tÉcnico de seguranÇa do trabalho - conteúdo jurídico · seguranÇa do trabalho gabarito b 1º...

14
TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Gabarito B 1º Concurso Público 2012 www.conteudojuridico.com.br

Upload: dodiep

Post on 06-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO

TRABALHO

Gabarito B

1º Concurso Público2012

www.conteudojuridico.com.br

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

2

1 - Na frase “No Brasil, ainda é preciso que um ou mais de um Max Weber apareça para mostrar que o lucro é bom para a sociedade”, o autor do texto:

(A) critica o atraso brasileiro diante de certos conhecimentos já bem estabelecidos.

(B) aponta a necessidade de a sociedade brasileira convidar especialistas no assunto.

(C) denuncia a falta de publicações atualizadas na área empresarial.

(D) aconselha a leitura de Max Weber para a resolução de certos problemas.

(E) indica que Max Weber não é autor apreciado no Brasil.

2 - “quem rouba um hospital é um assassino”. A razão de dar o nome de “assassino” a quem rouba um hospital é fruto

(A) do interesse do autor do texto de aumentar a culpa no delito.

(B) da tentativa de separar roubos a empresas particulares de roubos na esfera pública.

(C) de que o roubo em hospitais pode causar a morte de pessoas por falta de material.

(D) da finalidade de separar bons de maus empresários.(E) da intenção de criminalizar mais fortemente um

simples roubo.

3 - “A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade”; nesse caso, a corrupção

(A) não deve ser combatida.(B) raramente é praticada.(C) acontece involuntariamente.(D) ocorre necessariamente.(E) integra as relações econômicas.

LÍNGUA PORTUGUESATEXTO

ORGULHO E PRECONCEITO Eduardo Eugênio Gouvea Vieira, Presidente da Firjan

O “Fantástico” realizou uma das mais brilhantes reportagens de tempos recentes ao expor a corrupção na área de saúde. É importante que a repercussão não faça recrudescer velhos preconceitos em relação à atividade empresarial. É algo que se renova quando uma denúncia expõe agentes ativos de corrupção que se definem como empresários. A malversação de recursos públicos na área da saúde é da maior gravidade. Não se está diante de empresários, mas de bandidos assassinos (quem rouba um hospital é um assassino). É por isso que não se pode tolerar a desinformação dos que vêm a público para desqualificar os verdadeiros empresários. É fundamental que a opinião pública tome cada vez mais conhecimento dos exemplos de empresários que geram riqueza para a sociedade, oferecem empregos, assumem riscos (entre os quais lançar mão de seus próprios recursos pessoais) e recolhem tributos que estão entre os maiores do mundo. A exposição pública de um empresário como Eike Batista é, sob este ponto de vista, uma mudança de paradigma. Eike não tem vergonha de ser rico. Pelo contrário, ele se orgulha de gerar riquezas e faz o que está ao seu alcance para devolver parte do que conquistou. A acumulação de riqueza e o lucro deixaram de ser vistos como pecados ainda na transição do século 19 para o século 20. No Brasil, ainda é preciso que um ou mais de um Max Weber apareça para mostrar que o lucro é bom para a sociedade. A ganância não é boa, mas o lucro é. A ética e a atividade empresarial não são incompatíveis, a despeito dos bandidos. A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade, algo que não se elimina da cultura brasileira. Há um enorme cinismo em pensar assim. É o que move os bandidos travestidos de empresários. Há bons e maus empresários. Uma legislação que puna exemplarmente os corruptores vai separar o joio do trigo, assim como a multiplicação de exemplos de empreendedores que assumem riscos, produzem, geram empregos e devolvem à sociedade parte do que conquistaram em ações ou projetos sociais. É hora de olhar com menos preconceito para homens que deviam inspirar o sentimento de orgulho por suas realizações. E colocar na cadeia bandidos que se autointitulam empresários.

www.conteudojuridico.com.br

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

3

4 - “A ética e a atividade empresarial não são incompatíveis, a despeito dos bandidos”; a forma de reescrever-se essa mesma frase que altera o seu sentido original é:

(A) Apesar dos bandidos, a ética e a atividade empresarial não são incompatíveis.

(B) Não apresentam incompatibilidade a ética e a atividade empresarial, mesmo com a existência de bandidos nesse meio.

(C) Ainda que haja bandidos no meio empresarial, a ética e a atividade empresarial não são incompatíveis.

(D) Não são incompatíveis, mesmo com a existência de bandidos no meio, a ética e a atividade empresarial.

(E) Apesar da inexistência de ética entre os bandidos, a ética e a atividade empresarial não são incompatíveis.

5 - Todos os segmentos abaixo mostram a presença do advérbio NÃO; todas as frases foram reescritas de modo a eliminar-se esse advérbio, mas mantendo-se o sentido original. Assinale a alternativa em que a alteração foi mal realizada:

(A) “É por isso que não se pode tolerar a desinformação dos que vêm a público para desqualificar os verdadeiros empresários” / É por isso que se deve condenar a desinformação dos que vêm a público para desqualificar os verdadeiros empresários.

(B) “Eike não tem vergonha de ser rico” / Eike aceita, sem vergonha, o fato de ser rico.

(C) “A ganância não é boa, mas o lucro é” / A ganância é má, mas o lucro é.

(D) “A ética e a atividade empresarial não são incompatíveis” / A ética e a atividade empresarial mostram compatibilidade.

(E) “A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade, algo que não se elimina da cultura brasileira” / A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade, algo inerente à cultura brasileira.

6 - Abaixo estão cinco substantivos presentes no texto seguidos de seus verbos cognatos; a alternativa em que esse verbo cognato está mal indicado é:

(A) corrupção/corromper.(B) repercussão/repercutir.(C) transição/transigir.(D) exposição/expor.(E) malversação/malversar.

7 - “A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade, algo que não se elimina da cultura brasileira. Há um enorme cinismo em pensar assim. É o que move os bandidos travestidos de empresários. Há bons e maus empresários. Uma legislação que puna exemplarmente os corruptores vai separar o joio do trigo, assim como a multiplicação de exemplos de empreendedores que assumem riscos, produzem, geram empregos e devolvem à sociedade parte do que conquistaram em ações ou projetos sociais”; nesse segmento do texto há cinco ocorrências (sublinhadas) do pronome relativo QUE; assinale a alternativa em que a identificação do antecedente do pronome está errada:

(A) que/algo.(B) que/o.(C) que/legislação.(D) que/exemplos.(E) que/o.

8 - “A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade, algo que não se elimina da cultura brasileira. Há um enorme cinismo em pensar assim”; nesse segmento do texto, o termo “assim” se refere ao fato de a corrupção:

(A) ser encarada com cinismo.(B) ser algo a ser eliminado da cultura brasileira.(C) ser vista como desígnio de Deus.(D) não poder ser eliminada da cultura brasileira.(E) fazer parte da natureza humana.

9 - “Há bons e maus empresários”; o autor das frases abaixo tentou fazê-las segundo a mesma estrutura de composição da frase destacada do texto. A alternativa em que essa correspondência foi feita de forma adequada é:

(A) Há lucros e perdas imensas.(B) Há alegrias e tristezas duradouras.(C) Há altos e baixos desempenhos.(D) Há bens e males passageiros.(E) Há riqueza e pobreza visíveis.

10 - “É hora de olhar com menos preconceito para homens que deviam inspirar o sentimento de orgulho por suas realizações. E colocar na cadeia bandidos que se autointitulam empresários”; o tom do último parágrafo do texto é de:

(A) ameaça.(B) conselho.(C) crítica.(D) ironia.(E) alerta.

www.conteudojuridico.com.br

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

4

11 - “É hora de olhar com menos preconceito para homens que deviam inspirar o sentimento de orgulho por suas realizações. E colocar na cadeia bandidos que se autointitulam empresários”; a alternativa em que o comentário realizado sobre os componentes desse segmento é inadequado é:

(A) a forma verbal “olhar” tem como sujeito oculto “cidadãos”.

(B) o vocábulo “homens” se refere a empresários.(C) o possessivo “suas” se refere ao possuidor

“empresários”.(D) “bandidos” é um vocábulo de sentido pejorativo.(E) o prefixo “auto” significa “a si mesmos”.

12 - “O ‘Fantástico’ realizou uma das mais brilhantes reportagens de tempos recentes ao expor a corrupção na área de saúde”. O comentário que é inadequado em relação a um dos componentes desse primeiro período do texto é:

(A) o “Fantástico” aparece sem identificação porque o autor considera esse programa de televisão como de conhecimento geral.

(B) o adjetivo “brilhantes” aparece justificado em “ao expor a corrupção da área de saúde”.

(C) o segmento “de tempos recentes” limita o alcance de tempo do termo “brilhantes reportagens”.

(D) o segmento “de saúde” limita o alcance de sentido do termo “corrupção”.

(E) o segmento “ao expor a corrupção na área de saúde” indica tempo simultâneo à forma verbal “realizou”.

13 - A alternativa que mostra uma afirmação incorreta sobre o emprego dos adjetivos no texto é:

(A) em “brilhantes reportagens” o adjetivo anteposto tem valor nitidamente subjetivo, assim como em “enorme cinismo”.

(B) em “velhos preconceitos” o adjetivo anteposto varia de sentido conforme sua posição em relação ao substantivo, como em “maus empresários”.

(C) em “atividade empresarial” o adjetivo é de conteúdo objetivo como em “projetos sociais”.

(D) em “saúde pública” o adjetivo é caracterizado como de relação e não recebe variação de grau como em “atividade empresarial”.

(E) em “bandidos assassinos” a mudança de posição dos termos muda o sentido e a classe dos termos, como em “cultura brasileira”.

14 - O título dado ao texto é a tradução literal do nome de um famoso romance inglês de Jane Austen. As duas passagens do texto que aludem a outros textos são:

(A) “...ainda é preciso que um ou mais de um Max Weber apareça para mostrar que o lucro é bom para a sociedade” / “...vai separar o joio do trigo”.

(B) “...vai separar o joio do trigo” / “E colocar na cadeia bandidos que se autointitulam empresários”.

(C) “E colocar na cadeia bandidos que se autointitulam empresários” / “Eike não tem vergonha de ser rico”.

(D)”Eike não tem vergonha de ser rico” / “A malversação de recursos públicos na área de saúde é da maior gravidade”.

(E) “A exposição pública de um empresário como Eike Batista é, sob este ponto de vista, uma mudança de paradigma”/ “...ainda é preciso que um ou mais de um Max Weber apareça para mostrar que o lucro é bom para a sociedade”.

15 - A finalidade essencial do texto é:

(A) apontar a necessidade de uma legislação mais dura contra os maus empresários.

(B) defender os bons empresários de uma visão social deturpada.

(C) criticar a má intenção de alguns em denegrir a imagem dos empresários.

(D) desmentir a ideia de que a corrupção é uma fatalidade e, como tal, inevitável.

(E) apontar o empresário Eike Batista como uma nova concepção de empresário.

16 - O texto apresenta uma série de argumentos favoráveis aos empresários; diante desses argumentos poderiam ser apresentados contra-argumentos eficientes. A alternativa em que o contra-argumento apresentado é inadequado é:

(A) os empresários geram riqueza para a sociedade – os empresários só geram riqueza para a sociedade porque necessitam dessa sociedade para a construção de sua própria riqueza.

(B) os empresários oferecem empregos – para a produção de bens é indispensável a colaboração de operários.

(C) os empresários assumem riscos – toda e qualquer atividade econômica possui maior ou menor quantidade de riscos, o risco é inerente à atividade.

(D) os empresários lançam mão de seus próprios recursos pessoais – os investimentos em negócios que são provenientes de financiamento bancário são muito baixos.

(E) os empresários recolhem tributos que estão entre os maiores do mundo – só recolhem tributos em maior quantidade porque ganham mais do que os outros.

www.conteudojuridico.com.br

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

5

17 - Frase do texto que é mal construída pela presença de uma ambiguidade é:

(A) “É por isso que não se pode tolerar a desinformação dos que vêm a público para desqualificar os verdadeiros empresários”.

(B) “... oferecem empregos, assumem riscos (entre os quais lançar mão de seus próprios recursos pessoais) e recolhem tributos que estão entre os maiores do mundo”.

(C) “A exposição pública de um empresário como Eike Batista é, sob este ponto de vista, uma mudança de paradigma. Eike não tem vergonha de ser rico”.

(D) “Pelo contrário, ele se orgulha de gerar riquezas e faz o que está ao seu alcance para devolver parte do que conquistou”.

(E) “A acumulação de riqueza e o lucro deixaram de ser vistos como pecados ainda na transição do século 19 para o século 20”.

18 - Na frase “... lançar mão de seus próprios recursos pessoais” há um problema de construção que se repete em:

(A) Os empresários se dividem em duas categorias: os bons e os maus empresários.

(B) A sociedade não vê a classe empresarial com bons olhos.

(C) A Firjan elaborou um planejamento antecipado do que pretende realizar.

(D) Eike Batista é um exemplo conhecido de um empresário moderno.

(E) Os empresários participam de uma atividade de grande risco.

19 - “É importante que a repercussão não faça recrudescer velhos preconceitos”. Nesse segmento do texto, os tempos verbais estão empregados em perfeita correspondência; a alternativa que mostra formas verbais correspondentes inadequadas para as mesmas posições na frase é:

(A) era / fizesse.(B) será / faça.(C) seria / fizesse.(D) tinha sido / tivesse feito.(E) vai ser / fará.

20 - Muitas frases do texto são construídas em forma reduzida de infinitivo; muitas delas poderiam assumir uma forma nominal, com a substituição do verbo por um substantivo correspondente. A alternativa abaixo cuja frase apresenta uma substituição inconveniente é:

(A) “O ‘Fantástico’ realizou uma das mais brilhantes reportagens de tempos recentes ao expor a corrupção na área de saúde”. / com a exposição da corrupção na área de saúde.

(B) “É por isso que não se pode tolerar a desinformação dos que vêm a público para desqualificar os verdadeiros empresários”. / para a desqualificação dos verdadeiros empresários.

(C) “...um Max Weber apareça para mostrar que o lucro é bom para a sociedade”. / para a demonstração de que o lucro é bom para a sociedade.

(D) “Ele se orgulha de gerar riqueza”. / da geração de riqueza.

(E) “...e faz o que está ao seu alcance para devolver parte do que conquistou”. / para a devolução de parte do que conquistou.

RACIOCÍNIO LÓGICO21 - Se não é verdade que Paulo gosta de futebol ou de cinema, avalie as afirmativas a seguir:

I – Paulo não gosta de futebol.II – Paulo não gosta de cinema.III – Paulo não gosta de futebol nem de cinema.IV – Pode ser que Paulo goste de futebol e de cinema.

Estão corretas:

(A) I e II, apenas;(B) II e IV, apenas;(C) II, III e IV;(D) I e III, apenas;(E) I, II e III.

22 - Observe a sequência:

121, 119, 116, 112, 107, ...

O próximo termo é:

(A) 99(B) 100(C) 101(D) 102(E) 103

www.conteudojuridico.com.br

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

6

23 - Se NÃO é verdade que Epaminondas estuda sempre que seu time joga, então

(A) Epaminondas nunca estuda quando seu time joga(B) Epaminondas pode estudar quando seu time joga(C) Epaminondas estuda apenas quando seu time não joga(D) Epaminondas às vezes estuda quando seu time joga(E) Epaminondas só estuda de vez em quando

24 - Minha idade somada com as de meus dez irmãos é igual a 334. Se ninguém falecer, daqui a doze anos a soma de nossas idades será igual a:

(A) 346(B) 398(C) 454(D) 462(E) 466

25 - Uma “capicua” é um número que escrito de trás para a frente é igual ao número original. Por exemplo: 232 e 1345431 são “capicuas”. A quantidade de “capicuas” de sete algarismos que começam com o algarismo 1 é igual a:

(A) 400(B) 520(C) 640(D) 1000(E) 1200

26 - Uma rodovia tem 320km. A concessionária da rodovia resolveu instalar painéis interativos a cada 10 km, nos dois sentidos da rodovia. Em cada sentido, o primeiro painel será instalado exatamente no início da rodovia, e o último, exatamente ao final da rodovia. Assim, a concessionária terá de instalar a seguinte quantidade total de painéis:

(A) 32(B) 64(C) 65(D) 66(E) 72

27 - Numa vila, para cada morador do sexo feminino há dois do sexo masculino. Assim, essa vila pode ter a seguinte quantidade de moradores:

(A) 48(B) 50(C) 52(D) 56(E) 62

28 - Num certo ano, 10% de uma floresta foram desmatados. No ano seguinte, 20% da floresta remanescente foi desmatada e, no ano seguinte, a floresta remanescente perdeu mais 10% de sua área. Assim, a floresta perdeu, nesse período, a seguinte porcentagem de sua área original:

(A) 35,2%(B) 36,4%(C) 37,4%(D) 38,6%(E) 40,0%

29 - Se Mário é mais alto do que Lucas, então Carlos é mais alto do que Diogo. Se Carlos é mais alto do que Diogo, então Chico é mais alto do que Mário. Mas Mário é mais alto do que Lucas. Assim:

(A) Mário é mais alto do que Diogo;(B) Chico é mais alto do que Lucas;(C) Mário é mais alto do que Carlos;(D) Lucas é mais alto do que Carlos;(E) Lucas é mais alto do que Diogo.

30 - Observe a sequência, obtida a partir das letras do alfabeto (ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ)

M K N L O M P N Q

O próximo termo é:

(A) O;(B) P;(C) Q;(D) R;(E) S.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

31 - Um usuário do Word 2010 BR, inseriu no texto

digitado a imagem , por meio do recurso denominado:

(A) ImageArt;(B) ClipArt;(C) WordArt;(D) FontArt;(E) GraphArt.

www.conteudojuridico.com.br

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

7

32 - Observe a planilha abaixo, criada no Excel2010BR.

Na planilha, em E5 foi inserida uma expressão que mostra a média aritmética entre os valores contidos nas células de B5 a D5. Em seguida, essa expressão foi copiada para as células E6 e E7. Nessas condições, a expressão inserida em E5 foi:

(A) =MÉDIA(B5:D5) (B) =MED(B5:D5) (C) =MÉDIA(B5$D5) (D) =MED(B5&D5) (E) =MÉDIA(B5&D5)

33 - Visando garantir a integridade dos dados, atualmente tem crescido a preocupação com a segurança dos dados, por meio da realização de cópias de segurança. Essa atividade é denominada:

(A) swap;(B) sniffer(C) backup(D) firewall(E) attachment

34 - O Internet Explorer 9 BR representa um dos principais browsers para acesso a sites na internet. Para exibir favoritos deve-se atuar no seguinte ícone:

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

35 - O MSOutlook2010BR tem sido um dos principais softwares de correio eletrônico. Para apagar uma mensagem da Caixa de Entrada, um usuário do programa

deve selecioná-la e acionar o ícone , ou de forma alternativa, executar o seguinte atalho de teclado:

(A) Ctrl + C;(B) Ctrl + D;(C) Ctrl + V;(D) Ctrl + E;(E) Ctrl + Z.

36 - Na configuração dos computadores, existem dispositivos utilizados de forma permanente no armazenamento de dados, mantendo-os gravados mesmo em caso de falta de energia elétrica. Dois exemplos desses dispositivos são: (A) buffer EPROM e plugin RJ-45(B) pendrive USB e memória DDR(C) memória DDR e buffer EPROM(D) plugin RJ-45 e disco rígido SATA (E) disco rígido SATA e pendrive USB

37 - Atualmente, é bastante comum o uso de impressoras multifuncionais 3 X 1. Uma configuração padrão é apresentada a seguir.

Multifuncional Laser Monocromática 3 em 1 - Wireless - Samsung SCX3405W

Uma funcionalidade dessa impressora é:

(A) operar como plotter na digitalização de documentos;(B) gravar dados em dispositivos ópticos do tipo blu-ray; (C) funcionar como scanner na impressão de plantas em

formato A0;(D) realizar comunicação com computadores por meio de

conexão sem fio;(E) imprimir documentos por meio de tecnologia baseada

em cartuchos a jato de tinta

www.conteudojuridico.com.br

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

8

38 - Em computadores com sistema operacional Windows7, versão em português, pressionar simultaneamente as teclas Alt e Tab corresponde a executar um atalho de teclado com o objetivo de:

(A) mostrar a janela do Windows Explorer;(B) alternar entre programas abertos;(C) acessar a Área de Trabalho;(D) alterar a resolução de tela;(E) acionar o botão Iniciar.

39 - No Word 2010 BR, para formatar um texto digitado,

um usuário pressionou os ícones e , respectivamente, com os objetivos de:

(A) diminuir o nível de recuo de parágrafo e aplicar alinhamento justificado;

(B) diminuir o nível de recuo de parágrafo e aplicar alinhamento centralizado;

(C) alterar o espaçamento entre linhas e aplicar alinhamento centralizado;

(D) aumentar o nível de recuo de parágrafo e aplicar alinhamento centralizado;

(E) aumentar o nível de recuo de parágrafo e aplicar alinhamento justificado.

40 - Observe a figura a seguir, no Word 2010 BR.

Um usuário atua nessa figura, quando realiza um procedimento associado à configuração dos seguintes recursos:

(A) alinhamento e formatação de parágrafo;(B) tabela e geração de índice automático; (C) cabeçalho e rodapé no texto digitado;(D) layout e orientação do documento;(E) tipo e tamanho da fonte no texto.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

41 - Uma empresa ferroviária possui um ambulatório onde realiza parte dos exames medicos ocupacionais, realiza curativos provenientes de pequenos cortes, etc. Em conformidade com as determinações da NR 32 (Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde), em relação ao tratamento dos resíduos gerados por esse ambulatório é correto afirmar que:

(A) a segregação dos resíduos deve ser realizada fora do local de geração para minimizar a quantidade de material infectante no reservatório temporário;

(B) a segregação dos resíduos deve ser realizada no local separado do local de geração, ser acondicionada em recipiente constituídos de material lavável, resistente à punctura, ruptura e vazamento, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados e que sejam resistentes ao tombamento com o intuito de reduzir o risco de contaminação dos pacientes;

(C) os sacos plásticos utilizados no acondicionamento dos resíduos de saúde devem atender as determinações da NBR 9191;

(D) os sacos plásticos utilizados no acondicionamento dos resíduos de saúde devem ser preenchidos até 2/3 de sua capacidade e somente podem ser acondicionados com a abertura para cima, como forma de reduzir a possibilidade de vazamento, é proibido o acondicionamento dos sacos plásticos virados com a abertura para baixo;

(E) os estabelecimentos de saúde que geram menos de 400 litros de resíduos por semana estão dispensados quanto ao fornecimento de local apropriado para o armazenamento externo dos resíduos, até que sejam recolhidos pelo sistema de coleta pública.

42 - A NR 10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade) determina as medidas de segurança no trabalho para trabalhadores que estiverem direta ou indiretamente envolvidos no risco elétrico. Segundo a NR 10, a desenergização é a medida prioritária de segurança em trabalhos com eletricidade. Avalie as afirmativas a seguir em relação à desenergização.

I. Quando não for possível a desenergização de um circuito, a NR 10 determina a interrupção dos serviços até que essa condição seja atendida.

II. Uma das atividades para garantir a desenergização é o bloqueio do circuito que sofrerá a intervenção.

III. Para se garantir a desenergização, a tensão dos equipamentos deve ser medida.

IV. O seccionamento de uma instalação pode ser implementado pela abertura de um disjuntor, por exemplo.

V. Durante o processo de desenergização deve-se realizar a retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos a serem utilizados nos serviços.

Estão corretas:

(A) I, II e IV;(B) II, III e V;(C) III e V, apenas;(D) II e IV, apenas;(E) III e IV, apenas.

www.conteudojuridico.com.br

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

9

43 - O uso de caçamba ou plataforma é muito importante nos de trabalhos em altura. Na NR 12 (Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos), Anexo XII (Equipamentos de guindar para elevação de pessoas e realização de trabalho em altura), são apresentadas as determinações de segurança para estes equipamentos. Dentre as alternativas apresentadas, identifique a INCORRETA em relação às determinações da NR 12 para as cestas aéreas.

(A) ser projetada e fabricada com capacidade para suportar e acomodar o operador e material de apoio indispensável para realização do serviço;

(B) possuir sistema de proteção contra quedas com no mínimo 900 mm de altura;

(C) as caçambas e plataformas não podem ser projetadas e fabricadas com bordas que apresentem cantos vivos;

(D) os degraus que possuem a função de facilitar a entrada do operador na caçamba ou na plataforma deve possuir superfície antiderrapante, e deve ser instalada quando o desnível entre a caçamba ou plataforma for superior a 55 cm (cinquenta e cinco);

(E) as caçambas e plataformas devem possuir o piso com superfície antiderrapante e sistema de drenagem, com aberturas que não permitam a passagem de uma esfera com diâmetro de 15 cm.

44 - A NR 26 dispõe sobre sinalização de segurança. Em conformidade com as determinações dessa norma, o uso de cores:

(A) nos locais de trabalho tem como objetivo indicar e advertir acerca dos perigos de atividades executadas naquele local;

(B) dispensa o emprego de outros meios de advertência caso todos os perigos sejam identificados conforme as normas técnicas oficiais;

(C) deve ser o menor possível a fim de evitar a descaracterização estética do ambiente de trabalho com vista às determinações da NR 17 (ergonomia) - conforto visual;

(D) deve ser o mais reduzido possível a fim de evitar a distração, confusão e fadiga ao trabalhador;

(E) deve atender os critérios do Globalmente Harmonizado de Classificação e Emprego de Cores (GSC), da Organização das Nações Unidas.

45 - A NR 35 determina as medidas de segurança em trabalhos em altura. Partes dessas determinações se destinam diretamente aos trabalhadores. Em relação às obrigações dos trabalhadores impostas pela NR 35, é correto afirmar que:

(A) os trabalhadores devem cumprir as disposições legais e regulamentares sobre trabalho em altura, inclusive os procedimentos expedidos pelo empregador, e colaborar com o empregador para implementar as demais medidas de segurança da NR 35;

(B) os trabalhadores devem interromper suas atividades e exercer o direito de recusa sempre que constatarem evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde, comunicando sempre que possível o fato a seu superior hierárquico, que diligenciará as medidas cabíveis;

(C) os trabalhadores devem zelar pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por única e exclusivamente suas ações no trabalho.

(D) os trabalhadores devem adotar as medidas necessárias para o acompanhamento das ações de proteção estabelecidas na NR 35;

(E) os trabalhadores devem comprovar habilidade de resgate antes de sua contratação pela empresa.

46 - A NR 35 (Trabalho em altura) determina medidas relativas ao planejamento dos serviços em altura. O profissional responsável pelo planejamento e execução de trabalhos em altura deve atender as condições de capacitação e autorização. Identifique a afirmação correta sobre o conceito de profissional capacitado e autorizado, conforme determinação da NR 35.

(A) é considerado trabalhador autorizado aquele que é capacitado (possui treinamento) em trabalho em altura e que possui avaliação de seu estado de saúde e considerado apto para execução das tarefas;

(B) é considerado trabalhador autorizado aquele que é capacitado (possui treinamento) em trabalho em altura e que possui avaliação de seu estado de saúde como apto para execução das tarefas e possui anuência formal da empresa;

(C) é considerado trabalhador capacitado aquele que possui qualificação e treinamento necessários à realização das atividades previstas nos procedimentos operacionais e o trabalhador autorizado é aquele que possui autorização da empresa;

(D) é considerado trabalhador capacitado aquele que possui qualificação e treinamento necessários à realização das atividades previstas nos procedimentos operacionais ou possui experiência comprovada em Carteira de Trabalho de pelo menos 6 (seis) meses na função

(E) é considerado trabalhador capacitado aquele que possui qualificação e treinamento necessários à realização das atividades previstas nos procedimentos operacionais, aplicada por profissional habilitado e o trabalhador autorizado é aquele que possui autorização da empresa.

www.conteudojuridico.com.br

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

10

47 - As instalações com combustíveis e inflamáveis necessitam possuir uma rotina de inspeção e manutenção, conforme determina a NR 20 (Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis). No estabelecimento da periodicidade das atividades de manutenção deve-se considerar diversos fatores. O seguinte fator NÃO deve ser considerado determinante para definir a periodicidade das inspeções e manutenção:

(A) deve-se ater às recomendações de confiabilidade definidas na implementação do MCC (Manutenção Centrada na Confiabilidade);

(B) o que está previsto nas Normas Regulamentadoras e normas técnicas nacionais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais;

(C) as recomendações dos relatórios de inspeções de segurança e de análise de acidentes e incidentes do trabalho, elaborados pela CIPA ou SESMT;

(D) as recomendações decorrentes das análises de riscos;(E) a existência de condições ambientais agressivas.

48 - A NR 15 identifica as atividades e operações insalubres. Adotando como base a NR 15, identifique a afirmativa correta.

(A) “Limite de Tolerância” é a concentração ou intensidade máxima de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante sua vida;

(B) o exercício de trabalho em condições de insalubridade, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre seu salário base;

(C) o exercício de trabalho em condições de insalubridade, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, sobre o salário mínimo da região;

(D) caso incida mais de um fator de insalubridade, será considerada a soma dos percentuais de cada fator;

(E) quando há suspeita de existência de fator de risco, cabe ao empregado garantir a interrupção dos serviços.

49 - A NR 28 define as práticas de fiscalização e as penalidades pelo não atendimento das determinações das Normas Regulamentadoras do MTE. A NR 28 apresenta diversos prazos relacionados à ação da fiscalização do MTE. Sobre os prazos definidos na NR 28 é correto afirmar que:

(A) o prazo para cumprimento dos itens notificados é limitado a, no máximo, 90 (noventa) dias;

(B) a empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 15 (quinze) dias a contar da data do inicio do processo da ação fiscalizadora;

(C) a concessão de prazos superiores a 150 (cento e cinquenta) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o representante da autoridade regional competente e à aprovação do sindicato representante da categoria dos empregados;

(D) a empresa notificada poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo 20 (vinte) dias a contar da data de emissão da notificação;

(E) a concessão de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada à prévia negociação entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presença da autoridade regional competente.

50 - A NR 15 determina as medidas a serem seguidas quando da existência de atividades insalubres e a NR 16 determina medidas quanto às medidas a serem seguidas quando da atividades periculosas. Em função dessas referências, é correto afirmar que quando incidir o adicional de periculosidade e o de insalubridade:

(A) o empregador poderá optar pelo pagamento de apenas um deles;

(B) o empregado poderá optar pelo pagamento de apenas um deles;

(C) o empregador é obrigado a fazer o pagamento dos dois adicionais, sendo que a insalubridade incidirá sobre o salário mínimo regional e a insalubridade incidirá sobre o salário do profissional;

(D) o empregador é obrigado a fazer o pagamento dos dois adicionais, sendo que a insalubridade incidirá sobre o salário mínimo regional e a insalubridade incidirá sobre o salário do profissional; nos dois casos (insalubridade e periculosidade) deve ser aplicado o mesmo percentual às horas extras de cada profissional, quando houver;

(E) o empregador é obrigado a fazer o pagamento dos dois adicionais, sendo que a insalubridade incidirá sobre o salário mínimo regional e a insalubridade incidirá sobre o salário do profissional; nos dois casos (insalubridade e periculosidade) não deve ser aplicado o mesmo percentual as horas extras de cada profissional, quando houver.

www.conteudojuridico.com.br

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

11

51 - Um certo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é composto pelos seguintes profissionais: um técnico de segurança, um engenheiro de segurança do trabalho em tempo parcial, um auxiliar de enfermagem do trabalho, um médico do trabalho em tempo parcial.

Em conformidade com a NR 4, a chefia nesse SESMT só pode ser exercida pelo:

(A) médico do trabalho ou pelo engenheiro de segurança do trabalho;

(B) engenheiro de segurança do trabalho;(C) médico do trabalho;(D) técnico de segurança;(E) auxiliar de enfermagem do trabalho que trabalha em

tempo integral.

52 - Em conformidade com a NR 4, o SESMT deve ser composto de profissionais como: técnico de segurança do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, cada um deles com uma carga horária definida na NR 4. Assinale a opção que identifica a correlação correta entre a carga horária diária e o profissional correspondente, conforme NR 4.

(A) é considerada como tempo integral para médicos do trabalho a carga horária correspondente a 8 (oito) horas;

(B) é considerada como tempo integral para técnicos de segurança do trabalho a carga horária correspondente a 6 (seis) horas;

(C) é considerada como tempo parcial para técnicos de segurança do trabalho a carga horária correspondente a 3 (três) horas;

(D) é considerada como meio período para médicos do trabalho e engenheiros do trabalho a carga horária correspondente a 4 (quatro) horas.

(E) é considerada como tempo integral para médicos do trabalho e engenheiros do trabalho a carga horária correspondente a 6 (seis) horas.

53 - Um técnico de segurança iniciou seus trabalhos em uma empresa e necessita fazer o registro do primeiro SESMT da empresa junto ao órgão regional do MTE. Neste documento de registro é necessário que sejam disponibilizadas algumas informações, conforme as determinações da NR 4 (Serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho). Dentre as opções, assinale a que indica uma informação DESNECESSÁRIA para fazer o registro do SESMT em conformidade com a NR 4.

(A) nome dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho;

(B) número de registro dos profissionais integrantes do SESMT;

(C) o número de empregados da empresa requerente e grau de risco das atividades por estabelecimento;

(D) turnos de trabalho por estabelecimento;(E) documentação que comprove o tempo de serviço dos

integrantes do SESMT.

54 - A NR 13 (caldeiras e vasos de pressão) determina que os vasos de pressão devem possuir, no estabelecimento onde estão instalados, determinados documentos. Identifique entre as opções a seguir o documento que NÃO é pertinente aos vasos de pressão.

(A) prontuário do vaso de pressão;(B) projeto de instalação;(C) memorial descritivo de projeto;(D) projeto de alteração ou reparo;(E) relatórios de Inspeção.

55 - Segundo a NR 33 (Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados), os procedimentos de emergência e resgate devem ser adequados aos espaços confinados a que os trabalhadores estão expostos e devem dispor de um escopo mínimo, definido na NR 33. Nas opções a seguir identifique a que corresponde ao conteúdo mínimo definido na NR 33.

(A) descrição dos acidentes já ocorridos utilizando como ferramenta metodologias de análise de riscos;

(B) execução de exercício simulado semestral de salvamento em todos os espaços confinados existentes nos locais de trabalho.

(C) definição de programa de capacitação física e mental para a equipe de resgate que garanta sua execução de forma segura e eficiente;

(D) definição da forma de acionamento de equipe responsável pela execução das medidas de resgate e primeiros socorros para cada serviço a ser realizado, podendo ser pública ou privada;

(E) definição das medidas de entrada em espaço confinado, tendo como exigência mínima a liberação pela PT (Permissão de Trabalho).

www.conteudojuridico.com.br

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

12

56 - O PPRA é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais que visa a preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores através da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, conforme determina a NR 9 (Programa de prevenção de riscos ambientais). Sobre a elaboração do PPRA é correto afirmar que:

(A) quando não forem identificados riscos ambientais nas fases de antecipação ou reconhecimento, o PPRA poderá se resumir às fases de antecipação e reconhecimentos dos riscos, estabelecimento de prioridades, registro e divulgação dos dados;

(B) quando não forem identificados riscos ambientais nas fases de antecipação ou reconhecimento, o PPRA poderá se resumir às fases de antecipação e reconhecimentos dos riscos, registro e divulgação dos dados;

(C) quando não forem identificados riscos ambientais nas fases de antecipação ou reconhecimento, o PPRA poderá se resumir às fases de implantação de medidas de controle preliminares, estabelecimento de prioridades, registro e divulgação dos dados;

(D) quando não forem identificados riscos ambientais nas fases de antecipação ou reconhecimento, o PPRA poderá se resumir às fases de implantação de medidas de controle preliminares e avaliação de sua eficácia, estabelecimento de prioridades, registro e divulgação dos dados;

(E) o PPRA se limitará a realizar verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificar fatores de risco químico, físico e biológico periodicamente, com prazo máximo de 12 meses.

57 - Tendo em mente as determinações da NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), observe a figura a seguir, na qual “A” é um valor conhecido dado em metros.

Os valores corretos do comprimento “X”, do ângulo “Y” e de “Z”, que é adimensional, para que a utilização da escada atenda as determinações da NR 18 são:

(A) X = 1,00 m; Y = 75; Z = 4;(B) X = 0,50 m; Y = 30; Z = 4;(C) X = 1,00 m; Y = 30; Z = 3;(D) X = 0,70 m; Y = 45; Z = 5;(E) X = 1,20 m; Y = 45; Z = 2.

58 - A NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) determina medidas de segurança para transporte de trabalhadores, especificamente para transporte com a utilização de veículos a título precário. Esta condição somente será permitida se não for possível o uso de ônibus para transporte. Para isso é necessário que sejam atendidas as seguintes determinações da NR 18:

(A) o veículo deve dispor de carroceria em todo o perímetro do veículo, com guardas altas e cobertura de altura livre de 2,20m em relação ao piso da carroceria, ambas com material de boa qualidade e resistência estrutural que evite o esmagamento e não permita a projeção de pessoas em caso de colisão e/ou tombamento do veículo;

(B) a capacidade de transporte de trabalhadores será dimensionada em função da área dos assentos acrescida do corredor de passagem de pelo menos 0,50m de largura;

(C) o veículo caso transporte material como ferramentas e equipamentos deve estar amarrado para evitar deslocamento brusco;

(D) o veículo deve dispor de assentos com espuma revestida de 0,45m de largura por 0,35m e profundidade de 0,45m de altura com encosto e cinto de segurança tipo três pontos;

(E) o veículo deve dispor de escada, com corrimão, para acesso pela traseira e a lateral do veículo.

www.conteudojuridico.com.br

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

13

59 - A NR 7 determina medidas de controle de saúde do trabalhador. Uma dessas medidas é o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), para o qual a NR 7 determina quais informações mínimas deverão estar presentes. O ASO deve conter as seguintes informações, EXCETO:

(A) nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função;

(B) riscos ocupacionais específicos existentes (ou sua ausência), conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho;

(C) procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data de realização;

(D) definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu;

(E) data do último ASO emitido para esse trabalhador.

60 - Uma empresa ferroviária acaba de alugar um imóvel que será usado como sede administrativa. Um dos representantes do SESMT (técnico de segurança do trabalho) foi designado pela empresa para realizar uma inspeção com base nas determinações da NR 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho) nos sanitários, encontrando as seguintes condições:

I - O lavatório possui dispositivo para armazenar material para limpeza das mãos e um porta-toalha de algodão clarificado de utilização coletiva.

II - O mictório é de porcelana vitrificada, liso e impermeável, com descarga automática, em forma de calha.

III - Os chuveiros são de metal e possuem registro de metal instalados a meia altura na parede.

IV - Faltam azulejos nas paredes e em alguns pontos a alvenaria está exposta.

V - Em um dos banheiros os lavatórios possuem forma de calha com torneiras espaçadas de 70 cm. As calhas são construídas em alvenaria, revestidas em azulejo branco.

As condições que atendem às determinações da NR 24 são:

(A) I, II e III;(B) II e III, apenas;(C) III e IV, apenas;(D) III, IV e V;(E) II, III e V.

www.conteudojuridico.com.br

VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

1º CONCURSO PÚBLICO-2012 Gabaritos Preliminares das Provas Objetivas

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO GABARITO "B"

Questão 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Gabarito A C D E C C D D C B A D E A B D B C E C

Questão 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Gabarito E C B E D D A A B A C A C A B E D B D E

Questão 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Gabarito C D B D A B A C E B A E E C D B A D E E

www.conteudojuridico.com.br