tela 1 autores: almir afonso da silva, fernando ferreira queiroz...

15
Título da Animação: Entrando na torre. Tela 2 Título da Animação: Entrando na torre Autores: Almir Afonso da Silva, Fernando Ferreira Queiroz, Henrique de Araújo Sobreira e Rivelino Rodrigues Flor. Tela 1 Texto: Ultimamente, tem-se ouvido muito falar na auto- suficiência sustentável brasileira em petróleo, alcançada pela Petrobrás com a entrada em produção da Plataforma P-50, na Bacia de Campos, onde se utiliza tecnologia única no mundo em termos de exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. Desta forma o desenvolvimento tecnológico, feito em parceria com universidades e outras instituições de pesquisa, tem permitido ao país uma liderança invejável a qualquer nação. Figura: Texto Figura 1 Explicação da ação O usuário: - Lê as informações, visualizando a figura do lado . - Clica no botão “seguir”. Descrição dos objetos O texto e figura devem formar um conjunto harmônico: plano de fundo com cor clara, figura 2 disposta no canto direito e texto no topo esquerdo. Figura 1 seguir

Upload: hoangthien

Post on 16-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Título da Animação: Entrando na torre.

Tela 2

Título da Animação: Entrando na torre Autores: Almir Afonso da Silva, Fernando Ferreira Queiroz, Henrique de Araújo Sobreira e Rivelino Rodrigues Flor.

Tela 1

Texto: Ultimamente, tem-se ouvido muito falar na auto-suficiência sustentável brasileira em petróleo, alcançada pela Petrobrás com a entrada em produção da Plataforma P-50, na Bacia de Campos, onde se utiliza tecnologia única no mundo em termos de exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. Desta forma o desenvolvimento tecnológico, feito em parceria com universidades e outras instituições de pesquisa, tem permitido ao país uma liderança invejável a qualquer nação.

Figura: Texto

Figura 1

Explicação da ação O usuário: - Lê as informações, visualizando a figura do lado . - Clica no botão “seguir”. Descrição dos objetos O texto e figura devem formar um conjunto harmônico: plano de fundo com cor clara, figura 2 disposta no canto direito e texto no topo esquerdo. Figura 1

seguir

Autores: Autores: Almir Afonso da Silva, Fernando Ferreira Queiroz, Henrique de Araújo Sobreira e Rivelino Rodrigues Flor.

Mas, você já pensou em o que o homem faz com o petróleo para transformá-lo em asfalto? Em combustível? Em lubrificante?

Pois é! Aqui vamos conhecer como é feito o processo de aproveitamento do petróleo retirado do mar, para isso clique em seguir

Imagem: Esboço da tela 2

Explicação da ação O usuário: - Lê o texto, visualizando a figura de fundo; -Clica em seguir; Descrição dos objetos: O texto e figura devem formar um conjunto harmônico: plano de fundo com cor clara, figura 2 disposta no canto direito e texto no topo esquerdo. Figura 2:

Texto

Figura 2

Título da Animação: Entrando na torre Autores: Almir Afonso da Silva, Fernando Ferreira Queiroz, Henrique de Araújo Sobreira e Rivelino Rodrigues Flor.

Tela 3

Texto: Como estamos trabalhando com o petróleo extraído do mar (que é o petróleo bruto), o mesmo acaba sendo extraído junto com água e areia, então é necessário fazer uma separação para isolar o petróleo, obtendo o petróleo cru. Como separar de maneira simples tal mistura? o Inicialmente fazer a decantação da

mistura para retirada da água e, em seguida filtrar o petróleo para se retirar areia.

o Aquecer até a ebulição do petróleo, depois filtrar a areia.

o Passar toda a mistura num funil de separação, para assim separar os compostos.

Errado: Opa! Reflita mais um pouco. Certo: Beleza! Clique em seguir.

Imagem: esboço da tela 3

Explicação da ação: O usuário: - Lê a questão e responde a pergunta; - Lê a mensagem de feedback; - Se respondeu certo, clica em seguir, caso contrário, refaz a questão. Descrição do objeto A questão é objetiva, o usuário responde com um “clique” dentro da caixa correspondente a questão e recebe mensagens de feedback. Caso marque a primeira alternativa o usuário acertou e recebe a mensagem de acerto, liberando o botão “seguir”, já para as demais alternativas ele respondeu errado e recebe mensagem de erro, não conseguindo seguir devido ao erro. O aluno tem a possibilidade de voltar e refazê-la marcando certo ou errado. Título da Animação: Entrando na Torre

Tela 4

Texto

Autores: Equipe UFU – Química Texto 1: Com o petróleo cru em mãos podemos, envia-lo para o refino, onde iremos separar seus componentes, utilizando o processo físico da destilação fracionada. Clique em começar para ver o funcionamento da torre de fracionamento. Observe bem, todo o processo. Texto 2: Clique nos desenhos para saber sobre o derivado. Texto do derivado 1: asfalto: Muito utilizado na pavimentação de ruas, impermeabilização de cascos de embarcações, adesivos em laminados elétricos, vedação de encanamentos e paredes, entre outras. Texto do derivado 2: óleo lubrificante: utilizado na lubrificação de máquinas e motores. Texto do derivado 3: diesel: Usado como combustível de ônibus e caminhões. Texto do derivado 4: querosene: tem larga aplicação, por exemplo: iluminação, solvente, combustível doméstico e para aviões. Texto do derivado 5: gasolina: Utiliza-se a gasolina como combustível para motores de explosão. Texto do derivado 6: nafta: Usado como solvente e matéria química na indústria petroquímica. Texto do derivado 7: fração gasosa: aplica-se como combustível e matéria-prima na síntese de compostos orgânicos e na fabricação de plásticos.

Imagem: Esboço da Tela 4 Tela 4-A: Tela 4-B: Tela 4-C:

Texto 1

Começar

Texto do derivado clicado

Explicação da ação O usuário: - Lê o texto 1 - Clica no botão começar para ver o funcionamento da torre. - Lê o texto 2. - Clica nos desenhos de todos os derivados para ver a aplicação de cada um. - Clica em seguir. Descrição dos objetos O texto 1 é apresentado quando o usuário acessa esta tela, quando ele clicar em começar, o texto some e começa a animação. Esta animação ocorrerá da seguinte forma: primeiro mostra o desenho de um petroleiro no mar levando petróleo para a refinaria (tela 4-A, os detalhes seguem a estrutura da tela 4-B), o óleo entra num cano do primeiro recipiente da esquerda, quando ele chegar neste recipiente a imagem congela na tela 4-B; quando o usuário clicar no botão começar, o petróleo sai do 1º recipiente e entra no 2º, onde será aquecido; desta forma o vapor entra na torre e, um pouco desce em forma de líquido, o restante sobe na forma de vapor*; nesta fase da animação, vamos ter uma ascensão do vapor até o topo da coluna, porém, sempre vai ficando um pouco de líquido em cada andar, sendo assim, sempre existirá vapor subindo e líquido descendo em todos compartimentos (andares), formando um sistema em equilíbrio, no entanto o processo é representado neste desenho apenas nos primeiros compartimentos, mas como já foi dito, ele deve aparecer, da mesma forma, nos demais compartimentos. *Obs.: O vapor sobe em forma de pequenas fumaças (conforme a figura) passando pelos obstáculos, enquanto que a maior parte do mesmo se transforma em líquido, representado na forma de pequenas gotas, que desce. Depois de 30s que a animação começou, entra a tela 4-C e o usuário lê o texto dois, clica nos desenhos laterais (links) e acessa seus respectivos textos, só depois de ter clicado em todos os derivados é que o botão seguir é liberado. (obs.: a numeração dos derivados é de baixo para cima)

Título da Animação: Entrando na torre. Autores: Almir Afonso da Silva, Fernando Ferreira Queiroz, Henrique de Araújo Sobreira e Rivelino Rodrigues Flor.

Tela 5

Texto Texto 1: Por que houve essa separação de componentes?

o Porquê cada composto do petróleo reage de um forma específica.

o Por causa da solubilidade de cada

composto em água. o Por causa da diferença dos pontos

de ebulição dos constituintes do petróleo.

Errado: Opa! Observe melhor, se necessário volte e reveja o processo. Certo: Beleza! agora que você já conhece o processo de separação dos derivados do petróleo, clique em seguir para entender o processo de queima de gasolina num motor de explosão de quatro tempos.

Imagem: Esboço da tela 5. Tela 5:

Explicação da ação O usuário: - Lê a questão e responde a pergunta; - Lê a mensagem de feedback; - Se respondeu certo, clica em seguir, caso contrário, refaz a questão. Descrição do objeto: A questão é objetiva, o usuário responde com um “clique” dentro da caixa correspondente a questão e recebe mensagens de feedback. Caso marque a terceira alternativa o usuário acertou e recebe a mensagem de acerto, liberando o botão “seguir”, já para as demais alternativas ele respondeu errado e recebe mensagem de erro, não conseguindo seguir. O aluno tem a possibilidade de voltar e refazê-la marcando certo ou errado.

Texto

Título da Animação: Entrando na torre. Autores: Almir Afonso da Silva, Fernando Ferreira Queiroz, Henrique de Araújo Sobreira e Rivelino Rodrigues Flor.

Tela 6

Texto 1: O nosso problema é o seguinte: Temos três tipos de gasolina e gostaria que você escolhesse dentre elas a que você utilizaria em seu carro com motor de explosão de quatro tempos (clique em apoio para obter informações). Para isso, clique nos galões para observar os dados das gasolinas, ao fim de cada informação clique em “funcionamento” para visualização da queima da gasolina no motor. Texto do apoio. A força com que os gases formados na explosão da gasolina empurram o pistão para a posição inicial determina a potência do carro e a regulagem do motor. Texto da gasolina 1: Mistura de hidrocarbonetos, onde o alcano predominante é o 2,3-dimetilpentano:

CH3

CH3CH3

CH3

Funcionamento Texto da gasolina 2: Mistura de hidrocarbonetos, onde o alcano predominante é o 2,2,4-trimetilpentano.

Imagem: Esboço da Tela 6 Tela 6 - A: Tela 6-B:

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina e ar

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina e arGasolina e arGasolina e ar

Texto Apoio Texto gasolina x

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

CH3

CH3CH3

CH3

CH3

Funcionamento. Texto da gasolina 3: Mistura de hidrocarbonetos, onde o alcano predominante é o n-heptano.

CH3 CH3

Funcionamento.

Tela 6-C: Tela 6-D: Tela 6-E:

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Tela 6-F: Tela 6-G: Tela 6-H:

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

(volta da tela-B até a H) Tela 6-I: Tela 6-J: Tela 6-K:

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Tela L:

Explicação da ação O usuário: - Lê o texto 1 - Lê o texto de apoio. - Clica em um determinado galão de gasolina e lê o texto correspondente. - Clica em funcionamento. - Visualiza a animação do motor. - Escolhe outro galão e repete as mesmas ações. - Escolhe o último galão e repete novamente. - Clica em seguir. Descrição dos objetos O texto 1 é apresentado quando o usuário acessa a tela. “Apoio” é um link no canto direito da tela que da acesso ao texto de Apoio. Os galões de gasolina são links para os seus respectivos textos que serão dispostos em cima das figuras e, contido nestes textos estão o link funcionamento que dá acesso a cada animação (animação da gasolina 1, animação da gasolina 2 e animação da gasolina 3). A animação ocorre na ordem dos desenhos. A esquematização foi feita para a gasolina 2, sendo que, após a tela 6-H vem a tela 6-B, fechando um ciclo que cessará quando o usuário clicar em outro local. Para as demais gasolinas (1 e 3) ocorrerá da mesma forma, no entanto da tela 6-D para a 6-E há uma diferença importantíssima, que é até quando o pistão sobe sem ocorrer a explosão: Telas 6-I e 6-J, para a gasolina 1 e telas 6-K e 6-L, para a gasolina 3. Nesta parte deve estar claro a diferença do movimento do pistão, sendo que para a gasolina três a explosão ocorre com pouca compressão, para a gasolina um com média e

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

Gasolina2

Gasolina3

Gasolina1

para a gasolina 2 com muita compressão O tamanho dos objetos dessa tela deve seguir as proporções dos desenhos. O botão seguir, é liberado somente quando o usuário visualizar todas as animações. Título da Animação: Entrando na torre. Autores: Almir Afonso da Silva, Fernando Ferreira Queiroz, Henrique de Araújo Sobreira e Rivelino Rodrigues Flor.

Tela 7

Texto E aí, qual gasolina você escolheu?

o A gasolina 3, pois ela explode mais rápido liberando mais energia para o movimento do pistão.

o A gasolina 3, devido ao n-heptano

ser um composto de cadeia não substituída.

o A gasolina 2, por causa da sua

capacidade de resistência à compressão, o que permite uma maior eficiência para o movimento do pistão.

o A gasolina 2, pois em sua

composição predomina um composto muito solúvel em áqua.

o A gasolina 1, porquê ela ficou em

um nível intermediário, em relação à capacidade de empurrar o pistão, sendo mais eficiente que a 2 e menos que a 3.

o A gasolina 1, pois ela apresenta

uma disposição espacial bastante instável.

o Todas as gasolinas me serviriam

com a mesma qualidade, pois

Imagem: descrição da tela 7 Tela 7:

Texto

ambas são formadas por uma mistura de hidrocarbonetos.

Errado: Opa! Observe melhor, se necessário volte e refaça o experimento. Certo: Muito bem! Agora você já conhece como funciona um motor desta natureza e sabe que devemos ficar de olhos bem abertos na qualidade do combustível que usamos. Explicação da ação O usuário: - Lê a questão e responde a pergunta; - Lê a mensagem de feedback; - Se respondeu certo, clica em seguir, caso contrário, refaz a questão. Descrição do objeto: A questão é objetiva, o usuário responde com um “clique” dentro da caixa correspondente a questão e recebe mensagens de feedback. Caso marque a terceira alternativa o usuário acertou e recebe a mensagem de acerto, liberando o botão “seguir”, já para as demais alternativas ele respondeu errado e recebe mensagem de erro, não conseguindo seguir. O aluno tem a possibilidade de voltar e refazê-la marcando certo ou errado.

Título da Animação: Entrando na torre. Autores: Almir Afonso da Silva, Fernando Ferreira Queiroz, Henrique de Araújo Sobreira e Rivelino Rodrigues Flor.

Tela 8

Texto: É isso aí, agora você pode relacionar as diversas informações que ouvimos ou lemos sobre o assunto trabalhado, com a atividade realizada

Imagem: descrição da tela 8 Tela 8:

Explicação sobre a ação: O Usuário: - Lê a mensagem final, visualizando a figura. Descrição dos objetos: O texto final é disposto no centro da tela, o botão voltar permite ao usuário retornar para as telas anteriores. Figura 3:

Figura 3

Texto