taketina - power of rhythm · 2019-03-07 · taketina • atualmente um dos mais eficientes...

13

Upload: others

Post on 10-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TaKeTiNa

• é atualmente um dos mais eficientes métodos de aprendizagem.• é um processo musical coletivo com benefícios para pessoas de todas

as idades, profissões e interesses.• desenvolve competência rítmica e criatividade musical.• é usada atualmente em várias formas de terapias.• tem aplicações e benefícios diretos para a saúde física e bem-estar

emocional, que estão sendo estudados por cientistas e médicos europeus.

1. O PrOcessO ríTmicO da TaKeTiNa 5

2. a TaKeTiNa hOje 6

3. FOrmaçãO de PrOFessOres de TaKeTiNa 7

4. Líder e assisTeNTe da FOrmaçãO 8

5. PúbLicO-aLvO 10

6. currícuLO da FOrmaçãO 13

7. iNsTrumeNTOs de PercussãO 17

8. OrgaNizaçãO, LOcaL da FOrmaçãO e iNvesTimeNTO 20

9. iNscriçãO, seLeçãO e maTrícuLa 21

10. crONOgrama 22

cONTeúdO

Para mais informações visite: www.taketina.com

5

Desenvolvida a partir da década de 1970 pelo músico austríaco Reinhard Flatischler, a TaKeTiNa é um mé-todo que usa o ritmo como ferramenta para trabalhar com o corpo e com a mente. TaKeTiNa é um processo que ativa o potencial humano e musical pelo ritmo.

Integra ritmos arquetípicos presentes em todas as grandes tradições percussivas (cubana, africana, árabe, brasileira, japonesa, coreana, indiana) com as recentes descobertas de pesquisas em neurociência, psicomotricidade, musicoterapia, atenção plena, edu-cação sistêmica e teoria do caos.

A TaKeTiNa permite às pessoas absorver, entender e aprender da maneira mais natural possível. Em vez de ensinar padrões rítmicos com uma base intelectual e teórica, os participantes são levados a uma expe-riência direta de movimentos ancorados no sistema sensório-motor de todos os seres humanos.

Na TaKeTiNa, o corpo é o principal instrumento. Em uma sessão de TaKeTiNa, existem três camadas de ritmo simultâneas (voz, mãos e pés), suportadas por um berimbau e um surdo, que causam um constante equilíbrio entre caos e ordem, estabilização e deses-tabilização, levando os participantes a repetidamente sair e entrar no ritmo. Este processo combina ativida-de (“eu toco”) e entrega (“o groove acontece”) em uma experiência direta, intensa e duradoura.

A TaKeTiNa ajuda a desenvolver:

• profunda consciência rítmica.• maior capacidade de tocar percussão.• uma profunda conexão com a sua voz.• fundamentos para improvisação e composição.• liderança e habilidade para facilitar processos

musicais em grupo.• um profundo estado de relaxamento.• presença e estado de silêncio interior.• foco por períodos excepcionalmente longos.• forma criativas de lidar com situações de

incerteza e caos.• compaixão com experiências de erro e

fracasso.

1. O PrOcessO ríTmicO da TaKeTiNa

Na TaKeTiNa, a evolução musical e o desenvolvi-mento humano estão intimamente conectadas. Para orientar um grupo de TaKeTiNa, o líder precisa de uma variedade de capacidades em diferentes âmbitos, funcionando simultaneamente. Depois de aprender a liderar o processo da TaKeTiNa durante a formação básica, os professores podem escolher continuar se desenvolvendo através de vários níveis de certifi-cação, que agregam e ampliam a capacidade musical e de liderança.

A Formação de Professores de TaKeTiNa prepara os participantes para facilitar um processo efetivo de TaKeTiNa, com uma liderança responsável e compe-tente. O treinamento é concluído com cada partici-pante liderando um workshop aberto de TaKeTiNa para demonstrar a proficiência de Professor Básico. As formações são organizadas de acordo com a demanda.

Atualmente a TaKeTiNa é oferecida por mais de 300 professores certificados em universidades de músi-ca, clínicas de psicoterapia e reabilitação, escolas de teatro e programas educativos, além de workshops abertos em todo o mundo.

Pesquisas científicas comprovaram que TaKeTiNa pode resultar em:

• profundos estados de relaxamento e vitalidade ao estimular a variabilidade da frequência cardíaca.

• maior ativação e cooperação dos hemisférios cerebrais.

As pesquisas foram conduzidas de 2008 a 2012 pelos seguintes médicos e cientistas europeus:

Dr. A. Lohninger, Autonom Health GmbH

Prof. Dr. Klaus Felix Laczika, Medical University Viena

Dr. Michael Ueberall, Institute for Neuroscience, Alemanha

Dr. med. Gerhard Müller-Schwefe, President,

German Society for Paittherapy.

Pesquisa publicada no www.taketina.com,aguardando nova publicação em 2018.

Desde 1984, a Formação de Professores de TaKeTiNa tem sido conduzida em pequenos grupos, permitindo o mais intensivo processo de aprendizado possível.Para informações sobre os próximos eventos, trei-namentos, workshops e pesquisas, por gentileza visitem:

www.taketina.comwww.powerofrhythm.com

TaKeTiNa Association Europewww.taketina.net

TaKeTiNa Association Australiawww.taketina.com.au

TaKeTiNa Association USAwww.taketina.org

TaKeTiNa Braziltaketina.com.br

TaKeTiNa Argentinawww.taketinaargentina.com

2. a TaKeTiNa hOje 3. FOrmaçãO de PrOFessOres de TaKeTiNa

6 7

reiNhard FLaTischLerMúsico, Compositor, Fundador da TaKeTiNa e Líder da Formação

Reinhard Flatischler nasceu em 1950, em Viena, Áustria, estudou piano com Bruno Seidlhofer e se graduou pela Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena (MDW). Aos 11 anos fazia concertos de piano, mas era um jovem muito doente (sofria de asma, entre outros problemas) — hoje ele se descreve como “uma criança nervosa que nunca conseguia parar”. Depois de ouvir um concerto do grande Ustad Alla Rakha, com 15 anos iniciou uma viagem pelos seis continentes para tentar se curar.

Aprendeu tabla na Índia, passou 3 anos aprendendo buk com Kook So Ho e Lee Ji Young, depois janggu com o legendário músico e xamã Kim Seok-Chul (Coreia), com quem teve sua pri-meira grande transformação. Aprendeu taiko no Japão; conga em Cuba, Nova Iorque e Porto Rico; foi aluno de C. K. Ladzekpo (Gana); morou em Salvador, Rio de Janeiro e Recife no começo da década de 80.

Em suas viagens, Reinhard percebeu que os grandes mestres da percussão haviam transformado suas relações, suas vidas, suas mentes pelo contato frequente com ritmos arquetípicos.

Atualmente é membro do comitê científi co da International Society for Music in Medicine (ISMM) e co-diretor de pesqui-sas sobre a infl uência do ritmo na saúde. Compôs e gravou sete álbuns como líder do grupo Megadrums, que reuniu Zakir Hussain, Glen Velez, Airto Moreira, Leonard Eto, Djalma Correa, Milton Cardona, Aja Addy, Suar Agung, SamulNori, Pandit Arjun Shejwal, entre outros. Recentemente compôs “Waves upon waves”, suíte para orquestra, coral e percussão, que executou com o Coral e a Orquestra Filarmônica de Auckland, na Nova Zelândia.

4. Líder e assisTeNTe da FOrmaçãO

gusTavO giTTiMúsico, Compositor e Líder da Formação

Gustavo Gitti é o primeiro professor brasileiro de TaKeTiNa. Terminou em agosto de 2012 a formação de 3 anos com os criadores da técnica, Reinhard Flatischler e Cornelia Jecklin, em Portland – OR (EUA), que o habilita a conduzir workshops pelo Brasil. É colunista da revista Vida Simples, conduz meditação no CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) sob orientação de seu professor Lama Padma Samten e coordena olugar.org (comunidade online de fl orescimento humano).

8 9

10 11

5. PúbLicO-aLvO

5.1 recOmeNdaçãO

Esta formação usa o ritmo para expandir muitos âmbitos do potencial humano. É particularmente recomendada para músicos, dançarinos, atores, educadores, assistentes sociais, terapeutas, profis-sionais de arte terapia, instrutores corporativos, aconselhadores pessoais e profissionais.

5.2 Pré-requisiTO

Embora não seja necessário talento musical, todos os candidatos deverão ter:

• participado de pelo menos um workshop de TaKeTiNa.

• a intenção de trabalhar com o processo TaKeTiNa depois do treinamento.

• alguma experiência em meditação e autoconhecimento.

5.3 mOTivaçãO

Para todas as pessoas envolvidas, a formação impli-ca em muito trabalho exterior e interior. A intensa imersão no ritmo cria e expande a consciência, o que não é só pré-requisito para liderar um processo de TaKeTiNa, mas também promove o crescimento pessoal.

Todas as pessoas com intenção de participar do trei-namento devem ter as seguintes qualidades:

• Auto-motivação: a habilidade de seguir o cami-nho escolhido com independência, especialmente quando encontra dificuldades.

• Auto-responsabilidade: a habilidade de respeitar limitações existentes e a curiosidade de expandir além destes limites.

• Curiosidade e apreço pelos outros seres humanos.

5.4 mOTivaçãO Para a PráTica diária

A Formação de Professores de TaKeTiNa é um trei-namento profissional abrangente que requer prática regular para aperfeiçoar as habilidades necessárias. Os candidatos deverão ter clareza de suas motiva-ções e capacidades para praticar regularmente.

5.5 ObjeTivOs da FOrmaçãO

O objetivo da Formação de Professores de TaKeTiNa é capacitar cada participante para efetivamente e prazerosamente liderar grupos com o processo da TaKeTiNa.

A formação vai prover os participantes com as se-guintes capacidades:

• Música: tocar instrumentos de percussão em alto nível.• Liderança: liderar autenticamente workshops de

TaKeTiNa, efetivamente ajudando as pessoas a superar suas limitações e desenvolver intuição, criatividade e presença.

• Conhecimento: competência em conhecer os efeitos do fenômeno rítmico e suas aplicações práticas.

5.6 quaLiFicaçãO / cerTiFicaçãO

O Treinamento de Professores de TaKeTiNa é con-cluído com um workshop de qualificação, no qual cada participante conduz um grupo de iniciantes em uma sessão de duas horas e meia.

Cada participante receberá um feedback detalhado de sua qualificação. Participantes bem sucedidos receberão a certificação.

Os participantes que não se sentirem capazes ou preparados no desenvolvimento de suas habilidades a um nível adequado durante o treinamento pode-rão optar por fazer a qualificação em outra data.

6. currícuLO da FOrmaçãO

móduLO de TreiNameNTO #1

• Berimbau: habilidades necessárias para o processo da TaKeTiNa. Tocar berimbau na TaKeTiNa é bem diferente da técnica usada em rodas de capoeira. É muitas vezes mais rápido e inclui vários ritmos espe-cíficos, como alguns com 5, 7, 9 e 11 pulsos.

• Treinamento de voz: desenvolvimento de voz res-sonante na fala e no canto. Canto difônico e treina-mento de intervalos básicos.

• Simultaneidade para tocar percussão e falar em um ritmo livre – aprender a liderar enquanto toca.

• Entendimento e aplicação dos princípios do proces-so da TaKeTiNa.

• Treinamento sensório-motor. Vivência dos movi-mentos rítmicos primais: contratempos, ciclos e subdivisões.

• Treinamento bilateral com caxixi e clique (castanho-la africana, Frikywa Bell ou Grello Kambala).

• Aprendizado básico de leitura corporal durante uma sessão.

• Seleção de um instrumento para a abertura dos workshops („drum opening“): Conga ou Framedrum.

móduLO de TreiNameNTO #2

• Surdo: habilidade necessárias para o processo TaKe-TiNa — vários padrões de surdo, trabalho de energia e várias maneiras de apoiar o processo.

• Aulas de percussão: habilidade básica para a abertura de uma sessão com o instrumento („drum opening“).

• Berimbau: aprofundamento das habilidades, tocando mais rápido e aprendendo ritmos mais complexos.

• Evolução dos cantos ou chamadas de estabilização e desestabilização (“call evolution“).

• Treinamento da voz: entonação, intervalo e escalas de canto.

móduLO de TreiNameNTO #3

• Início da liderança de partes do processo sob orien-tação direta.

• Berimbau: tocar em tempo mais rápido e com estru-turas mais complexas.

• Surdo: tocar em tempo mais rápido com estruturas mais complexas; interação do líder com o tocador do surdo.

• Aulas de percussão: improvisação simples; criação de composições simples com elementos de ritmo e voz; prática em conjunto de tambores.

• Treinamento da voz: aprendizado de todos os cantos principais (“matrix calls“) enquanto toca o berimbau; encontrando escalas e melodias para a evolução dos cantos („call evolution“). Aprendendo a encontrar o tom básico.

13

móduLO de TreiNameNTO #4

• A Arte da Indução 1: introduzindo temas relevantes no processo.

• Berimbau: liderar a abertura da estrutura („structure opening“) com o berimbau.

• Surdo: aprender os movimentos de giro; interação entre o líder e o tocador do surdo; aprofundamento das habilidades envolvidas em falar ao grupo en-quanto toca.

• Sessões de dinâmica 1: aprender a estar totalmente presente enquanto lidera o processo do grupo; em um espaço seguro, os participantes aprendem a superar padrões de comportamento que travam o processo.

• Aulas de percussão: iniciar as aberturas com o ins-trumento („drum opening“), colocando os princípios da abertura em um contexto prático.

móduLO de TreiNameNTO #5

• A Arte da Indução 2: introduzindo temas relevantes no processo.

• Berimbau e surdo: integração das habilidades ao liderar.

• Equilibrando cantos de groove (“groove calls”) e can-tos funcionais (“tool calls”) na evolução dos cantos (“call evolution”).

• Sessões de dinâmica 2: aprofundamento da compre-ensão dos efeitos do processo da TaKeTiNa.

• Preparação para o workshop de qualificação.

móduLO de TreiNameNTO #6

O final da formação é o módulo de qualificação, durante o qual cada participante lidera um workshop aberto de TaKeTiNa durante duas horas e meia. Os outros participantes e o líder observam e testemu-nham o processo. Cada participante receberá um feedback detalhado do grupo. Todas as habilidades e informações aprendidas serão integradas.

14 15

O surdO

O surdo é um tambor cilíndrico de som grave, criado no Brasil. Ele não apenas marca o pulso do samba, mas também representa o batimento cardíaco da TaKeTiNa. Nenhum outro tambor oferece uma fun-dação rítmica estável como a pulsação do surdo. Ele acompanha e estabiliza os passos dos participantes – ele é o “tambor-mãe”. Nós recomendamos o surdo da marca Remo, espe-cialmente construído para a TaKeTiNa, extremamente leve, com uma exclusiva pele sintética (Mylar) que não perde sua afinação com a umidade.

O berimbau

Também originário do Brasil, o berimbau é um arco com uma única corda. Mesclando som e ritmo, ele naturalmente apoia os cantos dos participantes e abre as subdivisões. Embora pareça um instrumento simples, requer técnica complexa e gera uma abun-dância de cores musicais.

caxixi e cLique biLaTeraL

O chocalho, talvez o mais antigo instrumento de per-cussão da humanidade, não só marca um ritmo distin-to, mas também tem um poderoso efeito de indução ao transe. O caxixi, chocalho usado na TaKeTiNa, per-mite combinações de sons acentuados e suaves, além de abrir a possibilidade para uma estrutura rítmica.

O clique bilateral, desenvolvido em colaboração entre a Remo de tambores e Reinhard Flatischler, permite que você simule uma palma com uma mão enquanto a outra mão pode criar diferentes ritmos com o caxixi ou em outro instrumento.

Os exercícios bilaterais da TaKeTiNa são uma pode-rosa ferramenta para desenvolver independência e coordenação entre os lados direito e esquerdo. Uma recente pesquisa sobre a TaKeTiNa demonstra que estes exercícios estimulam uma intensa comunicação entre os dois hemisférios do cérebro.

7. iNsTrumeNTOs de PercussãO

7.1 iNsTrumeNTOs da TaKeTiNa

A arte de tocar surdo e berimbau é uma parte integral para liderar uma roda de TaKeTiNa.Ambos os instrumentos são usados de maneira única.

17

7.3 aPreNder PercussãO Na TaKeTiNa

Aprender percussão na TaKeTiNa envolve o corpo todo: passos, movimentos de braço e a voz. Este método de trabalho permite que você:

• experimente vários ritmos diferentes ao mesmo tempo.• crie complexidade musical mesmo com as mãos tocando um ritmo simples (quando movimentos de pé, mão

e voz interagem, eles soam interessantes e complexos, a ponto de apenas uma mudança em uma das cama-das criar uma sensação completamente nova).

• entenda como movimentos rítmicos arquetípicos estão interconectados na música, nos levando diretamen-te ao início da arte da improvisação.

7.2 iNsTrumeNTOs Para a aberTura de uma sessãO

cONga / aTabaque / TambOr KPaNLOgO

Representa a energia de se conectar com a origem da Terra: África, Cuba, Brasil. Estes tambores são tocados com as mãos, capaz de alterar o som com a menor mudança na posição da palma. A combinação de toques abertos, graves, abafados e slaps permitem aos músicos e musicistas criar paisagens sonoras em contínua mutação.

Frame drum

Também é possível usar um framedrum. Recomenda-mos um Schlagwerk RTS 61, com 60cm de diâmetro, afinável, com suporte e pedestal. A especificação exa-ta será informada antecipadamente a todos os partici-pantes. Este framedrum também pode ser usado como surdo.

Os participantes da formação aprendem a tocar um instrumento de sua escolha: conga ou framedrum. Ambos são tocados em um suporte ou pendurados em uma cinta (talabarte) para que os participantes possam movi-mentar os pés livremente. O objetivo da abertura com o instrumento (“drum opening”) é criar uma fundação de ritmo estável para o líder improvisar com a voz.

19

20 21

8. OrgaNizaçãO, LOcaL da FOrmaçãO e iNvesTimeNTO 9. iNscriçãO, seLeçãO e maTrícuLa

8.1 OrgaNizaçãO

A Formação de Professores de TaKeTiNa na Améri-ca Latina é organizada pela Pati Passoni, da Fan-tástica Fábrica de Sons Produções Culturais. Pati teve seu primeiro contato com a TaKeTiNa quando Gustavo Gitti fazia a Formação de Professores. Par-ticipou de diversos workshops e atualmente toca surdo nos workshops conduzidos pelo Gustavo. Carinhosamente chamada de Lila pelas crianças, é a idealizadora da Casa Lila que é um espaço de encontro e conexão, de presença e educação atra-vés do brincar. É mãe, arte-educadora, musicista, atriz, brincante e produtora cultural. Iniciou suas invenções musicais quando criança. Estudou odon-tologia, música (canto, percussão, violão, piano e licenciatura), artes-cênicas, psicopedagogia e psi-comotricidade. Produz encontros, eventos e retiros com o foco na cultura da infância, nas artes e no desenvolvimento humano. Conduz aulas, oficinas e formações a partir da música e das artes integra-das. Trabalha principalmente com famílias, pais e educadores, bebês, crianças, idosos e gestantes. Pratica Iyengar Yoga orientada por seu marido. Dança a vida por meio das brincadeiras.

Entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 55 11 976 994 480 para esclareci-mento de dúvidas e para efetivar a matrícula.

8.2 LOcaL da FOrmaçãO

Todas as etapas da formação serão realizadas no Espaço 10x21- Arte em Movimento, localizado na Rua Cotoxó 321, no bairro da Pompéia, em São Paulo - SP - Brasil.

8.3 iNvesTimeNTO Na FOrmaçãO

Custo total da formação: US$14.488. Pedimos um depósito não reembolsável de $ 2.414 ao assinar o contrato. Existem várias formas de pagamento possíveis, incluindo parcelamentos durante todo o período do treinamento e o uso de cartão de crédito com o acréscimo de pequenas taxas das operadoras. O custo não inclui alimentação e hospedagem.

8.4 iNsTrumeNTOs NecessáriOs

Berimbau, surdo, caxixi, clique (grello africano), sinos de tornozelo indianos (ghungroo, ankle bells), conga ou framedrum, além de baqueta para o sur-do e vaqueta para o berimbau. O investimento nos instrumentos varia entre US$700 to US$1400, depen-dendo da qualidade e disponibilidade. Os organiza-dores podem ajudá-lo na compra dos instrumentos.

9.1 iNscriçãO

Todos os interessados na Formação de Professores de Taketina devem preencher um formulário no site www.taketina.com.br

A organizadora vai encaminhar sua inscrição para o líder da formação, Reinhard Flatischler.

9.2 seLeçãO

Todos os estudantes devem ter participado de um workshop com Reinhard Flatischler antes de iniciar a formação. Os próximos workshops na América Latina serão em:

São Paulo:23 a 25 de Fevereiro 2018

Buenos Aires:2 a 4 de Março 2018

9.3 maTrícuLa

ContratoInscritos selecionados receberão um Convite para participar e assinar um Contrato de Matrícula. O Contrato de Matrícula é um contrato entre o parti-cipante e os organizadores estabelecendo os direi-tos e deveres de ambas as partes. Ele se manterá em vigor durante todo o período da Formação ex-ceto em casos de doença séria e óbito. Estudantes devem se matricular pelo treinamento completo; não sendo possível participar de aulas ou ativida-des individualmente. Estudantes que escolherem se matricular precisam enviar o contrato assinado e o comprovante de depósito no valor do investimento para os organizadores até a data limite de matrícu-la para garantirem a sua participação.

22

Remo has been an innovator of percussion products for over 50 years and has also been an unswerving advocate for the use of rhythm for wellness, celebration, commu-nity building and so much more.

As a result of Reinhard Flatischler’s creativity, dedication and vision, the TaKeTiNa methodology has created wonderful outcomes for individuals and organizations for over 40 years. Together We Move Forward In Rhythm.

“It’s time to stop thinking of the drum as just a musical instrument. Start thinking of it as a unifying toolfor every family, a wellness tool for every retiree, and educational tool for every classroom.” - Remo Belli

remo.com

Celebrating Our New Collaboration with TaKeTiNa and Reinhard Flatischler

10. daTas, maTrícuLa, crONOgrama e sumáriO

10.1 crONOgrama dO PrOcessO de maTrícuLa

Inscrição:a partir de 8 de novembro

Prazo Final de Inscrição:30 de junho 2018

Confi rmação da aceitação:até 60 dias após a inscrição

Prazo Final de Matrícula:30 de setembro 2018

Início da Formação:1º de Dezembro de 2018

10.2 daTas da FOrmaçãO

1. De 1º de Dezembro a 14 Dezembro 20182. De 19 de Março a 4 de Abril 2019 3. De 15 de Outubro a 30 de Outubro 20194. De 10 de Março a 24 de Março 20205. De 27 de Outubro a 10 de Novembro 20206. De 7 de Março a 28 de Março 2021

Cada módulo inicia às 10h30 do primeiro dia e termina às 18h30 do último dia.

10.3 sumáriO

A Formação de Professores de TaKeTiNa vai qualifi car você como um verdadeiro líder, um musicista compe-tente, posicionado em uma área inovadora no en-contro da educação musical com o desenvolvimento humano.

Direitos de imagem:

Reinhard Flatischler, Irmi Bankl,

www.fotolia.de, TaKeTiNa Institute for

Rhythm Education and Rhythm Research