temporada 2o17 - osesp.art.br · ela tocará o concerto para violino em ré maior, op.77, de...

59
TEMPORADA 2O17

Upload: lycong

Post on 21-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TEMPORADA 2O17

MUNDOMAI

Mundo Maior 4

Assinaturas 18

Temporada 2017 34

Um som no ar, abrigo na hora mais incertaE o coração nem sabe a quem agradecer,Na agonia, quem me mostra essa janela abertaE assim, tão leve, me leva pr’outro mundo –Um outro mundo, maior e melhor.

Franz Schubert/ Franz von Schober,An Die Musik (1817) Versão de Arthur Nestrovski, Sopro Só (2005)

Ass

inat

uras

20

174 MU

Vivemos em tempos difíceis, “como são todos os tempos”, dizia, madura e serenamente, o escritor Jorge Luis Borges. Qualquer lista sucinta de acon-tecimentos marcantes já define o tom de nossos dias: atentados terroristas numa escala global sem precedentes; guerra civil e conflitos continuados em vários países do mundo árabe; prolongada cri-se no Oriente Médio; movimentos migratórios dra-máticos, especialmente na Europa; surgimento de partidos de extrema direita, com manifestações de intolerância e preconceito; crises políticas e huma-nitárias na América Latina; no Brasil, crise finan-ceira e instabilidade política históricas; numa outra dimensão, catástrofes ecológicas mundo afora. E no meio disso tudo, a despeito disso tudo, no fundo contra isso tudo, a música.

Num contexto desses, só ganham mais pertinência os versos de Franz von Schober, antologicamente musicados por Schubert há exatos 200 anos e que servem de moto para nossa Temporada. “Um outro mundo, maior e melhor.” Talvez não exista, afinal, esse mundo maior e melhor fora da própria música; mas talvez não haja função mais alta para ela do que se manter como é, uma reserva de humanidade e esperança, contra tudo o que conspira para fazer nosso mundo menor. Implícita ou explicitamente, a música assume sempre papel de resistência, concre-tizada a cada concerto, dia após dia, ano após ano.

NDOMAIOR

Não foram pequenas as dificuldades para se chegar até aqui, nestes tempos que parecem mesmo um pouco mais difíceis do que outros; mas o resultado nos deixa confiantes de que a nova Temporada tem tudo para ser uma das mais memoráveis. Estrutura geral e detalhes dos concertos vêm descritos pouco adiante; mas vale mencionar alguns destaques.Ao longo das 32 semanas de assinatura (com três concertos sinfônicos cada), estarão com nossa Orquestra — recentemente aclamada nos três maiores festivais de música da Europa — muitos grandes regentes, solistas e compo-sitores da atualidade. A começar pela diretora musical, Marin Alsop, que rege nada menos do que 30 concertos; e a continuar pela Artista As-sociada 2016-18, Nathalie Stutzmann, que canta

Ass

inat

uras

20

176

em uma semana e rege na seguinte; pela Artista em Residência, Isabelle Faust, que além de tocar dois concertos diferentes com a Orquestra, faz a integral das Sonatas Para Violino e Piano de Bee-thoven e a integral da Sonatas e Partitas Para Violino Solo de Bach; e pelo grande parceiro da Osesp, Antonio Meneses, que vem celebrar seus 60 anos conosco.Receberemos, também, os compositores Unsuk Chin — sul-coreana que dirige uma série de mú-sica contemporânea da orquestra Philharmonia de Londres — e Krzyzstof Penderecki, impor-tante figura da composição desde a década de 1960. Vamos tocar e gravar obras de Villa-Lo-bos, Mignone e José Maurício (com o Coro da Osesp), sem falar nas encomendas a composito-res brasileiros da atualidade, incluindo um Con-certo Para Violino de Celso Loureiro Chaves, no âmbito do projeto SP-LX — Nova Música, em parceria com a Fundação Gulbenkian de Lisboa.

Teremos um Ato 2 de Tristão e Isolda, regido por Sir Richard Armstrong com formidável elenco, e o War Requiem de Britten, regido por Marin com elenco não menos notável. Debussy será o Com-positor Transversal (com obras interpretadas pela Orquestra e em recitais de câmara); e te-remos também ciclos dedicados a Haydn, Tchai-kovsky e ao tema do Herói. Uma novidade é a série “Osesp 60”: quatro programas com cerca de uma hora de duração, sem intervalo, seguidos de conversa com a plateia. Enfim: muita música, mais de uma centena de concertos, contemplan-do, como de hábito, os mais variados períodos e estilos, nas mais variadas formações.

7

oses

p/as

sina

tura

s.br

Muitas pessoas e instituições contribuem para a realização de uma Temporada dessas. “O co-ração nem sabe a quem agradecer.” À Secreta-ria de Estado da Cultura de São Paulo, a nossos patrocinadores, apoiadores e parceiros; aos con-selheiros da Fundação Osesp, à diretora musical Marin Alsop, ao diretor executivo Marcelo Lopes e a todas as equipes da Fundação, incluindo os voluntários; aos doadores do Programa Sua Or-questra — que ajudam a manter nossos proje-tos educativos, abarcando Academia da Osesp, mais de 20 mil crianças e adolescentes que vêm assistir a concertos didáticos e ensaios abertos, e quase mil professores da rede pública de ensi-no; aos assinantes e público em geral, que man-têm a Sala São Paulo vibrando praticamente o ano inteiro; acima de tudo, a nossos extraordi-nários músicos e cantores, e aos mais de 60 ar-tistas visitantes: muito obrigado. Essa “janela aberta” faz toda a diferença.

Arthur NestrovskiDiretor Artístico da Osesp

Ass

inat

uras

20

178

Nesta Temporada, que traz um repertório incrível, ótimos artistas e grandes performances de nossa Orquestra e Coro, estarei à frente de um ciclo es-pecial com o tema do Herói, que parece cair muito bem nos tempos que vivemos hoje. A música pos-sui a capacidade de trazer esperança e otimismo, e evocaremos esses sentimentos com a Sétima de Shostakovich, o War Requiem de Britten, Uma Vida de Herói de Richard Strauss e Berceuse Héroï-que de Debussy.

Como de costume, estarei na abertura e no en-cerramento, que trazem dois símbolos heroicos da composição: a monumental Nona Sinfonia de Bee-thoven e a maravilhosa Nona Sinfonia de Mahler. Celebraremos o imenso talento dos artistas da casa, que serão solistas em programas da Orques-tra: o violista Peter Pas na Trauermusik de Hinde-mith; o spalla Emmanuele Baldini no virtuosístico Capriccio de Paganini; o primeiro clarinete Sergio

9

oses

p/as

sina

tura

s.br

Burgani (músico homenageado do ano) no Concer-to Para Clarinete de Finzi; e Ilia Laporev, chefe de naipe dos violoncelos, em Three Meditations da Mis-sa de Bernstein, programa em que estarei à fren-te da Orquestra. Nas apresentações que irei reger Uma Vida de Herói, de Strauss, nossa artista asso-ciada, Nathalie Stutzmann, participará cantando a Rapsódia Para Contralto de Brahms, junto com o maravilhoso Coro da Osesp. Estarei em muitos outros lindos programas, que trazem obras como a Sinfonia Trágica de Mahler; Francesca da Rimini de Tchaikovsky; e a estreia de Variações Concertantes do brasileiro André Mehmari.

Será uma Temporada incrível, espero ansiosa para vivê-la com vocês!

Marin AlsopDiretora Musical e Regente Titular da Osesp

Ass

inat

uras

20

1710

DESTAQUES

Artista em Residência | ISABELLE FAUST VIOLINO

—A Osesp inaugurou em 2012 o programa Artista em Residência. A cada temporada, o/a artista convida-do/a faz dois programas com a Orquestra, apre-sentações de câmara e masterclasses. Neste ano, teremos conosco a violinista alemã Isabelle Faust.

Ela tocará o Concerto Para Violino em Ré Maior, Op.77, de Johannes Brahms, com a regente titular Marin Alsop, e também o Concerto nº 1, Op.35, de Karol Szymanowski, sob regência de Krzystof Pen-derecki, Compositor Visitante desta temporada. Isabelle Faust também fará dois ciclos completos: as Sonatas para Violino e Piano de Beethoven, ao lado de Alexander Melnikov, em três dias seguidos (maio), e também todas as Sonatas e Partitas Para Violino solo de Johann Sebastian Bach, num só dia, em um concerto especial com dois intervalos (setembro).

11

oses

p/as

sina

tura

s.br

Antonio Meneses 60—Em 2017 o grande violoncelista brasileiro Antonio Meneses celebra seus 60 anos. O pernambucano comemora a data com a Osesp em três concertos, sob regência de Nathalie Stutzmann. No programa, uma das obras mais queridas do público: o Concer-to Para Violoncelo em Si Menor, Op.104, de Dvorák. Duas horas antes dos concertos com a Orquestra, Meneses interpreta a cada noite duas Suítes Para Violoncelo Solo de Johann Sebastian Bach, apre-sentando assim, ao final dos três dias, a integral das Suítes do compositor alemão.

Artista Associada | NATHALIE STUTZMANN

—Em 2016, Nathalie Stutzmann inaugurou o pro-jeto Artista Associada da Osesp. Ao longo de três temporadas, a contralto e regente francesa fica conosco duas semanas por ano, regendo a Orques-tra, e cantando como solista. Na temporada 2017, Nathalie será a solista na Rapsódia para Contralto, de Johannes Brahms e regerá um programa com obras do compositor tcheco Antonín Dvorák.

REGENTE& CONTRALTO

Ass

inat

uras

20

1712

UNSUK CHINe KRZYZSTOF PENDERECKICompositores Visitantes |

—Todos os anos a Osesp recebe um ou mais com-positores para programas que incluem obras de sua autoria, além de palestras e entrevistas. Em 2017 receberemos dois dos maiores nomes da composição do nosso tempo: Unsuk Chin eKrzyzstof Penderecki.

Da compositora sul-coreana, teremos o Concerto Para Violino, com Viviane Hagner (que fez a estreia da peça com a Orquestra Sinfônica Alemã) e tam-bém o Concerto Para Violoncelo, com o jovem virtu-ose Isang Enders.

Coro e Orquestra terão a oportunidade de tocar a música de Penderecki sob sua regência. Nesse pro-grama especial, teremos duas de suas obras: o Hino a São Daniel e a Sinfonia nº 4.

13

oses

p/as

sina

tura

s.br

Compositor Transversal | CLAUDE DEBUSSY

—A cada ano, Orquestra e Coro apresentam um panorama representativo de obras de determi-nado compositor. Em 2017, será a vez do francês Claude Debussy (1862-1918). Debussy é tido como precursor da música moderna, com seu Prélude à l’Après-Midi d’un Faune – peça programada com o maestro Ilan Volkov em agosto. Dentro desse ciclo, teremos outras peças fundamentais: La Mer (em março, sob regência de Arvo Volmer) e Images (em junho, com o maestro Enrique Mazzola).

Osesp 60—A Osesp apresenta um novo formato de concertos na Temporada 2017. Serão quatro semanas com apresentações mais curtas (60 minutos), sem inter-valo, seguidas de uma conversa entre solistas, ma-estro e público.

Músico Homenageado | SÉRGIO BURGANI CLARINETE

—Desde 2010, a Fundação Osesp homenageia anu-almente um músico do grupo, representando todos os demais. Nesta temporada, será a vez do clari-netista Sergio Burgani, que completa 30 anos de casa. Num concerto regido por Neil Thomson, ele será o solista do Concerto para Clarinete, Op.31, do compositor britânico Gerald Finzi.

Ass

inat

uras

20

1714CICLOS

Haydn em Foco—Nesta temporada vamos ouvir um bom número de obras de um dos principais compositores do clas-sicismo: Joseph Haydn. Um dos destaques será Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz, com so-listas, Coro e Orquestra sob regência do maestro Celso Antunes. Ainda na programação, dois Con-certos Para Piano (em Fá Maior e Ré Maior) com Jean-Efflam Bavouzet (Artista em Residência da Osesp em 2014) tocando e regendo.

Tchaikovsky em Foco—Em 2017 teremos também um número significati-vo de obras de Piotr I. Tchaikovsky. Estão progra-madas duas de suas sinfonias: nº 4 com o maestro Giancarlo Guerrero e nº 5 com Isaac Karabtche-vsky. Ainda no repertório sinfônico, Manfred, Fran-cesca da Rimini e trechos do balé A Bela Adorme-cida. Dentro desse ciclo, teremos também uma das obras mais populares do compositor russo, o Concerto Para Piano e Orquestra nº 1 em Si Bemol Maior, Op.23, com o pianista Boris Berezovsky — pela primeira vez com a Osesp.

15

oses

p/as

sina

tura

s.br

O Herói—A diretora musical da Osesp, Marin Alsop, apre-senta ao longo da temporada obras que gravitam em torno do tema do Herói, como o War Requiem do compositor inglês Benjamin Britten, o poema sinfônico Uma Vida de Herói de Richard Strauss e a Berceuse Héroïque de Claude Debussy. Ainda dentro desse ciclo, teremos a Sinfonia nº 7 — Le-ningrado, de Shostakovich, símbolo da resistência aos regimes totalitários.

José Maurício 250—Em 2017 celebramos os 250 anos de nascimento do compositor carioca José Maurício Nunes Gar-cia. Nesta Temporada teremos duas obras para or-questra: a Abertura de Zemira, com o maestro Bru-no Procópio e a Abertura em Ré Maior, com Celso Antunes. O Coro da Osesp, sob regência de Carlos Alberto Figueiredo, apresenta a Missa de Réquiem, que será gravada para o Selo Digital da Osesp.

Ass

inat

uras

20

1716

ENCOMENDAS

Seguindo nossa tradição e compromisso com a mú-sica brasileira, encomendamos para esta Tempora-da quatro obras de autores brasileiros, de diversas correntes e gerações.

No âmbito do projeto SP-LX – Nova Música (par-ceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, de Lis-boa) faremos a estreia do Concerto Para Violino e Orquestra, de Celso Loureiro Chaves, tendo como solista Luíz Fílip (do naipe de primeiros violinos da Filarmônica de Berlim).

17

oses

p/as

sina

tura

s.br

Teremos também as Variações Concertantes Para Orquestra, de André Mehmari (em diálogo com as Variaciones Concertantes, de Alberto Ginastera); uma obra para coro escrita por Paulo Zuben ins-pirada em Guimarães Rosa – em homenagem aos 50 anos de morte do escritor – e a Fantasia Con-certante Para Piano e Pequena Orquestra, de Edino Krieger, que será estreada por Leonardo Hilsdorf sob regência de Valentina Peleggi.

Ass

inat

uras

20

1718

Os concertos da Osesp na Sala São Paulo são agru-pados em séries. As com nomes de árvores brasilei-ras são as séries sinfônicas, formadas por concertos da Orquestra. Também fazem parte da temporada, concertos do Coro da Osesp e Recitais.

Ao assinar essas séries, você garante seu lugar, rece-be os ingressos antes do início da temporada e tem acesso ao Banco de Ingressos, no qual é possível fa-zer doações e resgates, conforme disponibilidade.

ASSINA

TURAS

Ass

inat

uras

20

1720

Os concertos da Orquestra são agrupados em quatro diferentes pacotes, que podem ser assis-tidos, via de regra, às quintas, às sextas ou aos sábados das mesmas semanas. A distribuição dos programas contempla música sinfônica, concertos para diferentes instrumentos e peças corais, de forma harmoniosa e equilibrada.

SÉRIES SINFÔNICAS/FALANDO DE MÚSICAQuem tem ingresso para o concerto da série sinfôni-ca pode chegar uma hora antes e ouvir uma aula so-bre o programa que será apresentado em seguida.

/ÁRVORES BRASILEIRAS

21

oses

p/as

sina

tura

s.br

S

CARNAÚBA

ALSOP, VOZES e COROGrossmann e Beethoven 9ª 9/3 10/3 11/3

17/8 18/8 19/8GABEL e SCHWIZGEBEL pianoHaydn, Saint-Saëns Egípcio e Brahms 2ª

QUINTA, 21H SEXTA, 21H SÁBADO, 16H30

PAINEIRA IMBUIA

TREVIÑO e BUDU pianoMozart, Mignone e Shostakovich 4ª 20/4 21/4 22/4

THOMSON, VOZES e COROChin e Fauré Réquiem 25/5 26/5 27/5

ALSOP e OSESPShostakovich 7ª 6/7 7/7 DOMINGO, 16H 9/7

NEVES e FÍLIP violinoOSESP 60: Loureiro Chaves e Beethoven

STUTZMANN e MENESES violonceloDvorák Concerto e 7ª

ALSOPMahler 9ª

5/10 6/10 7/10

26/10 27/10 28/10

7/12 8/12 9/12

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

Ass

inat

uras

20

1722

ALSOPMahler 6ª

ANTUNES, VOZES e CORONunes Garcia e

Haydn Sete Últimas Palavras

ALSOP e MELNIKOV pianoDebussy, Schumann e Tchaikovsky

ALSOP e OZONE pianoGinastera, Barber, Mehmari e Gershwin

CEDRO

16/3 17/3 18/3QUINTA, 21H SEXTA, 21H SÁBADO, 16H30

ARAUCÁRIA MOGNO

13/4 14/4 15/4

18/5 19/5 20/5

29/6 30/6 DOMINGO, 16H 2/7

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

VOLKOV, ENDERS e CORODebussy, Chin e Bartók Mandarim 10/8 11/8 12/8

30/8 1/9 3/9

28/9 29/9 30/9

16/11 17/11 18/11

QUINTA, 21H

QUARTA, 21H

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SÁBADO, 16H30

DOMINGO, 16H

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

ARMSTRONG e VOZESWagner Tristão e Isolda

BAVOUZET e BALDINIMozart e Haydn

LUIS OTAVIO SANTOS regente e violinoOSESP 60: Händel, JS Bach,

Corelli, CPE Bach

23

oses

p/as

sina

tura

s.br

GUERRERO, STANECKe GANDELMAN

Nobre, Villa-Lobos e Chávez

PENDERECKI, FAUST e COROPenderecki e Szymanowski

ALSOP, STUTZMANN e COROBrahms Rapsódia e Strauss Vida de Herói

PROCOPIO e VAN WANROIJ sopranoOSESP 60: Italianos em Paris

3/8 4/8 5/8

14/9 15/9 16/9

19/10 20/10 21/10

23/11 24/11 25/11

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

PAU-BRASIL SAPUCAIA JEQUITIBÁ

VOLMER e GERSTEIN pianoMozart, Pärt e Rachmaninov 2º

ALSOP e LAPOREV violonceloBernstein e Mussorgsky Quadros

MAZZOLA e LORTIE pianoIbert, Ravel e Debussy Images

THOMSON e BURGANI clarineteElgar, Finzi, Guarnieri e Mignone

23/3 24/3 25/3QUINTA, 21H SEXTA, 21H SÁBADO, 16H30

4/5 5/5 6/5

1/6 2/6 3/6

22/6 23/6 24/6

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

Ass

inat

uras

20

1724

VOLMER e PAS violaHindemith, Messiaen, Villa-Lobos

e Debussy La Mer

DIAKUN e STAIER pianoSzymanowski, Mozart, Villa-Lobos

e Tchaikovsky

ALSOP e FAUST violinoAdams, Bernstein

e Brahms Concerto

WELLBER, BALDINI e HOUGHPaganini, Rachmaninov Rapsódia

e Tchaikovsky

JACARANDÁ

30/3 31/3 1/4QUINTA, 21H SEXTA, 21H SÁBADO, 16H30

PEQUIÁ IPÊ

27/4 28/4 29/4

11/5 12/5 13/5

15/6 16/6 17/6

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

GUERRERO e BAILEY violonceloDaugherty e Tchaikovsky 4

PELEGGI e HILSDORF pianoOSESP 60: Haydn, Krieger e Mozart

ALSOP, VOZES e COROBritten War Requiem

KARABTCHEVSKY e BEREZOVSKY piano

Tchaikovsky 1º e 5ª

27/7 28/7 30/7

21/9 22/9 23/9

12/10 13/10 14/10

30/11 1/12 2/12

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

QUINTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SEXTA, 21H

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

SÁBADO, 16H30

DOMINGO, 16H

25

oses

p/as

sina

tura

s.br

Além das séries sinfônicas, a Osesp promove uma série de recitais com solistas que a Orquestra rece-be ao longo do ano. Numa configuração especial, a Sala se adapta à ocasião: cadeiras no palco aproxi-mam o público dos artistas, criando uma verdadei-ra sala de câmara dentro da Sala São Paulo.

ANDREAS STAIERMozart, Haydn e Beethoven

LOUIS LORTIELiszt Anos de Peregrinação

KARNÉUS, KOPYLOVA E ALUNOS DA ACADEMIA DA OSESP

Debussy, Wagner e Bruckner

ISABELLE FAUSTBach Sonatas e Partitas

FÍLIP E BUDUKodály, Debussy,Ysaÿe e Brahms

BORIS BEREZOVSKYPrograma a ser anunciado*

30/4

28/5

2/9

17/9DOMINGO, 16HDOMINGO, 16H

DOMINGO, 16H

SÁBADO, 16H30

8/10

3/12

DOMINGO, 16H

DOMINGO, 16H

RECITAIS OSESP

Ass

inat

uras

20

1726

RECITAIS ESPECIAIS/FAUST & MELNIKOV

Beethoven Sonatas nº 1, 2, 3 e 9

Beethoven Sonatas nº 6, 7 e 8

Beethoven Sonatas nº 4, 5 e 10

14/5

15/5

16/5

DOMINGO, 20H

SEGUNDA, 21H

TERÇA, 21H

Bach Suítes nº 1 e 5

Bach Suítes nº 2 e 4

Bach Suítes nº 3 e 6

26/10QUINTA, 19H

27/10

28/10

SEXTA, 19H

SÁBADO, 14H45

/ANTONIO MENESES

SONATAS DE BEETHOVEN SUÍTES DE BACH

27

oses

p/as

sina

tura

s.br

Além de participar de vários programas sinfôni-cos, o Coro da Osesp faz quatro diferentes pro-gramas a cappella na Sala São Paulo, sob regên-cia de maestros convidados. O Coro vai receber pela primeira vez o renomado regente Daniel Reuss, num programa especial que trará a primei-

CORO DA OSESP

VALENTINA PELEGGIMonteverdi, Pärt, Barber,

Hindemith e Messiaen

CARLOS ALBERTO FIGUEIREDOJL Bach, Nunes Garcia, Marques

Lésbio e Rodrigues Esteves

DANIEL REUSSMartin, Wagner e Brahms

MARCOS THADEUPinto Fonseca, Zuben,Spirituals e Gershwin

2/4

18/6

31/8DOMINGO, 16H

DOMINGO, 16H

QUINTA, 21H

5/11DOMINGO, 16H

ra parte de Le Vin Herbé, do compositor francês Frank Martin, obra baseada na lenda de Tristão e Isolda, que será apresentada na mesma sema-na em que a orquestra e solistas farão o segundo ato da ópera de Wagner.

Ass

inat

uras

20

1728

A aquisição e renovação de Assinatu-ras são realizadas apenas pela internet osesp.art.br/saladoassinante ou pelo telefone 4003.2052 (de segunda a sexta, das 9h às 18h,exceto feriados).

COMOASSINAROU RENOVAR

TROCA Exclusiva para os associados do Sua Orquestra* 8/12/2016 [apenas por telefone]A todos os interessados 9 a 14/12/2016De acordo com a disponibilidade. Não havendo sé-rie e/ou lugar do seu agrado, ainda é possível reno-var as assinaturas que possuia anteriormente.

/CRONOGRAMA

1ª FASE | RENOVAÇÃO E TROCAApenas para assinantes da Temporada 2016

RENOVAÇÃO 28/11 a 07/12/2016Manter exatamente as mesmas séries e lugares ou indicar que deseja trocar séries e/ou luga-res. Após esse período, todos que não tiverem se manifestado pela renovação ou troca terão seus lugares disponibilizados.

29

oses

p/as

sina

tura

s.br

2ª FASE | NOVAS ASSINATURAS

VALOR PROMOCIONAL[não cumulativo com meia-entrada] Exclusiva para os associados do Sua Orquestra*15/12/2016 [apenas por telefone]A todos os interessados 16/12/2016 a 4/1/2017

VALOR INTEGRAL5 a 9/1/2017

*O Sua Orquestra é um programa de contribuição de pes-

soas físicas que apoia os programas educacionais da Osesp.

Saiba mais no site fundacao-osesp.art.br

Ass

inat

uras

20

1730

/ENTREGA DOS INGRESSOSOs ingressos serão enviados entre janeiro e fevereiro de 2017 ao endereço cadastrado no ato da compra.

/INGRESSOS AVULSOS E CRIE SUA SÉRIEA partir de 16/01/2017, é possível criar uma série personalizada de no mínimo três concertos, pelo Crie Sua Série, ou ainda adquirir ingressos avulsos na Bilheteria da Sala São Paulo ou pela Ingresso Rápido, a partir de 60 dias antes da primeira apre-sentação de cada programa.

PREÇOS E PAGAMENTOCARTÃO DE CRÉDITO – até 10x sem juros

BOLETO BANCÁRIO – até 2x sem juros ou à vista com 3% de desconto

MEIA-ENTRADA [mediante apresentação de car-teira ou documento oficial de comprovação]Os preços de meia-entrada são calculados sobre o valor integral da assinatura_aposentados _estudantes _maiores de 60 anos_professores e servidores da rede pública de ensino_pessoas com deficiência

Ass

inat

uras

20

1732

/BALCÃO MEZANINO /CAMAROTE MEZANINO /PLATEIA CENTRAL

SINFÔNICAS(8 concertos por série)

Valor Integral de 05.01.2017 até 09.01.2017

Valor Promocional até 04.01.2017 R$ 1.463,00

R$ 1.829,00

R$ 1.125,00

R$ 1.407,00 R$ 1.225,00

R$ 980,00

RECITAIS OSESP(6 concertos)

Valor Integral de 05.01.2017 até 09.01.2017

Valor Promocionalaté 04.01.2017 R$ 450,00

R$ 563,00

RECITAIS ESPECIAISFAUST & MELNIKOV

(3 concertos) Valor Integral de 05.01.2017 até 09.01.2017

Valor Promocionalaté 04.01.2017 R$312,00

R$ 390,00

RECITAIS ESPECIAISANTONIO MENESES

(3 concertos) Valor Integral de 05.01.2017 até 09.01.2017

Valor Promocionalaté 04.01.2017

CORO DA OSESP(4 concertos)

Valor Integral de 05.01.2017 até 09.01.2017

Valor Promocionalaté 04.01.2017 R$ 205,00

R$ 255,00

R$ 240,00

R$ 300,00

* meia-entrada aplicada somente sobre o valor integral

33

oses

p/as

sina

tura

s.br

/PLATEIA ELEVADA /BALCÃO SUPERIOR /CAMAROTE SUPERIOR /PALCO /CORO

R$ 1.034,00

R$ 827,00

R$ 651,00

R$ 520,00

R$ 450,00

R$ 360,00

R$ 720,00

R$ 576,00

R$ 640,00

R$ 512,00

R$ 312,00

R$ 390,00

R$ 205,00

R$ 255,00

R$ 240,00

R$ 300,00

Ass

inat

uras

20

1734

Programação sujeita a alterações. No caso de mu-dança de obra ou artista, não serão efetuadas tro-cas ou devoluções de ingressos.Apenas em caso de cancelamento de programa, se-rão oferecidas alternativas de troca por outro con-certo ou devolução do valor pago.Confira programação atualizada no site:osesp.art.br/programacao

JACARANDÁ

CARNAÚBA

CEDRO

PAU-BRASIL

PEQUIÁ

PAINEIRA

ARAUCÁRIA

SAPUCAIA

IPÊ

IMBUIA

MOGNO

JEQUITIBÁ

RECITAIS OSESP

RECITAIS ESPECIAIS

FAUST & MELNIKOV

RECITAIS ESPECIAIS

ANTONIO MENESES

CORO DA OSESP

TEMPORA

35

oses

p/as

sina

tura

s.br

ADA

Mar

ço36 /MAR

9.3 quinta, 21H

10.3 sexta, 21H

11.3 sábado, 16H30

—OSESP

MARIN ALSOP REGENTE

CAMILA TITINGER SOPRANO

LUISA FRANCESCONI MEZZO SOPRANO

PAULO MANDARINO TENOR

LEONARDO NEIVA BARÍTONO

CORO DA OSESP

—GROSSMANN Gravitações

/ENCOMENDA OSESP

BEETHOVEN Sinfonia nº 9 em Ré Menor,

Op.125 — Coral

16 .3 quinta, 21H

17.3 sexta, 21H

18.3 sábado, 16H30

—OSESP

MARIN ALSOP REGENTE

—MAHLER Sinfonia nº 6 em Lá Menor

— Trágica

Luiz Braga | Belém, PA, 1956

Homem na Ilha dos Amores

(série Nightvisions), 2012

37

Mar

ço

23.3 quinta 21H

24.3 sexta 21H

25.3 sábado 16H30

—OSESP

ARVO VOLMER REGENTE

KIRILL GERSTEIN PIANO

—MOZART Música Para o Funeral

Maçônico, KV 477 (479a)

PÄRT Sinfonia nº 3

RACHMANINOV Concerto nº 2 Para

Piano em Dó Menor, Op.18

30.3 quinta 21H

31.3 sexta 21H

1.4 sábado 16H30

—OSESP

ARVO VOLMER REGENTE

PETER PAS VIOLA

—HINDEMITH Trauermusik

MESSIAEN L’Ascension

— Quatro Meditações Sinfônicas

VILLA-LOBOS Uirapuru

DEBUSSY La Mer

/COMPOSITOR TRANSVERSAL

Abr

il38

2.4 domingo 16H

—CORO DA OSESP

VALENTINA PELEGGI REGENTE

—PÄRT Magnificat

MONTEVERDI Adoramus te, Christe

Cantate Domino

BARBER Agnus Dei

MONTEVERDI Zefiro torna e’ l bel

tempo rimena

HINDEMITH Seis Canções

MONTEVERDI Lagrime d’Amante: Darà

la notte il sol

MESSIAEN Louange a l’Immortalité de Jesus

/ARRANJO DE CLYTUS GOTTWALD

13.4 quinta 21H

14.4 sexta 21H

15.4 sábado 16H30

—OSESP

CELSO ANTUNES REGENTE

LINA MENDES SOPRANO

LUCIA DUCHONOVÁ MEZZO SOPRANO

MARCUS ULLMANN TENOR

ANDREAS SCHMIDT BARÍTONO

CORO DA OSESP

—NUNES GARCIA Abertura em Ré

/JOSÉ MAURÍCIO 250

HAYDN As Sete Últimas Palavras do

Redentor na Cruz (Versão Coral)

/HAYDN EM FOCO

/ABR

Rubens Gerchman

Rio de Janeiro, RJ, 1942 — São Paulo, SP, 2008

Sem Título, 1970

39

Abr

il

20.4 quinta 21H

21.4 sexta 21H

22.4 sábado 16H30

—OSESP

ROBERT TREVIÑO REGENTE

CRISTIAN BUDU PIANO

—MOZART Rondó Para Piano e Orquestra

em Lá Maior, KV 386

MIGNONE Burlesca e Toccata

SHOSTAKOVICH Sinfonia nº 4 em

Dó Menor, Op.43

27.4 quinta 21H

28.4 sexta 21H

29.4 sábado 16H30

—OSESP

MARZENA DIAKUN REGENTE

ANDREAS STAIER PIANO

—SZYMANOWSKI Abertura de Concerto, Op.12

MOZART Concerto nº 17 Para Piano

em Sol Maior, KV 453

TCHAIKOVSKY A Bela Adormecida,

Op.66: Excertos (1)

/TCHAIKOVSKY EM FOCO

VILLA-LOBOS Alvorada na Floresta Tropical

TCHAIKOVSKY A Bela Adormecida,

Op.66: Excertos (2)

/TCHAIKOVSKY EM FOCO

30.4 domingo 16H

—ANDREAS STAIER PIANO

—MOZART Fantasia nº 4 em Dó Menor, KV 475

HAYDN Sonata nº 59 em Mi Bemol Maior,

Hob.XVI: 49

Variações em Fá Menor, Hob.XVII: 6

— Un Piccolo Divertimento

/HAYDN EM FOCO

BEETHOVEN Variações em Fá Maior, Op.34

Sonata nº 17 em Ré Menor, Op.31 nº 2

— Tempestade

Mai

o40

4.5 quinta 21H

5.5 sexta 21H

6.5 sábado 16H30

—OSESP

MARIN ALSOP REGENTE

ILIA LAPOREV VIOLONCELO

—BERNSTEIN Fancy Free

Mass: Three Meditations

MUSSORGSKY Quadros de Uma Exposição

/ORQUESTRAÇÃO DE FRANCISCO MIGNONE

/MAI11.5 quinta 21H

12.5 sexta 21H

13.5 sábado 16H30

—OSESP

MARIN ALSOP REGENTE

ISABELLE FAUST VIOLINO

/ARTISTA EM RESIDÊNCIA

—ADAMS Lola Montez Does The

Spider Dance

BERNSTEIN Concerto Para Orquestra

BRAHMS Concerto Para Violino em

Ré Maior, Op.77

Tomie Ohtake

Kyoto, Japão, 1913 — São Paulo, SP, 2015

Sem Título, 1993

41

Mai

o

ISABELLE FAUST VIOLINO

/ARTISTA EM RESIDÊNCIA

ALEXANDER MELNIKOV PIANO

—BEETHOVEN

—14.5 domingo 20H

—Sonata nº 1 em Ré Maior, Op.12 nº 1

Sonata nº 2 em Lá Maior, Op.12 nº 2

Sonata nº 3 em Mi Bemol Maior, Op.12 nº 3

Sonata nº 9 em Lá Menor, Op.47 - Kreutzer

—15.5 segunda 21H

—Sonata nº 6 em Lá Maior, Op.30 nº 1

Sonata nº 7 em Dó Menor, Op.30 nº 2 - Eroica

Sonata nº 8 em Sol Maior, Op.30 nº 3

16.5 terça 21H

—Sonata nº 4 em Lá Menor, Op.23

Sonata nº 5 em Fá Maior, Op.24 - Primavera

Sonata nº 10 em Sol Maior, Op.96

18.5 quinta 21H

19.5 sexta 21H

20.5 sábado 16H30

—OSESP

MARIN ALSOP REGENTE

ALEXANDER MELNIKOV PIANO

—DEBUSSY Berceuse Héroïque

/O HERÓI /COMPOSITOR TRANSVERSAL

SCHUMANN Concerto Para Piano em

Lá Menor, Op.54

TCHAIKOVSKY Francesca da Rimini,

Op.32 - Fantasia a Partir de Dante

/TCHAIKOVSKY EM FOCO

25.5 quinta 21H

26.5 sexta 21H

27.5 sábado 16H30

—OSESP

NEIL THOMSON REGENTE

VIVIANE HAGNER VIOLINO

MARÍLIA VARGAS SOPRANO

HOMERO VELHO BARÍTONO

CORO INFANTIL DA OSESP

CORO DA OSESP

—CHIN Concerto Para Violino

/COMPOSITORA EM RESIDÊNCIA

FAURÉ Réquiem, Op.48

28.5 domingo 16H

—LOUIS LORTIE PIANO

—LISZT Anos de Peregrinação

(Integral dos Três Volumes):

Primeiro Ano - Suíça

Segundo Ano - Itália

Segundo Ano - Veneza e Nápoles

Terceiro Ano

Junh

o42

1.6 quinta 21H

2.6 sexta 21H

3.6 sábado 16H30

—OSESP

ENRIQUE MAZZOLA REGENTE

LOUIS LORTIE PIANO

—IBERT Bacanal

RAVEL Concerto Para Piano em Sol Maior

DEBUSSY Images

/COMPOSITOR TRANSVERSAL

/JUN15.6 quinta 21H

16.6 sexta 21H

17.6 sábado 16H30

—OSESP

OMER MEIR WELLBER REGENTE

EMMANUELE BALDINI VIOLINO

STEPHEN HOUGH PIANO

—PAGANINI Capriccio nº 24 em Lá Menor

(para Violino Solo)

RACHMANINOV Rapsódia Sobre um

Tema de Paganini, Op.43

TCHAIKOVSKY Manfred, Op.58

— Sinfonia em Quatro Quadros

/TCHAIKOVSKY EM FOCO

Amelia Toledo

São Paulo, SP, 1926

Caixinha do Sem-fim

(situação tendendo ao infinito), 1971

43

Junh

o

18.6 domingo 16H

—CORO DA OSESP

CARLOS A. FIGUEIREDO REGENTE

ALESSANDRO SANTORO ÓRGÃO

MARIALBI TRISOLIO VIOLONCELO

—J.L. BACH Unsere Trübsal

NUNES GARCIA Missa de Réquiem

/JOSÉ MAURÍCIO 250

LÉSBIO Pois Sois Mãe da Flor do Campo

ESTEVES Missa a Oito Vozes

29.6 quinta 21H

30.6 sexta 21H

2.7 domingo 16H

—OSESP

MARIN ALSOP REGENTE

MAKOTO OZONE PIANO

—GINASTERA Variações Concertantes, Op.23

BARBER Sinfonia nº 1, Op.9

— Sinfonia em um Movimento

MEHMARI Variações Concertantes

/ENCOMENDA OSESP, ESTREIA MUNDIAL

GERSHWIN Rhapsody in Blue

22.6 quinta 21H

23 .6 sexta 21H

24.6 sábado 16H30

—OSESP

NEIL THOMSON REGENTE

SÉRGIO BURGANI CLARINETE

/MÚSICO HOMENAGEADO

—ELGAR Sospiri, Op.70

FINZI Concerto Para Clarinete, Op.31

GUARNIERI Abertura Concertante

MIGNONE Festa das Igrejas

45

Julh

o

/JUL6.7 quinta 21H

7.7 sexta 21H

9.7 domingo 16H

—OSESP

MARIN ALSOP REGENTE

—SHOSTAKOVICH Sinfonia nº 7 em Dó

Maior, Op.60 - Leningrado

/O HERÓI

27.7 quinta 21H

28.7 sexta 21H

30.7 domingo 16H

—OSESP

GIANCARLO GUERRERO REGENTE

ZUILL BAILEY VIOLONCELO

—DAUGHERTY Contos de Hemingway

TCHAIKOVSKY Sinfonia nº 4 em

Fá Menor, Op.36

/TCHAIKOVSKY EM FOCO

Norberto Nicola

São Paulo, SP, 1931 — 2007

Composição, 1953

Ago

sto

46

3.8 quinta 21H

4.8 sexta 21H

5.8 sábado 16H30

—OSESP

GIANCARLO GUERRERO REGENTE

JOSÉ STANECK HARMÔNICA

LEO GANDELMAN SAXOFONE

—NOBRE Passacaglia

VILLA-LOBOS Concerto Para Harmônica

e Orquestra

Fantasia Para Saxofone e Orquestra

CHÁVEZ Sinfonia Índia

/AGO10.8 quinta 21H

11.8 sexta 21H

12.8 sábado 16H30

—OSESP

ILAN VOLKOV REGENTE

ISANG ENDERS VIOLONCELO

CORO DA OSESP

—DEBUSSY Prélude à l’Après-midi d’un Faune

/COMPOSITOR TRANSVERSAL

CHIN Concerto Para Violoncelo

/COMPOSITORA EM RESIDÊNCIA

BARTÓK O Mandarim Miraculoso, Op.19

Vicente de Mello

Rio de Janeiro, RJ, 1967

Constelação de Gabriel

(série Noite Americana), 2004

47

Ago

sto

17.8 quinta 21H

18.8 sexta 21H

19.8 sábado 16H30

—OSESP

FABIEN GABEL REGENTE

LOUIS SCHWIZGEBEL PIANO

—HAYDN Sinfonia nº 39 em Sol Menor

/HAYDN EM FOCO

SAINT-SAËNS Concerto nº 5 Para Piano

em Fá Maior, Op.103 - Egípcio

BRAHMS Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op.73

30.8 quarta 21H

1.9 sexta 21H

3.9 domingo 16H

—OSESP

SIR RICHARD ARMSTRONG REGENTE

LARS CLEVEMAN TENOR /TRISTÃO

IRÉNE THEORIN SOPRANO /ISOLDA

PETER ROSE BAIXO/MARK

KATARINA KARNÉUS

MEZZO SOPRANO/BRANGÄNE

JOÃO VITOR LADEIRA BARÍTONO/MELOT

—WAGNER Tristão e Isolda: Ato II

31.8 quinta 21H

—CORO DA OSESP

DANIEL REUSS REGENTE

STUART JACKSON TENOR/TRISTÃO

LUCIE CHARTIN SOPRANO/ISOLDA

—MARTIN Le Vin Herbé: 1ª Parte

WAGNER Wesendonck Lieder: Im

Treibhaus und Träume

/ARRANJO DE CLYTUS GOTTWALD

BRAHMS Cinco Canções, Op.104

Set

embr

o48 /SET

2.9 sábado 16H30

—OLGA KOPYLOVA PIANO

KATARINA KARNÉUS MEZZO SOPRANO

ALUNOS DA ACADEMIA DA OSESP

—DEBUSSY Prelúdios, Livro 1: Excertos

/COMPOSITOR TRANSVERSAL

WAGNER Wesendonck Lieder

BRUCKNER Sinfonia nº 2 em Dó Menor

/ARRANJO DE ANTHONY PAYNE

14.9 quinta 21H

15.9 sexta 21H

16.9 sábado 16H30

—OSESP

KRZYSZTOF PENDERECKI REGENTE

/COMPOSITOR EM RESIDÊNCIA

ISABELLE FAUST VIOLINO

/ARTISTA EM RESIDÊNCIA

CORO DA OSESP

—PENDERECKI Hino a São Daniel

SZYMANOWSKI Concerto nº 1

Para Violino, Op.35

PENDERECKI Sinfonia nº 4 - Adagio

Apoio: Polska Music/Adam Mickiewicz Institute

Maurício Nogueira Lima

Recife, PE, 1930 — Campinas, SP, 1999

Desenvolvimento Espacial da Espiral, 1954

49

Set

embr

o

21.9 quinta 21H

22.9 sexta 21H

23.9 sábado 16H30

—OSESP

VALENTINA PELEGGI REGENTE

LEONARDO HILSDORF PIANO

/OSESP 60

—HAYDN Sinfonia nº 82 em Dó Maior

— O Urso

/HAYDN EM FOCO

KRIEGER Fantasia Concertante Para

Piano e Pequena Orquestra

/ENCOMENDA OSESP, ESTREIA MUNDIAL

MOZART Concerto nº 15 Para Piano

em Si Bemol Maior, KV 450

17.9 domingo 16H

—ISABELLE FAUST VIOLINO

/ARTISTA EM RESIDÊNCIA

—BACH Sonata nº 1 em Sol Menor, BWV 1001

Partita nº 1 em Si Menor, BWV 1002

Sonata nº 2 em Lá Menor, BWV 1003

Partita nº 2 em Ré Menor, BWV 1004

Sonata nº 3 em Dó Maior, BWV 1005

Partita nº 3 em Mi Maior, BWV 1006

28.9 quinta 21H

29.9 sexta 21H

30.9 sábado 16H30

—OSESP

EMMANUELE BALDINI DIREÇÃO MUSICAL

JEAN-EFFLAM BAVOUZET REGENTE E PIANO

—MOZART O Empresário, KV 486: Abertura

HAYDN Concerto Para Piano em

Fá Maior, Hob.XVIII: 3

Concerto Para Piano em Ré Maior.

Hob XVIII: 11

/HAYDN EM FOCO

MOZART Sinfonia nº 33 em

Si Bemol Maior, KV 319

Out

ubro

50

5.10 quinta 21H

6.10 sexta 21H

7.10 sábado 16H30

—OSESP

PEDRO NEVES REGENTE

LUIZ FÍLIP VIOLINO

/OSESP 60

—CHAVES Concerto Para Violino

/CO-ENCOMENDA SP-LX NOVA

MÚSICA, ESTREIA MUNDIAL

BEETHOVEN Sinfonia nº 1 em

Dó Maior, Op.21

8.10 domingo 16H

—LUIZ FÍLIP VIOLINO

CRISTIAN BUDU PIANO

—KODÁLY Adagio

Meditação Sobre um Motivo de

Claude Debussy

DEBUSSY Sonata Para Violino e Piano

em Sol Menor

/COMPOSITOR TRANSVERSAL

YSAŸE Sonata nº 5 Para Violino Solo,

Op.27 nº 5

BRAHMS Sonata nº 3 Para Violino e

Piano em Ré Menor, Op.108

Regina Silveira

Porto Alegre, RS, 1939

Botão (série Armarinhos), 2002

/OUT

51

Out

ubro

12.10 quinta 21H

13.10 sexta 21H

14.10 sábado 16H30

—OSESP

MARIN ALSOP REGENTE

EMILY MAGEE SOPRANO

NICHOLAS PHAN TENOR

RYAN MCKINNY BAIXO-BARÍTONO

CORO INFANTIL DA OSESP

CORO DA OSESP

—BRITTEN War Requiem, Op.66

/O HERÓI

19.10 quinta 21H

20.10 sexta 21H

21.10 sábado 16H30

—OSESP

MARIN ALSOP REGENTE

NATHALIE STUTZMANN

/CONTRALTO/ARTISTA ASSOCIADA

CORO DA OSESP

—BRAHMS Abertura Trágica, Op.81

Rapsódia Para Contralto, Coro Masculino

e Orquestra, Op.53

STRAUSS Uma Vida de Herói, Op.40

/O HERÓI

ANTONIO MENESES VIOLONCELO

/ANTONIO MENESES 60

—BACH

—26.10 quinta 19H

Suíte nº 1 Para Violoncelo em Sol Maior,

BWV 1007

Suíte nº 5 Para Violoncelo em Dó Menor,

BWV 1011

—27.10 sexta 19H

Suíte nº 2 Para Violoncelo em Ré Menor,

BWV 1008

Suíte nº 4 Para Violoncelo em Mi Bemol

Maior, BWV 1010

—28.10 sábado 14H45

Suíte nº 3 Para Violoncelo em Dó Maior,

BWV 1009

Suíte nº 6 Para Violoncelo em Ré Maior,

BWV 1012

Out

ubro

52

26.10 quinta 21H

27.10 sexta 21H

28.10 sábado 16H30

—OSESP

NATHALIE STUTZMANN REGENTE

/ARTISTA ASSOCIADA

ANTONIO MENESES VIOLONCELO

/ANTONIO MENESES 60

—DVORÁK Concerto Para Violoncelo em

Si Menor, Op.104

Sinfonia nº 7 em Ré Menor, Op.70

5.11 domingo 16H

—CORO DA OSESP

MARCOS THADEU REGENTE

—PINTO FONSECA várias obras

ZUBEN Peça para Coro a Cappella

/ENCOMENDA OSESP, ESTREIA MUNDIAL

DIVERSOS seleção de Spirituals

GERSHWIN Porgy And Bess:

Seleção Coral /arranjo de Clay Warnick

/NOV

Miguel Rio Branco

Las Palmas de Gran Canária, Espanha, 1946

Maison Carrée [Casa Quadrada], 1994,

impressão de 2014

53

Nov

embr

o

16.11 quinta 21H

17.11 sexta 21H

18.11 sábado 16H30

—OSESP

LUIS OTAVIO SANTOS REGENTE E VIOLINO

/OSESP 60

—HÄNDEL Música para os Fogos de Artifício

BACH Ouverture nº 3, BWV 1068

CORELLI Concerto Grosso em Sol Menor,

Op.6 nº 8 - Fatto Per La Notte di Natale

C.P.E. BACH Sinfonia em Ré

Maior, H.663

23.11 quinta 21H

24.11 sexta 21H

25.11 sábado 16H30

—OSESP

BRUNO PROCOPIO REGENTE

JUDITH VAN WANROIJ SOPRANO

/OSESP 60

/OS ITALIANOS EM PARIS

—CHERUBINI Démophoon: Abertura

PICCINNI Didon: Ária

SACCHINI Renaud: Excertos

SALIERI Les Danaïdes: Excertos

CHERUBINI Sinfonia em Ré Maior

NUNES GARCIA Abertura Zemira

/JOSÉ MAURÍCIO 250

Apoio: Centro de Música Barroca de Versalhes

Dez

embr

o54

30.11 quinta 21H

1.12 sexta 21H

2.12 sábado 16H30

—OSESP

ISAAC KARABTCHEVSKY REGENTE

BORIS BEREZOVSKY PIANO

—TCHAIKOVSKY Concerto nº 1 Para Piano

em Si Bemol Menor, Op.23

Sinfonia nº 5 em Mi Menor, Op.64

/TCHAIKOVSKY EM FOCO

3.12 domingo 16H

—BORIS BEREZOVSKY PIANO

—Programa a ser anunciado

7.12 quinta 21H

8.12 sexta 21H

9.12 sábado 16H30

—OSESP

MARIN ALSOP REGENTE

—MAHLER Sinfonia nº 9 em Ré Maior

/DEZ

Arthur Luiz Piza

São Paulo, SP, 1928

La Grande Verte [O Grande Verde], 1969

Ass

inat

uras

20

1756

CONCERTOS MATINAIS E A PREÇO POPULAR—A Osesp e orquestras parceiras realizam ao longo do ano concertos gratuitos sempre aos domingos às 11h, pela série Matinais. Com o mesmo propósi-to de promover acesso à música clássica ao grande público, a Osesp realiza a série de Concertos a Pre-ço Popular, com entradas a preços reduzidos, em dias e horários especiais.

ENSAIOS ABERTOS—Alguns dos ensaios dos programas sinfônicos são abertos para o público com entrada a preço redu-zido. Acontecem geralmente às quintas-feiras pela manhã e são uma oportunidade de vivenciar o dia a dia da Orquestra.

57

oses

p/as

sina

tura

s.br

CONCERTO DIGITAL—Inaugurado em 2011, o projeto de Concertos Digi-tais já atingiu milhares de pessoas em transmis-sões gratuitas em HD de alguns dos melhores con-certos da temporada.

Esses concertos da Osesp são transmitidos ao vivo pela internet e disponibilizados por um mês em nosso site.

MÚSICA NA CABEÇA—Desde 2010, a Osesp promove palestras sobre mú-sica e encontros com artistas. A participação é gra-tuita e aberta a todos os interessados, com inscri-ção pela internet.

Confira a programação completa no site osesp.art.br

Ass

inat

uras

20

1758

PASSE LIVRE UNIVERSITÁRIO—O programa oferece aos universitários a possibili-dade de assistir gratuitamente aos concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo. Para parti-cipar, o universitário deve realizar o seu cadastro e se inscrever nos concertos disponíveis. A inscrição é individual e intransferível.

PROGRAMAS EDUCACIONAIS DA OSESP—Os programas educacionais da Osesp promovem uma série de atividades gratuitas, por meio de di-versos projetos, como o Descubra a Orquestra, vol-tado à capacitação de professores das redes públi-ca e privada, e os Coros Infantil e Juvenil da Osesp, voltados à iniciação musical. Outra iniciativa, cria-da em 2006, é a Academia de Música da Osesp, que oferece educação teórica e artística para jo-vens músicos instrumentistas, cantores e regentes.

59

oses

p/as

sina

tura

s.br

PROJETOS DE GRAVAÇÃO E SELO DIGITAL—Com mais de 80 títulos lançados, muitos deles premiados no Brasil e no exterior, a Osesp con-clui em 2017 o projeto de gravação da integral das sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky. Outro ciclo que se completa é o das sinfonias do russo Sergei Prokofiev, com regência de Marin Alsop. Está previsto para essa Temporada o lançamento do último CD da série com a Sinfonia nº 7 e outras peças do compositor russo.

Lançado em 2013, o Selo Digital disponibiliza gra-vações ao vivo para download gratuito no site da Osesp. Conta atualmente com um catálogo de peças de mais de vinte compositores brasileiros. Para 2017 está previsto o lançamento de obras de Francisco Mignone e José Maurício Nunes Garcia, entre outros.

SALA SÃO PAULO—Os concertos da Temporada, assim como grande parte das demais atividades da Osesp, acontecem na Sala São Paulo. Antiga Estação da Estrada de Ferro Sorocabana, a Sala foi inaugurada em 1999 após processo de restauro que preservou sua ar-quitetura original e fez dela uma das mais belas e modernas salas de concerto do mundo. Sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, foi eleita em 2015 uma das dez melhores salas do mundo pelo jornal britânico The Guardian.

Confira mais informações sobre a Sala São Paulo: salasaopaulo.art.br

Ass

inat

uras

20

1760

ORQUESTRA SINFÔNICADO ESTADO DE SÃO PAULO

REGENTE TITULAR E DIRETORA MUSICALMARIN ALSOP

REGENTE ASSISTENTEVALENTINA PELEGGI

DIRETOR ARTÍSTICOARTHUR NESTROVSKI

EDIÇÃO FINALIZADA EM 11 DE NOVEMBRO DE 2016

PROJETO GRÁFICOBERNARD BATISTA

CRÉDITOSP. 9 MARIN ALSOP © CLAUDIO LEHMANNP. 10 ISABELLE FAUST © MOLINAP. 11 NATHALIE STUTZMANN © SIMON FOWLERP. 11 ANTONIO MENESES © MARCO BORGGREVEP. 12 KRZYZSTOF PENDERECKI © DIVULGAÇÃOP. 12 UNSUK CHIN © PRISKA KETTERERP. 13 SÉRGIO BURGANI © NATÁLIA KIKUCHIP. 17 SALA SÃO PAULO © NATÁLIA KIKUCHIP. 29 OSESP E MARIN ALSOP © RODRIGO ROSENTHALP. 35 OSESP E MARIN ALSOP © NATÁLIA KIKUCHIP. 56, 57 PLATEIA © NATÁLIA KIKUCHIP. 58 EDUCACIONAIS © ANA FUCCIA

FUNDAÇÃO OSESP

PRESIDENTE DE HONRAFERNANDO HENRIQUE CARDOSO

CONSELHO DE ORIENTAÇÃO

PEDRO MOREIRA SALLESFERNANDO HENRIQUE CARDOSOCELSO LAFERHORACIO LAFER PIVAJOSÉ ERMÍRIO DE MORAES NETO

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

PRESIDENTEFÁBIO COLLETTI BARBOSA

VICE-PRESIDENTEANTONIO CARLOS QUINTELLA

CONSELHEIROSALBERTO GOLDMANHEITOR MARTINSHELIO MATTARJOSÉ CARLOS DIASLILIA MORITZ SCHWARCZMANOEL CORRÊA DO LAGOPAULO CEZAR ARAGÃOSÁVIO ARAÚJO

CONSELHO FISCAL

JÂNIO GOMESMANOEL B. GUILHERME NETOMIGUEL SAMPOL POU

CONSELHO CONSULTIVO

ANDRÉ VITOR SINGERANTONIO CARLOS C. DE CAMPOSANTONIO C. VALENTE DA SILVAAUGUSTO LUIS RODRIGUESDRAUZIO VARELLAEDUARDO GIANNETTIEDUARDO PIRAGIBE GRAEFFEUGÊNIO BUCCIFÁBIO MAGALHÃESFRANCISCO VIDAL LUNAGUILHERME WISNIKGUSTAVO ROXO FONSECAJAC LEIRNERJAYME GARFINKELJOSÉ EUSTACHIOJOSÉ HENRIQUE REIS LOBOJOSÉ PASTOREJOSÉ R. WHITAKER PENTEADOLORENZO MAMMÌLUIZ SCHWARCZMARCOS ARBAITMANMONICA WALDVOGELNELSON RUSSO FERREIRAPERSIO ARIDAPHILLIP YANGRAUL CUTAITRICARDO LEALRICARDO OHTAKERÔMULO DE MELLO DIASSÉRGIO ADORNOSÉRGIO GUSMÃO SUCHODOLSKISTEFANO BRIDELLITATYANA FREITASTHILO MANNHARDTVITOR HALLACKWILLIAM VEALEZÉLIA DUNCAN

DIRETOR EXECUTIVOMARCELO LOPES

SUPERINTENDENTEFAUSTO A. MARCUCCI ARRUDA

PARCERIA COM A PINACOTECAAs obras utilizadas na capa e interior desta publicação pertencem ao Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A parceria iniciada

em 2012 traz obras brasileiras, selecionadas pela curadora-chefe da Pinacoteca, Valéria Piccoli, juntamente com o diretor artístico da

Osesp, Arthur Nestrovski, para os diversos materiais gráficos da Osesp.

CRÉDITO DAS OBRAS CAPA E DEZEMBROArthur Luiz Piza São Paulo, SP, 1928 La Grande Verte [O Grande Verde], 1969 goiva a cores sobre papel — 77,8 x 57 cm Doação do artista, 2015 Crédito fotográfico: Isabella Matheus

MARÇOLuiz BragaBelém, PA, 1956Homem na Ilha dos Amores (série Nightvisions), 2012impressão jato de tinta sobre papel — 75 x 100 cmDoação da Associação Pinacoteca Arte e Cultura— APAC, 2015Crédito fotográfico: Fábio Furtado

ABRILRubens GerchmanRio de Janeiro, RJ, 1942 — São Paulo, SP, 2008Sem Título, 1970serigrafia (screenprint) sobre papel — 57,3 x 76 cmDoação de Renina Katz, 2010Crédito fotográfico: Fábio Furtado

MAIOTomie OhtakeKyoto, Japão, 1913 — São Paulo, SP, 2015Sem Título, 1993água-tinta — 79 x 52 cmDoação VITAE - Apoio à Cultura, Educação e Promo-ção Social, 2016Crédito fotográfico: Fábio Furtado

SETEMBROMaurício Nogueira Lima Recife, PE, 1930 - Campinas, SP, 1999 Desenvolvimento Espacial da Espiral, 1954 tinta sobre aglomerado colado sobre madeira— 40 x 40,5 cm Transferência da Divisão de Defesa do Patrimônio Cultural e Paisagístico, 1979 Crédito fotográfico: Isabella Matheus

OUTUBRORegina Silveira Porto Alegre, RS, 1939 Botão (série Armarinhos), 2002 litografia e offset a cores sobre papel — 55,9 x 75,8 cm Doação da artista, de Luciana Britoe de Fábio Cimino, 2006 Crédito fotográfico: Isabella Matheus

NOVEMBROMiguel Rio Branco Las Palmas de Gran Canária, Espanha, 1946 Maison Carrée [Casa Quadrada], 1994, impressão de 2014 impressão jato de tinta sobre papel — 102,5 x 201,5 cm Doação dos Patronos da Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2014, por intermé-dio da Associação Pinacoteca Arte e Cultura— APAC, 2015 Crédito fotográfico: Isabella Matheus

JUNHOAmelia ToledoSão Paulo, SP, 1926 Caixinha do Sem-fim (situação tendendo ao infinito), 1971 plástico — 17 x 18,2 x 19,1 cm Doação da Engeform Construções e Comércio Ltda por intermédio da Associação dos Amigos da Pinaco-teca do Estado, com o benefício da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, 2009 Crédito fotográfico: Isabella Matheus

JULHONorberto NicolaSão Paulo, SP, 1931 — 2007Composição, 1953óleo sobre tela — 59,5 x 79,7 cmDoação de Lais Helena Zogbi Porto e Telmo Grolito Porto, 2015Crédito fotográfico: Fábio Furtado

AGOSTOVicente de Mello Rio de Janeiro, RJ, 1967Constelação de Gabriel (série Noite Americana), 2004fotografia em preto e branco com viragem em selênio — 97 x 97cmDoação do Artista, 2009Crédito Fotográfico: Fábio Furtado

SALA SÃO PAULO—

Praça Júlio Prestes, 1611 3367 9500

Júlio Prestes Luz/osesp

osesp.art.brsalasaopaulo.art.br

fundacao-osesp.art.br