tercos

6
TERÇOS

Upload: pm-internacional

Post on 30-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

TERÇOS

Mistérios gozosos

Com Maria contemplemos com fé o Emanuel, o Deus connosco.

1. A Anunciação.

Pela fé, Maria acolheu a Palavra do Anjo e acreditou que se tornaria a Mãe de Deus na obediência da fé.

As primeiras palavras do Anjo a Maria são um convite à alegria. Alegra-Te, Maria. Maria reage na fé A sua reacção positiva tem uma consequência: a felicidade da presença de Deus nela.

Obrigada, Maria, pelo teu Fiat: tu alegras toda a humanidade. Primeira a caminho, leva-la a estar disponível como Tu, a fazer tudo o que Lhe agradar.

2. A Visitação

Ao visitar Isabel, Maria eleva o seu cântico de louvor para o Altíssimo pelas maravilhas que Ele realiza em todos os que se entregam a Ele.

A caminhada da visitação está banhada nesta atitude de fé e de alegria. João Baptista estremece da alegria no seio de sua mãe. Isabel fica cheia do Espírito Santo e reconhece a mãe do seu Deus. Maria canta a sua felicidade.

Maria, rezamos-Te por todos os que não conhecem a Boa Nova da vinda de Jesus. Dá-lhes a alegria de O encontrarem.

3. A Natividade

Maria deu ao mundo o seu filho único.

A sua alegria á e anunciada pelos anjos aos pastores. Anuncio-vos uma grande alegria. Os Magos encontram de novo a estrela e a criança deitada numa manjedoura. Deus faz-se homem em Jesus Cristo e permanece connosco.

Com os Magos que se prostram diante do presépio, digamos de novo: creio em Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Rezemos pelos pais que esperam um filho; pelas famílias e todos os educadores.

4. A apresentação de Jesus no Templo

Eis-me, Pai, para fazer a tua vontade.

Esta alegria, fruto da presença de Deus feito homem para ficar entre nós, encontra a sua fonte nesta criança vinda ao mundo para realizar a vontade do Pai e dar a sua vida sobre a cruz, em resgate pela humanidade. Já vítima se oferece, a espada de dor anuncia-se para o coração de Maria: a criança será um sinal de contradição.

Peçamos a Maria a graça de sabermos viver a verdadeira alegria que é a oferenda de nós-mesmos na comunhão com a vontade de Deus em todas as circunstâncias.

5. O encontro no Templo

Não sabíeis que devo estar nas coisas de meu Pai? Alegrei-me quando parti para a casa do Senhor! Alegria da primeira subida ao templo de Deus. Alegria das celebrações pascais com o povo, mas também pela experiência de que esta criança é outra coisa.

Maria, ensina-nos a discernir e a acolher a irrupção de Deus nas nossas vidas, e viver contigo a nossa peregrinação de fé no seguimento de Jesus teu Filho.

Mistérios Luminosos

1. O Baptismo de Jesus

Jesus e João Baptista, cada um se deixa apanhar, conduzir pelo Espírito. João Baptista reconhece alguém acima dele. Jesus continua a sua escolha de descer trilhando as águas do Jordão no meio dos pecadores. O céu abre-se, o Pai ilumina os corações. Este é o meu Filho muito-amado.

Pela oração de Maria, que Jesus seja a luz que ilumina todo o homem que vem a este mundo. Tu, a mãe da Fé, dá a todos os filhos a alegria de crer.

2. As bodas de Cana

Maria toma a iniciativa duma caridade concreta, solidária do seu povo. Uma intercessão que deixa toda a liberdade. Eles não têm mais vinho! Fazei tudo o que Ele vos disser!

É a última palavra de Maria no Evangelho: uma mensagem de fé pura. Ela é porta-voz de Deus. Ela aí está numa fé total. Porque Maria se abandona na fé, o sinal é dado e os discípulos acreditaram nele.

Maria, tu és profeta do mistério, medianeira de fé para os apóstolos; continua a sê-lo para nós, hoje nas horas de interrogação, de dúvida. Pedimos-Te por todos os que têm fome e sede. Dá-nos o gosto da água viva.

3. O anúncio do Reino

O Reino de Deus está no meio de vós. É preciso que e vá às outras aldeias. Foi por isso que saí do Pai e vim ao mundo. Foi também por isso que saí de Nazaré de junto da minha mãe a fim de realizar a vontade de Meu Pai que quer reunir todos os seus filhos no Seu Amor.

Contigo e como Tu, Maria, queremos seguir Jesus, fazê-lO conhecer e amar, levar a Boa Nova ao nosso mundo à procura de felicidade.

4. A transfiguração

É bom estar aqui. Jesus conduz os seus para o alto ao encontro do Pai e das testemunhas da sua Paixão. Apanhados na nuvem luminosa, prostram-se e apercebem algo da glória de Deus, manifestada em Jesus Cristo.

Santa Maria, ensina-nos a reconhecer a presença de Deus em toda a Criação. Faz de nós testemunhas credíveis no nosso mundo com sede de paz e de verdade.

5. A Eucaristia

Será que Cana não prefigurava já este mistério de dom para a vida, a alegria? Lugar do vinho no coração da Eucaristia. Imagem do sangue derramado pela multidão. Igreja de Jesus, vê com que amor é amado, salva pelo sangue do servo de Deus.

Maria, tu estás presente nesta aliança; Tu a educadora da nossa fé, ensina todos os cristãos a acolherem o dom de Deus com fé, a abrirem-se a um amor universal, entregando-se com Jesus para a vida do mundo.

Mistérios dolorosos

Introdução

Somos chamadas a contemplar, a seguir o servo de Deus com Maria. É o ponto culminante da revelação do amor de Deus assim como a salvação oferecida a toda a humanidade. Mistério de Jesus filho de Maria, mistério da espada que trespassa o seu coração.

1. Getsémani

Que não se faça a minha vontade mas a Tua. Jesus, tu exprimes o sim que apaga o nome dos nossos primeiros pais. O teu sim faz eco ao Fiat da tua mãe. Nós acreditamos.

Pela oração de Maria, que nos seja dado comungar a vontade do Pai e reconhecer a sua presença de amor à obra no nosso mundo.

2. A flagelação

Jesus é condenado injustamente. Homem de dor, esmagado por causa das nossas faltas. Nesta hora como em toda a sua vida, Maria comunga na vida, na missão de Jesus para salvar a humanidade e toda a criação. Nós acreditamos.

Pela oração de Maria, nos seja dada a graça duma verdadeira conversão a Jesus Cristo. Rezemos pelos catecúmenos, pelos jovens à procura de verdade e de paz.

3. A coroação de espinhos

Eis o Homem. Aí se revela não só o amor misericordioso de Deus mas também a fragilidade do homem. Jesus rejeitado, tu és o Filho de Deus, o Filho de Maria, nosso Salvador e nosso Rei. Nós acreditamos.

Pela oração de Maria, que seja dado à Igreja, serva e pobre, a graça de testemunhar em todos os tempos a presença misericordiosa de Jesus que liberta e dá vida.

4. A crucifixão

Jesus vendo sua Mãe…

A comunidade de Jesus está desintegrada, dispersa. Ela renasce aos pés da Cruz. Maria recebe um filho, o amigo mais próximo. O discípulo recebe uma mãe. É a nossa comunidade, a Igreja. Nós acreditamos.

Pela oração de Maria, que nos seja dada a graça da compaixão para todos os que sofrem no nosso mundo, Maria, roga por nós e abre os nossos corações a toda a miséria.

5. A morte de Jesus na cruz

Tudo está consumado. Pai, nas Tuas mãos entrego meu espírito. Maria, na hora em que tudo parece perdido, permaneces de pé ao pé da cruz. Tu crês, Tu esperas. Contigo, nós acreditamos.

Pela oração de Maria, que nos seja dada a graça de manter confiança nas situações que nos ultrapassam. Rezemos pelos que perderam toda a confiança na vida, pelos que procuram a luz e que esperam dias novos.

Mistérios gloriosos

1. Ressurreição

Pela fé, Maria saboreia os frutos da ressurreição de Jesus e, conservando todas as coisas no seu Coração, ela transmite-os aos doze reunidos com Ela no Cenáculo para receber o Espírito Santo.

Rezemos pela Igreja, sacudida por ventos contrários, especialmente pelo nosso Papa Bento XVI. Que a luz da ressurreição de Jesus nos renove na esperança.

2. Ascensão

Pela fé, os discípulos deixaram tudo para seguir o Mestre. Acreditaram nas palavras pelas quais Ele anunciava o Reino de Deus presente e realizado na sua pessoa. Estão em comunhão de vida com Jesus que os instrui, lhes deixa uma nova regra de vida pela qual eles serão reconhecidos como seus discípulos após a sua morte.

Peçamos ao Senhor a audácia da fé dos apóstolos. Eles partem por todo o mundo com a missão de levar o Evangelho a toda a criatura, e sem nenhum temor, anunciam a todos a alegria da ressurreição de que foram as fiéis testemunhas. Rezemos por todos os obreiros do Evangelho.

3. Pentecostes

Pela fé, os discípulos, fortificados e unidos pelo Espírito Santo, formam a primeira comunidade reagrupada à volta do ensinamento dos apóstolos. Punham tudo em comum e distribuíam-no conforme as necessidades de cada um.

Peçamos ao Senhor que nos cumule do seu Espírito de amor e de força. Que todos os baptizados sejam para hoje testemunhas credíveis, portadores do Evangelho.

4. Assunção

Manteremos o olhar fixo em Jesus Cristo na origem e no termo da fé. Nele, o coração humano encontra o seu cumprimento e a sua esperança. Um dia, vê-Lo-emos face a face. E estaremos para sempre com Ele na glória.

Rezemos para que os exemplos de fé que marcaram estes dois mil anos de história sejam fonte de esperança e de luz para todos os baptizados. Que lhes seja dada a coragem de se comprometerem pela paz do mundo e a unidade da Igreja.

5.Coroação

Pela fé, homens e mulheres consagraram a sua vida a Cristo. Como Maria, acreditaram na palavra, deixando tudo para viver na obediência, na pobreza e na castidade como resposta ao apelo do Senhor.

Rezemos pela fidelidade de todos os que responderam ao apelo, por todos os jovens em formação nos seminários ou noviciados, por todos os jovens que nos estão confiados nos nossos diversos estabelecimentos. Que sejam numerosos os que escutam a Palavra e lhe respondem.

Oração

A nós que ainda estamos a caminho, concede, Senhor, por intercessão da Rainha do Céu, que vivamos pela fé o reconhecimento vivo do Senhor, presente na nossa existência e na história. Ámen!