tectonic a

3
1 Discuta 3 evidencias geológicas usadas como base da Teoria da Deriva Continental A existência de províncias ígneas, paleolatitudes, alinhamento de cinturões antigos e indicação estratigráfica. As províncias ígneas são domínios geográficos onde ocorreu uma manifestação magmática de mesmo modo, alinhamentos de cinturões antigos são quando ocorre uma concordância de cadeias de montanhas configurando-as como única e indicadores de palolatitudes são indicadores de certas formações que só podem ser originar numa determinada latitude e atualmente se localizam em latitudes diferentes de sua formação, como: carvão, evaporitos e red-beds (camadas vermelhas desérticas de ferro precipitado) que são indicadores de ambientes desérticos. E indicação estratigráfica relaciona várias colunas estratigráficas em várias geografias indicando as mesmas formações. 2 – Comente sobre a aplicação de indicadores de paleolatitudes (climáticos) na elaboração da teoria da tectônica de placas. Os indicadores de paleolatitudes climáticos funcionam para explicar uma específica formação ou evento geológico em uma localização precisa do planeta, se atualmente esse evento se encontra fora dessa localização de formação, ele sofreu deslocamento, logo deriva continental. 3 – Defina 3.1 – Minerais paramagnéticos Minerais paramagnéticos são minerais que possuem momentos de dipolo em direções aleatórias, mas quando submetidos a um campo magnético externo adquirem uma padronização na direção de magnetização gerando um campo próprio pouco intenso. Quando o campo externo é retirado, o mineral perde essa magnetização e seus momentos de dipolos voltam a ser aleatórios. 3.2 – Temperatura Curie É a temperatura limite de magnetização de um material, acima dessa temperatura nenhum material consegue manter suas propriedades magnéticas.

Upload: gabriela-pantoja

Post on 10-Dec-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

aula sobre tectonica

TRANSCRIPT

Page 1: Tectonic A

1 Discuta 3 evidencias geológicas usadas como base da Teoria da Deriva Continental

A existência de províncias ígneas, paleolatitudes, alinhamento de cinturões antigos e indicação estratigráfica. As províncias ígneas são domínios geográficos onde ocorreu uma manifestação magmática de mesmo modo, alinhamentos de cinturões antigos são quando ocorre uma concordância de cadeias de montanhas configurando-as como única e indicadores de palolatitudes são indicadores de certas formações que só podem ser originar numa determinada latitude e atualmente se localizam em latitudes diferentes de sua formação, como: carvão, evaporitos e red-beds (camadas vermelhas desérticas de ferro precipitado) que são indicadores de ambientes desérticos. E indicação estratigráfica relaciona várias colunas estratigráficas em várias geografias indicando as mesmas formações.

2 – Comente sobre a aplicação de indicadores de paleolatitudes (climáticos) na elaboração da teoria da tectônica de placas.

Os indicadores de paleolatitudes climáticos funcionam para explicar uma específica formação ou evento geológico em uma localização precisa do planeta, se atualmente esse evento se encontra fora dessa localização de formação, ele sofreu deslocamento, logo deriva continental.

3 – Defina3.1 – Minerais paramagnéticos

Minerais paramagnéticos são minerais que possuem momentos de dipolo em direções aleatórias, mas quando submetidos a um campo magnético externo adquirem uma padronização na direção de magnetização gerando um campo próprio pouco intenso. Quando o campo externo é retirado, o mineral perde essa magnetização e seus momentos de dipolos voltam a ser aleatórios.

3.2 – Temperatura Curie

É a temperatura limite de magnetização de um material, acima dessa temperatura nenhum material consegue manter suas propriedades magnéticas.

3.3 – Magnetização Natural Remanescente3.4 – Magnetização Remanescente Viscosa

É o tipo de magnetização adquirido por um material quando submetido a um campo magnético por um período muito longo, quando este campo é retirado o material adquire uma intensidade de magnetização remanescente menor do que a do campo externo.

4 – A que se refere a hipótese de Vine-Matheus? E qual sua importância para a construção da Tectônica de Placas?

A hipótese de Vine-Matheus se refere ao padrão zebrado de intensidade do campo geomagnético nas formações paralelas a dorsal. As rochas possuem padrões diferentes de intensidade de magnetização em tempos geológicos diferentes onde atuava o campo geomagnético. Sabendo qual a intensidade de magnetização do campo naquele determinado período, pode-se dizer onde a rocha se localizava e junto com a datação radiométrica das

Page 2: Tectonic A

rochas, pode-se determinar a taxa de afastamento dessas rochas e a velocidade de afastamento da placa.

5- A que tem sido atribuída a reversão de polarização magnética observada nas rochas oceânicas?

A movimentação da massa no núcleo externo, funcionando como um dínamo. Vê-se um indício na movimentação dos fluidos de diferentes rotações nos 2 hemisférios e essa inversão pode inverter os movimentos de turbilhão destes fluidos.

6 – Qual o papel das falhas transformantes no contexto da teoria da tectônica de placas?Ao compartimento tectônico com taxas de deslizamento diferentes e atua girando um pólo de rotação das placas, mudando a direção de “deslizamento” de cada uma.

7 – Descreva o Ciclo de Wilson e comente sobre as principais orogenias reconhecidas na historia tectônica da TerraO Ciclo de Wilson é o ciclo de riftiamento (quebra) e junção de continentes no planeta. Ocorreram vários Ciclos:a- Pangaeab- Formação de Gondwana e quebra respectiva no: Caledoniano, Apalachiano,

Variscano e Uralianoc- No Siluriano-Devoniano : Fechamento do fragmento quebrado no Caledonianod- Carbonífero: Fechamento do fragmento quebrado no Apalachiano e Variscanoe- Permo-Triássico: Fechamento do fragmento quebrado no Uralianof- Jurássico-Cretaceo: Formação da Laurásia e Pangea, entre esses dois fragmentos

há o mar Tetisg- Cenozóico: Formação dos atuais continentes.

8 – O que é Hot Spot? Qual a importância para a Tectônica?Hot Spots são pontos de atividade magmática e acúmulo de calor no Manto. Sua importância reside no fato de que o acúmulo de calor em certos pontos no Manto é mais lento do que a movimentação das placas, logo à medida que a placa se movimenta o Hot Spot deixa um rastro de calor na placa em analogia a uma folha de papel se movimentando em cima de uma vela.

9 – Explique o significado das Zonas de Bennioff e como esse modelo foi elaborado.

10 – Como se distribuem os Terremotos na Litosfera e qual suas relações com a Tectônica?Nos oceanos eles se distribuem ao longo de focos rasos (0-70 Km) , (ao longo de falhas transformantes), nos continentes eventos tensionais rasos estão associados com a bacia e província Range nos EUA, sistemas de Rift do Leste-Africano e o sistema de grabens Lake Baikal. A maioria dos focos intermediários (70-300 Km) e profundos (>300Km) estão associadas com margem de placa destrutiva e Zonas de Bennioff. Montanhas formadas por colisões são caracterizadas por possuírem focos

Page 3: Tectonic A

intermediários e profundos. Em zonas de subducção os focos são de rasos a profundos e aberturas ao longo de focos rasos, e regiões de falha direcional os focos são rasos.