teoria do estado isolado

28
Teoria do Estado Isolado Teorias do Planejamento Acadêmicos: João Paulo Simioni Iuri Prass Bittencourte Um Escopo de Abordagem

Upload: joao-delapasse

Post on 28-Oct-2015

239 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Teoria Do Estado Isolado

Teoria do Estado Isolado

Teorias do Planejamento

Acadêmicos: João Paulo Simioni

Iuri Prass Bittencourte

Um Escopo de Abordagem

Page 2: Teoria Do Estado Isolado

Introdução Von Thunen foi um economista alemão, nascido em

1783 e falecido em 1850; O modelo da localização das atividades

agropecuárias é considerado o primeiro estudo metodológico que incorpora a noção de espaço na atividade econômica, o economista Von Thünen (1826) buscou organizar as atividades econômicas de acordo com a localização dos tipos de culturas agropecuárias com relação ao centro urbano. Esse modelo se baseia na idéia de que a produção agrícola determina a composição da organização do espaço, e cada atividade deve estar situado numa distância do centro urbano.

Page 3: Teoria Do Estado Isolado

Linhas Gerais Concebido a mais de 150 anos o modelo

thuniano ainda é utilizado para analisar padrões de uso do solo e intensidade da agricultura em torno das cidades.

Seu modelo foi concebido a partir de duas questões fundamentais: os padrões de cultivo próximo as cidades e, como os mesmos seriam afetados pela distância.

Thünen procurou desenvolver o modo mais rentável para a produção agrícola, levando em conta a distância do centro consumidor, fertilidade do solo, e as culturas.

Page 4: Teoria Do Estado Isolado

Pressupostos

Para elaboração de suas ideias Thünen imaginou um estado isolado onde os fatores físicos não variavam, todas as terras seriam planas e férteis, haveria somente um meio de transporte primitivo terrestre e em linha reta, não havendo rio ou canal navegável e uma grande cidade no centro.

O estado seria povoado por agricultores com o mesmo conhecimento técnico para tirar o melhor proveito do solo e o lucro

Page 5: Teoria Do Estado Isolado

A Concepção Os padrões de localização dos usos da terra e as

diferenciações nos sistemas agrícolas dependiam da competição entre os produtos e sistemas agrícolas, que eram controlados pelo fator land rent (renda da terra).

A distância da cidade tem o mesmo efeito da queda do preço dos produtos onde a distância permanece constante.

Land rent (economic rent da economia clássica) conceito criado por David Ricardo, onde Thünen substitui a fertilidade do solo pela distância.

“A land rent pode ser entendida como o retorno líquido que se obtém por unidade de área numa determinada localização, acima e além daquele que se obteria, em unidade de igual área, na margem de produção.”

Nas concepções de Von Thünen os produtos pesados, volumosos e os perecíveis seriam encontrados próximos a cidade e os de fácil transporte mais distantes.

Page 6: Teoria Do Estado Isolado

O Conteúdo dos Anéis

Estabelecido os padrões de uso do solo onde a distância eleva os custos de transporte e dita a intensidade de produção, chega-se ao padrão dos anéis ou faixas concêntricas, dispostas em torno de uma cidade central.

No primeiro anel a cidade, no segundo a fruticultura

e horticultura, no terceiro a silvicultura para fornecer madeira e combustível, no quarto rotação de culturas, batata, centeio, ervilha. No quinto a criação extensiva de gado.

Page 7: Teoria Do Estado Isolado
Page 8: Teoria Do Estado Isolado

Von Thünen nesse modelo faz dois questionamentos importantes quanto à relação cidade-campo, primeiro é com aos padrões produtivos que se estabelecem em torno da cidade e o segundo diz respeito aos problemas gerados pelo distanciamento dos sistemas agrários da cidade.

Page 9: Teoria Do Estado Isolado

O anel que está mais próximo da cidade é composto pela horticultura e fruticultura, e ainda pela criação de gado para produção de leite. A distância dessas culturas agropecuárias com a cidade deve ser pequena, devido aos produtos terem que ser consumidos em poucos dias, pericibilidade, e pela compra de adubos na cidade pelos agricultores, nesse caso, quanto maior a distância do centro urbano para compra do adubo, maior o prejuízo do agricultor.

Page 10: Teoria Do Estado Isolado

Apesar de configurar um modelo teórico para espacializar somente a produção agrícola, definindo o espaço rural como sinônimo de espaço agrícola, esta teoria influenciou outros trabalhos em diversos ramos e áreas de atuação da geografia, como Walter Christaller (1933) no espaço urbano e Leo Waibel (1948) no espaço rural. A aplicação do modelo de Von Thünen não tem uma escala única, pode abranger o desenvolvimento local, regional ou nacional (Figura 2).

Page 11: Teoria Do Estado Isolado
Page 12: Teoria Do Estado Isolado

Conclusão

Então, a importância da contribuição da teoria de Von Thünen para a análise regional consiste no marco inicial das discussões espaciais no âmbito econômico, traz perspectivas para a localização das atividades econômicas e dá subsídios para outras teorias espaciais.

Page 13: Teoria Do Estado Isolado

RUMOS 2015 E O CASO DE VILA NOVA DO SUL

Page 14: Teoria Do Estado Isolado
Page 15: Teoria Do Estado Isolado
Page 16: Teoria Do Estado Isolado
Page 17: Teoria Do Estado Isolado

Segmentos promissores

Page 18: Teoria Do Estado Isolado
Page 19: Teoria Do Estado Isolado
Page 20: Teoria Do Estado Isolado
Page 21: Teoria Do Estado Isolado
Page 22: Teoria Do Estado Isolado
Page 23: Teoria Do Estado Isolado
Page 24: Teoria Do Estado Isolado
Page 25: Teoria Do Estado Isolado
Page 26: Teoria Do Estado Isolado
Page 27: Teoria Do Estado Isolado
Page 28: Teoria Do Estado Isolado

Referencias Bibliográficas

MESQUITA, Olindina Vianna. O modelo de Von Thunen: uma discussão. Dissertação (Mestrado em Geografia). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1978.

_________________________. O Modelo de Von Thunen: Uma discussão Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE. abr/jun, pp 60-70, 1970.

VON THÜNEN, Johann Heinrich. O Estado Isolado. Oxford: Pergamon Press, 1966.

WAIBEL, Leo. A teoria de Von Thünen sobre a influência da distância do mercado relativamente a utilização da terra. p.3-40. In: Revista Brasileira de Geografia. v.10, n.1, 1948.