro havia um viveiro com sete juparás e, mesmo assim, era praticamente impossível vê-los durante o dia.

A maioria das espécies de corujas também tem hábitos noturnos. Mas elas não são as únicas aves que preferem passar a noite em plena atividade. O urutau ou mãe-da-lua, por exemplo, usa a noite para procurar insetos para comer — até mesmo insetos grandes como gafanhotos! —, durante o dia, fica bem quietinho pousado nas pontas das árvores, onde suas penas, que têm aparência semelhante aos galhos e troncos, deixam-no camuflado. Mesmo assim, o urutau não marca bobeira: sua pálpebra tem uma abertura para alertá-lo de predadores diurnos.

Fonte: Ciência Hoje das Crianças Ano 22/ no. 206

CAÇADA NOTURNA

A grande maioria dos felinos tem hábitos noturnos — a única exceção é o guepardo, isso se deve, em grande parte, à hora da caçada. De cada oito ou dez investidas sobre uma presa, os felinos só têm sucesso em uma. Isso significa, por exemplo, que a leoa precisa correr atrás de dez zebras até conseguir uma para comer. Imagina fazer isso debaixo de um sol de rachar? À noite, fica mais fresquinho...

1. Mãe-da-lua: nome adequado para quem sai à noite em busca de insetos para comer. 2. Jupará: suas caçadas são exclusivamente noturnas. 3. As corujas costumam descansar durante o dia para realizar suas atividades à noite.

1

2

3

Página 2 de 12 - 4/7/2018 - 10:10:29

02- O texto lido é... Marque a opção correta:

(A) uma poesia. (B) um texto informativo. (C) um conto de fadas.

03- De acordo com o texto, alguns animais trocam o dia pela noite, porque...

Assinale a alternativa correta:

(A) não gostam da luz do dia. (B) possuem hábitos noturnos. (C) comem muito durante o dia e à noite brincam.

04- “Trocar o dia pela noite pode parecer estranho para nós,...”

O pronome pessoal do caso reto “nós” na frase acima, refere-se:

(A) aos animais do zoológico. (B) aos seres humanos. (C) às corujas.

05- Escreva, conforme citado no texto, o nome de três animais que possuem hábitos noturnos.

R.: ____________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

06- Relacione os animais às suas características:

(A) Jupará ( ) aves que passam a noite em plena atividade. (B) Urutau ( ) mamífero da família do guaxinim. (C) Corujas ( ) também conhecido como mãe-da-lua.

07- Observe os grupos de palavras e depois assinale a opção correta:

(1) jupará – noite – quietinho – predadores. (2) árvores – hábitos – mamíferos – típico. (3) maracajá – caçadas – brasileira – insetos.

(A) O grupo 1 é composto apenas de palavras oxítonas. (B) O grupo 2 é composto apenas de palavras trissílabas. (C) O grupo 3 é composto apenas de palavras paroxítonas. (D) O grupo 2 é composto apenas de palavras proparoxítonas.

08- A grande maioria dos felinos tem hábitos noturnos, com exceção de um deles. Que animal

é este?

R.: ____________________________________________________________________

Página 3 de 12 - 4/7/2018 - 10:10:29

09- Leia o texto a seguir. TEXTO 2

Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças/ Ano 22/ no. 206

Vira e mexe os meios de comunicação trazem notícias sobre alguma espécie ameaçada de extinção. Mico, peixe-boi e tartaruga são alguns dos campeões no noticiário, mas há muitos outros animais correndo risco de desaparecer para sempre, assim como muitas plantas também. Mas o que a gente tem a ver com isso?

polinizadores (importantíssimos para a formação das sementes dos frutos) e dispersores (que distribuem as sementes das plantas). Esse tipo de perda na natureza pode interferir no desempenho dos ecossistemas, que precisam de outras áreas semeadas para suportar ou se recuperar de estresses ambientais, como os desmatamentos e as queimadas, que são causadas pelos seres humanos.

Moral da história: extinção é coisa séria! Devemos cuidar bem das espécies, e não apenas das bonitinhas, mas de toda a biodiversidade. Esse é o único jeito de garantirmos um ambiente com qualidade de vida para vivermos hoje e para deixarmos aos nossos filhos, netos, bisnetos, tataranetos...

Anderson Aires Eduardo, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz.

A ciência está longe de saber tudo sobre a biodiversidade, isto é, sobre o conjunto de espécies e ecossistemas que existe em nosso planeta. Mesmo sabendo relativamente pouco, as informações que os cientistas têm mostram, cada vez mais, o quanto nós dependemos da natureza em equilíbrio.

As florestas precisam ser preservadas porque têm papel fundamental na distribuição das chuvas, em continentes inteiros. Sem falar que as matas também protegem o solo contra a erosão, ajudam a fixar nutrientes na terra e umidificam o ar. E mais: as áreas de floresta atuam retirando gás carbônico da atmosfera, o que é importantíssimo para conter o aquecimento global (uma outra conversa importante – veja CHC 183).

Assim como as florestas, todos os outros ecossistemas dependem das atividades das espécies (animais e plantas) que vivem nesses ambientes. Por esse motivo, se uma minhoca estiver ameaçada de extinção, a gente deve se preocupar, sim, pois todos os seres vivos são importantes para o equilíbrio da Terra.

Veja o caso das onças-pintadas. Se elas forem extintas, os roedores — uma de suas presas preferidas — não serão caçados e poderão se tornar muito abundantes. Isto prejudicaria gravemente as árvores, pois a grande população desses animais poderia comer quase todas as sementes produzidas.

Além de problemas como o desse exemplo, os cientistas têm descoberto uma série de riscos que podem ocorrer quando as espécies são extintas, como a perda de animais

Página 4 de 12 - 4/7/2018 - 10:10:29

10- Após a leitura do texto 2, responda ao título do texto: “Por que devemos nos preocupar com a extinção das espécies?”. Utilize informações do texto e de seus aprendizados para uma resposta completa.

R.: ____________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

11- De acordo com o texto, o que é biodiversidade?

R.: ____________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

12- “As florestas também precisam ser preservadas.”

A expressão em destaque pode ser substituída pelo pronome pessoal do caso reto ...

Marque a alternativa correta:

(A) Nós. (B) Elas. (C) Eles.

13- “Sem falar que as matas também protegem o solo contra a erosão...”

As palavras destacadas podem ser consideradas:

(A) substantivos comuns. (B) adjetivos. (C) substantivos próprios.

14- Por que devemos nos preocupar caso as minhocas corram o risco de extinção?

R.: ____________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

15- O que aconteceria se a onça-pintada fosse extinta?

Copie do texto a frase que responde a esta pergunta.

R.: ____________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

Página 5 de 12 - 4/7/2018 - 10:10:29

16- Qual é a importância dos animais polinizadores, segundo o texto?

R.: ____________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

17- Os desmatamentos e queimadas que prejudicam a natureza, interferindo no ecossistema são causados...

Marque a alternativa correta:

(A) pelos ambientalistas. (B) pelos animais noturnos. (C) pelos seres humanos.

18- Separe as sílabas das palavras a seguir e classifique-as quanto ao número de sílabas em:

monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

a) Comunicação - ________________________________________________________

b) Correndo - ____________________________________________________________

c) Chuvas - _____________________________________________________________

d) Importantes - __________________________________________________________

19- “Devemos cuidar bem das espécies, e não apenas das bonitinhas,..”

As palavras destacadas podem ser consideradas como...

Marque a resposta certa:

(A) substantivos comuns. (B) adjetivos. (C) verbos.

20- Observe a frase destacada:

Os cientistas pesquisam muito sobre os animais.

Reescreva a frase acima, modificando-a para os tempos verbais pedidos:

a) Pretérito: ____________________________________________________________

b) Futuro: ______________________________________________________________ 21- Qual é o “nome” (infinitivo) do verbo?

Relacione as colunas.

(A) mostram ( ) prejudicar (B) retirando ( ) precisar (C) prejudicaria ( ) mostrar (D) precisam ( ) garantir (E) garantirmos ( ) retirar

Página 6 de 12 - 4/7/2018 - 10:10:29

22- Classifique as palavras a seguir quanto à sílaba tônica em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona:

a) Planeta - ______________________________________________________________

b) Comunicação - _________________________________________________________

c) Sementes - ____________________________________________________________

d) Importantíssimo - _______________________________________________________

e) Tartaruga - ____________________________________________________________

23- Leia o texto a seguir. TEXTO 3

O BICHO FORMIGUEIRO

Cada formiga faz um pouco do trabalho para manter o formigueiro funcionando

BRAÇOS: as soldadas são formigas maiores e mais fortes. Diante de qualquer ameaça avisam as demais e destroem o inimigo com mordidas. SISTEMA IMUNOLÓGICO: as formigas produzem uma substância bactericida que mata todo tipo de germe. CIRCULAÇÃO: os corredores do formigueiro permitem o transporte de nutrientes e ajudam a manter a temperatura num nível mais agradável. ESTÔMAGO: algumas operárias não digerem alimentos sólidos. As larvas recebem folhas picadas e as cospem como substâncias (...)

Fonte: Almanaque Super Interessante. p: 38 adaptado

24- Sobre o texto 3, responda marcando a alternativa correta:

a) As formigas produzem uma substância bactericida para:

(A) transportar nutrientes. (B) matar os germes. (C) destruir o inimigo.

b) “As soldadas são formigas maiores e mais fortes.”

As palavras destacadas nesta frase são:

(A) substantivos comuns. (B) adjetivos. (C) verbos.

c) Os corredores do formigueiro permitiam o transporte de nutrientes.

A frase acima está em qual tempo verbal?

(A) no futuro. (B) no presente. (C) no pretérito.

Página 7 de 12 - 4/7/2018 - 10:10:29

Gabarito 01- Leia o texto a seguir. TEXTO 1:

UMA NOITE NO ZOOLÓGICO

DEPOIS DO ANOITECER

Bem na hora em que a gente começa a ficar com sono, outros animais estão só começando seu dia. Trocar o dia pela noite pode parecer estranho para nós, mas faz parte do estilo de vida de algumas espécies. Por exemplo, três quartos dos mamíferos da fauna brasileira têm hábitos noturnos, ou seja, concentram suas atividades — como se reproduzir, comer e marcar território — no período da noite. Alguns exemplos são o gato-do-mato, o maracajá, a jaguatirica, a suçuarana, a onça-pintada, o gato-palheiro e o lobo-guará. Mas há muitos outros.

O jupará, por exemplo, mamífero da família do guaxinim, faz tudo durante a noite. Típico da Mata Atlântica, esse bicho se alimenta principalmente da carne que captura em suas caçadas noturnas (apesar de gostar de comer fruta de vez em quando). E não quer sair de dia de jeito nenhum! Para você ter uma ideia, no Zoológico do Rio de Janeiro havia um viveiro com sete juparás e, mesmo assim, era praticamente impossível vê-los durante o dia.

A maioria das espécies de corujas também tem hábitos noturnos. Mas elas não são as únicas aves que preferem passar a noite em plena atividade. O urutau ou mãe-da-lua, por exemplo, usa a noite para procurar insetos para comer — até mesmo insetos grandes como gafanhotos! —, durante o dia, fica bem quietinho pousado nas pontas das árvores, onde suas penas, que têm aparência semelhante aos galhos e troncos, deixam-no camuflado. Mesmo assim, o urutau não marca bobeira: sua pálpebra tem uma abertura para alertá-lo de predadores diurnos.

Fonte: Ciência Hoje das Crianças Ano 22/ no. 206

02- O texto lido é... Marque a opção correta:

(A) uma poesia. (B) um texto informativo. (C) um conto de fadas.

CAÇADA NOTURNA

A grande maioria dos felinos tem hábitos noturnos — a única exceção é o guepardo, isso se deve, em grande parte, à hora da caçada. De cada oito ou dez investidas sobre uma presa, os felinos só têm sucesso em uma. Isso significa, por exemplo, que a leoa precisa correr atrás de dez zebras até conseguir uma para comer. Imagina fazer isso debaixo de um sol de rachar? À noite, fica mais fresquinho...

1. Mãe-da-lua: nome adequado para quem sai à noite em busca de insetos para comer. 2. Jupará: suas caçadas são exclusivamente noturnas. 3. As corujas costumam descansar durante o dia para realizar suas atividades à noite.

1

2

3

Página 8 de 12 - 4/7/2018 - 10:10:29

03- De acordo com o texto, alguns animais trocam o dia pela noite, porque...

Assinale a alternativa correta:

(A) não gostam da luz do dia. (B) possuem hábitos noturnos. (C) comem muito durante o dia e à noite brincam.

04- “Trocar o dia pela noite pode parecer estranho para nós,...”

O pronome pessoal do caso reto “nós” na frase acima, refere-se:

(A) aos animais do zoológico. (B) aos seres humanos. (C) às corujas.

05- Escreva, conforme citado no texto, o nome de três animais que possuem hábitos noturnos.

R.: Exemplos: gato do mato - onça pintada - lobo guará.

06- Relacione os animais às suas características:

(A) Jupará ( C ) aves que passam a noite em plena atividade. (B) Urutau ( A ) mamífero da família do guaxinim. (C) Corujas ( B ) também conhecido como mãe-da-lua.

07- Observe os grupos de palavras e depois assinale a opção correta:

(1) jupará – noite – quietinho – predadores. (2) árvores – hábitos – mamíferos – típico. (3) maracajá – caçadas – brasileira – insetos.

(A) O grupo 1 é composto apenas de palavras oxítonas. (B) O grupo 2 é composto apenas de palavras trissílabas. (C) O grupo 3 é composto apenas de palavras paroxítonas. (D) O grupo 2 é composto apenas de palavras proparoxítonas.

08- A grande maioria dos felinos tem hábitos noturnos, com exceção de um deles. Que animal

é este?

R.: O guepardo.

Página 9 de 12 - 4/7/2018 - 10:10:29

09- Leia o texto a seguir. TEXTO 2

Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças/ Ano 22/ no. 206

Vira e mexe os meios de comunicação trazem notícias sobre alguma espécie ameaçada de extinção. Mico, peixe-boi e tartaruga são alguns dos campeões no noticiário, mas há muitos outros animais correndo risco de desaparecer para sempre, assim como muitas plantas também. Mas o que a gente tem a ver com isso?

animais polinizadores (importantíssimos para a formação das sementes dos frutos) e dispersores (que distribuem as sementes das plantas). Esse tipo de perda na natureza pode interferir no desempenho dos ecossistemas, que precisam de outras áreas semeadas para suportar ou se recuperar de estresses ambientais, como os desmatamentos e as queimadas, que são causadas pelos seres humanos.

Moral da história: extinção é coisa séria! Devemos cuidar bem das espécies, e não apenas das bonitinhas, mas de toda a biodiversidade. Esse é o único jeito de garantirmos um ambiente com qualidade de vida para vivermos hoje e para deixarmos aos nossos filhos, netos, bisnetos, tataranetos...

Anderson Aires Eduardo, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz.

A ciência está longe de saber tudo sobre a biodiversidade, isto é, sobre o conjunto de espécies e ecossistemas que existe em nosso planeta. Mesmo sabendo relativamente pouco, as informações que os cientistas têm mostram, cada vez mais, o quanto nós dependemos da natureza em equilíbrio.

As florestas precisam ser preservadas porque têm papel fundamental na distribuição das chuvas, em continentes inteiros. Sem falar que as matas também protegem o solo contra a erosão, ajudam a fixar nutrientes na terra e umidificam o ar. E mais: as áreas de floresta atuam retirando gás carbônico da atmosfera, o que é importantíssimo para conter o aquecimento global (uma outra conversa importante – veja CHC 183).

Assim como as florestas, todos os outros ecossistemas dependem das atividades das espécies (animais e plantas) que vivem nesses ambientes. Por esse motivo, se uma minhoca estiver ameaçada de extinção, a gente deve se preocupar, sim, pois todos os seres vivos são importantes para o equilíbrio da Terra.

Veja o caso das onças-pintadas. Se elas forem extintas, os roedores — uma de suas presas preferidas — não serão caçados e poderão se tornar muito abundantes. Isto prejudicaria gravemente as árvores, pois a grande população desses animais poderia comer quase todas as sementes produzidas.

Além de problemas como o desse exemplo, os cientistas têm descoberto uma série de riscos que podem ocorrer quando as espécies são extintas, como a perda de

Página 10 de 12 - 4/7/2018 - 10:10:29

10- Após a leitura do texto 2, responda ao título do texto: “Por que devemos nos preocupar com a extinção das espécies?”. Utilize informações do texto e de seus aprendizados para uma resposta completa.

R.: Garantir a preservação das espécies é a única maneira de garantirmos qualidade de vida para o planeta Terra, pois preservar a biodiversidade é fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico e da vida no planeta.

11- De acordo com o texto, o que é biodiversidade?

R.: Conjunto de espécies e ecossistemas que existe no planeta.

12- “As florestas também precisam ser preservadas.”

A expressão em destaque pode ser substituída pelo pronome pessoal do caso reto ...

Marque a alternativa correta:

(A) Nós. (B) Elas. (C) Eles.

13- “Sem falar que as matas também protegem o solo contra a erosão...”

As palavras destacadas podem ser consideradas:

(A) substantivos comuns. (B) adjetivos. (C) substantivos próprios.

14- Por que devemos nos preocupar caso as minhocas corram o risco de extinção?

R.: Todos os seres vivos são importantes para o equilíbrio da Terra.

15- O que aconteceria se a onça-pintada fosse extinta?

Copie do texto a frase que responde a esta pergunta.

R.: “Se elas forem extintas, os roedores – uma de suas presas preferidas – não serão caçados e poderão se tornar muito abundantes.”

16- Qual é a importância dos animais polinizadores, segundo o texto?

R.: Eles são importantíssimos para a formação das sementes dos frutos.

Página 11 de 12 - 4/7/2018 - 10:10:29

17- Os desmatamentos e queimadas que prejudicam a natureza, interferindo no ecossistema são causados...

Marque a alternativa correta:

(A) pelos ambientalistas. (B) pelos animais noturnos. (C) pelos seres humanos.

18- Separe as sílabas das palavras a seguir e classifique-as quanto ao número de sílabas em:

monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

a) Comunicação – co – um – ni – ca – ção / polissílaba.

b) Correndo – cor – ren – do / trissílaba.

c) Chuvas – Chu – vas / dissílaba.

d) Importantes – Im – por – tan – tes / polissílaba.

e) Sim – Sim / monossílaba.

19- “Devemos cuidar bem das espécies, e não apenas das bonitinhas,..”

As palavras destacadas podem ser consideradas como ...

Marque a resposta certa:

(A) substantivos comuns. (B) adjetivos. (C) verbos.

20- Observe a frase destacada:

Os cientistas pesquisam muito sobre os animais.

Reescreva a frase acima, modificando-a para os tempos verbais pedidos:

a) Pretérito: Os cientistas pesquisaram muito sobre os animais.

b) Futuro: Os cientistas pesquisarão muito sobre os animais. 21- Qual é o “nome” (infinitivo) do verbo?

Relacione as colunas.

(A) mostram ( C ) prejudicar (B) retirando ( D ) precisar (C) prejudicaria ( A ) mostrar (D) precisam ( E ) garantir (E) garantirmos ( B ) retirar

Página 12 de 12 - 4/7/2018 - 10:10:29

22- Classifique as palavras a seguir quanto à sílaba tônica em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona:

a) Planeta – paroxítona

b) Comunicação - oxítona

c) Sementes – paroxítona

d) Importantíssimo - proparoxítona

e) Tartaruga - paroxítona

23- Leia o texto a seguir.

TEXTO 3

O BICHO FORMIGUEIRO

Cada formiga faz um pouco do trabalho para manter o formigueiro funcionando

BRAÇOS: as soldadas são formigas maiores e mais fortes. Diante de qualquer ameaça avisam as demais e destroem o inimigo com mordidas. SISTEMA IMUNOLÓGICO: as formigas produzem uma substância bactericida que mata todo tipo de germe. CIRCULAÇÃO: os corredores do formigueiro permitem o transporte de nutrientes e ajudam a manter a temperatura num nível mais agradável. ESTÔMAGO: algumas operárias não digerem alimentos sólidos. As larvas recebem folhas picadas e as cospem como substâncias (...)

Fonte: Almanaque Super Interessante. p: 38 adaptado

24- Sobre o texto 3, responda marcando a alternativa correta:

a) As formigas produzem uma substância bactericida para:

(A) transportar nutrientes. (B) matar os germes. (C) destruir o inimigo.

b) “As soldadas são formigas maiores e mais fortes.”

As palavras destacadas nesta frase são:

(A) substantivos comuns. (B) adjetivos. (C) verbos.

c) Os corredores do formigueiro permitiam o transporte de nutrientes.

A frase acima está em qual tempo verbal?

(A) no futuro. (B) no presente. (C) no pretérito.

MCS/1806/BANCODEQUESTÕES/PORTUGUES/2018/ PORTUGUES-4O ANO-ENSINOFUNDAMENTAL-2AETAPA-2018