ter, 09/04/2013

16
PÁGINA 5 POLÍCIA REALIZA A MAIOR APREENSÃO DO ANO: 194 QUILOS DE MACONHA E 220 FRASCOS DE LANÇA PERFUME FORAM RECOLHIDOS DURANTE OPERAÇÃO NA DF-290. MOTORISTA ABANDONOU O VEÍCULO, MAS FOI PRESO EM FLAGRANTE, EM SUA RESIDÊNCIA. BRASÍLIA ALO ESPORTES ANO 4 - Nº 1068 TERÇA-FEIRA, 9 DE ABRIL DE 2013 D ISTRIBUIÇÃO G RATUITA MARCADO NA AGENDA GOVERNADOR AGNELO GARANTE QUE INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA SERÁ NESTE MÊS VANTAGEM REAL SOB O COMANDO DE CR7, REAL MADRID VAI À TURQUIA COM UMA BOA FOLGA E PODE ATÉ PERDER PARA O GALATASARAY PÁGINA 14 PÁGINA 14 DROGAS CONFISCADAS O MUNDO SE DESPEDE DA DAMA DE FERRO UMA DAS MAIS INFLUENTES FIGURAS PÚBLICAS DO SÉCULO 20 MORREU ONTEM, AOS 87 ANOS, VÍTIMA DE UM DERRAME CEREBRAL. MARGARET THATCHER FOI A PRIMEIRA MULHER A OCUPAR O CARGO DE PRIMEIRA-MINISTRA BRITÂNICA, ONDE PERMANECEU DE 1979 A 1990. RECARGA SEM SOFRIMENTO Carga Embarcada, novo sistema a ser adotado pelo GDF, prome- te acabar com as intermináveis filas nos postos do DFTrans. Os estudantes poderão recarregar o cartão de passe estudantil até mesmo dentro do ônibus. CAJE CONDENADO À IMPLOSÃO Secretária da Criança, Rejane Pitanga, prevê a demolição da instituição ainda este ano, tão logo os internos sejam transferi- dos para as novas unidades. Do- mingo, dia de visita, um menor sofreu tentativa de homicídio. PÁGINA 5 PÁGINA 3 PÁGINA 3 PROGRAMA DE LOCALIZAÇÃO AJUDA EM AÇÕES POLICIAIS, MAS ESPECIALISTAS ALERTAM SOBRE USO DESMEDIDO PÁGINA 11 OPERAÇÃO ROTINEIRA na DF-290, sentido Gama, apreende a maior quantidade de drogas neste ano GARANTIDO NO MUNDIAL BRASILIENSE BRUNO SCHMIDT VAI REPRESENTAR O BRASIL FRENTE AOS MELHORES JOGADORES DE VÔLEI DE PRAIA DO PLANETA PÁGINA 15 Reprodução Reprodução Reprodução Pedro Luiz-CBV

Upload: alo-brasilia-comunicacoes-ltda

Post on 13-Feb-2016

255 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Edição de terça-feira, 09/04/2013 do Jornal Alô Brasília

TRANSCRIPT

Page 1: Ter, 09/04/2013

PÁGINA 5

POLÍCIA REALIZA A MAIOR APREENSÃO DO ANO: 194 QUILOS DE MACONHA E 220 FRASCOS DE LANÇA PERFUME FORAM RECOLHIDOS DURANTE OPERAÇÃO NA DF-290. MOTORISTA ABANDONOU O VEÍCULO, MAS FOI PRESO EM FLAGRANTE, EM SUA RESIDÊNCIA.

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO

ESPORTES

ANO 4 - Nº 1068 TERÇA-FEIRA, 9 DE ABRIL DE 2013 D I S T R I B U I Ç Ã O G R AT U I TA

MARCADO NA AGENDAGOVERNADOR AGNELO GARANTE QUE INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA SERÁ NESTE MÊS

VANTAGEM REALSOB O COMANDO DE CR7, REAL MADRID VAI À TURQUIA COM UMA BOA FOLGA E PODE ATÉ PERDER PARA O GALATASARAY

PÁGI

NA 1

4

PÁGINA 14

DROGAS CONFISCADAS

O MUNDO SE DESPEDE DA DAMA DE FERROUMA DAS MAIS INFLUENTES FIGURAS PÚBLICAS DO SÉCULO 20 MORREU ONTEM, AOS 87 ANOS, VÍTIMA DE UM DERRAME CEREBRAL. MARGARET THATCHER FOI A PRIMEIRA MULHER A OCUPAR O CARGO DE PRIMEIRA-MINISTRA BRITÂNICA, ONDE PERMANECEU DE 1979 A 1990.

RECARGA SEM SOFRIMENTOCarga Embarcada, novo sistema a ser adotado pelo GDF, prome-te acabar com as intermináveis fi las nos postos do DFTrans. Os estudantes poderão recarregar o cartão de passe estudantil até mesmo dentro do ônibus.

CAJE CONDENADO À IMPLOSÃOSecretária da Criança, Rejane Pitanga, prevê a demolição da instituição ainda este ano, tão logo os internos sejam transferi-dos para as novas unidades. Do-mingo, dia de visita, um menor sofreu tentativa de homicídio.

PÁGINA 5PÁGINA 3

PÁGINA 3

PROGRAMA DE LOCALIZAÇÃO AJUDA EM AÇÕES POLICIAIS, MAS ESPECIALISTAS ALERTAM SOBREUSO DESMEDIDO

PÁGINA 11

OPERAÇÃO ROTINEIRA na DF-290, sentido Gama, apreende a maior quantidade de drogas neste ano

GARANTIDO NO MUNDIALBRASILIENSE BRUNO SCHMIDT

VAI REPRESENTAR O BRASIL FRENTE AOS MELHORES JOGADORES DE VÔLEI

DE PRAIA DO PLANETA

PÁGI

NA 1

5

VAI REPRESENTAR O BRASIL FRENTE AOS MELHORES JOGADORES DE VÔLEI PÁ

GINA

15

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Pedro Luiz-CBV

Page 2: Ter, 09/04/2013

pontopontopontodededepontopontopontodepontopontopontodepontopontopontodepontopontoponto vistavistavistadededevistadededevistadededevistadedede T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 32

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

GERENTE DE CIRCULAÇÃO / Paulo Sé[email protected]

O Alô circula diariamente em todo o Distrito Federal - As edições impressas estão disponiveis diariamente no portalwww.alo.com.br

MATRIZ / Setor Comercial Sul (SCS), quadra 05 bloco B, número 73. Edifício Farah Brasília - DF / CEP: 70.305-000Fone: 3335-9200

Alô Brasília Comunicação Ltda.CNPJ: 09612937/0001-92

O Alô Brasília é auditado pela Moore Stephens InternationalPRESIDENTE / Hélio QueirozDIRETORA EXECUTIVA / Ivanilda [email protected] / ( 61) 3335 - 9232e-mail: [email protected]

EDITORA-CHEFE Lilian Magalhã[email protected]

SUBEDITORJoão [email protected]

GERENTE COMERCIAL Keila [email protected]

TELEFONES:(61) 9972-7804(61) 9249-8324

REDAÇÃO (61) 3335-9200 e-mail - [email protected] CIRCULAÇÃO (61) 3335-9235 IMPRESSÃO

GRÁFICA ALÔ BRASÍLIA / Quadra 10 Lote 25 / 26, São Sebastião - DF Fone (61) 3224-6049 / 3335-3600

TIRAGEM:45.000 exemplares (de segunda à sexta)10.000 exemplares(sábado e domingo)

BRASÍLIA

ALO

ALO

ALO

COMERCIAL

EDITOR DE ESPORTES

Ádamo Araú[email protected]

REVISOR

Rodrigo Ramthum

VALTER LUIS

Ed

it

or

ia

l

Ca

rt

as

tuitandotuitando

IMAG

EM D

O DI

A

COM O OBJETIVO de acompanhar o estágio das obras e a

transparência dos processos, o vice-governador do Distrito

Federal, Tadeu Filippelli, lançou, ontem (8), o programa Infobras. O sistema ajuda a fi scalizar as

obras públicas.

Mar

y Le

al/G

DF

“Só quero dizer que vou chamar o estádio de Brasília de Mané Garrincha enquanto eu viver. Só me faltava essa!”

“O GDF esclarece que o nome ofi cial da arena, para o governo e o povo do Distrito Federal, é Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.”

O Flamengo respira por aparelhos com o Vasco da Gama na UTI.E tem padre de plantão na recepção do hospital para eventual extrema unção dupla.

@MonicaWaldvogel

@Gov_DF

@MiltonNeves

MONICA WALDVOGEL JORNALISTA

MILTON NEVES JORNALISTA E APRESENTADOR

GOVERNO DO DF TWITTER OFICIAL DO GDF

BURACO atrapalha pedrestes no Setor Comercial Sul.

Inaugurada em 10 de março de 1975, a arena brasiliense re-cebeu o nome de Estádio Governador Hélio Prates da Silvei-ra. No entanto, na década de 80, foi rebatizada como Estádio Mané Garrincha, em referência ao notável jogador de futebol,

considerado por muitos o melhor ponta direita da história, o bicam-peão mundial Manuel Francisco dos Santos.

Em fase fi nal das obras de reforma, de local manterá o nome de Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, mas pode ser considerada uma arena multiuso para a capital do país.

Na semana passada, surgiu a informação de que o Estádio Na-cional de Brasília Mané Garrincha não poderia utilizar este nome durante os jogos da Copa das Confederações e o Mundial de 2014. Mas a polêmica em torno do nome do estádio começou em 2011, quando o GDF anunciou que o estádio reconstruído para a Copa do Mundo de 2014 se chamaria Estádio Nacional de Brasília.

Foi necessária a intervenção popular para que o nome antigo fosse mantido. Vários moradores da cidade protestaram e o gover-no, prudentemente, decidiu que os dois nomes seriam mantidos.

Ontem (8), durante encontro com correspondentes da impren-sa internacional, o Governo do Distrito Federal reafi rmou a po-sição de que o nome da principal arena da capital federal será Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A denominação não fere nenhum dos critérios exigidos pela FIFA (ver matéria página 14).

Conforme dito pelo secretário Extraordinário para a Copa, Cláudio Monteiro, o nome está de acordo com a matriz de res-ponsabilidades assumida pelo GDF quando o Brasil foi escolhido para sediar o campeonato.

O nome conhecido e defendido pelos brasilienses não tem nenhum dos critérios da lista de denominações proibidas para os estádios que receberão jogos da Copa do Mundo. Não é permitido o uso de marcas comerciais ou termos que possam ter um uso político.

A polêmica do Mané Garrincha

O governo do DF deveria olhar mais para regiões afastadas do Entorno na questão rela-cionada ao lazer. Poucas regiões contam com um parque, como entregue no Sudoeste, para diversão dos moradores. Todos querem usufruir dos mesmos benefícios.

JÉSSICA SANTOS

ESTRUTURAL

Todos temos direito à diversão

Vejo muito a falta de respeito de motoristas na faixa de pedestre. Não quero generalizar, mas tem que haver essa conscien-tização durante o ano todo, e não somente um mês. É preciso respeitar para ser respeitado. A parte mais frágil dessa história é sempre o pedestre.

GABRIELA TEIXEIRA NÚCLEO BANDEIRANTE

A nova legislação sobre os crimes ciber-néticos vai possibilitar e ampliar a discussão sobre a conduta de algumas pessoas na in-ternet, o que vai mudar radicalmente a forma que enxergamos esse meio de comunicação e sua utilização.

AMARILDO CAMPOS SOBRADINHO

Respeito na faixa o ano inteiro

Tudo pode quando está na rede

Thay

se L

opes

Envie sua reclamação ou sugestão com no máximo 5 linhas, incluindo nome e endereço completo, número da identidade e telefone de contato / e-mail: [email protected]

Page 3: Ter, 09/04/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

cidadescidadescidades&&&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidadesNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

BrasíliaBrasíliaBrasília&&&Brasília&&&Brasília&&&Brasília&&& T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 33 OPERAÇÃO SUCATA, do Detran,

será realizada hoje em Vicente Pires. A missão é recolher veículos

abandonados e carcaças depositadas irregularmente em áreas públicas da cidade. A medida, programada para começar às 8h, tem como ponto de

partida a administração cidadewww.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Ped

ro V

entu

ra/G

DF

Fim da Unidade de Internação do Pla-no Piloto (UIPP), antigo Caje, já tem

previsão para acontecer, é o que garantiu ontem (8) a secretária da Criança, Re-jane Pitanga. A UIPP de-ve ser implodida até o fi m deste ano, tão logo os in-ternos sejam transferidos para as unidades de inter-nação, que serão inaugu-

rada no próximo semestre. Segundo a gestora, a Nova-cap já trabalha no processo de licitação para contratar a empresa que executará a derrubada do complexo.

Até o ano que vem, a Secretaria da Criança deve construir sete unidades de internação, ao custo de R$ 2 milhões cada uma, com a capacidade de abrigar até 90 internos. A primei-ra unidade a ser inaugura-da será a de São Sebastião,

que, segundo a pasta, está com 60% das obras conclu-ídas e deve ser entregue até o fi m de julho. As demais unidades que serão entre-gues neste ano fi carão em Brazlândia e Santa Maria, e devem ser inauguradas em agosto e outubro, respecti-vamente.

A previsão inicial da pasta era que o processo de fechamento do antigo Caje fosse até o fi m de 2014, se-gundo o acordo fi rmado no

ano passado com o Conse-lho Nacional de Justiça. No entanto, a decisão de en-cerramento das atividades do UIPP foram antecipadas para ocorrer no máximo até o fi m do ano. “Temos uma unidade superlotada. Te-mos difi culdades com ela e, por isso, vamos correr com as obras das outras unida-des, nem que precisemos colocar equipes trabalhan-do em três turnos”, garante Rejane Pitanga.

VIOLÊNCIA Secretaria da Criança confi rma implosão do antigo Caje até o fi m do ano

Unidade irá pelos aresMARCUS FOGAÇA

Rastreador para segurançaTECNOLOGIA

Thayse Lopes

Roberval Eduão

ANNE DE PAULAESTAGIÁRIA

A decisão de correr com as obras dos centros foi toma-da em reunião com outros ór-gãos do Governo do Distrito Federal, após a última ocor-rência: o jovem interno da UIPP, G.B.S., foi vítima de uma tentativa de homicídio dentro da unidade durante o horário de visita, domingo (7). “Se não acabarmos com a UIPP, corremos o risco de perder muitos jovens ainda, pois o local não atende à de-manda atual. Só chegamos a esse estado, porque os gover-nos anteriores não olhavam para essas crianças”, con-clui a secretária.

De acordo com a mãe do garoto, Janaína Brito, o crime aconteceu sem que haja um motivo aparente, pois o jo-vem havia acabado de chegar na ala N10 do UIPP. O jovem contou à família que não bri-gou com outros internos. “Ele foi transferido na quinta-feira

(4) para a nova ala e disse que não tinha motivos para que os jovens o atacassem”, nar-ra a mãe.

Ela contou que o cri-me aconteceu pela manhã, mas que só foi avisada pelos agentes no período da tarde. “Cheguei para a visita do do-mingo e me disseram que ela tinha sido suspensa. À tar-de, ligaram-me e disseram o que havia acontecido”, rela-ta. O jovem cumpria medida socioeducativa na unidade a um ano e dois meses por rou-bo, segundo informou a mãe do garoto.

O jovem foi atacado por três garotos, dois de 15 e outro de 16 anos, com golpes de um artefato pontiagudo feito arte-sanalmente por pedaços de metal retirado da própria cela onde estavam presos. Segun-do a mãe, os menores enfor-caram G.B.S com uma toalha, até que ele desmaiasse e, en-

tão, perfuraram o garoto. “Ele está com os olhos roxos e a bo-ca muito inchada. Machuca-ram muito meu fi lho”, afi rma.

O garoto sofreu pelo me-nos 54 perfurações, que re-sultou lesões no pulmão, intestino e um terceiro órgão. “Foi Deus que não deixou meu fi lho morrer”, comenta Janaína. Ela conta ainda que o fi lho só escapou porque se fi ngiu de morto para que os três menores parassem com a agressão. “Ele me contou que fi cou sem respirar como se estivesse morto. Então, quando os outros menores saíram, ele conseguiu pedir socorro”, revela.

O menor continua inter-nado no hospital de Base, mas não corre mais risco de morte. Os três internos que cometeram o crime respon-derão por ato infracional. Janaína confessa que teme pelo futuro do fi lho, após dei-

xar o hospital. “Para aquele lugar meu fi lho não pode vol-tar. Se não, ele será morto, al-guém precisa interceder por ele e fazer justiça”, comenta aos prantos.

Rejane Pitanga, secretá-ria da criança, afi rmou que o jovem não será reencami-nhado para a UIPP e que o novo destino dele será manti-do em segredo para preservar a integridade física do garo-to. “Não há possibilidades de ele voltar para essa unidade [UIPP], por questões óbvias de segurança. A família não precisa se preocupar com is-so. Vamos dar todo o supor-te, afi nal, o garoto está sob tutela do Estado”, comen-ta a secretária, que comple-ta dizendo que o governo irá intensifi car a segurança do prédio e colocar mais câme-ras no local e reforçar o mo-nitoramento dos menores durante os horários de visita.

UNIDADE de Internação do Plano Piloto já tem data para deixar de existir. Os internos serão transferidos para novas unidades

GPS instalado nos celulares é utilizado como rastreador

O último incidente entre os internos

Após a prisão de uma quadrilha inteira que rou-bava casas no Lago Sul, lo-calizada pelo GPS de um celular, uma questão volta a ser discutida: o uso dos apli-cativos de localização como ferramenta de segurança. No caso ocorrido no fi m de semana passado, o celu-lar roubado ajudou a polí-cia a encontrar os bandidos. Mesmo assim, especialistas alertam que contraventores podem se benefi ciar com es-ses sistemas.

A utilização desses programas divide opini-ões. O publicitário Alex Weller usa serviços de check in – que indicam a localização em tempo real – há pelo menos dois anos. Ele afi rma não se preocu-par muito com a seguran-ça de seus dados pessoais, ou de locais que frequen-ta. “Eu uso para marcar festas, bares, restaurantes que frequento. Não acre-dito que isso possa me prejudicar de alguma for-ma”, explica.

O servidor público Flávio Lima utiliza ser-viços de localização há pelo menos quatro anos. Ele possui GPS no carro e também no celular, mas ressalta usar apenas para localização dentro de ci-dades. “Evito usar progra-mas que possam indicar onde vou. Isso pode preju-dicar minha segurança e minha privacidade”.

Segundo Nelson Gonçalves, especialis-ta em Segurança Públi-ca, é possível encontrar um equilíbrio para usar

os aplicativos e manter a segurança. Nelson expli-ca que o uso da tecnolo-gia não é negativo, mas é preciso ter prudência. “Já é possível encontrar car-ros roubados, solucionar casos de sequestros com a localização por satélite. Da mesma forma, é possí-vel saber onde o usuário costuma ir, em quais dias, a frequência, e traçar uma rotina de ações”.

O especialista alerta que esses dados, em co-nhecimento de crimino-sos, podem ser sufi cientes para criar um falso se-questro, por exemplo. Ele ainda destaca que não se deve divulgar dados pes-soais, principalmente em redes sociais. “As pesso-as estão cada vez mais se expondo e gostando dessa exposição. Não é possível ter controle sobre quem acessa essas informações. Isso é muito perigoso”.

CASOSHá pouco menos de um

mês, uma quadrilha abor-dou os passageiros de um ônibus alugado, que seguia de Brasília para São Paulo. Eles roubaram vários ob-jetos, como notebooks, ta-blets, celulares e outros. Entre as vítimas estavam os integrantes da banda Mó-veis Coloniais de Acaju. A polícia localizou e prendeu os ladrões pouco tempo de-pois, pela localização re-mota (GPS).

Em outra situação, uma mulher pagou R$ 5 mil para um falso sequestrador, que sabia que sua fi lha estava em um shopping de Brasí-lia, por meio de um progra-ma de localização.

Page 4: Ter, 09/04/2013

etcetc...

“Trata-se da grande

oportunidade de desenvolvimento

para o DF. A Copa do Mundo

representará nossa grande

virada econômica e

social”

AGNELO QUEIROZGOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL

Saúde

Trânsito

Energia

OS CASOS de dengue no Distrito Federal cresceram 317% nas 13 primeiras semanas de 2013, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 1.118 casos neste ano, contra 268 casos em 2012. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde.

DETRAN FLAGROU dez motoristas dirigindo sob o efeito de álcool no último fi m de semana. Durante as operações, organizadas em colaboração com a Polícia Militar, 168 veículos foram para o depósito. Desses, 34 eram motocicletas.

COM INQUÉRITO instaurado no Ministério Público do Distrito Federal, CEB e Furnas devem responder, em até 10 dias, por problemas causados por apagões. Consumidores têm sofrido prejuízos por causa do mau serviço.

Casos de denguecresceram 317%

Dez condutoresembriagados

MPDFT cobraexplicações da CEB

ALÔ BRASÍL IA 4 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 4 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 3cidades&Brasília

conceitoconceitoUM PSICÓLOGO

OBSERVOU, certa vez, que todos nós temos algumas competências e habilidades que fl uem mais facilmente que outras. Somos atraídos por algumas tarefas e resistimos a outras. Segundo John Zenger e Joseph Folkman, um dos segredos para liderança extraordinária é encontrar a interseção entre o que fazemos bem, o que amamos fazer e o que a empresa valoriza.

O Consultor Kurt Sandholtz decidiu pesquisar sobre o que leva as pessoas a terem uma experiência profi ssional maravilhosa. Depois de perguntar a milhares de pessoas “Qual foi o melhor emprego de suas vidas, Sandholtz concluiu que uma experiência profi ssional inesquecível tem três características comuns:

1. Ela aproveita os talentos de cada um.

Ao dar o melhor de si, a pessoa geralmente usa as habilidades, os conhecimentos ou as competências que a distinguem dos outros;

2. Ela se baseia no que as pessoas mais gostam de fazer. E não importa se a pessoa é boa ou não naquilo por que tem paixão. Há quem adore cantar no chuveiro, apesar de saber que não canta bem;

3. Ela agrega valor à empresa. Quando descreve um grande momento profi ssional, a pessoa não fala: “Eu era muito competente e adorava o que fazia, mas ninguém percebia”.

Ao identifi car o ponto no qual suas competências e paixões se cruzam com as necessidades da

empresa, você fi ca mais empenhado e motivado e o trabalho se torna mais interessante. Além disso, você estará agregando mais valor do que

seus colegas e suas avaliações de desempenho vão refl etir isso.

Dicas para descobrir seu próprio estilo

de liderançaDetermine seus pontos fortes e suas paixões:

Pergunte a si mesmo: o que faço extremamente bem? Quando as pessoas falam sobre minhas habilidades, o que mencionam primeiro? Que atividades me estimulam e trazem satisfação pessoal?

Descubra o que sua organização valoriza: Assim como as pessoas, cada empresa tem sua identidade. Pesquise as necessidades da organização onde trabalha e, caso não estejam de acordo com o que você aprecia e faz bem, procure outra empresa que realmente necessite do que você tem a oferecer.

Encontre a área de interseção: Os lideres extraordinários sabem onde suas competências e paixões se encontram com as necessidades da empresa. Isso cria a oportunidade para eles se destacarem e darem o melhor de si.

Uma excelente semana e até a próxima coluna!

É importante descobrir o que você gosta. Mas deve-se levar em conta também o que a organização valoriza

Como defi nir seu estilo de liderança

LEONARDO SOARES GRAPEIA

Sócio fundador e editor do Portal The Manager. Website: http://www.themanager.com.br. E-mail: [email protected]

O Plano DF Sem Miséria deve be-nefi ciar 4,7 mil pessoas em si-

tuação de pobreza no Dis-trito Federal em 2013, por meio de implementação de quatro programas sociais. Para isso, o governador Ag-nelo Queiroz assinou ontem (8) decreto que regulamen-ta plano para a superação da extrema pobreza. Serão in-vestidos cerca de R$ 9 mi-lhões em programas sociais.

Para o secretário da Se-cretaria de Estado de De-senvolvimento Social e Transferência de Ren-da (Sedest), Daniel Sei-del, a regulamentação do plano demostra o compro-misso do GDF com a supe-ração da extrema pobreza e o rompimento de um ciclo. “Com a regulamentação, fortaleceremos as ações do Plano DF Sem Miséria. Os programas aqui lança-dos fortalecerão as ações do segundo eixo do Pla-

no”, pontuou. Os três eixos norteadores das ações são: transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva, de acordo com Seidel.

O jovem Renner da Sil-va Lopes começou no pro-grama do GDF de atletismo, em Sobradinho, aos 15 anos. “Um professor me incentivou a participar do programa, foi quando ganhei o primeiro par de tênis para correr. O es-porte vem mudando tudo na minha vida”, contou. Atual-mente, o atleta está há três anos no programa, faz parte da equipe de atletismo de So-bradinho e participa de even-tos esportivos pelo País.

Para a universitária Li-nidelly Mendes, 19 anos, o programa Jovens do Futuro ajudou na escolha do curso superior. “O programa aju-dou a minha vida, pois, na época, precisava trabalhar, mas queria continuar estu-dando. Com o programa, tive a oportunidade de continu-ar os estudos”. Atualmente, ela estuda Serviço Social, na

Universidade de Brasília. O Plano DF Sem Mi-

séria já benefi cia mais de 90 mil famílias, por meio

do programa Bolsa Famí-lia. Dessas, mais 31 mil recebem complementa-ção fi nanceira do GDF. De

acordo com a Sedest, exis-tem ainda no DF cerca de 30 mil famílias em situa-ções de pobreza.

CIDADANIA GDF deve benefi ciar cerca de 4,7 mil pessoas por meio do Plano DF Sem Miséria

Erradicação da pobrezaBRUNO CASSIANO

AGNELO Queiroz assinou ontem (8) decreto para a superação da extrema pobreza no DF

Thayse Lopes

Lula Lopes/Divulgação

Page 5: Ter, 09/04/2013

ALÔ BRASÍL IA 5 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 5 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 3cidades&Brasília

A Polícia Militar re-alizou, na madru-gada de ontem (8), a maior apreensão

de maconha deste ano. De acordo com a Polícia Civil, 194 kg da droga foram en-contrados na rodovia DF-290, sentido Gama. Também foram apreendidos 220 fras-cos de lança perfume. A dro-ga foi confi scada pela 20ª DP e encaminhada ao Insti-tuto de Criminalística onde será, após autorização judi-cial, incinerada. Uma pes-soa foi presa em fl agrante.

Segundo o subtenen-

te da Polícia Militar Cleo-ne Rodrigues, durante uma operação de rotina, os poli-ciais do Tático Operacional Rodoviário desconfi aram de um motorista que acelerou o carro quando viu a barrei-ra. “Ele abandonou o carro e correu para o mato. Como estava à noite, não conse-guimos encontrá-lo”, disse. A Polícia Militar divulgou a quantidade de meia tone-lada de maconha e mais de 300 frascos de lança perfu-me. No entanto, a Polícia Ci-vil ressaltou que a pesagem específi ca é feita apenas no órgão, onde foi constatado o real peso dos entorpecentes.

O subtenente Cleo-

ne Rodrigues contou que a polícia descobriu o ende-reço do proprietário do car-ro pela placa do veículo. O suspeito disse que os entor-pecentes eram de um primo dele. Porém, o mesmo já ti-nha passagem pela polícia e foi autuado como trafi can-te de drogas. No automóvel também foram encontrados recibos de pedágio e celula-res. “Ainda não sabemos se era ele que estava dirigindo o carro. Mas, quando che-gamos à residência dele, o rapaz já estava com um ad-vogado”, disse o subtenente. A maconha e o lança perfu-me vinham da Ciudad del Leste, no Paraguai.

TRÁFICO Polícia Militar encontra 124 kg de maconha

Apreensão do anoJÉSSICA NASCIMENTO

ESTAGIÁRIA

NA OPERAÇÃO, além da maconha, policiais também apreenderam 220 frascos de lança perfume

O novo sistema do GDF, Carga Embarcada, deve so-lucionar o problema das longas fi las nos postos de recarga dos cartões de passe livre estudantis no Distrito Federal. A nova medida de-verá funcionar plenamente a partir de junho deste ano. Até agora, 27 mil alunos, cerca de 15% dos 180 mil estudantes de escolas públi-cas, já estão cadastrados no novo sistema.

Atualmente, os alunos precisam comparecer aos postos do DFTrans para efe-tuar a atualização do cartão. A iniciativa prevê a facili-tação do processo: a repo-sição dos créditos será feito até dentro dos ônibus. Pa-ra isso, basta passar o car-tão no validador, instalado no veículo. As escolas irão recolher os cartões atuais e trocá-los pelos novos, no ho-rário das aulas, para evitar o deslocamento até as cen-trais de atendimentos. A previsão de troca do benefí-cio é para até outubro des-te ano.

Cerca de 47 escolas da

área rural já tiveram os car-tões trocados. Na área urba-na, o benefício já alcançou 1,5 mil estudantes de quatro escolas de Ceilândia, Cru-zeiro e Planaltina. A substi-tuição está em fase fi nal em todos os campi da Univer-sidade de Brasília (UnB) e nas escolas públicas de So-

bradinho e Brazlândia. No entanto, nesse pri-

meiro momento, o projeto atenderá apenas institui-ções públicas. A inclusão das instituições particula-res e a construção de pos-tos Sistema de Bilhetagem Automática ainda não têm data prevista.

Recarga automática do passe livre dos estudantes

TRANSPORTE

ANNE DE PAULAESTAGIÁRIA

NOVO sistema do GDF reduzirá as fi las nos postos do DFTrans

Roberval Eduão

Divulgação/PMDF

Page 6: Ter, 09/04/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 36

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

BizarroBizarroBizarro.com.com.com

Rep

rodu

ção

Reprodução

Reprodução

Reprodução

MODA ÍNTIMA Jovens exibiram suas lingeries durante a tradicional

corrida de cavalos Grand National em hipódromo de Liverpool

(Inglaterra). Disputada desde 1839, ela é considerada uma das mais

tradicionais competições de saltos do mundo

Centenas de japo-neses se reúnem a n u a l m e n t e , há mais de 40

anos, para participar de um festival inusitado que celebra o órgão sexual masculino em Kawasaki.

A atração principal do Kanamara Matsuri é uma procissão com um pênis gi-gante, que é carregado por mulheres e homens vesti-dos com roupas femininas.

A origem da celebra-ção remonta ao período em que prostitutas de Ka-wasaki rezavam para o pê-nis de aço pedindo sucesso em seus negócios e prote-ção contra doenças sexu-ais. Atualmente, o festival celebra a chegada da Pri-mavera no Japão e traz fer-tilidade para aqueles que participam do ritual.

Objeto de pura devoção

DURANTE a adoração, os homens se vestem de mulher para celebrar o órgão gigante

ADORAÇÃO Japoneses fazem culto ao pênis com direito a imagem gigante

Jornalista morre ao se passar por sem-abrigo

PROFISSIONALISMO

Um jornalista britâni-co morreu, aparentemente, de hipotermia, quando fa-zia uma reportagem sobre os sem-abrigo. Lee Hal-pin quis viver, durante uns dias, como alguém sem teto e não resistiu ao frio do iní-cio de abril, em Newcastle, no Reino Unido.

A morte do jornalista, 26 anos, está ainda sob in-vestigação, mas a polícia britânica admite que Lee Alpin poderá ter morrido devido ao frio. Segundo o Instituto de Meteorologia britânico, na noite de 3 de abril, fatal para Halpin, a temperatura chegou aos

4,2 graus negativos às pri-meiras horas da madruga-da, em Newcastle.

Halpin pediu aos amigos um saco-cama, explicando que que-ria “submergir na vi-da dos sem-abrigo” e foi encontrado morto, apa-rentemente de frio, num edifício entabuado, em Westgate Road, New-castle. “Estou preparado para dormir na rua du-rante uma semana, para ver como vivem os sem-abrigo”, diz Lee Halpin, num vídeo que publicou no Youtube, antes de em-barcar no projeto.

Um motorista chinês achou que estava levando vantagem ao estacionar de graça, mas a tentativa aca-bou custando caro. Durante a noite, o espertinho encon-trou um edifício garagem da província de Guangdong que estava fechado para re-forma, e resolveu deixar seu veículo por lá. Na hora de ir embora, achando que se di-rigia para a saída, acabou fi -

cando com as rodas da frente de seu carro suspensas ao ar no fi nal de uma rampa que não leva a lugar nenhum.

Sem conseguir passar a marcha à ré, o chinês aban-donou o carro no local e saiu de fi ninho. De acordo com o jornal “Metro”, os funcioná-rios da obra levaram um sus-to quando chegaram para trabalhar na manhã seguinte e viram a inesperada cena.

De tão envergonhado, o homem não teve coragem de voltar ao estacionamen-to e enviou a esposa, Lin Ju, para recuperar o veículo. Além de pagar por três di-árias, Ju teve que arcar com os custos do guindaste usa-do para colocar o carro de volta em terra fi rme. No fi m das contas, teria sido me-lhor apenas pagar pelo uso de uma vaga comum.

Chinês “esperto” fi ca com o carro pendurado em rampa

BEM ESTACIONADO

Diante dos recorren-tes problemas de estupro na sociedade indiana, três estudantes de engenha-ria do país desenvolveram uma forma de proteger as mulheres contra os agres-sores. Trata-se de um su-tiã de alta tecnologia que contra-ataca as investidas do estuprador.

Feita com um reves-timento metálico, a pe-ça íntima é capaz de fazer até 82 descargas elétricas quando sensores são toca-dos pelo criminoso. Além disso, o sutiã é equipado com GPS, e envia um aler-ta à polícia e familiares da vítima, com detalhes de sua localização.

“Como os legislado-res demoram anos para fazer novas leis, as mu-lheres estão desprotegi-das no momento”, disse ao jornal “India Times” Manisha Mohan, uma das estudantes envolvi-das no projeto. “Portan-to, demos início há uma ideia de defesa pessoal para protegê-las de assé-dio doméstico, social e no ambiente de trabalho.”

Estudantes criam sutiã antiestupro

ÍNDIA

São comuns as histó-rias de pessoas que inven-tam a morte de parentes para justifi car faltas. Mas uma funcionária do servi-ço social da cidade britâ-nica de Solihull abusou e foi desmascarada.

Em menos de dois anos, Rachel Miles tirou 66 dias de folga remunera-da, todos por causa de mor-tes de parentes. Na cara de pau, Rachel “matou” o pai, a mãe, um irmão, um tio, uma tia e um ex-marido.

Desconfi ados de tanta tragédia, seus chefes abri-ram inquérito e descobri-ram a mentira. Antes de ser demitida, Rachel pe-diu as contas. De acordo com o jornal “The Mirror”, a mulher não compareceu a uma recente audiência alegando que estava doen-te. Mas disse que devolve-rá o dinheiro das folgas.

Trabalhadora inventa mortes para folgar

“MATOU A FAMÍLIA”

A stripper americana Danielle Denson, 27 anos, foi condenada na quin-ta (4), em Tampa, Flórida (EUA), a seis anos e qua-tro meses de prisão, acusa-da de fraudar o imposto de renda em mais de US$ 1,6 milhão (R$ 3,2 milhões).

Segundo a investiga-ção, ela usou a identidade falsa de uma mulher com autismo, para conseguir restituições fraudulentas. Em sua defesa, Danielle disse que não sabia que era preciso “pagar impostos”, provocando risos da juíza Susan Bucklew.

Ela também foi conde-nada a devolver US$ 1,64 milhão à Receita Federal dos EUA. As autoridades recuperaram US$ 101.800 que estavam escondidos no armário de sua casa. Além disso, apreenderam dois veículos: uma Mercedes Benz e um Nissan 350Z.

Stripper pega seis anos de cadeia

FRAUDADORA

HALPIN fez um vídeo para falar da experiência que viveria

O CARRO foi deixado em um edifício garagem, em Guangdong, que estava fechado para reforma

Page 7: Ter, 09/04/2013

CULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

LazerLazerLazer&&&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazerCULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

VidaVidaVida&&&Vida&&&Vida&&&Vida&&&www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 37

Div

ulga

ção

CAMILLA INÊS e Som Trio se apresentam hoje (9), às 20h,

no Teatro do Brasília Shopping. Ingressos: R$ 20 (meia).

Informações: 7812-9893. Classifi cação indicativa: 14 anos

Quem nunca se deparou ten-tando imitar os clássicos pas-

sinhos do Rei do Pop? Canções que marcaram época e continuam imor-tais, passando de geração pra geração, ganham es-paço para uma grande ho-menagem. A celebração dos mais de 40 anos de carreira do astro Micha-el Jackson, que marcou a história da música, chega à Brasília entre os dias 26 a 28 de abril, sexta e sá-bado às 20h30 e domingo às 15h, no Centro de Con-venções Ulysses Guima-rães.

Momento de pura nos-talgia. A turnê mundial “Thriller Live” apresenta para o público brasilien-se uma viagem ao túnel do tempo. Relembrando a

época de ouro do Jackson Five, além da carreira solo do cantor, com interpreta-ção de mais de 30 músicas como Thriller, ABC, Beat It, Billie Jean, Bad, Dan-gerous, Black and Whi-te, entre outros sucessos mundiais. Os hits serão interpretados por um elen-co de 50 artistas interna-cionais e nacionais, entre cantores, músicos, dança-rinos e técnicos, todos que atuam na produção origi-nal de West End (a Broa-dway do Reino Unido).

O musical contará com toda a estrutura que garan-tiu o sucesso na Europa nos últimos três anos, incluin-do atrações que foram cria-das exclusivamente para turnê no Brasil. “A produ-ção contou com o apoio do próprio Michael Jackson. Por isso, queremos garan-tir que o público reviva os shows com o alto padrão e com a ‘cara’ dos que eram feitos pelo cantor”, diz a

produção nacional. Criado em 2004 por Adrian Grant e produzido por Paul Wal-den, o espetáculo iniciou a primeira turnê em 2007.

O espetáculo terá di-versos momentos que le-varão o público ao delírio, como ocorria nos shows de Michael. Um exemplo é a parte da coreografi a da música “Smooth Cri-minal”, com os bailarinos dando um show de dan-ça e criatividade. Outro momento que promete fa-zer os brasileiros desfru-tarem mais uma vez dos melhores passos do rei do pop é a execução do famo-so “moonwalk”.

SERVIÇO – O espetáculo Thriller Live Brasil Tour acontece de 26 a 28 de abril, sexta e sábado às 20h30 e domingo às 15h, no Auditório Máster do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ingressos: R$ de 60 a 120 (meia). Classifi cação

REI DO POP Espetáculo homenageia os mais de 40 anos de carreira de Michael Jackson

Thriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller Live&&&

Thriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveThriller LiveCaio Gallucci/Divulgação

UM ESPETÁCULO para levantar, dançar, cantar junto e emocionar toda a família

CIBELE MOREIRAESTAGIÁRIA

Page 8: Ter, 09/04/2013

nemnemnemtetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContoContoContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemteteteContoteteteContoteteteContotetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemA L Ô B R A S Í L I A 8 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 3Lazer&Vida

ALOCULTURALAPRESENTA LOCAL: SETOR

COMERCIAL SUL,QUADRA 5(NA PRAÇA DA CULTURA) DAS 12H ÀS 14H

INFORMAÇÕES:3335-92008400-47199252-1770

FACEBOOK: ALOCULTURAL

E-MAIL:[email protected]@GMAIL.COM

PRODUÇÃO: ROGÉRIO AVELLAR

12 AbrilSEXTA-FEIRA ACESSE O WWW.ALO.COM.BR E CONCORRA A INGRESSOS PARA OS MELHORES EVENTOS DA CIDADE

Instituto Brasileiro de Gestão SocialInstituto Brasileiro de Gestão SocialIBGSREALIZAÇÃO: APOIO:

Classifi cação Livre Acesso Livre

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO ORDEM DOS MÚSICOS

DO BRASIL

BEBETO CERQUEIRA

BANDA FLÔMULENGO

Diretamente da Bahia, pela primeira vez no projeto Alô Cultural, a Swingueira

vai sacudir a galera.

É o forró pé de serra agitando o Alô Cultural em única apresentação, em

homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

ARTISTAS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROJETO ALÔ CULTURAL PODEM ENTRAR EM CONTATO POR MEIO DOS E-MAILS ACIMA. IMPORTANTE INCLUIR RELEASE, MAPA DE PALCO E FOTO(S) EM ALTA RESOLUÇÃO.

Em entrevista coletiva nessa segunda-feira (8), o ator Rômulo Arantes Neto falou sobre seu relaciona-mento com Cleo Pires. “ A gente não fala muito sobre rótulos, estamos juntos há pouco tempo, a vida é feita de fases, e eu sou um cara que gosta de namorar, de dividir com alguém todos os momentos, sempre admirei muito ela”, afi rma o ator. Os dois foram fl agrados aos beijos em shopping no Rio de Janeiro. Quando questionada, Cleo argumentou dizendo ser solteira, e não ter rótulo.

Rômulo Arantes Neto fala sobre seu relacionamento com Cleo Pires

SEM RÓTULOS

Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho, está aban-donando a carreira de funkeira, mas já está dando um jeito de cuidar do orçamento. Moranguinho, noiva de Naldo, recebe uma mesada de R$5 mil por mês do amado, mas quer garantir seu dinheiro por conta pró-pria. Então a morena aproveitou suas viagens para os Estados Unidos pra comprar produtos e revender aqui no Brasil. Moranguinho tem se dado bem vendendo perfumes, cosméticos e roupas importadas.

Moranguinho revende produtos importados para aumentar renda

MUAMBEIRA

Ivete Sangalo iria interpretar Odete Sangalo, uma canto-ra de axé, na produção Super Crô – O Filme, de Aguinaldo Silva. Mas, a pedido dela, Aguinaldo a colocou como a mãe de Crô, interpretado por Marcelo Serrado, no longa. Ivete aparece no início da história quando tem um sonho com o fi lho aos 12 anos. Vamos aguardar o desempenho da diva.

Ivete Sangalo estará em próximo fi lme de Aguinaldo Silva

SUPER CRÔ

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Page 9: Ter, 09/04/2013
Page 10: Ter, 09/04/2013

1010minutosHo

rósc

opo

10A L Ô B R A S Í L I A 1 0 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 3Lazer&Vida

CINEMA

Cruzadas Diretas

ÁRIESLua e Urano reforçam a sua necessidade de ser mais independente. Cor: marrom.

TOUROVocê terá a sensação de que as coisas estão meio amarradas. Atenção com contratempos ou situações que possam fugir ao seu controle. Cor: rosa.

GÊMEOSO dia favorece as relações de amizade e a troca de experiências. Mudanças profundas às vezes são necessárias. Cor: vermelho.

CÂNCERO dia é ideal para conquistar a liberdade e a independência com as quais você sempre sonhou. Cor: verde.

LEÃOQuanto mais liberdade de ação você tiver, maior será a sua motivação. Cor: cinza.

VIRGEMProcure a raiz dos problemas ao invés de tentar soluções superfi ciais. Novos horizontes começam a se abrir no campo sentimental. Cor: vermelho.

LIBRAA vida amorosa está sujeita a mudanças e os seus horizontes podem se alargar agora. Cor: rosa.

ESCORPIÃOMostre toda sua garra! Não faltará jogo de cin-tura para buscar novas alternativas de trabalho, mas evite ir além dos seus limites. Cor: lilás.

SAGITÁRIO O desejo de curtir o que a vida tem de melhor não pode ser reprovado, desde que seja na companhia adequada. Cor: verde-claro.

CAPRICÓRNIOO dia é dos mais estimulantes para quebrar a rotina e lutar por sua independência. Intensifi que o convívio com a pessoa amada. Cor: creme.

AQUÁRIOBom dia para exercer a própria liberdade, você estará no ápice da sua independência e autonomia. Cor: cinza.

PEIXESVocê vai descobrir uma maneira diferente de aumentar seus rendimentos. Cor: laranja.

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA (R$ 13 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 15). QUARTA (R$ 12). SEXTA A DOMINGO (R$ 16 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 18).

CINEMARK IGUATEMI (61) 3577-5140

CINEMARK PIER 21(61) 3352-4708

CINEMARK TAGUATINGA(61) 3481-8283

KINOPLEX PARKSHOPPING(61) 3223-1617

VAI QUE DÁ CERTO

Cinco antigos parceiros da adolescência che-gam à conclusão que não conseguiram realizar os sonhos que tanto falavam naquela época. Para mudar o cenário, o quinteto resolve botar em prática um plano muito louco: assaltar uma transportadora de valores. Comédia – Clas-sifi cação:12 anos – Direção: Mauricio Farias

Onde está passando?

Cinemark Pier 21 – Sala 0713h00 - 15h00 - 17h05 - 19h10 - 21h10 - 23h20 Cinemark Iguatemi Brasília – Sala 0513h00 - 15h00 - 17h15 - 19h50 - 21h50

UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA Um homem (Selton Mello) com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, en-quanto procura a ressurreição de sua amada Janaína (Camila Pitanga). Ele enfrenta as bata-lhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água, em 2096. Animação – Classi-fi cação:12 anos – Direção: Luiz Bolognesi

Onde está passando?

Cinemark Pier 21 – Sala 0413h15 - 15h10 - 17h20 - 19h40 - 21h40

MAMA

Quando o pai de Victoria e Lilly mata a mãe das garotas, as crianças fogem assustadas para uma floresta. Duran-te cinco anos, ninguém tem notícia do paradeiro delas, até o dia em que rea-parecerem, sem explicarem como so-breviveram sozinhas. Os tios das duas, Lucas (Nikolaj Coster-Waldau) e Annabel (Jessica Chastain) adotam Victoria e Lilly e tentam dar uma vida tranquila às duas, mas logo percebem que existe algo erra-do. As duas conversam frequentemente com uma entidade invisível, que cha-mam de "Mama". Lucas e Annabel não sabem se acreditam nas meninas, ou se devem culpá-las pelos estranhos acon-tecimentos na casa.

Terror - Classificação: 14 anos – Direção:Andres Muschietti

Onde está passando?

Kinoplex Park Shopping – Sala 0114h30 16h40 18h50 21h00

Cinemark Pier 21 – Sala 1313h40 - 16h05 - 18h30 - 20h55 - 23h25

INVASÃO A CASA BRANCA

Ação – Classificação:12 anos – Dire-ção: Antoine Fuqua

A Casa Branca foi invadida por terroris-tas, que mantêm o presidente dos Esta-dos Unidos preso. Sua única chance de ser salvo é por intermédio de Mike Ban-ning (Gerard Butler), um ex-integrante da segurança presidencial que caiu em des-graça. Banning, por acaso, ficou preso na Casa Branca durante a invasão, sendo o único contato da segurança nacional den-tro do local. O problema é que, devido ao seu histórico, os integrantes da seguran-ça não acreditam que ele seja a pessoa certa para esta tarefa. Só que, sem outra opção, precisam apostar que ele seja ca-paz de cumpri-la.

Onde está passando?

Cinemark Pier 21 – Sala 0213h20 - 16h15 - 19h05 - 21h55

Page 11: Ter, 09/04/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

A LIMPEZA das três praias de Caraguatatuba atingidas por um

vazamento de óleo, após acidente no píer do Terminal Almirante

Barroso (Tebar), já está concluída, informou a Petrobras Transporte

(Transpetro), por meio de nota divulgada ontem

T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 311

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

BrasilBrasilBrasil&&&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil MundoMundoMundo&Mundo&&&Mundo&Mundo&Mundo&&&Mundo&

Rep

rodu

ção

Morreu ontem (8), aos 87 anos, a ex-premiê britâ-

nica Margaret Thatcher, conhecida como Dama de Ferro. Primeira mu-lher a ocupar o cargo, ela teve um derrame no início da manhã. Mar-garet Thatcher nasceu em outubro de 1925, em Grantham, uma peque-na cidade comercial no Leste da Inglaterra. Ela ocupou o cargo de pri-meira-ministra britâni-ca por mais de 11 anos, entre 1979 e 1990.

Em dezembro do ano passado, Margaret Tha-tcher foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um caroço na bexiga. Tha-tcher foi uma das mais in-

fl uentes fi guras públicas do século 20. Seu lega-do teve um efeito profun-do nas políticas de seus sucessores, tanto conser-vadores quanto trabalhis-tas. O estilo considerado radical e agressivo defi -niu os seus 11 anos no co-mando da Grã-Bretanha.

Durante seu gover-no conservador, milhares de britânicos consegui-ram comprar casas popu-lares e ações de empresas recém-privatizadas nas áreas de energia e tele-comunicação. Mas sua rejeição à chamada “polí-tica de consenso” fez dela uma fi gura desagregado-ra, e a oposição ao seu governo culminou com rebeliões nas ruas e den-tro de seu próprio partido.

INGLATERRA Ex-premiê britânica Margaret Thatcher morre aos 87 anos

Dama de Ferro diz adeus

THATCHER foi a primeira mulher a ocupar o importante cargo

Líderes políticos eu-ropeus lamentaram a morte da ex-primeira-mi-nistra britânica Margaret Thatcher, 87 anos. Eles lembraram a infl uência dela no cenário políti-co mundial, dizendo que a ex-premiê fi cará para a história. “Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica”, disse o primeiro-ministro britâ-nico, David Cameron, em comunicado ofi cial.

Em visita à Espanha e à França, Cameron de-cidiu antecipar o retor-

no a Londres, após ser informado sobre a mor-te de Margaret Thatcher. A rainha Elizabeth II também reagiu à morte, dizendo-se “triste”, se-gundo nota do Palácio de Buckingham.

“A rainha fi cou tris-te ao ouvir as notícias so-bre a morte da baronesa Thatcher. Sua majestade irá enviar uma mensagem privada de condolências e solidariedade para com a família”, diz o texto.

O presidente da Co-missão Europeia, José Manuel Durão Barroso,

defi niu a ex-primeira-mi-nistra como “uma grande estadista” e uma “partici-pante circunspecta, mas empenhada” na constru-ção europeia.

O ex-líder soviéti-co Mikhail Gorbachev destacou que Marga-ret Thatcher “fi cará pa-ra a história”. “Margaret Thatcher era uma grande personalidade política e uma pessoa brilhante. Ficará nas nossas memó-rias e na história”, disse Gorbachev, de 82 anos, que informou ter encon-trado com a ex-premiê

“há alguns anos”.O ex-presidente da

Polônia e líder do Sindi-cato Solidariedade, Lech Walesa, ressaltou que a ex-primeira-dama foi uma das responsáveis pelo fi m do comunismo na Europa.

“Foi uma grande per-sonalidade que fez muitas coisas pelo mundo, que contribuiu para a queda do comunismo na Polô-nia e no Leste da Europa, com [o falecido presiden-te americano] Ronald Re-agan, o papa João Paulo II e o Sindicato Solidarieda-de”, disse Walesa.

Líderes europeus destacam legado de Thatcher

Uma equipe de 12 peri-tos exumou ontem (8), em Is-la Negra, a 120 quilômetros de Santiago, capital do Chile, os restos mortais do poeta Pa-blo Neruda, morto em 1973. Ofi cialmente, Neruda morreu em consequência de um cân-cer de próstata. Mas aliados e amigos desconfi am que o re-gime militar mandou matá-lo por sua oposição à ditadura.

Ele morreu 12 dias após

o golpe militar que derrubou o governo de Salvador Allen-de (1970-1973) e instaurou a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990), então chefe das Forças Armadas.

A expectativa é que, em três meses, seja concluído o laudo sobre a morte do poeta. O trabalho foi supervisiona-do pelo juiz responsável pe-lo caso, Mario Carroza, além de advogados e especialistas

forenses. Os restos mortais de Neruda serão levados pa-ra a sede do Serviço Médico-Legal do Chile, em Santiago. Na capital, serão feitos exa-mes de radiologia, toxicolo-gia e antropologia.

Há suspeitas de que Ne-ruda tenha sido vítima de uma injeção letal, enquan-to estava em tratamento mé-dico na clínica privada Santa María, em Santiago. A pe-

dido do Partido Comunista, ao qual pertencia o poeta, e de seu ex-motorista Manuel Araya foi aberto o processo de investigação sobre a cau-sa da morte.

A Justiça chilena investi-ga também a morte, em 1982, do ex-chanceler chileno Eduardo Frei (1964-1970), que, como Neruda, morreu na Clínica Santa Maria, após uma operação de rotina.

Restos mortais são exumadosPABLO NERUDA

Julgamento é adiado após jurada passar mal

CARANDIRU

O julgamento do Massacre do Carandiru, que teve início ontem (8) pela manhã, foi sus-penso no início da tarde, após uma das juradas passar mal, e só será re-tomado na próxima se-gunda-feira (15). Com a suspensão, um novo júri deve ser escolhido, sen-do que nenhum dos que foram selecionados ho-je poderá retornar co-mo jurado, de acordo com o Tribunal de Justi-ça de São Paulo (TJSP). O adiamento foi comuni-cado no retorno do inter-valo do almoço, por volta das 14h30.

O júri popular te-ve início, no Fórum da Barra Funda, com cer-ca de duas horas e meia de atraso, por volta das 11h30. Foram selecio-nados sete jurados, sen-do cinco mulheres e dois homens. Ainda durante a manhã, os jurados re-ceberam um documento para que eles rememo-rassem o caso. A leitura durou aproximadamente 40 minutos. Em segui-da, todos foram libera-dos para o almoço.

Serão julgados a par-tir da próxima segunda-feira 26 dos 79 policiais militares acusados pe-las mortes de 111 pre-sos na Casa de Detenção do Carandiru, ocorri-das em 1992. Devido ao grande número de réus, o júri está sendo feito em etapas. Nesse pri-

meiro bloco, estava pre-visto o julgamento de 28 policiais, mas dois mor-reram: Valter Ribeiro da Silva e Luciano Wuks-chitz Bonani. Dois réus – Argemiro Cândido e Reinaldo Henrique de Oliveira – não compare-ceram hoje ao julgamen-to por motivos de saúde.

A primeira etapa de julgamento envolve os policiais que aturam no segundo pavimento do presídio. Eles respon-dem por 15 acusações de homicídio qualifi ca-do. Serão julgados neste bloco: Ronaldo Ribei-ro dos Santos, Aércio Dornelas Santos, Wlan-dekis Antonio Candido Silva, Roberto Alberto da Silva, Antonio Luiz Aparecido Marangoni, Joel Cantilio Dias, Pe-dro Paulo de Oliveira Marques, Gervásio Pe-reira dos Santos Filho, Marcos Antonio de Me-deiros, Paulo Estevão de Melo, Haroldo Wil-son de Mello, Roberto Yoshio Yoshikado, Fer-nando Trindade, Sal-vador Sarnelli, Elder Tarabori, Antonio Mauro Scarpa, Marcelo José de Lira, Roberto do Carmo Filho, Zaqueu Teixeira, Osvaldo Papa, Sidnei Serafi m dos Anjos, Edu-ardo Espósito, Maurício Marchese Rodrigues, Marcos Ricardo Polo-niato, Argemiro Cândi-do e Reinaldo Henrique de Oliveira.

UMA das juradas passou mal e julgamento foi adiado

Marcelo Camargo/ABr

Reprodução

Page 12: Ter, 09/04/2013

NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

PoderPoderPoder&&&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoderPoderPoderPoder&&&Poder&&&Poder&&&Poder&&&NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 312

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO SENADOR JORGE VIANA (PT-AC)

vai pedir à Dilma Rousseff que envie uma equipe interministerial

para a cidade de Brasileia (AC), a fi m de tratar da situação de refugiados do Haiti, Senegal,

Bangladesh e República Dominicana que estão na cidade

Mar

cello

Cas

al J

r/A

Br

O ministro da Secre-taria Nacional de Aviação Civil, Mo-reira Franco, vis-

toriou ontem (8) obras nos dois terminais do Aeroporto Internacional Antonio Car-los Jobim, que terá o edital de concessão lançado em se-tembro. Com cinco meses de atraso, parte das interven-ções da Infraero não fi carão prontas antes da Copa das Confederações, em junho, e da Jornada Mundial da Ju-ventude, em julho.

“Se não fi zesse falta, não estaríamos correndo e fa-zendo essas obras agora”, afi rmou o ministro, que conti-nuou: “Se o serviço estivesse maravilhoso, não se estaria fazendo a concessão. O go-verno entende que o cida-dão precisa de qualidade de serviço. Muita coisa vai fi car pronta a tempo. Só um setor que será entregue no primei-ro trimestre do ano que vem”.

Moreira Franco garan-tiu que o governo federal es-tá empenhado em concluir as obras o quanto antes, para melhorar a estrutura do aero-porto e o conforto dos usu-

ários: “Consegui ver que o Galeão está passando por um processo de mudança pro-funda. Um conjunto de obras com o objetivo de melhorar o serviço prestado ao usuário, seja ele passageiro ou ligado à atividades de carga”.

Sobre a concessão, o ministro afi rmou que deve contribuir para expandir o

aeroporto: “Para que possa, da mesma maneira que Gua-rulhos e Viracopos, passar por um processo de amplia-ção substancial na sua capa-cidade de atendimento”.

O presidente da Infra-ero, Gustavo do Vale, atri-buiu o atraso à elaboração dos projetos da reforma, que não terminou dentro do prazo

previsto. De acordo com ele, o setor A do Terminal 1, que passa por uma reforma geral, fi cará pronto até setembro deste ano. A área adicio-nal do Terminal 2, constru-ída para absorver aumentos de demanda e nunca usada, deve ser concluída até abril de 2014. Gustavo adiantou que um plano de contingen-

ciamento do aeroporto será divulgado nos próximos 15 dias, para defi nir fl uxo espe-cífi co dos passageiros que se destinam aos grandes even-tos deste ano.

Os investimentos em re-forma são da ordem de R$ 800 milhões, sendo R$ 354 milhões no terminal 2, R$ 301 milhões no Terminal 1 e R$ 157 milhões para os sis-temas de pistas e pátios, cuja reforma deve durar até outu-bro de 2013.

A reforma principal do Terminal 1, iniciada em agosto de 2012, inclui novas escadas rolantes, elevadores para portadores de necessi-dades especiais, balcões de check in e troca da cobertu-ra, com instalação de telhas metálicas e claraboias.

As seis esteiras que li-gam os dois terminais se-rão substituídas até abril de 2014, com investimento de R$ 5 milhões. Um proces-so licitatório que será aberto ainda no primeiro semestre deste ano defi nirá a compra de 16 elevadores e oito pla-taformas elevatórias para acessibilidade.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES Vistoria aponta que parte das obras não devem ser entregues

Galeão pode não fi car pronto Dezesseis municípios brasileiros já conhecem seus prefeitos e vice-pre-feitos, que foram eleitos em pleito realizado no úl-timo domingo (7).

Em Minas Gerais, a cidade de Diamanti-na elegeu Paulo Célio Hugo (PSDB). Em São João do Paraíso, foi elei-to Antônio de Oliveira Pinto (PSDB). Em Ca-choeira Dourada, venceu José Márcio Storti (PTB). Em Biquinhas, Carlos Alberto Pereira (PR).

No Rio Grande do Sul, a cidade de Triun-fo elegeu Mauro Poeta (PMDB). Em Tucunduva, Paulo Schwerz venceu. Em Sobradinho, foi elei-to Maninho Trevisan.Em Fortaleza dos Valos, o no-vo prefeito é Adair Tole-do, o Creca.

Em São Paulo, a ci-dade de Coronel Macedo elegeu Edivaldo Neres de Meira (PSDB). Em Eldo-rado, Eduardo Frederi-co Fouquet (PMDB) saiu vitorioso. Em Fernão, foi eleito Altemar Canelada Campos (PTB).

No Amapá, a cida-de de Pedra Branca do Amapari elegeu Genival Gemaque (PR). No Para-ná, a cidade de Joaquim Távora elegeu o candida-to Gelson Mansur Nassar (PSDB).

Na Bahia, Muquém do São Francisco Evan-dro dos Santos Guima-rães (PT) venceu.

No Rio Grande do Nor-te, dois municípios realiza-ram eleições. A cidade de Caiçara do Rio do Vento elegeu Conceição de Ma-ria Gomes Lisboa Rocha, a Ceiça, . Em Serra do Mel, Fábio Bezerra de Oliveira foi eleito com 4.077 votos.

A realização de um novo pleito nos municí-pios aconteceu após a confi rmação, pela Justiça Eleitoral, da cassação de prefeitos eleitos em 2012. O secretário-geral do TSE, juiz Carlos Braga, moni-torou a votação de ontem e informou que, com ba-se em informações repas-sadas pelos presidentes dos sete TREs envolvi-dos nas eleições, a votação transcorreu sem quaisquer anormalidades.

Eleições em 16 municípios do país

PREFEITURA

A ministra da Secreta-ria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, disse on-tem (8) que as declarações do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), fora do Congresso Nacional têm in-citado o ódio a e intolerância.

Há duas semanas, Fe-liciano, em um culto evan-gélico, disse que, antes da chegada dele à presidência da CDHM, o colegiado era comandado por Satanás. Em vídeos publicados na inter-net, o pastor diz que Deus te-ria mandado matar o cantor John Lennon, dos Beatles, e os integrantes da banda Ma-monas Assassinas, vítimas de um acidente aéreo.

“É lamentável que nos deparemos a cada dia com mais um pronunciamen-

to, intervenção que inci-ta o ódio, a intolerância e o preconceito. Já ultrapas-sa a barreira de uma comis-são da Câmara. Diz respeito a todos nós”, disse Maria do Rosário, no Senado. “A Câmara, certamente, en-contrará uma solução, ou o próprio Ministério Público,

porque incitar a violência e o ódio é uma atitude ilegal e inconstitucional”, acres-centou a ministra.

Feliciano é acusado de homofobia e racismo por ter postado na internet comen-tários considerados ofensi-vos. Ele nega as acusações e já pediu desculpas.

Declarações de Feliciano incitam ódio, diz Rosário

DIREITOS HUMANOS

A ampliação do núme-ro de setores incluídos na desoneração da folha de pagamento fará o gover-no deixar de arrecadar R$ 16 bilhões este ano. Publi-cada no Diário Ofi cial da União, a lei que ampliou a desoneração da folha de pagamento incluiu mais 27 segmentos da Econo-mia no regime de deso-neração. Agora, o total de setores contribuem pa-ra a Previdência pelo no-vo modelo subiu para 42.O benefício abrange em-presas da área industrial, de serviços, de transpor-tes e do comércio varejis-ta . Com a desoneração, as que contribuem ao INSS com 20% da folha de pa-gamento passarão a pagar

1% ou 2%, dependendo do setor. O novo modelo reduz os custos trabalhis-tas, ao fazer as empresas pagar menos à Previdên-cia Social. Também di-minui as pressões sobre o fl uxo de caixa porque os empregadores reco-lhem menos quando fatu-ram menos e pagam mais quando a entrada de di-nheiro em caixa aumenta.

A desoneraçãoda folha de pagamentos

EDVALDO SILVA MOREIRADIRETOR FINANCEIRO DO SESCON/DF

EDVALDO SILVA MOREIRA

AO TODO, os investimentos em reformas nos aeroportos devem custar R$ 800 milhões

Tânia Rêgo/ABr

MARIA DO ROSÁRIO visitou uma exposição no Senado

Antonio Cruz/ABr

Page 13: Ter, 09/04/2013

T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 313

OFFS&ONS

A política no seu dia a dia

Cientista Político

Tiago Monteiro Tavares

T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 313

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

Reprodução

Reprodução

Reprodução

A COLUNA “ONs e OFFs” terá espaço reservado para os leitores fazerem comentários de temas aqui tratados. Assim, os amantes

da política poderão fazer comentários e tê-los publicados no jornal, desde que sejam breves e respeitosos. Participe,

compartilhe seu pensamento e faça da política um verdadeiro meio de regulação do convívio social. Mande seu comentário

acompanhado de foto e torça para ser o escolhido do dia.E-Mail: [email protected]

Marcando pontoO senador, e presidenciável, Aécio Neves (PSDB) publicou, ontem (8), artigo na Folha de São Paulo criticando a concentração de poderes no Governo Federal e hipotecando apoio aos municípios que vêm apresentando difi culdades em honrar compromissos com a parte de recursos que lhe cabe. O ponto mais forte é a crítica a desaceleração de investimentos na área da saúde, que, segundo Aécio, cairam 25% desde 2000, quando o Governo Federal assumia 48% do custeio da área. Hoje, a responsabilidade é de somente 36%, fi cando os 64% do custo restante na conta dos municípios. Aécio mostrou o tom de sua campanha, marcando pontos com os novos prefeitos, que terão papel essencial na corrida presidencial do ano que vem.

Faixa adicionalO Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) começou a testar ontem (8) a adoção de uma faixa adicional na subida do Colorado. A medida, em estudo, pretende diminuir o congestionamento na saída norte. No horário entre 17hs e 19h30, uma das pistas terá o sentido invertido, fi cando duas faixas para os motoristas que vem de Sobradinho em direção ao Plano Piloto e quatro faixas para aqueles que vão do centro para a região norte. A medida tem tudo pra dar certo, a exemplo do que é feito na estrutural. A população, que costuma fi car parada no engarrafamento, é que fi cará muito feliz com a iniciativa.

As tangentes mensaleirasO ministro decano, ou seja, mais antigo do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Melo, foi o último a concluir a revisão de seu voto na Ação penal 470, o Mensalão. O acórdão com o resumo dos votos de cada ministro deverá ser conhecido na quinta-feira (4), quando inicia o prazo de 5 dias para recorrer da sentença. Com isso, os réus devem entrar com embargos à decisão da Corte.

UM DOS ARGUMENTOS que serão utilizados para impedir que o presidente do STF e relator do Mensalão, Joaquim Barbosa, seja também o relator dos embargos é o de que o ministro estaria sendo omisso a pedidos feitos pela defesa dos condenados. Diversos pedidos de aumento do prazo para recursos foram negados por Barbosa. Agora, um pedido de urgência feito por José Dirceu não teria sido analisado pelo presidente. Estes fatos reforçam o pedido dos mensaleiros para que fosse designado um novo relator, que, segundo afi rmam, deveria ser sorteado a cada fase do processo. Assim, o relator devia ser o novo ministro a ser indicado pela presidente Dilma, atrasando o processo até que ela decida nomear o sucessor de Carlos Ayres Brito, aposentado em novembro.

Rumo ao governo de GoiásO presidente nacional do PT, Rui Falcão, visitou ontem a cidade de Valparaíso (GO), no entorno do DF, junto ao presidente do PT-DF, deputado Roberto Policarpo e o presidente do PT-GO, Valdi Bezerra. A agenda contou com um encontro com a prefeita Professora Lucimar (PT) e, depois, com uma ampla reunião com militantes do partido na região. Uma fonte revelou à Coluna que o interesse do partido no entorno é viabilizar a candidatura petista ao governo do Estado de Goiás em 2014. Além disso, tem o interesse continuo do DF no atendimento das demandas do entorno, como forma de aliviar a carga de serviços públicos em Brasília.

Angariando apoioA vice-presidente da Câmara Municipal de Cidade Ocidental, Kedma Karen (PT), esteve presente no encontro, levando militantes para o evento. Com tantos problemas em sua cidade, ela angaria apoio de seus colegas vereadores para não aprovação de projeto de lei da prefeita da cidade, Giselle Araújo (PTB), que prevê a concessão de gratifi cação de representação aos cargo comissionados do município que ocupem cargos de chefi a. O problema é que o projeto acaba com a tabela das gratifi cações, deixando o valor em aberto para que a própria prefeita regule o valor da gratifi cação de cada servidor, acabando com a isonomia entre os mesmos. Assim, tem servidor que poderia ter a gratifi cação na casa de 100% do salário, numa dobradinha onerosa à população da ocidental.

Passe livre Pró-Esporte A deputada distrital Arlete Sampaio (PT), líder do governo na CLDF, encaminhou, ontem (8), indicação ao governador Agnelo Queiroz (PT) para ampliar o passe livre estudantil aos estudantes que participem de atividades nos Centros Olímpicos do DF. Para a parlamentar, a prática de atividades esportivas é dever do Estado, que cumpre seu papel com a atividade dos Centros. Contudo, os estudantes não possuem condições fi nanceiras para arcar com os custos do transporte até os Centros. Ela cita o caso de São Sebastião, onde o Centro Olímpico possui vagas para diversas modalidades esportivas, não sendo totalmente preenchidas devido ao problema de locomoção.

A reforma da “FACHADA”A expressão “reforma da fachada” é utilizada para conceituar as maquiagens feitas em fachadas de lojas e demais comércios, escondendo os reais problemas. Agora, a expressão pode ser utilizada para conceituar a Reforma Política, que está na pauta de hoje da Câmara dos Deputados. Já são 15 anos de debate da mesma, que será votada sem o consenso dos partidos políticos. Para o relator, Henrique Fontana (PT-RS), seu parecer foi moderado, em uma tentativa de buscar o entendimento.

A VOTAÇÃO FATIADA da matéria, por assunto, prejudica as mudanças necessárias. Tanto o fi nanciamento exclusivamente público quanto o fi m das coligações temporárias fortalecem os partidos. A lista fl exível é uma nova forma de buscar conciliar a força do candidato com o partido, sendo um mecanismo novo. O cientista político Jairo Nicolau, do IUPERJ, que assessorou o relatório, defende a lista fl exível como um destino aos votos de legenda, hoje perdidos, sendo distribuídos na coligação. Já no tocante as federações partidárias, ele acredita que o fi m das coligações é bem-vindo, mas não se justifi ca um casamento de quatro anos entre as legendas.

As mudançasSão cinco os pontos a serem votados na Reforma da Fachada:

Financiamento público exclusivo de campanha

Fim das coligações para eleições proporcionais, porém permitindo que os partidos façam federações partidárias que durariam, no mínimo, quatro anos

Coincidência das eleições (municipais, estaduais e federais)

Ampliação da participação da sociedade na apresentação de projetos de iniciativa popular, inclusive por meio da internet. Pela medida, 500 mil assinaturas garantiriam a apresentação de um projeto de lei; e 1,5 milhão, de proposta de emenda à Constituição (PEC)

Nova opção de lista fl exível, em que o eleitor continuaria votando no deputado ou no partido, mas só o voto na legenda é que reforçaria a lista apresentada pelo partido

Page 14: Ter, 09/04/2013

Jogorápido

“Tenho que melhorar. Um ano sem jogar com

36 anos não é fácil. Estou entrando aos

poucos e aproveitando as oportunidades que o Márcio Fernandes vem

me dando”

IRANILDOMEIA DO BRASILIENSE

Libertadores

Timão

Axé

O ATACANTE Fred teve lesão muscular confi rmada pelo Fluminense ontem. O médico Victor Favilla explicou que o artilheiro sofreu uma lesão muscular. Com isso, ele está fora do jogo contra o Grêmio, amanhã, pela Copa Libertadores da América, e fi ca fora por mais três semanas.

O PESSIMISMO dos médicos do Corinthians em relação ao lateral direito Guilherme Andrade foi comprovado ontem. Assim como era esperado, o jogador rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito na partida contra o São Bernardo e fi cará longe dos gramados por seis meses.

O BAHIA confi rmou que Joel Santana é o novo treinador da equipe para a sequência da temporada. Ele será o substituto de Jorginho, demitido após a derrota por 5 x 1 para o Vitória, na inauguração da Arena Fonte Nova, no último domingo, e iniciará a sua quarta passagem pelo clube.

Fred desfalca Flu contra o Grêmio

Zagueiro para por seis meses

Joel volta ao Bahia pela quarta vez

EsportesEsportesEsportesJULES BIANCHI é membro da Academia de

Pilotos da Ferrari, mas foi escolhido como o substituto do brasileiro Luiz Razia após

problemas fi nanceiros deste com a Marussia. Após boas exibições nas duas primeiras

provas da temporada, o francês não nega que sua meta seja defender a escuderia italiana. O piloto fala até em substituir Felipe Massa

T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 314

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

Brasiliensefc

Rep

rodu

ção

O governador do Dis-trito Federal, Agne-lo Queiroz, garantiu ontem que o Está-

dio Nacional Mané Garricha, sede da abertura da Copa das Confederações, será inau-gurado no próximo dia 21, quando Brasília completará 53 anos de fundação.

“Será um estádio para os próximos 100 anos e será usa-do em eventos esportivos, mas também para atos culturais e religiosos”, disse Queiroz a correspondentes estrangeiros nas obras do Mané Garrin-cha, que sediará sete partidas da Copa do Mundo de 2014.

Três dias antes da ceri-mônia ofi cial de abertura do local, no próximo dia 18, os responsáveis pelas obras de-verão começar a implantar o gramado, que será usado pe-la primeira vez no dia 18 de maio, na fi nal do Candangão.

A capacidade total, de 72 mil pessoas, fi cará disponí-vel no dia 25, no Santos x Fla-mengo, pelo Brasileirão.

As obras custaram, de acordo com Agnelo, pouco mais de R$ 1 bilhão. Segun-do ele, faltam apenas “os últi-mos retoques”.

MANÉ GARRINCHA Governador garante Estádio Nacional para o fi m do mês

Nem um dia a mais O capitão Peri-valdo sai de cam-po na derrota frente o Legião, no último domingo. O zagueiro do Luziânia recebeu uma pancada no joe-lho direito. Vale des-tacar que amanhã, o time goiano recebe o Fortaleza, pela Co-pa do Brasil, no Es-tádio Serra do Lago, às 20h30.

Aparentemente, a situação não é grave e a possibilidade de-le estar à disposição do time é grande. Pa-ra o experiente joga-dor, o momento é de esquecer o resultado ruim pelo Candangão e focar no Fortaleza. “A gente tem que es-tar bastante motiva-do. A diretoria confi a no grupo, sabemos da importância des-se jogo pela Copa do Brasil, não só para o clube, mas para a ci-dade e para nós jo-gadores. É hora de esquecer esse resul-tado ruim que já pas-sou e focar no objetivo de quarta-feira”.

As conversas sobre o zagueiro Dedé parecem não ter fi m. Desta vez, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, dis-se ao site italiano Tut-tomercatoweb, que o defensor deseja seguir jogando pelo clube de São Januário até a Copa do Mundo de 2014.

“Muitos estão se-guindo o Dedé, mas ele tem um contrato com a gente e quer fi car até a Copa do Mundo, que se-rá disputada no Brasil. Fala-se muito sobre o PSG e clubes da Rús-sia, mas eu não recebi propostas formais. Pos-so dizer que o Dedé quer fi car aqui conosco até 2014, então vamos ver”, disse o dirigente.

O Flamengo busca um lateral-direito, e Ma-riano, ex-Fluminense, interessa ao Rubro-Ne-gro. As conversas entre a diretoria e o empresário do jogador, Bruno Paiva, já começaram. O atleta, de 26 anos, está no Bor-deaux, da França, desde o início do ano passado, quando assinou contrato de quatro anos.

Mariano foi destaque do Flu na conquista do Brasileirão de 2010. Na-quela temporada, acabou eleito o melhor da compe-tição e foi convocado para defender a Seleção Brasi-leira. O diretor de futebol Paulo Pelaipe nega. O Fla também quer um za-gueiro. Roger Carvalho, do Bologna, é o favorito.

Capitão não deve ser baixa no Luziânia

Vasco promete manter Dedé até a Copa

Fla pensa em trazer ex-lateral do Flu

COPA DO BRASIL

COLINAREPATRIAMENTO

AGNELO QUEIRO conversou com a imprensa internacional durante passeio pela arena

Uma das pendências no interior do estádio é a instalação das cadeiras, trabalho no qual estão envolvidos centenas de trabalhadores. Cerca de 3 mil assentos são coloca-dos por dia, conforme cálculos dos responsáveis pelas obras.

Bem menos adiantadas estão as obras da parte externa do Estádio Nacional, entre as quais estão a construção de um estacionamento para 7.848 automóveis. Queiroz in-formou que elas serão concluídas em diversas fases.

Parte dessas obras estará pronta no dia 15 de junho, data do jogo de abertura da Co-pa das Confederações, entre Brasil e Japão. Porém, outras instalações da parte de fora serão concluídas apenas depois da competição.

O que ainda falta durante esses 12 diasO que ainda falta durante esses 12 dias

O Real Madrid faz o se-gundo jogo das quartas de fi -nal da Liga dos Campeões, às 15h45 de hoje, no Está-dio Türk Telekom Arena, em Istambul (TUR), quando en-frenta a equipe do Galata-saray, do brasileiro Felipe Melo (foto). No primeiro jo-go, os merengues levaram a melhor ao vencer por 3 x 0, com gols de Cristiano Ro-naldo, Benzema e Higuaín.

Para reverter, o time tur-co não poderá escalar seu arti-lheiro Yilmaz, suspenso,.

“Nada é impossível no futebol. Enquanto tiver-mos possibilidades, acre-dito sempre. Antes do jogo, tínhamos 50% de possibi-lidades. Agora são 10%. Se tivermos que cair em casa, vamos fazer com que seja de cabeça bem erguida”, afi r-mou o volante brasileiro Fe-lipe Melo.

Real tem vantagem contra turcosLIGA DO CAMPEÕES

O Borussia Dortmund deve contar com um refor-ço importante para o duelo contra o Málaga, às 15h45 de hoje, pelas quartas de fi nal da Liga dos Campeões. O zagueiro Mats Hummels foi relacionado para a parti-da pelo técnico Jürgen Klopp, e pode voltar ao time ti-tular após um mês afastado dos gramados. Entretanto, ainda não se sabe se Hummels vai reassumir o ataque.

Hummels deve reforçar o Borussia

ABr

Reprodução

Page 15: Ter, 09/04/2013

Jogorápido

“Estamos falando de um teto

orçamentário há cerca de cinco

anos. A coisa mais difícil do mundo é policiar o que uma

empresa gasta”

CHRISTIAN HORNERCHEFE DA RED BULL RACING

Copa Davis

NBA

Superliga

O BRASIL CAIU no ranking da Federação Internacional de Tênis justamente na semana de sorteio para os playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis. Na lista, o Brasil está na 17ª colocação, duas abaixo da anterior. Isso tira da equipe a vantagem de ser cabeça de chave no chaveamento da repescagem.

NORTE-AMERICANO fi lho de pais brasileiros, o armador Scott Machado terá nova chance na NBA. O armador assinou contrato de dez dias com o Golden State Warriors e será observado até o dia 17, dia que marca o encerramento da temporada regular da competição.

COLOCADOS À VENDA na manhã de ontem, os ingressos para a decisão da Superliga masculina de vôlei entre RJX e Sada Cruzeiro, no domingo, foram esgotados em pouco mais de 1h após o início da comercialização.

Brasil não será cabeça de chave

Brasileiro vai fazer ‘estágio’ em time

Ingressos acabam em apenas uma hora

ALÔ BRAS Í L I A 1 5 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 3ALÔ BRAS Í L I A 1 5 T E R Ç A - F E I R A , 9 D E A B R I L D E 2 0 1 3Esportes

Reprodução

Campeão do Circuito Nacional de Vôlei de Praia e indicado a várias premiações

na festa de encerramento da temporada, o brasiliense Bruno Schmidt reapareceu com mais uma boa notícia. O candango é um dos convoca-dos para compor, ao lado do parceiro Pedro Solberg, as duplas que disputam as pri-meiras etapas do Circuito Mundial, na China. A etapa Open será disputada na cida-de de Fuzhou, entre os dias 23 e 28, enquanto a do Grand Slam será em Xangai, de 1º a 5 de maio.

Além deles, Letícia Pes-soa, técnica das duplas mas-culinas, escalou as seguintes equipes: Alison/Emanuel, Ricardo/Álvaro Filho e Evandro/Vitor Felipe.

“O único time que eu me-xi mesmo foi o do Ricardo, já que o Pedro Cunha parou de jogar. E não tinha como fazer de outra maneira. Bruno/Pe-dro e Alison/Emanuel são, realmente, as duplas mais fortes neste início de traba-lho de seleção. O Ricardo tem treinado e se entrosado muito bem com o Álvaro”, disse Letícia.

MUNDIAL DAS AREIAS Confederação Brasileira de Vôlei inscreve duplas para primeiras etapas, na China

Nome da temporadaBrasileiro revela multas por treinar demais

Cris Cyborg e Coenen disputam título feminino

VICIADO EM TRABALHO

MULHERES NO OCTÓGONO

Dois meses depois de sofrer uma séria lesão que o afastou das quadras, Le-andrinho enfi m falou. Em entrevista ao NBA Brasil, o ala/armador brasileiro, que teve de ser submeti-do a uma cirurgia no joelho esquerdo, disse que pre-tende voltar o quanto antes a jogar, que recebia multas do Boston Celtics por trei-

nar além do horário.Mesmo na fase de tra-

tamento, o brasileiro ini-ciou os treinos. “Hoje, o que está machucado é o meu joelho, mas eu sen-to numa cadeira e fi co fa-zendo molde. Dou uns 100, 150 arremessos por dia, para também não esque-cer a mecânica do meu ar-remesso”, contou.

A vitória sobre Fiona Muxlow no Invicta FC, o tor-neio de MMA exclusivo pa-ra mulheres, deu à peso-pena brasileira Cris Cyborg (à es-querda), de 27 anos, o que ela mais queria: a chance de dis-putar um cinturão mundial.

A diretoria do torneio confi rmou ontem que o re-torno de uma das maiores lutadoras da história a uma disputa de título acontecerá na sexta edição do torneio, ainda sem data marcada, contra a holandesa Marloes

Coenen (à direita). A previ-são é que a luta aconteça até o início de julho, em local a ser confi rmado.

Cris Cyborg e Marloes Coenen já se enfrentaram anteriormente, pelo Strike-force, em 2010, com vitória da brasileira por nocaute técnico no terceiro round. A brasileira, na época, era a campeã do torneio, e defen-deu seu cinturão. Coenen possui 32 anos de idade, e tem um cartel de 21 vitórias e cinco derrotas.

Já Marcos Miranda, à frente do comando da seleção feminina, optou pelas parcerias Maria Elisa/Ágatha, Lili/Bár-bara Seixas, Talita/Taia-na e Maria Clara/Carol.

“Conforme os treina-mentos em Saquarema, optamos por essas qua-tro duplas. Duas foram mantidas, Taiana com Talita e Maria Clara com

Carol, que já jogam jun-tas o Circuito Nacional, e outras duas foram for-madas na seleção para esse início de trabalho. Chamei a Ágatha, última a ser convocada, já pen-sando em colocá-la com a Maria Elisa. E Lili e Bárbara já foram campe-ãs mundiais (Sub-21, em 2007) jogando juntas”, analisou Marcão.

Meninas também jogam nas areias chinesas

BRUNO vai formar com Solberg uma dasequipes brasileiras

Mauricio Kaye/CBV

Dentro do octógono, An-derson Silva só tem moti-vos para comemorar. Maior campeão do UFC, o brasi-leiro não tem o que lamen-tar em seus compromissos no esporte, no entanto, a vi-da pessoal prega algumas peças. O lutador comentou o fato de seu irmão mais no-vo ser dependente químico.

Anderson comentou um pouco da história do irmão e lamentou o fato, mas deixou claro o otimismo sobre a re-cuperação do parente. “Ago-ra ele está se recuperando, e espero que ele entenda o quanto é importante ele se re-cuperar, porque ele tem uma família que o ama e que vai estar sempre disposta a aju-

dá-lo em qualquer situação, que é o que sempre fi zemos. Sou o ‘Spider’ do MMA, não sou o Homem-Aranha dos quadrinhos que pode salvar todo mundo”, disse.

O irmão de Anderson Silva segue realizando tra-tamento na Fundação Ação Social, mas não teve seu no-me revelado.

O piloto brasiliense Nel-sinho Piquet terá um novo desafi o dentro de aproxi-madamente duas semanas. Fazendo sua primeira tem-porada na Nationwide Se-ries, segunda divisão da Nascar, ele aproveitará uma folga do calendário da cate-goria para competir na pro-va de Global RallyCross na edição de Foz do Iguaçu (PR) dos X Games entre 18 e 21 deste mês.

Será a estreia do X Te-am, equipe brasileira criada para disputar o Mundial da categoria disputada em cir-cuitos fechados e que mis-turam trechos com pista de asfalto e terra, além de cur-vas fechadas e até saltos.

REFORÇOAlém de Nelsinho Pi-

quet, o diretor do X Team Mitsubishi, Geraldo Rodri-gues, revela interesse de Ca-

cá Bueno em disputar etapa do X-Games. “Também exis-te o caso de outros pilotos brasileiros que tem bastante interesse em correr. Ontem, quando conversei com Cacá Bueno, por telefone, e ele me disse que poderia falar que ele quer andar no carro. Va-mos dar prioridade ao Nel-sinho e ao Guiga, e quando tiver oportunidade, vamos colocar outro piloto brasilei-ro”, revelou.

Anderson lamenta vício de irmão

Nelsinho compete nos X Games

SPIDER EM OUTRA LUTA

ADRENALINA SOBRE RODAS

Reprodução

Page 16: Ter, 09/04/2013