terça 30/11/2010

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES TERÇA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO 2010 Nº40959 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! CEI DAS TENDAS O PREFEITO SABIA O PREFEITO SABIA O PREFEITO SABIA O PREFEITO SABIA O PREFEITO SABIA O PREFEITO SABIA

Upload: folha-do-esanto

Post on 23-Feb-2016

248 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição N° 40959

TRANSCRIPT

Page 1: Terça 30/11/2010

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES TERÇA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO 2010 Nº40959 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

CEI DAS TENDAS

O PREFEITO SABIA

O PREFEITO SABIAO PREFEITO SABIA

O PREFEITO SABIAO PREFEITO SABIAO PREFEITO SABIA

Fundado em 01 de Março de 1997, Cachoeiro de [email protected]

Page 2: Terça 30/11/2010

“Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente”. Salmo 16:11

O Silêncio

Folha BíblicaReverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

Sim, Senhor! Eu creio que tu és o Messias, o Filho de Deus, aque-le que havia de vir ao mundo // Iba-ma apreendendo animais no sul do ES \\ A operação aconteceu nas ci-dades de Jerôni-mo Monteiro, Ale-gre, Guaçuí, Iúna e Ibitirama / Forças de segurança ganharam a primeira batalha // Mas a guerra continua // Fron-teiras do Espírito Santo com o Rio de Janeiro vi-giadas vinte e quatro ho-ras por dia // Bandidos cercados // Face das dro-gas: mãe acorrenta filho em Alegre // Ele, usuá-rio de crack, não conse-guia fugir do vício // Pro-jeto Folha nos bairros dando o que falar // Mos-trando o que acontece na periferia e muitos ca-choeirenses não conhe-cem // O descaso dos ór-gãos públicos é enorme // O leitor pode conferir também no site WWW.folhaes.com.br // Hoje é dia de sessão na Câmara de Cachoeiro // Dezem-bro vem o recesso // Em 1º de janeiro Julio Ferrari (PV) assume a presidên-cia // Fica no biênio 2011-2012 // Ano de eleições // Depois que o secretário de Esportes assumiu a direção do campeonato municipal tudo correu as mil maravilhas no final de semana // Governa-dor Paulo Hartung vem a Cachoeiro amanhã // às 15h ele assina convênio no Hospital Evangélico // Cachoeiro Futebol Clube fará uma rifa de um auto-móvel e uma TV plana // Tudo para acertar as con-tas que estão no verme-lho // Tem treinador que gosta de ficar debaixo do pé de jamelão com garo-tos // Fazendo o que? // Onde está o transforma-dor de energia do clu-be? // Agora é o tempo em que Deus concede a sua ajuda e o dia em que se pode alcançar a salva-ção // Interino Desfolhan-do mais uma edição da Folha // Até a próxima.

02 Folha do E. SantoTerça-Feira, 30 de Novembro de 2010 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

opiniãoEditorial

Enem: agora a coisa vaiAs trapalhadas do

Ministério da Educação na aplicação do Exa-me Nacional do Ensino Médio podem ter um fi-nal mais ou menos feliz no dia quinze de dezem-bro. Essa é a data esco-lhida pelo MEC para a reaplicação das provas ao pretendentes a uma vaga no ensino superior e que se aproveitam das notas do Enem.

Os vazamentos de gabaritos, no ano pas-sado, e as confusões de erros grosseiros em ca-dernos de provas nes-te ano foram a gota d’água para a convoca-ção do ministro Fer-nando Haddad pelo Congresso. Ontem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anun-ciou que o novo Exa-me Nacional do En-sino Médio (Enem) será realizado às 13h

do dia 15 de dezem-bro de 2010 e serão reaplicadas apenas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Segundo o tex-to, somente os alunos identificados como prejudicados por er-ros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro terão di-reito ao novo exame. Até o momento, o con-vênio Cespe-Cesgranrio identificou 2.817 estu-dantes que se en-qua-dram nessa condição.

Isto posto, agora tor-cer para que o estoque de erros do MEC esteja esgotado e não coloque em situação de extrema ansiedade os alunos do próximo provão. Afinal, ninguém merece passar por momentos de an-gústia e incerteza depois de tanto estudo para re-alizar o sonho de cursar uma universidade.

[email protected]

De início uma constatação: como está a bandidagem no Rio de Janeiro, só é possível realizar uma Copa do Mundo de futebol e uma Olimpíada se os bandidos consen-tirem. É fato.

Já as autoridades repetem a cantilena de empáfia ao afirmar de que agora vai! Quantas vezes e por quantos governadores essa frase já foi repe-tida e ninguém reproduz, nem na mídia. E a guerra está decretada, com algumas medidas diferenciadas nesse enfrentamento no Rio de Janeiro. Embora com muitos erros e algumas ações de puro faz-de-conta.

Começa pela citação de especialistas e de autoridades de que o morro da Vila Cru-zeiro é um dos preferidos do tráfico, seu QG, para firmar suas atividades. Ora, se é o pre-ferido, seria elementar que as Unidades de Polícia Pacificadora deveriam ter começado por lá. Se visam mesmo a pacificação, deve-se começar pelos locais mais complexos, até para facilitar a instalações em locais mais fá-ceis. Já que a nossa imprensa condescendente não pergunta, fica a pergunta ao secretário de Segurança e ao governador do Rio de Janei-ro por que não começaram e nem sequer ain-da tem a UPP naquele morro. Pergunta para apontar erro de estratégia ou conivência tam-bém desse governo, já que está lá há 4 anos e, não fosse reeleito, teria deixado a insegurança pior do que estava quando assumiu.

Mas é alentador que as autoridades co-locaram as Forças Armadas nessa guerra. O argumento diversionista de que elas não são preparadas para ações urbanas foi colocado de lado. Que, de fato, podem até não estar, mas não se pode saber se estariam para ações externas, já que estas simplesmente nunca existiram; nem sequer numa ameaça. Ainda que acertada, não é razoável só agora desco-brirem que os “caveirões” da Marinha tras-passam pregos que sempre impediram a su-

bida da Polícia Militar. Em razão do rabecão da Marinha surgiu a imagem de uma nuvem de bandidos fortemen-te armados em disparada. Neste pon-to a ingenuidade do cidadão comum leva à indagação por que não havia helicópteros blindados, com homens armados, em sentido inverso, para forçar a rendição. Ou...No dia seguin-

te, a imprensa noticiava que em dez minutos uma nova operação militar começaria na va-zia Vila Cruzeiro. E, de novo, não se entende se as autoridades queriam mesmo enfrentar esse problema ou repetir mais uma encena-ção que já vem há décadas. Os bandidos te-riam fugido para outras favelas do Morro do Alemão. De novo, a palavra volta ao secre-tário de Segurança e ao governador do Rio de Janeiro: por que iam para a Vila Cruzei-ro e não para o Morro do Alemão? A crítica do secretário às imagens das Redes Globo e Record de Televisão responde a uma pessoa menos ingênua.

A cobertura ufanista da imprensa na-cional com a presença das Forças Armadas deveria vir acompanhada, ao menos, de ci-tação às repetidas vezes que essas Forças já estiveram no Rio de Janeiro com a vio-lência trazendo o resultado que se consta-ta. Quanto ao “tudo” que o presidente da República prometeu de apoio, seria salutar ressaltar que esse tudo de agora não pas-sou do nada nos oito anos deste governo, que só tem mais um mês de mandato. Aí ca-beria se questionar se tivesse sido feito um pouco a cada ano, se esse caos poderia ter sido evitado ou amenizado. O enaltecimen-to do apoio da população causa estranhe-za por vir do próprio Estado e da impren-sa. É só fazer o que deve e como deve ser feito, que nunca faltará apoio. O apoio ób-vio à bandidagem era única condição de so-brevivência, e não deveria causar surpresa a quem nunca se fez presente.

Desfolhando

Operação Espanta BandidosPEDRO COSTA CARDOSO - BEL. DIREITO

[email protected]

Já ouvimos dizer que: “A palavra é de prata e o si-lêncio é de ouro”

A Bíblia fala que a man-sidão e a tranquilidade são de grande valor diante de Deus! (I Pe 3:4)

Também fala de uma mensagem prática no Sal-mo 37:5 - “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará”.

A palavra “caminho” no hebraico significa “o modo de agir no curso da vida”. Portanto, se quisermos an-dar na vontade do Senhor, temos que continuamente entregar-lhe o nosso modo de agir.

Como fazer essa entre-ga? A resposta está no ver-so 7 - “Descansa no Senhor, e espera nele”. Descansar

em Hebrai-co signi-fica “estar

mudo” o que significa “fa-zer-se a si mesmo tranquilo, calmo, guardar silêncio”. Portanto, para ouvirmos a voz do Senhor precisamos nos afastar do borborinho deste mundo, buscando um lugar calmo, em que haja a quietude. O Pastor Die-trich Bonhoeffer disse: “O silêncio não é senão aguar-dar a Palavra de Deus e re-gressar dela com uma bên-ção. O silêncio perante a Palavra exercerá a sua in-fluência sobre o dia intei-ro”.

Deus tem muitas coi-sas boas para nos dar, pena que não temos tem-po de parar para dar aten-ção a Ele e ouvi-lo. Com fé “Lance o teu cuidado so-bre o Senhor, e ele te sus-terá; nunca permitirá que o justo seja abalado”. (Salmo 55:22). Deus nos abençoe!

Page 3: Terça 30/11/2010

03

Folha do E. SantoTerça-Feira, 30 de Novembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

- "Tem um problema de física: dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tem-po", disse o deputado Nelson Pelegrino (PT-BA), sobre a disputa de cargos no governo.“

EM FOCO

Um dos suspeitos pela decapi-tação das adolescentes Janaína Cristina Conceição, 16, e Gabrie-la Alves Nunes, 13, no bairro do Iapi, em Salvador (BA), foi preso na tarde deste domingo (28)

Ministros poderão nomear 7 mil

Se existisse uma cidade cha-mada Cargolândia, habitada por ocupantes de cargos de livre nomeação à disposição do governo Dilma Rousseff, ela teria cerca de 7 mil mo-radores, população superior à de 1.967 municípios brasilei-ros.Durante a campanha pre-sidencial, o tucano José Serra atacou em diversos momen-tos o loteamento político da administração federal - em debate com a adversária Dil-ma, citou o número de 21 mil cargos, "a maior parte volta-da a partido, a companheiro"

O vice-presidente José Alen-car está respondendo bem no pós-operatório da cirurgia à qual foi submetido no últi-mo sábado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para correção de uma obstrução in-testinal e enterorragia (hemor-ragia intestinal) decorrentes de nódulos tumorais. Segundo a equipe médica, Alencar deve continuar internado por pelo menos mais uma semana.

José Alencar, pelo menos mais 10 dias

O judiciário X liberdade O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribu-nal Federal, declarou nes-ta sexta-feira, 26, que o Poder Judiciário é, hoje, a maior ameaça à liberda-de de imprensa em nosso País. O ministro partici-pou na tarde desta sexta do Seminário Cultura de Li-berdade de Imprensa, pro-movido pela TV Cultura. Também participaram do evento o ministro Franklin Martins e o ex-presiden-te da República, Fernando Henrique Cardoso.

PT discute cargos e impacto

Controle da InternetO deputado federal e ex-mi-nistro das Comunicações, Miro Teixeira, se disse preo-cupado com o que chamou de tentativas de controlar a inter-net. “Precisamos discutir in-ternet. Parece que estão que-rendo controlar a internet. As autoridades não querem ser fiscalizadas e a internet au-menta o controle sobre eles”, afirmou. “A internet é anár-quica e estão querendo con-trolar a internet”, acrescentou.

A mídia deve ser questio-nada? Sim. Deve ser cri-ticada? Sim.

Quando? Sempre. Mas nem sempre as críticas à mídia e os críticos da mí-dia estão livres de precon-ceitos, lugares-comuns, distorções. Ou simples mau humor.

Na operação policial-militar em curso no Com-plexo do Alemão, no Rio de Janeiro, chamam a atenção dois textos sobre o desempenho dos meios de comunicação que vale a pena examinar como prova da imperiosa ne-cessidade de manter li-gado, de ponta a ponta, o processo crítico.

O desabafo de Luiz

Eduardo Soares, postado em seu blog na quinta-fei-ra (25/11), merece a pre-cedência não apenas por-que foi o primeiro a tentar um exame em profundida-de da cobertura da libera-ção da Vila Cruzeiro, mas porque o currículo profis-sional, a figura e a autori-dade moral do autor colo-cam-no num patamar que poucos têm condição de igualar.

Mas trata-se de um de-sabafo irritado, visivel-mente magoado. Não de-vem lhe faltar razões, mas

ao referir-se ao "pastiche midiático" e usar como gancho a edição do Jornal Nacional daquela noite, Soares generaliza, simpli-fica, desfoca e passa ao largo do esforço de uma legião de profissionais da imprensa – tanto na li-nha de frente como na re-taguarda – enfiados numa guerra para a qual tal-vez não estivessem tecni-camente preparados mas que, como cidadãos, man-tiveram-se afinados e en-trosados com a sociedade à qual devem servir.

Cobertura triunfalista ou comunitária? Ambas

"Mas trata-se de um desabafo irritado, visivelmente magoado. Não devem lhe faltar razões, mas ao referir-se ao "pastiche midiático" e usar como gancho

a edição do Jornal Nacional daquela noite"

Haddad continua na educaçãoO ministro da Educação, Fer-nando Haddad, deve mesmo continuar à frente da pasta. A permanência dele na Educação foi pedida de maneira explíci-ta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro é fi-liado ao PT e assumiu a pas-ta em julho de 2005, no lugar de Tarso Genro. Para prestigiar Haddad, Lula programou para a próxima segunda-feira uma solenidade que vai apresentar um balanço da gestão da Edu-cação nos últimos anos.

O PT retomou na manhã deste sábado, 27, em Gua-rulhos (SP), a portas fecha-das, o seminário "O partido que muda o Brasil", para discutir a perspectiva polí-tica e eleitoral para 2012, mas tendo como pano de fundo a corrida para a ocu-pação de cargos em minis-térios, autarquias e secre-tarias no governo Dilma Rousseff. "Tem um proble-ma de física: dois corpos não ocupam o mesmo espa-ço ao mesmo tempo", disse o deputado Nelson Pelegri-no (PT-BA).

Produtores rurais seguram car-tazes com símbolos de diferentes moedas do mundo durante mani-festação pedindo para que líderes mundiais cumpram a promessa de criar um fundo para o clima, em Phnom Penh, no Camboja

Page 4: Terça 30/11/2010

04 Folha do E. SantoTerça-Feira, 30 de Novembro de 2010 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Conteúdo e impressão: Editora Leia tudo ltda - Tel: (28) 3521-8044Distribuição: JL Editora Ltda / CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas CEP: 29300-000 - Cachoeiro de Itapemirim-ES

ENDEREÇO ELETRÔNICOe-mail: [email protected] / [email protected] /

[email protected] / [email protected]: www.folhaes.com.br

Luiz Carlos Amorim - www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Quando avaliamos a forma e a utilização das marcas pelas empre-sas, independente do segmento ou do porte, podemos notar uma verdadeira proliferação no uso indevido da ima-gem pelas companhias. No entanto, a marca deve ser vista como expres-são de valor e, desta forma, antes de aplicá-la desordenadamente, é preci-so avaliar onde, quando e porque de-vemos expor o principal símbolo da companhia.

Na maioria dos casos, o que ve-mos é o uso da marca como ex-pressão de posse, ou seja, como um registro de propriedade. As compa-nhias aplicam a marca para reforçar que aquele material, ou equipamen-to, pertence a ela. Porém, o objeti-vo da exposição não deve ser demar-car território, mas sim contribuir para a valorização da marca e da empre-sa. Quando utilizada indiscriminada-mente, a exposição, ao invés de criar valor, gera um resultado contrário e conduz à sua banalização.

De modo geral, há alguns con-ceitos que devem ser claros para uma boa gestão de marca. O primeiro, e o mais importante, é não utilizar a mar-ca como carimbo. Não podemos au-tomatizar o uso da marca, aplicando-a em tudo que vemos pela frente. É necessário sempre questionar a ra-

zão pela qual a marca deve ser aplica-da nos materiais. Casos de materiais degradáveis ou sujeitos à deprecia-ção, por exemplo, capachos, lixeiras, guardanapos, etc. Nós queremos ver nossa marca pisada, suja, deteriora-da? Quando a aplicação for por uma questão fiscal ou jurídica, o recomen-dável é utilizar apenas a razão social.

Assim, podemos elencar alguns locais onde não devemos incluir a marca: placas de trânsito ou de segu-rança, sinalização de serviços, pare-des de instalações industriais, caixas d'água, chaminés, etiquetas de patri-mônio (como as incluídas em com-putadores e mobiliário, por exemplo), equipamentos diversos genéricos, que não tem relacão com a atividade da empresa, etc.

Considerando o objetivo de sem-pre agregar valor, a marca deve ser utilizada em locais que demons-tre esta valorização. De modo ge-ral, ela deve estar no nosso peito e na nossa mente, assim, a aplicação em uniformes e capacetes é recomen-dada. Também devemos expor a nos-sa marca para aqueles que chegam à companhia, o que significa sem-pre incluí-la nas portarias, recepções, identificação de prédios. Marca não é registro de propriedade. Marca é ex-pressão de valor.

Não basta uma boa marca. É preciso saber utilizá-la

Cíntia Amadio - [email protected]

Tivemos, em 24 de novembro, o Dia do Rio. Nada tão oportuno. Este é um dia que deveria ser mui-to mais divulgado, para lembrarmos que precisamos proteger nossos rios, ao invés de poluí-los, de envenená-los, de matá-los.

Já existem muitos rios mortos por esse mundo afora, como o Ca-choeira, de Joinville, por exemplo. E há urgência não só em cuidar dos rios que ainda estão vivos, mas tam-bém em limpar os rios mortos, fazê-los renascer. Porque os rios é que fornecem a água para as nossas ci-dades, para as nossas casas, condi-ção sine qua non para continuarmos vivendo. Se destruirmos os rios, fi-caremos sem água. E sem água po-tável, não há vida para nós, seres hu-manos.

Então precisamos parar de jogar lixo nos rios, precisamos parar de jo-gar esgoto nos rios, tanto domésti-co quanto industrial. Vemos esgotos de prédios e de indústrias desembo-cando nos nossos rios, vemos nossos rios virarem esgoto a céu aberto e ninguém faz nada. Nem nós, que de-veríamos exigir que fossem tomadas providências, nem o poder público, que deveria coibir tais práticas.

E não é só isso que mata nossos rios. O agrotóxico usado na agricul-tura escorre para os rios e os conta-mina. A criação de animais, na agro-pecuária, quando não trata os rejeitos adequadamente, também contamina os rios, pois tudo acaba sempre es-correndo para um deles.

Mesmo o lixo comum, que acu-mulamos todo dia, jogados no rio, ou no riacho, acabam colaborando para matar um pouquinho nossos mananciais de água. Porque há lixo que leva muitos anos para se decom-por e eles ficam lá, envenenando a água e os peixes.

Há que reflitamos sobre o nos-so tratamento aos nossos rios, melhor dizendo, nosso descaso e desrespeito. Se não nos conscien-tizarmos urgentemente de que de-vemos preservar nossos rios, não teremos mais água amanhã. O tempo está correndo e temos pou-co tempo. Nossos rios pedem so-corro. E, paradoxalmente, eles é que são o nosso socorro. Sem eles não vivemos. Sem água não vive-mos. Então eles precisam viver, precisamos de rios vivos e sua água limpa. O futuro sem água não existe.

Dia do Rio

Espaço Cidadã[email protected]

Newton BragaMais prazo para pagar e descon-tos nos juros e multas que podem chegar a até 100%. Esses são os principais benefícios que a pre-feitura de Cachoeiro de Itape-mirim está dando para os contri-buintes que querem quitar seus débitos inscritos na Dívida Ati-va municipal, desde ontem. As vantagens são resultantes do Programa de Recuperação Fis-cal Municipal – Refim III. An-tes, o contribuinte que procuras-se a Secretaria de Fazenda para negociar só poderia dividir seus débitos em até 36 vezes.

Os alunos da escola municipal Julieta Deps Tallon, no Zum-bi realizaram nesta sexta-feira (26) o 1º Sarau Literário. Com muita música, dança e poesia, a comunidade escolar refletiu sobre o tema “Romantismo: conquistar, conhecer, amar...”. Segundo o professor de His-tória que organizou o evento, Adilson Silva Santos, a inten-ção é despertar o interesse dos alunos para estilos de música, dança e poesia com os quais eles não costumam lidar no cotidiano. Os objetivos da es-cola são desenvolver a habili-dade de leitura, oferecer uma carga maior de conhecimen-tos gerais e fazer com que os alunos reflitam sobre o amor de uma maneira diferente.

Canteiro Inoves Quem passa pela avenida Fran-cisco Lacerda de Aguiar, em Ca-choeiro de Itapemirim, já deve estar notando a diferença. Desde a última segunda-feira (22), uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está reali-zando uma limpeza em todo o canteiro central da via. Para dei-xar o local mais limpo e seguro, estão sendo feitos serviços de ca-pina, roçagem e poda das plantas ornamentais. São aproximada-mente 1000 metros, que vão des-de a praça Gilberto Machado até a Viação Itapemirim.

O programa Tarifa Social, de Ca-choeiro de Itapemirim, ficou entre os três finalistas do Prêmio Inoves 2010, na categoria Inclusão So-cial. A premiação foi anunciada na noite desta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Vitória, com a presença do governador Paulo Hartung e do prefeito Car-los Casteglione, entre outras au-toridades. Conduzido em parceria entre a concessionária do sane-amento, Foz do Brasil, e a agên-cia reguladora do serviço, Agersa o Tarifa Social concede a famílias carentes gratuidade nas contas de água com consumo de até 10 m³.

SARAUCINEMA

"UM QUARTO EM ROMA"

Dívida ativa

+Nesta Sexta feira confi-ra Soul vibes club, Na The One, com Da cat e David rocha comandando a festa + Sábado tem o 1º Fest Ice Emanutiba (Alegre) na Cha-cara dos amigos em Anuti-ba Atrações: DJ DRIKO - O nº 1 das baladas da grande vitoria Carros de som, ICE A R$ 2,50, muuuuiiiiitaa-

aa gente bonita ao som do dj driko. +Embarque você também na campanha de doação de sangue e por-que não de medula, é rápi-do e indolor, e realmente faz toda a diferença. +Co-luna hoje sob responsabili-dade do interino, titular ata-refada, tudo ao som de Off springs e Bad Religion.

Curta Metragem

É difícil entender o que aconteceu com Julio Medem. O dire-tor espanhol, cultuado por filmes como "Os Amantes do Cír-culo Polar" (1998), enveredou por caminhos confusos e não é mais o mesmo. Seu recente filme "Caótica Ana" (2007) já de-monstrava falta de foco e de rumo. O mesmo acontece neste novo "Um Quarto em Roma". Centrando a narrativa em duas jovens e belas mulheres, a espanhola Alba (Elena Anaya, de

"Lúcia e o Sexo") e a russa Natasha (Natasha Yaroveko), con-ta-se a história de uma paixão. As duas moças se encontraram na capital italiana, se olharam num bar e, mesmo que Natasha esteja de casamento marcado e nunca tenha ficado com uma

mulher, ela aceita passar a noite com Alba.

NATAL SOLIDÁRIOOs dias que antecedem o Natal serão reple-tos de apresentações culturais, shows, ativi-dades religiosas e solidárias em Cachoeiro de Itapemirim. Para envolver a cidade no cli-ma natalino, a prefeitura e parceiros prepara-ram uma programação especial que começa no próximo dia 6 e vai até 23 de dezembro. É o Natal Solidário. Para os primeiros dias das comemorações natalinas no município, que vão se concentrar na praça Jerônimo Mon-teiro, no Centro, estão previstas atividades religiosas e um concurso de redação nas es-colas municipais com a temática do Natal. No dia 8, será realizado o Dia D da Cam-panha Natal Solidário, com recolhimento de doação dos alimentos nos bairros da cidade.

Page 5: Terça 30/11/2010

05Folha do E. SantoTerça-feira, 30 de Novembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

política O empresário Milton Avelar fez importantes revelações à Comissão Especial de Inquérito

políticamaisCEI: EMPRESÁRIO DIZ QUE

PREFEITO SABIA DE TUDOConsiderada a prin-

cipal testemunha das fraudes de lo-cação de tendas e prestação de ser-

viços em eventos, o empre-sário Milton Avelar, dono da Play City, revelou que o prefei-to Carlos Casteglione (PT) tem conhecimento dos atos ilícitos do secretário de Obras, Lean-dro Moreno, acusado pelo Mi-nistério Público de prática de corrupção.A declaração foi dada, ontem, durante depoimento oficial na Comissão Especial de Inquérito que investiga os ilícitos na ad-ministração petista de Cachoei-ro de Itapemirim-ES. A CEI é presidida pelo vereador Rober-to Bastos (PMN) e assessora-da pelo advogado Wilson Már-cio Depes pediu ontem mesmo a quebra do sigilo bancário dos envolvidos.O empresário deixou claro para a Comissão que o prefeito sem-pre esteve a par dos preços su-perfaturados e dos pagamentos dos serviços com a assinatu-ra dele. A revelação de Milton Avelar aumenta a suspeita da re-lação de co-autoria com o secre-tário de Obras porque mesmo sob a recomendação do MP para afastar seu assessor ele se nega a fazê-lo.Em recente reunião com a Exe-cutiva do PT para esclarecer os motivos da não exoneração, o prefeito ainda saiu em defesa do acusado.Nos corredores da prefeitura, o secretário Leandro Moreno tem

O Ministério Público o Es-pírito Santo (MPES) pediu o afastamento cautelar, a quebra de sigilo bancário e o bloqueio de bens do secre-tário de Obras de Cachoei-ro de Itapemirim, Leandro Moreno Ramos, e do ser-vidor do Departamento de Licitação, Odair da Silva

Ferreira.Para o MPES houve fraude nas licitações, realizada por meio das empresas locado-ras de materiais para even-tos no município. São elas: Colli Som Nova LTDA ME, HV Oliveira Produções e Eventos ME e RV Cerimo-niais e Promoção de Eventos

LTDA.Agora com o depoimento do empresário Milton Avelar, dono da Play City, o prefei-to Carlos Casteglione (PT) teve seu nome incluído no rol dos acusados de partici-pação nas fraudes e superfa-turamento na prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

OS ENVOLVIDOS

Os membros da Comissão analisam os documentos apresentados no depoimento

dito que o prefeito não tem co-ragem de exonerá-lo porque todas as suas ações são autori-zadas por ele. Logo especula-se que uma possível exonera-ção do acusado implicaria na

revelação do envolvimento do prefeito Carlos Casteglione como adiantou o empresário.A quebra do sigilo bancá-rio pela CEI objetiva envol-vidos diretos e indiretos, mas

para efeito de publicidade os nomes serão ocultados fican-do a conhecimento apenas da justiça. Amanhã mais detalhes do depoimento do empresário sobre as licitações e serviços.

Leia mais!

LER É UM ÓTIMO EXERCÍCIOVisite uma banca de revistas

Page 6: Terça 30/11/2010

A razão da sobrevivência e ma-

nutenção de qualquer empresa, em

um mercado cada vez mais compe-

titivo, é a sua Majestade: o Cliente.

Infelizmente, a maioria das empre-

sas e dos profissionais que as com-

põem, não se deu conta disso. Por

isso, a maioria se nivela por baixo

quando o assunto é excelência no

atendimento e o consequente cres-

cimento das empresas.

O final do ano está próximo,

os estoques são reforçados, a corri-

da para contratação de funcionários

temporários é frenética, a final o

Natal está chegando e promete ser

melhor ano para o comércio, prin-

cipalmente para os varejistas, até

porque deverá ser pago somente

em décimo terceiro salário R$ 1.4

bilhão de reais, e grande parte des-

se dinheiro será gasto nas compras

de Natal.

Além dos Clientes conquista-

dos ao longo do tempo, surgem,

nessa época, inúmeros Clientes no-

vos. É nesse momento que as em-

presas precisam estar preparadas

para atender com excelência e con-

quistá-los para o ano todo. É Nesse

momento que a maioria das empre-

sas peca por inúmeros motivos, dos

quais elencamos os principais:

01. Não preparam seus esto-

ques adequadamente, por não ava-

liar a economia, a disposição e a

motivação que leva os Clientes a

comprarem mais. Esse ano há vá-

rios motivos para ser o melhor Na-

tal de todos os tempos, pois a eco-

nomia está aquecida e as classes

menos favorecidas, as chamadas

"c e d" estão com poder de compra

elevado.

02. Falta de percepção e infor-

mação de que esse ano a popula-

ção está consumindo mais do que

nos anos anteriores.

03. A maioria das empre-

sas, principalmente as do vare-

jo, não treina suas equipes para

vender mais e atender melhor

seus Clientes e, o que é pior, nes-

se período contratam pessoas to-

talmente inexperientes.

Por esses e outros motivos,

as empresas perdem a oportu-

nidade de ouro na conquista de

novos Clientes. Em que pese o

grande movimento, é possível

sim dar um diferencial no aten-

dimento.

Nós do Instituto Brasileiro de

Gestores e Líderes, programa-

mos para novembro e início de

dezembro, três cursos de Exce-

lência no Aendimento ao Clien-

te e Técnicas de Vendas para

Vila Velha, Guarapari e Cacho-

eiro, onde os funcionários atu-

ais, e principalmente os tempo-

rários, terão a oportunidade, com

um investimento bem em con-

ta, de aprender todas as técnicas

de vendas e atendimento, des-

de a abordagem, a sondagem, a

abertura da venda, contornar ob-

jeções, venda do item principal e

dos itens adicionais, confirma-

ções e convites, conhecer o "seu

sujeito", como atender até cinco

Clientes ao mesmo tempo, sem

perder uma só venda e, ainda,

encantá-los e conquistá-los para

os próximos anos.

Experimente mudar a manei-

ra de encarar mais um final de

ano e um Natal promissor para

as vendas. Feliz Natal e ótimas

vendas.

SOLIDARIEDADE DA REGIÃO SERRANA SUL

A ajuda chega em boa hora para a entidade de apoiogeralRomáRio VaRgas, ConsultoR

aRtigo

Natal, um bom momento para conquistar novos clientes

[email protected]

Folha do E. SantoTerça-Feira, 30 de Novembro de 2010 Cachoeiro de Itapemirim (ES)06

A primeira dama de Venda Nova do Imigrante, Nelma Seschim Perim( ao centro), Amélia Batista - Projetos Especiais HECI; Marlene Ribeiro Seraphim (Casa de Apoio).

Membros do Centro de Convivência do Ido-so de Venda Nova do Imigrante arrecada-ram dezenas de pro-

dutos de higiene e alimentos e um va-lor em dinheiro para a Casa de Abrigo do Coração do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. A entre-ga foi feita, na última quinta-feira, du-rante um lanche de confraternização em homenagem ao excelente aten-dimento prestado na Casa do Abri-go pela dona Marlene Ribeiro Sera-phim, responsável pela administração da casa.

A idéia da doação surgiu depois que um dos familiares de dona - de- casa, Luzia Fardim Vitorazzi, mora-dora de Venda Nova do Imigrante, foi acolhido na casa. Ela que freqüenta o Centro de Convivência contou aos participantes a idéia da doação ga-nhando a adessão de todos na ação. A Casa de Abrigo funciona anexa ao

Hospital e recebe doações da maioria das famílias que tem parente atendi-do no local. A Casa recebe familiares de pacientes em tratamento na área de Cardiologia e que residem em outros municipios. No local eles recebem alimentação, hospedagem e toda a in-fraestrutura necessária que necessi-tam. Por mês, segundo dados da Casa, passam pelo local cerca de 400 pes-soas.

Apesar de passarem pela casa, num momento difícil e de recuperação dos parentes, a maioria das pessoas elo-gia e diz encontrar no local o cari-nho necessário para ajudar de manei-ra ainda mais rápida a convalescença do paciente. Quem quiser fazer qual-quer doação a Casa de Apoio, basta entrar em contato pelo telefone: 28-3526-6175. O Hospital Evangélcio é referência no Estado na área de Car-diologia com cirurgia infantil e adul-ta e recebe pacientes de todo o Espiri-to Santo e demais estados brasileiros.

Page 7: Terça 30/11/2010

Folha do E. SantoTerça-Feira, 30 de Novembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES) 07

O Interact Club é um programa do Rotary que consiste em clubes de prestação de serviço que envolve jovens entre 12 e 18 anos e/ou cur-sando o ensino médio. Embora patrocinados por Rotary Clubs que os orientam e apóiam, os Interact Clubs são completamente autônomos.

Pensamento de aprendizado

“Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a apren-der.” (ALVIN TOFFLER)

Quem tem lugar cativo naVITRINE é o nosso dileto amigo,

o empresário do Posto Oásis, JOÃO LUIZ TRAVAGLIA.

S.O.H.O.: uma ótima opção em presentes de Natal

Já está na hora de começar a pensar nos presentes de Natal! Há inú-meras opções, mas estamos impressionados com a qualidade e os óti-mos preços da S.O.H.O.. Talvez seja por isso que a loja tem tanto movi-mento, fruto do grande trabalho da advogada e empresária MARIANA MONTEIRO, que merece todo o sucesso que a loja está tendo. Apro-veite a abertura do comércio com horário estendido, em virtude do Na-tal, e dê uma passada por lá. A loja fica no 2º piso, do Shopping Sul.

Consultoria em Gestão Empresarial

Planejamento Fiscal e Tributário

Advocacia Civil, Trabalhista e Tributária

Contabilidade em Geral

Auditoria Contábil

Fone/fax: 28 2101-6950

VITRINE e s s a t o d o m u n d o v ê

Praça São João, n.º 05 - Em frente à Telemar

28 3521-9991

Apesar dejovens,

possuem um grande ideal

de servir: OTÁVIO

CASAGRANDE, MONIQUE

FONTOURA e IÁGO DARÓS. Interactianosque realizam

um belo trabalho voluntário comas crianças da

Escola Estadual de Ensino

FundamentalRotary, no

bairro Zumbi.

Interact Club Cachoeiro de Itapemirim Rubem Braga

Highlight

No domingo (28), almoçando no Misse Restaurante, no Jaraguá Tênis Clube, estavam os casais PATRÍ-CIA PERIM-AUGUSTO WALACE (CMPC), KAMILI- SANTANA-BRUNO FURLAN, ANDREIA-ADHEMARMAR REIS NETO (Multi Imóveis), SÔNIA-MAURÍ-CIO ERVATTE (Multi Imóveis) e FABÍOLA LESSA-EDUARDO CARLETTI (Viação Flecha Branca).

**********E por falar em Jaraguá, o presidente do clube da co-lina JOSÉ ROBERTO SABDINO, tem acompanhado,bem de perto, tudo que acontece por lá. Dedicação, trabalho e transparência têm sido suas metas.

**********O Fluminense está com as duas mãos na taça de Bi-Campeão Brasileiro de Futebol 2010. A festa da fu-tura conquista já tem data, hora e lugar para come-çar: vai ser no próximo domingo, dia 05, a partir das 14h, na sede campestre do Atlético Clube Ita.

**********VITOR CHAMON, LUCIANO MOULIN, LUCAS PE-NEDO, ÉDISON VALENTIM FASSARELLA, ALE-XANDRE MAITAN e o ex-prefeito de Cachoeiro, JO-SÉ TASSO ANDRADE já garantiram o convite para o grande dia. E você está esperando o quê?

**********Você fiel torcedor tricolor, não pode ficar fora dessa, afinal, já fazem 26 anos que o Fluzão não solta o gri-to de “é campeão” no Brasileirão. Adquira logo seu convite. Restam poucas unidades disponíveis.

Hoje, é diade festa parao vereadorROBERTOBARBOSABASTOSque completanova idade.Com certeza,os abraços eos parabénsvão ser muitos.

Empresário de sucesso

Posto Oásis

Foto: AGG

Turma bacanae de bemcom a vida: MAURICIO GRAVATÁ, o big brother ALAN PASSOS, a advogadae empresáriada S.O.H.O., MARIANAMONTEIRO, THIAGO CÓ e ROMÃO DURÃO.

Foto: AGG

Page 8: Terça 30/11/2010

O lixo espalhado pelo chão atrai animais e insetos para as casas

Alguns moradores não contribuem para manter limpo o local

A folha nos bairrosFERROVIÁRIOS: FALTA SEGURANÇA E LIMPEZA

notatom

e

O mercado financei-ro voltou a subir, na última semana, a sua estimativa para o Ín-dice Nacional de Pre-ços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, que avançou de 5,58% para 5,72%, in-formou o Banco Cen-tral, por meio do re-latório de mercado, também conhecido como Focus.Essa foi a décima pri-meira semana segui-da de aumento da previsão. Ao mesmo tempo, a expectati-va dos analistas para o IPCA de 2011 avan-çou de 5,15% para 5,20% no terceiro crescimento conse-cutivo da estimativa

Neste ano, até outu-bro, o total de ten-tativas de fraudes envolvendo consu-midores atingiu R$ 5,8 bilhões, segundo o novo Indicador Se-rasa Experian de Ris-co de Fraudes – Con-sumidor, divulgado nesta ontem. O tipo de fraude mais co-mum atualmente no Brasil e no mundo é o relacionado ao roubo de identida-de, também conhe-cido como fraude de subscrição, de acor-do com a Serasa. A fraude de subscrição ocorre quando um suposto “cliente” con-segue crédito com identificação falsa ou informação fraudu-lenta obtida do clien-te “real” e não inten-ção de pagar pelo bem ou serviço ad-quirido.

Mercado financeiro em subida

Fraudes contra o consumidor

O Bairro Ferrovi-ários é conside-rado pelos mo-radores do local um dos melho-

res de Cachoeiro de Itapemi-rim. Apesar da maioria dos moradores considerarem os serviços da prefeitura satis-fatórios, nas ruas, eles me-recem um olhar mais crítico, como a segurança dos comer-ciantes, que ainda temem a ação noturna dos assaltantes.

Ivone Santana Oliveira é comerciante há 13 anos na Rua Anacleto Ramos e con-ta que a segurança deve-ria ser mais intensa, já que quase todos os comercian-tes da região já foram furta-

dos ou assaltados , principal-mente à noite. Segundo ela, a sinalização do local e lim-peza das ruas também mere-cem atenção especial da ad-ministração municipal. “Por ser um local, próximo a um hospital, acho que as ruas deveriam ser mais limpas, como a utilização de um car-ro - pipa, para baixar a po-eira e lixeiras” conta Ivone.

Outro fator que a comer-ciante enumera como pon-to problemático do bairro é a falta da Guarda Municipal, que segundo Ivone, deveria estar na saída dos estudantes dos colégios Anacleto Ramos e Zilma Coelho Pinto. Ela explica que com a saída dos

08 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

estudantes, o tráfego na re-gião fica intenso, já que eles tomam as calçadas e parte da rua, que é muito estreita e to-mada por postes e árvores.

Segundo uma morado-ra da Rua Manoel Fonseca, que preferiu não se identi-ficar, o problema de drena-gem de água fluvial que não existia em parte da rua, inco-modava muitos moradores, mas o serviço já esta em an-damento pela prefeitura. Ela acredita que serviços de tele-fonia pública e ônibus pode-riam ser melhores no local.

“O bairro é muito bom, apesar deste problema que será sanado agora”, disse o morador Tiago dos Santos Ribeiro, 29, sobre o serviço de drenagem da rua. Tiago que é morador há 25 anos do bairro , conta que os servi-ços de capina e coleta de lixo acontecem regularmente, as-

sim como o policiamento.Apesar da coleta, Jose

Gomes da Silva, 70, que esta há 46 anos no local, acredi-ta que a falta conscientiza-ção das pessoas não permite que o bairro seja ainda me-lhor. “Os moradores não res-peitam os horários e colo-cam o lixo na rua em dias que não são determinados para o serviço”, explica Jose.

Ainda segundo o mo-rador, o serviço de segu-rança é satisfatório em re-lação ao crescimento da cidade e novamente, expõe que a comunidade tem de ser mais consciente em re-lação aos problemas da se-gurança. “Acredito que não há como ter um carro de po-lícia em cada bairro de Ca-choeiro 24h, assim cada mo-rador deve se precaver e se conscientizar sobre a segu-rança”, afirma o morador.

Esses são os principais problemas do bairro

As primeiras incursões da reportagem da Folha do Es-pírito Santo em bairros de Cachoeiro de Itapemirim-ES mostrou uma situação que é escondida pela administra-ção municipal. A maquiagem na região central da cidade, deixa obscura a realidade dos bairros da periferia onde os moradores convivem com todo o tipo de problema.O Orçamento Participativo parece mais pirotécnico do

que real e quem paga seus impostos ainda precisa men-digar pelos serviços.O leitor pode nos ajudar a produzir matérias enviando sua sugestão para o e-mail: [email protected] e nossa reportagem vai conhecer os problemas da sua rua e seu bairro, que serão mostrados nas páginas deste jornal e no site Folha online: www.folhaes.com.br.

Nota da Folha

Folha do E. SantoTerça-Feira, 30 de Novembro de 2010

Page 9: Terça 30/11/2010

“ Meu projeto é estrear como mãe.Grávida de nove meses, Juliana Paes, atriz, diz em entrevista ao UOL Celebridades que não tem pressa para atuar em 2011.

JRC O L U N Aco luna j r@fo lhaes . com.br

O ator canadense Leslie Nielsen, morreu aos 84 anos, após complicações decorrentes de uma pneumonia, em um hospital na Flórida, Estados Unidos. Segundo o jornal The Sun, o sobrinho do ator informou que Nielsen estava in-ternado no hospital há 12 dias e a família o acompanhou a todo momento. "Ele apenas adormeceu e faleceu", disse. Famoso por atuar em comédias, é frequentemente lem-brado por sua participação em clássicos.

Sofá caixão

O designer Von Erickson criou um sofá inspira-do em um caixão. O móvel é feito com uma es-puma grossa, molas e conta com uma cober-tura de veludo. É possível, inclusive, fechá-lo como um caixão. Na loja on-line "Etsy.com", a peça custa US$ 4,9 mil, cerca de R$ 8,7 mil.

Leslie Nielsen morre aos 84 anos

Na noite deste domingo (28), o presidente da Mangueira, Ivo Meirelles, convidou oficialmen-te Gracyanne Barbosa para ser musa da agre-miação em 2011. A morena, que havia dito que não desfilaria no Carnaval carioca do próximo ano, aceitou o convite. A novidade foi anuncia-da durante um show de Ivo, em um restauran-te na Zona Sul do Rio de Janeiro. Belo e Renata Santos participaram da comemoração.

Lily Allen xinga repórter

A repórter do jornal "Daily Mail" publicou que Lily Allen esta-va planejando se ca-sar com Sam Cooper, para aliviar a dor de ter sofrido um abor-to. Irritada, a canto-

ra xingou a jornalista no twitter e desmen-tiu a informação. "Me deixe fora da sua co-luna. Você não sabe nada sobre os deta-lhes íntimos da minha vida", escreveu.

Um menino extremamente carente da presença do pai na infância, chorão e com nome de príncipe. Essas são algumas das peculiaridades que vão estar presentes no livro “Fiuk – Diário do Fiuk”, que a Creative Books lan-ça no dia 30 de novembro. O livro, biografia escrita em formato de diário pelo pró-prio ator e cantor, pretende ser um presente para as fãs ao revelar momentos de in-timidade do ídolo.

Recorde de bolas natalinas

Um shopping de Bucareste, na Romênia, en-trou para o Guinness, livro dos recordes, por ostentar a maior decoração com bolas natali-nas do mundo em local coberto. Foram utili-zadas 449.658 bolas de Natal para enfeitar o centro comercial na capital romena.

Alimentando na boca

Um tratador de crocodilos parece não temer o predador assassino. Ele alimenta os animais na boca e caminha calmamente entre eles em um recinto em Karachi, no Paquistão. Segundo ele naquele local ainda não foi registrado nenhum tipo de acidente envolvendo os animais.

Lontra procurada

Uma lontra é procurada pelas autoridades de Boca Raton, no estado da Flórida (EUA), por ter atacado um cachorro e duas pessoas. O serviço de controles de animais colocou ar-madilhas com isca de atum para tentar cap-turá-la. Folhetos também foram distribuídos nos bairros para ajudar a pegar a lontra.

“Insensato coração”, próxima novela das oito, pode es-tar passando por sua segunda crise. Depois do afasta-mento de Ana Paula Arósio da trama, quem está dando dor de cabeça à produção da novela que sucederá “Pas-sione” é Fábio Assunção. Segundo a coluna “Telenotí-cias” do jornal “O Dia”, o ator teria faltado às gravações de estúdio realizadas no Projac. A ausência de Fábio As-sunção pode levar ao seu afastamento de “Insensato co-ração”. Ator teria alegado incapacidade para trabalhar.

Tarde de autógrafos com Bieber

Fábi

o A

ssun

ção

é in

cert

eza

Justin Bieber convidou cerca de mil fãs para participar de uma tarde de autógrafos de seu livro First Step 2 Forever. No entan-do, mais de 2 mil fãs apareceram por lá. Bieber chegou atra-sado à livraria, devido a um engarrafamento, mas concordou em ficar mais tempo do que o combinado para autografar to-dos os exemplares de quem esperou horas por ele.

FIUK POR DIÁRIO DO FIUK >>>>>>>

Page 10: Terça 30/11/2010

A SUL CONTINENTAL TRANSPORTES, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 81.382.525/0001-30, com sede na BR 101, 382, VILA NOVA, Içara, SC, notifica o sr. AMAURI DA SILVA, brasileiro, motorista carreteiro, porta-dor da CTPS 07388, série 00004/ES, para que retorne ao trabalho no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de caracterizar abandono de emprego e ter seu

contrato de trabalho rescindido, nos termos do art. 482, i, da CLT.

COMUNICADO DE ABANDONO DE EMPREGOVendo ou Alugo, casa no Novo Parque, 2 quartos, 1 suite, 2 banheiros, sala, copa, cozinha, área frente e fumdo, toda grdeada com cobertura e garagem. Aluguel - R$ 600,00 - Venda - R$ 160.000,00 Fa-lar com Ronaldo (28) 9986-4744 e (28) 3522-8778

Vende-se casa com 80m² de construção e área to-tal de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ra-mos nº 62, bairro: Novo Parque em frente a praça, mais ônibus na porta. Tratar direto com o proprietá-rio - França : 9939-0031

Passa-se uma loja “Cosy” no Shop 1º piso Cachoei-ro com todos os móveis e estoque. Tratar com Es-tela e Janine 3521-8034 / 8804-3112 e 9916-7070

Vendo ou troco uma área de 1.520 m2, área nobre com uma casa de 115 m2, em Itaoca praia, valor: R$120.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412.

Vendo uma fazenda de 200 Alqueires em Itupiran-ga Para 50 KM de Marabá negocio por outros imó-veis ou carro, tratar com Dirceu (028) 9904-1412.

Vendo um terreno em praia das neves, 2 quadras da praia ou troco por carro. Tratar Dirceu. Contato: (028) 99041412.

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no va-lor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 va-randas, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritura. Localizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alqueire, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amo-rim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Te-lefone (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓ-RIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comer-cial • Toda montada • Estoque • Estrutura fiscal em dia • Funcionários treinados • Certidões negativas de todas as esferas • Faturamento garantido. 20 anos de mercado - Carteira de 10.000 Clientes TRATAR DIRETO COM O PROPRIETÁRIO, SEM INTERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bair-ro Basiléia medindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, Bairro Gilberto Machado, ex-celente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vendo ou alugo uma casa no bairro Novo Parque, na rua principal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banhei-ros, garagem para 2 carros, terraço coberto. Con-tato: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ronaldo.

Vende-se uma sala comercial 40m² centro melhor ponto. R$ 35.000,00 21 9636-6294

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escritório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cachoei-ro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 óti-ma localização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente locali-zação, 9945-4646. Vilceir

Vende-se um terreno em Córredo do Ubá, 6 km de São José de Fruteiras - Vargem Alta -ES, Próximo a área de Lazer e Pesque e pague Giore e a rampa de Vôo Livre de Ubá, 1 km para cada lado, 100 m da estrada Principal. Area com um al-quere e meio de terra, uma casa com Palmeiras, frutas e tudo gramado, barracões, dois terreiros 13.000 pés de café. Me-lhor lugar da comunidade, ótima paisagem. Valor do imóvel R$ 170.000,00 contato. 9971-2981 ou 9945-9501

Vende-se uma loja de roupas (feminina, masculina e infan-til), com cartela de clientes localizada no Alto Novo Parque, em frente ao supermercado Frigolima. Tel. 9971-8696 / 9967-9005.

Passa-se uma loja montada, na rua Pedro Dias. Valor do alu-guel: R$600,00 / Valor da loja R$7.000,00. Tel. 3522-5592 / 9882-0668.

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gon-çalvez coelho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel

Vende-se um terreno no bairro Vila Rica, próximo a casa das meninas. Valor R$15.000,00. Tratar com Deuclésio. Tel. (28)3511-2369.

AlUGO APARTAMENTO, bairro Monte Cristo, 2 quartos, sala, cozinha, varanda, banheiro, área de Serviço e garagem. Prédio novo, lo-cal tranquilo. Tratar: Jair 9985-2341

Galpão comercial, com 286m², portão de ferro, escritório e banheiro, na rua Nelson Borelli 71, otton marins. Falar com Miro -- 9956-7735.

Alugo casa 3 quartos, 2 banheiros sala, copa, cozinha, área de serviço e garagem, no bairro Alto Novo Parque, próximo ao Supermercado Polonini. Tratar com Margarida (28)3511-6541.

Aluga-se um ponto comercial na Av. Jones dos Santos ne-ves. Fundos com Linha Vermelha . 8.60 mt fundos, e 3,50 . 30 . 100 mt. Valor: R$ 300,00.Tel.9883 - 8291 ou 9918 - 4445 , falar com Ademir ou Mario dos Anjos.

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel para fins de semana e tem-porada, ótima localização, 200 m da praia. Capacidade 10 pessoas, preço a combinar. Beth (28) 8805-6499.

Aluga-se apartamento com 3 quartos no bairro Coronel Bor-ges, falar com Antônio 3521-2100.

Aluga-se 2 casas no centro de Piúma para temporada de verão ou fixo. Tel: (28) 3522-3777 falar com Elizeu Ramos

Vendo VW Logus, ano 94/95, em ótimo estado. R$ 4.000,00 (Quatro mil reais). Tratar com Ab-dala: 9901-6784.

Vende-se gol 1000 branco, ano 2000, 4 portas, di-reção, ar, trava, alarme, 16v. R$ 14.000,00 - 3518-1350 / 9989-6640. Vera Tá no vermelho? Dinheiro na mão, Financio seu car-ro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844

Corsa Sedan Milenium, 2002, Trava, Alarme, Fa-rol de Milha, reboque, 4 pneus novos e documentos 2010 pago Super econômico em execelente esta-do de conservação R$ 14.000,00 Diego 9923 5777Vende-se Toyota Corolla, automático, prata, 2001, motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, com-pleto. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 ga-solina, IPVA 2010 pago. Branco, duas portas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, motor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palo, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Caminhão 1113 ano 71, toco, caçamba boa, motor com 25.000 km, turbo, hidráulico, único dono, todo

Transforme seu imóvel em dinheiro sem sair dele, baixas taxas, valores até R$ 400 mil 28 9984-7272 / 28 3518-2844, capital de giro em apenas uma prestação mensal.

Vende-se em Atílio Vivacqua, uma TV simples de 14 polegadas, marca Semp, valor R$ 170,00. Vende-se uma geladeira duplex 410l, marrom, marca Brastemp. Valor R$ 430,00 Tratar com Quênia - 9917-0910

Vende-se duas mesas, sendo uma mesa girató-ria em granito e outra com base de mármore e tampo de vidro com 2,20 m e seis cadeiras. Va-lor: R$ 1.000,00 cada (o valo r pode ser dividido em até 5x), tel 3521-5334 e 9298-5208 - Creuza

Vende-se Empresa atuante no ramo de pó de café desde 1985. Documentação toda em dia, 1 torrador com capacidade de 240 kg por torrada com resfriador da marca J.Araújo, 1 painel se-mi-automático com comando, 1 elevador para café, 1 exaustor para café torrada, 1 ciclo com capacidade para 5 toneladas de café torrada, 1 moinho a martelo, capacidade de moer 600 kg/h da marca Incapé, 01 empacetadeira semi auto-mática com elevador da marca Jocam. 20 mil reais em embalagens, 25 mil em caixas de pa-pelão, 02 marcas de café registradas. OBS: Só no mercado de café de Cachoeiro esta empre-sa vende 4 toneladas de café por mês. Valor R$ 200.000,00. Gustavo 3528-4273 / 9975-0743.

vende-se: um equipamento de som para festa 16 canais stanis, 1 módulo de 2500 Machino, 1 Amplificador resseiver gradiente, 1equaliza-dor, 1crossover 3 vias,1 câmera de ecos Delay 2 caixas grave com 2 alto falante cada de 15 polegadas, 2 caixas grave médioe agudo, Va-lor Total: R$ 4,000,00, Contato: Aline - 28 9965-8520 / 28 3518-9051

bom 9946-1208

Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul metálico, estofamento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Vende-se Honda CBX 200 Strada Ano 98 e uma HAO BAO - HB 110cc, partida elétrica ano 2008. Le-onardo 9885-5626

Vende-se um caminhão F4000 ano 85, motor MWM. Falar com Leonardo (28) 3521-8810 e (28) 8115-2630.

Vende-se um Gol G3, série ouro, ano 2000, 8 vál-vulas completo IPVA 2010 pago. Falar com Márcia 35212-7892 e 9938-2254

Vende-se um Corsa Wind ano 94, duas portas, bá-sico. Em ótimo estado de conservação. Falar com Esau Tel: 9975-8483

10 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Precisa-se de empregada doméstica com referência para realizar todos os serviços domésticos em residência no bairro Paraíso de 9hs às 18hs. Contra-to de trabalho com salário mínimo. Tel. (28) 9885-5864 - Kátia

Aulas de redaçãoPara aprimoramento pessoal, vestibula-res e concursos. Aulas personalizadas, com melhora expressiva na interpreta-ção e desenvolvimento de textos.(28) 9905 1903.

Precisa-se de empregada doméstica e cuida-dora em horário integral, com referência para contrato provisório em Iriri no período de 26/12/2010 a 16/01/2011. Salário de R$600,00. Tel. (28) 9885-5864 - Kátia

Precisa-se de faxineira terça-feira e quinta-feira. Tel (28) 9885-5864 - Kátia

Folha do E. SantoTerça-feira, 30 de Novembro de 2010

Page 11: Terça 30/11/2010

11Folha do E. SantoTerça-feira, 30 de Novembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Aids cai no Espírito Santo

Petróleo brasileiro na China

Remédio só com receita

O Espírito Santo, seguin-do a tendência nacional de estabilização da Aids, registrou queda na taxa de incidência e de mor-talidade pela doença, segundo relatório da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Os dados apontam que em 2003, para cada 100 mil ha-bitantes, existiam 16,9 pessoas infectadas, en-quanto em 2009 essa taxa caiu para 13,4. Na Região Sudeste, o índi-ce é de 24 casos de Aids por 100 mil habitantes, enquanto a média na-cional é de 18.

Soja, minério de ferro e agora petróleo. As ex-portações brasileiras de petróleo para a China dispararam para atender o voraz apetite do gigan-te asiático por matérias-primas. Preocupados em garantir seu suprimento, os chineses também já dão os primeiros passos na exploração e produ-ção do óleo no País. Os especialistas apostam que a presença chinesa só tende a crescer com os novos negócios do pré-sal.

Pacientes que precisam comprar medicamentos antibióticos devem dei-xar uma via da prescri-ção médica na farmácia. As novas regras come-çaram a valer seguindo resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que foi publicada em outubro.Antes, era necessário apresentar a receita mé-dica. Desde domingo, entretanto, os medica-mentos só devem ser vendidos com a apre-sentação de duas vias da prescrição - uma de-las ficará no estabeleci-mento.

regional As obras de Tarsila do Amaral têm percorrido todo o Brasil

notatom

e

MOSTRA MODERNISTA NO ESPIRITO SANTOO Museu de Arte

do Espírito San-to Dionísio Del Santo (Maes), no Centro de

Vitória, recebe, a partir de hoje , uma exposição inédi-ta de Tarsila do Amaral, uma das artistas mais importantes do Modernismo. A mostra “Tarsila sobre papel” conta com 70 desenhos da artista, procedentes de diversas co-leções particulares e institu-cionais.

“Tarsila sobre papel” fi-cará em cartaz no Maes até o dia 13 de fevereiro de 2011. A mostra é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esta-do da Cultura (Secult), com apoio do Ministério da Cul-tura, e produção da Base7 Projetos Culturais. O espa-ço estará aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas; e aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas. Este é um dos desenhos premiados da artista em mostras internacionais

O desenho esteve presente ao lon-go da trajetória de Tarsila do Ama-ral (Capivari/SP, 1886 – São Pau-lo, 1973), refletindo seu processo criativo e atestando seu percurso singular no Modernismo Brasilei-ro, um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasi-leira na primeira metade do século XX.A artista realizou aproximada-mente 1.750 trabalhos em papel ao longo de seus 55 anos de ativida-

de. A mostra apresentará obras das três fases da artista. Durante sua formação, os estudos sobre papel eram considerados um método de aprendizado, ou mesmo uma pri-meira etapa de um longo processo de trabalho, cuja finalidade era a pintura, considerada “arte maior”. Durante o período da exposição, também será realizado o projeto "Ciclo de Palestras". Serão qua-tro encontros para a reflexão da arte por meio das obras de Tarsi-la. Cada momento terá um tema

e convidados especialistas no as-sunto a ser abordado.A estreia será na quarta-feira (01), com o tema "Tarsila sobre papel", com a curadora da exposição Re-gina Teixeira de Barros, integran-te da equipe de curadores da Pina-coteca do Estado de São Paulo. As inscrições são gratuitas e li-mitadas e devem ser feitas por e-mail ([email protected]) ou com 30 minutos de antecedência, no local. São 40 va-gas ofertadas para cada palestra.

DESENHOS

Page 12: Terça 30/11/2010

12

saúde A medida, adotada pela Anvisa tem o objetivo de conter o uso indevido desses remédio

COMPRA DE ANTIBIÓTICOS EXIGE RECEITA ESPECIAL

saúdemai

sPessoas alérgicas preci-sam estar atentas não ape-nas ao que comem, mas também ao que seus par-ceiros. Um alerta do Ame-rican College of Allergy, Asthma and Immunolo-gy explica que quem sofre com alergias a alimentos pode ter problemas só de beijar alguém que consu-miu o que lhe causa alergia.E escovar os dentes ou es-perar algumas horas às ve-zes não surte efeito. Sami Bahna, presidente da insti-tuição, explica que o siste-ma imunológico da pessoa que é muito alérgica reage de maneira severa, mesmo se exposta apenas a peque-nas quantidades do ali-mento causador de alergia.É claro que essas constata-ções se referem a pessoas com alto grau de sensibili-dade a alergias. E em geral é possível contornar o pro-blema observando a ali-mentação do outro. Mas se houver dúvidas, pergunte!

Beijo pode causar alergia

O CFM (Conselho Federal de Medicina) divulgou re-comendações para evitar o agravamento de doenças pré-existentes em quem vai viajar de avião. O docu-mento, elaborado pela Câ-mara Técnica de Medicina Aeroespacial do conselho, será enviado à Anac (Agên-cia Nacional de Aviação Ci-vil), Infraero, companhias aéreas, sindicatos das em-presas de transporte aéreo, representações das agên-cias de viagem e entidades médicas.O documento traz orientações a serem adota-das por gestantes e pessoas com doenças respiratórias, cardiovasculares e trans-tornos psiquiátricos antes de embarcar, além de ca-sos em que uma viagem de avião é contra-indicada.

Foi, por medo de avião...

A partir do últi-mo domingo (28), as pesso-as que forem comprar anti-

bióticos nas farmácias do país vão precisar de uma re-ceita de controle especial, em duas vias. A medida, adotada pela Anvisa (Agên-cia Nacional de Vigilância Sanitária), tem o objetivo de conter o uso indevido des-ses remédios – atualmente, é necessária a receita médi-ca simples para a compra, mas, na prática, as lojas não exigem o documento, o que incentiva a automedicação.

A nova regra vale para mais de 90 substâncias an-timicrobianas, que incluem praticamente todos os anti-bióticos vendidos no país, com exceção dos que são usados apenas nos hospitais.

Agora, a receita médi-ca para a compra de anti-bióticos terá de ser expedi-da em duas vias: uma fica retida na farmácia e a ou-tra deve ser devolvida ca-rimbada ao consumidor, que não poderá usá-la no-vamente. A receita médica vai ter validade de dez dias.

O rótulo desses produ-tos também vai mudar. Na tarja vermelha do produ-to, deverá vir escrito "Ven-da Sob Prescrição Médica

O surgimento de superbactérias é consequencia do uso indiscriminado

Cachoeiro de Itapemirim (ES)Folha do E. SantoTerça-Feira, 30 de Novembro de 2010

– Só pode ser Vendido com Retenção da Receita". Os laboratórios ainda têm 150 dias para se adaptar à nova regra e mudar as caixas dos remédios – os medicamen-tos que já estiverem em es-toque com a tarja antiga po-derão ser vendidos após

esse período, desde que es-tejam na data de validade.

Todas as prescrições também deverão ser re-gistradas pelas farmácias no SNGPC (Sistema Na-cional de Gerenciamen-to de Produtos Controla-dos). Os estabelecimentos

tem 150 dias para começar a fazer esse registro e con-cluir a adesão ao sistema.

A discussão sobre o as-sunto já existe há meses e foi tema inclusive de con-sulta pública, mas foi ace-lerada por causa dos casos de infecção por superbac-térias como a KPC, que causou mortes em Estados como São Paulo e no Dis-trito Federal. Os antibióti-cos têm influência no pro-cesso de seleção natural das bactérias, favorecendo as que são mais resistentes.

O CFM (Conselho Fe-deral de Medicina) orienta a população a tomar antibi-óticos apenas com orienta-ção médica, como forma de proteger a saúde e também de evitar o surgimento de superbactérias. De acordo com os conselheiros da en-tidade, “o consumo indevi-do de remédios, sobretudo antimicrobianos, pode pro-vocar o surgimento de mi-Por isso, o CFM diz que é “fundamental que o pacien-te só faça o uso de medica-mentos sob prescrição es-trita de médicos, os únicos profissionais capacitados e habilitados para diagnosti-car e determinar a adoção de procedimentos com o in-tuito de alcançar a recupera-ção do bem-estar e da cura”.

Page 13: Terça 30/11/2010

AINDA HÁ ESPERANÇAO Corinthians se apega a de-

talhes e a outros exemplos para ainda acreditar no título bra-sileiro. O rebaixamento ante-cipado do Guarani para a Sé-rie B não será problema. Pelo menos é no que acredita o téc-nico Tite. De acordo com o co-mandante, a falta de objeti-vos poderá fazer o Bugre jogar sem pressão contra o Flumi-nense, domingo, no Engenhão.

- O Goiás também estava as-sim contra o Fluminense (empa-te por 1 a 1). Exatamente igual. O futebol tem essa situação im-portante de mobilização de equi-pes, de enfrentamento. O Gua-rani pode jogar mais tranquilo, mais solto. Às vezes, a ansie-dade tira a precisão. O jogo tem muitas variáveis. Tudo é possí-vel – afirmou. Tite equivoca-se sobre a condição do Goiás na 35ª rodada do Brasileiro. O Es-meraldino ainda tinha chances

de escapar do rebaixamento. O empate com o Tricolor carioca, no Engenhão, apenas complicou ainda mais a condição. A queda foi sacramentada na partida se-guinte, quando perdeu por 4 a 1 para o Santos, no Serra Dourada. Apesar da confiança, o treinador reconhece que a missão corintia-na não será nada fácil. Mesmo assim, evita fazer lamentações, principalmente sobre o empa-te com o Vitória, em Salvador. O resultado, aliado ao triunfo do Fluminense sobre o São Pau-lo, derrubou o Corinthians da li-derança para o segundo lugar.

esporte O time do Flu não espera encontrar facilidade no jogo contra o Guarani.

esportemaisNADA DE MOLEZA CONTRA O

GUARANI, NO ENGENHÃOAssim como

é costume com o co-m a n d a n t e Muricy Ra-

malho, o capitão Fred cal-çou as sandálias da hu-mildade ao comentar a possibilidade de título do Fluminense no próximo domingo, contra o Guara-ni, no Engenhão, em par-tida pela última rodada do Brasileirão. Após a vitó-ria por 2 a 1 sobre o Pal-meiras, o atacante atendeu rapidamente a impren-sa ainda na Arena Barue-ri e se apressou em dizer que, mesmo já rebaixado, o Bugre representa muito perigo para o Tricolor.

- Não, não. Não tem essa (de adversário mais fraco), não. Estamos pen-sando só em fazer o nos-so melhor. O Guarani tem

muita qualidade. Vai ser uma pedreira como to-dos os jogos têm sido di-fíceis. Temos encontrado dificuldades como contra o Palmeiras. Vamos seguir nesta luta até o domingo - disse o atacante.

Preocupado em evitar oba-oba ou clima de oti-mismo exagerado, Fred pediu que o Flu mante-nha sua rotina de treina-mentos e acumule ener-gias para a partida que decidirá o campeonato:

- Temos que manter o trabalho sério e concen-trado. Ainda falta o últi-mo jogo. Vamos descan-sar bastante para chegar domingo inteiros. Quere-mos ter uma boa sema-na de trabalho para dar confiança, fazer um bom jogo no domingo e sair com o título. Tartá e Fred em comemoração ao gol da vitória de domingo

Caminho para mudança geral

Escapar do rebaixamen-to perdendo em casa para o Cruzeiro por 2 a 1 es-cancarou o leque de de-ficiências do Flamen-go. A campanha sofrível no Campeonato Brasilei-ro tem um lado bom, se-gundo análise da direto-ria e da comissão técnica: o clube poderá se desfa-zer de diversos jogadores sem 'peso na consciência'.A geração que se perpetua no clube desde 2006 está perto do fim. O treinador Vanderlei Luxemburgo re-conhece que é hora de o clube aproveitar o fracas-so do ano para se recons-truir. A principal missão é tornar o grupo mais jovem.

Na 'honra' e no 'brio'

O Cruzeiro chegou a Belo Horizonte nesta segunda-fei-ra com a sensação de dever de casa cumprido. Ao vencer o Flamengo por 2 a 1 nesse domingo, em Volta Redon-da, a equipe manteve vivas as chances de conquistar o tí-tulo do Brasileirão. Porém, para comemorar mais uma estrela na camisa azul, o time precisa vencer o Palmeiras e torcer por tropeços de Flu-minense e Corinthians, líder e vice-líder, respectivamen-te. O Tricolor jogará contra o já rebaixado Guarani. Já o al-vinegro paulista pega o Goi-ás, que também disputará a série B em 2011. Apesar de essas equipes já não pode-rem reverter suas situações no campeonato, Cuca acre-dita na 'honradez' e na gran-deza desses clubes.

13Folha do E. SantoTerça-feira, 30 de Novembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Page 14: Terça 30/11/2010

As palestras são motivadoras e apresentam soluções para os novos empreendedores

economia O projeto de economia vem sendo desenvolvido desde o início do ano

COMÉRCIO TOTAL NOS BAIRROS DE CACHOEIROAté a próxima

sexta-feira, a prefeitura de Cachoei-ro de Itape-

mirim, em parceria com o Sebrae, realiza mais uma edição do projeto “Comércio Total”. São palestras de capacitação oferecidas para comer-ciantes e prestadores de serviços dos bairros dis-tantes do Centro. Desta vez o projeto será ofere-cido aos moradores dos bairros BNH e Aeropor-to e também do distrito de Córrego dos Monos.

Os encontros serão re-alizados no salão da as-sociação de moradores do bairro BNH, sempre a partir das 19h. Com as palestras os empre-endedores, formais e in-formais. poderão apren-der mais sobre controle financeiro, atendimen-to ao cliente, conhecer as linhas de crédito, bem como melhorar o visual da loja.

A partir das palestras, o empreendedor poderá escolher até dois assuntos para se aprofundar atra-vés de uma consultoria. Os participantes poderão solicitar a visita. Depois, um consultor do Sebrae agendará um horário para visitar a empresa e para prestar orientação. Quem estiver na informalidade, querendo abrir ou am-pliar um negócio, vai po-der solicitar também a orientação de um consul-tor para aprender a fazer um plano de negócio. To-dos os serviços ofereci-dos são gratuitos.

Em cinco meses de funcionamento, o projeto já capacitou cerca de 350

14 Cachoeiro de Itapemirim (ES)Folha do E. SantoTerça-feira, 30 de Novembro de 2010

Judiciário em conciliação no ES

Conferência do clima em Cancun

Começou no Judici-ário do Espírito Santo a Semana da Conci-liação e que sódeve terminar na próxima sexta (03). São cerca de seis mil audiências, que serão realizadas s i m u l t a n e a m e n t e em todo o Estado. Na Grande Vitória, as atividades se concen-tram no Tribunal de Justiça e na Casa do Cidadão. Os trabalhos estão divididos em duas frentes de traba-lho. A primeira delas, coordenada pelo Co-mitê da Conciliação, agendou cerca de 800 audiências para pro-cessos que envolvem empresas de telefo-nia, de planos de saú-de e a Companhia de Energia Elétrica do Es-pírito Santo, Escelsa.

Começou ontem , em Cancun, no México, um nova Conferên-cia da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 16), desta vez com expectativas bem mais modestas que as depositadas sobre a última edi-ção, realizada no ano passado, na Dina-marca. Não se espera que em Cancun um amplo acordo glo-bal de redução de emissões de gases causadores de efeito estufa seja aprova-do, muito menos que seja vinculante (de cumprimento obri-gatório por seus sin-gatários).

notatom

ecomerciantes nas quatros regiões que visitou em Ca-choeiro. Foram dois dis-tritos e seis bairros atendi-dos. Nesta edição já estão inscritos 150 comercian-tes. “ O 'Comércio Total' tem sido um sucesso e tem

tido uma aceitação muito grande pelos moradores”, afirma o diretor de Estra-tégia e Mercados da pre-feitura, Leandro Bernabé.

Segundo Leandro, para o próximo ano a pre-feitura já firmou a parce-

ria com o Sebrae.“Temos previsto para o ano que vem o atendimento de mais sete regiões. Só es-tamos aguardando o cro-nograma do Sebrae para divulgar as datas”, infor-mou.

Local: Sede da Associação de Mo-

radores do bairro BNH de cima, em

cima do posto de saúde

Hoje19h às 20h15 - Formação de preço de

venda

20h15 às 21h30 - Controles financei-

ros para o varejo e serviços

PROGRAMAÇÃO Amanhã19h às 20h15 - Técnica de Vendas

20h15 às 21h30 - Atendimento ao

cliente

Quinta-feira (2)19h às 21h - Encontro de crédito

Sexta-feira (3)

19h às 20hb15 - Gestão de Esto-

ques

20h15 às 21h30 - Visual de Loja

Page 15: Terça 30/11/2010

A policia militar realizou na tarde do ultimo do-mingo a prisão de duas pessoas acusadas de es-tar traficando no bairro BNH , Jonathan e José Silva foram detidos na rua Allan Kardec. Com eles foram encontradas a quantia de 163 pedras de Crack e 25 gramas de maconha, segundo os PMS e do apreendi-das 163 pedras de Crack , Segundo informações do sargento Pelanda e do soldado Nery, da viatura da RP 2741, os acusados, José Silva Ju-nior, 21 anos e Jonathan Pereira Dias, 19 anos conhecidos na região como traficantes de drogas, estavam em um ponto de ônibus quan-do foram abordados. Os acusados foram encami-nhados à Delegacia de Polícia Judiciária onde serão autuados pelo de-legado de plantão por tráfico de drogas segun-do as informações a pri-são foi realizada graças a denuncias,

Presos com mais de cem pedras de Crack

TRÊS HOMICÍDIOS NO FIM DE SEMANA EM CACHOEIRO

15Folha do E. SantoTerça-feira, 30 de Novembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

polícia Duas mortes foram na cidade e outra no interior

políciamais

A Delegacia de Crimes con-tra o Patrimônio registrou mais uma ocorrência de roubo em veiculo na manhã do último domingo. Segun-do a vitima, o agente peni-tenciário J.T.A.P, 22, no mo-mento em que aconteceu o roubo ele estava dentro da igreja com outros familiares e ao retornar no seu veicu-lo verificou que algo estava faltando , foi quando sentiu falta de sua carteira con-tendo a carteira de agente penitenciário , vários do-cumentos pessoais como , e cartão de bancos , com as pessoas que estava em sua companhia também foi levado uma bolsa conten-do , documentos pessoais , cartões de bancos e outros , e pequenas quantia em dinheiro , as vitimas foram orientada a procurar a De-patri.

Furto em veículos

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

No destaque Nilson (e) e Thiago mortos a tiros em Cachoeiro

A Policia Mi-litar regis-trou três ho-m i c í d i o s neste final

de semana, em Cacho-eiro de Itapemirim-ES. O primeiro aconteceu no bairro Agostinho Si-monato na madrugada de sábado quando Nil-son Soares Viana Ju-nior, 27, foi morto a tiros depois de invadir a casa de um policial mili-tar e ameaçá-lo de mor-te. De acordo com a po-licia civil, a casa do PM já havia sido invadida e o ladrão que na época não foi identificado le-vou uma TV de 32 po-legadas. Nilson já tinha passagens pela Depa-tri. O segundo homicí-dio aconteceu no bair-ro Caiçara onde a vítima foi Thiago Regiane, 22, conhecido como Thia-guinho do IBC. O crime

por Ronaldo Índio Brasil

aconteceu na madruga-da de domingo e a vítima tinha passagens por fur-to na Delegacia de Crimes contra o Patrimônio. Thia-go chegou a ser socorri-do, mas morreu na Santa Casa. O terceiro homicí-dio aconteceu na localida-de Córrego Vermelho, Ita-

óca, distrito de Cachoeiro onde o adolescente Julia-no Cesar Cizidio, 17 , foi executado com sete tiros de revolver calibre 22. De acordo com a policia, os tiros acertaram o rosto, a cabeça , o peito , a perna e outro na altura do qua-dril. A equipe da pericia

da PC encontrou no local do crime três cápsulas de-flagradas. Os corpos fo-ram encaminhados para o DML onde foram necrop-siados dois deles foram li-berados para sepultamento o outro aguardava por re-conhecimento até o fecha-mento desta edição.

Um casal que seguia de em um cami-nhão Fiat Iveco, placa MSP 7800, con-duzido por Jair Silva Santos, 39, foi abordado por uma equipe de policiais militares que realizavam uma barreira para impedir entrada de drogas e trafi-cantes no estado. A prisão aconteceu na divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, no posto policial de San-tas Cruz , em Mimoso do Sul. Segundo

o capitão da policia militar lotado na equipe do Rotam , o veiculo teria saí-do de Campos dos Goitacazes e seguia para o norte do estado onde descarrega-ria uma carga com 10.000 lajotas , po-rem ao avistar a barreira o veiculo parou no meio da ponte e lançou uma sacola azul para fora do veiculo. O carro foi parado e os ocupantes revistados onde com eles nada foi encontrado , mas a

PM ao realizar buscas encontrou a saco-la contendo 3.965 gramas de maconha e 2 ,725 gramas de cocaína. O casal Jair Silva Santos , 39, e sua esposa Mauri-cia Bispo dos Santos, 28, e seu filho menor de 17 foram encaminhados para o DPJ de Cachoeiro onde foram autu-ados pelo crime de tráfico de drogas. Segundo a PM , o casal mora em Gua-rapari onde a droga seria distribuída.

FAMÍLIA É PRESA COM DROGAS FAMÍLIA É PRESA COM DROGAS

Page 16: Terça 30/11/2010

Música - Susan Boyle vai estrelar um musical sobre sua vida, informou o jor-nal "The Sun". Ela descar-ta a possibilidade de ser in-terpretada por outra pessoa."Com certeza vou estar no palco. Prefiro isso a ter de ficar vendo as pessoas lá em cima tentando se parecer co-migo. Quero fazer as partes musicais, por isso vou ficar entrando e saindo do pal-co. Estou ansiosa para fa-zer esse trabalho ao vivo. Vai ser muito bom ver pes-soalmente as pessoas que têm me apoiado", afirmou.

SusanExposição - Entre os dias um e três de dezembro, Cachoeiro de Itapemirim receberá 3ª edi-ção da exposição fotográfica Expofauna, sob o tema "Fau-na capixaba: sons, imagens e cores". A mostra será realiza-da no segundo piso do Shop-ping Sul, em horário comer-cial - das 10h às 22h -, com entrada franca. A exposição trará fotografias e vídeos fei-tos pelos biólogos Pedro Paz, Ana Cristina Venturini e Thia-go Silva Soares, que são o re-sultado de mais de 20 anos de trabalhos de campo realizados em pelo menos 200 localida-des do Espírito Santo.

Fauna

16 Cachoeiro de Itapemirim (ES)Folha do E. SantoTerça-feira, 30 de Novembro de 2010

40 Graus+ Do Rio de Janeiro, Aman-da Garruth manda lembranças e agradece pela matéria na Fo-lha + V Salão de Artes na Sala Levino Fanzeres, com o melhor da arte capixaba. + Campeona-to de futsal das escolas de Ca-

choeiro na reta final + Próximo sábado, Dia mundial da propa-ganda + Programação do Na-tal Solidário, de 6 a 23 de de-zembro, na Praça Jerônimo Monteiro, Centro + Dupla “Os Garganta de Ouro” com

agenda lotada para o restan-te de 2010. + Na quarta-fei-ra tem o “Burguês Ridícu-lo” no teatro Rubem Braga.+ Fanfajuma fez bonito no fes-tival de bandas e fanfarras de Barra do Piray, Rio de Janeiro

LUCAS TARDIN e PAULA ABREU felizes da vida e comemorando hoje mais um ano juntos.

Cultura - A Prefeitura Muni-cipal de Presidente Kennedy por meio das Secretarias de Educação e Arte e Cultura re-alizam entre os dia 02 e 03 de dezembro de 2010 a I Mos-tra Cultural juntamente com a I Feira Municipal do Livro e a II Mostra de Cinema, com o intuito de proporcionar a to-dos os alunos e professores do município e demais morado-res do município o contato in-timo com a literatura, a músi-ca, a arte e o cinema.

Mostras Preservação - - A riqueza da Ba-cia Hidrográfica do Rio Itapemi-rim vai ser apresentada a milha-res de estudantes de Cachoeiro de Itapemirim de uma manei-ra diferente em 2011. Eles vão ter uma apresentação digital das me-lhores fotos produzidas pe-los 27 educadores que, na se-mana passada, realizam uma expedição pedagógica até as nascentes do rio. As fotos mos-tram a diversidade de animais, plantas, atividades econômicas e até culturais ligadas ao rio des-de as nascentes que ficam na re-gião do Caparaó capixaba.

Ecologia