temporada 2o15 - osesp.art.br · 4 - por fim, cabe refletir sobre os lugares da músi- ... público...

151
3 TEMPORADA 2O15 LUGARES DA MÚSICA

Upload: lamnhi

Post on 10-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

3

TEMPORADA 2O15LUGARES DA MÚSICA

TEMPORADA 2015

ASSINATURAS

3

8

126

LUGARES DA MÚSICA - Arthur Nestrovski

LUGARES DA MÚSICA

ARTHUR NESTROVSKI

O tema desta temporada pode ser inter-pretado de quatro modos, pelo me-nos.

1 - Uma homenagem a todos os lugares da músi-ca, como a nossa própria Sala São Paulo: edifícios destinados à prática musical, em suas formas mais variadas. E não é um alento pensar na quantidade de lugares espalhados pelo mundo – antigos, re-centes e até futuros – cuja função primordial foi, é e continuará sendo a música?

2 - São lugares da música também tantas cidades, bairros, ruas, casas conhecidas por seu significado musical. De São Paulo a São Petersburgo, da Lapa ao Soho, da Broadway ao Pelourinho, da Catedral de San Marco à Casa de Francisca multiplica-se in-finitamente a geografia da música, povoada por ge-rações de intérpretes e ouvintes em busca de afeto, entendimento e transcendência.

3 - De modo ao mesmo tempo mais metafórico e mais concreto, o mote da temporada também ser-ve de estímulo para se pensar os lugares da música na atualidade – seja do ponto de vista social, seja econômico; seja como presença física ou virtual.

4 - Por fim, cabe refletir sobre os lugares da músi-ca na vida de cada um de nós; e o quanto a música tem força para encantar, consolar, justificar e ex-plicar nossa aventura humana.

Toda a programação da Temporada – como de resto toda atividade da Fundação Osesp – pode ser vista com um, ou mais de um desses critérios em mente. O poder evocativo da música não pode ser subestimado; e será fácil identificar bom número de obras aludindo diretamente a lugares reais ou ima-ginados: da Sinfonia Praga de Mozart aos jardins do “Compositor Transversal” Takemitsu, da viagem de Haroldo na Itália à Escócia da Sinfonia de Mendels-sohn, do Americano em Paris a destinos mais ambicio-sos: Os Planetas.

As atividades educativas da Fundação Osesp, en-gajando nada menos que 120.000 crianças e jovens, que assistem a concertos ou ensaios na Sala São Pau-lo ao longo do ano, sem falar na nossa própria Aca-demia, com 20 instrumentistas e 20 cantores, mais os Coros Infantil e Juvenil, e abraçando ainda o Fes-tival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, dão uma noção do nosso empenho em reforçar o lugar da música na sociedade e trabalhar pela educa-ção e divulgação musical do modo mais abrangente. Nesse quesito, caberia ressaltar outras iniciativas, como os concertos matinais gratuitos, a Itinerância Osesp (concertos e aulas pelo interior do estado), os concertos a preços populares, o Passe Livre Univer-sitário e as apresentações ao ar livre. Some-se a isso, ainda, o Selo Digital Osesp, que disponibiliza música brasileira de forma gratuita, além dos programas se-manais pela Rádio Cultura FM, as transmissões em rede nacional pela TV Cultura e agora, também, os Concertos Digitais Osesp, de graça pela internet.

Essa Temporada 2015 apresenta 36 semanas de assinatura da programação sinfônica, incluindo duas semanas especiais, com as quatro sinfonias de Brahms regidas pela di-

retora musical Marin Alsop, e outras duas com os concertos do “Artista em Residência”, Arnaldo Cohen. Teremos mais de 70 artistas convidados, entre maestros e solistas, todos nomes de pri-meira linha do circuito nacional e internacional da música. Além dos concertos da Orquestra, a programação inclui séries da Orquestra de Câma-ra, do Coro da Osesp, de Recitais, do Quarteto Osesp e de Solistas da Osesp (grupos de câmara).

CICLOS

Vamos terminar com chave de ouro a integral das Sinfonias de Sibelius, no ano do sesquicentenário de nascimento do compositor finlandês. Também va-mos comemorar o sesquicentenário de outro gran-de nome do século 20, o dinamarquês Nielsen, e o centenário de morte do visionário russo Scriabin.

Os ciclos “Mendelssohn em Foco” e “Strauss Es-sencial” nos darão oportunidade de ouvir um nú-mero significativo de obras de dois dos maiores autores da história da música, lado a lado com clás-sicos incontornáveis como a Arte da Fuga de Bach, os dois concertos para piano de Chopin, os dois concertos para piano de Tchaikovsky e as sinfonias no 4 e no 5 de Mahler, regidas por Marin.

Uma semana de concertos sinfônicos e de câ-mara reunidos sob a rubrica “Quem Tem Medo de Schoenberg?” haverá de trazer revelações a muita gente. Celebraremos nessa semana, também, os 80 anos do maestro Isaac Karabtchevsky – que regerá, por escolha própria para a ocasião, a monumental Gurre-Lieder, além de continuar tocando e gravando conosco as Sinfonias de Villa-Lobos.

COMPOSITOR VISITANTE E OBRAS ENCOMENDADAS

Tido por consenso como um dos maiores no-mes da música do nosso tempo, John Adams será o “Compositor Visitante”, regendo um programa que inclui uma recente peça sua para quarteto de cordas e orquestra, além de uma abertura de Sibe-lius (uma de suas maiores influências) e a Sétima de Beethoven.

Ouviremos a estreia de cinco obras encomen-dadas a compositores brasileiros, mais uma versão ampliada, para Coro Infantil e Orquestra, da Festa dos Bichos de André Mehmari (no programa especial para crianças, com Adriana Calcanhotto); e faremos também a estreia latino-americana de uma obra

para barítono e orquestra do compositor francês Marc-André Dalbavie, coencomenda da Osesp jun-tamente com a Orquestra de Paris e a Filarmônica de Londres, que será cantada por Matthias Goerne, sob regência de Marin Alsop. Também faremos nos-sa estreia de outra coencomenda, a Suíte Treemonisha, de Scott Joplin (com arranjo de Gunther Schuller).

EQUILÍBRIO

Toda essa trama de artistas e obras, que vai bem mais longe do que o sucintamente mencionado aqui, poderá ser acompanhada, semana a semana, e passando de uma série a outra, equilibrando as peças canônicas (que sempre se quer ouvir) com um número menor de obras menos conhecidas dos grandes compositores e obras importantes de com-positores menos conhecidos, e também um con-tingente representativo de novidades absolutas. A música brasileira, como sempre, tem presença na programação, assim como nos projetos de gravação e edição.

Falamos acima da capacidade evocativa da músi-ca. De fato, a música pode, como poucas outras experiências, nos transportar para muitos lu-gares, incluindo as paisagens da memória e as

projeções do futuro. No contexto de um tempo tão conflituoso e difícil como o nosso, a música torna-se um dos instrumentos para se imaginar e realizar outro mundo, mais humano e mais justo. No limite, todo lugar pensando pela música, toda ideia de lugar que ela carrega, nos conduz à própria música, como reino acabado de si. E é comovente, então, lembrar que o lugar por excelência da música será sempre a imaginação de cada um, onde ela se instaura pelo tempo em que nos tira e nos devolve a nós.

ARTHUR NESTROVSKI é o Diretor Artístico da Osesp.

8

TEMPORADA

9

2O15

10

CICLOS

Ao longo de cada Temporada, a Osesp apresenta vários ciclos, que permitem ao público mais assíduo se aprofundar em obras e conceitos do repertório.

MENDELSSOHN EM FOCO

Ao longo de 2015, a Osesp interpreta várias obras do compositor romântico alemão, de diversos gê-neros: sinfônicas, concertantes, corais e de câmara. Dentro deste ciclo, o Artista em Residência, Arnal-do Cohen, faz o Concerto Para Piano nº1 em Sol Menor, Op.25, com regência de Isaac Karabtchevsky, e o maestro finlandês Osmo Vänskä rege a Sinfonia nº 3 em Lá Menor, Op.56 – Escocesa.

12 QUI 21H13 SEX 21H14 SÁB 16H30

MAR

CELSO ANTUNES REGENTE

MARION GRANGE SOPRANO

CORO DA OSESP

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Salmo 42, Op.42

26 QUI 19H28 SÁB 14H45

MAR

MARCELO SOARES VIOLINO

JIN JOO DOH VIOLONCELO

DANA RADU PIANO

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Duas Canções Sem Palavras

Trio Com Piano nº 1 em Ré Menor, Op.49

11

7 QUI 21H8 SEX 21H9 SÁB 16H30

MAI

OSMO VÄNSKÄ REGENTE

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Sinfonia nº 3 em Lá Menor, Op.56 - Escocesa

13 DOM 16HSET

QUARTETO OSESP

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Quarteto nº 1 em Mi Bemol Maior, Op.12

22 QUI 21H23 SEX 21H24 SÁB 16H30

OUT

ANDRÉ DE RIDDER REGENTE

BAIBA SKRIDE VIOLINO

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Concerto Para Violino em Mi Menor, Op.64

22 QUI 19H24 SÁB 14H45

OUT

MARCOS THADEU REGENTE

CORO ACADÊMICO DA OSESP

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Seis Canções Para Cantar ao Ar Livre, Op.59

19 QUI 19H21 SÁB 14H45

NOV

SVETLANA TERESHKOVA VIOLINO

AMANDA MARTINS VIOLINO

MARIA ANGÉLICA CAMERON VIOLA

MARIALBI TRISOLIO VIOLONCELO

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Quarteto nº 5 em Mi Bemol Maior, Op.44 nº 3

26 QUI 21H27 SEX 21H28 SÁB 16H30

NOV

ISAAC KARABTCHEVSKY REGENTE

ARNALDO COHEN PIANO

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Concerto nº 1 Para Piano em Sol Menor, Op.25

13 DOM 16HDEZ

NAOMI MUNAKATA REGENTE

CORO DA OSESP

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Kyrie Eleison

Ehre sei Gott in der Höhe

Heilig, Heilig ist Gott, der Herr Zabaoth

Magnifi cat

Ave Maria

Três Motetos, Op.39

Te Deum

12

STRAUSS ESSENCIAL

Uma pequena seleção de obras incontornáveis de Richard Strauss, que todo mundo deveria ter chance de ouvir pelo menos uma vez ao vivo.

18 QUI 21H19 SEX 21H20 SÁB 16H3021 DOM 11H

JUN

THOMAS DAUSGAARD REGENTE

RICHARD STRAUSS

As Travessuras de Till Eulenspiegel, Op.28

25 QUI 21H26 SEX 21H27 SÁB 16H30

JUN

THOMAS DAUSGAARD REGENTE

STIG ANDERSEN TENOR

GUN-BRIT BARKMIN SOPRANO

DENISE DE FREITAS MEZZO SOPRANO

RICHARD STRAUSS

Salomé, Op.54: Parte 2

09 QUI 21H10 SEX 21H11 SÁB 16H30

JUL

MARIN ALSOP REGENTE

RICHARD STRAUSS

O Cavaleiro da Rosa, Op.59: Suíte

13

29 QUI 21H30 SEX 21H31 SÁB 16H30

OUT

LOUIS LANGRÉE REGENTE

RICHARD STRAUSS

Morte e Transfi guração, Op.24

12 QUI 21H13 SEX 21H14 SÁB 16H30

NOV

RYAN WIGGLESWORTH SOPRANO

MIAH PERSSON SOPRANO

RICHARD STRAUSS

Quatro Últimas Canções

19 QUI 21H20 SEX 21H21 SÁB 16H30

NOV

FABIO MECHETTI REGENTE

RICHARD STRAUSS

Uma Vida de Herói, Op.40

14

23 DOM 16HAGO

NELSON GOERNER PIANO

ALEXANDER SCRIABIN

Dois Poemas, Op.32

Sonata nº 5 em Fá Sustenido Maior, Op.53

27 QUI 19H29 SÁB 14H45

AGO

CRISTIAN BUDU PIANO

ALEXANDER SCRIABIN

Estudos, Op.42: nº 4 em Fá Sustenido Maior

Estudos, Op.42: nº 5 em Dó Sustenido Menor

Estudos, Op.8: nº 11 em Si Bemol Menor

Estudos, Op.8: nº 12 em Ré Sustenido Menor

22 QUI 19H24 SÁB 14H45

OUT

MARCOS THADEU REGENTE

CORO ACADÊMICO DA OSESP

ALEXANDER SCRIABIN

Prélude, Op.11 nº 3 [TRANSCRIÇÃO DE GÉRARD PESSON]

Feuillet d’Album, Op.45 nº 1 [TRANSCRIÇÃO DE GÉRARD PESSON]

SCRIABIN 100

No ano em que se celebra o centenário de morte do compositor russo, a Osesp faz um panorama de sua produção sinfônica e pianística.

Scriabin viveu pouco mais de 40 anos e escreveu obras-primas como O Poema do Êxtase e o Concer-to Para Piano e Orquestra – ambas programadas na temporada. O ciclo apresenta um pequeno mas variado grupo de peças do compositor, cobrindo desde a fase inicial, de um romantismo tardio, até as ousadias de linguagem que fazem de Scriabin um precursor das vanguardas europeias.

15

5 QUI 21H6 SEX 21H7 SÁB 16H30

NOV

LOUIS LANGRÉE REGENTE

ALEXANDER GAVRYLYUK PIANO

ALEXANDER SCRIABIN

Sinfonia nº 4, Op.54 - O Poema do Êxtase

22 DOM 16HNOV

ARNALDO COHEN PIANO

ALEXANDER SCRIABIN

Sonata nº 2 em Sol Sustenido Menor, Op.19 - Sonata-Fantasia

3 QUI 21H4 SEX 21H5 SÁB 16H30

DEZ

CELSO ANTUNES REGENTE

BERTRAND CHAMAYOU PIANO

ALEXANDER SCRIABIN

Concerto para Piano em Fá Sustenido Menor, Op.20

16

SINFONIAS DE SIBELIUS

Encerrando o ciclo iniciado em 2013, que vem apresentando a integral das sinfonias de Sibelius, a Osesp conclui o projeto, recebendo um dos maio-res maestros da atualidade, Osmo Vänskä, que rege as Sinfonias nos 6 e 7 do compositor finlandês. O maestro também fará uma audição comentada das sinfonias, dentro da série Música na Cabeça.

30 QUI 21HABR

OSMO VÄNSKÄ REGENTE

JEAN SIBELIUS

Sinfonia nº 6 em Ré Menor, Op.104

Sinfonia nº 7 em Dó Maior, Op.105

1 SEX 21H2 SÁB 16H30

MAI

4 SEG 19H MÚSICA NA CABEÇA

MAI

OSMO VÄNSKÄ

Audição Comentada Das Sinfonias de Sibelius

17

SINFONIAS DE BRAHMS

Sob o comando da regente titular Marin Alsop, a Osesp apresenta em duas semanas as quatro sin-fonias de um dos maiores compositores de todos os tempos: Johannes Brahms.

24 QUI 21H25 SEX 21H26 SÁB 16H30

SET

MARIN ALSOP REGENTE

JOHANNES BRAHMS

Sinfonia nº 1 em Dó Menor, Op.68

Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op.73

1 QUI 21H2 SEX 21H3 SÁB 16H30

OUT

MARIN ALSOP REGENTE

JOHANNES BRAHMS

Sinfonia nº 3 em Fá Maior, Op.90

Sinfonia nº 4 em Mi Menor, Op.98

18

NIELSEN 150

No mês de junho, a Osesp celebra os 150 anos de nascimento do dinamarquês Carl Nielsen. Conterrâneo do compositor, o maestro Thomas Dausgaard rege a Sinfonia nº 4 e a Abertura Hélios, além de dar uma palestra. Seus dois programas com a orquestra compõem um ciclo-dentro-do-ciclo: serão duas semanas de “Ravel/Nielsen/Strauss”, revelando as semelhanças e contrastes entre esses três autores contemporâneos. Julian Bliss será o solista numa das obras mais conhe-cidas de Nielsen, o Concerto Para Clarinete.

Também nesse período, serão apresentadas duas obras de câmara: o Quarteto em Sol Menor, Op.13 e o Quinteto de Sopros, Op.43.

4 QUI 21H5 SEX 21H6 SÁB 16H30

JUN

TITO MUÑOZ REGENTE

JULIAN BLISS CLARINETE

CARL NIELSEN

Concerto Para Clarinete, Op.57

7 DOM 16HJUN

QUARTETO OSESP

CARL NIELSEN

Quarteto em Sol Menor, Op.13

19

18 QUI 21H19 SEX 21H20 SÁB 16H30

JUN

THOMAS DAUSGAARD REGENTE

CARL NIELSEN

Sinfonia nº 4, Op.29 - A Inextinguível

25 QUI 21H26 SEX 21H27 SÁB 16H30

JUN

THOMAS DAUSGAARD REGENTE

CARL NIELSEN

Abertura Hélios, Op.17

25 QUI 19H27 SÁB 14H45

JUN

ARCÁDIO MINCZUK OBOÉ

GIULIANO ROSAS CLARINETE

ALEXANDRE SILVÉRIO FAGOTE

NIKOLAY GENOV TROMPA

CARL NIELSEN

Quinteto de Sopros, Op.43

22 SEGJUN

THOMAS DAUSGAARD

A Música de Nielsen

20

QUEM TEM MEDO DE SCHOENBERG?

Mais de cem anos após a estreia das primeiras obras de Schoenberg, muitas plateias ainda resis-tem a sua linguagem, que acabou por modificar a história da música no século 20.

No entanto, passado o choque inicial de uma escrita que vai do expressionismo pós-wagneria-no à música dodecafônica, a obra de Schoenberg pode e deve ser apreciada como o anúncio de uma nova sensibilidade estética.

Entre os grandes destaques do ciclo, a mo-numental Gurre-Lieder marca também uma data muito especial no calendário da música clássica no Brasil: os 80 anos de Isaac Karabtchevsky. Foi o próprio Karabtchevsky quem escolheu Gurre--Lieder para comemorar seu aniversário conos-co. Terá consigo um grande elenco de solistas, que inclui ainda a celebrada atriz alemã Barbara Sukowa como narradora.

Entremeados com as apresentações de Gurre--Lieder, teremos ainda dois concertos especiais: membros da Academia Osesp apresentam sua obra de juventude Noite Transfi gurada, Op.4 e o melodrama Pierrot Lunaire, Op.21, com a partici-pação da soprano Manuela Freua – que em outro programa também interpreta o Quarteto n. 2 com o Quarteto Osesp.

Também na programação, o regente associado Celso Antunes apresenta a Sinfonia de Câmara nº 2, do compositor austríaco. E o professor da USP Jorge de Almeida ministra quatro aulas sobre Schoenberg, dentro da série Música na Cabeça.

21

12 QUI 21H13 SEX 21H14 SÁB 16H30

MAR

CELSO ANTUNES REGENTE

ARNOLD SCHOENBERG

Sinfonia de Câmara nº 2, Op.38

17 QUI 21H19 SÁB 16H3021 SEG 21H

SET

ISAAC KARABTCHEVSKY REGENTE

JENNIFER ROWLEY SOPRANO

KAREN CARGILL MEZZO SOPRANO

JAY HUNTER MORRIS TENOR

ROBERT DEAN SMITH TENOR

LESTER LYNCH BARÍTONO

BARBARA SUKOWA NARRADORA

CORO DA OSESP

ARNOLD SCHOENBERG

Gurre-Lieder

18 SEX 21HSET

QUARTETO OSESPMANUELA FREUA SOPRANO

ARNOLD SCHOENBERG

Quarteto de Cordas nº 2 em

Fá Sustenido Menor Com Soprano, Op.10

20 DOM 16HSET

ALUNOS DA ACADEMIA DA OSESP EMMANUELE BALDINI REGENTE

MANUELA FREUA SOPRANO

ROGÉRIO ZAGHI PIANO

ARNOLD SCHOENBERG

Noite Transfi gurada, Op.4

Pierrot Lunaire, Op.21

22

ARTISTAEM RESIDÊNCIA

A Osesp inaugurou em 2012 um programa de Artista em Residência. A cada tempo-rada, o artista escolhido faz dois progra-mas distintos com a Orquestra, mais dois

programas de música de câmara e uma aula. Já passaram por este projeto o violoncelista Antonio Meneses, a contralto Nathalie Stutzmann e o pia-nista Jean-Efflam Bavouzet. Nesta quarta edição, temos a satisfação de receber o pianista brasileiro Arnaldo Cohen.

Ele será o solista do Concerto nº 1 para Piano em Si Bemol Menor, Op.23, de Tchaikovsky, com regência de Kristian Järvi, e do Concerto nº 1 Para Piano em Sol Menor, Op.25, de Mendelssohn (Compositor em Foco) com o maestro Isaac Karabtchevsky. Tam-bém fará recital ao lado de Antonio Meneses; e um recital solo, além de conversar com o público em encontro da série Música na Cabeça.

15 DOM 16HMAR

ANTONIO MENESES VIOLONCELO

ARNALDO COHEN PIANO

ROBERT SCHUMANN

Cinco Peças em Estilo Folclórico, Op.102

FRÉDÉRIC CHOPIN

Sonata Para Violoncelo e Piano em Sol Menor, Op.65

JOHANNES BRAHMS

Sonata nº 2 Para Violoncelo e Piano em Fá Maior, Op.99

ARNALDO COHEN

23

19 QUI 21H20 SEX 21H21 SÁB 16H30

MAR

KRISTJAN JÄRVI REGENTE

ARNALDO COHEN PIANO

PYOTR I. TCHAIKOVSKY

Concerto nº 1 Para Piano em Si Bemol Menor, Op.23

22 DOM 16HNOV

ARNALDO COHEN PIANO

ISAAC ALBÉNIZ

Iberia: Livro 1

ALEXANDER SCRIABIN

Sonata nº 2 em Sol Sustenido Menor, Op.19 - Sonata-Fantasia

[resto do programa a ser anunciado]

26 QUI 21H27 SEX 21H28 SÁB 16H30

NOV

ISAAC KARABTCHEVSKY REGENTE

ARNALDO COHEN PIANO

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Concerto nº 1 Para Piano em Sol Menor, Op.25

26 QUI 20H MÚSICA NA CABEÇA

NOV

ARNALDO COHEN

24

COMPOSITORTRANSVERSAL

7 QUI 19H9 SÁB 14H45

MAI

CAMILA YASUDA REGENTE

WILSON SAMPAIO VIOLONCELO

OVANIR BUOSI CLARINETE

HORÁCIO GOUVEIA PIANO

TORU TAKEMITSU

Distance de Fée

TORU TAKEMITSU

A cada ano, os vários grupos musicais da Osesp apresentam uma série significativa de obras de determinado autor, espalha-das ao longo da programação. Em 2011,

foi a vez de Arvo Pärt; em 2012, Alfred Schnittke; em 2013, Witold Lutoslawski e em 2014, Leonard Bernstein.

Em 2015, teremos obras sinfônicas, corais e de câmara do japonês Toru Takemitsu (1930-96) - compositor cuja escrita alia elementos da tradição de seu país a outros tantos da modernidade oci-dental, explorando silêncios e texturas numa tra-ma própria. Música do espaço, tanto quanto do tempo. Jardins de música, com um delicado senso de drama.

4 QUI 21H5 SEX 21H6 SÁB 16H30

JUN

TITO MUÑOZ REGENTE

TORU TAKEMITSU

Green

25

21 DOM 16HJUN

RICARDO BOLOGNA REGENTE

[solista a ser defi nido] FLAUTA EM SOL

LIUBA KLEVTSOVA HARPA

TORU TAKEMITSU

Toward The Sea II

28 DOM 16HJUN

NAOMI MUNAKATA REGENTE

CORO DA OSESP

TORU TAKEMITSU

Ciclo de Canções II

Wind Horse: Vocalise III

22 QUI 21H23 SEX 21H24 SÁB 16H30

OUT

ANDRÉ DE RIDDER REGENTE

TORU TAKEMITSU

Spirit Garden

3 QUI 21H4 SEX 21H5 SÁB 16H30

DEZ

CELSO ANTUNES REGENTE

TORU TAKEMITSU

A Flock Descends Into The Pentagonal Garden

6 DOM 16HDEZ

QUARTETO OSESP

TORU TAKEMITSU

A Way a Lone

26

COMPOSITORVISITANTE

T odos os anos, a Osesp recebe um composi-tor, que fica em São Paulo durante uma se-mana, para um (ou mais de um) programa incluindo obras de sua autoria, além de pa-

lestras e entrevistas. Já estiveram conosco, entre outros, Sofia Gubaidulina, Krzysztof Penderecki, John Corigliano, Tan Dun e Osvaldo Golijov. Em 2011 foi a vez de Thomas Adès; em 2012 de Mag-nus Lindberg; em 2013 de Lera Auerbach e em 2014 James MacMillan; em 2015 vamos receber um dos maiores compositores da atualidade: o norte-americano John Adams.

Um dos nomes mais interpretados da atualida-de, Adams é autor de uma extensa lista de obras, muitas delas já apresentadas pela Osesp, como o Concerto Para Violino e Orquestra (tocado em 2010 com a solista Leila Josefowicz), a eletrizante Short Ride in a Fast Machine (regida por Marin Alsop em 2011) e a portentosa Harmonielehre (num progra-ma do maestro Lawrence Renes, em 2012).

Reforçando a proximidade da Osesp com a obra do compositor, em 2014 fizemos a estreia la-tino-americana do Concerto Para Saxofone Contralto e Orquestra (com o solista Timothy McAllister), uma coencomenda da Osesp com a Sydney Sym-phony Orchestra, a Baltimore Symphony Or-chestra e a Saint Louis Symphony Orchestra.

Criador de uma música que, sem fazer con-cessões, tem comunicação imediata com as pla-teias mais diversas ao redor do mundo, Adams é frequentemente programado pelas principais orquestras, conjuntos e solistas do mundo; e suas óperas, que abordam temas da história con-temporânea, como Nixon in China, The Death of Klinghoffer e Doctor Atomic, têm sido apresentadas

JOHN ADAMS

27

3 DOM 16HMAI

QUARTETO OSESP

JOHN ADAMS

Fellow Traveler

13 QUI 21H14 SEX 21H15 SÁB 16H30

AGO

JOHN ADAMS REGENTE

QUARTETO OSESP

JOHN ADAMS

Absolute Jest

JEAN SIBELIUS

Lendas Lemminkäinen, Op.22: O Retorno

JOHN ADAMS

Absolute Jest

LUDWIG VAN BEETHOVEN

Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op.92

em lugares como a Metropolitan Opera de Nova York e o Théatre du Chatêlet em Paris.

À frente da Osesp, o próprio Adams rege, de sua autoria, Absolute Jest – uma peça para quarteto de cordas e orquestra, que terá o Quarteto Osesp como solista. O programa abre com Lendas Lem-minkäinen Op.22: O Retorno, de Sibelius (um de seus compositores favoritos) e terá na segunda parte a Sinfonia nº7 em Lá Maior, Op.92 de Beethoven.

Durante sua estadia, John Adams fará também uma palestra sobre sua música, na série Música na Cabeça; e será mostrado um filme sobre o compositor.

12 QUA 19H MÚSICA NA CABEÇA

AGO

JOHN ADAMS

28

ENCOMENDAS

Mantendo sempre o compromisso de in-centivar e difundir a música brasileira, a Osesp encomendou a seis composi-tores obras para diferentes formações:

coro, orquestra, quinteto de sopros e quarteto de cordas.

Neste ano também, com uma peça de Aylton Es-cobar, inauguramos o projeto SP-LX – Nova Música: música contemporânea do Brasil e de Portugal, sé-rie de coencomendas da Fundação Osesp e da Fun-dação Gulbenkian (Lisboa).

Desde 2012 a Osesp participa de coencomendas a grandes compositores estrangeiros. Em 2015 fa-remos a estreia latino-americana de uma peça de Marc-André Dalbavie para barítono e orquestra (com o solista Matthias Goerne), coencomenda com a Orchestre de Paris e a London Philharmo-nic Orchestra; e ainda de uma suíte arranjada por Gunther Schueller para Treemonisha, do “pai do jazz” Scott Joplin (1867-1917), em parceria com a LPO.

SP-LX – Nova MúsicaMúsica contemporânea do Brasil e de Portugal.

Aylton Escobar, Obra para Coro e OrquestraUma parceria inédita entre duas das maiores

instituições culturais do Brasil e de Portugal – a Fundação Osesp (São Paulo) e a Fundação Ca-louste Gulbenkian (Lisboa) – promoverá, a par-tir de 2015, a estreia de obras musicais encomen-dadas a compositores brasileiros e portugueses, alternadamente.

Cada obra de autor brasileiro será estreada em São Paulo, pela Osesp e repetida pela Orquestra

M. A DALBAVIE

29

Gulbenkian, em Lisboa; inversamente, cada obra de autor português será estreada em Lisboa, pela Orquestra Gulbenkian, e repetida pela Osesp, em São Paulo. Sempre que possível, as partituras serão publicadas pela editora Criadores do Brasil, da Osesp.

Para inaugurar o projeto, foi convidado o com-positor brasileiro Aylton Escobar, que está com-pondo uma obra de grande porte, para Coro e Orquestra.

Encomendas brasileirasAlém da peça de Aylton Escobar, faremos a es-

treia de outras cinco obras encomendadas a autores brasileiros:

Aurélio Edler-Copes, Obra para Coro a cappella, homenagem a Schumann.

Paulo Costa Lima, Abertura para Orquestra.

Clóvis Pereira, Quinteto de Sopros.

Antonio Ribeiro, Obra para Quarteto de Cordas.

André Mehmari, Festa Dos Bichos, versão amplia-da, para Coro Infantil e Orquestra.

Neste ano faremos ainda a estreia de uma peça de Sérgio Assad, para Corne-Inglês e Cordas (com o solista Natan Albuquerque Jr., da Osesp), encomen-dada no ano passado e adiada por motivo de saúde; e também do igualmente adiado Adágio para orques-tra de Egberto Gismonti.

Coencomendas internacionais

Marc-André Dalbavie, Stimme – Para Barítono e Orquestra Coencomenda com London Philharmonic Orchestra e Orchestre de Paris

Scott Joplin/ arr. G. Schueller, Suíte Treemonisha Coencomenda com London Philharmonic Orchestra

30

8 DOM 16HMAR

CELSO ANTUNES REGENTE

CORO DA OSESP

AURÉLIO EDLER-COPES

[ENCOMENDA OSESP]

16 QUI 21H17 SEX 21H18 SÁB 16H30

ABR

[solista a ser defi nido] FLAUTA

ARCÁDIO MINCZUK OBOÉ

GIULIANO ROSAS CLARINETE

ALEXANDRE SILVÉRIO FAGOTE

NIKOLAY GENOV TROMPA

CLÓVIS PEREIRA

[ENCOMENDA OSESP]

30 QUI 21HABR

AYLTON ESCOBAR

[COENCOMENDA OSESP/GULBENKIAN.

SP-LX: NOVA MÚSICA]

1 SEX 21H2 SÁB 16H30

MAI

OSMO VÄNSKÄ REGENTE

CORO DA OSESP

25 QUI 19H27 SÁB 14H45

JUN

MARIN ALSOP REGENTE

PAULO COSTA LIMA [ENCOMENDA OSESP]

9 QUI 21H10 SEX 21H11 SÁB 16H30

JUL

MARIN ALSOP REGENTE

MATTHIAS GOERNE BARÍTONO

MARC-ANDRÉ DALBAVIE

Stimme - Para Barítono e Orquestra

[COENCOMENDA OSESP, ORQUESTRA DE PARIS

E A ORQUESTRA FILARMÔNICA DE LONDRES]

27 QUI 21H28 SEX 21H29 SÁB 16H30

AGO

ALONDRA DE LA PARRA REGENTE

EGBERTO GISMONTI

Adágio [ENCOMENDA OSESP]

13 DOM 16HSET

QUARTETO OSESP

ANTONIO RIBEIRO

[ENCOMENDA OSESP]

26 QUI 21H27 SEX 21H28 SÁB 16H30

MAR

CAROLYN KUAN REGENTE

SCOTT JOPLIN

Treemonisha: Suíte

[ARRANJO DE GUNTHER SCHULLER]

[COENCOMENDA OSESP/LONDON PHILHARMONIC

ORCHESTRA]

31

25 DOM 16HOUT

CARLOS PRAZERES REGENTE

NATAN ALBUQUERQUE JR CORNE INGLÊS

SÉRGIO ASSAD

Sonhos e Memórias [ENCOMENDA OSESP]

10 SÁB 11H10 SÁB 16H3011 DOM 11H12 SEG 11H12 SEG 16H30

OUT

WAGNER POLISTCHUK REGENTE

ADRIANA CALCANHOTTOCORO INFANTIL DA OSESP

ANDRÉ MEHMARI

Festa Dos Bichos [ENCOMENDA OSESP. VERSÃO AMPLIADA PARA

CORO INFANTIL E ORQUESTRA]

AYLTON ESCOBAR

32

RECITAISOSESP

15 DOM 16HMAR

ANTONIO MENESES VIOLONCELO

ARNALDO COHEN PIANO

ROBERT SCHUMANN

Cinco Peças em Estilo Folclórico, Op.102

FRÉDÉRIC CHOPIN

Sonata Para Violoncelo e Piano em Sol Menor, Op.65

JOHANNES BRAHMS

Sonata nº 2 Para Violoncelo e Piano em Fá Maior, Op.99

7 TER 21HABR

ANGELA HEWITT PIANO

JOHANN SEBASTIAN BACH

A Arte da Fuga, BWV 1080

Prestigiados solistas da atualidade presentes na Temporada da Orquestra, apresentam reci-tais solo e programas de câmara, em formato original: cadeiras no palco aproximam o pú-

blico dos artistas, criando uma verdadeira sala de câmara dentro da Sala São Paulo.

Em 2015 serão oito recitais, incluindo o duo Ar-naldo Cohen e Antonio Meneses e ainda um reci-tal solo do Artista em Residência, Arnaldo Cohen. Uma especialista em Bach, Angela Hewitt, toca A Arte da Fuga; e o duo Éric Le Sage e Frank Braley faz a versão para dois pianos de La Mer, de Debussy. A série inclui também um recital do argentino Nelson Goerner e recebe pela primeira vez o pre-miado pianista brasileiro Cristian Budu (dentro da série Solistas da Osesp) e o não menos prestigiado jovem pianista russo Denis Kozhukhin.

ANGELA HEWITT

33

19 DOM 16HABR

DENIS KOZHUKHIN PIANO

JOHANNES BRAHMS

Sete Fantasias, Op.116

FRANZ LISZT

Anos de Peregrinação: Veneza e Nápoles

Harmonias Poéticas e Religiosas:

Benção de Deus na Solidão

SERGEI PROKOFIEV

Sonata nº 8 em Si Bemol Maior, Op.84

19 TER 21HMAI

ÉRIC LE SAGE PIANO

FRANK BRALEY PIANO

ROBERT SCHUMANN

Seis Estudos em Forma de Cânone, Op.56

CLAUDE DEBUSSY

La Mer

WOLFGANG A. MOZART

Sonata Para Dois Pianos em Ré Maior, KV 448

FRANCIS POULENC

Sonata Para Dois Pianos

23 DOM 16HAGO

NELSON GOERNER PIANO

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL

Chaconne em Sol Maior

ROBERT SCHUMANN

Danças Dos Membros da Confraria de Davi, Op.6

FRÉDÉRIC CHOPIN

Dois Noturnos

Scherzo nº 3 em Dó Sustenido Menor, Op.39

ALEXANDER SCRIABIN

Dois Poemas, Op.32

Sonata nº 5 em Fá Sustenido Maior, Op.53

20 DOM 16H Nova Geração

SET

ALUNOS DA ACADEMIA DA OSESPEMMANUELE BALDINI REGENTE

MANUELA FREUA SOPRANO

ROGÉRIO ZAGHI PIANO

ARNOLD SCHOENBERG

Noite Transfi gurada, Op.4

Pierrot Lunaire, Op.21

22 DOM 16HNOV

ARNALDO COHEN PIANO

ISAAC ALBÉNIZ

Iberia: Livro 1

ALEXANDER SCRIABIN

Sonata nº 2 em Sol Sustenido Menor, Op.19 -

Sonata-Fantasia

[resto do programa a ser anunciado]

27 QUI 19H29 SÁB 14H45

AGO SOLISTAS DA OSESP | Nova Geração

CRISTIAN BUDU PIANO

CLAUDE DEBUSSY

Estampes

ALEXANDER SCRIABIN

Estudos, Op.42: nº 4 em Fá Sustenido Maior

Estudos, Op.42: nº 5 em Dó Sustenido Menor

Estudos, Op.8: nº 11 em Si Bemol Menor

Estudos, Op.8: nº 12 em Ré Sustenido Menor

FRÉDÉRIC CHOPIN

Sonata nº 2 em Si Bemol Menor, Op.35

Veja a série Solistas da Osesp nas páginas 42 e 43.

34

MÚSICO HOMENAGEADO

A cada ano, a Fundação Osesp homenageia um ou mais músicos, representando, to-dos os demais. Em 2010, inaugurando o projeto, foi a vez de Cláudio Cruz, que

completava 20 anos como spalla da Orquestra. Em 2011, foi a vez de Arcádio Minczuk, que co-memorava 30 anos como oboísta da Osesp. Em 2012, Lev Veksler, um dos músicos estrangeiros há mais tempo conosco. Além de concertos com participação especial dos homenageados, esses tri-butos ficaram registrados em entrevistas e outros materiais na Revista Osesp, e em CDs distribuídos aos assinantes e disponíveis para download gratuito no site. Em 2013, os homenageados foram a per-cussionista Elizabeth Del Grande e o trompetista Gilberto Siqueira, que completavam 40 anos na Orquestra. A última edição celebrou os 20 anos do Coro Osesp, na figura da contralto Mariana Valença, uma de oito integrantes que estão com nosso Coro desde a fundação.

Representando em especial as novas gerações que começam a fazer parte da orquestra – e mais especialmente ainda os músicos da Academia da Osesp –, este ano homenageamos o jovem oboís-ta Ricardo Barbosa, ex-aluno da Academia e membro da Orquestra desde 2011. No ano passa-do, Ricardo conquistou a medalha de bronze no Concurso Primavera de Praga, um dos mais im-portantes do mundo, honrando as cores da Osesp, de São Paulo e do Brasil. No programa em que será homenageado, em dezembro, ele tocará primeiro oboé no Tombeau de Couperin de Ravel, sob a regên-cia de Marin Alsop.

35

RICARDO BARBOSA

36

ORQUESTRA DECÂMARA DA OSESP

Regida por Tõnu Kaljuste, Ricardo Bologna, Carlos Prazeres e pelo regente associado da Osesp, Celso Antunes, a Orquestra de Câ-mara da Osesp faz quatro concertos, com

um repertório variado, que vai de sinfonias de Haydn e Mozart, de obras de Claudio Santoro e Benjamin Britten à pouco executada Sinfonia Para Cordas de Bruckner. A programação inclui também a música do nosso tempo, com obras de Flo Mene-zes, Toru Takemitsu e Arvo Pärt. Nesse contex-to, a Orquestra de Câmara da Osesp estreia uma obra para Corne Inglês e Cordas, encomendada ao compositor Sérgio Assad.

CELSO ANTUNES

37

12 DOM 16HABR

TÕNU KALJUSTE REGENTE

ARVO PÄRT

Cantus in Memoriam Benjamin Britten

WOLFGANG A. MOZART

Sinfonia nº 38 em Ré Maior, KV 504 - Praga

ERKKI-SVEN TÜÜR

Action. Passion. Illusion

JOSEPH HAYDN

Sinfonia nº 90 em Dó Maior

21 DOM 16HJUN

RICARDO BOLOGNA REGENTE

LIUBA KLEVTSOVA HARPA

[solista a ser defi nido] FLAUTA EM SOL

BENJAMIN BRITTEN

Sinfonia Simples, Op.4

TORU TAKEMITSU

Toward The Sea II

CLÁUDIO SANTORO

Mini Concerto Grosso

ANTONÍN DVORÁK

Serenata em Mi Maior, Op.22

25 DOM 16HOUT

CARLOS PRAZERES REGENTE

NATAN ALBUQUERQUE JR CORNE INGLÊS

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Sinfonia Para Cordas nº 12 em Sol Menor

SÉRGIO ASSAD

Sonhos e Memórias [ENCOMENDA OSESP]

IGOR STRAVINSKY

Danças Concertantes

29 DOM 16HNOV

CELSO ANTUNES REGENTE

FLO MENEZES

Grand Écart

ANTON BRUCKNER

Sinfonia Para Cordas [QUINTETO EM FÁ MAIOR,

WAB 112 EM ARRANJO DE MEIRION BOWEN]

38

CORO DA OSESP

Com direção da Regente Honorária, Nao-mi Munakata, o Coro da Osesp – que em 2014 completou 20 anos de existên-cia – apresenta-se nesta temporada em

quatro concertos a cappella, sem falar nas muitas participações em programas com a orquestra e nas dezenas de apresentações pelo interior do estado e em outros teatros e espaços musicais da capital. O Coro será regido por Naomi e pelo regente asso-ciado da Osesp, Celso Antunes, além dos maestros convidados Tõnu Kaljuste e Ragnar Bohlin, que retorna pela terceira vez à Sala São Paulo.

CORO DA OSESP

8 DOM 16HMAR

CELSO ANTUNES REGENTE

CORO DA OSESP

ROBERT SCHUMANN

Romances e Baladas

AURÉLIO EDLER-COPES

[ENCOMENDA OSESP]

ROBERT SCHUMANN

Romances Para Vozes Femininas

Canções Para Vozes Masculinas

TOSHIO HOSOKAWA

A Flor de Lótus - Hommage à Robert Schumann

ROBERT SCHUMANN

Quatro Canções Para Coro Duplo, Op.141

39

5 DOM 16HABR

TÕNU KALJUSTE REGENTE

CORO DA OSESP

ARVO PÄRT

Dopo la Vittoria

CYRILLUS KREEK

Dois Salmos de Davi

KNUT NYSTEDT

Miserere, Op.140

JOHANN SEBASTIAN BACH

Singet dem Herrn ein neues Lied, BWV 225

JEAN SIBELIUS

Rakastava, Op.14

VELJO TORMIS

Paisagens de Outono

JAAKKO MÄNTYJÄRVI

Pseudo-Yoik

VELJO TORMIS

Maldito Ferro

28 DOM 16H JUN

NAOMI MUNAKATA REGENTE

CORO DA OSESP

TORU TAKEMITSU

Ciclo de Canções

Wind Horse: Vocalise III

NED ROREM

In Time of Pestilence

ERIC WHITACRE

Sleep

SAMUEL BARBER

Agnus Dei

GUSTAV HOLST

Nunc Dimittis

HERBERT HOWELLS

Sweetest of Sweets

EDWARD ELGAR

Lux Aeterna [ARRANJO DE JOHN CAMERON PARA NIMROD]

BENJAMIN BRITTEN

Hino a Santa Cecília, Op.27

16 DOM 16H AGO

RAGNAR BOHLIN REGENTE

CORO DA OSESP

JOHANN SEBASTIAN BACH

Der Geist hilft unser Schwachheit auf, BWV 226

JOSEPH RHEINBERGER

Missa a Oito Vozes em Mi Bemol Maior,

Op.109 - Cantus Missae

MASON BATES

Sereias: do Livro de Mateus

INGVAR LIDHOLM

De Profundis

ARVO PÄRT

Sieben Magnifi cat-Antiphonen

ALFRED SCHNITTKE

Cantos de Penitência: nº 11 e nº 12

13 DOM 16H DEZ

NAOMI MUNAKATA REGENTE

CORO DA OSESP

FRANCISCO MIGNONE

Missa

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Kyrie Eleison

Ehre sei Gott in der Höhe

Heilig, Heilig ist Gott, der Herr Zabaoth

Magnifi cat

Ave Maria

Três Motetos, Op.39

Te Deum

40

QUARTETOOSESP

Nesta temporada, o Quarteto se apresen-ta em quatro programas, que incluem como convidados especiais o clarine-tista e maestro Osmo Vänskä e o pia-

nista Caio Pagano – homenageado ao completar 75 anos. O Quarteto também será solista com a orquestra numa obra de John Adams, Compositor Visitante em 2015.

QUARTETO OSESP

3 DOM 16HMAI

QUARTETO OSESPOSMO VÄNSKÄ CLARINETE

JOHN ADAMS

Fellow Traveler

BOHUSLAV MARTINU

Três Cavaleiros

Quarteto nº 2

WOLFGANG A. MOZART

Quinteto Para Clarinete e Cordas em Lá Maior, KV 581

41

7 DOM 16HJUN

QUARTETO OSESP

ESA-PEKKA SALONEN

Homunculus

CARL NIELSEN

Quarteto em Sol Menor, Op.13

LUDWIG VAN BEETHOVEN

Quarteto nº 16 em Fá Maior, Op.135

13 DOM 16H SET

QUARTETO OSESPCAIO PAGANO PIANO

ANTONIO RIBEIRO

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Quarteto nº 1 em Mi Bemol Maior, Op.12

ANTONÍN DVORÁK

Quinteto Com Piano em Lá Maior, Op.81

6 DOM 16HDEZ

QUARTETO OSESP

TORU TAKEMITSU

A Way a Lone

CLAUDE DEBUSSY

Quarteto em Sol Menor, Op.10

HEITOR VILLA-LOBOS

Quarteto de Cordas nº 17

18 SEX 21H SET

QUARTETO OSESPMANUELA FREUA SOPRANO

MAURICE RAVEL

Quarteto em Fá Maior

ARNOLD SCHOENBERG

Quarteto de Cordas nº 2 em Fá Sustenido Menor Com Soprano, Op.10

[ENCOMENDA OSESP]

42

26 QUI 19H NOITE

28 SÁB 14H45 TARDE

MAR

MARCELO SOARES VIOLINO

JIN JOO DOH VIOLONCELO

DANA RADU PIANO

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Duas Canções Sem Palavras

AARON COPLAND

Vitebsk

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Trio Com Piano nº 1 em Ré Menor, Op.49

SOLISTASDA OSESP

Músicos da própria Osesp se reúnem em diferentes formações, – duos, trios, quartetos, quintetos –, e se apresen-tam na Sala do Coro, local perfeito

para a audição da música de câmara. Serão qua-tro programas diferentes, em oito apresentações. Destaque para a execução do Quarteto Para o Final dos Tempos, de Olivier Messiaen e para a estreia de um quinteto de sopros encomendado ao composi-tor pernambucano Clóvis Pereira.

Nova GeraçãoDentro do módulo “Nova Geração”, a Osesp pro-

move três concertos: recital solo do pianista Cris-tian Budu; um programa de Alunos da Academia, no âmbito da semana especial “Quem Tem Medo de Schoenberg?”; e um concerto do Coro Acadêmico, regido por Marcos Thadeu.

43

7 QUI 19H NOITE

9 SÁB 14H45 TARDE

MAI

CAMILA YASUDA VIOLINO

WILSON SAMPAIO VIOLONCELO

OVANIR BUOSI CLARINETE

HORÁCIO GOUVEIA PIANO

TORU TAKEMITSU

Distance de Fée

OLIVIER MESSIAEN

Quarteto Para o Final Dos Tempos

25 QUI 19H NOITE

27 SÁB 14H45 TARDE

JUN

ARCÁDIO MINCZUK OBOÉ

GIULIANO ROSAS CLARINETE

ALEXANDRE SILVÉRIO FAGOTE

NIKOLAY GENOV TROMPA

CARL NIELSEN

Quinteto de Sopros, Op.43

BRENNO BLAUTH

Quinteto Para Sopros

CLÓVIS PEREIRA

[ENCOMENDA OSESP]

27 QUI 19H NOITE

29 SÁB 14H45 TARDE

AGO Nova Geração

CRISTIAN BUDU PIANO

CLAUDE DEBUSSY

Estampes

ALEXANDER SCRIABIN

Estudos, Op.42: nº 4 em Fá Sustenido Maior

Estudos, Op.42: nº 5 em Dó Sustenido Menor

Estudos, Op.8: nº 11 em Si Bemol Menor

Estudos, Op.8: nº 12 em Ré Sustenido Menor

FRÉDÉRIC CHOPIN

Sonata nº 2 em Si Bemol Menor, Op.35

22 QUI 19H NOITE

24 SÁB 14H45 TARDE

OUT Nova Geração

MARCOS THADEU REGENTE

CORO ACADÊMICO DA OSESP

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Seis Canções Para Cantar ao ar Livre, Op.59

ALEXANDER SCRIABIN

Prélude, Op.11 nº 3

[TRANSCRIÇÃO DE GÉRARD PESSON]

Feuillet d’Album, Op.45 nº1

[TRANSCRIÇÃO DE GÉRARD PESSON]

SERGEI PROKOFIEV

Alexander Nevsky: Campo Dos Mortos

PAUL HINDEMITH

Seis Canções

JAAKKO MÄNTYJÄRVI

Shakespeare Songs: Double, Double,

Toil And Trouble!

19 QUI 19H NOITE

21 SÁB 14H45 TARDE

NOV

SVETLANA TERESHKOVA VIOLINO

AMANDA MARTINS VIOLINO

MARIA ANGÉLICA CAMERON VIOLA

MARIALBI TRISOLIO VIOLONCELO

JOHANN SEBASTIAN BACH

Duas Fugas de O Cravo Bem Temperado

[ARRANJO DE W.A.MOZART]

WOLFGANG A. MOZART

Adágio e Fuga em Dó Menor, KV 546

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

Quarteto nº 5 em Mi Bemol Maior, Op.44 nº 3

44

CONCERTOS A PREÇO POPULARE MATINAIS

12 QUI 19H30 CONCERTOS A PREÇO POPULAR

13 SEX 19H30

FEV

ISAAC KARABTCHEVSKY REGENTE

HEITOR VILLA-LOBOS

Bachianas Brasileiras nº 4: Prelúdio

Sinfonia nº 8

IGOR STRAVINSKY

O Pássaro de Fogo: Suíte - Versão 1919

22 DOM 11H CONCERTO MATINAL

MAR

VALENTINA PELEGGI REGENTE

PROGRAMA EDUCACIONAL

Ao longo do ano, a Osesp e orquestras par-ceiras realizam aos domingos de manhã os Concertos Matinais, com entrada gratui-ta. Também com intuito de democratizar

o acesso à boa música, são realizados os Concer-tos a Preços Populares - nesta temporada, com a presença do maestro Isaac Karabtchevsky, favorito das nossas plateias, e com o concerto destinado a crianças (incluindo Pedro e o Lobo), tendo participa-ção especial da cantora Adriana Calcanhotto e re-gência de Wagner Politschuk, num programa que estreou em 2014 com grande sucesso, já foi visto em outras cidades do Brasil e será apresentado no exterior também.

45

10 SÁB 11H CONCERTOS A PREÇO POPULAR

10 SÁB 16H3011 DOM 11H12 SEG 11H12 SEG 16H30

OUT

WAGNER POLISTCHUK REGENTE

ADRIANA CALCANHOTTO NARRAÇÃO E VOZ

CORO INFANTIL DA OSESP

SERGEI PROKOFIEV

Pedro e o Lobo, Op.67

ANDRÉ MEHMARI

Festa Dos Bichos [ENCOMENDA OSESP VERSÃO AMPLIADA

PARA CORO INFANTIL E ORQUESTRA]

AUTORES DIVERSOS

Canções de Partimpim [ARRANJOS DE ANDRÉ MEHMARI]

21 DOM 11H CONCERTO MATINAL

JUN

THOMAS DAUSGAARD REGENTE

9 DOM 11H CONCERTO MATINAL

AGO

JAIME MARTÍN REGENTE

17 DOM 11H CONCERTO MATINAL

24 DOM 11H CONCERTO MATINAL

MAI

STÉPHANE DENÈVE REGENTE

46

MÚSICA NACABEÇA

4 SEG 19HMAI

OSMO VÄNSKÄ

28 TER 19HABR

VALÉRIA PICCOLI

ARTE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Sexto ano da série de palestras sobre música e encontros com artistas. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, com vagas limitadas. As inscrições são disponibi-

lizadas no site www.osesp.art.br com 15 dias de antecedências às palestras e aos encontros.

Sempre com entrada franca, ao longo deste ano

acontecem encontros com o Compositor em Resi-dência John Adams, com o maestro Isaac Karabtche-vsky, que em 2015 completa 80 anos, e com o Artis-ta em residência, Arnaldo Cohen, além de palestras e encontros com os maestros Osmo Vänskä e Mark Wigglesworth; com o compositor Sérgio Assad e a regente titular da Osesp, Marin AlsOp.Destaque especial para as aulas sobre Schoenberg com o pro-fessor da USP Jorge de Almeida, na semana especial “Quem Tem Medo de Schoenberg?”.

O módulo ‘O Mundo em Questão: Palestras e Debates sobre Temas da Atualidade’, iniciado no ano passado, terá a participação de Valéria Piccoli, falan-do sobre Arte Brasileira Contemporânea, e Philip Yang discutindo a reurbanização em São Paulo.

“O MUNDO EM QUESTÃO”

AUDIÇÃO DAS SINFONIAS DE SIBELIUS

MÚSICA NA CABEÇA

47

28 QUI 20HMAI

MARK WIGGLESWORTH

22 SEGJUN

THOMAS DAUSGAARD

12 QUA 19HAGO

JOHN ADAMS

17 QUI 20HSET

ISAAC KARABTCHEVSKY

25 DOM 15HOUT

SÉRGIO ASSAD

26 QUI 20HNOV

ARNALDO COHEN

10 QUI 20HDEZ

MARIN ALSOP

Gurre-Lieder

18 SEX 20HSET

Palestra de JORGE DE ALMEIDA

Quem Tem Medo de Schoenberg? (1):

Quarteto nº2

20 DOM 15HSET

FALANDO DEMÚSICA

FALANDO DEMÚSICA

19 SÁB 15H30SET

JORGE DE ALMEIDA

FALANDO DEMÚSICA

21 SEG 20HSET

JORGE DE ALMEIDA

FALANDO DEMÚSICA

3 TER 19HNOV

PHILIP YANG

REURBANIZAÇÃO DE SÃO PAULO

FALANDO DEMÚSICA

FALANDO DEMÚSICA

TIPPETT: A Child of Our Time

A Música de Nielsen

Gurre-Lieder

MÚSICA NACABEÇA

Palestra de JORGE DE ALMEIDA

Quem Tem Medo de Schoenberg? (2):

Pierrot Lunaire

Gurre-Lieder

“O MUNDO EM QUESTÃO”

MÚSICA NACABEÇA

48

PROJETOS DE GRAVAÇÃO

Neste ano, será lançado CD com o Artista em Residência de 2014, Jean-Efflam Ba-vouzet, com a obra integral para piano e orquestra de Igor Stravinsky, incluindo

Petrouchka, com Bavouzet tocando a parte do piano na orquestra. A regência é de Yan-Pascal Tortelier (Selo Chandos).

Dando continuidade a um dos mais ambiciosos projetos da Osesp - a gravação de todas as sinfonias de Villa-Lobos a partir de partituras revisadas pelo Centro de Documentação Musical -, será lançada a Sinfonia nº 10. Em 2015, gravaremos a Sinfonia nº 8, sempre com regência de Isaac Karabtchevsky.

Outro ciclo que tem obtido ampla acolhida por parte da crítica especializada nacional e internacio-nal é o da gravação de todas as sinfonias de Prokofiev com a regente titular, Marin AlsOp.Saem em breve as Sinfonias nºs 1 e 2; e agora gravaremos a Sinfonia nº 6 e as Valsas Op.110.

A Osesp recebe em sua temporada um dos princi-pais nomes do violão clássico mundial, Manuel Bar-rueco. Faremos com ele o registro do Concerto Para Violão e Pequena Orquestra, de Villa-Lobos, com regên-cia de Giancarlo Guerrero.

49

SELO DIGITAL

Dentro do projeto Selo Digital, que disponi-biliza gravações ao vivo de música brasileira, a Osesp registrará todas as encomendas es-treadas em 2015. São obras de Edler-Copes,

Costa Lima, Aylton Escobar, Clóvis Pereira, Antonio Ribeiro e André Mehmari. Dentre outros registros a serem disponibilizados no Selo Digital está previs-ta uma gravação de Pierrot Lunaire e Noite Transfi gu-rada, de Schoenberg interpretadas pelos músicos da Academia da Osesp, com solos da soprano Manuela Freua e regência de Emmanuele Baldini. E também o Quinteto de Sopros de Brenno Blauth.

PARCERIA COMA PINACOTECA

A bem sucedida parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo está mantida e obras de artistas brasileiros continuarão a ilustrar as capas da Revista Osesp.

Carlos Martins, Daniel Melim, Daniel Senise, Fer-nando Lemos, Geraldo de Barros, Ivan Serpa, Myra Landau, Paulo Whitaker e Tatiana Blass foram os se-lecionados este ano, sob curadoria de Valeria Piccoli e do diretor artístico da Osesp, Arthur Nestrovski. Também a capa (de Cildo Meireles) e quase todas as ilustrações deste Livro da Temporada 2015 vêm do Acervo de obras brasileiras da Pinacoteca, reunidas aqui sob o mote de “Lugares da Música”.

50

51

CONCER TOS

52

26 QUI 21H27 SEX 21H28 SÁB 16H30

FEV

PAU-BRASIL

SAPUCAIA

JEQUITIBÁ

FIRMINO MONTEIRORio de Janeiro, RJ, 1855 - Niterói, RJ, 1888

Bandeira do Divino, entre 1875 e 1888 - Óleo sobre tela - 89 x 146 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Compra Governo de Estado de São Paulo, 2001.Foto: Isabella Matheus

53

MARIN ALSOP REGENTE

CHRISTOPHER ROUSERapture

GUSTAV MAHLERSinfonia nº 5 em Dó Sustenido Menor

54

MARINA RHEINGANTZAraraquara, SP, 1983

Encomenda da Revista Osesp, 2014, em comemoração aos 60 anos da OrquestraFoto: Rodrigo Rosenthal

55

5 QUI 21H6 SEX 21H7 SÁB 16H30

MAR

JACARANDÁ

PEQUIÁ

IPÊ

MARIN ALSOP REGENTE

DAVID FRAY PIANO

SERGEI PROKOFIEVValsas, Op.110: Excertos

WOLFGANG A. MOZARTConcerto nº 20 Para Piano em Ré Menor, KV 466

PYOTR I. TCHAIKOVSKYSinfonia nº 6 em Si Menor, Op.74 - Patética

8 DOM 16HMAR

CELSO ANTUNES REGENTE

CORO DA OSESP

ROBERT SCHUMANNRomances e Baladas

AURÉLIO EDLER-COPESHomenagem a Schumann

ROBERT SCHUMANNRomances Para Vozes FemininasCanções Para Vozes Masculinas

TOSHIO HOSOKAWAA Flor de Lótus - Hommage à Robert Schumann

ROBERT SCHUMANNQuatro Canções Para Coro Duplo, Op.141

[ENCOMENDA OSESP]

CORO DA OSESP

56

12 QUI 21H13 SEX 21H14 SÁB 16H30

MAR

CARNAÚBA

PAINEIRA

IMBUIA

CELSO ANTUNES REGENTE

ANTONIO MENESES VIOLONCELO

MARION GRANGE SOPRANO

CORO DA OSESP

FRANZ SCHUBERTTov LeHodos

ERNEST BLOCHSchelomo - Rapsódia Hebraica

ARNOLD SCHOENBERGSinfonia de Câmara nº 2, Op.38

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDYSalmo 42, Op.42

15 DOM 16HMAR

ANTONIO MENESES VIOLONCELO

ARNALDO COHEN PIANO

ROBERT SCHUMANNCinco Peças em Estilo Folclórico, Op.102

FRÉDÉRIC CHOPINSonata Para Violoncelo e Piano em Sol Menor, Op.65

JOHANNES BRAHMSSonata nº 2 Para Violoncelo e Piano em Fá Maior, Op.99

RECITAIS OSESP

ARTISTA EM RESIDÊNCIA

SET

QUEM TEM MEDO DE

SCHOENBERG? (VER PÁGINA 101)

MENDELSSOHN EM FOCO

57

EDUARDO MUYLAERTSão Paulo, SP, 1950

Sem título da série: Boa noite, Paulicéia!, 2005Fotografi a em impressão sobre papel, 17 x 23 cm Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação do artista, 2009.Foto: Isabella Matheus

58

ARNALDO FERRARISão Paulo, SP, 1906 - São Paulo, SP, 1974

Composição, entre 1926 a 1974 - Óleo sobre tela - 59,8 x 75,5 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Transferência do Departamento de Artes e Ciências Humanas, 1980.Foto: Isabella Matheus

59

19 QUI 21H20 SEX 21H21 SÁB 16H30

MAR

ARTISTA EM RESIDÊNCIA

KRISTJAN JÄRVI REGENTE

ARNALDO COHEN PIANO

ANTONÍN DVORÁKAbertura Carnaval, Op.92

PYOTR I. TCHAIKOVSKYConcerto nº 1 Para Piano em Si Bemol Menor, Op.23

ZOLTÁN KODÁLYVariações Sobre Uma Canção Húngara - O Pavão

22 DOM 11HMAR CONCERTO MATINAL

VALENTINA PELEGGI REGENTE

ANTONÍN DVORÁKAbertura Carnaval, Op.92

ZOLTÁN KODÁLYVariações Sobre Uma Canção Húngara - O Pavão

PYOTR I. TCHAIKOVSKYA Dama da Neve, Op.12: Dança dos Palhaços

PAU-BRASIL

SAPUCAIA

JEQUITIBÁ

PRÊMIO DE REGÊNCIA DO

FESTIVAL DE INVERNO DE

CAMPOS DO JORDÃO 2014

60

26 QUI 21H27 SEX 21H28 SÁB 16H30

MAR

CEDRO

ARAUCÁRIA

MOGNO

CAROLYN KUAN REGENTE

HAKAN HARDENBERGER TROMPETE

CÉSAR TRALLI NARRAÇÃO

BENJAMIN BRITTENGuia Orquestral Para a Juventude, Op.34

MARK-ANTHONY TURNAGEFrom The Wreckage

SCOTT JOPLINTreemonisha: Suíte [ARRANJO DE GUNTHER SCHULLER]

LEONARD BERNSTEINFancy Free

[COENCOMENDA OSESP.

ESTREIA LATINO-AMERICANA]

61

26 QUI 19H NOITE

28 SÁB 14H45 TARDE

MAR

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDYDuas Canções Sem Palavras

AARON COPLANDVitebsk

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDYTrio Com Piano nº 1 em Ré Menor, Op.49

SOLISTAS DA OSESP MARCELO SOARES VIOLINO

JIN JOO DOH VIOLONCELO

DANA RADU PIANO

JOSÉ WASTH RODRIGUESSão Paulo, SP, 1891 - Rio de Janeiro, RJ, 1957

Antiga Várzea do Carmo, 1917Nanquim sobre papel - 22,1 x 43,8 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação do Espólio de Alfredo Mesquita, 1994.Foto: Acervo Fotográfi co da Pinacoteca do Estado de São Paulo

MENDELSSOHN EM FOCO

MENDELSSOHN EM FOCO

62

7 TER 21HABR

JOHANN SEBASTIAN BACHA Arte da Fuga, BWV 1080

RECITAIS OSESP ANGELA HEWITT PIANO

5 DOM 16HABR

ARVO PÄRTDopo la Vittoria

CYRILLUS KREEKDois Salmos de Davi

KNUT NYSTEDTMiserere, Op.140

JOHANN SEBASTIAN BACHSinget dem Herrn ein neues Lied, BWV 225

JEAN SIBELIUSRakastava, Op.14

VELJO TORMISPaisagens de Outono

JAAKKO MÄNTYJÄRVIPseudo-Yoik

VELJO TORMISMaldito Ferro

CORO DA OSESP TÕNU KALJUSTE REGENTE

CORO DA OSESP

63

9 QUI 21H10 SEX 21H11 SÁB 16H30

ABR

PAU-BRASIL

SAPUCAIA

JEQUITIBÁ

SIR RICHARD ARMSTRONG REGENTE

ANGELA HEWITT PIANO

HECTOR BERLIOZBeatriz e Benedito: Abertura

WOLFGANG A. MOZARTConcerto nº 25 Para Piano em Dó Maior, KV 503

CÉSAR FRANCKSinfonia em Ré Menor, Op.48

12 DOM 16HABR

ARVO PÄRTCantus in Memoriam Benjamin Britten

WOLFGANG A. MOZARTSinfonia nº 38 em Ré Maior, KV 504 - Praga

ERKKI-SVEN TÜÜRAction. Passion. Illusion

JOSEPH HAYDNSinfonia nº 90 em Dó Maior

ORQUESTRA DE CÂMARA

DA OSESP

TÕNU KALJUSTE REGENTE

ORQUESTRA DE CÂMARA DA OSESP

64

16 QUI 21H17 SEX 21H18 SÁB 16H30

ABR

CARNAÚBA

PAINEIRA

IMBUIA

MARIN ALSOP REGENTE

DENIS KOZHUKHIN PIANO

PAULO COSTA LIMA

FRÉDÉRIC CHOPINConcerto nº 1 Para Piano em Mi Menor, Op.11

SERGEI PROKOFIEVSinfonia nº 6 em Mi Bemol Menor, Op.111

19 DOM 16HABR

DENIS KOZHUKHIN PIANO

JOHANNES BRAHMSSete Fantasias, Op.116

FRANZ LISZTAnos de Peregrinação: Veneza e NápolesHarmonias Poéticas e Religiosas: Benção de Deus na Solidão

SERGEI PROKOFIEVSonata nº 8 em Si Bemol Maior, Op.84

RECITAIS OSESP

[ENCOMENDA OSESP]

65

MARIA BONOMIMeina, Itália, 1935

São Paulo, Centro, 1956 - Xilogravura sobre papel arroz - 22 x 18 cm (área impressa); 32 x 19,5 cm (suporte)Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação da artista, 2010.Foto: Isabella Matheus

66

23 QUI 21H24 SEX 21H25 SÁB 16H30

ABR

CEDRO

ARAUCÁRIA

MOGNO

ANTONIO FERRIGNOMaiori, Itália, 1863 - Salerno, Itália, 1940

Rua 25 de Março, 1894Óleo sobre madeira - 19 x 38,4 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Compra do Governo do Estado de São Paulo, 1944.Foto: Isabella Matheus

67

MARIN ALSOP REGENTE

WOLFGANG A. MOZARTAs Bodas de Fígaro, KV 492: AberturaSerenata nº 11 Para Orquestra de Sopros em Mi Bemol Maior, KV 375

SERGEI RACHMANINOVSinfonia nº 1 em Ré Menor, Op.13

68

OSCAR PEREIRA DA SILVASão Fidélis, RJ, 1867 - São Paulo, SP, 1939

Hora da Música, 1901Óleo sobre tela 65 x 50 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação de Thereza de Toledo Lara, 1976.Foto: Acervo fotográfi co da Pinacoteca do Estado de São Paulo

28 TER 19HABR

Valéria PiccoliMÚSICA NA CABEÇA

ARTE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

“O MUNDO EM QUESTÃO”

69

30 QUI 21HABR

JACARANDÁ

OSMO VÄNSKÄ REGENTE

CORO DA OSESP

AYLTON ESCOBAR

JEAN SIBELIUSSinfonia nº 6 em Ré Menor, Op.104Sinfonia nº 7 em Dó Maior, Op.105

1 SEX 21H2 SÁB 16H30

MAI

PEQUIÁ

IPÊ

3 DOM 16HMAI

QUARTETO OSESPOSMO VÄNSKÄ CLARINETE

JOHN ADAMSFellow Traveler

BOHUSLAV MARTINUTrês CavaleirosQuarteto nº 2

WOLFGANG A. MOZARTQuinteto Para Clarinete e Cordas em Lá Maior, KV 581

QUARTETO OSESP

[COENCOMENDA OSESP/GULBENKIAN.

SP-LX: NOVA MÚSICA]

COMPOSITOR VISITANTE

SINFONIAS DE SIBELIUS

70

7 QUI 21H8 SEX 21H9 SÁB 16H30

MAIPAU-BRASIL

SAPUCAIA

JEQUITIBÁ

OSMO VÄNSKÄ REGENTE

PATRICIA KOPATCHINSKAJ A VIOLINO

LUDWIG VAN BEETHOVENAbertura Leonora nº 2, Op.72a

MAGNUS LINDBERGConcerto Para Violino

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDYSinfonia nº 3 em Lá Menor, Op.56 - Escocesa

7 QUI 19H NOITE

9 SÁB 14H45 TARDE

MAI

CAMILA YASUDA VIOLINO

WILSON SAMPAIO VIOLONCELO

OVANIR BUOSI CLARINETE

HORÁCIO GOUVEIA PIANO

TORU TAKEMITSUDistance de Fée

OLIVIER MESSIAENQuarteto Para o Final Dos Tempos

SOLISTAS DA OSESP

COMPOSITOR TRANSVERSAL

4 SEG 19HMAI

OSMO VÄNSKÄMÚSICA NA CABEÇA

AUDIÇÃO COMENTADA DAS SINFONIAS DE SIBELIUS

MENDELSSOHN EM FOCO

71

VICTOR BRECHERET1894 - 1955

Tocadora de Guitarra, c. 1930Bronze - 76,7 x 27 x 19,7 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Compra do Governo do Estado de São Paulo, 1969.Foto: Isabella MatheusAgradecimento especial à Fundação Escultor Victor Brecheret

72

14 QUI 21H15 SEX 21H16 SÁB 16H30

MAI

CARNAÚBA

PAINEIRA

IMBUIA

LEÓN FERRARIBuenos Aires, Argentina, 1920 - Buenos Aires, Argentina, 2013

Instrumento Musical I, entre 1979 e 1992 - Aço e tinta sobre madeira - 219,8 x 100,1 x 100,2 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação do artista, 1992.Foto: Rodrigo Rosenthal

73

STÉPHANE DENÈVE REGENTE

JOHN WILLIAMSContatos Imediatos: Suíte

BERNARD HERRMANNUm Corpo Que Cai: Suíte

JOHN WILLIAMSA Menina Que Roubava Livros: Suíte

BERNARD HERRMANNPsicose: SuíteIntriga Internacional: Tema

HECTOR BERLIOZSinfonia Fantástica, Op.14

17 DOM 11HMAI

CONCERTO MATINAL

19 TER 21HMAI

ROBERT SCHUMANNSeis Estudos em Forma de Cânone, Op.56

CLAUDE DEBUSSYLa Mer

WOLFGANG A. MOZARTSonata Para Dois Pianos em Ré Maior, KV 448

FRANCIS POULENCSonata Para Dois Pianos

RECITAIS OSESP ÉRIC LE SAGE PIANO

FRANK BRALEY PIANO

STÉPHANE DENÈVE REGENTE

HECTOR BERLIOZSinfonia Fantástica, Op.14

74

21 QUI 21H22 SEX 21H23 SÁB 16H30

MAI

JACARANDÁ

PEQUIÁ

IPÊ

STÉPHANE DENÈVE REGENTE

ÉRIC LE SAGE PIANO

FRANK BRALEY PIANO

DARIUS MILHAUDA Criação do Mundo, Op.81a

FRANCIS POULENCConcerto Para Dois Pianos em Ré MenorLes Biches: Suíte

GEORGE GERSHWINUm Americano em Paris

24 DOM 11HMAI

CONCERTO MATINAL STÉPHANE DENÈVE REGENTE

DARIUS MILHAUDA Criação do Mundo, Op.81a

FRANCIS POULENCLes Biches: Suíte

GEORGE GERSHWINUm Americano em Paris

75

76

HENRY CHAMBERLAIN?, Inglaterra, 1796 - ?, Bermudas, 1843

Brazillian Slaves [Escravos Brasileiros], entre 1819 e 1822Aquarela e grafi te sobre papel - 11,6 x 15,7 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Coleção Brasiliana/Fundação Estudar. Doação da Fundação Estudar, 2007.Foto: Isabella Matheus

77

28 QUI 21H29 SEX 21H30 SÁB 16H30

MAICEDRO

ARAUCÁRIA

MOGNO

Seleção de Negro Spirituals

MICHAEL TIPPETTA Child of Our Time

MARK WIGGLESWORTH REGENTE

MEASHA BRUEGGERGOSMAN SOPRANO

SUSAN BICKLEY MEZZO SOPRANO

STUART SKELTON TENOR

PETER COLEMAN WRIGHT BARÍTONO

MARCOS THADEU REGENTE

CORO ACADÊMICO DA OSESP

CORO DA OSESP

28 QUI 20HMAI

MARK WIGGLESWORTHMÚSICA NA CABEÇA

TIPPETT: A Child of Our Time

78

4 QUI 21H5 SEX 21H6 SÁB 16H30

JUN

PAU-BRASIL

SAPUCAIA

JEQUITIBÁ

TITO MUÑOZ REGENTE

JULIAN BLISS CLARINETE

TORU TAKEMITSUGreen

CARL NIELSENConcerto Para Clarinete, Op.57

LUDWIG VAN BEETHOVENSinfonia nº 8 em Fá Maior, Op.93

7 DOM 16HJUN

ESA-PEKKA SALONENHomunculus

CARL NIELSENQuarteto em Sol Menor, Op.13

LUDWIG VAN BEETHOVENQuarteto nº 16 em Fá Maior, Op.135

QUARTETO OSESP QUARTETO OSESP

NIELSEN 150

NIELSEN 150

COMPOSITOR TRANSVERSAL

79

EVANDRO CARLOS JARDIMSão Paulo, SP, 1935

São Paulo, Cidade: Vista do Tamanduateí, 1983 / 1993Água-forte e Água-tinta sobre papel - 16,5 x 19,5 cm (área impressa); 27,5 x 39,3 cm (suporte)Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil.Doação da Associação Cultural dos Amigos dos Museus Castro Maya, 2003.Foto: Acervo Fotográfi co da Pinacoteca do Estado de São Paulo

80

18 QUI 21H19 SEX 21H20 SÁB 16H30

JUN

CARNAÚBA

PAINEIRA

IMBUIA

THOMAS DAUSGAARD REGENTE

JAVIER PERIANES PIANO

RICHARD STRAUSSAs Travessuras de Till Eulenspiegel, Op.28

MAURICE RAVELConcerto Para Piano em Sol Maior

CARL NIELSENSinfonia nº 4, Op.29 - A Inextinguível

21 DOM 11HJUN

CONCERTO MATINAL

NIELSEN 150

STRAUSS ESSENCIAL

RICHARD STRAUSSAs Travessuras de Till Eulenspiegel, Op.28

CARL NIELSENSinfonia nº 4, Op.29 - A Inextinguível

THOMAS DAUSGAARD REGENTE

NIELSEN 150

22 SEGJUN

THOMAS DAUSGAARDMÚSICA NA CABEÇA

A Música de Nielsen

81

21 DOM 16HJUN

BENJAMIN BRITTENSinfonia Simples, Op.4

TORU TAKEMITSUToward The Sea II

CLÁUDIO SANTOROMini Concerto Grosso

ANTONÍN DVORÁKSerenata em Mi Maior, Op.22

ORQUESTRA DE CÂMARA

DA OSESP

RICARDO BOLOGNA REGENTE

LIUBA KLEVTSOVA HARPA

[solista a ser defi nido] FLAUTA EM SOL

ORQUESTRA DE CÂMARA DA OSESP

COMPOSITOR TRANSVERSAL

TRAJANO VAZIguape, SP, 1887 - São Paulo, SP, 1942

Monumento Carlos Gomes, 1936Óleo sobre tela - 40,5 x 71 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação da Associação dos Amigos da Pinacoteca do Estado, 2000.Foto: Rodrigo Rosenthal

82

25 QUI 21H26 SEX 21H27 SÁB 16H30

JUN

JACARANDÁ

PEQUIÁ

IPÊ

THOMAS DAUSGAARD REGENTE

STIG ANDERSEN TENOR

GUN-BRIT BARKMIN SOPRANO

DENISE DE FREITAS MEZZO SOPRANO

CARL NIELSENAbertura Hélios, Op.17

MAURICE RAVELValsas Nobres e Sentimentais

RICHARD STRAUSSSalomé, Op.54: Parte 2

25 QUI 19H NOITE

27 SÁB 14H45 TARDE

JUN

[solista a ser defi nido] FLAUTA

ARCÁDIO MINCZUK OBOÉ

GIULIANO ROSAS CLARINETE

ALEXANDRE SILVÉRIO FAGOTE

NIKOLAY GENOV TROMPA

CARL NIELSENQuinteto de Sopros, Op.43

BRENNO BLAUTHQuinteto Para Sopros

CLÓVIS PEREIRA

SOLISTAS DA OSESP

[ENCOMENDA OSESP]

NIELSEN 150

STRAUSS ESSENCIAL

NIELSEN 150

83

28 DOM 16HJUN

CORO DA OSESP NAOMI MUNAKATA REGENTE

CORO DA OSESP

COMPOSITOR TRANSVERSAL

TORU TAKEMITSUCiclo de CançõesWind Horse: Vocalise III

NED ROREMIn Time of Pestilence

ERIC WHITACRESleep

SAMUEL BARBERAgnus Dei [ADÁGIO]

GUSTAV HOLSTNunc Dimittis

HERBERT HOWELLSSweetest of Sweets

EDWARD ELGARLux Aeterna [ARRANJO DE JOHN CAMERON PARA NIMROD]

BENJAMIN BRITTENHino a Santa Cecília, Op.27

84

2 QUI 21H3 SEX 21H5 DOM 16H

JUL

CEDRO

ARAUCÁRIA

MOGNO

MARIN ALSOP REGENTE

JENNIFER KOH VIOLINO

CORO DA OSESP

ALMEIDA JÚNIORItu, SP, 1850 - Piracicaba, SP, 1899

Ponte da Tabatinguera, década de 1890 - Óleo sobre tela - 46 x 60 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Transferência do Museu Paulistacervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1947.Foto: Acervo fotográfi co da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

85

GIOVANNI GABRIELICanzon XVICanzon IX

ANNA CLYNEConcerto Para Violino [ESTREIA LATINO-AMERICANA]

GUSTAV HOLSTOs Planetas, Op.32

4 SÁBJUL

GUSTAV HOLSTOs Planetas, Op.32

FESTIVAL DE INVERNO DE

CAMPOS DO JORDÃO

MARIN ALSOP REGENTE

CORO DA OSESP

86

EVANDRO CARLOS JARDIMSão Paulo, SP, 1935

S.Paulo-cidade/ 17:45 hs, 1967, década de 1890 - Água-forte e Água-tinta, 42,8 x 53,5 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação  Móveis Teperman S/A, 1977Foto: Acervo fotográfi co da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

87

9 QUI 21H10 SEX 21H11 SÁB12 DOM 16H

JUL

PAU-BRASIL

SAPUCAIA

JEQUITIBÁ

MARIN ALSOP REGENTE

MATTHIAS GOERNE BARÍTONO

[COENCOMENDA, ESTREIA

LATINO-AMERICANA]

FESTIVAL DE INVERNO DE

CAMPOS DO JORDÃO

JOHANNES BRAHMSAbertura Trágica, Op.81MARC-ANDRÉ DALBAVIEStimme - Para Barítono e OrquestraGABRIEL FAURÉPelléas et Mélisande, Op.80: SuíteRICHARD STRAUSSO Cavaleiro da Rosa, Op.59: SuíteSTRAUSS ESSENCIAL

88

MARINA RHEINGANTZAraraquara, SP, 1983

Encomenda da Revista Osesp, 2014, em comemoração aos 60 anos da OrquestraFoto: Rodrigo Rosenthal

89

23 QUI 21H24 SEX 21H25 SÁB 16H30

JUL

CEDRO

ARAUCÁRIA

MOGNO

GIANCARLO GUERRERO REGENTE

EWA KUPIEC PIANO

FRÉDÉRIC CHOPINNoturno, Op.32 nº 2 em Lá Bemol Maior [ORQUESTRAÇÃO DE STRAVINSKY]Valsa em Mi Bemol Maior, Op.18 - Grande Valse Brillante [ORQUESTRAÇÃO DE STRAVINSKY]Concerto nº 2 Para Piano em Fá Menor, Op.21

NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOVSheherazade, Op.35

90

30 QUI 21H31 SEX 21H

JUL

JACARANDÁ

PEQUIÁ

FESTIVAL DE INVERNO DE

CAMPOS DO JORDÃO

GIANCARLO GUERRERO REGENTE

MANUEL BARRUECO VIOLÃO

IDWER ALVAREZ TENOR

JUAN TOMÁS MARTINEZ BARÍTONO

CORO DA OSESP

DIETRICH BUXTEHUDECiacona em Mi Menor, BuxWV 160 [ORQUESTRAÇÃO DE

CARLOS CHÁVEZ]

HEITOR VILLA-LOBOSConcerto Para Violão e Pequena Orquestra

ANTONIO ESTÉVEZCantata Criolla - Florentino, o Que Cantou Com o Diabo

AGO

JACARANDÁ

1 SÁB2 DOM 16H IPÊ

91

JORGE MORISão Paulo, SP, 1932

Esquina do Anhangabaú, 1952Óleo sobre aglomerado - 54 x 65 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação do artista, 1991.Foto: Rodrigo Rosenthal

92

6 QUI 21H7 SEX 21H8 SÁB 16H30

AGO

CARNAÚBA

PAINEIRA

IMBUIA

JAIME MARTÍN REGENTE

ANTOINE TAMESTIT VIOLA

HENRY CHAMBERLAIN?, Inglaterra, 1796 - ?, Bermudas, 1843

Espírito Santo, 1822Água-tinta e aquarela sobre papel - 19,7 x 27,4 cm (área impressa); 24,7 x 35,8 cm (suporte).Coleção Brasiliana/Fundação Estudar. Doação da Fundação Estudar, 2007Foto: Acervo fotográfi co da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

93

HECTOR BERLIOZHaroldo na Itália, Op.16

JOAQUÍN TURINADanças Fantásticas, Op.22

MANUEL DE FALLAEl Sombrero de Tres Picos: Suítes nº 1 e 2

9 DOM 11HAGO

CONCERTOS MATINAIS

JOAQUÍN TURINADanças Fantásticas, Op.22

MANUEL DE FALLAEl Sombrero de Tres Picos: Suítes nº 1 e 2

JAIME MARTÍN REGENTE

94

13 QUI 21H14 SEX 21H15 SÁB 16H30

AGO

PAU-BRASIL

SAPUCAIA

JEQUITIBÁ

SERGIO FINGERMANNSão Paulo, SP, 1953

Sem Título, 1986Água-forte e água-tinta sobre papel - 53,2 x 78,3 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação do artista, 2003.Foto: Rodrigo Rosenthal

95

JOHN ADAMS REGENTE

QUARTETO OSESP

JEAN SIBELIUSLendas Lemminkäinen, Op.22: O Retorno

JOHN ADAMSAbsolute Jest

LUDWIG VAN BEETHOVENSinfonia nº 7 em Lá Maior, Op.92

16 DOM 16HAGO

JOHANN SEBASTIAN BACHDer Geist hilft unser Schwachheit auf, BWV 226

JOSEPH RHEINBERGERMissa a Oito Vozes em Mi Bemol Maior, Op.109 - Cantus Missae

MASON BATESSereias: do Livro de Mateus

INGVAR LIDHOLMDe Profundis

ARVO PÄRTSieben Magnifi cat-Antiphonen

ALFRED SCHNITTKECantos de Penitência: nº 11 e nº 12

CORO DA OSESP RAGNAR BOHLIN REGENTE

CORO DA OSESP

COMPOSITOR VISITANTE

12 QUA 19HAGO

JOHN ADAMSMÚSICA NA CABEÇA

96

20 QUI 21H21 SEX 21H22 SÁB 16H30

AGO

JACARANDÁ

PEQUIÁ

IPÊ

ARVO VOLMER REGENTE

NELSON GOERNER PIANO

LUDWIG VAN BEETHOVENAbertura Leonora nº 1, Op.138Concerto nº 4 Para Piano em Sol Maior, Op.58

DMITRI SHOSTAKOVICHSinfonia nº 9 em Mi Bemol Maior, Op.70

23 DOM 16HAGO

GEORG FRIEDRICH HÄNDELChaconne em Sol Maior

ROBERT SCHUMANNDanças Dos Membros da Confraria de Davi, Op.6

FRÉDÉRIC CHOPINDois NoturnosScherzo nº 3 em Dó Sustenido Menor, Op.39

ALEXANDER SCRIABINDois Poemas, Op.32Sonata nº 5 em Fá Sustenido Maior, Op.53

RECITAIS OSESP NELSON GOERNER PIANO

SCRIABIN 100

97

ARCANGELO IANELLISão Paulo, SP, 1922 - São Paulo, SP, 2009

Rua Tabatinguera, 1954Óleo sobre tela - 61 x 46 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação do Espólio de Arcangelo Ianelli, 2011.Foto: Acervo Fotográfi co da Pinacoteca do Estado de São Paulo

98

27 QUI 21H28 SEX 21H29 SÁB 16H30

AGO

CARNAÚBA

PAINEIRA

IMBUIA

JEAN BAPTISTE DEBRETParis, França, 1768 - Paris, França, 1848

Negociante de tabaco / Negro Trovador / Vendedoras de pão-de-ló (detalhe), 1835Litografi a sobre papel - 32 x 23 cm (suporte).Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Coleção Brasiliana/Fundação Estudar. Doação da Funda-ção Estudar, 2007.Foto: Rodrigo Rosenthal

99

ALONDRA DE LA PARRA REGENTE

TAMBUCO PERCUSSÃO

SILVESTRE REVUELTASVentanas

EGBERTO GISMONTIAdágio

JAN JÄRVLEPPGarbage Concerto

SILVESTRE REVUELTASLa Noche de Los Mayas

27 QUI 19H NOITE

29 SÁB 14H45 TARDE

AGO

CLAUDE DEBUSSYEstampes

ALEXANDER SCRIABINEstudos, Op.42: nº 4 em Fá Sustenido MaiorEstudos, Op.42: nº 5 em Dó Sustenido MenorEstudos, Op.8: nº 11 em Si Bemol MenorEstudos, Op.8: nº 12 em Ré Sustenido Menor

FRÉDÉRIC CHOPINSonata nº 2 em Si Bemol Menor, Op.35

SOLISTAS DA OSESP

Nova Geração

CRISTIAN BUDU PIANO

[ENCOMENDA OSESP]

SCRIABIN 100

100

17 QUI 21H19 SÁB 16H3021 SEG 21H

SET

CEDRO

MOGNO

ARAUCÁRIA

ISAAC KARABTCHEVSKY REGENTE

JENNIFER ROWLEY SOPRANO

KAREN CARGILL MEZZO SOPRANO

JAY HUNTER MORRIS TENOR

ROBERT DEAN SMITH TENOR

LESTER LYNCH BARÍTONO

BARBARA SUKOWA NARRAÇÃO

CORO DA OSESP

ARNOLD SCHOENBERGGurre-Lieder

13 DOM 16HSET

ANTONIO RIBEIRO

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDYQuarteto nº 1 em Mi Bemol Maior, Op.12

ANTONÍN DVORÁKQuinteto Com Piano em Lá Maior, Op.81

QUARTETO OSESP QUARTETO OSESPCAIO PAGANO PIANO

[ENCOMENDA OSESP]

MENDELSSOHN EM FOCO

ARNOLD SCHOENBERG

101

18 SEX 21HSET

MAURICE RAVELQuarteto em Fá MaiorARNOLD SCHOENBERGQuarteto de Cordas nº 2 em Fá Sustenido Menor Com Soprano, Op.10

QUARTETO OSESP QUARTETO OSESPMANUELA FREUA SOPRANO

20 DOM 16HSET

ARNOLD SCHOENBERGNoite Transfi gurada, Op.4Pierrot Lunaire, Op.21

RECITAIS OSESP

Nova Geração

ALUNOS DA ACADEMIA DA OSESPEMMANUELE BALDINI REGENTE

MANUELA FREUA SOPRANO

ROGÉRIO ZAGHI PIANO

17 QUI 20HSET

ISAAC KARABTCHEVSKYGurre-Lieder

FALANDO DE MÚSICA

18 SEX 20HSET

JORGE DE ALMEIDAQuem Tem Medo de Schoenberg? (1): Quarteto nº2

MÚSICA NA CABEÇA

20 DOM 15HSET

JORGE DE ALMEIDAQuem Tem Medo de Schoenberg? (2): Pierrot Lunaire

MÚSICA NA CABEÇA

21 SEG 20HSET

JORGE DE ALMEIDAGurre-Lieder

19 SÁB 15H30SET

JORGE DE ALMEIDAGurre-Lieder

FALANDO DE MÚSICA

FALANDO DE MÚSICA

102

24 QUI 21H25 SEX 21H26 SÁB 16H30

SET

JACARANDÁ

PEQUIÁ

IPÊ

103

MARIN ALSOP REGENTE

JOHANNES BRAHMSSinfonia nº 1 em Dó Menor, Op.68Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op.73

SINFONIAS DE BRAHMS

104

1 QUI 21H2 SEX 21H3 SÁB 16H30

OUT

RENZO GORIFlorença, Itália, 1911 - São Paulo, SP, 1999

Praça Ramos de Azevedo, Light e a Casa Matarazzo, década de 1950Óleo sobre madeira - 27 x 35 cm.Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação da Asso-ciação dos Amigos da Pinacoteca do Estado, 2003.Foto: Rodrigo Rosenthal

CEDRO

MOGNO

ARAUCÁRIA

105

MARIN ALSOP REGENTE

JOHANNES BRAHMSSinfonia nº 3 em Fá Maior, Op.90Sinfonia nº 4 em Mi Menor, Op.98

SINFONIAS DE BRAHMS

106

15 QUI 21H16 SEX 21H17 SÁB 16H30

OUT

PAU-BRASIL

SAPUCAIA

JEQUITIBÁ

TOMASO ALBINONIAdágio em Sol Menor

GIOVANNI BATTISTA PERGOLESIStabat Mater

FRANCIS POULENCGloria

RAGNAR BOHLIN REGENTE

MARÍLIA VARGAS SOPRANO

LUISA FRANCESCONI MEZZO SOPRANO

CORO DA OSESP

107

BENEDITO JOSÉ TOBIASSão Paulo, SP, 1894 - São Paulo, SP, 1940

Gigantes e pigmeus, 1934Óleo sobre tela - 94,5 x 67,5 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação da Associação dos Amigos da Pinacoteca do Estado por intermédio de recursos doados pelos visitantes da Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2009.Foto: Rodrigo Rosenthal

108

22 QUI 21H23 SEX 21H24 SÁB 16H30

OUT

JACARANDÁ

PEQUIÁ

IPÊ

ANDRÉ DE RIDDER REGENTE

BAIBA SKRIDE VIOLINO

TORU TAKEMITSUSpirit Garden

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDYConcerto Para Violino em Mi Menor, Op.64

DMITRI SHOSTAKOVICHSinfonia nº 1 em Fá Menor, Op.10

COMPOSITOR TRANSVERSAL

MENDELSSOHN EM FOCO

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY

109

22 QUI 19H NOITE

24 SÁB 14H45 TARDE

OUT

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDYSeis Canções Para Cantar ao Ar Livre, Op.59

ALEXANDER SCRIABINPrélude, Op.11 nº 3 [TRANSCRIÇÃO DE GÉRARD PESSON]Feuillet d’Album, Op.45 nº 1 [TRANSCRIÇÃO DE GÉRARD PESSON]

SERGEI PROKOFIEVAlexander Nevsky: O Campo Dos Mortos

PAUL HINDEMITHSeis Canções

JAAKKO MÄNTYJÄRVIShakespeare Songs: Double, Double, Toil And Trouble!

MARCOS THADEU REGENTE

CORO ACADÊMICO DA OSESPSOLISTAS DA OSESP

Nova Geração

25 DOM 16HOUT

ORQUESTRA DE CÂMARA

DA OSESP

CARLOS PRAZERES REGENTE

NATAN ALBUQUERQUE JR CORNE INGLÊS

ORQUESTRA DE CÂMARA DA OSESP

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDYSinfonia nº 12 Para Cordas em Sol Menor

SÉRGIO ASSADSonhos e Memórias

IGOR STRAVINSKYDanças Concertantes

[ENCOMENDA OSESP,

ESTREIA MUNDIAL]

MENDELSSOHN EM FOCO

SCRIABIN 100

MENDELSSOHN EM FOCO

25 DOM 15HOUT

SÉRGIO ASSADMÚSICA NA CABEÇA

110

29 QUI 21H30 SEX 21H31 SÁB 16H30

OUT

CARNAÚBA

PAINEIRA

IMBUIA

LOUIS LANGRÉE REGENTE

CRISTINA GÓMEZ GODOY OBOÉ

HENRY CHAMBERLAIN?, Inglaterra, 1796 - ?, Bermudas, 1843

Brazillian Slaves [Escravos Brasileiros]Aquarela e grafi te sobre papel11,6 x 15,7 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Coleção Brasiliana/Fundação Estudar. Doação da Funda-ção Estudar, 2007.Foto: Isabella Matheus

111

OLIVIER MESSIAENUm Sorriso

WOLFGANG A. MOZARTConcerto Para Oboé em Dó Maior, KV 314

OLIVIER MESSIAENLes Offrandes Oubliées

RICHARD STRAUSSMorte e Transfi guração, Op.24STRAUSS ESSENCIAL

112

5 QUI 21H6 SEX 21H7 SÁB 16H30

NOV

CEDRO

ARAUCÁRIA

MOGNO

LOUIS LANGRÉE REGENTE

ALEXANDER GAVRYLYUK PIANO

SERGEI RACHMANINOVVocalise

ALEXANDER SCRIABINSinfonia nº 4, Op.54 - O Poema do Êxtase

PYOTR I. TCHAIKOVSKYConcerto nº 2 Para Piano em Sol Maior, Op.44

“O MUNDO EM QUESTÃO”3 TER 19HNOV

PHILIP YANGREURBANIZAÇÃO DE SÃO PAULO

MÚSICA NA CABEÇA

SCRIABIN 100

113

ALMEIDA JÚNIORItu, SP, 1850 - Piracicaba, SP, 1899

O Violeiro, 1899Óleo sobre tela - 141 x 172 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Transferência do Museu Paulista, 1947.Foto: Isabella Matheus

114

12 QUI 21H13 SEX 21H14 SÁB 16H30

NOV

PAU-BRASIL

SAPUCAIA

JEQUITIBÁ

SERGIO FINGERMANNSão Paulo, SP, 1953

Sem Título, 1981Água-forte e água-tinta sobre papel - 53,3 x 39,2 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação do artista, 2003.Foto: Acervo do Artista

115

RYAN WIGGLESWORTH REGENTE

MIAH PERSSON SOPRANO

RICHARD STRAUSSQuatro Últimas Canções

EDWARD ELGARSinfonia nº 1 em Lá Bemol Maior

STRAUSS ESSENCIAL

116

19 QUI 21H20 SEX 21H21 SÁB 16H30

NOV

JACARANDÁ

PEQUIÁ

IPÊ

FABIO MECHETTI REGENTE

DANIEL MÜLLER-SCHOTT VIOLONCELO

19 QUI 19H NOITE

21 SÁB 14H45 TARDE

NOV

JOHANN SEBASTIAN BACHDuas Fugas de O Cravo Bem Temperado [ARRANJO DE W.A.MOZART]

WOLFGANG A. MOZARTAdágio e Fuga em Dó Menor, KV 546

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDYQuarteto nº 5 em Mi Bemol Maior, Op.44 nº 3

SVETLANA TERESHKOVA VIOLINO

AMANDA MARTINS VIOLINO

MARIA ANGÉLICA CAMERON VIOLA

MARIALBI TRISOLIO VIOLONCELO

SOLISTAS DA OSESP

STRAUSS ESSENCIAL

MENDELSSOHN EM FOCO

ROBERT SCHUMANNManfred, Op.115: AberturaConcerto Para Violoncelo em Lá Menor, Op.129

RICHARD STRAUSSUma Vida de Herói, Op.40

117

22 DOM 19HNOV

ISAAC ALBÉNIZIberia: Livro 1

ALEXANDER SCRIABINSonata nº 2 em Sol Sustenido Menor, Op.19 - Sonata-Fantasia[resto do programa a ser anunciado]

ARNALDO COHEN PIANO

RECITAIS OSESP

ARTISTA EM RESIDÊNCIA

SCRIABIN 100

ALMEIDA JÚNIORItu, SP, 1850 - Piracicaba, SP, 1899

Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto, 1891Óleo sobre tela - 106 x 137 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação de Carmen Pinto Hermanny, 1981.Foto: Acervo fotográfi co da Pinacoteca do Estado de São Paulo

118

TARSILA DO AMARALCapivari, SP, 1886 - São Paulo, SP, 1973

São Paulo, 1924Óleo sobre tela - 57 x 90 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Compra do Governo do Estado de São Paulo, 1929.Foto: Isabella Matheus

119

29 DOM 16HNOV

FLO MENEZESGrand Écart

ANTON BRUCKNERSinfonia Para Cordas [QUINTETO EM FÁ MAIOR, WAB 112 EM ARRANJO DE MEIRION BOWEN]

CELSO ANTUNES REGENTE

ORQUESTRA DE CÂMARA DA OSESPORQUESTRA DE

CÂMARA DA OSESP

26 QUI 21H27 SEX 21H28 SÁB 16H30

NOV

ISAAC KARABTCHEVSKY REGENTE

ARNALDO COHEN PIANO

NIKOLAI TCHEREPNINO Reino Encantado, Op.39

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDYConcerto nº 1 Para Piano em Sol Menor, Op.25

HEITOR VILLA-LOBOSSinfonia nº 9

IGOR STRAVINSKYO Pássaro de Fogo: Suíte - Versão 1919

ARTISTA EM RESIDÊNCIA

26 QUI 20HNOV

ARNALDO COHENMÚSICA NA CABEÇA

MENDELSSOHN EM FOCO

CARNAÚBA

PAINEIRA

IMBUIA

120

3 QUI 21H4 SEX 21H5 SÁB 16H30

DEZ

CEDRO

ARAUCÁRIA

MOGNO

CELSO ANTUNES REGENTE

BERTRAND CHAMAYOU PIANO

CLAUDE DEBUSSYDois Prelúdios [ORQUESTRAÇÃO DE COLIN MATTHEWS]

ALEXANDER SCRIABINConcerto Para Piano em Fá Sustenido Menor, Op.20

TORU TAKEMITSUA Flock Descends Into The Pentagonal Garden

CLAUDE DEBUSSYLa Mer

6 DOM 16HDEZ

TORU TAKEMITSUA Way a Lone

CLAUDE DEBUSSYQuarteto em Sol Menor, Op.10

HEITOR VILLA-LOBOSQuarteto de Cordas nº 17

QUARTETO OSESPQUARTETO OSESP

COMPOSITOR TRANSVERSAL

COMPOSITOR TRANSVERSAL

SCRIABIN 100

121

BENEDITO JOSÉ TOBIASSão Paulo, SP, 1894 - São Paulo, SP, 1940

Piques, 1933Óleo sobre tela - 66 x 75 cmAcervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação da Associação dos Amigos da Pinacoteca do Estado, 2005.Foto: Rodrigo Rosenthal

122

123

10 QUI 21H11 SEX 21H12 SÁB 16H30

DEZ

CARNAÚBA

PAINEIRA

IMBUIA

MARIN ALSOP REGENTE

TAMARA WILSON SOPRANO

MAURICE RAVELLe Tombeau de Couperin

GUSTAV MAHLERSinfonia nº 4 em Sol Maior

MÚSICO HOMENAGEADO:

RICARDO BARBOSA

13 DOM 16HDEZ

FRANCISCO MIGNONEMISSA

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDYKyrie EleisonEhre sei Gott in der HöheHeilig, Heilig ist Gott, der Herr ZabaothMagnifi catAve MariaTrês Motetos, Op.39Te Deum

NAOMI MUNAKATA REGENTE

CORO DA OSESPCORO DA OSESP

MENDELSSOHN EM FOCO

10 QUI 20HDEZ

MARIN ALSOPMÚSICA NA CABEÇA

124

ASSINA TURAS

125

126

A renovação e a aquisição de novas assinaturas serão realizadas exclusivamente:

Pelo site:

LOGIN E SENHA

Para se cadastrar como novo assinante ou recupe-rar seu login e senha, acesse:

COMO RENOVAROU ASSINAR

Pelo telefone:

127

APENAS PARA ASSINANTES DA TEMPORADA 2014.

Nesse período, todos os assinantes da Temporada 2014 terão três opções:

RENOVARManter exatamente os mesmos lugares da Tem-

porada 2014, nas mesmas séries;APÓS ESTE PERÍODO, TODOS AQUELES QUE NÃO TIVEREM SE MANIFESTADO PELA RENOVAÇÃO OU TROCA TERÃO SEUS LUGARES DISPONIBILIZADOS. PEDIMOS AOS QUE NÃO DESEJEM RENOVAR QUALQUER DE SUAS ASSINATURAS A GENTILEZA DE INFORMAR SUA OPÇÃO.

DE 20 DE OUTUBROA 10 DE NOVEMBRO DE 2014

RENOVAÇÃO

TROCARIndicar que deseja trocar (série e/ou lugar);

DESISTIRNão renovar as assinaturas.

PARA TODOS OS ASSINANTES DA TEMPORADA 2014 QUE INDICARAM NA 1ª FASE A INTENÇÃO DE TROCA.

DE 11 DE NOVEMBROA 25 DE NOVEMBRO DE 2014

TROCA

Os assinantes que indicaram no período de renova-ção a intenção de troca poderão mudar de série e/ou lugar, de acordo com a disponibilidade. Não encon-trando opção de seu agrado, os assinantes ainda pode-rão renovar as assinaturas que possuíam anteriormente.

ATENÇÃOA troca de série e/ou lugar é realizada apenas

uma vez. Após sua efetivação, não há possibilidade de fazer uma nova troca.AO TÉRMINO DESTE PERÍODO,

SERÃO DISPONIBILIZADOS TODOS OS LUGARES NÃO TROCADOS OU RENOVADOS.

1º FASE RENOVAÇÃO E TROCA

128

ASSINAR

PARA TODOS OS INTERESSADOS

Valor Promocional (conforme divulgado na tabela de preços de assinaturas – vide páginas 140 a 143).

De 22 de dezembro de 2014 a 4 de janeiro de 2015Valor Integral (conforme divulgado na tabela de

preços de assinaturas – vide páginas 140 a 143).

Neste período, poderão ser adquiridas assinaturas dentre todos os lugares disponíveis.

Não haverá atendimento personalizado na Sala São Paulo e não serão considerados e-mails ou cartas com solicitações de assinaturas.

O pagamento das assinaturas poderá ser realizado:

POR CARTÃO DE CRÉDITO

POR BOLETO BANCÁRIO

em até 6 (seis) parcelas ou

em até 2 (duas) parcelas

Caso não receba o(s) boleto(s) após 72 horas da efetivação da compra, pedimos contatar a Central de Atendimento de Assinaturas.

O atraso no pagamento das parcelas referente à aquisição de assinaturas ensejará a cobrança de multa e juros moratórios.

A Fundação Osesp não entregará os ingressos de as-sinaturas não pagas integralmente até a data limite para pagamento na rede bancária.

CALL CENTER E INTERNET.DE 26 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO DE 2014.(VALOR PROMOCIONAL)

APENAS INTERNETDE 21 DE DEZEMBRO DE 2014A 4 DE JANEIRO DE 2015.(VALOR INTEGRAL)

2º FASE NOVAS ASSINATURAS

129

A confirmação das assinaturas é realizada somente após a constatação do pagamento.

Os ingressos da Temporada 2015 serão enviados en-tre janeiro e fevereiro ao endereço cadastrado até o fi-nal da venda de assinaturas em nosso sistema.

ENTREGA DE INGRESSOS

130

NOVE CONCERTOS QUI 21HPAU-BRASIL

SEX 21HSAPUCAIA

SÁB 16H30 *JEQUITIBÁ

FEV 26 FEV 27 FEV 28ALSOPRouse, Mahler Sinfonia nº 5

SÉRIES SINFÔNICAS

ABR 09 ABR 10 ABR 11ARMSTRONG e HEWITT PIANOBerlioz, Mozart, Franck

MAI 07 MAI 08 MAI 09

VÄNSKÄ eKOPATCHINSKAJA VIOLINOBeethoven, Lindberg, Mendelssohn Escocesa

JUN 04 JUN 05 JUN 06MUÑOZ e BLISS CLARINETETakemitsu, Nielsen, Beethoven Sinfonia nº 8

JUL 09 JUL 10JUL 12

DOM 16H00

ALSOP e GOERNE BARÍTONOBrahms, Dalbavie, Fauré, Strauss Cavaleiro da Rosa

AGO 13 AGO 14 AGO 15ADAMS e QUARTETO OSESPSibelius, Adams, Beethoven Sinfonia nº 7

OUT 15 OUT 16 OUT 17BOHLIN e COROAlbinoni, Pergolesi, Poulenc Gloria

NOV 12 NOV 13 NOV 14WIGGLESWORTH e PERSSONStrauss 4 Últimas Canções

MAR 19 MAR 20 MAR 21JÄRVI E COHENDvorák, Tchaikovsky, Kodály

Programação sujeita a alterações.

Os preços variam de acordo com

os setores da sala de concertos,

vide páginas 134 a 139.

131

TABELA COMPARATIVA

Trinta e seis programas, apresentados via de regra às quintas e repetido às sextas e aos sábados. São 108 concertos compondo as 12 séries de assinaturas da Temporada 2015 da Osesp (um concerto a mais por série em relação a 2014). A escolha dos concertos em cada série é feita de modo a contemplar música sinfô-nica, concertos para diferentes instrumentos e peças corais de forma harmoniosa e equilibrada.

QUI 21HJACARANDÁ

SEX 21HPEQUIÁ

SÁB 16H30 *IPÊ

MAR 05 MAR 06 MAR 07ALSOP e FRAY PIANOProkofiev, Mozart, Tchaikovsky Patética

ABR 30 MAI 01 MAI 02VÄNSKÄ E COROEscobar, Sibelius Sinfonias nº 6 e 7

MAI 21 MAI 22 MAI 23DENÈVE, LE SAGE e BRALEY PIANOSMilhaud, Poulenc, Gershwin

JUN 25 JUN 26 JUN 27DAUSGAARD E VOZESNielsen, Ravel, Strauss Salomé

JUL 30 JUL 31AGO 02

DOM 16H00

GUERRERO, BARRUECO, VOZES E COROBuxtehude, Villa-Lobos, Estévez Cantata Criolla

AGO 20 AGO 21 AGO 22VOLMER e GOERNER PIANOBeethoven, Shostakovich Sinfonia nº 9

OUT 22 OUT 23 OUT 24DE RIDDER e SKRIDE VIOLINOTakemitsu, Mendelssohn, Shostakovich Sinfonia nº 1

NOV 19 NOV 20 NOV 21MECHETTI e MÜLLER-SCHOTT VIOLONCELOSchumann, Strauss Vida de Herói

NOVE CONCERTOS

* EXCEÇÕES DE DIA E/OU HORÁRIO

Nesta Temporada 2015, as

séries sinfônicas são formadas

por 9 concertos e não por 8,

como em 2014.

SET 24 SET 25 SET 26ALSOPBrahms Sinfonias nº 1 e 2

132

QUI 21HCARNAÚBA

SEX 21HPAINEIRA

SÁB 16H30IMBUIA

MAR 12 MAR 13 MAR 14

ANTUNES, MENESES, GRANGE e COROSchubert, Bloch, Schoenberg, Mendelssohn Salmo 42

ABR 16 ABR 17 ABR 18ALSOP e KOZHUKHIN PIANOCosta Lima, Chopin, Prokofiev Sinfonia nº 6

MAI 14 MAI 15 MAI 16DENÈVE AWilliams, Herrmann, Berlioz Fantástica

JUN 18 JUN 19 JUN 20

DAUSGAARD e PERIANES PIANOStrauss, Ravel, Nielsen Inextinguível

AGO 06 AGO 07 AGO 08MARTÍN e TAMESTIT VIOLABerlioz, Turina, De Falla

AGO 27 AGO 28 AGO 29DE LA PARRA e TAMBUCO PERCUSSÃOGismonti, Järvlepp, Revueltas

OUT 29 OUT 30 OUT 31

LANGRÉE e GÓMEZ GODOY OBOÉMessiaen, Mozart, Strauss Morte e Transfiguração

DEZ 10 DEZ 11 DEZ 12ALSOP e WILSON SOPRANORavel, Mahler Sinfonia nº 4

NOV 26 NOV 27 NOV 28KARABTCHEVSKY e COHENTcherepnin, Mendelssohn, Villa-Lobos, Stravinsky

Programação sujeita a alterações.

Os preços variam de acordo com

os setores da sala de concertos,

vide páginas 134 a 139.

NOVE CONCERTOS

133

QUI 21HCEDRO

SEX 21H*ARAUCÁRIA

SÁB 16H30*MOGNO

MAR 26 MAR 27 MAR 28

KUAN e HARDENBERGER TROMPETEBritten, Turnage, Joplin, Bernstein

ABR 23 ABR 24 ABR 25ALSOPMozart, Rachmaninov Sinfonia nº 1

MAI 28 MAI 29 MAI 30

WIGGLESWORTH, VOZES E CORONegro Spirituals, Tippett A Child of our Time

JUL 02 JUL 03 JUL 05DOM 16H00

ALSOP, KOH e COROGabrieli, Clyne, Holst Os Planetas

JUL 23 JUL 24 JUL 25GUERRERO e KUPIEC PIANOChopin, Rimsky-Korsakov Sheherazade

SET 17SET 21SEG SET 19

KARABTCHEVSKY, VOZES E COROSchoenberg Gurre-Lieder

NOV 05 NOV 06 NOV 07LANGRÉE E GAVRYLYUK PIANOTchaikovsky, Rachmaninov, Scriabin Poema do Êxtase

DEZ 03 DEZ 04 DEZ 05ANTUNES e CHAMAYOU PIANOScriabin, Takemitsu, Debussy La Mer

OUT 01 OUT 02 OUT 03ALSOPBrahms Sinfonias nº 3 e 4

* EXCEÇÕES DE DIA E/OU HORÁRIO

NOVE CONCERTOS

Nesta Temporada 2015, as

séries sinfônicas são formadas

por 9 concertos e não por 8,

como em 2014.

134

MAPA DE ASSENTOS

135

SÉRIES SINFÔNICAS

136

137

ORQUESTRA DE CÂMARA E CORO DA OSESP

* Não são vendidos os setores coro, balcão mezanino, camarotes

mezanino, camarotes superiores e balcão superior.

138

139

SÉRIES RECITAIS, E QUARTETO OSESP

* Não são vendidos os setores plateia, balcão mezanino, camarotes

superiores e balcão superior.

140

QUI 21H

BALCÃO MEZANINO

ASSINATURAS DE 22.12.2014 ATÉ 04.01.2015

PREÇOS DE ASSINATURAS

EM REAIS, POR LUGAR, POR SÉRIE

SEX 21H

SÁB 16H30

CEDRO/CARNAÚBA/PAU-BRASIL/JACARANDÁ

ARAUCÁRIA*/PAINEIRA/SAPUCAIA/PEQUIÁ

MOGNO*/IMBUIA/JEQUITIBÁ*/IPÊ*

NOVE CONCERTOS POR SÉRIE

1.719,00

SALA SÃO PAULO

VALOR PARA ESTUDANTES,

APOSENTADOS, PROFESSORES E MAIORES DE 60 ANOS

VALOR PROMOCIONAL ATÉ 21.12.2014

859,50

1.377,00

CAMAROTE MEZANINO

ASSINATURAS DE 22.12.2014 ATÉ 04.01.2015 1.323,00

VALOR PARA ESTUDANTES,

APOSENTADOS, PROFESSORES E MAIORES DE 60 ANOS

VALOR PROMOCIONAL ATÉ 21.12.2014

661,50

1.063,00

PLATÉIA CENTRAL

ASSINATURAS DE 22.12.2014 ATÉ 04.01.2015 1.152,00

VALOR PARA ESTUDANTES,

APOSENTADOS, PROFESSORES E MAIORES DE 60 ANOS

VALOR PROMOCIONAL ATÉ 21.12.2014

576,00

927,00

141

PLATÉIA ELEVADA

ASSINATURAS DE 22.12.2014 ATÉ 04.01.2015 972,00

VALOR PARA ESTUDANTES,

APOSENTADOS, PROFESSORES E MAIORES DE 60 ANOS

VALOR PROMOCIONAL ATÉ 21.12.2014

486,00

774,00

BALCÃO SUPERIOR

ASSINATURAS DE 22.12.2014 ATÉ 04.01.2015 612,00

VALOR PARA ESTUDANTES,

APOSENTADOS, PROFESSORES E MAIORES DE 60 ANOS

VALOR PROMOCIONAL ATÉ 21.12.2014

306,00

492,00

CAMAROTE SUPERIOR

ASSINATURAS DE 22.12.2014 ATÉ 04.01.2015 423,00

VALOR PARA ESTUDANTES,

APOSENTADOS, PROFESSORES E MAIORES DE 60 ANOS

VALOR PROMOCIONAL ATÉ 21.12.2014

211,50

340,00

EM REAIS, POR LUGAR, POR SÉRIESALA SÃO PAULO

QUI 21H

SEX 21H

SÁB 16H30

CEDRO/CARNAÚBA/PAU-BRASIL/JACARANDÁ

ARAUCÁRIA*/PAINEIRA/SAPUCAIA/PEQUIÁ

MOGNO*/IMBUIA/JEQUITIBÁ*/IPÊ*

* EXCEÇÕES DE DIA E/OU HORÁRIO

NOVE CONCERTOS POR SÉRIE

142 * EXCEÇÕES DE DIA E/OU HORÁRIO

DOM 16H

CAMAROTE MEZANINO

ASSINATURAS DE 22.12.2014

ATÉ 04.01.2015

EM REAIS, POR LUGAR, POR SÉRIE

500,00

SALA SÃO PAULO

VALOR PARA ESTUDANTES,

APOSENTADOS, PROFESSORES

E MAIORES DE 60 ANOS

VALOR PROMOCIONAL

ATÉ 21.12.2014

QUARTETO* RECITAIS*

CINCOCONCERTOS

SETECONCERTOS

346,00

250,00173,00

400,00277,00

PALCO

ASSINATURAS DE 22.12.2014

ATÉ 04.01.2015

640,00

VALOR PARA ESTUDANTES,

APOSENTADOS, PROFESSORES

E MAIORES DE 60 ANOS

VALOR PROMOCIONAL

ATÉ 21.12.2014

443,00

320,00221,50

512,00354,00

CORO

ASSINATURAS DE 22.12.2014

ATÉ 04.01.2015

VALOR PARA ESTUDANTES,

APOSENTADOS, PROFESSORES

E MAIORES DE 60 ANOS

VALOR PROMOCIONAL

ATÉ 21.12.2014

565,00390,00

282,50195,00

452,00312,00

143

PLATÉIA CENTRAL

ASSINATURAS DE 22.12.2014

ATÉ 04.01.2015

214,00

VALOR PARA ESTUDANTES,

APOSENTADOS, PROFESSORES

E MAIORES DE 60 ANOS

VALOR PROMOCIONAL

ATÉ 21.12.2014

308,00

107,00154,00

171,00246,00

PLATÉIA ELEVADA

ASSINATURAS DE 22.12.2014

ATÉ 04.01.2015

VALOR PARA ESTUDANTES,

APOSENTADOS, PROFESSORES

E MAIORES DE 60 ANOS

VALOR PROMOCIONAL

ATÉ 21.12.2014

308,00

154,00

246,00

214,00

107,00

171,00

QUI 19 H / SÁB 14H45

SETOR ÚNICO

ASSINATURAS DE 22.12.2014

ATÉ 04.01.2015

EM REAIS, POR LUGAR, POR SÉRIE

320,00

SALA DO CORO

VALOR PARA ESTUDANTES,

APOSENTADOS, PROFESSORES

E MAIORES DE 60 ANOS

VALOR PROMOCIONAL

ATÉ 21.12.2014

SOLISTAS DA OSESP

SEIS CONCERTOS

160,00

256,00

DOM 16H

EM REAIS, POR LUGAR, POR SÉRIE

CÂMARA

SALA SÃO PAULO

CORO

QUATROCONCERTOS

CINCOCONCERTOS

144

ATENDIMENTONão haverá atendimento na Sala São Pau-

lo. O processo das Assinaturas 2015 será realiza-do exclusivamente pela internet (www.osesp.art.br/saladoassinante) ou pelo telefone4003 2052 (de segunda a sexta, das 9h às 18h, ex-ceto feriados).

Não serão aceitas reservas em qualquer hipótese.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

RESERVAS

TROCA DE INGRESSOSPedimos observar atentamente a programação

das séries para escolha de suas assinaturas, pois não serão efetuadas trocas de ingressos emitidos.

Para trocas entre assinantes, veja as condições do Banco de Ingressos (vide página 146).

REVISTA OSESPNa Temporada 2015, cada titular terá direito à

retirada de um exemplar da Revista Osesp.Exemplares avulsos serão vendidos ao preço de

R$13,00.

ALTERAÇÕES E CANCELAMENTOSSendo a programação sujeita a alterações, informa-

mos que:

- eventuais alterações serão divulgadas no site www.osesp.art.br;

- no caso de mudança de obra ou artista, não serão efetuadas trocas ou devoluções;

- apenas em caso de cancelamento de programa, se-rão oferecidas alternativas de troca por outro concerto da Osesp (sem garantia de mesmo lugar ou setor) ou a devolução do valor pago pelo programa cancelado.

145

IMPORTANTE: Em dias de concerto, o acesso com meia-en-trada estará sujeito à comprovação do direito, conforme descrito aci-ma. Na ausência da documentação comprobatória, o portador do in-gresso terá a opção de efetuar o pa-gamento complementar na bilhete-ria da Sala São Paulo.

No caso de perda, esquecimento ou apresenta-ção equivocada do ingresso, o assinante ou usuário cadastrado deverá dirigir-se à bilheteria e solicitar reemissão do ingresso.

É denominado usuário aquele que tem sua(s) as-sinatura(s) sob a titularidade de outro assinante.

Para agilizar a reemissão é conveniente manter atualizado seu cadastro no sistema de assinaturas.

PERDAS E ESQUECIMENTOS DE INGRESSOS

POLÍTICA DE PREÇOS DE ASSINATURAS

DESCONTO PROMOCIONAL - ATÉ 21/12/2014Valor com concessão de desconto aos assinantes

que pagam Valor Integral (Inteira), não cumulativo para quem usufruir Assinatura meia-entrada.

Valor real do pacote de assinaturas.

ASSINATURA - VALOR INTEGRAL VÁLIDO DE 22/12/2014 A 4/01/2015

Aposentados: mediante apresentação de cartão de recebimento de benefício de aposentadoria do INSS ou outro documento hábil.

Estudantes: mediante apresentação da carteira estu-dantil emitida pela faculdade ou escola regular, ou car-teira estudantil emitida pela UNE ou UBES, que tenha validade no ano em vigor.

Maiores de 60 anos: mediante documentação que contenha data de nascimento (RG, CNH, CPF...)

Professores: da rede pública municipal, estadual e fe-deral de ensino, desde que apresentem carteira funcio-nal emitida pelos respectivos órgãos administrativos.

ASSINATURA MEIA-ENTRADA CONCEDIDA PARA:

146

Você pode criar sua série personalizada de con-certos da Temporada 2015 da Osesp.

Os ingressos avulsos da Temporada são vendidos

somente com 60 dias de antecedência a cada con-certo e, frequentemente, esgotam-se rapidamen-te. Com o CRIE SUA SÉRIE, escolhendo o mesmo número de ingressos em pelo menos três concer-tos, você garante seus lugares em qualquer concer-to da Temporada Osesp.

O CRIE SUA SÉRIE 2015 será comercializado

pela internet www.osesp.art.br, a partir de Janeiro de 2015.

CRIESUA SÉRIE

O Banco de Ingressos pode ser utilizado quan-do o assinante não for comparecer ao concerto. A cada ingresso doado, o assinante recebe um crédito, com possibilidade de resgatá-lo para outro concerto na mesma temporada, confor-me a disponibilidade.

Oportunamente, divulgaremos as regras do Banco de Ingressos a todos os assinantes.

BANCO DE INGRESSOS

147

Criado em 2014, o programa oferece aos uni-versitários a possibilidade de assistir gratuita-mente aos concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo.

Para participar, é só acessar a página da Osesp e realizar o cadastro. Feito isso, o universitá-rio poderá se inscrever nos concertos disponí-veis, respeitando as cotas-limite de Passes Li-vres definidas para cada concerto, visíveis no ato da inscrição.

PASSE LIVREUNIVERSITÁRIO

148 WWW.OSESP.ART.BR

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

EDIÇÃO FINALIZADA EM 23 DE SETEMBRO 2014

SUPERVISÃO EDITORIALFERNANDA SALVETTI MOSANER

PROJETO GRÁFICOFUNDAÇÃO OSESP

DIAGRAMAÇÃOBERNARD BATISTA

A OSESP ENVIDOU TODOS OS ESFORÇOS PARA LICENCIAR AS IMAGENS E TEXTOS CONTIDOS NESTA EDIÇÃO. TEREMOS PRAZER EM CREDITAR OS PROPRIETÁRIOS DE DIREITOS QUE PORVENTURA NÃO TENHAM SIDO LOCALIZADOS.

CRÉDITOSP. 2, 3, 83, 102, 103 © LINCOLN KOGAP. 8, 9, 147 © DESIRÉE FURONIP. 22, 24, 26 © DIVULGAÇÃOP. 28 © ALEX LAVEAUP. 31, 35, 38, 124 © ALESSANDRA FRATUSP. 32 © BERN EBERLEP. 36 © THOMAS BRILLP. 40 © BERNARD BATISTAP. 42 © ELDER BUCKP. 46 © ALEXANDRE FÉLIXP. 50, 51, 122 © NATHÁLIA KIKUCHIP. 62, 75 © ARTHUR NESTROVSKIP. 126 © TUCA VIEIRAP. 129 © STEFAN SCHMELING

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULOMARIN ALSOP REGENTE TITULAR E DIRETORA MUSICALCELSO ANTUNES REGENTE ASSOCIADOARTHUR NESTROVSKI DIRETOR ARTÍSTICO

FUNDAÇÃO OSESPPRESIDENTE DE HONRAFERNANDO HENRIQUE CARDOSO

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃOPRESIDENTEFÁBIO COLLETTI BARBOSA

VICE-PRESIDENTEHEITOR MARTINS

CONSELHEIROSALBERTO GOLDMANANTONIO QUINTELLAELIANA CARDOSOHELIO MATTAR JOSÉ CARLOS DIASLILIA MORITZ SCHWARCZMANOEL CORRÊA DO LAGOSÁVIO ARAÚJOCONSELHO DE ORIENTAÇÃOPEDRO MOREIRA SALLES FERNANDO HENRIQUE CARDOSOCELSO LAFERHORACIO LAFER PIVAJOSÉ ERMÍRIO DE MORAES NETO CONSELHO FISCALJÂNIO GOMESMANOEL BIZARRIA GUILHERME NETOMIGUEL SAMPOL POUCONSELHO CONSULTIVOANTONIO CARLOS CARVALHO DE CAMPOSANTONIO CARLOS VALENTEANTONIO PRATAAUGUSTO RODRIGUESDENISE FRAGADRAUZIO VARELLAEDUARDO GIANNETTIEDUARDO GRAEFFEUGÊNIO BUCCIFÁBIO MAGALHÃESFRANCISCO VIDAL LUNAGUSTAVO ROXOHELOISA FISCHERJAC LEIRNERJAYME GARFINKELJOÃO GUILHERME RIPPERJOSÉ HENRIQUE REIS LOBOJOSÉ PASTOREJOSÉ ROBERTO WITHAKER PENTEADOLORENZO MAMMÌLUIZ SCHWARCZMONICA WALDVOGELNELSON RUSSO FERREIRAPAULO ARAGÃOPEDRO PARENTEPÉRSIO ARIDAPHILIP YANGRAUL CUTAITRICARDO LEALRICARDO OHTAKESERGIO ADORNOSTEFANO BRIDELLI TATYANA ARAÚJO DE FREITASTHILO MANNHARDTVITOR HALLACKWILLIAM VEALE ZÉLIA DUNCAN

MARCELO LOPES DIRETOR EXECUTIVOFAUSTO AUGUSTO MARCUCCI ARRUDA SUPERINTENDENTE

5

CILDO MEIRELES

Serigrafi a a cores sobre papel, 35,3 x 50,3 cm (área impressa); 50,2 x 70,4 cm (suporte)Serigrafi a a cores sobre papel, 35,3 x 50,3 cm (área impressa); 50,2 x 70,4 cm (suporte)Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil.

Doação de Renina Katz, 2010.Doação de Renina Katz, 2010.Foto: Isabella MatheusFoto: Isabella Matheus

Sem TítuloSem Título, 1968, 1968

ARTE NA CAPADando continuidade à parceria entre a Osesp e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a capa do Livro da Temporada 2015 reproduz a obra do artista Cildo Meireles, do Acervo

da Pinacoteca. Também do Acervo serão as nove obras de artistas brasileiros contem-porâneos que estarão na capa de cada edição da Revista Osesp neste ano.

CILDO MEIRELESCILDO MEIRELES - RIO DE JANEIRO, 1948 - RIO DE JANEIRO, 1948

Um dos mais respeitados artistas brasileiros da atualidade, Meireles se dedica desde fi nais da década Um dos mais respeitados artistas brasileiros da atualidade, Meireles se dedica desde fi nais da década de 1960 a uma produção de cunho mais conceitual, voltada à crítica dos meios, dos suportes e das de 1960 a uma produção de cunho mais conceitual, voltada à crítica dos meios, dos suportes e das linguagens artísticas tradicionais. Entre 1968 e 1969, cria a série “Espaços Virtuais: Cantos”, com 44 linguagens artísticas tradicionais. Entre 1968 e 1969, cria a série “Espaços Virtuais: Cantos”, com 44 projetos, em que explora questões de espaço, desenvolvidas ainda nos trabalhos “Volumes Virtuais” e projetos, em que explora questões de espaço, desenvolvidas ainda nos trabalhos “Volumes Virtuais” e “Ocupações”. Na década de 1970, seu trabalho adquire forte conotação política, expressa nas séries “Ocupações”. Na década de 1970, seu trabalho adquire forte conotação política, expressa nas séries “Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-cola” e “Quem Matou Herzog?”. Em 1971 viaja para “Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-cola” e “Quem Matou Herzog?”. Em 1971 viaja para Nova York, onde trabalha na instalação Eureka/Blindhotland, no LP “Sal sem Carne” (gravado em 1975) Nova York, onde trabalha na instalação Eureka/Blindhotland, no LP “Sal sem Carne” (gravado em 1975) e na série “Inserções em Circuitos Antropológicos”. Retorna ao Brasil em 1973 e torna-se um dos diretores e na série “Inserções em Circuitos Antropológicos”. Retorna ao Brasil em 1973 e torna-se um dos diretores da revista de arte da revista de arte MalasartesMalasartes em 1975. Desenvolve, entre 1974 e 1978, séries de trabalhos inspirados em 1975. Desenvolve, entre 1974 e 1978, séries de trabalhos inspirados em papel moeda, como “Zero Cruzeiro” e “Zero Centavo”. O artista tem um vasto currículo de partici-em papel moeda, como “Zero Cruzeiro” e “Zero Centavo”. O artista tem um vasto currículo de partici-pações em exposições internacionais, entre as quais se destacam as Bienais de Veneza, de 1976, 2003, pações em exposições internacionais, entre as quais se destacam as Bienais de Veneza, de 1976, 2003, 2005 e 2009, a 2005 e 2009, a DocumentaDocumenta de Kassel, de 1992 e 2002, e várias edições da de Kassel, de 1992 e 2002, e várias edições da BienalBienal de São Paulo. de São Paulo. Recentemente, teve retrospectivas de sua trajetória organizadas pela Tate Modern, em Londres, em 2008 Recentemente, teve retrospectivas de sua trajetória organizadas pela Tate Modern, em Londres, em 2008 e pelo Museum of Fine Arts de Houston, 2009. Recebeu, em 2008, o Premio Velázquez de las Artes e pelo Museum of Fine Arts de Houston, 2009. Recebeu, em 2008, o Premio Velázquez de las Artes

Plásticas, concedido pelo Ministério de Cultura da Espanha. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.Plásticas, concedido pelo Ministério de Cultura da Espanha. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

2

osesp.art.br