“temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do inss,...

29
Leia também: Sustentabilidade: páginas 42 a 45 Nossos participantes: páginas 8 a 17 Finanças: páginas 34 a 39 Maio/2018 . Nº 30 Revista A afirmação é do assistente da Presidência da Eletronorte, José Adolfo Ramos da Conceição, para os novos conselheiros e diretor eleitos e empossados: “Quem vai conduzir a Fundação tem que ter sempre o foco na sustentabilidade, na garana da qualidade de vida e na busca de melhores resultados, mantendo a imagem que a organização construiu ao longo dos anos” “Temos que rezar na carlha da garana da vida e da felicidade”

Upload: vantu

Post on 17-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

Leia também:

Sustentabilidade:páginas 42 a 45

Nossosparticipantes:páginas 8 a 17

Finanças:páginas 34 a 39

Maio/2018 . Nº 30

Revista

A afi rmação é do assistente da Presidência da Eletronorte, José Adolfo Ramos da Conceição, para os novos conselheiros e diretor eleitos e empossados:

“Quem vai conduzir a Fundação tem que ter sempre o foco na sustentabilidade, na garanti a da qualidade de vida e na busca de melhores resultados, mantendo a

imagem que a organização construiu ao longo dos anos”

“Temos que rezar na carti lha dagaranti a da vida e da felicidade”

Page 2: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

Edito

rial

2 3

MIS

SÃO

“Assegurar serviços deprevidência complementarcom excelência esustentabilidade, contribuindopara a qualidade de vida dosseus participantes eassistidos”.

VISÃ

O

“Ser referência no segmentode previdência complementarfechada, pela segurança erentabilidade dos seus planosde benefícios e comoorganização comprometidacom a excelência”.

“Comprometimentoe transparência;responsabilidade social;valorização das pessoas”.

VALO

RES “Evolução contínua

da gestão de planos previdenciários, associada a boas práticas de governança”.

POLÍ

TIC

A D

AQ

UA

LID

AD

E

Um bom exemplo de transparência é a vidraça ser atravessada pela luz do sol durante o dia, de fora para dentro, e pela iluminação arti fi cial à noite, em senti do inverso. Caso se quebre a vidraça, as luzes se misturarão a qualquer tempo, mas ainda assim apresentarão a sua transparência na-tural em forma de fótons, íons e elétrons. Enfi m, um conjunto de fatores externos e internos pode interferir na transparência, mas ainda assim ela estará clara e límpida para quem deseja enxergá-la.

No mundo empresarial, com as ferramentas de governança e complian-ce, a palavra “transparência” é citada nos mais diversos processos, às ve-zes até compondo a Missão ou a Visão de uma organização. Na Previnorte não é diferente, pois a Fundação acredita que o seu negócio não somente deve ser pautado por total transparência, mas deixando à vista de todos, o tempo todo, seus métodos, critérios, políti cas, normati vos e demais ins-trumentos de gestão para conti nuar assegurando serviços de previdência complementar com excelência e sustentabilidade.

Este preâmbulo é para ilustrar a transparência com que ocorreram as Eleições 2018. Desde a concepção do processo, passando pelas especifi -cações do produto e pela formalização do contrato, até chegar à execu-ção dos serviços, cabe dizer que a Previnorte não tem nenhum poder de interferência sobre a votação, visto que o ambiente de acesso ao sistema eleitoral é totalmente restrito. A empresa contratada para desenvolver e operar o processo de votação eletrônica é bastante conceituada em seu ramo de atuação e possui vasta experiência, não somente no segmento de previdência complementar, como no mercado em geral, e seus produtos uti lizam as melhores práti cas com relação à segurança da informação.

A Previnorte toma conhecimento do resultado apurado pelo sistema eleitoral somente no dia seguinte à votação, na presença da Comissão Eleitoral e dos candidatos que puderem comparecer, pois a reunião de apresentação dos resultados é aberta aos candidatos. A Fundação age dessa forma para manter a integridade e a lisura do processo eleitoral. Esse cuidado é seguido em cada etapa das eleições.

A transparência é luz em movimento Dessa forma, o Conselho Deliberati vo aprovou, em sua 294ª Reunião, ocorrida em agosto de 2017, o Regulamento Eleitoral ‘‘Eleições 2018’’, que regeu o processo eleitoral em pauta. O Conselho também aprovou a data de votação em seis de fevereiro de 2018 e determinou à Comissão Elei-toral e à Diretoria Executi va que estabelecessem o cronograma eleitoral. Esse cronograma foi estabelecido e apresentado ao Conselho na 296ª Reu-nião, ocorrida em outubro de 2018. Juntamente com o Regulamento, o cronograma eleitoral foi colocado à disposição de todos os parti cipantes, sendo de conhecimento amplo e irrestrito, não havendo qualquer ques-ti onamento quanto à sua aplicação ou adequação.

Apoiados pelo arti go 25 do Estatuto, aprovado desde o ano de 2004, quanto à designação do Diretor de Benefí cios, acreditamos que fomos totalmente transparentes em seu parágrafo único, que diz: ‘‘O Diretor de Benefí cios da Previnorte, a ser designado pelo Conselho Deliberati vo (...), poderá ser escolhido dentre dois nomes eleitos pelos parti cipantes, inclu-sive assisti dos, nos termos do Regulamento Eleitoral aprovado pelo Con-selho Deliberati vo”. O anexo II deste Regulamento estabelece, de forma inequívoca e alinhada ao defi nido no Estatuto, em seu Item 2 – Da vaga – que: ‘‘os dois parti cipantes (...) candidatos ao cargo de Diretor de Benefí -cios mais votados (...) serão submeti dos ao Conselho Deliberati vo (...) que designará um deles para ocupar a vaga (...) para um mandato de quatro anos”.

Resta, então, defi nido, que cabe ao Conselho Deliberati vo da Previnorte a designação do Diretor e que a regra estabelecida, conhecida e aceita por todos os parti cipantes que parti ciparam do processo eleitoral, que era o Conselho que faria a sua escolha. E assim foi feito e concluído mais um processo eleitoral de forma totalmente transparente. Como a luz que atravessa a vidraça de lá para cá e daqui para lá.

A Diretoria

Page 3: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

“Decidi ser participante da Previnorte por se tratar de uma instituição com excelente reputação, ética e transparência, o que lhe garante grande credibilidade. Além disso, o resultado positivo e o patrimônio da Fundação se mantêm em ascensão, possibilitando assistência digna aos atuais e futuros beneficiários. Há um provérbio no mundo dos investimentos que diz: “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”. Diante das seguidas notícias sobre o aumento do rombo do INSS, das dificuldades para aprovar aumento da aposentadoria e do veto ao fim do fator previdenciário, fica cada vez mais difícil depender exclusivamente dos proventos pagos pelo INSS. Ter um plano de

previdência complementar é uma importante ferramenta para a construção do futuro de qualquer profissional; é um instrumento de geração de renda que permite reduzir o desconforto da falta de recursos para complementar as nossas necessidades, às vezes básicas e que aparecem justamente em um período em que não podemos gerar rendimentos compatíveis com os gastos. É importante mantermos uma previdência complementar, pois o dinheiro poupado hoje será resgatado no futuro, mantendo assim os padrões de qualidade de vida do segurado. Portanto, digo aos colegas que ainda não se decidiram a ser participantes da Previnorte: não percam nenhum dia fora da Fundação, façam como eu! Façamos hoje o que ninguém poderá fazer por nós no futuro! Planejar a qualidade de vida, usufruir com saúde e bem-estar a família e os filhos é a maior dádiva desta vida. Para isso acontecer precisamos ser previdentes. E previdência financeira é a Previnorte! Venha se prevenir você também!”.

Célia Rocha da Silva Limaparticipante ativa da Eletrobras Distribuição Acre

Novo

s pa

rtic

ipan

tes

Previnorte – Fundação de Previdência ComplementarSCN Quadra 01, Bl. “C” Ed. Brasília Trade Center – Salas 801/814– CEP: 70711-902 – Brasília-DF. Tel.: (61) 2105-0300 Fax: (61) 2105-0301e-mail: [email protected]; Diretoria Executiva: Presidente: José Benjamin Morais de Souza Carmo. Diretor Financeiro: José Ricardo Pinheiro de Abreu. Diretor de Benefícios: José Henrique Pereira Beltrão. Conselho Deliberativo: Efetivos: João Paulo dos Reis, Ricardo Pereira da Silva, Tenysson de Matos Andrade, Wandyr de Oliveira Ferreira, Rogério Palmeirão de Alvarenga, Massashi Tegoshi. Suplentes: Valdemir Andrade de Albuquerque, Gervásio Nery de Albuquerque e Jorge Butruce. Conselho Fiscal: Efetivos: José Francisco de Abreu, Leonardo Andrade Simon, Francisco Geramilton Albuquerque de Souza e Mário Luiz Pegoraro. Suplentes: Viviane Brandão de Souza, Lauro Paulino de Souza e Wellington José de Araújo. Patrocinadores: Eletrobras Eletronorte – Eletrobras Amazonas Energia – Eletrobras Distribuição Roraima – Eletrobras Distribuição Acre. Jornalista Respon-sável: Alexandre Accioly (Mtb 1.342/DF). Projeto Gráfico e Editoração Eletrônica: Opium Marketing. Tiragem: 7.200 exemplares.

4 5

E X

P E

D I

E N

T E

No período de janeiro a abril de 2018, ingressaram na Previnorte os seguintes

participantes , a quem desejamos as boas-vindas:

Eletrobras Eletronorte

Maximiano Oliveira BarbosaTeresinha de Jesus Leal de Sabóia Melo

Previnorte

Glayce Ximenes Miranda RochaHugo Leonard Gonçalves Bassul

Rainer Pereira de AlmeidaVinícius da Silva Pereira

Eletrobras Amazonas

Cassiano Rodrigues da Silva Filho Orlando Gomes Vilaça Filho

Tarcísio Estefano Rosa

Eletrobras Distribuição Acre

Adriana Barroso do Nascimento TojalBruno da Silva Aguiar

Célia Rocha da Silva LimaFranklim da Rocha

Geraldo Pereira da Silva JúniorIlson Nascimento da Silva

Manoel Célio Oliveira da SilvaPablo Vicente Barros de Alencar

Rosivan Silva dos SantosSilvana Alves Pereira

Page 4: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

6 7

No período de janeiro a abril de 2018, solicitaram benefício de aposentadoria

complementar na Previnorte os seguintes participantes, a quem desejamos

as boas-vindas para a nova etapa de vida:

Eletrobras Eletronorte

Abdias Smith NunesAdemir Vitorino de Assunção

Almir Barreto de SouzaÁlvaro Lima de AraújoÂngelo Antonio Carillo

Antônio Eduardo de Moraes FerreiraAntônio Frederico Pereira da Silva

Aureliano Diniz MoreiraBenedito Rafael Figueiredo Cardoso

Carlos Alberto Prata MendesCarlos Augusto da Conceição Santos

Carlos Roberto JodasCláudia Maria Carriço de Lima Menezes

Crisógno Ferreira Frazão FilhoCristiana Guardiero Cunha Lopez

Cristina Patelli dos ReisDagoberto Souza Carvalho

Dilermando de Santana LacerdaDionízio Medeiros de Sousa Filho

Edison Luiz KomkaEdmilson Soares LimaEdson Martins Sousa

Eduardo Theófilo do NascimentoElcy Silva de Moraes

Elias Mendes FigueiraElisa Maria Carneiro Moreira

Elton Crisóstomo PereiraFelipe Pullen Parente

José Carlos Pessoa RosaJosé Dimas Baldini

José Ferreira GomesJosé Francisco de Abreu

José Geraldo Crisóstomo de SousaJosé Henrique Machado Fernandes

José Maria Caldas BatistaJosé Ribamar Chaves dos Passos

José Roberto Campos LadeiraJosé Tristão Rodrigues

Júlio César ZaninaKatia Maria Mota Fernandes

Lafaiete Pena PereiraLuiz Carlos da Silva

Luiz Serra de AlmeidaMalek Gebrim

Manoel Itiberê Alves dos SantosMárcia Cristina Batista Fonseca

Márcia FrançaMárcio Ernane Costa

Marcos Antônio Antunes RennoMarcos Antônio Guimarães Bezerra

Marcos Antônio PapaMarcos Antônio Torres de AlbuquerqueMaria Adelaide de Medeiros Monteiro

Maria Auxiliadora Monteiro AlliMaria Cristina Alves

Maria de Nazaré Oliveira SelhorstMaria Elisabethe Mota Carbonell

Maria José Serra PinheiroMaria Marlizete de Moura Pereira

Marina Cochlar GoelzerMário Ferreira Setubal Filho

Mário Noboru TakaiMário Sérgio Escobar Brussi

Nilton Jorge de OliveiraNiobey José Freire

Odete Maria da Cunha BalduinoOrlando Sampaio da Silva

Osmar Vieira FilhoPaulo Cézar Guedes Cora

Flávio Roberto AntônioFloriléa Campelo Fonseca

Francisco Carlos ValoisFrancisco Silva Dias

Francisco Silvio Vilela da SilvaGeraldo Luiz Costa NicolaGerusa Maria Brasil Silva

Geso Luiz AlvesGildomário Silva Campos

Graciete Maria de Oliveira PontesHaroldo César Xavier

Hernany Francisco Holanda BezerraIsolda Maciel de AlmeidaItamar da Costa Pimenta

Ivanildo Marçal Abreu NunesJeremias Pinheiro Moreira Filho

Jesus Alves da CostaJoão Barbosa dos Santos

João Batista de Faria ÁvilaJoão Luiz Fortes Pantoja Coelho

João Wilson da SilvaJoaquim Galdino da Silva

Joaquim Jorge Câmara PiresJobeniva Livramento de Melo

Joel Cantanhede SilvaJonas Bezerra de Sousa

Jorge Luiz LiechockiJorge Serra de Almeida

José Alberto Vasconcelos LimaJosé Antônio Corrêa Coimbra

Paulo Maurício Peixoto VasconcelosPaulo Rubens Paraense de Azevedo

Pedro Gouvêa LobatoRaimundo Pinheiro de Araújo

Risoleta Saraiva de MeloRoberto de Souza Mendes

Ronald Marins Domingues da SilvaRosângela Menezes dos Santos

Rosemiro de Sousa SoaresRui Braga

Sandra Sueli Sales Andrade PereiraSebastião de Lima Ferreira

Sérgio ApolinárioSetembrino de Menezes Filho

Silas Augusto de SouzaSilas Rondeau Cavalcante Silva

Silvia Pinto LessaSimão Quintela de MouraSônia Maria Veloso MainelTerezinha de Fátima MeloValter Hiroshi YamaguchiVirgínia Barros de Castro

Vitor Tadeu GuedesWagner Luís dos SantosWanderlei Prado Matos

Wesley Santos FilhoWilliam Pereira Escobar

Previnorte

Ana Odete Barreto Dias

Eletrobras Distribuição Roraima

Alexandre Barbosa RamosMaria de Lourdes Pinheiro Cordeiro

Rosilene Damasceno Peres

Page 5: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

Noss

os p

artic

ipan

tes

8 9

“Trabalho na Eletronorte desde outubro de 2002. Sempre traba-lhei na Diretoria Financeira. Iniciei como terceirizado, quando em março de 2007 ingressei para o quadro da empresa, por meio do concurso de 2006. Antes trabalhei no Banco do Brasil e em uma empresa de consultoria financeira. Portanto, meu primeiro contato com o setor elétrico foi mesmo a Eletronorte. Meu primeiro chefe foi Kiyoshi Nakamai, quando ele era Superintendente de Planeja-mento. Excelente profissional e um grande mentor. Juntos, partici-pamos de muitos projetos importantes, incluindo a análise finan-ceira de empreendimentos de geração e transmissão de energia elétrica, nos quais tivemos grande êxito no trabalho. Em dezembro de 2007 fui promovido a Gerente-executivo de Estudos. Em 2010, fui convidado a assumir a Superintendência de Planejamento de Controle, onde atuei até abril de 2017, quando assumi a função de assistente da Diretoria Econômico-Financeira. Durante esse tempo tivemos muitos fatos marcantes, dos quais destaco a participação ativa e vitoriosa em leilões de geração e transmissão de energia elé-trica, o envolvimento e alinhamento de planejamento econômico--financeiro com o planejamento estratégico da empresa e a cons-trução de uma cultura de gestão de custos e controle”.

“O cotidiano de trabalho de um assistente de diretor é muito corrido e exige muita dedicação e tempo de minha parte. Contudo, sinto-me um privilegiado por ocupar essa função de tamanha im-portância para a Eletronorte, pois tenho a oportunidade de coorde-

O futuro é logo ali.

Page 6: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

Noss

os p

artic

ipan

tes

10 11

nar e opinar em questões de alta relevância para a sustentabilidade financeira da empresa. Quanto à Previnorte, sou participante desde o primeiro dia de trabalho. Considero que a Fundação tem exercido sua função de modo muito satisfatório, permitindo-me a tranquili-dade necessária para o planejamento de minha aposentadoria. A previdência complementar é de fundamental importância para meu planejamento financeiro de longo prazo. Além de ter uma remune-ração adequada para investimento de baixo risco, a contribuição do patrocinador contribui sensivelmente para acelerar o acúmulo de recursos para o momento da aposentadoria, permitindo uma certa tranquilidade para mim e minha família”.

“Aos colegas que ainda não se decidiram em participar da Previ-norte, eu digo: não percam tempo e façam a adesão imediatamen-te. Também vejo de forma positiva a Previnorte adotar o Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade, que

é avaliado pelo PNQ, porque isso pode contribuir para melhorar os processos gerenciais aplicados na organização na busca de resulta-dos mais competitivos e sustentáveis para a Fundação. Na verdade, é um grande privilégio para mim e minha família (foto) podermos contar com uma Fundação que baseia suas decisões em princí-pios como o de equilíbrio atuarial, políticas sustentáveis de inves-timentos, o dever da informação e da transparência. Espero que o sucesso até aqui atingido, por meio da observância a esses princípios, possa ser duradouro, pois o nosso horizonte é de longo, longíssimo prazo”.

Marcello Nascimento Cabral da Costaparticipante ativo da Eletrobras Eletronorte

Família reunida em torno do futuro.

Page 7: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

12 13

Jésus e esposa.

“Deixei a minha querida Belo Horizonte no final de 1976, aos 23 anos, com destino a Brasília, uma cidade que achava inóspita, estranha e não me imaginava morando nela. Para complicar a situa-ção, não tinha parentes, amigos, conhecidos, emprego, nada. Mas o amor falou mais alto, pois minha namorada (esposa há 40 anos) ha-via passado no vestibular e vindo da Bahia para morar aqui. Como Deus sempre me protegeu, mais até do que mereço, as coisas se encaixaram perfeitamente. Passei no vestibular e recebi várias pro-postas de emprego, antes de entrar na Eletronorte. Constituí uma família maravilhosa, com três filhos e que já me presentearam com três netinhos maravilhosos. Hoje, não troco Brasília por nenhum outro lugar do mundo. Sempre que possível, retorno a Belo Hori-zonte, mas só a passeio”.

“Ingressei na Eletronorte em 1982. Foi uma decisão muito difícil à época, pois já tinha cargo gerencial no grupo de empresas em que trabalhava e ganhava mais do que a empresa se propunha a me pa-gar, e olha que a minha função era uma das mais bem remuneradas e a Eletronorte era considerada um dos melhores empregadores de Brasília naqueles tempos, incluindo nesse contexto órgãos públicos e outras empresas estatais. Além desse ponto relevante, a ques-tão salarial, o diretor financeiro da empresa em que trabalhava, ou seja, meu chefe, tentava de todas as formas me convencer a mudar de ideia, sob o argumento de que “empresa estatal é um sepulcro de intelecto, onde eu iria me sentir um parafusinho insignificante numa máquina enorme”. Por outro lado, a minha esposa mostrava--se preocupada com a enorme carga de trabalho sob a minha res-ponsabilidade, com muitas viagens, inclusive nos finais de semana, que praticamente não sobrava tempo para ela e para meu primeiro filho que acabara de nascer”.

“Recebi o telegrama de convocação da Eletronorte para me apresentar e à medida que a data-limite se aproximava, aumenta-va, de forma exponencial, o meu sofrimento pela dúvida da tomada de decisão. Finalmente, combinei com a antiga empresa que iria fazer uma experiência e, caso não gostasse, retornaria aos seus quadros. Nessa brincadeira, se passaram mais de 35 anos sob o guarda-chuva protetor da Eletronorte, tendo sido a decisão mais acertada que tomei na minha vida, depois daquela já menciona-da de me mudar para Brasília. Na Eletronorte, sempre trabalhei na Diretoria Econômico-Financeira, uma área de extrema relevância, pois além de administrar os escassos recursos financeiros da em-presa, cuida das questões tributárias, contábeis e do planejamen-to econômico-financeiro, todos de enorme impacto para o caixa e para seu resultado”.

Noss

os p

artic

ipan

tes

Page 8: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

14 15

“Não tive vida fácil, diga-se de passagem. A batalha foi muito ár-dua, com muitas noites mal dormidas, muito desgaste físico, mental e psicológico, mas a verdade é que nunca me senti um “parafusinho insignificante” como profetizara o já citado ex-chefe. Tive a grata oportunidade de conviver com profissionais de qualidades excep-cionais, o que me agregou muito conhecimento, experiência e sa-tisfação pessoal. Costumo dizer que tudo o que tenho obtive por meio da Eletronorte, embora não deixe de lado a convicção de que sempre procurei fazer o melhor em prol de quem garantia o susten-to digno e confortável da minha família, ou seja, foi um casamen-to que deu certo. Se de um lado a empresa me dava as condições de digna sobrevivência, em contrapartida eu lhe dedicava esforço, responsabilidade e lealdade. Tenho uma enorme gratidão à equipe da Superintendência de Contabilidade pelo apoio, respeito e consi-deração que sempre teve comigo, o que contribuiu, sobremaneira, para a minha ascensão profissional. Enfrentamos várias batalhas e sempre entregamos trabalhos de alto nível, inclusive com reconhe-cimento público e obtenção de prêmios de projeção nacional”.

“Além dessas etapas, tive, como assistente da Diretoria Econô-mico-Financeira, a oportunidade de cuidar de dois processos insti-gantes, um como Gerente de Compliance e outro como presidente da Comissão Permanente de Ética. Particularmente, na Comissão de Ética, por ser uma atividade totalmente fora da minha experiên-cia profissional, acabou se constituindo num trabalho envolvente, o que me possibilitou grande evolução como ser humano e, de que-bra, a oportunidade de conviver com pessoas incríveis, sensatas, de elevado caráter e de vasto pendor ético e moral, tanto na Eletronor-te quanto no Fórum de Gestão da Ética nas Empresas Estatais. Ao longo desses anos, me preparei para o dia que findariam as minhas atividades laborais remuneradas, tanto sob o aspecto financeiro, quanto físico e psicológico. Sou aderente a quem defende a tese de que a vida é composta de ciclos e que estes se fecham. Portanto, depois de muita luta, de muita responsabilidade, de ver meus filhos bem situados na vida e de ter uma família bem estruturada, para mim, esse ciclo profissional acabou de se fechar. Embora respeitan-do, partindo da premissa de que cada caso é um caso, discordo da-queles que argumentam “que não conseguem parar de trabalhar”. Entendo que existe tanta coisa interessante, envolvente e cativante para se fazer no ciclo pós-emprego, que dá para levar a vida numa boa, repleta de grandes momentos de prazer e satisfação”.

“Nessa perspectiva de vida, aderi ao Programa de Aposentadoria Extraordinária ofertado pela Eletronorte e me desliguei da empresa no dia 13 de dezembro de 2017, com o sentimento de dever cum-prido. Saí no momento certo, sem mágoas, ressentimentos ou peso na consciência, partindo da premissa de que se algum desgaste, alguma desavença momentânea aconteceu, eles foram adequada-mente superados. Eram acontecimentos momentâneos, intrínsecos ao processo e ficaram no passado. Ainda me sinto numa espécie de férias prolongadas, pois tenho viajado muito, mas nutro a firme convicção de que jamais me arrependerei da decisão tomada, já que ela foi bem pensada, amadurecida e avaliada. Não tenho qual-quer tendência para depressão, queixumes ou coisa do gênero, até mesmo porque me considero uma pessoa extremamente realizada, feliz e grata a Deus por ter me protegido o tempo todo, a quem agradeço a todo instante”.

Não tive vida fácil.

Noss

os p

artic

ipan

tes

Page 9: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

16 17

Noss

os p

artic

ipan

tes

“Tenho hábitos simples, vivo modestamente, e procurarei vi-ver cada segundo como se fosse o último. Pretendo ocupar o meu tempo com muita leitura, viagens, cuidando das minhas plantinhas, curtindo os meus netinhos, contemplando as belezas que a natu-reza nos dispõe, mas nem sempre nos damos conta, e, sobretudo, cuidando da minha querida esposa, que tanto contribuiu para que chegássemos a esse patamar de realização familiar. Para garantir essa vida serena, de paz e tranquilidade, no seio da minha famí-lia, conto com o indispensável apoio da nossa Previnorte. Sou um dos participantes fundadores da entidade, sempre acreditei e nela apostei todas as minhas fichas, desde o início. Sem querer polemi-zar, mas me recordo que alguns colegas comentavam, quando da constituição da Fundação: “isso não vai dar em nada”, “da minha aposentadoria cuido eu”, ou, ainda, “é um peso muito grande para meu orçamento familiar e não vou fazer esse sacrifício”. Afora esse último argumento, vez que só o indivíduo, “de per si”, possui todos os elementos para respaldar a sua decisão, nunca compactuei com esse tipo de pensamento, pois vislumbrava que o fundo de pensão seria o sustentáculo financeiro para garantir um final de vida com dignidade e conforto para mim e para minha família”.

“Tenho motivos de sobra para acreditar na Previnorte, de quem fui conselheiro fiscal por vários anos, por se tratar de uma institui-ção sólida, menos vulnerável a desmandos políticos, que possui um quadro técnico altamente qualificado, gestores confiáveis e prepa-rados e uma governança de primeira linha. Evidentemente, todos nós precisamos ficar atentos, inclusive nos propondo a participar dos conselhos Deliberativo e Fiscal, de forma a garantir a sólida con-tinuidade da Fundação. A Previnorte está sempre na vanguarda, na busca incessante pela modernização dos seus processos. A obstina-da meta da obtenção do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) é um deles, não pela premiação propriamente, mas pelos benefícios que o processo traz para a sua governança”.

“Causa-me verdadeiro torpor ficar sabendo que alguns colegas ainda não aderiram ao plano de aposentadoria complementar, por se tratar de um excelente meio de poupança, já que as empresas contribuem na mesma proporção da contribuição individual. Além

dessa realidade factual, não podemos nos esquecer de que, no fu-turo, indubitavelmente, a menos que a pessoa tenha outra ativida-de extremamente rentável, não se consegue viver tão somente com a aposentadoria ofertada pela Previdência Social, isso se ela não su-cumbir a médio prazo. Não gosto de dar conselho, mesmo a quem me pede, apenas costumo emitir a minha opinião sob o entendi-mento que “não aderir à Previnorte se constitui um enorme desa-tino. Aos colegas que permanecem na empresa, desejo muito su-cesso, que continuem acreditando e, sobretudo, trabalhando com afinco e dedicação pela sobrevivência dessa inigualável empresa. Evidentemente, sempre tendo em mente que, em algum momento, a parada de cada um tornar-se-á obrigatória, isso é inexorável. Por-tanto, preparem-se para esse momento, que chega ‘tipo rapidinho’. Aos que já saíram, desejo muita paz de espírito para curtirem a vida com leveza, sensibilidade e, sobretudo, com muita saúde”.

Jésus Alves da Costa participante assistido da Eletrobras Eletronorte

Realização familiar.

Page 10: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

18 19

Gest

ão

Após as Eleições 2018, tomaram posse, no último dia quatro de abril de 2018, o novo Diretor de Benefícios, José Henrique Pereira Beltrão; e os novos membros dos conselhos. Para o Conselho Deliberativo tomaram posse: Wan-dyr de Oliveira Ferreira, Rogério Palmeirão de Alvarenga e Massashi Tegoshi, efetivos; Valdemir Andrade de Albuquerque, Gervásio Nery de Albuquerque e Jorge Butruce, suplentes. Para o Conselho Fiscal foram empossados Francisco Geramilton Albuquerque Souza e Mário Luiz Pegoraro, efetivos; e Wellington José de Araújo, suplente.

O assistente da Presidência da Eletronorte, José Adolfo Ramos da Concei-ção, representante do diretor-presidente do patrocinador instituidor, Vilmos Grunvald, aproveitando as palavras da ex-diretora de Benefícios, Maria das

Graças Tolosa de Sousa dos Santos, que citou versos do compositor e cantor Milton Nascimento (“E assim, chegar e partir são só dois lados da mesma viagem. O trem que chega é o mesmo trem da partida. A hora do encontro é também de despedida”), disse que, “na realidade, essa viagem não tem partida, nem chegada, porque para nós, participantes ativos e assistidos, a Previnorte é uma viagem que todos desejamos que dure cada vez mais”.

Segundo Adolfo, a Previnorte tem que durar muito e para isso é impor-tante que quem vai conduzir a Fundação tenha sempre o foco na sustentabi-lidade, na garantia da qualidade de vida e na busca de melhores resultados, mantendo a imagem que a organização construiu ao longo dos anos, de ser referência no setor de previdência complementar”. “Não é preciso ir longe”, disse ele, “porque este foco está na Missão da Previnorte e temos que rezar nesta cartilha, da garantia da vida, e por que não, da felicidade”.

José Henrique Pereira Beltrão assumiu dizendo-se “extremamente honra-do em assumir a Diretoria de Benefícios da Previnorte, sabendo da enorme responsabilidade em dar continuidade ao grande trabalho que os diretores anteriores tiveram para que a nossa Fundação chegasse ao patamar em que hoje se encontra”. Agradecendo aos que tanto se dedicaram à ‘Família Pre-vinorte’, José Henrique ressaltou que “a instituição tem um corpo de empre-gados e dirigentes que vivem e se dedicam de forma integral à gestão e ao cuidado do nosso patrimônio de forma responsável, ética, compromissada e extremamente competente” (ver entrevista na página 24).

Em sua despedida, a ex-Diretora de Benefícios, Graça Tolosa, afirmou ter “o dever de mostrar, mesmo que em breves pinceladas, o que se fez na vigên-cia do meu mandato, bem como de destacar os valores da equipe de trabalho da Diretoria de Benefícios e todos os demais colaboradores, nos quais acredi-tamos e que dignificaram a confiança que neles depositamos. Foi um privilé-gio fazer parte da Diretoria, onde cada vez mais é requerido foco, dedicação, entusiasmo e impessoalidade nas decisões, que devem primar por defender os interesses daqueles que são o motivo maior da existência desta Fundação, nossos participantes”.

Novo Diretor e conselheirostomam posse

Fotos: Alexandre Mourão/Eletronorte

Page 11: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

O novo Diretor de Benefíciose os novos conselheiros...

2020 21

...assinam os termos de posse, juntamente com os representantes do Conselho Deliberativo e do patrocinador-instituidor.

Page 12: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

Auditório lotado prestigia a posse.

22 2322 23

As boas-vindasda Previnorte

Graça Tolosase despede e

José Henrique assume.

Page 13: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

Entr

evis

ta

O novo Diretor de Benefícios da Previnorte diz que o seu pro-jeto para a Fundação “vai ser muito parecido com o que já temos nesta instituição excepcional e de grande respeito. Vamos man-ter essa direção e propor melhorias onde for necessário. Vamos dar continuidade aos processos relativos ao modelo de gestão da Fundação Nacional da Qualidade, por meio do Modelo de Exce-lência da Gestão – MEG. Creio que o nosso grande desafio será aprimorar os mecanismos de aproximação com os participantes, notadamente o atendimento personalizado aos aposentados”.

Por que é importante essa aproximação?

É o público que a Previnorte atende. Aqueles que têm mais idade também têm mais dificuldades de utilizar mecanismos mais mo-dernos, por isso uma das alternativas é personalizar esse atendi-mento, proporcionando maior envolvimento entre a nossa equipe e os participantes, tornando-os mais próximos. Faremos isso com tecnologia, mas também com humildade para atender àqueles que não possuem muita intimidade com aplicativos ou a internet, por exemplo. Na própria votação eletrônica dessa eleição perce-bemos que muitos não participaram por conta das dificuldades de acesso. Por isso também minha porta vai estar sempre aberta, sou muito solícito em atender as pessoas, conversar, entender o problema e dar uma solução. Essa é normalmente minha tratativa com todas as pessoas.

José Henrique Pereira Beltrão:

“Nosso desafio é o atendimento personalizado

aos aposentados” 24 25

Page 14: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

26 27

A busca pelo MEG faz parte dessa excelência no atendimento?

Sim, claro, e este é um movimento sem volta, que só traz ganhos para a Fundação. Nosso Presidente é profundo co-nhecedor do assunto, os conselhos apoiam e a Fundação é benchmarking em atendimento. Mas também pretendemos con-tinuar a campanha por novas adesões, tanto de novos participan-tes quanto de possíveis novos patrocinadores. As pessoas muitas vezes não participam da Previnorte por desconhecer os benefí-cios que ela trará no futuro.

É um bom investimento participar da Previnorte?

É o melhor investimento do mundo! Não existe nada igual no mercado, uma aplicação em que você coloca uma parte e um pa-trocinador coloca outra parte para você. Não tem como um ne-gócio desses ser ruim. Além disso, temos uma gestão financeira profissional que a Previnorte faz como poucas instituições fazem. Isso traz um ganho muito grande para todos que participam. A aplicação em conjunto traz volume, e isso é muito interessante para quem já é participante e um forte argumento para quem ainda não aderiu.

E os planos de desligamento e aposentadoria, atrapalham?

Podem atrapalhar sim, mas devemos fazer com que os que se desligam das empresas mantenham suas reservas na Fundação. Mesmo os participantes mais jovens podem aproveitar o nosso plano de benefícios para manter um investimento de longo prazo,

com foco no seu futuro. Claro que depende muito de pessoa para pessoa, mas é preciso um trabalho especial voltado a manter os participantes em nossos quadros.

Uma mensagem final

Gostaria de me reportar aos empregados da Previnorte, às pesso-as que aqui trabalham há bastante tempo e que são responsáveis pela Fundação como um todo. Repito sempre que eu não sou diretor, eu estou diretor, e que a instituição são as pessoas que trabalham para mantê-la todos os dias. Eu confio plenamente nas pessoas que trabalham comigo e as respeito e considero tudo o que falam. Eu sou mais um para somar. Isso para mim é muito claro: o que você falar eu vou respeitar, mas se for necessário para a tomada de decisão, também vou questionar. Enfim, vou me dedicar mais do que o possível para fazer o melhor trabalho da minha vida.

Eu sou mais um para somar. Isso para mim é muito claro: o que você falar eu vou respeitar, mas se for necessário para a tomada de decisão, também vou questionar.

Page 15: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

Os benefícios concedidos e mantidos pela Previnorte são recalculados anualmente, no mês de maio, conforme determina o regulamento dos planos. Os reajustes dos benefícios ocorrem conforme os parâmetros a seguir:

Recálculo Anualde Benefícios

Planos de Benefício Definido 01-A, 02-A e 03-AReajustado pelo acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC

Para os aposentados e pensionistas dos planos B – Contribuição Definida, com benefício por prazo determinado ou prazo indeterminado, os parâmetros utilizados nos recálculos são os seguintes:

Planos de Contribuição Definida 01-B, 02-B, 03-B e 04-B Conforme artigo 38 do regulamento do plano, abaixo detalhado:B

ARecálculo dos

benefícios

- Saldo de contas remanescente;

- Prazo restante para recebimento do benefício, descontadas as parcelas já pagas;

- Taxa de juros.

Prazo Determinado

A taxa de juros aprovada pelo Conselho Deliberativo para o ano de 2018 foi de 5,0% a.a., conforme parâmetros estabelecidos na Resolução CGPC nº 18, de 28 de março de 2006.

Os aposentados e pensionistas dos planos B, com benefício na modalidade de renda certa mensal continuam com o reajuste mensal, de acordo com a variação da cota de benefícios.

- Saldo de contas remanescente;

- Nova expectativa de vida do participante e dos envolvidos, se for o caso;

- Taxa de juros.

Prazo Indeterminado

28 29

Prev

idên

cia:

Con

vém

Sab

er

Page 16: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

O valor da contribuição é um dos fatores de maior impacto no seu benefício de aposentadoria futuro. Por isso, anualmente, a Previnorte incentiva seus participantes ativos e autopatrocinados a rever o valor da sua contribuição e se possível, aumentar os percentuais de contri-buição.O período de alteração começa em 1º de maio e se estende a 31 de julho de cada ano. No site da Previnorte (www.previnorte.com.br) é possível realizar simulações para identificar a contribuição que cabe no seu bolso e também o impacto que ela traz no valor da sua renda de aposentadoria.Ainda, caso sua contribuição esteja abaixo do limite previsto no regula-mento complementar do plano de benefício, aumentar a contribuição ainda pode aumentar a contribuição que a empresa realiza em seu favor. Os optantes pela Declaração de Ajuste Anual de imposto de renda, no modelo completo, podem ainda deduzir as contribuições realizadas no ano, observando o limite de 12% (doze por cento) do total dos rendi-mentos tributáveis. Sem contar que, mensalmente, a sua contribuição é abatida da base de cálculo do imposto de renda retido na fonte.Imprima agora mesmo o Formulário Alteração dos Percentuais de Contribuição, disponível no site www.previnorte.com.br > Exclusivo para participantes > Formulários > Alteração dos Percentuais de Contribuição – Plano B. Preencha-o com os novos percentuais e envie à Previnorte.A Central de Relacionamento com o participante da Previnorte pode ajudá-lo a tomar essa decisão. Entre em contato pelo telefone (61) 2105-0300 ou pelo e-mail [email protected]. Seu futuro é construído agora!

Plano B: altere o valor da sua contribuição

O valor da contribuição é um dos fatores de maior impacto no benefício futuro de aposentadoria. Por isso, anualmente, a Previnorte incentiva seus participantes ativos e autopatrocinados a rever o valor da contribuição e, se possível, aumentar os percentuais de contribuição. O período de alteração começou em 1º de maio e se estende a 31 de julho de cada ano. No site da Previnorte (www.previnorte.com.br) é possível realizar simulações para identificar a contribuição que cabe no seu bolso e também o impacto que ela traz no valor da sua renda de aposentadoria.

Ainda, caso sua contribuição esteja abaixo do limite previsto no regulamento complementar do plano de benefício, aumentá-la também aumenta a parte que a empresa realiza em seu favor. Os optantes pelo modelo completo da Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda podem, ainda, deduzir as contribuições realizadas no ano, observando o limite de 12% do total dos rendimentos tributáveis. Sem contar que, mensalmente, a sua contribuição é abatida da base de cálculo do imposto de renda retido na fonte.

Imprima agora mesmo o formulário Alteração dos Percentuais de Contribuição, disponível no endereço www.previnorte.com.br > Exclusivo para participantes > Formulários > Alteração dos Percentuais de Contribuição – Plano B. Preencha-o com os novos percentuais e envie à Previnorte. A Central de Relacionamento com o participante pode ajudá-lo a tomar essa decisão. Entre em contato pelo telefone (61) 2105-0300 ou pelo e-mail [email protected].

O seu futuro é construído agora!

31

Rela

cion

amen

to

30

Page 17: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

Quem não se recadastrar até 30 de junho de 2018

terá o benefício na Previnorte suspenso

Aposentados e pensionistas, comprovem a sua condição

Uma das condições para requerer o benefício de aposentadoria na Previnorte é estar aposentado pela Previdência Social. Assim, em cumprimento ao previsto nos regulamentos complementares dos planos de benefícios, anualmente, os aposentados e pensionistas são instados a realizar o recadastramento e comprovar a manutenção do benefício do INSS. O recadastramento também tem o objetivo de manter atualizados os dados cadastrais dos aposentados e pensionistas. Por exemplo, podem existir alterações no endereço, no número do telefone ou até mesmo nos dados dos dependentes e essas informações são muito importantes para a aderência dos cálculos atuariais.

A campanha teve início no dia 1º de abril e finaliza no dia 30 de junho de 2018. É preciso preencher o formulário de recadastramento 2018, assinar e enviar à Previnorte juntamente com a cópia, atualizada, do comprovante de recebimento do benefício do INSS. A Previnorte enviou correspondência a todos os assistidos, juntamente com um formulário de recadastramento. É possível, também, acessar o site da Previnorte, na área Exclusivo para Participantes e imprimir o formulário, caso não o tenha recebido.

Acesse www.previnorte.com.br, inclua seu CPF e senha e, no menu Exclusivo para Participantes, encontre a opção Formulários e depois Recadastramento. Pronto, imprima seu formulário, se for o caso. Lembre-se, quem não se recadastrar até 30 de junho de 2018 terá o benefício na Previnorte suspenso. Os pagamentos poderão ser reativados na folha de benefícios do mês da entrega dos documentos, se chegarem à Previnorte até o dia 15.

3332

Reca

dast

ram

ento

Page 18: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

34 35

Fina

nças

Crescimento consistente e com solidez

Os planos de benefícios superaram suas metas de 2017 cerca de 22% para os planos BD e 37%

para os planos CD

O ano de 2017 marcou o fim da recessão da economia brasileira, após dois anos consecutivos de queda. A inflação ficou abaixo de 3% pela primeira vez desde 1998, um alívio para os consumidores, após três anos consecutivos de inflação acima da meta. O Banco Central manteve o ciclo de cortes da taxa Selic, iniciado em outubro de 2016 (quando a taxa estava em 14,25%), fazendo com que a taxa chegasse, em dezembro passado, a 7% ao ano. Outro destaque para a economia brasileira foi o lançamento do pacote de privatizações, com a estimativa de ingresso nos cofres da União de R$ 7,7 bilhões, embora o mercado projete algo em torno de R$ 15 bilhões.

Diante da queda da taxa Selic ocorrida ao longo do ano de 2017, o Conselho Deliberativo da Previnorte aprovou a alocação de recursos em ativos de maior potencial de rentabilidade. Neste cenário, a Fundação, aplicando as estratégias de sua Política de Investimentos, empreendeu a diversificação de ativos da carteira de investimentos dos planos de benefícios, superando suas metas atuariais e de referência.

Resultados Planos Contribuição Definida – CD2017

Resultados Planos Benefício Definido BD – 2017

8,37%

7,17%

MET

A:IN

PC+5

,00%

a.a

.

9,59%

7,68%

9,21%

7,68%

EletronortePlano 01-A

Fonte: Consultoria Aditus.

Amazonas EnergiaPlano 02-A

Boa Vista EnergiaPlano 03-A

MET

A:IN

PC+5

,50%

a.a

.

MET

A:IN

PC+5

,50%

a.a

.

11,25% 11,56% 11,54% 11,59%

8,40%

EletronortePlano 01-B

Amazonas EnergiaPlano 02-B

Boa Vista EnergiaPlano 03-B

EletroacrePlano 04-B

META:IPCA + 5,30% a.a.

Fonte: Consultoria Aditus.

Page 19: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

36 37

Os planos de benefícios superaram suas metas de 2017 em média cerca de 22% para os planos BD e 37% para os planos CD. A variação nominal do patrimônio sob gestão, que compreende os patrimônios dos planos CD, BD e PGA, em relação a 2016, foi de 11%, encerrando o ano no valor consolidado de R$ 3,69 bilhões.

Planos de Benefício Definido (Planos A) – Somando 17% do patri-mônio consolidado, os resultados obtidos para as carteiras dos planos de Benefício Definido, planos A, superaram as metas atuariais de INPC + 5,00% a.a. do plano Eletronorte 01-A e INPC + 5,50% a.a para os planos Amazonas 02-A e Boa Vista Energia 03-A, obedecendo ao orçamento de risco estabelecido nas suas respectivas políticas de investimentos. Os ativos que compõem as carteiras dos planos A foram adquiridos obedecendo aos estudos de ALM – Asset Liability Management, de for-ma a oferecer melhor cobertura das necessidades futuras de recursos, com preponderância de títulos de renda fixa, principalmente títulos pú-blicos. As estratégias de investimentos adotadas para gestão dos planos têm se mostrado consistentes com os resultados no médio e longo pra-zos, conforme verificado na rentabilidade apresentada pelas carteiras consolidadas dos planos. Em valores nominais, a carteira consolidada evoluiu aproximadamente 3%, saindo de um patrimônio em dezembro de 2016 de R$ 603,8 milhões, para R$ 622,8 milhões em dezembro de 2017.

Rentabilidade dos Segmentos – Planos BDRentabilidade Consolidada: 8,45%

Patrimônio: R$ 622,85 milhões – Dezembro/2017

Composição do Patrimônio por Plano sob GestãoR$ 3.699,13 milhões

Composição do Patrimônio por Plano sob GestãoR$ 3.699,13 millões

Fonte: Balancete Dezembro/2017 - PRCC.

Boa Vista Energia Plano 03-B

Eletronorte Plano 01-BAmazonas Plano 02-BEletronorte Plano 01-A

PGAEletroacre Plano 04-BAmazonas Plano 02-ABoa Vista Energia Plano 03-A

70,04%

8,27%

15,43%

2,31% 1,69%

0,86%

1,12%0,28%

Rentabilidade dos Segmentos - Planos BDRentabilidade Consolidada: 8,45%

Patrimônio: R$ 622,85 milhões - Dezembro 2017

Imóveis

Renda FixaEstruturadosOperações com Participantes

93%

1%

2%4%

Page 20: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

38 39

Planos de Contribuição Definida (Planos B) – Os planos de Contri-buição Definida – planos B comportam a maior parcela do patrimônio, 81% do total. Os resultados obtidos para as carteiras de investimen-tos dos planos B superaram o índice de referência, IPCA + 5,30% a.a., obedecendo ao orçamento de risco estabelecido nas suas respectivas políticas de investimentos, sendo acompanhados pelos conselhos Deli-berativo e Fiscal em suas reuniões ordinárias.

A rentabilidade consolidada foi auferida por meio dos desempenhos dos segmentos de investimentos demonstrados conforme gráfico a se-guir:

A carteira de renda fixa, que compõe 87% do patrimônio, tem 85% de sua composição em fundos abertos e fundos exclusivos, e 15% de ativos de carteira própria. A carteira de fundos representa aproximada-mente 74% do patrimônio dos planos B.

Os fundos exclusivos respondem por aproximadamente 57% do pa-trimônio dos planos, num total, em dezembro de 2017, de R$ 1,72 bi-lhão. A composição por segmento do patrimônio consolidado está de-monstrada no gráfico a seguir:

Acompanhamento de riscos – A Fundação Previnorte apresenta uma robusta estrutura de governança, onde as carteiras de investimen-tos dos planos são submetidas aos controles de alocação, concentração e exposição a riscos. O aparato de controle visa a mitigar os riscos aos quais estão expostos os recursos dos planos e é realizado como rotina pelas áreas técnicas da Fundação. Os limites de riscos das carteiras são definidos nas políticas de investimentos dos planos, cujos pilares são regidos pela Resolução CMN nº 3.792/09 e suas atualizações. Tanto a aprovação dos limites quanto o seu acompanhamento são realizados mensalmente pelos conselhos Deliberativo e Fiscal.

Política de Investimentos 2018-2022 – Em sua 298ª reunião, rea-lizada em 29 de novembro de 2017, o Conselho Deliberativo aprovou as novas políticas de investimentos para todos os planos, para o perí-odo de 2018-2022. O processo de aprovação levou em consideração as mudanças de cenário macroeconômico, diversificação das carteiras, aperfeiçoamentos no acompanhamento de riscos e na governança da gestão de investimentos da Previnorte.

Composição do Patrimônio sob GestãoR$ 3.699,13 milhões

Rentabilidade dos Segmentos – Planos CDRentabilidade Consolidada: 11,30%

Patrimônio: R$ 3,014 bilhões – Dezembro/2017

Composição do Patrimônio por Plano sob GestãoR$ 3.699,13 millões

Fonte: Balancete Dezembro/2017 - PRCC.

Títulos Privados

Fundos Exclusivos Planos CDFundos Renda FixaTítulos Públicos

Fundos EstruturadosOperações com ParticipantesInvestimentos ImobiliáriosRenda Variável Planos CD

47%

18%15%

9%

4%4%

2%

1%

Rentabilidade dos Segmentos - Planos CDRentabilidade Consolidada: 11,30%

Patrimônio: R$ 3,014 bilhões - Dezembro 2017

87%

1%2%

5%5%

Operações com Participantes

Renda FixaRenda VariávelEstruturados

Imóveis

Page 21: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

40 41

Empr

éstim

os

Você sabia que o emprésti mo que o parti cipante contrata na Previnorte é um inves-ti mento para a Fundação e também para você? Os resultados alcançados com a recei-ta de juros de emprésti mos aos parti cipantes e pensionistas retorna diretamente ao plano de benefí cios na forma de valorização da cota para os parti cipantes dos planos CD – Contribuição Defi nida; ou aumento do saldo dos recursos garanti dores para os parti cipantes dos planos BD – Benefí cio Defi nido, tudo isso para que você possa usu-fruir com tranquilidade dos benefí cios que a Previnorte lhe concede ou irá conceder.

As taxas de juros são estabelecidas considerando as metas de rendimento de cada plano. Isso signifi ca que as taxas serão as menores possíveis, de forma a não onerar sobremaneira o bolso do parti cipante (consulte a tabela de juros no site – na opção Emprésti mos, selecionar Taxas). Podem ser contratados emprésti mos pessoais e emer-genciais. Para a contratação do emprésti mo pessoal não há necessidade de comprovar a fi nalidade do uso e o limite a emprestar é fornecido no site da Previnorte, área Exclu-siva para Parti cipantes, na opção Emprésti mos > Simulação. Esse limite é estabelecido considerando-se o valor da remuneração, do saldo da reserva de poupança, do limite segurável pela apólice de seguro prestamista e da disponibilidade de margem consig-nável de cada contratante. Já para o emprésti mo emergencial, que é oferecido para cobrir despesas com saúde e outras emergências, é exigida a comprovação documen-tal do uso e o limite a contratar pode ser solicitado à área de Relacionamento com os Parti cipantes (consulte os detalhes no site, na opção Emprésti mos, selecionando o ti po Emergencial).

Simulação – Os emprésti mos podem ser reformados depois do pagamento mínimo de seis prestações ou quanti dade que represente 40%, ou mais, do total das presta-ções contratadas. A simulação também pode ser feita no site. Somente poderá con-tratar ou reformar um emprésti mo o parti cipante/pensionista que possuir margem consignável disponível para tal.

Embora as taxas oferecidas sejam atrati vas, a contratação de um emprésti mo sem-pre representa uma dívida e deverá ser analisada criteriosamente, para que lhe pro-porcione benefí cios e não difi culdades. A troca de uma dívida cara por uma mais bara-ta, por exemplo, representa uma escolha inteligente. Para garanti r que o emprésti mo aprovado seja creditado ao parti cipante/pensionista no prazo programado, é impor-tante que a solicitação ocorra com antecedência.

Conheça mais condições e possibilidades oferecidas pela Previnorte nas operações de emprésti mos lendo o Regulamento publicado no site.

Emprésti mos:o resultado que retorna

para a sua conta

Page 22: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

Cumpre a legislação, estatuto e regulamentos – Compliance

A Previnorte cumpre, fielmente, a legislação aplicável ao segmento de previdência complementar, bem como os demais requisitos legais pertinentes aos processos gerais, regulamentos, estatuto e demais normativos internos, conforme pode ser atestado pelas fiscalizações realizadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, órgão regulador e fiscalizador. Além disso, anualmente, passa por auditorias realizadas pelos patrocinadores Eletrobras Eletronorte e Amazonas Energia, auditorias independentes (contábil e de benefícios) e auditorias ISO – Organização Internacional de Normatização.

Consciente da necessidade de manter-se sustentável, a Previnorte possui uma sólida estrutura de governança, constituída pelos conselhos Deliberativo e Fiscal, e a Diretoria Executiva. Há 30 anos, a Fundação vem trabalhando no sentido de manter seus participantes satisfeitos, garantindo o cumprimento de sua Missão de “assegurar serviços de previdência complementar com excelência e sustentabilidade, contribuindo para a qualidade de vida dos participantes e assistidos”.

Assim, todos os processos da entidade convergem para honrar, com responsabilidade, os compromissos dos planos de benefícios. Para garantir a sustentabilidade do negócio, a Previnorte promove as seguintes ações:

Avaliação atuarial

A análise atuarial visa à identificação da sustentabilidade financeira e econômica dos planos de benefícios, observando, em especial, os fluxos anuais projetados de receitas e despesas, e a rentabilidade dos recursos destinados ao pagamento do compromisso firmado com os participantes.

Custeio administrativo

O custeio administrativo para gerir esses recursos é aprovado pelo Conselho Deliberativo e é constituído por valores aportados pelos participantes e patrocinadores. Observa percentuais limites, conforme estabelecido nos regulamentos dos planos de benefícios, e tem como base de cálculo a contribuição do patrocinador e o benefício dos assistidos.

O nosso negócioe a sustentabilidade

Gestão orçamentária

A gestão orçamentária da Previnorte é norteada pela legislação vigente, com limites de gastos administrativos definidos pelo Conselho Deliberativo, sempre vislumbrando a sustentabilidade e a perenidade da Fundação.

43

Sust

enta

bilid

ade

42

Page 23: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

Selo de benchmark nacional em satisfação de clientes

O Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente – IBRC realizou a 11ª edição da Pesquisa de Satisfação e Imagem junto aos participantes, tendo como resultado o índice de 94% de satisfação, o que concedeu à Previnorte o selo de benchmarking nacional válido para o ano de 2017.

Portal de educação financeira e previdenciária

Participantes e não participantes têm à disposição um novo portal de educação financeira e previdenciária, dinâmico e interativo, com muitas matérias, vídeos, testes e podcasts. Acesse o endereço pensandohojeoamanha.previnorte.com.br e confira. Conhecer mais do sistema de previdência é muito importante para o amadurecimento e o entendimento dos informativos divulgados pela Previnorte. A partir desse conhecimento é possível entender, na prática, como funcionam os planos de benefícios da Fundação.

Certificação ISO 9001 versão 2015

A Previnorte possui todos os seus processos certificados pela norma ISO 9001 desde o ano de 2002. A partir de então, a norma foi revisada duas vezes, em 2008 e 2015, e a Fundação realizou os ajustes necessários para atender a todos os requisitos e manter todos os seus processos certificados.

Gestão de riscos e controles

A Previnorte adota, como prática de gestão de riscos, as diretrizes estabelecidas na Política de Gestão de Riscos e Controles Internos, aprovada pelo Conselho Deliberativo. Em 2017, realizou a terceira avaliação de riscos em todos os seus processos. Essa gestão também se mostra consolidada e em constante evolução junto à governança da Fundação.

Gestão de investimentos

Essa gestão conta com um Comitê de Investimentos, que é um colegiado de assessoramento, com a função de propor e acompanhar políticas e estratégias, observando as diretrizes gerais da legislação pertinente e o cenário econômico. O produto dessa gestão apresenta resultados positivos, superando as metas definidas para os planos de benefícios ao longo dos anos, o que contribui para colocar a Previnorte em 35º lugar no ranking patrimonial da Abrapp, sendo que o Plano 01-B ocupa atualmente o oitavo lugar no ranking patrimonial de planos de benefícios na modalidade Contribuição Definida.

Busca da excelência

A Previnorte está aprimorando o seu modelo de gestão e capacitando o seu corpo funcional para a implantação do Modelo de Excelência da Gestão – MEG, agora adequado à 21ª edição. Esse modelo promove a estruturação e o alinhamento da gestão para a evolução sustentável, cooperativa e com geração de valor para todas as partes envolvidas, fortalecendo a cultura da excelência.

44 45

Page 24: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

47

Étic

a

46

O Canal da Ética é um meio de comunicação confidencial aberto para toda a sociedade, disponível para os colaboradores, empregados, participantes, ativos e assistidos, clientes, fornece-dores, parceiros e todos os demais públicos de interesse da Pre-vinorte. O instrumento funciona como uma forma de reporte de infração de normas ou disposições legais, contratuais, ou suspeita de descumprimento de qualquer um dos pontos descritos no Có-digo de Ética da Previnorte.

O Canal permite que os relatos sejam enviados a qualquer tempo, assegurando anonimato ao denunciante sempre que este desejar não ser identificado, sendo uma poderosa ferra- menta de comunicação, por ser proativa, transparente, indepen-dente e imparcial.

Entenda como funciona o Canal da Ética:

Fique pordentro do

Canal da Ética

Page 25: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

4948Você tem algo a nos dizer? Os relatos podem ser anônimos e o canal está aberto 24 horas, todos os dias. É rápido, seguro, sigiloso e confiável. Participe!

2. Verifica os registros noCanal da Ética e convoca

reunião para análise da situação

1. Acessa o canal erelata a situação que

julga irregular

Canal da Ética

Quem:Manifestante

Quem:Comissão de ÉticaComposta por quatro pessoas, sendo umrepresentante do Conselho Deliberativo e três empregados da Previnorte

Canal da ÉticaAtas e registrosdas apurações

7. Conclusão do processo eencerramento da ocorrênciano Canal da Ética por meio

de registro de parecer

Quem:Comissão de Ética

6. Confirmada airregularidade, é aplicada

sanção prevista no Código deÉtica e Manual de Conduta da

Previnorte

3. Realiza reuniãoem caráter ordinário ou

extraordinário para avaliara procedência das

ocorrências recebidas

Quem:Comissão de Ética

Processoético-disciplinar

5.2 Elabora relatório comas etapas do processoético-disciplinar e sua

conclusão

Quem:Comissão de Ética

Quem:Comissão de Ética e envolvidosno processo ético-disciplinar

Ata da reunião

Ocorrência nãoé procedente

Ocorrênciaé procedente

4.1. Elabora parecer,registra em ata,

e encerra o registrono canal Canal da Ética

Atas e registrosdas apuraçõesQuem:

Comissão de Ética

4.2. Apura os fatos eresponsabilidades

Quem:Membros da Comissão

5. Realiza reunião paraavaliação das informações

apuradasOcorrência

é procedente

Ocorrência nãoé procedente Quem:

Comissão de Ética Atas e evidênciasdas apurações

5.1. Elabora parecer,registra em ata

e encerra a ocorrênciano canal

Canal da Ética

Canal da Ética Previnorte

Page 26: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

1. Você geralmente compra algo quando:

a) Sempre que vê algo que lhe interessa. b) Está triste, deprimido, e compra algo de que gosta como tentativa de se animar. c) Só compra algo de que está precisando. 2. Ao chegar em casa, depois de fazer compras, você:

a) Até esquece o que comprou e demora dias para abrir a sacola e guardar o produto. b) Se arrepende da compra e chega a esconder dos familiares. c) Imediatamente guarda o que comprou e quer usar o produto assim que possível.

Será que você gastaseu dinheiro por impulso?

3. Ao entrar em uma loja de que gosta, você:

a) Só compra algo se tiver dinheiro sobrando. b) Sempre compra alguma coisinha. c) É capaz de sair de mãos vazias, se não encontrar nada que tenha gostado realmente. 4. Já aconteceu de faltar dinheiro no final do mês porque você gastou com coisas que não precisava ou não planejou a compra?

a) Nunca chegou a faltar, mas já fiquei apertado por causa disso. b) Acontece sempre. c) Nunca acontece. Eu me organizo justamente para evitar esse tipo de situação.

5. Como você reage ao ver produtos em oferta?

a) Só compro se for algo que uso frequentemente e se o desconto for grande. b) Sempre aproveito qualquer promoção. c) Avalio se realmente vou usar o produto e se o preço cabe no meu orçamento.

Resultado

6 3 0 3 3 3 3 3 3 63 6 6 6 6 6 6 6 6 30 0 3 0 0 0 0 0 0 0

1 2 3 4 5 7 8 9 106abc

Questão

Item

6. Chegou a fatura do seu cartão de crédito. Qual é a sua reação?

a) Ai, vou precisar me apertar, mas se eu deixar de almoçar fora uns dias, consigo pagar o valor total da dívida. b) Gente, tudo isso? Não tenho dinheiro para pagar o total. Vou ter que pagar o mínimo e ver como fica no mês que vem. c) Opa, o valor está dentro do que eu previa.

7. Na hora das compras, qual costuma ser a sua forma de pagamento?

a) Cartão de débito ou crédito. b) Cartão de crédito ou cheque. c) Dinheiro ou cartão de débito.

8. Qual é o seu comportamento quando vai ao mercado?

a) Sempre vou com uma lista, mas nem sempre sigo à risca e costumo comprar algumas coisinhas que não estavam previstas. b) Compro tudo o que tenho vontade. c) Sempre sigo à risca a lista de compras que fiz em casa.

9. Com que frequência sente vontade de comprar algo novo para você?

a) Às vezes. b) Sempre. c) Raramente. 10. Quando precisa parcelar uma compra, como faz isso?

a) Divido a compra no maior número possível de parcelas. b) Faço as contas no balcão mesmo e divido de acordo com a minha possibilidade de pagar. c) Opto pelo menor número possível de parcelas, mesmo que fique um pouco apertado com as prestações durante um tempo.

Nunca (0-18)Você até tem vontade de comprar roupas e outros produtos, mas sabe muito bem se controlar. Só gasta mesmo quando percebe que a aquisição vai atender a uma necessidade sua ou da família. Ainda assim, analisa com cuidado o impacto daquela despesa no orçamento e a melhor forma de pagar, o que é ótimo, porque ajuda você a manter as finanças sempre em dia. Continue assim!

Às vezes (19-42)Você não gasta por impulso com frequência mas, vez ou outra, compra algo que gosta ou que está com preço bom, mesmo sem avaliar a real utilidade daquele item no seu dia a dia. Além disso, nem sempre faz as contas direitinho antes de abrir a carteira. É bom ficar atento para não transformar essas escapadinhas em um hábito e perder totalmente o controle. Na vida financeira, como em todos os outros aspectos da sua vida, o segredo é o equilíbrio.

Sempre (43-60)Você gasta muito por impulso. Compra quando está triste, quando está feliz ou simplesmente para não passar vontade. O problema de agir dessa maneira é que você pode facilmente perder o controle das suas finanças e acabar se endividando. Se você compra para preencher algum vazio emocional, também é preciso ficar alerta. Conversar com um amigo ou até procurar a ajuda de um terapeuta pode ser uma estratégia para se livrar, de vez, do comportamento consumista.Elaborado com a consultoria da psicóloga Adriane de

Melo Silvestre e do consultor financeiro Cláudio Boriola.

Todo mundo já comprou algo de que não precisava, sem nempensar em como aquele gasto poderia abalar o orçamento doméstico.E fazer isso de vez em quando até passa. Porém, se o comportamento

começa a se tornar frequente, é preciso atenção.

Faça esse teste e descubra em que nível você está.

51

Fina

nças

: Con

vém

Sab

er

50

Page 27: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

52

Principalmente no fim do ano, muitas pessoas viajam, para visitar a família no Natal, passar o Ano Novo em uma praia, aproveitar o recesso ou, até mesmo, sair de férias. Sem dúvida, são momentos inesquecíveis, que renderão boas lembranças. Mas se as viagens não forem planejadas, com certeza, além de boas fotos e recorda-ções agradáveis, também vão deixar algumas contas que mais tarde podem se transformar em incômodos e preocupações. Então, o que fazer para evitar que isso aconteça?

Comprar passagens aéreas muito próximo da data da viagem não é uma boa atitude. Os preços costumam ser bem mais altos do que se tivessem sido compradas com a antecedência de alguns meses. Mas não se preocupe se você não tomou esta medida. Existem outras coisas que você pode fazer para tornar sua viagem econômica. Uma delas é utilizar o programa de milhagens do cartão de crédito para comprar as passagens aéreas. Outra é fi-car de olho nas promoções oferecidas pelas companhias aéreas.

Prev

resu

mo

Viajar, descansar, divertir e

economizar

Confira o resumodos nossos informativos

52

Assim como comprar passagens com três meses de ante-cedência garante melhores preços, evitar viajar em alta temporada para destinos muito concorridos também sig-nifica economia. A diferença de gastos entre viajar para uma praia no verão ou no inverno é imensa. Mas se você está mesmo decidido a viajar nesse fim de ano ou nos próximos dois meses, a melhor saída é se informar: pes-quisar opções de hotéis e pousadas em sites do ramo, consultar blogs especializados em viagens econômicas e conversar com amigos experientes. Eles vão ter dicas úteis que você nem imagina!

Todos desejamos um futuro de segurança e tranquili-dade, mas, para alcançá-lo, precisamos ser prudentes e previdentes, criando condições para que o nosso ama-nhã seja a realização daquilo que sonhamos. Esse é um comportamento que deve começar cedo e de várias for-mas. Uma delas é cuidar da saúde, pois quem chega sau-dável à terceira idade tem mais condições de desfrutar de tudo o que construiu e conquistou.

Outra é formar a reserva financeira que garantirá, no futuro, um nível de vida próximo ao que se tem hoje, quando se está na ativa. Como sabemos, é muito difícil, somente com o benefício do INSS, preservar essa condi-ção atual. Ser participante da Previnorte, por exemplo, é ser prudente e previdente quanto ao amanhã e, o que é melhor, contar com a ajuda da empresa (patrocinador) nessa iniciativa.

Seja previdente e construa

o futuro dos seus sonhos

53

Page 28: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

Veja como funciona: você faz contribuições mensais; a empresa em que você trabalha também faz contribui-ções em seu nome; essas contribuições são aplicadas no mercado financeiro; o total acumulado e rentabilizado será sua reserva de poupança e poderá ser converti-do em aposentadoria complementar, pensão ou ou-tros benefícios, conforme o regulamento do seu plano; você ainda tem outros benefícios, como empréstimos em condições vantajosas, dedução do imposto de renda etc.

A expectativa de vida da população mundial cresce a cada dia. No Brasil, por exemplo, aumentou mais de 30 anos no período de 1940 a 2016 e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, hoje chega perto de 76 anos. Isso é bom, pois permite que todos possam viver por mais tempo junto das pessoas queri-das, desfrutar, no dia a dia, de coisas que, antigamente, não passavam de ficção, conhecer mais lugares e realizar mais sonhos.

Ser previdente significa prever, se cuidar e se preparar para alcançar os objetivos e evitar o indesejá-vel. E quanto mais cedo essas medidas forem praticadas, maiores e mais satisfatórios serão os resultados de lon-gevidade, qualidade de vida, realização e bem-estar. Veja alguns cuidados simples e eficazes que você pode adotar desde já:

Prepare-separa viver

mais e melhor

54

• Cuide da saúde – Comece pela alimentação saudável, preferindo alimentos naturais, ricos em fibras e com baixos teores de gorduras, sódio, condimentos, con-servantes e outros elementos próprios dos produtos industrializados. Combata o sedentarismo e a obesi-dade, fazendo atividades físicas regulares, se possível com orientação de um profissional especializado.

• Cuide das finanças – Para muita gente, finanças é uma palavra complicada, estranha e incômoda, mas numa visão simples, finanças é o modo como lidamos com o dinheiro para realizar o que desejamos. Em relação ao futuro, é o mesmo que previdência, mais especifi-camente previdência complementar, ou seja, o pé-de--meia que devemos fazer pensando em um amanhã seguro e tranquilo, para nós e para nossa família.

• Cuide do amanhã – Mesmo que a aposentadoria seja muito desejada, há pessoas que se surpreendem e até adoecem quando param de trabalhar, porque ficam sem a rotina que tinham durante décadas. Para evitar esse problema, planeje as atividades que você gosta-ria de desenvolver nesta nova etapa de sua vida. Pro-cure entender e aproveitar o envelhecimento como oportunidade, quem sabe até de um novo negócio.

A íntegra dos informativos da Previnorte está disponível no site da Fundação: www.previnorte.com.br 

55

Page 29: “Temos que rezar na carti lha da garanti a da vida e da ... · sobre o aumento do rombo do INSS, das ... José Ribamar Chaves dos Passos José Roberto Campos Ladeira ... Wagner

I E A M I S U R A N O F Q O I H D M O Z U E M S A EC I I S R D G I J S A Ç U F M A E P A X Ç L C G I CO N H Ç Y Z Z A L P L S U W D E G X R L I E A J H ZP D Z W E T L E G I S L A Ç Ã O L V B L D T Q D Z QF E K V P M Z Z M U S I C P O L I L Z K O R F D K AP P A U D I T O R I A S N I F E D Z L Ç E O U J X NO E V Y J U D I S O P M Y B O Y W L R V O N B Q V AL N Ç P B U R I S U R E E F D Q A N E S S O A V Ç GE D G F V T E O P B E T I Ç C O I L Q T P R X N G JS E F R N F Ç W O I V M B S L Ç S V U A O T Z X F IM N C O N O R M A T I V O S I Z M A I O Z E J E C XA T C U A U V R H C C E J A M Ç R G S F B E E O C ZH E H R Q R A C Z C X J F I S C A L I Z A Ç Õ E S TI S A I P A I R B S Q D J A R F O Ç T Ç M U C X A TC A A M A Z O N A S R R I F M E S A O I V O I M O OS I F I N F X W Ç I E M U S L Ç E V S A O U Z X F I

A Previnorte cumpre, fielmente, a legislação aplicável ao segmento de previdência complementar, bem como os demais requisitos legais pertinentes aos processos gerais, regulamentos, estatuto e mais normativos internos, conforme pode ser atestado pelas fiscalizações realizadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, órgão regulador e fiscalizador. Além disso, anualmente, passa por auditorias realizadas pelos patrocinadores, Eletrobras Eletronorte e Amazonas Energia, auditorias independentes (contábil e de benefícios) e auditorias ISO – Organização Internacional de Normalização.

Caça-PalavrasLegislaçãoRequisitos

PrevicFiscalizaçõesNormativos

AuditoriasAmazonasEletronorte Independentes