tecido cartilaginoso.docx

4
Tecido Cartilaginoso Densa malha de fibras colágenas e elásticas. Funções • Suporte de tecidos moles. • Revestimento de superfícies articulares, facilitando o deslizamento dos ossos nas articulações. • Serve como "molde" de formação e crescimento dos ossos longos. Características • Contem as células condrócitos e abundante material extracelular, o qual constitui a matriz. As cavidades da matriz, ocupadas pelos condrócitos, são chamadas lacunas; uma lacuna pode conter um ou mais condrócitos. • A matriz extracelular é constituída por colágeno (proporciona resistência) ou colágeno + elastina (além de resistência, suporta mais compressão/é mais maleável). Há, também, as moléculas de proteoglicanas (proteínas + glicosaminoglicanas) e diversas glicoproteínas. • Desprovidas de vasos sanguíneos (avasculares), é nutrido pelos capilares do conjuntivo envolvente (pericôndrio). É, também, desprovido de nervos e vasos linfáticos. As cartilagens que revestem a superfície das articulações não tem pericôndrio e recebem nutrientes do liquido sinovial das cavidades articulares. • Um componente importante é a glicoproteína estrutural condronectina; uma macromolécula responsável pela aderência do condrócito à matriz. Pericôndrio - é um tecido conjuntivo denso formado por duas camadas: camada fibrosa, que fica na parte mais superficial do pericôndrio, e pela camada condrogênica, em que é rica em células. Quanto mais próximo à cartilagem, mais rico em células o pericôndrio fica. É responsável pela nutrição da cartilagem e é uma fonte de novos condrócitos. Condroblasto - São células da cartilagem imatura que prolifera. Fonte de novos condrócitos, nutrição, oxigenação e eliminação de resíduos do metabolismo. Quando um condroblasto torna-se completamente envolvido pela matriz, passa a se chamar condrócito.

Upload: isis-freitas

Post on 12-Aug-2015

172 views

Category:

Documents


17 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tecido cartilaginoso.docx

Tecido Cartilaginoso

Densa malha de fibras colágenas e elásticas.

Funções

• Suporte de tecidos moles.• Revestimento de superfícies articulares, facilitando o deslizamento dos ossos nas articulações.• Serve como "molde" de formação e crescimento dos ossos longos.

Características

• Contem as células condrócitos e abundante material extracelular, o qual constitui a matriz. As cavidades da matriz, ocupadas pelos condrócitos, são chamadas lacunas; uma lacuna pode conter um ou mais condrócitos.

• A matriz extracelular é constituída por colágeno (proporciona resistência) ou colágeno + elastina (além de resistência, suporta mais compressão/é mais maleável). Há, também, as moléculas de proteoglicanas (proteínas + glicosaminoglicanas) e diversas glicoproteínas.

• Desprovidas de vasos sanguíneos (avasculares), é nutrido pelos capilares do conjuntivo envolvente (pericôndrio). É, também, desprovido de nervos e vasos linfáticos. As cartilagens que revestem a superfície das articulações não tem pericôndrio e recebem nutrientes do liquido sinovial das cavidades articulares.• Um componente importante é a glicoproteína estrutural condronectina; uma macromolécula responsável pela aderência do condrócito à matriz.

Pericôndrio - é um tecido conjuntivo denso formado por duas camadas: camada fibrosa, que fica na parte mais superficial do pericôndrio, e pela camada condrogênica, em que é rica em células. Quanto mais próximo à cartilagem, mais rico em células o pericôndrio fica. É responsável pela nutrição da cartilagem e é uma fonte de novos condrócitos.

Condroblasto - São células da cartilagem imatura que prolifera. Fonte de novos condrócitos, nutrição, oxigenação e eliminação de resíduos do metabolismo. Quando um condroblasto torna-se completamente envolvido pela matriz, passa a se chamar condrócito.

Crescimento

• Deve-se à 2 processos:

- Crescimento intersticial - Por divisão mitótica dos condrócitos já existentes. Ao longo de sua vida os condrócitos tem a capacidade de se dividir formando o grupo isogênico. Logo após a divisão do condrócito, cada um sintetizará um pouco de matriz para se separar. Cada um que se separou gerará uma nova célula que sintetizará mais matriz. A cartilagem com esse processo cresce em altura.- Crescimento aposicional - Há uma célula-tronco chamada mesenquimal. Como a célula mesenquimal é uma célula-tronco, sua função é de se dividir para produzir novos condroblastos. Assim, cada condroblasto começará a produzir a sua própria matriz. À medida que isso acontece, o condroblasto do lado começa a se afastar. Esse processo faz com que a cartilagem cresça em largura.

Page 2: Tecido cartilaginoso.docx

O crescimento intersticial é menos importante e praticamente só ocorre nas primeiras fases da vida da cartilagem. Quando este tipo de crescimento torna-se inviável e o crescimento é quase 100% aposicional.

Conforme as necessidades funcionais, elas se diferenciam em três tipos:

• Cartilagem hialina - É a mais comum, cuja matriz possui delicados fibrilas constituídas principalmente de colágeno tipo II. (Ex: Parede das fossas nasais, traqueia e superfície de ossos longos)

- Contém fibras colágenas compactamente dispersas na matriz.- É semitransparente, lisa e firme, embora flexível. É o tipo mais abundante do corpo.- Encontrada em lugares onde se faz necessário um suporte firme e flexível- Forma o esqueleto do embrião e as cartilagens costais.

• Cartilagem elástica - Possui poucas fibrilas de colágeno II, mas apresentam abundantes fibras elásticas. (Ex: Pavilhão da orelha, epiglote e tuba auditiva)

- Contém fibras colágenas, mas as fibras não estão densamente dispostas, ou seja, estão mais dispersas.- Apresenta uma rica rede de fibras elásticas

• Cartilagem fibrosa - Apresenta uma matriz constituída principalmente por colágeno tipo I. É muito resistente. (Ex: meniscos e discos intervertebrais)

- Fibras colágenas arranjadas em espessos feixes paralelos que dão à matriz um aspecto grosseiro.-É levemente compressível, tornando-se eficaz em regiões que suportam o peso do corpo ou que devem resistir a elevadas pressões.

Page 3: Tecido cartilaginoso.docx

ESTUDO DIRIGIDO:1. Quais são as funções do tecido cartilaginoso? Dê exemplos de localização no organismo relacionando com cada função.2. Quais são os constituintes do tecido cartilaginoso?3. O que são lacunas da matriz cartilaginosa?4. Quais são os elementos constituintes da matriz cartilaginosa?5. A que se deve a consistência firme da matriz cartilaginosa?6. O que significa turgidez da matriz cartilaginosa? Qual elemento da matriz é o responsável por essa propriedade?7. Como ocorre a nutrição das células da cartilagem?8. Onde se localiza o pericôndrio? Por qual tecido é formado?9. O pericôndrio está associado a todos os tipos de cartilagem?10. Quais são as funções do pericôndrio?11. O que ocorre com as células do pericôndrio situadas próximo à cartilagem?12. Como são nutridas as células da cartilagem articular?13. Por que não seria funcional a cartilagem articular apresentar pericôndrio?14. Há vasos linfáticos e nervos no tecido cartilaginoso?15. Quais são os tipos de tecido cartilaginoso existentes no organismo? Qual tipo é o mais freqüente?16. Cite exemplo de localização da cartilagem hialina.17. Qual é o tipo de colágeno existente na matriz cartilaginosa? Esse tipo de colágeno é encontrado em algum outro local do organismo?18. A água é um dos componentes da matriz cartilaginosa (água de solvatação). Seria possível removê-la com uma seringa?19. Como as moléculas de água se associam às glicosaminoglicanas? Qual a importância dessa associação?20. Explique a função da cartilagem como mola biomecânica.21. O que são grupos isógenos?22. Quais são os elementos sintetizados pelos condrócitos?23. Como oxigênio e nutrientes vindos do pericôndrio chegam aos condrócitos?24. Qual a participação da somatomedina no crescimento das cartilagens?

OBS: O GH (hormônio de crescimento) é produzido e secretado por células da adeno-hipófise; atua principalmente sobre as cartilagens epifisárias promovendo o crescimento do indivíduo em altura. Sua atuação sobre a cartilagem, porém, é indireta: o GH estimula a produção e a secreção de somatomedina C (IGF-1) principalmente pelos hepatócitos e essa proteína, por sua vez, atua sobre os condrócitos.

25. No embrião, qual a origem do tecido cartilaginoso?26. Descreva sucintamente o processo de formação das cartilagens no embrião a partir do mesênquima.27. Quais são os modos de crescimento das cartilagens? Qual é o modo mais importante em outra fase do indivíduo que não a embrionária ou fetal?28. Defina crescimento intersticial da cartilagem.29. Defina crescimento aposicional da cartilagem.30. O tecido cartilaginoso regenera-se bem?31. Como ocorre a regeneração da cartilagem?32. Quais são os componentes da matriz da cartilagem elástica?33. Onde é encontrado esse tipo de cartilagem?34. Quais são as propriedades funcionais da cartilagem elástica?35. Quais são os componentes da matriz da cartilagem fibrosa?36. Onde é encontrado esse tipo de cartilagem?37. Como se dá a nutrição da cartilagem fibrosa?38. Quais são as propriedades funcionais da cartilagem fibrosa?39. Qual é o único modo de crescimento da cartilagem fibrosa? Por que esse tipo de cartilagem não pode crescer do outro modo?40. Como é definida a hérnia do disco intervertebral?