testes intermédios - biologia e geologia 10.º/11.ºano

45
Página 1 Biologia e Geologia Testes Intermédios Teste Intermédio – 09.03.2010 GRUPO I A quitina é um polissacarídeo estrutural que aparece nas paredes celulares dos fungos, nos exoesqueletos dos insectos e nos de outros Artrópodes. Quando pura, esta biomolécula pode ser aplicada em várias áreas da ciência. Um grupo de investigadores do Laboratório de Engenharia Bioquímica do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa conseguiu, utilizando a levedura Pichia pastoris, representada esquematicamente na figura 1, produzir grande quantidade de quitina, a partir da fermentação de glicerol. A levedura apresenta uma elevada taxa de crescimento, acumulando, nas suas paredes celulares, grande quantidade de quitina. Este polissacarídeo é, posteriormente, retirado das paredes celulares e purificado, tornando-se mais maleável. Nos insectos, a quitina associa-se a proteínas do exoesqueleto impermeável, tornando-o rígido e pouco extensível. Para poderem crescer, os animais necessitam de se libertar desse exoesqueleto e de produzir outro, de maiores dimensões. O processo é designado por muda e ocorre periodicamente. É o que se passa, por exemplo, com as térmitas, ou formigas brancas, insectos que se alimentam essencialmente de madeira e que, por isso, são responsáveis por vários estragos em habitações. http:// www.bragancanet.pt (adaptado) Figura 1 – Representação esquemática de leveduras em reprodução 1. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. Na molécula de quitina, as ligações _______, que se estabelecem entre as unidades estruturais conduzem _______ de água. (A) glicosídicas ... à libertação (B) peptídicas ... ao consumo (C) glicosídicas ... ao consumo (D) peptídicas ... à libertação 2. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. A fermentação é um processo de obtenção de energia que ocorre _______, e em que o receptor final de electrões é uma molécula _______. (A) no citoplasma ... inorgânica. (B) na mitocôndria ... inorgânica. (C) no citoplasma ... orgânica. (D) na mitocôndria ... orgânica. 3. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta. A figura 1 representa um processo de reprodução em que… (A) o núcleo da célula-mãe sofre uma divisão meiótica. (B) a célula-filha e a célula-mãe apresentam diferente informação genética. (C) a célula-filha se desenvolve a partir de um oócito não fecundado. (D) o núcleo da célula-mãe sofre divisão mitótica. 4. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta. As térmitas são classificadas como seres… (A) heterotróficos e oxidam a matéria orgânica, para obterem energia. (B) autotróficos e oxidam a matéria inorgânica, para obterem energia. (C) heterotróficos e oxidam a matéria inorgânica, para obterem energia.

Upload: rpo93

Post on 20-Jun-2015

5.757 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na1

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Teste Intermédio – 09.03.2010

GRUPO IA quitina é um polissacarídeo estrutural que aparece nas paredes celulares dos fungos, nos exoesqueletos dos insectos e nos de outros Artrópodes. Quando pura, esta biomolécula pode ser aplicada em várias áreas da ciência.Um grupo de investigadores do Laboratório de Engenharia Bioquímica do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa conseguiu, utilizando a levedura Pichia pastoris, representada esquematicamente na figura 1, produzir grande quantidade de quitina, a partir da fermentação de glicerol. A levedura apresenta uma elevada taxa de crescimento, acumulando, nas suas paredes celulares, grande quantidade de quitina. Este polissacarídeo é, posteriormente, retirado das paredes celulares e purificado, tornando-se mais maleável.Nos insectos, a quitina associa-se a proteínas do exoesqueleto impermeável, tornando-o rígido e pouco extensível. Para poderem crescer, os animais necessitam de se libertar desse exoesqueleto e de produzir outro, de maiores dimensões. O processo é designado por muda e ocorre periodicamente. É o que se passa, por exemplo, com as térmitas, ou formigas brancas, insectos que se alimentam essencialmente de madeira e que, por isso, são responsáveis por vários estragos em habitações.

http:// www.bragancanet.pt (adaptado)Figura 1 – Representação esquemática de leveduras em reprodução

1. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta.Na molécula de quitina, as ligações _______, que se estabelecem entre as unidades estruturais conduzem _______ de água.(A) glicosídicas ... à libertação(B) peptídicas ... ao consumo(C) glicosídicas ... ao consumo(D) peptídicas ... à libertação

2. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaçosseguintes, de modo a obter uma afirmação correcta.A fermentação é um processo de obtenção de energia que ocorre _______, e em que o receptor final deelectrões é uma molécula _______.(A) no citoplasma ... inorgânica.(B) na mitocôndria ... inorgânica.(C) no citoplasma ... orgânica.(D) na mitocôndria ... orgânica.

3. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.A figura 1 representa um processo de reprodução em que…(A) o núcleo da célula-mãe sofre uma divisão meiótica.(B) a célula-filha e a célula-mãe apresentam diferente informação genética.(C) a célula-filha se desenvolve a partir de um oócito não fecundado.(D) o núcleo da célula-mãe sofre divisão mitótica.

4. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.As térmitas são classificadas como seres…(A) heterotróficos e oxidam a matéria orgânica, para obterem energia.(B) autotróficos e oxidam a matéria inorgânica, para obterem energia.(C) heterotróficos e oxidam a matéria inorgânica, para obterem energia.(D) autotróficos e oxidam a matéria orgânica, para obterem energia.

5. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.Nas térmitas, constitui uma adaptação à carência de água a…(A) excreção de substâncias sob a forma de vapor de água.(B) excreção de substâncias de elevada solubilidade em água.(C) presença de um exoesqueleto quitinoso impermeável.(D) presença de uma superfície respiratória externa.

6. Faça corresponder a cada um dos acontecimentos celulares descritos na coluna A, a designação da fase da meiose, expressa na coluna B, em que o acontecimento ocorre.Escreva, na folha de respostas, as letras e os números correspondentes.Utilize cada letra e cada número apenas uma vez.

Page 2: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na2

Biologia e Geologia Testes Intermédios

7. Devido ao seu regime alimentar, as térmitas podem constituir pragas urbanas, que é necessário combater.Um dos métodos de controlo consiste na utilização de substâncias químicas que inibem a síntese de quitina.Explique de que modo estas substâncias químicas permitem o controlo das pragas de térmitas.

GRUPO IIO milho é um cereal de grande importância na alimentação humana e na economia mundial.Pensa-se que o seu cultivo começou há milhares de anos, no sul do México, a partir de uma variedade selvagem.A planta do milho (Zea mays) apresenta elevada produtividade; no entanto, é também muito sensível a determinados factores ambientais, que podem prejudicar a sua rentabilidade, como sucede com o alagamento prolongado dos solos ou com situações de seca prolongada.Em situações de seca prolongada, verifica-se que as folhas da planta do milho podem enrolar-se, expondo apenas a página inferior, que tem uma cutícula espessa a revesti-la.O alagamento dos solos reduz a troca de oxigénio entre o solo e a atmosfera. O metabolismo celular é afectado, passando a produzir produtos finais tóxicos para as células, como, etanol e ácido láctico. Experiências realizadas com a planta do milho, demonstraram que, em condições de hipoxia (carência de oxigénio), há um aumento da produção de etileno, que se acumula nas raízes e nos caules submersos. A concentração interna de etileno aumenta com a duração da submersão em água, induzindo a formação de tubos de ar, que facilitam a circulação de oxigénio.As figuras 2A e 2B representam cortes transversais da raiz da planta do milho, submetida a meio com e sem arejamento, respectivamente.

Campbell and Reece, Biology, 2005 (adaptado)

Figura 2A – Corte transversal da raiz da planta domilho, submetida a meio com arejamento

Figura 2B – Corte transversal da raiz da planta domilho, submetida a meio sem arejamento

1. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaçosseguintes, de modo a obter uma afirmação correcta.O _______, é uma hormona vegetal que, em resposta ao alagamento dos solos, _______ a eficácia daprodução de energia, na planta do milho.(A) etileno … diminui(B) etanol … diminui(C) etileno … aumenta(D) etanol … aumenta

2. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.O enrolamento das folhas da planta do milho conduz…(A) ao aumento da eficiência fotossintética, porque a superfície de captação de luz se torna maior.(B) à diminuição das perdas de água por transpiração, reduzindo a velocidade de circulação da seivaxilémica.(C) ao aumento do gradiente de vapor de água estabelecido entre as células do mesófilo e o ar.(D) à diminuição da pressão radicular, porque aumenta a velocidade de circulação da seiva xilémica.

3. Ordene as letras de A a F, de modo a reconstituir, segundo uma relação de causa-efeito, a sequência dosprocessos ocorridos nas células-guarda de uma planta sujeita a défice de água no solo.Escreva, na folha de respostas, apenas a sequência de letras.Inicie pela letra A.A. Aumento da permeabilidade da membrana plasmática aos iões K+.

Page 3: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na3

Biologia e Geologia Testes Intermédios

B. Saída passiva de água das células.C. Fecho dos estomas.D. Diminuição da concentração de iões K+ no interior das células.E. Diminuição da turgescência das células.F. Redução da pressão osmótica do conteúdo celular.

4. Explique de que modo as alterações morfológicas, apresentadas na Figura 2B, evidenciam que a planta do milho reagiu a uma situação ambiental desfavorável, aumentando a sua capacidade de sobrevivência em solos alagados.

5. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.A translocação através do floema…(A) é determinada segundo o sentido imposto pela força da gravidade.(B) inicia-se em órgãos com actividade fotossintética e em órgãos de reserva.(C) é desencadeada por fenómenos físicos independentes do metabolismo celular.(D) manifesta-se, nalgumas plantas, através do fenómeno de gutação.

6. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.Segundo o darwinismo, a evolução do milho terá resultado…(A) de selecção artificial de variedades de plantas que apresentavam genes responsáveis pelo maiortamanho das espigas.(B) de selecção natural de plantas que transmitiram à descendência características resultantes de mutações em células somáticas.(C) da modificação do tamanho da espiga, devido à necessidade de cada planta produzir mais descendentes.(D) de cruzamentos seleccionados entre as variedades de plantas que apresentavam maior valorprodutivo.

GRUPO IIIVaucheria litorea e Vaucheria compacta são algas verde-amareladas, ambas com reprodução assexuada e sexuada, apresentando um ciclo de vida haplonte. Nestas algas filamentosas, um filamento é constituído por uma única célula tubulosa, que atinge com frequência vários centímetros de comprimento. Esta célula apresenta a particularidade de possuir numerosos e minúsculos núcleos visíveis entre os cloroplastos. Em determinadas condições, o filamento dilata-se na parte terminal e origina um único esporo, separado da restante célula por uma membrana. O esporo é multinucleado e multiflagelado, deslocando-se livremente na água. Ao fim de algum tempo, fixa-se e origina um novo filamento, como se apresenta na figura 3. A lesma marinha, Elysia chlorotica, é um molusco gastrópode que vive na costa leste dos EUA. Alimenta-se preferencialmente de Vaucheria litorea e de Vaucheria compacta e, por corte ou perfuração, suga o conteúdo das células das algas, digerindo-o, à excepção dos cloroplastos.Estes são retidos em células que revestem o seu sistema digestivo, extensamente ramificado, e permanecem funcionais durante vários meses, em perfeita simbiose. Resultados experimentais mostraram que exemplares de Elysia chlorotica, quando alimentados, no início do seu ciclo de vida, com Vaucheria litorea, sobreviveram durante os restantes 9 a 10 meses, sem qualquer fonte alimentar adicional.

http://www.bioscripts.net (adaptado)Figura 3 – Representação esquemática da formação de esporos multiflagelados em Vaucheria

1. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.Através dos resultados da experiência descrita, infere-se que, nos cloroplastos das algas ingeridas porElysia chlorotica, continua a ocorrer a…(A) conversão de energia química em luminosa, nos tilacóides.(B) fixação de dióxido de carbono no estroma.(C) síntese de glicose, nos tilacóides.(D) redução da molécula de água, no estroma.

2. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.O ciclo de vida da alga Vaucheria litorea é haplonte, porque…(A) existe uma entidade unicelular resultante de cariogamia.(B) ocorre alternância de fases nucleares e de gerações.(C) apresenta gâmetas, como entidades haplóides.(D) ocorre meiose, na célula resultante da fecundação.

Page 4: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na4

Biologia e Geologia Testes Intermédios

3. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaçosseguintes, de modo a obter uma afirmação correcta.Vaucheria apresenta reprodução _______, com formação de grandes esporos multiflagelados em_______ haplóides.(A) sexuada ... esporângios(B) assexuada ... esporângios(C) sexuada ... células-mãe de esporos(D) assexuada ... células-mãe de esporos

4. Em determinadas condições ambientais, no seu ciclo de vida, a alga Vaucheria produz zigotos.Explique de que modo este processo de reprodução confere vantagem evolutiva a esta alga.

5. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.Segundo o sistema de classificação de Whittaker modificado (1979), Vaucheria litorea e Vaucheriacompacta pertencem ao Reino...(A) Plantae e ao mesmo género.(B) Protista e à mesma espécie.(C) Plantae e à mesma espécie.(D) Protista e ao mesmo género.

GRUPO IVOs sistemas endócrino e nervoso controlam grande parte das funções dos organismos, nomeadamente, o crescimento, a reprodução e muitos outros processos fisiológicos, intervindo directamente no metabolismo celular. As hormonas actuam apenas em células que possuem receptores específicos, que podem localizar-se na membrana celular, no citoplasma ou no núcleo da célula-alvo.O estrogénio é uma hormona que, em aves fêmeas, actua na regulação da síntese da albumina, a proteína mais abundante da clara do ovo, como se apresenta na figura 4.

Audesirk and Audesirk, Life on Earth, 1996 (adaptado)Figura 4 – Actuação do estrogénio na regulação da síntese de albumina

1. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.No controlo da actividade do organismo, a acção do sistema nervoso distingue-se da acção hormonal, poresta última ser…(A) mais lenta, em geral, e permanecer por mais tempo no organismo.(B) imediata e solicitar uma resposta de curta duração.(C) mais lenta, em geral, e solicitar uma resposta de curta duração.(D) imediata e permanecer por mais tempo no organismo.

2. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.Ao chegar às células-alvo, o estrogénio difunde-se através da membrana celular e une-se a receptores,...(A) estimulando directamente a tradução dos genes.(B) inibindo directamente a transcrição dos genes.(C) estimulando directamente a transcrição dos genes.(D) inibindo directamente a tradução dos genes.

3. Faça corresponder a cada uma das funções envolvidas na síntese de albumina, descritas na coluna A, o interveniente molecular responsável por essa função, expresso na coluna B.Escreva, na folha de respostas, as letras e os números correspondentes.Utilize cada letra e cada número apenas uma vez.

Page 5: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na5

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Teste Intermédio - 17.05.2010

GRUPO IO Chaitén é um vulcão situado no sul do Chile, que, até 2008, apresentava uma caldeira vulcânica preenchida, principalmente, por um domo de lava riolítica. Em Maio de 2008, o Chaitén entrou, repentinamente, em erupção, construindo um novo domo de lava a norte do anterior e produzindo uma nuvem de cinzas vulcânicas e de gases que atingiu quase 17 km de altura. A cidade de Chaitén, localizada a cerca de 10 km a sudoeste do local da erupção, ficou coberta de cinzas. Cerca de 4000 pessoas tiveram de ser evacuadas por barco.O mapa da Figura 1A evidencia a localização do Chaitén, perto da costa oeste da América doSul. A linha X – Y ali traçada define a direcção segundo a qual foi representada, na Figura 1B, uma secção do interior da Terra, evidenciando a zona de subducção resultante da convergência entre a placa de Nazca e a placa Sul-Americana.

Figura 1A – Localização do vulcão Chaitén http://geology.com/volcanoes/chaiten/ (adaptado)Figura 1B – Contexto tectónico do vulcão Chaitén

1. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaçosseguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. Em limites _______ de placas, como o representado na Figura 1B, para além da actividade vulcânica, pode também ocorrer _______, resultante do aumento de temperatura e de pressão a que as rochas são sujeitas.

(A) destrutivos ... sedimentação(B) destrutivos ... metamorfismo(C) construtivos ... sedimentação(D) construtivos ... metamorfismo

2. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.A formação do domo de lava riolítica que ocupava a caldeira do Chaitén, antes da erupção de Maio de2008, relacionou-se provavelmente com o facto de a lava ser...(A) muito viscosa.(B) pouco silicatada.(C) de natureza básica.(D) com baixo teor de gases.

3. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaçosseguintes, de modo a obter uma afirmação correcta.O riolito é uma rocha que apresenta textura _______, pois resulta de um _______ arrefecimento domagma.(A) granular ... rápido(B) granular ... lento(C) agranular ... rápido(D) agranular ... lento

4. A erupção do vulcão Chaitén provocou um dos maiores desastres ecológicos numa vasta região em seu redor, nomeadamente, a nível da agricultura, por acidificação dos solos.Relacione a libertação de gases provenientes da actividade vulcânica do Chaitén com os prejuízos verificados na agricultura.

5. Faça corresponder a cada uma das manifestações vulcânicas, que constam da coluna A, o equivalentevulcânico, expresso na coluna B.Escreva, na folha de respostas, as letras e os números correspondentes. Utilize cada letra e cada número apenas uma vez.

Page 6: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na6

Biologia e Geologia Testes Intermédios

GRUPO IIA aranha aquática, Argyroneta aquatica, é a única aranha que vive permanentemente debaixode água, possuindo adaptações específicas para este modo de vida.Usando pequenos «pêlos» das patas e do abdómen, estas aranhas aprisionam bolhas de ar,que retiram da superfície da água, e constroem com seda uma membrana que permite oarmazenamento do ar contido nas bolhas, constituindo um reservatório subaquático denominadosino de ar. A seda é produzida sob a forma de um líquido que contém uma proteína, a fibroína que,em contacto com o ar, solidifica.Estes sinos de ar apresentam múltiplas funções: protecção contra predadores terrestres, localde acasalamento, ninho seguro para os ovos e para os juvenis e local para devorar as presas.Uma questão que se colocou aos cientistas era se estes sinos de ar também permitiam àsaranhas respirarem, visto que a membrana sedosa permite a difusão passiva de gases.Para responder a esta questão e testar se as aranhas avaliam a qualidade do ar nos sinos,realizou-se um estudo em que se constituíram três grupos de aranhas, cujos sinos forampreenchidos por:• oxigénio puro;• dióxido de carbono puro;• ar ambiente (como controlo).As aranhas submetidas a dióxido de carbono puro reagiram mais intensamente do que asaranhas submetidas a oxigénio puro e a ar ambiente, emergindo mais frequentemente econstruindo mais sinos de ar até que os níveis de oxigénio estivessem suficientemente elevados.

Schutz D., Taborsky M., Drapela T., Air bells of water spiders are an extended phenotype modifiedin response to gas composition, J. Exp. Zool, 2007 (adaptado)

1. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.Com base nos resultados do estudo efectuado, pode supor-se que as aranhas aquáticas…(A) aumentam a frequência das trocas gasosas em ambientes saturados de oxigénio.(B) detectam variações nos níveis de dióxido de carbono no interior dos sinos de ar.(C) segregam mais fibroína quando submetidas a teores mais elevados de O2 do que de CO2.(D) apresentam incapacidade de detectar a qualidade do ar no interior dos sinos.

2. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.Na aranha que tem o sino de ar preenchido por ar ambiente, é de esperar que, enquanto estiver imersa,…(A) decresça o teor de oxigénio no interior do sino de ar, devido ao seu consumo na respiração aeróbia.(B) aumente o teor de dióxido de carbono no interior do sino de ar, permitindo uma crescente produçãode ATP.(C) aumente o teor de oxigénio no interior do sino de ar, permitindo uma crescente produção de ATP.(D) decresça o teor de dióxido de carbono no interior do sino de ar, devido ao seu consumo na respiraçãoaeróbia.

3. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.A síntese da fibroína a partir da informação de um gene implica a…(A) replicação semiconservativa da informação genética.(B) transcrição do gene para moléculas de RNA de transferência.(C) leitura aleatória do RNA mensageiro no citoplasma.(D) tradução da sequência de codões do RNA mensageiro processado.

4. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaçosseguintes, de modo a obter uma afirmação correcta.O ovo das aranhas aquáticas divide-se por _______, originando um juvenil que, em relação aos seusprogenitores, apresenta um cariótipo _______.(A) meiose ... igual(B) meiose ... diferente(C) mitose ... diferente(D) mitose ... igual5. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.Ao utilizarem nutrientes resultantes da digestão das presas, as aranhas aquáticas produzem ATPatravés da…(A) oxidação de compostos orgânicos por via catabólica.(B) redução de compostos orgânicos por via catabólica.(C) oxidação de compostos orgânicos por via anabólica.(D) redução de compostos orgânicos por via anabólica.6. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.Segundo uma perspectiva…(A) darwinista, as aranhas capazes de construir sinos de ar apresentavam maior sucesso reprodutivo.(B) lamarckista, entre as populações de aranhas ancestrais, apenas as que construíam sinos de arpuderam colonizar ambientes aquáticos.(C) darwinista, por colonizarem ambientes aquáticos, as aranhas desenvolveram a capacidade deconstruir sinos de ar.(D) lamarckista, a sobrevivência das aranhas em meio aquático foi possível devido ao facto de teremexistido aranhas com sinos de ar e outras sem sinos de ar.

Page 7: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na7

Biologia e Geologia Testes Intermédios

GRUPO IIIA formação de cadeias montanhosas resultou de um conjunto de fenómenos representativos da actividade geológica do nosso planeta há milhões de anos.O diagrama da Figura 2 representa os domínios de estabilidade dos minerais andaluzite, distena e silimanite em função das condições de temperatura – pressão – profundidade existentes numa cadeia montanhosa durante as fases de deformação que ocasionaram o metamorfismo e condicionaram a instalação de um maciço granítico. A linha 1 do gráfico indica o início da fusão em granitos.

Figura 2 – Diagrama das condições de temperatura, de pressão e de profundidade que ocasionaram o metamorfismo e condicionaram a instalação de um maciço granítico.

1. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.A partir da análise do gráfico da Figura 2 pode afirmar-se que…(A) o aumento de temperatura promove a transformação de andaluzite em distena.(B) a 600 ºC, o aumento de pressão promove a transformação de silimanite em andaluzite.(C) a distena sofre cristalização em condições de pressão menos elevadas do que a andaluzite.(D) o aumento de pressão de 2Kb para 4Kb, a 600 ºC, promove a transformação da andaluzite em silimanite.

2. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.A andaluzite, a silimanite e a distena são minerais polimorfos, pois apresentam…(A) a mesma composição química e a mesma estrutura cristalina.(B) a mesma composição química e diferente estrutura cristalina.(C) diferente composição química e diferente estrutura cristalina.(D) diferente composição química e a mesma estrutura cristalina.

3. Explique a importância da presença de distena, de andaluzite ou de silimanite na caracterização doambiente de formação da rocha em que surgem.

4. Faça corresponder a cada uma das caracterizações de rochas sedimentares, que constam da coluna A, o termo que as identifica, expresso na coluna B.Escreva, na folha de respostas, as letras e os números correspondentes. Utilize cada letra e cada númeroapenas uma vez.

5. Ordene as letras de A a F, de modo a reconstituir a sequência cronológica dos acontecimentosrelacionados com a transformação de um granito até que se venha a formar outra rocha magmática.Escreva, na folha de respostas, apenas a sequência de letras. Inicie pela letra A.A. Acção de movimentos tectónicos que levam à exposição do granito.B. Acumulação de sedimentos, originando estratos.C. Meteorização da rocha granítica.D. Cristalização de minerais a partir de material silicatado em fusão.E. Remoção de partículas do granito alterado.F. Adaptação mineralógica e textural ao aumento de temperatura e pressão.

Page 8: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na8

Biologia e Geologia Testes Intermédios

GRUPO IVNas plantas, a osmose garante o fornecimento de água necessária ao metabolismo celular. A manutenção da tensão osmótica contribui para o suporte da planta, o que é de extrema importância em plantas que não possuem estruturas lenhosas rígidas, conferindo-lhes a solidez necessária para que cresçam, vencendo a força da gravidade. A passagem de água através das membranas biológicas é facilitada pela existência de proteínas intrínsecas – as aquaporinas.No âmbito do estudo da osmose em células vegetais, realizou-se a experiência que a seguirse descreve:• cortaram-se vários cilindros de batata com igual comprimento e igual diâmetro;• distribuíram-se os cilindros de batata por caixas de Petri que continham igual volume desoluções com concentrações diferentes de sacarose;• ao fim de uma hora, retiraram-se os cilindros das soluções e colocou-se uma das extremidades de cada cilindro num suporte horizontal e um pequeno peso na outra extremidade, medindo-se de seguida o ângulo de curvatura do cilindro, tal como indicado na Figura 3A;• com os resultados obtidos, elaborou-se o gráfico da Figura 3B.Com esta experiência verificou-se que, para concentrações de sacarose até 0,3 molar, os cilindros comportam-se de forma elástica, recuperando a forma original quando retirados do aparelho de medição. Para concentrações de sacarose superiores a 0,3 molar, o cilindro não recupera a forma inicial, mantendo a curvatura, o que indica que as células entraram em plasmólise.

Figura 3A – Dispositivo utilizado para medir o grau de curvatura dos cilindros de batata

Jensen, W. A., Salisbury, F. B., Botany, 1984 (adaptado)Figura 3B – Relação entre o grau de curvatura dos cilindros e a concentração das soluções de sacarose

1. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.Com esta experiência pretendeu-se avaliar o efeito…(A) da duração do tempo de imersão na solução sobre o potencial hídrico nas células.(B) do ângulo de curvatura dos cilindros sobre o potencial hídrico nas células.(C) da concentração do meio externo sobre o potencial hídrico nas células.(D) do diâmetro inicial dos cilindros sobre o potencial hídrico nas células.

2. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.Com base nos resultados experimentais descritos, pode afirmar-se que…(A) a pressão osmótica da solução de 0,5 molar é superior à pressão osmótica do meio intracelular.(B) a pressão de turgescência verificada nas células de batata aumenta para concentrações superioresa 0,3 molar.(C) a perda de água pelas células de batata, quando colocadas na solução de 0,1 molar, é maior do quequando colocadas na solução de 0,4 molar.(D) a redução da pressão de turgescência nas células dos cilindros conduz ao aumento da elasticidadedos tecidos.

3. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.As proteínas intrínsecas, tais como as aquaporinas,…(A) atravessam a dupla camada fosfolipídica das membranas biológicas.(B) interferem directamente no transporte de substâncias por difusão simples.(C) ocupam posições fixas ao longo das estruturas membranares.(D) colaboram em processos de transporte não mediado através das membranas.

4. Das batateiras trazidas para a Europa no séc. XVI, uma variedade foi introduzida na Irlanda e aípropagada por multiplicação vegetativa. Em meados do séc. XIX, um fungo, de nome Phytophtorainfestans, destruiu quase toda a produção de batata naquele país.Dos oito milhões de habitantes da ilha, um milhão morreu de fome e dois milhões foram obrigados aemigrar para os Estados Unidos da América.Explique, partindo dos dados fornecidos, como se poderá justificar a elevada destruição das batateirasIrlandêsas pelo fungo Phytophtora infestans.

5. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.Considerando a classificação da batateira (Solanum tuberosum), da beringela (Solanum melongena) e docebolinho chinês (Allium tuberosum), pode afirmar-se que…(A) o cebolinho chinês e a batateira estão incluídas em espécies distintas do mesmo género.(B) o cebolinho chinês e a batateira pertencem à mesma espécie, incluída no género tuberosum.(C) a beringela e a batateira estão incluídas em espécies distintas da mesma família.(D) a beringela e a batateira pertencem à mesma espécie, incluída no género Solanum.

Page 9: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na9

Biologia e Geologia Testes Intermédios

TESTE INTERMÉDIO – 14 DE FEVEREIRO DE 2008 – 10.º/11.º ANO

Page 10: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na10

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 11: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na11

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 12: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na12

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 13: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na13

Biologia e Geologia Testes Intermédios

FIM

TESTE INTERMÉDIO – 15 DE FEVEREIRO DE 2008 – 11.º/12.º ANO

Page 14: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na14

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 15: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na15

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 16: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na16

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 17: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na17

Biologia e Geologia Testes Intermédios

FIM

TESTE INTERMÉDIO – 9 DE MAIO DE 2008 – 11.º/12.º ANO

Page 18: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na18

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 19: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na19

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 20: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na20

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 21: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na21

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 22: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na22

Biologia e Geologia Testes Intermédios

TESTE INTERMÉDIO – 3 DE MARÇO DE 2009 – 11.º/12.º ANO - BIOLOGIA

Page 23: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na23

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 24: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na24

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 25: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na25

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 26: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na26

Biologia e Geologia Testes Intermédios

FIM

Page 27: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na27

Biologia e Geologia Testes Intermédios

TESTE INTERMÉDIO – 3 DE MARÇO DE 2009 – 11.º/12.º ANO - GEOLOGIA

Page 28: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na28

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 29: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na29

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 30: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na30

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 31: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na31

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 32: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na32

Biologia e Geologia Testes Intermédios

TESTE INTERMÉDIO – 19 DE MAIO DE 2008 – 10.º/11.º ANO

Page 33: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na33

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 34: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na34

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 35: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na35

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 36: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na36

Biologia e Geologia Testes Intermédios

FIM

Page 37: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na37

Biologia e Geologia Testes Intermédios

TESTE INTERMÉDIO – 19 DE MAIO DE 2009 – 11.º/12.º ANO

Page 38: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na38

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 39: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na39

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 40: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na40

Biologia e Geologia Testes Intermédios

Page 41: Testes Intermédios - Biologia e Geologia 10.º/11.ºANO

Pági

na41

Biologia e Geologia Testes Intermédios

FIM