arianaevelinfarias583447926.files.wordpress.com€¦  · web viewatlashistológico de processos...

13
Atlashistológico de processos biológicos. Tecido escolhido: Tecido conjuntivo cartilaginoso. Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão. Composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los. Existem tipos especiais de tecido conjuntivo, cada um com função específica. Isso varia, principalmente, de acordo com a composição da matriz e do tipo de células presentes. Tipos de Tecido Conjuntivo A classificação dos diferentes tecidos conjuntivos pode ser feita de acordo com o material e o tipo de células que o compõem. A matriz extracelular, que é a substância entre as células, tem consistência variável. Ela pode ser: gelatinosa (tecido conjuntivo frouxo e denso), líquida (sanguíneo), flexível (cartilaginoso) ou rígida (ósseo).

Upload: others

Post on 03-Feb-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Atlashistológico de processos biológicos.

Tecido escolhido: Tecido conjuntivo cartilaginoso.

Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão. Composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los.

Existem tipos especiais de tecido conjuntivo, cada um com função específica. Isso varia, principalmente, de acordo com a composição da matriz e do tipo de células presentes.

Tipos de Tecido Conjuntivo

A classificação dos diferentes tecidos conjuntivos pode ser feita de acordo com o material e o tipo de células que o compõem.

A matriz extracelular, que é a substância entre as células, tem consistência variável. Ela pode ser: gelatinosa (tecido conjuntivo frouxo e denso), líquida (sanguíneo), flexível (cartilaginoso) ou rígida (ósseo).

Desse modo, pode ser dividido em tecido conjuntivo propriamente dito e em tecidos conjuntivos de propriedades especiais, a saber: adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo.

O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo rígido que dá sustentação aos tecidos moles adjacentes, reveste as superfícies articulares favorecendo o deslizamento das articulações e absorve choques mecânicos.

Este tecido e encontrado em várias partes do corpo, apresentam consistência firme, mas não é rígido como o tecido ósseo.

Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos. E resistente e também e capaz de sofrer deformações e voltar a forma original, apresenta flexibilidade.

Nas cartilagens não há nervos nem vasos sanguíneos, por tanto e dito que este tecido e avascular. Ele e nutrido pelo tecido conjuntivo que o recobre (pericôndrio); as cartilagens que revestem a superfície das articulações móveis não possuem pericôndrio e são nutridas pelo líquido sinovial das cavidades articulares.

O pericôndrio como antes dito, e uma bainha tecido denso irregular que reveste as Cartilagens, ele continua gradualmente com a cartilagem por uma face e com o conjuntivo adjacente pela outra. É nele que encontramos os nervos, vasos sanguíneos e linfáticos. Também possui externamente uma camada fibrosa pobre em fibroblastos e ricas em fibras colágenas, e uma camada mais interna com muitas células condrogenicas e condroblastos.

A cartilagem é encontrada no nariz, nos anéis da traqueia e dos brônquios, na orelha externa (pavilhão auditivo), na epiglote e em algumas partes da laringe. Além disso, existem discos cartilaginosos entre as vértebras, que amortecem o impacto dos movimentos sobre a coluna vertebral. No feto, o tecido cartilaginoso é muito abundante, pois o esqueleto é inicialmente formado por esse tecido, que depois é em grande parte substituído pelo tecido ósseo.

Há dois tipos de células nas cartilagens: os condroblastos (do grego chondros, cartilagem, e blastos, “célula jovem”), que produzem as fibras colágenas e a matriz, com consistência de borracha. Após a formação da cartilagem, a atividade dos condroblastos diminui e eles sofrem uma pequena retração de volume, quando passam a ser chamados de condrócitos (do grego chondros, cartilagem, e kytos, célula), uma célula ovoide, com poucas organelas na fase adulta e rica em lipídios no citoplasma.

As células condrogenicas formam os condroblastos, e os condroblastos produzem a matriz cartilaginosa.

Cada condrócito fica encerrado no interior de uma lacuna ligeiramente maior do que ele, moldada durante a deposição da matriz intercelular. Quando dois ou mais condrocitos estão no interior da mesma lacuna e conhecido como condrocito isógeno.

As fibras presentes nesse tecido são as colágenas e as reticulares.

Legenda:

1. Condroblasto

2. Condrócito

3. Grupo Isógeno

4. Matriz Cartilaginosa

Celulas:

O tecido conjuntivo cartilaginoso basicamente e composto por dois células, os condroblastos e os condrocitos.

Condroblasto: célula más grande que el condrocito que es metabólicamente activa. Se caracteriza por tener un núcleo grande con un nucleolo prominente, citoplasma pálido y vacuolado y rodeado de un espacio artefactual denominado laguna. Contiene abundante glucógeno y lípidos y realiza una síntesis activa de proteínas de la matriz extracelular. Proviene de una células progenitora, que a su vez proviene de una célula más inmadura denominada célula mesenquimatosa.

Condrocito: Célula pequeña en la que se transforma el condroblasto. Se caraceteriza por tener un núcleo pequeño y densamente teñido y menos citoplasma que el condroblasto. Su actividad metabólica es baja en relación con el condroblasto.

· Matriz extracelular

Fibras de proteína: delgadas y organizadas formando un enrejado entrecruzado.Confieren estabilidad mecánica al cartílago. Representan el 40% de la matriz extracelular.

Gel de glucosaminoglicano: permite la difusión de nutrientes. Los más importantes son el ácido hialurónico, el condroitín-sulfato y el queratán-sulfato, que están unidos a la proteína agrecano. Representan el 60% de la matriz extracelular.

Tipos de cartilagem

A cartilagem é dividida em três tipos: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa.

A cartilagem hialina é a mais frequente e sua matriz é rica em fibrilas constituídas principalmente de colágeno tipo II associado a glicoproteinas adesivas e proteoglicanas. Ela forma o primeiro esqueleto do embrião e no adulto está presente nas paredes das fossas nasais, traqueia e bronquios, nas extremidade ventral das costelas e recobrindo as superfícies articulares dos ossos. Quando analisada a fresco a sua coloração é azulada. Na periferia da cartilagem hialina os condrócitos apresentam-se com forma alongada e com seu eixo maior paralelo à superfície. Conforme elas vão se encontrado mais no centro do tecido, eles assumem aspecto arrendado e podem apresentar-se em grupos de até oito células originadas de um único condroblasto.

A cartilagem elástica é encontrada no pavilhão e tuba auditiva, epiglote e na cartilagem cuneiforme da laringe, além de conter fibrilas de colágeno na composição da matriz extracelular também há a presença de fibras elásticas (elastina). Quando vista à fresco a sua coloração é amarelada, possui pericôndrio e cresce por aposição, é o tipo de cartilagem menos sujeito a processos degenerativos.

O terceiro tipo de cartilagem é a cartilagem fibrosa que é encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos de ligação de tendões e ligamentos e na sínfise púbica. Possui características intermediárias entre o tecido conjuntivo denso e a cartilagem hialina, sua matriz extracelular é constituída por muitas fibras de colágeno tipo I organizadas em feixes aparentemente irregulares entre os condrócitos, ou em arranjos paralelos ao longo dos condrócitos organizados em fileiras, neste tipo de cartilagem não há a ocorrência do pericôndrio.

Na tabela abaixo explica onde se encontra cada tipo de cartilagens e por quais estruturas são constituídas.

Onde está?

O que contem?

Hialina: - Superfícies articulares. - Cartilagens costais. - esqueleto do sist.. respiratório. (laringe, traqueia, brônquios)

- condroblastos- condrocitosmatriz extracelular (principalmente f.II)- Pericôndrio (exceto cartilagens articulares)

Elastica: - orelhas. - duto auditivo externo - tuba auditiva - epiglote - cartilagens laríngeas

-condroblastos-condrocitos-matriz extracelular (principalmente fibras elásticas)- pericôndrio

Fibrosa: - disco intervertebrais - meniscos do joelho - sinfisi pubiana - união de alguns tendões até o osso

-condrocitos-matriz extracelular (fibras colágenas I e II)

Na tabela abaixo especificam-se alguns detalhes e diferencias dos distintos tecidos.

Característica

Hialina

Elástica

Fibrosa

Aparência microscópica.

Branco-azulado, opalino e pouco translucido.

Amarelada, opaco.

Branco-acinzentado, opaco com aparência fibrilar.

Estrutura histológica

Condrócitos arredondados, grupos isogênicos, fibras colágenas curtas, abundante substancia intracelular metacromicas e PAS positiva. Não há vasos sanguíneos.

Semelhante ao hialino. Além disso, justa rede de fibras elásticas que se unem as do pericôndrio. As fibras elásticas lhe conferem a cor amarela.

Os condrocitos frequentemente se organizam em fileiras paralelas aos feixes de fibras colágenas que são de maior longitude que na cartilagem hialina.

Composição relativa dos componentes microscópicos

Células + Fibras ++ (colágena) substancia intercelular ++

Celulas + Fibras ++ (colágenas e elásticas) substancia intercelular ++

Células+ Fibras ++++ (colágenas) substância intercelular +-

Histogênese

Origina-se na camada condrogenica (camada interna do pericôndrio)

Origina-se na camada condrogenica ( camada interna do pericôndrio)

E semelhante a um TC comum

Citologia do Condrócito

Celulas ricas em RER, tem um complexo de Golgi muito desenvolvido. Contem glicogênio( grumos PAS + ). Os condrócitos são células especializadas em sintetizar fibras colágenas tipo II ( e elásticas na cartilagem elástica) e os componentes principais da subtancia intercelular( matriz cartilaginosa). Seu componente principal são os proteoglicanos, compostos de proteínas e glicosaminoglicanos ( condroitim sulfato e queratam sulfato).

Funções

As três variedades de cartilagem executam funções similares: sustentação através da interação osteomuscular, complementando as funções dos ossos, com os quais estão intimamente vinculados. As cartilagens resistem as forcas de compressão e de torcao, por serem estruturas elásticas e maleáveis. E fácil observar o seu papel ao permitir os movimentos da caixa torácica durante a respiração. No aparelho respiratório, as áreas cartilaginosas asseguram que os dutos modifiquem seu diâmetro sem sofrer colapso. Nas articulações, permitem o livre jogo dos ossos contíguos. As cartilagens de crescimento asseguram o crescimento em comprimento dos ossos e, finalmente, o crescimento do indivíduo. A cartilagem elástica possui o maior grau de elasticidade, ao passo que o fibroso e o menos comprimível entre os três.

Bibliografia:Histologia básica I L.C.Junqueira e José Carneiro. - [12 . ed]. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

Hernadez F Carvalho, Carla Beatriz Collares Buzato. Células: Uma abordagem multidisciplinar. Editora Manole, 2005

Abraham L. Kierszenbaum. Histologia e Biologia celular, Uma introdução à patologia. 3ª edição. Elsevier, 2012

Links disponíveis.

https://www.educandose.com/condrocitos/

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio15.php

http://sagahcm.sagah.com.br/sagahcm/ua/1043/2/6/ef5cc0c5d5df96ef3617a67fed12a9b2.html?studentid=166327&noapp=&tok=rrf7cukq4bhskj675qdmifkge6