tema: água 1º simulado 9º ano - leonardoonline.com.br · 16 tanto no texto 1 como no texto 2,...

14
1. Verifique se este caderno contém a prova do 1º Simulado 2015 do 9º ano, com todas as opções de Língua Estrangeira (itens de 1 a 10) e se nele consta, ao final, uma Classificação Periódica dos Elementos. Verifique, ainda, se o caderno contém 120 itens. Caso ele esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite ao fiscal de sala mais próximo que tome as providências cabíveis, pois não serão aceitas reclamações posteriores nesse sentido. 2. Na Folha de Respostas, marque as respostas relativas aos itens da Língua Estrangeira que corresponde à sua opção, pois não serão aceitas reclamações posteriores. 3. Nos itens do tipo A, de acordo com o comando agrupador de cada um deles, marque, para cada item, o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO, ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. 4. Nos itens do tipo B, marque, de acordo com o comando, o algarismo das CENTENAS na coluna C, o algarismo das DEZENAS na coluna D e o algarismo das UNIDADES na coluna U. Os algarismos das CENTENAS, das DEZENAS e das UNIDADES devem ser obrigatoriamente marcados, mesmo que sejam iguais a zero. Para a devida marcação na Folha de Respostas, despreze a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista. 5. Nos itens do tipo C, marque a única opção correta de acordo com o respectivo comando. 6. Nos itens do tipo D, que são de resposta construída, faça o que se pede em cada um deles usando o espaço destinado para rascunho neste caderno, caso deseje. Escreva as respostas definitivas a caneta na Folha de Respostas. Nos itens do tipo D, que exijam elaboração de texto, em caso de erro, risque a palavra, a frase ou o símbolo com um traço simples e escreva o respectivo substitutivo. Lembre-se: parênteses não podem ser utilizados para essa finalidade. 7. Não deixe de registrar suas respostas na Folha de Respostas, que é o único documento válido para a correção da sua prova. 8. Nos itens dos tipos A e C, siga a recomendação de não marcar ao acaso, pois, para cada item cuja resposta divirja do gabarito oficial definitivo, será atribuída pontuação negativa. 9. Não utilize qualquer material de consulta que não tenha sido fornecido pelo Leonardo da Vinci. 10. Durante a prova, não se comunique com outros candidatos nem se levante sem autorização do fiscal de sala. 11. Fique atento à duração da prova, que é de quatro horas e trinta minutos, já incluído o tempo destinado à identificação – que será feita no decorrer da prova – e à transcrição das respostas para os locais apropriados da Folha de Respostas. 12. Atenda às determinações constantes nas presentes instruções e na Folha de Respostas, porque a desobediência a qualquer uma delas poderá implicar na anulação da sua prova. O gabarito será divulgado no site até o dia 29 de abril de 2015, às 14h. MODELO PAS - UnB o a 3 SIMULADO - 3 SÉRIE CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI 2015 Tema: água 1º SIMULADO M o d e l o 9º ANO

Upload: ngokhue

Post on 02-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

1. Verifique se este caderno contém a prova do 1º Simulado 2015 do 9º ano, com todas as opções de Língua Estrangeira (itens de 1 a 10) e se nele consta, ao final, uma Classificação Periódica dos Elementos. Verifique, ainda, se o caderno contém 120 itens. Caso ele esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite ao fiscal de sala mais próximo que tome as providências cabíveis, pois não serão aceitas reclamações posteriores nesse sentido.

2. Na Folha de Respostas, marque as respostas relativas aos itens da Língua Estrangeira que corresponde à sua opção, pois não serão aceitas reclamações posteriores.

3. Nos itens do tipo A, de acordo com o comando agrupador de cada um deles, marque, para cada item, o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO, ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO.

4. Nos itens do tipo B, marque, de acordo com o comando, o algarismo das CENTENAS na coluna C, o algarismo das DEZENAS na coluna D e o algarismo das UNIDADES na coluna U. Os algarismos das CENTENAS, das DEZENAS e das UNIDADES devem ser obrigatoriamente marcados, mesmo que sejam iguais a zero. Para a devida marcação na Folha de Respostas, despreze a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista.

5. Nos itens do tipo C, marque a única opção correta de acordo com o respectivo comando.

6. Nos itens do tipo D, que são de resposta construída, faça o que se pede em cada um deles usando o espaço destinado para rascunho neste caderno, caso deseje. Escreva as respostas definitivas a caneta na Folha de Respostas. Nos itens do tipo D, que exijam elaboração de texto, em caso de erro, risque a palavra, a frase ou o símbolo com um traço simples e escreva o respectivo substitutivo. Lembre-se: parênteses não podem ser utilizados para essa finalidade.

7. Não deixe de registrar suas respostas na Folha de Respostas, que é o único documento válido para a correção da sua prova.

8. Nos itens dos tipos A e C, siga a recomendação de não marcar ao acaso, pois, para cada item cuja resposta divirja do gabarito oficial definitivo, será atribuída pontuação negativa.

9. Não utilize qualquer material de consulta que não tenha sido fornecido pelo Leonardo da Vinci.

10. Durante a prova, não se comunique com outros candidatos nem se levante sem autorização do fiscal de sala.

11. Fique atento à duração da prova, que é de quatro horas e trinta minutos, já incluído o tempo destinado à identificação – que será feita no decorrer da prova – e à transcrição das respostas para os locais apropriados da Folha de Respostas.

12. Atenda às determinações constantes nas presentes instruções e na Folha de Respostas, porque a desobediência a qualquer uma delas poderá implicar na anulação da sua prova.

O gabarito será divulgado no site até o dia 29 de abril de 2015, às 14h.

MODELO PAS - UnB

o a3 SIMULADO - 3 SÉRIE

CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI

2015

Tema: água

1º SIMULADO M o d e l o

� 9º ANO

Page 2: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

ano9o

PARTE I – LÍNGUA INGLESAText for items 1 through 8.

Rio 2016: GB sailors fear water quality & are taking supplements

1

5

10

15

20

25

British sailors are taking supplements to stop them getting ill from contaminated sea water at the Rio 2016 Olympics.

Rio organizers say they are "concerned" about water pollution in the sailing venue.

"The sailors are on various supplements to mitigate against it," British sailing team manager Stephen Park said.

"But we can't do anything about the water quality." Last month thousands of dead fish were found in the

Guanabara Bay, where the sailing will take place. About 48% of sewage pumped into the Guanabara Bay

is untreated, while illegal dumping is a big problem. In January, Brazilian government officials said they would miss their target of an 80% reduction in water pollution by the start of the Olympics next August.

Olympic hopeful Nick Thompson, who is looking to be chosen for the Laser class, said he was sick at a Rio test regatta last year.

"Water quality is my biggest personal concern. If you are sick during the Games, it's game over," he said.

Olympic sailors also complained about floating debris and even dead animals found in the water when they competed in the Rio test event last August, and drug-resistant "super-bacteria" were found in December.

Thompson, 28, said he is taking "probiotic supplements and fish oil to strengthen the gut".

He said the sailors were taking other precautions such as not re-using water bottles, using mouthwash while out training and drinking flat cola.

www.bbc.com

VOCABULARY:

• mitigate – to make less severe• sewage – the waste matter that passes through sewers.• debris – the remains of anything broken down or destroyed.

Judge items 1 through 8 according to the text.

1 Nick Thompson believes that the quality of the water may interfere in his performance.

2 Taking supplements is the only action already taken by British sailors to prevent them from getting sick.

3 British sailors intend not to take part in the Games due to the quality of the water.

4 Over half of the sewage in the Guanabara Bay is treated.

5 Although Nick Thompson got sick last year, his real concern is his opponents.

6 Besides the sewage pumped in the Guanabara bay, other things were found in the water.

7 “they” (l.13) refers to “thousands of dead fish” (l.9).

8 We can infer from the text that the Athletes are taking precautions to prevent diseases during the Games.

Mark the correct alternative on items 9 and 10.

9 Which item is grammatically correct?

My friends go usually to the cinema.

Karen doesn´t always has lunch at home.

Why do you every day arrive late?

The children never do their homework late at night.

10 Mark the correct alternative.

Sam goes every day to the park with her children.

Greg don´t always bring his mobile.

My sister loves dancing.

Teenagers once a week has classes in the afternoon.

1o Simulado 20151

Modelo PAS/UnB

D

A

B

C

D

A

B

C

Page 3: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

ano9o

PARTE I – LÍNGUA ESPANHOLA

Los ríos que abastecen al sistema Cantareira pasan de lasequía al desbordamiento en un año

1

5

10

Después de un período de sequía entre 2013 y 2014, el nivel del sistema Cantareira viene subiendo en las últimas semanas.

Este jueves (19), el nivel del sistema pasó de 8,9% a 9,5% de su capacidad, de acuerdo con un informe divulgado por la Sabesp.

Uno de los motivos de la reciente alta es la lluvia que, con nueve días para que termine febrero, ya sobrepasó el promedio histórico para el mes.

Otro factor que contribuyó al alta del nivel del agua en el sistema Cantareira es el aumento del volumen de los ríos que lo abastecen.

Disponible en< http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano> (Adaptado)

Con base en el texto, sus estructuras gramaticales y en la imagen, juzgue los ítems.

1 La lluvia pasó su marca en el mes de febrero y principios de marzo.

2 La sequía del sistema Cantereira está próxima del fin.

3 La lluvia llegó con nueve días para terminar el mes de febrero.

4 El jueves (19) el nivel había pasado los 0,5 %.

5 Los datos presentados en el texto se refieren al estado de São Paulo.

6 La imagen muestra que el problema es nacional.

7 La expresión “viene subiendo” indica que el agua aumenta su nivel gradualmente.

8 Cantareira desbordó casi 10% de su capacidad.

En las cuestiones 9 y 10 marque la única alternativa correcta.

9 Podemos decir que la imagen muestra que

el hombre deforesta y así contribuye con el problema del agua.

un buen uso del papel no contribuye com el problema del agua.

algunos países contribuyen con el ahorro del agua.

el mundo se está acabando.

10 De acuerdo con el texto y la imagen, marque la única alternativa correcta.

El nivel del sistema Cantareira todavía está en constante disminución.

Con el aumento de las lluvias el problema del suministro de São Paulo está resuelto.

La lluvia ocurrió exactamente sobre Cantareira, aumentando su nivel.

El aumento de las lluvias en los ríos que abastecen el sistema Cantareira le causó un aumento del nivel de agua.

1o Simulado 20152

Modelo PAS/UnB

D

A

B

C

A

B

C

D

Page 4: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

ano9o

PARTE IITexto 1

ÁguaPalavra Cantada

1

5

10

Da nuvem até o chão, do chão até o bueiroDo bueiro até o cano, do cano até o rioDo rio até a cachoeiraDa cachoeira até a represa, da represa até a caixa d'águaDa caixa d'água até a torneira, da torneira até o filtroDo filtro até o copoDo copo até a boca, da boca até a bexigaDa bexiga até a privada, da privada até o canoDo cano até o rioDo rio até outro rioDe outro rio até o marDo mar até outra nuvem

Texto 2Debaixo D'ÁguaArnaldo Antunes

1

5

10

15

20

Debaixo d'água tudo era mais bonitomais azul mais coloridosó faltava respirarMas tinha que respirarDebaixo d'água se formando como um fetosereno confortável amado completosem chão sem teto sem contato com o arMas tinha que respirarTodo diaDebaixo d'água por enquanto sem sorriso sem prantosem lamento e sem saber o quantoesse momento poderia durarMas tinha que respirarDebaixo d'água ficaria para sempre ficaria contentelonge de toda gente para sempreno fundo do marMas tinha que respirarTodo diaDebaixo d'água protegido salvo fora de perigoaliviado sem perdão e sem pecadosem fome sem frio sem medo sem vontade de voltarMas tinha que respirarTodo dia

Com relação aos textos 1 e 2 e aos aspectos literários e biológicos a eles relacionados, julgue os itens de 11 a 19 e faça o que se pede nos itens 20 e 21, que são do tipo C.

11 Todos os seres vivos apresentam em sua composição química moléculas classificadas em orgânicas e inorgânicas.

12 A água e os sais minerais são classificados como moléculas inorgânicas.

13 No trecho “Debaixo d'água tudo era mais bonito mais azul mais colorido só faltava respirar”, considerando a licença poética, o autor faz alusão a um processo metabólico, a respiração, que produz energia para o organismo humano.

14 Se considerarmos a reação química da respiração celular: glicose + oxigênio ==> gás carbônico + água + energia química, a água pode ser considerada um reagente químico.

15 Alguns seres vivos apresentam como característica adaptativa a capacidade de respirar dentro da água. Podemos citar como exemplo dessa adaptação todos os animais.

16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita.

17 A mensagem do texto 1 é mais clara e subjetiva do que a do texto 2, que é mais literário e, por isso, objetivo.

18 A figura estilística da repetição se encontra visível nos dois textos e ela é chamada anáfora.

19 Uma das funções da literatura possivelmente atribuídas ao texto 2, de Arnaldo Antunes, é a lúdica.

20 Sobre a leitura interpretativa do texto Debaixo D'Água, de Arnaldo Antunes, assinale a opção incorreta.

O verso “Mais azul/ Mais colorido” sugere que a cor azul é o bastante para colorir o ambiente.

A leitura do texto nos remete a uma busca por um lugar melhor, debaixo d'água, e isso pode ser associado, apesar das dificuldades, a uma possível fuga da realidade.

Pode ser considerado um paradoxo a combinação dos seguintes versos “Debaixo d'água protegido salvo fora de perigo” e “Mas tinha que respirar”.

A leitura completa do texto apresenta duas possibilidades de interpretação: uma em 1ª pessoa e outra em 3ª. Assim, por exemplo, no verso “Mas tinha que respirar”, aquele que precisa respirar pode ser Eu ou Ele.

21 De acordo com a leitura interpretativa do texto Água, do grupo Palavra Cantada, e com seus aspectos constitutivos, assinale a opção incorreta.

Pelas constantes repetições de termos e palavras, o texto se configura como “pobre”, ou seja, quase nenhum recurso artístico ou literário foi usado, o que o torna sem sentido plurissignificativo.

As duas ocorrências da palavra “nuvem”, no primeiro e no último versos, nos possibilita uma leitura interpretativa de que as coisas não só da natureza mas também da vida são cíclicas.

Recursos como a repetição nos versos: “Da caixa d'água até a torneira, da torneira até o filtro/ Do filtro até o copo”, são utilizados de maneira a tornar o texto mais interessante, haja vista que, nesses versos, e também no texto, há a utilização de figuras de linguagem como aliteração e assíndeto.

As palavras “mar” e “nuvem”, no contexto do texto 1 em que se inserem, formam um par de antítese.

1o Simulado 20153

Modelo PAS/UnB

D

A

B

C

D

A

B

C

Page 5: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

ano9o

Texto 3Canção

Cecília Meireles

1

5

10

15

20

Pus o meu sonho num navioe o navio em cima do mar;- depois, abri o mar com as mãospara o meu sonho naufragar.Minhas mãos ainda estão molhadasdo azul das ondas entreabertase a cor que escorre dos meus dedoscolore as areias desertas.O vento vem vindo de longe,a noite se curva de frio;debaixo d'água vai morrendomeu sonho, dentro de um navio...Chorarei quanto for preciso,para fazer com que o mar cresça,e o meu navio chegue ao fundoe o meu sonho desapareça.Depois, tudo estará perfeito;praia lisa, águas ordenadas,meus olhos secos como pedrase as minhas duas mãos quebradas.

Com relação aos textos 1, 2 e 3 e aos aspectos a eles relacionados, julgue os itens de 22 a 30.

22 O gênero literário em que se apresenta o texto 3, de Cecília Meireles, é o lírico, haja vista as marcações em 1ª pessoa, os versos, as estrofes e as rimas.

23 No texto 2, de Arnaldo Antunes, e no texto 3, de Cecília Meireles, estar debaixo d'água é aspecto comum entre eles, e em ambos o sentimento despertado é o mesmo.

24 Em “A noite se curva de frio”, no texto 3, há um exemplo de personificação e metáfora.

25 No texto 3, de Cecília Meireles, o receptor está ausente, e a função da linguagem predominante no texto é a emotiva.

26 A função da literatura presente nos textos 1, 2 e 3, lidos acima, é a mesma.

27 No texto 3, de Cecília Meireles, na primeira estrofe seu sonho naufraga; já na terceira, seu sonho vai morrendo; na quarta estrofe, o sonho desaparece. Os verbos naufragar, morrer e desaparecer constituem, ao mesmo tempo, uma gradação e uma antítese.

28 Infere-se da leitura da terceira estrofe, do texto 3, que o navio afundou.

29 As quatro primeiras estrofes, do texto 3, que tratam do sonho do eu lírico por perspectivas diversas, está em oposição com sua quinta e última estrofe porque, tendo o sonho desaparecido, o eu lírico passa a ver tudo perfeito (“praia lisa e águas ordenadas”).

30 O texto 3, de Cecília Meireles, não é plurissignificativo porque apresenta leitura denotativa e também conotativa, pois um texto é ou exclusivamente denotativo ou exclusivamente conotativo.

1

5

10

Monet defendia a ideia de que toda pintura da natureza deveria ser finalizada in loco, exigia mais que uma mudança de hábitos e que não se fizesse mais questão de conforto. Era inevitável também que resultasse em novas técnicas. A ''natureza'' ou o ''motivo'' muda a cada minuto – basta uma nuvem encobrir o sol ou o vento romper o reflexo na água. O pintor que quiser capturar determinado aspecto de seu objeto não tem mais tempo de misturar e combinar cores e muito menos em aplicá-las em uma base castanha, como faziam os antigos mestres, terá de fixá-las direto na tela em pinceladas rápidas preocupando-se menos com os detalhes que com o efeito geral do conjunto.

E. H. Gombrich A História da Arte – p.397/398

Considerando a leitura do texto e a arte impressionista de Monet, julgue os itens de 31 a 35 e faça o que se pede no item 36, que é do tipo C.

31 Monet cria um célebre jardim aquático que se transforma em sua grande inspiração.

32 Os ritmos verticais da folhagem apresentam continuidade nas sombras carregadas e nos reflexos brilhantes sobre a água.

33 O efeito de A Lagoa das Ninfeias é uma irresistível impressão da vida.

34 As faixas de cor são aplicadas com tinta espessa e escultóricas sobre os reflexos e sombras na água.

35 Essa pintura pertence a uma série em que o motivo central é a ponte arcada, de estilo japonês construída pelo artista sobre sua lagoa de ninfeias.

36 Assinale a opção que não corresponde às características impressionistas.

Fugacidade dos temas retratados.Retratar sensações visuais imediatas de uma cena com a incidência da luz.Sombras luminosas e coloridas.Preferência para os tons pretos e cinzas para o contorno definido.

1o Simulado 20154

Modelo PAS/UnB

D

A

B

C

Page 6: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

ano9o

(Filtro de água alemão porcelana Art Nouveau - 920)

1

5

10

Estilo artístico que se desenvolve entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) na Europa e nos Estados Unidos, espalha-se para o resto do mundo e que interessa mais de perto às artes aplicadas: arquitetura, artes decorativas, design, artes gráficas, mobiliário e outras. O Art Nouveau dialoga mais decididamente com a produção industrial em série. Os novos materiais do mundo moderno são amplamente utilizados (o ferro, o vidro e o cimento), assim como são valorizadas a lógica e a racionalidade das ciências e da engenharia. Nesse sentido, o estilo acompanha de perto os rastros da industrialização e o fortalecimento da burguesia.

Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo909/art-nouveau>. Adaptado.

37 Assinale a opção que não corresponde às características do Art Nouveau.

Influência na natureza, fauna e flora.

Linhas retas e quebradas.

Assimetria.

Inspiração na arte oriental.

1

5

10

Em frente ao Monumento da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, um cheiro podre toma o ar. Quem se aproxima do local onde D. Pedro I deu o grito da nossa “libertação” para ver de perto o famoso riacho citado no hino nacional, encontra um cenário triste: sujeira, mau cheiro e meninos fumando crack no que sobrou de suas “margens plácidas”. Cento e noventa anos depois da Independência, esse é o estado do riacho do Ipiranga em seu lugar mais nobre. O Ipiranga tem, e sempre teve, um volume pequeno de água – e por isso é comumente chamado de riacho. Seu uso na história do Brasil nunca foi muito relevante, e sua fama se deve principalmente ao fato de estar ligado à Independência do País. Segundo o historiador Pablo Endrigo, a fama do rio foi crescendo com o hino nacional e com a

15

20

pintura do quadro de Pedro Américo – que, ao retratar a Independência, faz um desvio topográfico deixando o riacho à frente de D. Pedro I, quando na realidade ele estaria atrás. Depois, veio a construção do Museu e do Monumento à Independência. "Aí você tem a associação final: a imagem, o hino e a situação histórica."

Disponível em: http://g1.globo.com. Adaptado.

(Foto: Acervo do Museu Paulista da USP/José Rosael / Hélio Nobre)

1

5

Imagem de negativo de vidro mostra o riacho do Ipiranga na região onde hoje é o Monumento à Independência. No detalhe, uma mulher lava roupas. Não há informações sobre a data exata da imagem, mas sabe-se que foi feita antes das obras do Monumento, na década de 1920.

Independência ou Morte, de Pedro Américo.

38 Tendo como referência o texto e analisando a foto e a imagem sobre o rio Ipiranga, assinale a opção correta.

A cena retratada corresponde fielmente ao fato ocorrido.

O pintor Pedro Américo era paulista.

Essa obra só estará exposta ao público novamente no ano de 2022.

O Realismo era a temática de Pedro Américo.

1 A produção do storyboard também ganha importância quando se leva em conta que realizar um vídeo é uma atividade essencialmente coletiva. Por isso, a equipe deve estar em sintonia quanto ao projeto que estão desenvol-vendo. Se isso não ocorrer, cada membro terá um filme diferente na cabeça, e a consequência disso será uma obra de arte pouco coesa.

Disponível em: http://www.animamundi.com.br/

1o Simulado 20155

Modelo PAS/UnB

D

A

B

C

D

A

B

C

Page 7: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

ano9o

Considerando a leitura do texto e os estudos realizados sobre o assunto, julgue os itens de 39 a 43.

39 O storyboard pode ter diversos temas, já que ele é baseado em um roteiro, de modo que a água pode ser uma temática a ser abordada em um storyboard.

40 Em uma narrativa cinematográfica, a água só poderá ser temática da história se ela for o elemento principal do enredo.

41 Atualmente, as pessoas estão muito preocupadas com a possível falta de água. O teatro e o cinema podem ser usados como meio de expressão para fazer que as pessoas reflitam sobre os problemas sociais, entre eles a má utilização da água potável.

42 O teatro é um meio de expressão que utiliza vários elementos para comunicar o enredo da história para o espectador, de maneira que a água não pode ser um elemento que agrega informação para o espectador.

43 A água é fonte de vida, o teatro é a cópia da vida.

Arquivo Pessoal

Tendo como referência a charge acima, julgue os itens de 44 a 53 e faça o que se pede no item 54, que é do tipo C

44 A charge representa a organização e o progresso presente nas teorias filosóficas de Kierkegaard.

45 A teoria filosófica de Nietzsche combate a racionalização do mundo e a negação da vida real. Para ele, esse processo, iniciado por Sócrates e acompanhado por Platão, teria sido aprofundado com o movimento da ciência. A racionalização e a ciência, segundo Nietzsche, foram suficientes para garantir a felicidade e o bem-estar que a sociedade contemporânea desfruta em plenitude.

46 Seria uma tentativa frustrada, segundo o filósofo Kierkegaard, entender a história e a vida das pessoas com base na ordem, na razão e no progresso. As pessoas, ao longo dos séculos, vivem fracassos, frustrações e angústias sem racionalização, e a natureza também sofre as consequências junto com pessoas.

47 A vontade, segundo o filósofo Schopenhauer, é responsável pelo nascimento e desenvolvimento dos seres vivos, pelas forças de atração e de repulsão dos corpos, pela gravidade e por tudo o que existe. A teoria desse filósofo não está representada na imagem, pois o ser humano controla plenamente sua vontade, elemento participante da vontade cósmica.

48 Segundo o filósofo Kierkegaard, a vida humana não apresenta um sentido preestabelecido, está sempre presente na contingência do resultado das atitudes humanas, fruto de escolhas. Por isso, a imagem representa um desenvolvimento que nunca foi ordenado ou racionalizado. A natureza padece com as atitudes humanas que carregam características de irracionalidade, que destroem seu próprio meio e suas bases para a vida.

49 Segundo o filósofo Schopenhauer, apesar de a vida ser uma experiência de dor e de sofrimento, desejamos viver. Essa vontade de viver é expressão da vontade infinita (ou cósmica) presente nas pessoas. Portanto, segundo o que está expresso na charge, todas as atitudes humanas sempre demonstram o desejo de viver.

50 O corpo humano, segundo Schopenhauer, se diferencia do mundo como vontade, nos instintos e nos impulsos, por isso, as pessoas cometem atitudes das quais podem se arrepender, como a atitude apresentada na imagem, porque toda pessoa carrega o impulso de poluir, segundo o filósofo.

51 A água é um elemento essencial à vida, assim como a angústia. Para a filósofo Kierkegaard, é um elemento essencial da vida, pois todo ser consciente de sua liberdade e de suas possibilidades sente angústia.

52 A vida, para o filósofo Nietzsche, é irracionalidade, ela não se desenvolve de maneira progressiva e ordenada nem objetiva. A vida é luta, incerteza e afirmação. Os sentimentos e a sabedoria dos instintos são necessariamente elementos que vão melhorar a vida humana.

53 Nietzsche criticou o pensamento racional de pretender compreender o mundo, corrigi-lo com base no próprio ponto de vista. O uso da razão não pode ser o que vai levar as pessoas ao verdadeiro e real, segundo o filósofo. Por isso, a força instintiva e suas manifestações inconscientes são mais poderosas que a razão. Relacionando a charge com a visão nietzscheana, a preservação da vida e da água não é necessariamente ter atitudes conscientes e racionais, mas deixar falar mais alto o instinto de preservação da vida humana.

54 Para Schopenhauer, tudo o que está ao nosso redor pode ser considerado uma representação (imagem) que fazemos em nossa mente. O mundo seria, assim, uma simples representação do pensamento do indivíduo. Do ponto de vista do paradigma filosófico, é correto afirmar que a água

é um elemento a ser conhecido e centrado no sujeito que, por meio da vontade, se coloca em contato com a realidade das coisas naturais de que participa.é uma incerteza a ser zelada e conduzida à responsabilidade própria do ser humano, que torna cada vez mais os recursos hídricos escassos.é um bem natural que não se relaciona ao conceito vontade para Schopenhauer.é um presente de Deus para que os seres humanos zelem de forma responsável.

1o Simulado 20156

Modelo PAS/UnB

D

A

B

C

Page 8: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

ano9o

Texto 1

O Significado Histórico da Era Vargas

1

5

10

15

20

A década de 1930 foi significativa para o Brasil em amplo aspecto, pois conduziu o país a um modelo formal que ressignificava aspectos sociopolíticos e econômicos relevantes. Um dos pontos de maior destaque foi a criação de uma nova categoria de cidadãos: o trabalhador; garantindo-se, para isso, a efetivação, mesmo que imposta, da legislação trabalhista e a preocupação expressa com o nacionalismo econômico.

A Era Vargas, historicamente identificada como momento marcante de afirmação da cidadania no Brasil, foi também um marco no processo de desenvolvimento. Primordialmente nos aspectos de aperfeiçoamento político, como a criação da Justiça Eleitoral e o voto secreto; bem como em termos financeiros, assinalando a transferência da prioridade econômica: afastando-se do modelo agroexportador, cristalizando o desenvolvimento do setor industrial e glorificando a figura do trabalhador.

Vargas, a materialização do paradoxo político, se perpetua na História do Brasil como um líder de notável carisma, mas que, na prática, efetivava um modelo político centralizador e autoritário; desenvolvia um governo forte e controlador, sustentado em seu vigor populista e auxiliado pela dinâmica dos aparelhos do Estado (DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda).

MARRA, Isaac. Reflexões históricas para o tempo presente.

Texto 21 Um dos aspectos mais coerentes do governo Vargas foi

a política trabalhista. Entre 1930 e 1945 ela passou por várias fases, mas desde logo se apresentou como inovadora com relação ao período anterior.

FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil.

Texto 3CÓDIGO DE ÁGUAS

DECRETO Nº 24.643, DE 10 DE JULHO DE 1934.

1

5

10

O Chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, usando das atribuições que lhe confere o art. 1º do decreto nº 19.398, de 11/11/1930, e:

– Considerando que o uso das águas no Brasil tem-se regido até hoje por uma legislação obsoleta, em desacordo com as necessidades e interesse da coletividade nacional;

– Considerando que se torna necessário modificar esse estado de coisas, dotando o país de uma legislação adequada que, de acordo com a tendência atual, permita ao poder público controlar e incentivar o aproveitamento industrial das águas;

15

– Considerando que, em particular, a energia hidráulica exige medidas que facilitem e garantam seu aproveitamento racional;

Resolve decretar o Código de Águas, cuja execução compete ao Ministério da Agricultura.

Getúlio Vargas. Presidente da República.

Tendo como referência os textos, julgue os itens de 55 a 64 e faça o que se pede no item 65, que é do tipo C.

55 Infere-se do texto 1 que o modelo de prática política instituído por Vargas apoiava, em grande parte, o domínio das antigas oligarquias.

56 A Era Vargas (1930-1945) pode ser considerada como um momento de ruptura política no Brasil, pois foi nesse momento que se implantou o direito de voto aos analfabetos e lançou-se uma política de ações trabalhistas para os negros.

57 Conforme aludido no texto 1, Getúlio Vargas, que representa um paradoxo político, afastou-se do populismo para efetivar uma imagem de desenvolvimento e bondade, mesmo atuando de forma autoritária.

58 O trabalhador, visto como uma nova categoria de cidadão na Constituição de 1891, contava com uma ampla rede de direitos que foram ampliados pela Constituição de 1934.

59 O voto feminino, como direito político, insere-se no contexto constitucional do governo de Vargas e foi propagado como o maior avanço trabalhista da Carta de 1934.

60 Com referência ao assunto do texto 3, é possível inferir que o Código de Águas, na Era Vargas (1930-1945), constitui-se uma das principais conquistas sociais no que se refere aos direitos políticos.

61 Durante o governo provisório, a tensão entre o governo Vargas e o Estado de São Paulo em 1932 pôde ser observada no descontentamento dos paulistas com os rumos políticos após a derrubada de Washington Luís em 1930, com a política de interventores de Vargas e com as práticas autoritárias do governo central.

62 O texto 1, ao citar “momento marcante de afirmação da cidadania”, está se referindo às lutas trabalhistas promovidas ao longo de todo o governo Vargas.

63 O intervencionismo estatal, defendido por Vargas na Revolução de 1930, com a política de valorização do café, desagradou aos produtores que compunham a base da elite econômica do Estado.

64 O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um órgão de governo criado durante o Estado Novo para promover uma imagem positiva do chefe de Estado e seu regime, que estreitou as relações entre ambos e os diversos segmentos da sociedade.

65 Levando em consideração o texto 2, a política por ele tratada, é inovadora porque

estabeleceu uma legislação específica para o trabalho e atrelou o aparato sindical ao Estado. buscou o apoio das organizações dos trabalhadores e tratou a questão social como “caso de polícia”.proibiu a sindicalização dos trabalhadores urbanos e decretou as leis do salário mínimo e das férias.criou o sistema nacional de previdência social e estimulou os movimentos proletários de esquerda.

1o Simulado 20157

Modelo PAS/UnB

D

A

B

C

Page 9: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

ano9o

66 O processo de globalização aumenta e se generaliza. Os padrões de consumo, a produção agrícola e industrial, além do consumo doméstico, consomem quantidades gigantescas de água, que levam a uma escassez já sentida em alguns países, inclusive no Brasil. Acerca da influência da globali-zação e do maior consumo de água, podemos afirmar que

as crises de abastecimento, como a observada em SP, ocorrem naturalmente, constituem fenômenos cíclicos e pouco influenciados pelas atividades humanas.

a globalização da economia modificou o modo de produção em países subdesenvolvidos ao transferir fábricas para esses espaços. Essa industrialização, sem uma legislação ambiental forte, é responsável por grandes danos ambientais.

as indústrias de alta tecnologia, ligadas à terceira Revolução Industrial, não poluem, mas estão concentradas nos países desenvolvidos.

o consumo doméstico é o maior responsável por crises de abastecimento, e cabe aos cidadãos poupar esse recurso precioso.

Catástrofe no mar de AralO mar de Aral, entre o Cazaquistão e o Uzbequistão,

está morrendo.

1

5

Ele tinha uma área equivalente à dos estados do Rio de Janeiro e Alagoas juntos. Por séculos, foi um oásis no meio do deserto. Mas agora o mar de Aral, entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, está morrendo. Simboliza o que poderá acontecer com os outros mananciais do planeta se o ritmo do uso irracional continuar como nos dias de hoje. Apesar do nome, o Aral é um grande lago que se tornou salgado. Antes da década de 1960, tinha 62.000 km2 de extensão. Hoje, já perdeu dois terços da sua área de superfície.

1

5

Em toda a bacia do Aral, existem mais de 5 mil lagos, a maior parte na região dos rios Amu Daria e Sir Daria. Sua morte foi prevista há quase 50 anos, quando o então governo soviético desviou dois rios que o alimentavam para irrigar plantios de algodão. Os agrotóxicos poluíram 15% das águas, também castigadas pelos efeitos das barragens de 45

10

15

usinas hidrelétricas. A floresta que cercava suas margens praticamente acabou. Cerca de 80% das espécies de animais desapareceram.

Com a erosão e a retirada exagerada de água, o Aral recebe anualmente 60 milhões de toneladas de sal carregadas pelos rios, matando peixes e, por consequência, a indústria pesqueira que sustentava a economia local. O sal e os pesticidas agrícolas se infiltraram no solo. Contaminaram lençóis freáticos, tornaram impossível a lavoura e elevaram a níveis epidêmicos doenças como o câncer. O Aral pode desaparecer se nada for feito para modernizar os sistemas de irrigação e adotar práticas ambientais menos agressivas.

Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/>.

Em relação ao assunto do texto, ao uso da água e à produção do espaço no território russo, da época da URSS até os dias de hoje, julgue os itens de 67 a 73.

67 O solo de tchernozion, presente na Rússia, é extremamente fértil, a produção agrícola desse país só não é maior devido à inexistência de rios perenes no país.

68 O espaço territorial russo pode ser dividido em três partes: a Rússia Ocidental, o Cáucaso e a Sibéria.

69 O clima frio da Sibéria impossibilita a prática agrícola, e nessa região o pastoreio nômade é de grande importância.

70 O mar de Aral, localizado entre a Europa e a Ásia, é uma importante reserva de água doce, em razão dos volumosos deságues proporcionados pelos rios Amu Daria e Sir Daria.

71 O Mar de Aral, localizado no extremo norte da Ásia, representa, na atualidade, um símbolo de preservação ambiental, no tocante ao uso de suas águas, pois conseguiu manter, ao longo das últimas décadas, a extensão original de sua área geográfica, sem alterar a salinidade.

72 O desastre ecológico, a que o texto se refere, ocorreu devido à ocupação ilegal das áreas de mananciais próximas ao Mar, dando lugar à especulação imobiliária e ao aparecimento de condomínios de alto padrão.

73 Interligação fluvial entre os mares Negro e Cáspio através dos rios Volga e Don e a existência de extensas redes ferroviárias partindo da capital em direção à Costa Pacífica e à Ásia Central são importantes características do sistema de transporte de carga russo.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, e comemorado no dia 22 de março. Com base nos estudos feitos, nos conhecimentos sobre esse recurso natural e no processo de globalização, julgue os itens de 74 a 77.

74 Recurso natural de valor econômico, estratégico e social, essencial à existência e ao bem-estar do homem e à manutenção dos ecossistemas do planeta, a água é um bem comum a toda a humanidade.

75 A água é essencial para a vida do ser humano, entretanto não é um elemento de primeira necessidade para os animais e para as plantas.

1o Simulado 20158

Modelo PAS/UnB

D

A

B

C

Page 10: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

ano9o

76 O crescimento desordenado das cidades, influenciado também pelo processo de industrialização, é uma das causas do problema da disponibilidade de água nos grandes centros urbanos.

77 A escassez de água é causada por diversos fatores, tais como o consumo excessivo desse recurso natural tanto nas cidades quanto nas áreas rurais e o desmatamento e a impermeabiliza-ção do solo, que diminuem a capacidade de infiltração da água no solo e, em consequência, desequilibram o ciclo da água.

Planeta ÁguaGuilherme Arantes

Água que nasce na fonte serena do mundoE que abre um profundo grotãoÁgua que faz inocente riachoE deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos riosQue levam a fertilidade ao sertãoÁguas que banham aldeiasE matam a sede da populaçãoÁguas que caem das pedrasNo véu das cascatas, ronco de trovãoE depois dormem tranquilasNo leito dos lagosÁgua dos igarapésOnde Iara, a mãe d'águaÉ misteriosa cançãoÁgua que o sol evaporaPro céu vai emboraVirar nuvens de algodãoGotas de água da chuvaAlegre arco-íris sobre a plantaçãoGotas de água da chuvaTão tristes, são lágrimas na inundaçãoÁguas que movem moinhosSão as mesmas águas que encharcam o chãoE sempre voltam humildesPro fundo da terraTerra! Planeta Água

Considerando o texto acima e os aspectos biológicos que ele suscita, julgue os itens de 78 a 82.

78 No trecho “Terra! Planeta Água”, o autor, considerando a licença poética, faz alusão ao que a biologia classifica como biosfera.

79 Quando os organismos interagem com o ambiente, classificamos essa interação dentro dos níveis de organização dos seres vivos como Ecossistema.

80 A água, a luz e a temperatura podem ser considerados fatores bióticos de um ecossistema ou bioma.

81 O texto faz alusão a um fenômeno natural conhecido como ciclo hidrológico.

82 No trecho “E matam a sede da população”, pode-se considerar como conceito biológico de população, o conjunto de seres vivos de espécies diferentes.

1

5

O surgimento e a manutenção da vida no nosso planeta estão associados à água que é a substância mais abundante dentro e fora do corpo dos seres vivos. Entretanto, segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema), 80% dos esgotos do país não recebem nenhum tipo de tratamento e são despejados diretamente em rios, mares, lagos e mananciais, contaminando a água aí existente.

Disponível em: <http://www.colegioweb.com.br>. (Adaptado de Poluição da Água)

83 Considerando as funções exercidas nos seres vivos pela substância em destaque no texto, assinale a opção correta.

Dificulta o transporte de substâncias no organismo.Participa do processo da fotossíntese.Dissolve as gorduras e óleos, facilitando sua absorção.Atua sempre aumentando a temperatura do corpo.

1

5

Os animais que vivem em zonas das marés – regiões banhadas pelas ondas – estão adaptados a permanecer fora da água duas vezes por dia, ou seja, durante as marés baixas. Muitos organismos de espécies diferentes simplesmente flutuam na água e são levados pelas variações da luz e da temperatura. Outros nadam livremente, apresentando locomoção própria. E aqueles que vivem no fundo, onde a luz não os alcança, fixos no substrato, ou rastejando sobre ele, formam os bentos.

84 Com base no texto, no conhecimento acerca dos ecossistemas e das características dos seres vivos, assinale a opção correta.

Os organismos dos ecossistemas aquáticos que flutuam livremente nas regiões mais superficiais podem ser chamados de nécton.Pode-se considerar uma adaptação evolutiva dos animais aquáticos a capacidade de absorverem oxigênio livre na água para respirar.Quanto mais próxima da superfície menor a diversidade biológica no ecossistema aquático.Podemos considerar “muitos organismos de espécies diferentes” como uma população de seres vivos.

1

5

10

Mais de 1 bilhão de pessoas não têm água suficiente para matar a sede, fazer a higiene pessoal ou cozinhar, segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). A crise da água tende a se agravar. Até 2025 a expectativa é de que a escassez de água afete 1,8 bilhão de pessoas. Estima-se que uma pessoa beba de 2 a 4 litros de água diariamente, além da água utilizada para produzir o que come: produzir 1 kg de carne, por exemplo, consome15 mil litros de água, enquanto 1 kg de trigo consome1.500 litros. A atual crise de água tem como principal responsável a poluição gerada por ações antropogênicas.

1o Simulado 20159

Modelo PAS/UnB

D

A

B

C

D

A

B

C

Page 11: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

ano9o

15

20

25

30

35

40

45

Existem vários tipos de poluição das águas, cuja classificação depende das origens ou causas e também das consequências. A seguir são expostos os principais tipos de poluição aquática:

Poluição biológica – ocorre quando os corpos de água possuem microrganismos patogênicos, tais como bactérias, vírus, vermes e protozoários oriundos principalmente de esgotos domésticos e industriais. Para combater esse tipo de poluição, pode-se ferver a água ou usar produtos químicos, tais como dissolver o sal hipoclorito de sódio (NaCO) e adicionar cal viva (CaO).

Poluição térmica – ocorre quando são lançadas nos recursos hídricos grandes quantidades de águas aquecidas que foram usadas, por exemplo, em indústrias, para aquecer caldeiras, em processos de refrigeração de refinarias, siderurgias e usinas termoelétricas. A água quente diminui o teor de gás oxigênio dissolvido na água, o que provoca a morte de muitos peixes e outros animais aquáticos.

Poluição química – ocorre por produtos químicos nocivos e indesejáveis. Entre os principais poluentes químicos estão os fertilizantes agrícolas que se dissolvem na água provocando a eutrofização. Outros poluentes são compostos sintéticos, como plásticos, herbicidas, inseticidas, tintas, detergentes, solventes, remédios e aditivos alimentares. Há também os derramamentos de óleos derivados do petróleo que fixam nas superfícies dos recursos hídricos. Além disso, o descarte de metais pesados, na forma metálica, e quando dissolvidos na água, causa diversos problemas de saúde no homem.

Poluição sedimentar – ocorre quando há o acúmulo de partículas em suspensão, tais como do solo e de produtos insolúveis inorgânicos e orgânicos. Isso é resultado, por exemplo, da acumulação de lixos e detritos de poluentes químicos e biológicos.

Disponível em: <http://vestibularnopara.com.br/atualidades-a-crise-da-agua/>.

Com base nas informações apresentadas no texto e nos diversos aspectos a elas relacionadas, julgue os itens de 85 a 94 e faça o que se pede no item 95, que é do tipo C.

85 O volume de água estimado que uma pessoa bebe diariamente está entre 2.000 cm3 a 4.000cm3.

86 Para produzir 2.000 toneladas de trigo são gastos 1,5 x 10 6 L de água.

87 Os fertilizantes que se dissolvem na água provocam uma degradação ambiental denominada eutrofização.

88 O derramamento de petróleo nos recursos hídricos gera uma mistura heterogênea com duas fases.

89 A poluição sedimentar sempre se caracteriza por ser um sistema que apresenta, no mínimo, duas fases.

90 A frase “O aumento da temperatura da água de um rio provocou a mortandade dos peixes” corresponde à etapa “hipótese”, do método científico.

91 A poluição térmica aumenta a solubilidade do gás oxigênio nas águas dos rios.

92 A dissolução de hipoclorito de sódio em água não altera a temperatura de ebulição da água.

93 Os metais, tanto na forma metálica quanto dissolvidos em água, são materiais dúcteis, maleáveis, duros e magnéticos.

94 As águas originadas da poluição térmica, quando estão em temperatura ambiente, apresentam densidade menor que a água destilada.

95 Marque a opção correta. A presença de metais pesados na água

inviabiliza a utilização da água para qualquer fim.

pode ter sua consequência amenizada ao entrar na cadeia alimentar.

causa impactos ambientais nos ecossistemas e afeta gravemente a saúde humana.

não causa nenhum impacto ambiental se não ocorrer a deposição no fundo dos rios.

www.geografia7.com

No item a seguir, que é do tipo B, faça o que se pede, desprezando, para a marcação na folha de respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, após efetuados todos os cálculos solicitados.

96 Analisando os produtos indicados na figura, calcule a massa de água consumida, em ton, para produzir 100 kg de arroz e 2 kg de manteiga. Dado: densidade da água = 1,0 kg.L-1.

________________________________________________

1o Simulado 201510

Modelo PAS/UnB

D

A

B

C

Rascunho

Page 12: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

ano9o

Como se mede o índice de chuva?

1

5

10

15

20

O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e período. O índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2 mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia. Para chegar a esse índice, as centenas de estações meteorológicas espalhadas pelo país utilizam um aparelho conhecido como pluviômetro. Há vários modelos diferentes, mas o instrumento constitui-se, basicamente, do funil de captação e básculas que enviam sinais elétricos para uma estação meteorológica. Com base em todos os aparelhos instalados na cidade, é possível chegar à média da precipitação observada na área total. Quando escutamos que choveu 7 milímetros na cidade, por exemplo, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade em determinado período de tempo.

Disponível em: <Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – http://www.inpe.br/acessoainformacao/>.

Um estudante construiu um pluviômetro caseiro com uma garrafa PET colocando uma régua com seus valores crescendo verticalmente para cima. Em um dia de chuva, o nível da água subiu de forma constante, e a altura da coluna de água foi registrada na tabela abaixo. As observações foram feitas em intervalos de 30 min.

Observação 1 2 3 4Altura (mm) 2 5 8 11

Com referência à situação apresentada, julgue o itens de 97 a 101.

97 Considerando a primeira observação como o instante t = 0, a função que descreve a posição do nível da água pode ser dada por S = 2 + 0,1.t, onde o tempo é dado em minutos, e a posição, em milímetros.

98 Mantido o ritmo da chuva, após 100 minutos, o pluviômetro deverá registrar 12 mm.

99 A velocidade média com que o nível da água sobe no sistema

internacional é de1

6.105 km/h.

100 A altura do nível da água vai aumentando com o passar do tempo, o que garante que ele está em movimento para todo referencial.

101 O movimento do nível da água pode ser classificado como retrógrado.

Desejando aproveitar o fim de semana, uma família decide sair de Brasília para visitar cachoeiras próximas à cidade de Goiânia no km 206 da rodovia BR-060. Na volta, param em um famoso centro comercial situado no km 21 dessa mesma rodovia, que tem como origem a cidade de Brasília.

Com base na situação referida, julgue os itens de 102 a 106 e faça o que se pede nos itens 107 e 108, que são dos tipos B e C, respectivamente.

102 Saindo de Goiânia e chegando ao centro comercial, seu deslocamento será de 185 km.

103 Saindo de Brasília às 13h e chegando a Goiânia às 15h30min, desenvolve-se uma velocidade média superior a 80 km/h.

104 A velocidade escalar média no percurso centro comercial - Brasília será negativa já que o movimento se dá no sentido contrário ao da trajetória.

105 No trajeto para Goiânia, um alagamento na pista força uma frenagem brusca, fazendo o automóvel, que estava a72 km/h, parar em 5 s. O módulo da desaceleração média foi de 14 m/s².

106 Em um trecho da rodovia, o limite de velocidade é de80 km/h. Caso um automóvel mantenha uma aceleração constante de módulo igual a 5 m/s² durante 5 s, ele não ultrapassará o limite de velocidade desse trecho.

No item a seguir, que é do tipo B, faça o que se pede, desprezando, para a marcação na folha de respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, após efetuados todos os cálculos solicitados.

107 Uma pedrinha é abandonada na boca de um poço vazio. Decorridos 2,6 s, ouve-se o barulho de seu impacto no fundo do poço. Sabe-se que, no local, o som tem uma velocidade de módulo igual a 320 m/s e que a pedra, em sua queda, obteve uma velocidade escalar média de 12,8 m/s. Determine, em m, a profundidade do poço.

________________________________________________

1o Simulado 201511

Modelo PAS/UnB

Rascunho

Page 13: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

ano9o

108 Você já ouviu falar de Stand Up Paddle? Aposto que se essa pergunta fosse feita há dois anos, muita gente estaria se perguntando o que quer dizer esse nome estranho. Mas agora, depois de tanto se falar nele, acredito que a esmagadora maioria já saiba do que se trata. Para os desatualizados, aí vai uma explicação bem simples: o Stand Up Paddle ou SUP, como também é conhecido, nada mais é do que uma variação do surf, praticado em pé e com o uso de remos. Um praticante de SUP tenta alcançar seu amigo que rema à velocidade constante de módulo igual a 2 m/s e está 30 m a sua frente. Remando de forma a manter uma velocidade constante, ele o alcança 1 min depois, logo sua velocidade, em m/s, foi de

1,52,53,54,5

1

5

Os reservatórios de água de São Paulo registraram, em 2015, os níveis mais baixos desde 1930, quando se iniciaram as medições. No sistema Cantareira, a capacidade é de cerca de 20%. A companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) quer reduzir em 20% o consumo de água. Para isso, criou um incentivo extra: quem atingir a meta terá um desconto de 30% na conta mensal.

Com relação ao assunto do texto, julgue os itens de 109 a 112.

109 Com o incentivo do governo, uma pessoa que passa de13 metros cúbicos (13 mil litros) para um consumo de10 metros cúbicos, por exemplo, o valor da sua conta passará de R$ 60,00 para R$ 42,00.

110 Sabe-se que, ao acionar a descarga, gastam-se, em média,15 litros de água. Já com as bacias sanitárias ecológicas são utilizados 6 litros por descarga. Se gastarmos 60 litros de água por dia com a descarga, utilizando a bacia ecológica, faremos uma economia de 36 litros.

111 Uma torneira que não foi bem fechada ficou pingando da meia-noite às 6 horas da manhã, com a frequência de uma gota a cada 3 segundos. Sabe-se que a gota tem volume de 0,2 mL. O valor mais aproximado do total de água desperdiçada nesse período foi de 1,4 litros.

112 Ao tomarmos um banho, a cada 5 minutos, gastamos48 litros. Alguns banhos mais demorados chegam a gastar 180 litros, o que equivale dizer que esses banhos levam pouco mais de 20 minutos de duração.

Nos itens 113 e 114, que são do tipo B, faça o que se pede, desprezando, para a marcação na folha de respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, após efetuados todos os cálculos solicitados.

113 A companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) necessita saber as medidas corretas de cada rua para que possa estruturar a distribuição de água de forma correta e eficaz.

Numa determinada localidade, três terrenos têm frente para a rua "A" e para a rua "B", como na figura. As divisas laterais são perpendiculares à rua "A". Qual a medida de frente para a rua "B" de cada lote, sabendo-se que a frente total para essa rua é 180 m?

________________________________________________114 A figura representa algumas casas, B, C, D e E, distribuídas

numa região e abastecidas pela água do reservatório de água representado por A.Sabendo-se que os segmentos formados pelas distâncias entre as casas BC e DE são linhas paralelas, onde AB = 15 m, AD = 5 m e AE = 6 m, determine a distância da casa C à central de abastecimento, ou seja, AC.

________________________________________________1

5

10

A política tarifária praticada pela Caesb busca garantir o abastecimento de água para toda a população, ao mesmo tempo em que procura coibir consumos abusivos e garantir a todos os moradores do DF, independentemente da condição econômica, o acesso aos serviços de saneamento básico. Dessa forma, quanto menor o consumo, menor o valor da alíquota cobrada por metro cúbico. O valor da tarifa de esgotos corresponde a 100% do valor da tarifa de água.

A conta de água é a soma do consumo de água e da tarifa de esgoto.

Disponível em: <http://www.caesb.df.gov.br>.

1o Simulado 201512

Modelo PAS/UnB

A

B

C

D

Rascunho

Rascunho

Page 14: Tema: água 1º SIMULADO 9º ANO - leonardoonline.com.br · 16 Tanto no texto 1 como no texto 2, seus emissores não se apresentam de maneira explícita. 17 A mensagem do texto 1

ano9o

OBSERVAÇÃO: Em nenhum caso, o consumo mínimo a faturar será inferior a 10 m3 por unidade de consumo, conforme previsto no Decreto 26.590/2006.

Com base nos dados, julgue os itens de 115 a 119.

115 Uma residência (unidade de consumo) permaneceu fechada durante todo o mês de janeiro, então a CAESB não cobrará nada, pois sem consumo não há conta.

116 Se uma residência gastar 10 mil litros de água num certo mês, pagará R$ 25,80 pela água e R$ 25,80 pela tarifa de esgotos.

117 Uma residência que consumiu 20 mil litros de água receberá uma conta de R$ 160,70.

118 Uma conta de R$ 221,90 corresponde a um consumo de25 mil litros de água.

119 Para encher uma piscina residencial com capacidade para 100 mil litros de água, gasta-se exatamente o valor de R$ 1.942,00.

1

5

10

Os hidrômetros são marcadores de consumo de água em residências e estabelecimentos comerciais. Existem vários modelos de mostradores de hidrômetros, e alguns deles possuem uma combinação de um mostrador e dois relógios de ponteiro. O número formado pelos quatro primeiros algarismos do mostrador fornece o consumo em m3, e os dois últimos algarismos representam, respectivamente, as centenas e dezenas de litros de água consumidos. Um dos relógios de ponteiros indica a quantidade em litros, e o outro em décimos de litros, conforme ilustrados na imagem a seguir.

A respeito das informações apresentadas no texto e na imagem, faça o que se pede no item 120, que é do tipo C.

120 Considerando as informações indicadas na figura, o consumo total de água registrado nesse hidrômetro, em litros, é igual a:

3534,85.

3544,20.

3534850,00.

3534859,35.

1o Simulado 201513

Modelo PAS/UnB

D

A

B

C