taifeiro arrumador 2009

17
COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA EXAME DE ESCOLARIDADE E DE CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS DO EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE TAIFEIROS – 2009 – MODALIDADE "B" PROVA DE: LÍNGUA PORTUGUESA – MATEMÁTICA – ARRUMADOR Gabarito Provisório com resolução comentada das questões. ATENÇÃO, CANDIDATOS!!! A prova divulgada refere-se ao código 20. Se não for esse o código de sua prova, observe a numeração e faça a correspondência, para verificar a resposta correta. No caso de solicitação de recurso, observar os itens 6.3 das Instruções Específicas e 9 do Calendário de Eventos (Anexo 2). CÓDIGO DA PROVA 20

Upload: rokcclane-rejane

Post on 21-Oct-2015

59 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA

EXAME DE ESCOLARIDADE E DE CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS DO EXAME DE

ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE TAIFEIROS – 2009 – MODALIDADE "B"

PROVA DE: LÍNGUA PORTUGUESA – MATEMÁTICA – ARRUMADOR

Gabarito Provisório com resolução comentada das questões.

ATENÇÃO, CANDIDATOS!!!

A prova divulgada refere-se ao código 20. Se não for esse o código de sua prova, observe a numeração e faça a correspondência, para verificar a resposta correta. No caso de solicitação de recurso, observar os itens 6.3 das Instruções Específicas e 9 do Calendário de Eventos (Anexo 2).

CÓDIGO DA PROVA

20

Page 2: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009
Page 3: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 3

AS QUESTÕES DE 01 A 20 REFEREM-SE À LÍNGUA PORTUGUESA

As questões de 01 a 04 referem-se ao texto acima.

01 - Qual das situações abaixo melhor explica o sentido da expressão “efeito cascata”, utilizada no texto? a) A ampliação de fenômenos naturais trágicos em várias regiões

do planeta decorrentes do aquecimento global. b) A emissão desmesurada de gás carbônico e outros gases,

causadores do efeito estufa na atmosfera. c) O aquecimento anormal das águas do Atlântico, fator que

desencadeou o surgimento de furacões. d) O derretimento do gelo polar, fenômeno que provoca o

aumento do nível do mar.

02 - Considerando as informações contidas no segundo parágrafo do texto Efeito cascata, assinale a alternativa que completa corretamente o período abaixo.

Tanto no Ártico como na Antártica, o derretimento do gelo polar

a) é uma das piores conseqüências do aquecimento global. b) oferece um belo espetáculo paisagístico, apesar de ser um

dos principais agentes do aquecimento global. c) é mais um elo preocupante dentro de uma cadeia de eventos

que podem resultar em conseqüências ainda mais sérias. d) pode provocar a elevação do nível do mar nas praias do

nordeste brasileiro em até cem metros.

RESOLUÇÃO Resposta: C Desde seu primeiro parágrafo, o texto Efeito cascata afirma que o aquecimento global é já uma realidade da qual não se pode escapar. Isso significa dizer que esse fenômeno é irreversível, e suas conseqüências podem ser evidenciadas através de fatos como o derretimento do gelo polar. O segundo parágrafo enfatiza essa idéia demonstrando que, além de ser resultado da elevação da temperatura global, o derretimento desencadeia outros efeitos de conseqüências mais sérias, como o aumento do nível do mar — o que já provocou a subida dos oceanos em 17 centímetros no último século —, levando erosão e ressacas às cidades litorâneas. Dessa maneira, o derretimento das geleiras se encontra inserido numa cadeia de eventos na qual, sendo ele mesmo um dos efeitos do aquecimento, é também o causador de outros efeitos ainda mais graves para o planeta, como os já mencionados, e outros, como o desaparecimento de ilhas-nações do Oceano Pacífico. Na alternativa A, a seqüência uma das piores conseqüências do aquecimento global no texto refere-se a o aumento do nível do mar, da qual é aposto, e não a O derretimento do gelo polar, conforme se poderia supor, o que a invalida como resposta.

Efeito cascata O aquecimento global já é uma realidade da qual não se pode escapar. Se, de repente, por um passe de mágica, o mundo deixasse de jogar gás carbônico e outros gases do efeito estufa na atmosfera, ainda assim o clima ficaria mais quente. A prova está mais evidente no Pólo Norte, mas também em outras regiões do planeta, assoladas por inundações, furacões, secas e outros fenômenos trágicos. Os efeitos se ampliam como se fossem cascata. A segunda parte do relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), divulgada também no ano passado, detalha isso. O derretimento do gelo polar, por exemplo, não é apenas uma curiosidade paisagística. Tanto no Ártico como na Antártica, o fenômeno provoca o aumento do nível do mar — uma das piores conseqüências do aquecimento global. Os oceanos já subiram 17 centímetros no último século, provocando mais erosão e ressacas em cidades litorâneas. Com meio metro de elevação, calculam cientistas brasileiros, 100 metros de praia seriam consumidos no nordeste brasileiro. Ilhas-nações do oceano Pacífico e países baixos como a Holanda ou regiões como o delta do Ganges, em Bangladesh, seriam inundados. Todo mundo se lembra do furacão Katrina, que arrasou Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 2005, e expôs o despreparo do país mais poderoso do planeta para enfrentar a fúria dos ventos e do oceano. Dias depois, a costa do Golfo do México se viu às voltas com outro furacão, chamado Rita, causador de prejuízos bilionários, especialmente na indústria petrolífera do litoral do Texas. No mesmo ano, uma das piores secas se abateu sobre a bacia amazônica. Imagens familiares de rios caudalosos foram substituídas por um deserto, semeado de peixes mortos e barcos abandonados. Os dois fenômenos tiveram a mesma origem: um aquecimento anormal das águas do Atlântico. Mais calor na superfície do oceano significou um aumento de vapor d’água na atmosfera — ou mais combustível para furacões. As águas aquecidas do Atlântico afetaram o regime dos ventos que sopram do Caribe para a América do Sul e normalmente trazem umidade para a Amazônia. O resultado foi a tragédia que se seguiu, debitada na conta das mudanças climáticas resultantes do aquecimento global.

(Guia do Estudante, p. 190, Ed. Abril, 2009)

03 - No último parágrafo do texto, o autor faz uma referência a dois fenômenos que tiveram a mesma origem: um aquecimento anormal das águas do Atlântico. São eles:

a) a inundação das Ilhas-nações do oceano Pacífico e países baixos, como a Holanda, e o deserto semeado de peixes mortos e barcos abandonados na bacia amazônica.

b) o furacão Katrina, que arrasou Nova Orleans, e o furacão Rita, que causou prejuízos bilionários, especialmente na indústria petrolífera do litoral do Texas.

c) a erosão e as ressacas em cidades litorâneas, provocadas pelo aumento do volume de água nos oceanos.

d) a seca que se abateu na Amazônia e o derretimento do gelo polar no Ártico e na Antártica.

RESOLUÇÃO Resposta: A

O “efeito cascata”, tratado no texto logo no primeiro parágrafo, refere-se à série de fenômenos trágicos que atingem todo o planeta, como inundações, furacões, secas e outros, causados pelo aquecimento global, e não a apenas um deles considerado isoladamente, como ocorre nas alternativas C e D.

Page 4: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 4

04 - Assinale a alternativa em que, de acordo com o texto, o primeiro elemento não é causa do segundo.

a) derretimento do gelo polar — aumento do nível do mar b) aquecimento anormal das águas do Atlântico — furacões c) elevação dos oceanos — erosão e ressacas em cidades

litorâneas d) aquecimento global — emissão de gás carbônico e outros

gases na atmosfera

RESOLUÇÃO Resposta: D

A única alternativa em que o primeiro elemento não é causa do segundo é a D, pois o “aquecimento global” não é causa e sim conseqüência da emissão de gás carbônico e outros gases responsáveis pelo chamado efeito estufa na atmosfera, ou seja, pelo aquecimento do clima do planeta.

05 - Assinale a alternativa em que, pluralizando-se a frase, a palavra destacada permanece invariável.

a) Nosso combustível é caro. b) Seguia anexa ao relatório a duplicata. c) A dona de casa compra na feira bastante fruta. d) A confusão na cozinha, ao meio-dia, era meio grande.

RESOLUÇÃO Resposta: D

A palavra meio, na alternativa D, tem valor de advérbio, pois modifica o adjetivo uniforme grande. Assim, ela é invariável. A frase correta no plural é As confusões na cozinha, ao meio-dia, eram meio grandes.

Na alternativa A, teremos caros; na B, anexas e, na C, bastantes.

06 - Leia: O advogado, na esperança de ganhar mais uma cliente, disse à dona da loja: — Se a senhora quiser que eu aceito a sua causa, eu aceito.

Ela pensou um pouco e respondeu: — Hum... Acho melhor não.

Com relação às duas vezes em que o verbo aceitar foi empregado no discurso do advogado, é correto afirmar que

a) as duas formas verbais estão erradas. b) as duas formas verbais estão corretas, devido à dependência

verbal entre elas. c) na primeira vez, o verbo deveria ter sido flexionado no modo

subjuntivo. d) a segunda forma verbal está correta, pois o presente do

indicativo se sobrepõe aos demais modos.

07 - Assinale a alternativa em que o trecho apresenta a figura de linguagem colocada entre parênteses.

a) “(...) Melancolias, mercadorias espreitam-me.” (metáfora) b) “Um lencinho não dá pra enxugar o rio de lágrimas que eu

tenho pra chorar” (hipérbole) c) “Você é meu caminho, / Meu vinho, meu vício” (metonímia) d) “O amor é um pássaro que põe ovos de ferro.” (prosopopéia)

RESOLUÇÃO Resposta: B A única alternativa em que o trecho apresenta a figura de linguagem colocada entre parênteses é a B: a expressão “rio de lágrimas” exprime um exagero intencional do sentido das palavras. Já em A, C e D, as figuras encontradas são, respectivamente, prosopopéia (“espreitam-me”), metáfora (“meu caminho”, “meu vinho” e “meu vício”) e metáfora (“um pássaro” e “ovos de ferro”).

08 - Leia:

I - Os críticos não gostaram do filme. II - Os críticos consideraram ruim o filme.

Quanto à predicação verbal, é correto afirmar que

a) I possui predicado verbal. b) II possui predicado nominal. c) I e II possuem predicado verbo-nominal. d) I possui predicado verbo-nominal.

RESOLUÇÃO Resposta: A

Na frase I, o predicado é verbal (gostaram: verbo de ação, transitivo indireto; do filme: objeto indireto). O núcleo desse predicado é o verbo gostaram.

Na frase II, o predicado é verbo-nominal (consideraram: verbo transitivo direto; o filme: objeto direto; ruim: predicativo do objeto). O núcleo desse predicado é o verbo consideraram e o predicativo do objeto ruim.

Assim, a alternativa correta é A.

09 - Apenas uma das alternativas a seguir apresenta uma oração subordinada adverbial conformativa. Assinale-a.

a) As melhores coisas da vida são como as águas de um rio: passam e jamais retornam.

b) O prédio foi erguido como determinava o projeto de engenharia.

c) O cavalo vencedor do páreo cruzou a linha de chegada como um violento raio.

d) O lutador se manteve firme como a atenção do público que acompanhava a luta.

RESOLUÇÃO Resposta: B Os dois fenômenos, aos quais o autor se refere, no último parágrafo, são os dois furacões: Katrina e Rita, que tiveram a mesma origem: um aquecimento anormal das águas do Atlântico. Esse aquecimento na superfície do oceano significou um aumento de vapor de água na atmosfera, ou seja, mais combustível para esses furacões. A alternativa correta é, portanto, a B.

RESOLUÇÃO Resposta: C Ocorrência comum na variante informal de nossa língua, a preferência na fala pelo presente do indicativo, quando o contexto gramatical prescreve o modo subjuntivo para o mesmo tempo, constitui equívoco. No caso a partir do qual a questão se desenvolve, a primeira flexão do verbo deveria ter sido feita no modo subjuntivo, ficando assim: — Se a senhora quiser que eu aceite a sua causa, eu aceito.

Page 5: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 5

10 - Leia:

“Liberdade — essa palavra que o sonho humano alimenta; que não há ninguém que a explique, e ninguém que não entenda!” (Cecília Meireles)

Quanto aos substantivos existentes na estrofe acima, é correto afirmar que

a) há apenas dois substantivos concretos. b) há três substantivos, sendo dois concretos e um abstrato. c) há três substantivos, sendo um concreto e dois abstratos. d) há quatro substantivos, sendo dois concretos e dois abstratos.

RESOLUÇÃO Resposta: C

Sendo os substantivos concretos aqueles que dão nome a seres de existência independente, reais ou imaginários, e abstratos os que dão nome a estados, qualidades, sentimentos ou ações, têm-se, na estrofe transcrita na questão, os seguintes substantivos: “liberdade” — abstrato; “palavra” — concreto; “sonho” — abstrato.

Portanto, a alternativa que responde à questão é a C.

13 - Leia o período seguinte e, em seguida, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação que se faz dele.

A lei que proíbe a direção de veículos automotivos conjugada ao consumo de bebidas alcoólicas é um avanço a ser comemorado por toda a sociedade brasileira.

Sintaticamente os elementos em negrito de veículos automotivos e de bebidas alcoólicas devem

a) receber a mesma classificação. b) ambos receber a classificação de objeto indireto. c) ser classificados como objeto direto e objeto indireto

respectivamente. d) ser classificados como adjunto adnominal e objeto direto

respectivamente.

RESOLUÇÃO Resposta: A

Os elementos em negrito de veículos automotivos e de bebidas alcoólicas têm o mesmo valor sintático e devem por isso receber a mesma classificação. Sintaticamente são classificados como complementos nominais, que são aqueles complementos de nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) que possuem transitividade.

RESOLUÇÃO Resposta: B

As orações subordinadas adverbiais conformativas expressam idéia de conformidade, ou seja, exprimem uma regra, um caminho, um modelo adotado para a execução do que se declara na oração principal. A conjunção típica em orações desse tipo é conforme, mas outras podem ser utilizadas, como consoante, segundo e como.

Ocorre que a conjunção como pode também expressar uma comparação quando empregada em orações subordinadas comparativas. É o que acontece nas alternativas A, C e D.

Somente na alternativa B temos uma oração subordinada adverbial conformativa. Para que isso fique claro, basta substituir a conjunção como por qualquer outra da mesma natureza; o sentido do período resultante não se alterará. Veja:

O prédio foi erguido conforme determinava o projeto de engenharia.

12 - Inserindo-se o termo “rei dos animais” em “O leão _______ durante o acasalamento mostra-se vulnerável”, admitem-se, sem alteração de sentido do período, os seguintes sinais de pontuação, exceto:

a) travessões b) parênteses c) vírgulas d) aspas

RESOLUÇÃO Resposta: D

O período no qual o termo “rei dos animais” deve ser inserido pode ser reescrito com os seguintes sinais de pontuação: 1- travessões: O leão — rei dos animais — durante o acasalamento mostra-se vulnerável; 2- parênteses: O leão (rei dos animais) durante o acasalamento mostra-se vulnerável; 3- vírgulas: O leão, rei dos animais, durante o acasalamento mostra-se vulnerável.

Isso porque, ao se utilizarem as vírgulas, o termo assume a função de aposto; quando se utilizam os travessões, enfatiza-se ou realça-se o termo isolado, função que se assemelha à dos parênteses, cujo emprego, em linhas gerais, serve para intercalar num texto qualquer indicação acessória.

As aspas, no entanto, não são admitidas nesse caso. Veja: O leão “rei dos animais” durante o acasalamento mostra-se vulnerável.

No contexto do período em questão, elas não se aplicam, pois, mais do que realçado, o termo deve ser isolado no período, já que se trata de uma informação acessória que não funciona nem como adjunto adnominal, pois, sendo todo e qualquer leão reconhecido como o rei dos animais, o termo não serve para especificar ou delimitar o significado do substantivo “leão”, e tampouco como aposto de especificação, a ponto de se considerar o substantivo “leão” um termo genérico que necessite ser especificado ou individualizado. Isso pode ser comprovado ao omiti-lo no período: O leão durante o acasalamento mostra-se vulnerável.

Na hipótese de se admitir o emprego das aspas, nesse caso necessariamente o sentido do período se alteraria; a expressão “rei dos animais” assumiria um sentido irônico, corroborado pela vulnerabilidade a que o leão está sujeito durante o acasalamento. 11 - Leia:

I - Discutiram-se as reposições de perdas salariais. II - Discutiram as reposições de perdas salariais.

Agora, assinale a alternativa correta.

a) I possui sujeito oculto. b) I e II não possuem sujeito. c) II possui sujeito indeterminado. d) I possui sujeito indeterminado, e II possui sujeito simples.

RESOLUÇÃO Resposta: C

Na frase I, o verbo discutir está na terceira pessoa do plural associado ao pronome apassivador se, constituindo oração na voz passiva pronominal (sintética). Essa oração admite a passagem para a voz passiva analítica. Vejamos: Discutiram-se as reposições de perdas salariais (passiva sintética) transforma-se em passiva analítica: As reposições de perdas salariais foram discutidas. Sabe-se, portanto, que o sujeito é o mesmo na passiva sintética e na passiva analítica. Nessas frases, o sujeito é simples: as reposições de perdas salariais.

Na frase II, o verbo se apresenta na terceira pessoa do plural, e o seu contexto não nos permite identificar o sujeito. Tem-se, portanto, nesse período, sujeito indeterminado.

Assim, a resposta correta é a C.

Page 6: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 6

14 - Leia: “Zulmira já tinha um pretendente. Um bom rapaz, que era

empregado no comércio da localidade, achava (1)Zulmira bonita, e como estivesse apaixonado por (2)Zulmira não descobria o menor defeito (3) em Zulmira.

Perguntou (4)a Zulmira uma vez se consentia que ele fosse pedir (5)Zulmira ao pai.

A moça exigiu dois dias para refletir.” Substituindo-se os termos em destaque no texto acima pelos

pronomes pessoais correspondentes, tem-se:

a) (1) a — (2) ela — (3) lhe — (4) a — (5) lhe b) (1) a — (2) ela — (3) nela — (4) lhe — (5) la c) (1) lhe — (2) la — (3) nela — (4) a — (5) la d) (1) ela — (2) lhe — (3) lhe — (4) a ela — (5) ela

RESOLUÇÃO Resposta: B

Os pronomes pessoais que substituem corretamente os termos em destaque no texto são os seguintes: (1) a — pronome pessoal do caso oblíquo da 3a pessoa do singular feminino, que desempenha a função de objeto direto (“achava-a”); (2) ela — pronome pessoal do caso oblíquo da 3a pessoa do singular feminino, que desempenha a função de complemento nominal, sendo, portanto, regido por preposição (“apaixonado por ela”); (3) nela — pronome pessoal do caso reto da 3a pessoa do singular feminino, que desempenha a função de adjunto adverbial. Ao contrair-se com a preposição em, assume a seguinte forma: nela (“defeito nela”); (4) lhe — pronome pessoal do caso oblíquo da 3a pessoa do singular, que desempenha a função de objeto indireto (“Perguntou-lhe”); (5) la — pronome pessoal do caso oblíquo da 3a pessoa do singular feminino, que desempenha a função de objeto direto. Como o verbo termina em –r (“pedir”), o pronome assume a forma “la”, ao mesmo tempo em que a terminação verbal é suprimida (“pedi-la”).

Assim, a única alternativa que apresenta a seqüência correta dos pronomes pessoais é a B.

15 - Leia: A rede de pesca recolheu com precisão todos os peixes

daquela parte da lagoa. Ao se transpor a oração acima para a voz passiva, o trecho

em negrito assumirá que função sintática?

a) Aposto b) Objeto indireto c) Sujeito paciente d) Agente da passiva

RESOLUÇÃO Resposta: D

A transformação de uma oração que esteja na voz ativa em uma oração que esteja na voz passiva obedece a um esquema fixo: o sujeito da voz ativa passa a agente da passiva; o verbo da voz ativa é convertido numa locução em que surge o auxiliar ser (com menor freqüência, estar e ficar).

Na oração original, que se encontra na voz ativa, A rede de pesca é o sujeito, o agente do processo verbal, e todos os peixes daquela parte da lagoa, o objeto direto. A transposição da oração para a voz passiva terá como resultado

Todos os peixes daquela parte da lagoa foram recolhidos com precisão pela rede de pesca.

Na nova oração, o antigo objeto direto, todos os peixes daquela parte da lagoa, passa a novo sujeito, e o antigo sujeito, A rede de pesca, se converte no agente da passiva.

16 - Os elementos em negrito nas orações que se seguem constituem desvio da norma quanto à grafia, exceto:

a) Sua observação defini tudo o que foi dito até agora. b) A multa é dura para quem for pego dirigindo embreagado. c) Insatisfeito, o jogador decidiu rescindir o contrato com o

clube. d) A discrição feita pela testemunha permitiu a captura do

assaltante.

RESOLUÇÃO Resposta: C

Fenômeno típico da oralidade em nossa língua, a neutralização do e final de algumas palavras, que resulta na sua realização como i, quando migra para a escrita, constitui desvio ortográfico.

Verbos da terceira conjugação, como o da alternativa A, definir, quando conjugados na terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, devem ser grafados com e final, jamais com i.

Fenômeno oposto ocorre com a palavra embriagado. Por motivos de hipercorreção, o falante é levado a substituir o i dessa palavra, tanto na fala como na escrita, por e, o que constitui equívoco lingüístico.

A semelhança entre os vocábulos descrição e discrição gera dúvidas. Contudo, no caso da alternativa D, o indicado teria sido grafar descrição — inventário oral ou escrito das características dos seres, animados ou não —, já que discrição é a qualidade ou caráter de algo ou alguém discreto.

17 - Em qual das alternativas a conjunção e tem valor aditivo?

a) “O amor é grande e cabe/ no breve espaço de beijar.” b) Os grevistas não trabalharam, e receberam o salário. c) Joana não estudou muito, e conseguiu a nota necessária. d) Os pescadores prepararam o barco e enfrentaram o mar

agitado.

RESOLUÇÃO Resposta: D

Na alternativa D, a conjunção e estabelece uma relação de soma, de adição. A resposta correta, portanto, é a D.

Nas demais alternativas, a conjunção e tem valor adversativo.

18 - Leia:

O aumento da temperatura média da Terra nos últimos anos provocou a elevação do nível dos oceanos.

Sobre o trecho em negrito no período acima é correto afirmar que

a) se trata de um objeto direto. b) deve ser classificado como objeto indireto. c) se trata de um adjunto adverbial, em virtude de oceano ser

referência de lugar. d) pode ser classificado como objeto direto preposicionado, já

que o a de a elevação é preposição. RESOLUÇÃO Resposta: A

Os verbos que são acompanhados de complementos são chamados de transitivos. Por sua vez, os verbos transitivos podem ser classificados em diretos, indiretos e, ainda, diretos e indiretos.

Na oração analisada, encontramos apenas um verbo, provocou. O trecho em negrito é complemento verbal desse verbo e, pelo fato de estarem, complemento e verbo, ligados sem

Page 7: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 7

AS QUESTÕES DE 21 A 40 REFEREM-SE À MATEMÁTICA

19 - Em qual das alternativas a regência verbal não obedece à Norma Culta?

a) Teresa, não mais simpatizo com você. Sua prepotência nos deixou distantes.

b) Não a quero, Teresa, como a queria tempos atrás. Nossa amizade se diluiu.

c) Ela sempre se esqueceu da data de aniversário de nosso casamento.

d) Teresa, minha esposa, gosta bem mais de cinema do que de teatro.

RESOLUÇÃO Resposta: B

Na alternativa B, o verbo querer nesse contexto tem o sentido de estimar, amar (querer a). Assim, sua transitividade é indireta. O período, conforme a Norma Culta, seria, então, Não lhe quero, Teresa, como lhe queria tempos atrás.

20 - Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase abaixo.

João dirigiu-se___ estação rodoviária, ___ noite, para encontrar ___namorada que iria com ele___ apresentação da orquestra de sua cidade.

a) à, à, a, à b) a, a, à, a c) à, a, a, à d) a, à, à, a

RESOLUÇÃO Resposta: A

Como sabemos, para ocorrer crase é necessária a presença de a (preposição) mais a/as (artigo). Dessa forma, o verbo dirigir-se pede a preposição a, e a palavra estação admite o artigo a, ocorrendo o à. As locuções adverbiais femininas exigem a crase, logo à noite recebe o acento grave. Já o verbo encontrar é transitivo direto, não pede preposição, o a diante do substantivo namorada não recebe o acento grave, pois é apenas artigo. No entanto, o verbo ver exige a preposição a, que se encontra com o artigo a do substantivo apresentação, o que faz com que ocorra a crase.

Assim, a seqüência correta que completa o período é à, à, a e à; alternativa A.

o intermédio de preposição, já que provocar é transitivo direto, o correto é classificar todo o trecho como objeto direto.

As demais alternativas fazem afirmações não-autorizadas pela gramática para esse caso.

21 - A soma dos determinantes das matrizes

− 26

42 e

−4712

é

a) 12. b) 13. c) 14. d) 15.

RESOLUÇÃO Resposta: B

15787.14).2(4712

282444).6(2.226

42

−=−−=−−=−

=+=−−=−

28 + (–15) = 13

22 - Dois lados de um triângulo medem 5 cm e 7 cm, e formam entre si um ângulo cujo seno é 3/5. A medida do terceiro lado, em cm, é

a) .25 b) .23 c) .35

d) .33

RESOLUÇÃO Resposta: B x 7

a

5

sen x = 3/5 ⇒ cos x = 4/5 Pela lei dos cossenos, tem-se: a2 = 52 + 72 – 2.5.7. cos x a2 = 25 + 49 – 70 . 4/5

.23 a 18 a 2 =⇒=

23 - Sejam os números complexos z1 e z2 associados aos pontos P(–2, 3) e Q(1, –2), respectivamente. Assim, z3 = z1 . z2 está associado ao ponto

a) (–2, –3). b) (–1, 5). c) (3, –4). d) (4, 7).

RESOLUÇÃO Resposta: D

P(–2, 3) ⇒ z1 = – 2 + 3i Q(1, –2) ⇒ z2 = 1 – 2i z3 = (– 2 + 3i) . (1 – 2i) = –2 + 4i + 3i – 6i2 = 4 + 7i Assim, z3 está associado ao ponto (4, 7).

24 - Um triângulo tem os lados medindo 10 cm, 12 cm e 15 cm. O lado maior de um segundo triângulo, semelhante ao primeiro, mede 27 cm. O perímetro do segundo triângulo, em cm, é

a) 66,6. b) 58,9. c) 52. d) 48.

Page 8: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 8

25 – Um trapézio isósceles ABCD tem bases AB e CD medindo 4 m e 16 m, respectivamente. Se o perímetro desse trapézio é 40 m, a medida da projeção de BC sobre CD, em m, é

a) 6. b) 7. c) 8. d) 9.

RESOLUÇÃO Resposta: A

ABCD é isósceles ⇒ AD = BC = x 2p = 40 ⇒ 20 + 2x = 40 ⇒ x = 10 Traçando-se as alturas BE e AF, obtém-se EF = 4 cm e DF = EC = 6 cm. Logo, a medida de EC, projeção de BC sobre CD, é 6 m.

16

x x

4

C E F D

A B

143.700

357.612

598.000

757.0752.013.735

26 - A Revista Época, de 26 de setembro de 2005, publicou uma reportagem intitulada “O ringue do fumo”, na qual constava o seguinte gráfico, que apresenta a produção de fumo em folha, em toneladas, de alguns países, na safra 2004/2005.

Segundo o gráfico, a produção de fumo no Brasil, na safra 2004/2005, superou a dos EUA em .......... mil toneladas, aproximadamente.

a) 290. b) 299. c) 390. d) 399.

RESOLUÇÃO Resposta: D

Brasil: 757.075 – EUA: 357.612 399.463 399.463 toneladas ≅ 399 mil toneladas.

China Brasil Índia EUA

Indonésia

27 - Seja a função f: ℜ → ℜ definida por f(x) = 3x – 1. O valor de x, tal que f(x + 2) = 1/3, é

a) – 3. b) – 2. c) – 1. d) 0.

RESOLUÇÃO Resposta: B

f(x + 2) = 1/3 ⇒ 3x + 2 – 1 = 3–1 ⇒ 3x +1 = 3–1 ⇒ x + 1 = – 1 ⇒ x = – 2

28 - A área total de um cone eqüilátero é 27π cm2. A medida, em cm, do raio da base desse cone é

a) 1. b) 2. c) 3. d) 4.

RESOLUÇÃO Resposta: C

Sendo g a geratriz e r o raio da base, a área total de um cone é St = πr (g + r). Como o cone é equilátero, g = 2r. Assim, St = 3πr2.

Logo: 3πr2 = 27π ⇒ r2 = 9 ⇒ r = 3

29 - A distância entre o ponto P(–1, –1) e a reta r: 3x + 4y – 3 = 0 é

a) 2. b) 3. c) 4. d) 5.

RESOLUÇÃO Resposta: A

A distância entre um ponto P(xp , yp) e uma reta r:

ax + by + c = 0 é dada por 22

pp

ba

cbyax)r,P(d

+

++= .

Assim, para P(–1, –1) e r: 3x + 4y – 3 = 0, tem-se

25

10

25

10

169

343

2423

3)1(4)1(3r)d(P, ==

−=

+

−−−=

+

−−+−=

C 1 7 C 1

6

30 - Deseja-se colorir os seis triângulos da figura com cores diferentes.

Dispondo-se de sete cores, o número de maneiras diferentes de conseguir o que se deseja é

a) 3200. b) 4700. c) 5040. d) 6090.

RESOLUÇÃO Resposta: C

Utilizando o princípio fundamental da contagem, temos 7 opções de cores para o primeiro triângulo a ser colorido, 6 para o segundo, e assim por diante.

Logo, teremos: 7.6.5.4.3.2 = 5040 maneiras diferentes. Se quisermos resolver a questão utilizando “Combinação”,

basta “combinar” uma das 7 cores para o primeiro triângulo , outra das 6 restantes para o segundo ,...:

=C.C.C.C.C.C 12

13

14

15

16

17 =

!1!.1!2.

!2!.1!3.

!3!.1!4.

!4!1!5.

!5!.1!6.

!6!.1!7

7.6.5.4.3.2 = 5040.

RESOLUÇÃO Resposta: A

2p1º = 10 + 12 + 15 = 37 Como os triângulos são semelhantes, tem-se:

6,66p21527

37p2

º1domaiorladoº2domaiorlado

p2p2

º2º2

º1

º2 =⇒=⇒=

Page 9: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 9

31 - Uma reta tem coeficiente angular igual a –3/2 e intercepta o eixo y no ponto de ordenada –2. A equação geral dessa reta é

a) 3x + 2y + 4 = 0. b) 2x + 3y + 2 = 0. c) x – 2y + 4 = 0. d) 3x – y – 2 = 0.

RESOLUÇÃO Resposta: A

Conhecendo o coeficiente angular m e a ordenada n do ponto de intersecção da reta com o eixo y, pode-se chegar à sua equação reduzida y = mx + n.

Assim, para m = – 3/2 e n = – 2, tem-se y = 22x3 −− .

Da equação reduzida, pode-se chegar à equação geral: 2y = –3x – 4 ⇒ 3x + 2y + 4 = 0 Portanto, a equação geral dessa reta é 3x + 2y + 4 = 0.

32 - Seja a parábola que representa a função y = kx2 – x + 1. Os valores de k, para os quais essa parábola não intercepta o eixo das abscissas, são tais que

a) k > 1/4. b) k > – 4. c) – 4 < k < 1/4. d) – 1/4 < k < 4.

RESOLUÇÃO Resposta: A

A parábola não intercepta o eixo x quando a função não tem zeros reais. Assim, o discriminante ∆ da equação y = 0 é negativo. Logo:

y = 0 ⇒ kx2 – x + 1 = 0 ⇒ ∆ = 1 – 4k ∆ < 0 ⇒ 1 – 4k < 0 ⇒ 4k > 1 ⇒ k > 1/4.

33 - As bases de um trapézio retângulo medem 14 cm e 20 cm. Se um dos outros lados forma com a base maior um ângulo de 60º, sua medida, em cm, é

a) 13. b) 12. c) 11. d) 10.

RESOLUÇÃO Resposta: B

12x

21

x6º60cos =⇒==

6

x

20

14

14

60º

34 - Se P(x) = (a – b + 1) x2 + (b – 2c) x + (2c – 1) é identicamente nulo, então a + b + c é igual a

a) 2. b) 1. c) 3/2. d) 1/2.

35 - Sejam as circunferências λ1: (x – 2)2 + (y – 4)2 = 4 e λ2: (x – 6)2 + (y – 10)2 = 4. O ponto P(6, 4) é

a) interior à λ1 e exterior à λ2. b) exterior à λ1 e interior à λ2. c) interior à λ1 e à λ2. d) exterior à λ1 e à λ2.

RESOLUÇÃO Resposta: D

A equação de uma circunferência de centro C(a, b) e raio r é (x – a)2 + (y – b)2 = r2.

Assim, o raio de λ1 e de λ2 é r = 4 = 2; o centro de λ1 é A(2, 4) e o de λ2 é B(6, 10).

A distância entre P e A é dPA = 4)44()26( 22 =−+− , e

entre P e B é dPB = 6)410()66( 22 =−+− .

Como dPA > r e dPB > r, conclui-se que P é exterior a λ1 e à λ2.

36 - Do registro das velocidades de 50 veículos, captadas por um radar colocado em um determinado ponto de uma rodovia, resultou o seguinte polígono de freqüência:

Segundo o gráfico, a classe de freqüência 4 é

a) 110 120. b) 110 115. c) 115 120. d) 115 125.

RESOLUÇÃO Resposta: A

Sabe-se que o polígono de freqüência é construído a partir dos pontos médios das classes da distribuição. Observando os valores do eixo x, conclui-se que o intervalo das classes é 10 km/h. Assim, a classe, cujo ponto médio é 115 km/h, e cuja freqüência é 4, é 110 120.

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

45 55 65 75 85 95 105 115 125 135

velocidade (km/h)

freqü

ênci

a

RESOLUÇÃO Resposta: C

Se P(x) é identicamente nulo, então:

=−=−

=+−

01c20c2b

01ba (+)

a = 0

Logo: a + b + c = 0 + 1+1/2 = 3/2

a – b + 1 = 0 b = 1 2c – 1 = 0 c = 1/2

Page 10: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 10

37 - Dividindo-se x3 – 4x2 + 7x – 3 por um certo polinômio P(x), obtém-se quociente x – 1 e resto 2x – 1. O polinômio P(x) é

a) 3x2 – 2x + 1. b) 2x2 – x + 4. c) x2 – 2x + 3. d) x2 – 3x + 2.

RESOLUÇÃO Resposta: D

P(x) x3 – 4x2 + 7x – 3 2x – 1 x – 1 Então: (x – 1).P(x) + 2x – 1 = x3 – 4x2 + 7x – 3 (x – 1).P(x) = x3 – 4x2 + 5x – 2 P(x) = (x3 – 4x2 + 5x – 2) : (x – 1) x3 – 4x2 + 5x – 2 x – 1 –x3 + x2 x2 – 3x + 2 –3x2 + 5x – 2 3x2 – 3x

2x – 2 –2x + 2

0 Portanto, P(x) = x2 – 3x + 2.

38 - O apótema de uma pirâmide regular mede 6 cm, e a aresta lateral, 10 cm. A medida da aresta da base dessa pirâmide, em cm, é

a) 12. b) 14. c) 16. d) 18.

RESOLUÇÃO Resposta: C

As faces laterais de uma pirâmide regular são triângulos isósceles congruentes. Assim, os lados congruentes desses triângulos são as arestas laterais da pirâmide; as bases, as arestas da base da pirâmide; e cada altura relativa à base é um apótema da pirâmide.

Tomando-se uma das faces laterais tem-se:

10 10

x x H

6

C

A

B

AC: aresta lateral da pirâmide BC: aresta da base da pirâmide AH: apótema da pirâmide AH divide BC em duas partes iguais. Assim, tem-se: x2 + 62 = 102 ⇒ x = 8 Logo, BC = 2x = 16 cm.

39 - O perímetro de um triângulo retângulo é 24 cm, e as medidas de seus lados, em cm, estão expressas por x – 2, x e x + 2. A medida da altura desse triângulo, relativa à hipotenusa, em cm, é

a) 4,8. b) 4,6. c) 4,4. d) 4,2.

40 - Ao inserir três meios geométricos entre os números – 3 e – 48, obteve-se uma PG decrescente. Logo, a soma desses meios geométricos é igual a

a) – 30. b) – 36. c) – 42. d) – 48.

RESOLUÇÃO Resposta: C

A PG tem 5 termos, dos quais a1 = –3 e a5 = –48. Sabe-se que a5 = a1.q4. Assim, –48 = –3.q4 ⇒ q4 = 16 ⇒ q = ±2.

Como a PG é decrescente, q = +2. Logo, (–3, –6, –12, –24, –48) é a PG, e a soma dos 3 meios

geométricos é – 6 – 12 – 24 = –42.

RESOLUÇÃO Resposta: A

2p∆= 24 ⇒ x – 2 + x + x + 2 = 24 ⇒ 3x = 24 ⇒ x = 8. Assim, x + 2 = 10 e x – 2 = 6. Sabe-se que o produto dos catetos é igual ao produto da

hipotenusa pela altura relativa a ela, ou seja, 8.6 = 10.h. Logo, h = 4,8.

Page 11: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 11

AS QUESTÕES DE 41 A 80 REFEREM-SE À ESPECIALIDADE DE ARRUMADOR

41 – A denominação ___________ indica que o vinho foi elaborado apenas com uvas brancas.

a) blanc b) blanc vert c) blanc de noirs d) blanc de blancs

RESOLUÇÃO Resposta: D

A denominação blanc de blancs indica que o vinho foi elaborado apenas com uvas brancas; a denominação blanc de noirs indica que foi elaborado apenas com uvas tintas. (Pacheco, Aristides de Oliveira.. Manual do bar. 4. Ed. São Paulo: Editora SENAC SP, 2004, pág. 51).

42 – Leia:

I- Supervisionar todas as atividades relacionadas com o serviço de atendimento aos clientes;

II- Controlar estoque de mercadorias, bebidas, utensílios e pessoal do setor; e

III- Participar da elaboração dos menus.

Essas são atribuições de que cargo da Brigada do Bar?

a) Commis de Bar b) Garçons de Bar c) Chefe de Bar d) Barman

RESOLUÇÃO Resposta : C O chefe de bar é o responsável por supervisionar todas as atividades relacionadas ao bar, como observar se os clientes estão sendo bem atendidos, controlar o estoque e elaborar o menu. (PACHECO, Aristides de Oliveira.. Manual do bar. 4. ed. São Paulo: Editora SENAC SP, 2004, pág. 16).

43 – “Os melhores vinhos espumantes do mundo são elaborados por esse método; contudo por ser um processo muito oneroso, torna-se cada vez mais raro.”

O texto acima se refere ao método

a) asti b) vemont c) charmat d) champenoise

RESOLUÇÃO Resposta: D O champenoise consiste em submeter o vinho jovem a uma segunda fermentação dentro da garrafa, tornando-o espumante. Os melhores vinhos espumantes do mundo são elaborados por esse método; contudo por ser um processo muito oneroso, torna-se cada vez mais raro o vinho espumante assim produzido. Todo o verdadeiro champagne é feito por esse método. (PACHECO, Aristides de Oliveira.. Manual do bar. 4. ed. São Paulo: Editora SENAC SP, 2004, pág. 52).

44 – “Bar para solteiros e solteiras, onde o principal objetivo é a paquera ou conseguir companhia.”

O texto acima se refere ao __________ bar.

a) wine b) privé c) snack d) singles

RESOLUÇÃO Resposta: D Singles bar: trata-se de um bar para solteiros e solteiras, onde o objetivo é a paquera ou conseguir companhia. Os produtos servidos podem ser os mais variados. (PACHECO, Aristides de Oliveira.. Manual do bar. 4. ed. São Paulo: Editora SENAC SP, 2004, pág. 25).

46 – Indique a alternativa que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.

Mise-en-place é uma palavra do idioma francês que, na terminologia hoteleira, significa ___________ e preparação do ambiente de trabalho antes do início do atendimento à clientela.

a) decoração b) arrumação c) higienização d) movimentação

RESOLUÇÃO Resposta: B Mise-en-place é uma palavra do idioma francês que, na terminologia hoteleira, significa arrumação e preparação do ambiente de trabalho antes do início do atendimento à clientela. (PACHECO, Aristides de Oliveira.. Manual do bar. 4. ed. São Paulo: Editora SENAC SP, 2004, pág. 33).

47 – “Processo de separação de líquidos por aquecimento, baseado na diferença de seus pontos de ebulição.”

Esta definição se refere a qual processo de fabricação de bebidas alcoólicas?

a) Infusão b) Destilação c) Vaporização d) Fermentação

RESOLUÇÃO Resposta: B

O processo de separação de líquidos por aquecimento, baseado na diferença de seus pontos de ebulição, denomina-se destilação. (PACHECO, Aristides de Oliveira.. Manual do bar. 4. ed. São Paulo: Editora SENAC SP, 2004, pág. 45).

45 – Os cocktails são classificados, de acordo com a dosagem e a temperatura das bebidas, em _____ categorias: ________________________ drinks.

a) duas – hot e cold b) duas – long e short c) três – long, short e hot d) três – long, short e cold

RESOLUÇÃO Resposta: C As categorias de cocktails são: long drinks, short drinks e hot drinks. (PACHECO, Aristides de Oliveira.. Manual do bar. 4. ed. São Paulo: Editora SENAC SP, 2004, pág. 98).

Page 12: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 12

51 – “Bar comum, situado geralmente em grandes hotéis, lojas de departamentos e outros locais de grande movimentação de público. Além das bebidas, serve também refeições rápidas, sanduíches e outros produtos de produção simples e rápida.”

O texto acima se refere ao ________ bar.

a) executive b) american c) snack d) piano

RESOLUÇÃO Resposta: C Snack bar é um bar comum, situado geralmente em grandes hotéis, lojas de departamentos e outros locais de grande movimentação de público. Além das bebidas, serve também refeições rápidas, sanduíches e outros produtos de produção simples e rápida. (PACHECO, Aristides de Oliveira.. Manual do bar. 4. ed. São Paulo: Editora SENAC SP, 2004, pág. 25).

48 – “São bebidas quentes, servidas em copos apropriados e indicadas para clima bem frio.”

O texto acima se refere aos ______ drinks.

a) short b) long c) cold d) hot

RESOLUÇÃO Resposta: D Hot drinks – são bebidas quentes, servidas em copos apropriados e indicadas para clima bem frio. Exemplo: Irish Coffee. (PACHECO, Aristides de Oliveira.. Manual do bar. 4. ed. São Paulo: Editora SENAC SP, 2004, pág. 99). 49 – ______________ é um exemplo de bebida fabricada pelo processo de infusão.

a) Aguardente b) Whisky c) Cerveja d) Licor

RESOLUÇÃO Resposta: D As bebidas fabricadas pelo processo de infusão são produzidas a partir de produtos acabados, obtidos pelos processos de fermentação ou destilação, aos quais se adicionam os ingredientes que lhes dão as características; é o que ocorre, por exemplo, com vermouths e licores. (PACHECO, Aristides de Oliveira.. Manual do bar. 4. ed. São Paulo: Editora SENAC SP, 2004, pág. 46).

50 – Assinale a alternativa que não apresenta uma das finalidades dos cocktails.

a) Estimulante do apetite b) Estimulante físico c) Afrodisíaco d) Digestivo

RESOLUÇÃO Resposta: C Os cocktails têm como finalidades: estimulante de apetite, digestivos, refrescantes, nutritivos, estimulantes físicos. (PACHECO, Aristides de Oliveira.. Manual do bar. 4. ed. São Paulo: Editora SENAC SP, 2004, págs. 99 e 100).

54 – “É simples e rápido, muito adotado em jantares e banquetes. Serve-se o prato à mesa já previamente elaborado na cozinha.”

Essa definição se refere a que tipo de serviço?

a) À Diplomata b) Empratado c) À Inglesa d) À Russa RESOLUÇÃO Resposta: B O serviço empratado é simples e rápido, muito adotado em jantares e banquetes. Serve-se o prato à mesa já previamente elaborado na cozinha. (FREUND, Francisco Tommy. Festas e recepções: gastronomia, organização e cerimonial. Rio de Janeiro. Editora SENAC NACIONAL, 2002, pág. 51).

55 – Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da assertiva abaixo.

Garçons que servem os convidados colocando o alimento direto da travessa no prato estão servindo à _______________.

a) russa b) inglesa c) francesa d) diplomata

RESOLUÇÃO Resposta: A

Tradicionalmente, em jantares formais, quando o garçom serve o convidado à mesa, as pessoas costumam generalizar, dizendo que estiveram num jantar ou almoço à francesa. Esta modalidade de serviço só ocorre quando os garçons utilizam aparadores e réchauds como apoio à sua atividade. Garçons que servem os convidados colocando o alimento direto da travessa no

52 – Os cocktails que levam em sua composição bebidas de difícil mistura, por serem bastantes densas, sendo necessário o uso de coqueteleira (shaker), são classificados, de acordo com o método de preparação e os utensílios utilizados, como

a) misturados. b) montados. c) mexidos. d) batidos. RESOLUÇÃO Resposta: D Batidos - são cocktails que levam em sua composição bebidas de difícil mistura, por serem bastantes densas; assim, é necessário batê-los na coqueteleira (shaker). (PACHECO, Aristides de Oliveira.. Manual do bar. 4. ed. São Paulo: Editora SENAC SP, 2004, pág. 99).

53 – Os vinhos espumantes podem ser elaborados por três métodos: o champenoise, o ___________ e o ____________.

a) charmat - asti b) asti - vermont c) charlax - vermont d) charmat - vermont RESOLUÇÃO Resposta: A Os vinhos espumantes podem ser elaborados por três métodos: o champenoise, o charmat e o asti. (PACHECO, Aristides de Oliveira.. Manual do bar. 4. ed. São Paulo: Editora SENAC SP, 2004, pág. 52).

Page 13: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 13

56 – O ___________ é uma modalidade de eventos versátil que cabe em diversas situações festivas ou de negócios e caracteriza-se principalmente pelo serviço volante de média duração, com convidados sendo atendidos, na maioria das vezes, de pé.

a) coffe break b) coquetel c) banquete d) jantar

RESOLUÇÃO Resposta: B O coquetel é uma modalidade de evento versátil, que cabe em diversas situações, festivas ou de negócios. Caracteriza-se principalmente pelo serviço volante de média duração (nunca mais do que três horas), com convidados sendo atendidos, na maioria das vezes, de pé, ou seja, sem estar acomodados em mesas. (FREUND, FRANCISCO Tommy. Festas e recepções: gastronomia, organização e cerimonial. Rio de Janeiro. Editora SENAC NACIONAL, 2002, pág. 64).

57 – Em reuniões e eventos de caráter menos formal, o bar é uma opção interessante. Em média, para efeito de cálculo de preço, o que se estabelece como consumo de bebidas para o bar aberto por _____ horas é de _____ drinques por pessoa.

a) 2 – 3 b) 2 – 4 c) 3 – 5 d) 3 – 6 ½

RESOLUÇÃO Resposta: D Em média, o que se estabelece como consumo de bebidas, para efeito de cálculo de preço, é o seguinte: Bar aberto por 1 hora – 3 drinques por pessoa. Bar aberto por 2 horas – 5 drinques por pessoa. Bar aberto por 3 horas – 6 ½ drinques por pessoa. (FREUND, Francisco Tommy. Festas e recepções: gastronomia, organização e cerimonial. Rio de Janeiro. Editora SENAC NACIONAL, 2002, pág. 72).

58 – Marque a opção que apresenta a ordem clássica de um bom cardápio.

a) entrada, saladas, cremes/sopas/consomê, massas, legumes e guarnições, aves/peixes e mariscos/carnes, frutas, doces, queijos.

b) saladas, entrada, massas, aves/peixes e mariscos/carnes, cremes/sopas/consomê, legumes e guarnições, queijos, frutas, doces.

c) entrada, saladas, aves/peixes e mariscos/carnes, massas, cremes/sopas/consomê, queijos, legumes e guarnições, frutas, doces.

d) entrada, saladas, cremes/sopas/consomê, massas, aves/peixes e mariscos/carnes, legumes e guarnições, queijos, frutas, doces.

59 – Ao servir o vinho, o garçom tem que estar atento para não encher os copos mais do que ______ do total de sua capacidade.

a) 2/3 b) 1/2 c) 1/3 d) 1/4

RESOLUÇÃO Resposta: A Durante o serviço, é preciso estar atento para não encher os copos mais do que 2/3 do total de sua capacidade, de forma que não se perca o buquê do vinho. (FREUND, Francisco Tommy. Festas e recepções: gastronomia, organização e cerimonial. Rio de Janeiro. Editora SENAC NACIONAL, 2002, pág. 125).

60 – Para preservar suas qualidades, o champanhe deve ser conservado em adegas frescas, com temperatura constante, entre

a) 10 ºC e 12ºC. b) 8 ºC e 10ºC. c) 6 ºC e 8ºC. d) 4 ºC e 6ºC.

RESOLUÇÃO Resposta: A Mantido deitado, longe da luz e das correntes de ar, afastado de fontes de calor e trepidações, o champanhe preserva suas qualidades em adegas frescas, com temperatura constante entre 10 ºC e 12ºC. (FREUND, Francisco Tommy. Festas e recepções: gastronomia, organização e cerimonial. Rio de Janeiro. Editora SENAC NACIONAL, 2002, pág. 128).

61 – Considerando as regras básicas de higiene da cozinha, assinale a alternativa que apresenta um procedimento correto.

a) Lavar câmaras e geladeiras, no mínimo, uma vez por mês. b) Usar sempre uniforme completo, não esquecendo do chapéu. c) Enxugar as mãos em panos de limpeza, após o término de

cada operação. d) Usar madeira nas áreas de alimentação, a fim de minimizar

os riscos de proliferação de bactérias.

RESOLUÇÃO Resposta: B A alternativa B é a única que apresenta um procedimento correto, pois as câmaras e geladeiras devem ser lavadas, no mínimo, uma vez por semana; deve-se usar toalhas descartáveis para enxugar as mãos e deve-se procurar eliminar madeiras das áreas de alimentação, a fim de minimizar os riscos de proliferação de bactérias. (FREUND, Francisco Tommy. Festas e recepções: gastronomia, organização e cerimonial. Rio de Janeiro. Editora SENAC NACIONAL, 2002, pág. 32).

prato estão servindo á russa. Esta é a denominação correta e também o que mais se vê em eventos de formato mais atual. (FREUND, Francisco Tommy. Festas e recepções: gastronomia, organização e cerimonial. Rio de Janeiro. Editora SENAC NACIONAL, 2002, pág. 53).

RESOLUÇÃO Resposta: D

A ordem clássica de um bom cardápio é a seguinte: - entrada, saladas, cremes/sopas/consome, massas, aves/peixes e mariscos/carnes, legumes e guarnições, queijos, frutas, doces. (FREUND, Francisco Tommy. Festas e recepções: gastronomia, organização e cerimonial. Rio de Janeiro. Editora SENAC NACIONAL, 2002, pág. 117).

Page 14: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 14

64 – Considerando os executores habituais das atividades desenvolvidas no trabalho de preparação do restaurante para atendimento aos clientes, relacione a coluna da direita com a da esquerda e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

I- gerentes ( ) limpeza geral das instalações. II- faxineiros ( ) ligação de aparelhos de ar-

condicionado, ventiladores e de música ambiente.

III- garçons ( ) higienização de todos os utensílios do restaurante.

IV- commis e garçons ( ) preparação dos aparadores e mesas auxiliares.

a) IV – I – II – III b) II – I – IV – III c) IV– II – III – I d) II – III – IV – I

RESOLUÇÃO Resposta: B Os gerentes são responsáveis pela ligação de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e de música ambiente.

63 – Assinale a alternativa que completa corretamente a assertiva abaixo.

O couvert é servido

a) no fim das refeições. b) no meio das refeições. c) no início das refeições. d) após o prato principal.

RESOLUÇÃO Resposta: C O couvert é servido no início das refeições. Na maioria dos restaurantes de categoria, pode ser composto de diversos produtos e iguarias, porém o mais usual é o que tem um cesto de pães variados e um recipiente contendo azeitonas, manteiga e patês. (PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 88).

62 – Assinale a alternativa que completa corretamente a assertiva abaixo.

A mesa com organização em “U” é utilizada

a) em reuniões nas quais os participantes devem permanecer de frente uns para os outros, mas onde haja um centro de atenção: uma pessoa ou mesmo equipamentos audiovisuais ou eletrônicos.

b) em jantares, banquetes para que se possa manter os convidados mais a vontade, mas sem perder a formalidade.

c) em pequenas reuniões, para manter as pessoas mais próximas umas das outras.

d) com mais freqüência em debates. Algumas vezes também é usada para banquetes.

RESOLUÇÃO Resposta: A A organização em “U” é usada em reuniões nas quais os participantes devem permanecer de frente uns para os outros, mas onde haja um centro de atenção: uma pessoa ou mesmo equipamentos audiovisuais ou eletrônicos. (FREUND, Francisco Tommy. Festas e recepções: gastronomia, organização e cerimonial. Rio de Janeiro. Editora SENAC NACIONAL, 2002, pág. 42).

65 – Leia as assertivas, sobre o forro de mesa (molleton):

I - Serve para proteger as travessas e pratos do calor e abafar o ruído dos utensílios.

II - É preso às mesas com percevejos ou com elásticos, devendo permanecer bem esticado.

III – Serve para absorver, com eficiência, no caso de líquido entornado.

Está(ão) corretas apenas:

a) I b) II c) I e II d) II e III

RESOLUÇÃO Resposta: D A assertiva I está incorreta, pois o forro de mesa (molleton) serve para proteger o móvel do calor das travessas e pratos e não para proteger as travessas e pratos do calor conforme afirma a assertiva. PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 42).

66 – Considerando a higiene no local de trabalho, qual afirmativa, referente aos cuidados a serem tomados com as gorduras, está corrreta?

a) Não há problema algum deixar materiais sujos de gordura de um dia para o outro, pois ela não é um meio propício para a formação e a multiplicação de bactérias.

b) Mesmo as gorduras sendo um meio propício para a formação e a multiplicação de bactérias, os materiais não devem ser lavados diariamente, visando à economicidade de recursos.

c) Deve-se lavar diariamente os pisos com detergente e limpar os tampos de mesas. Tais providências deixarão todo o ambiente isento de gordura, e assim a formação de microorganismos será dificultada.

d) Mesmo lavando diariamente os pisos com detergentes e limpando os tampos de mesas, tais providências não deixarão todo o ambiente isento de gordura, e a formação de microorganismos não será dificultada.

RESOLUÇÃO Resposta: C A gordura é um meio propício para a formação e a multiplicação de bactérias. Com a temperatura adequada para esse fim (como é a temperatura de uma cozinha), no prazo de vinte e quatro horas podem ser criados milhões de bactérias, capazes de hospitalizar a população de toda uma cidade. Para que isso seja evitado, deve-se lavar diariamente os pisos com detergente e limpar os tampos de mesas.Tais providências deixarão todo o ambiente isento de gordura, e assim a formação de microorganismos será dificultada. (PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 26).

Os faxineiros são responsáveis pela limpeza geral das instalações. Os garçons são responsáveis pela preparação dos aparadores e mesas auxiliares. Os commis e os garçons são responsáveis pela higienização de todos os utensílios do restaurante.

(PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, págs. 37 e 38).

Page 15: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 15

69 – Com relação à disposição dos talheres à mesa, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.

A faca de mesa fica no lado ________ do prato, com o corte voltado para _________; o garfo de mesa, no lado ________, ambos alinhados com a borda inferior do prato.

a) esquerdo, dentro, direito. b) direito, dentro, esquerdo. c) esquerdo, fora, esquerdo. d) direito, fora, esquerdo. RESOLUÇÃO Resposta: B A faca de mesa fica no lado direito do prato, com o corte voltado para dentro; o garfo de mesa, no lado esquerdo, ambos alinhados com a borda inferior do prato. (PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 41).

73 − Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo.

As(os) ________________ são copos apropriados para o consumo de cerveja.

a) long drinks b) wine cups c) cevadores d) tulipas

RESOLUÇÃO Resposta: D O restaurante poderá ter copos (tulipas) apropriados para cerveja e, nesse caso, estes são retirados do bar gelados, diretamente paras as mesas. (PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 64).

72 – Nos serviços de banquetes meio-formais compete ao garçom

a) servir as bebidas e retirar os pratos usados das mesas. b) apenas retirar os pratos usados das mesas. c) apenas servir os alimentos e as bebidas. d) apenas servir os alimentos.

RESOLUÇÃO Resposta: A Ao garçom compete servir as bebidas e retirar os pratos usados das mesas nos serviços de banquete meio-formais ou à franco-americana. (PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 79).

74 − Com relação ao coffee-break, é incorreto afirmar que

a) o sistema de serviço é à americana. b) tem média duração, de 30 a 60 minutos. c) um de seus objetivos é a quebra de ritmo do trabalho ou da

discussão. d) é uma oportunidade para troca de cartões de visita e

contatos profissionais.

RESOLUÇÃO Resposta: B

O coffee-break tem curta duração, de 15 a 30 minutos. . (PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 81).

67 – A média de consumo mínimo de vinho por pessoa, durante uma refeição, é de

a) 1/2 garrafa. b) 1/4 de uma garrafa. c) 1/3 de uma garrafa. d) 2/3 de uma garrafa. RESOLUÇÃO Resposta: A Para calcular a quantidade de bebida que vai ser gasta, o ideal é considerar como média de consumo mínimo 1/2 garrafa por pessoa durante uma refeição. (FREUND, Francisco Tommy. Festas e recepções: gastronomia, organização e cerimonial. Rio de Janeiro. Editora SENAC NACIONAL, 2002, pág. 126). 68 – “Prato de inox, de prata ou de outro material, de diâmetro maior que o prato de mesa, utilizado, em alguns restaurantes mais sofisticados, apenas para decoração na mise-en-place e para que sobre ele sejam colocados outros pratos já servidos.”

O texto acima se refere a:

a) ménages b) sousplats c) guéridons d) consommés RESOLUÇÃO Resposta: B Em alguns restaurantes mais sofisticados são utilizados os sousplats. Trata-se de um prato de inox, de prata ou de outro material, de diâmetro maior que o prato de mesa, utilizado apenas para decoração na mise-en-place e para que sobre ele sejam colocados outros pratos já servidos. (PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 42).

70 – O serviço de bebidas é sempre feito pela _______________ do cliente.

a) frente b) direita c) esquerda d) esquerda ou direita RESOLUÇÃO Resposta: B

O serviço de bebidas é sempre feito pela direita do cliente. (PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 64).

71 – “Geralmente confeccionado em prata ou inox, serve para a cocção e flambagem de produtos e, como combustível, utiliza o álcool.”

Esta definição se refere a qual equipamento?

a) grill b) suplá c) réchaud d) caçarola

RESOLUÇÃO Resposta: C Réchaud é uma peça artesanal de origem francesa, inspirada nas espiriteiras que serviam na preparação de fondue. Este equipamento, geralmente confeccionado em prata ou inox, serve para a cocção e flambagem de produtos e, como combustível, utiliza o álcool. (PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 73).

Page 16: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 16

75 − O réchaud é usado na preparação de pratos à frente dos clientes, em restaurantes finos do mundo inteiro. Nele preparam-se diversos tipos de alimentos, exceto os

a) que demandam menos tempo de cocção b) que demandam maior tempo de cocção. c) pratos mais elaborados. d) pratos mais simples.

RESOLUÇÃO Resposta: B O réchaud é usado na preparação de pratos à frente dos clientes, em restaurantes finos do mundo inteiro. Nele preparam-se diversos tipos de alimentos, exceto os que demandam maior tempo de cocção e outros equipamentos, como assados, os gratinados, os ensopados, etc. (PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 73).

77 – O réchaud é composto de três partes distintas: a base, a trempe e a _________.

a) frigideira b) espátula c) tampa d) chapa RESOLUÇÃO Resposta: A O réchaud é composto de três partes distintas: a base, a trempe e a frigideira, cada uma com suas funções específicas. (PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 73).

76 − Correlacione as figuras da coluna da esquerda com os mise-en-place para diversos tipos de menus da coluna da direita.

I- ( ) fatia de melão, abacaxi, mamão ou melancia

II- ( ) pudim, mouse, bolo, compotas, quindim, cassata, salada de frutas, morangos simples ou com chantilly e tortas

III ( ) couvert de base simples

IV- ( ) couvert para menu com entrada

fria, consommé, carne e sobremesa

a) I – II – IV – III b) II – IV – I – III c) IV – II – I – III d) IV – II – III – I

RESOLUÇÃO Resposta: C A única seqüência possível é a apresentada na alternativa “C”, conforme bibliografia sugerida. (PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 47 a 53).

78 − Relacione a coluna da direita com a da esquerda e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

I- Earl Grey ( ) Chá preto, levemente aromatizado com groselha preta, originário de Assam, na Índia. Servido somente puro.

II- Blackcurrant ( ) Chá de origem indiana, produz um líquido forte e espesso. Servido com leite.

III Irish Breakfast ( ) Chá preto, aromatizado, de origem chinesa. Servido puro ou com um pouco de leite. Nunca com limão.

a) I – III – II b) II – I – III c) II – III – I d) III – II – I RESOLUÇÃO Resposta: C O Blackcurrant é um chá preto, levemente aromatizado com groselha preta, originário de Assam, na Índia. Servido somente puro. O Irish Breakfast é um chá de origem indiana, produz um líquido forte e espesso. Servido com leite. O Earl Grey é um chá preto, aromatizado, de origem chinesa. Servido puro ou com um pouco de leite. Nunca com limão. (FREUND, Francisco Tommy. Festas e recepções: gastronomia, organização e cerimonial. Rio de Janeiro. Editora SENAC NACIONAL, 2002, pág. 61 e 62).

79 − O valor que se cobra do cliente quando ele traz ou fornece as bebidas para um determinado evento, denomina-se taxa de _______ e normalmente representa _____ % do valor da venda de cada garrafa da bebida no estabelecimento que sedia o evento.

a) serviço - 10 b) serviço - 15 c) rolha - 10 d) rolha - 15 RESOLUÇÃO Resposta: C O valor que se cobra do cliente quando ele traz ou fornece as bebidas para um determinado evento, denomina-se taxa de rolha e normalmente representa 10 % do valor da venda de cada garrafa da bebida no estabelecimento que sedia o evento. (FREUND, Francisco Tommy. Festas e recepções: gastronomia, organização e cerimonial. Rio de Janeiro. Editora SENAC NACIONAL, 2002, pág. 108).

Page 17: TAIFEIRO ARRUMADOR 2009

Página 17

80 − Considerando os grupos de banquetes, relacione a coluna da direita com a da esquerda e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

I- Formais ( ) à franco-americana II- Meio-formais ( ) à francesa III Informais ( ) à americana

a) I – III – II b) II – I – III c) II – III – I d) III – II – I

RESOLUÇÃO Resposta: B Existem basicamente três grandes grupos de banquetes: os formais ou à francesa, os meios-formais ou à franco-americana e os informais ou à americana. (PACHECO, Aristides de Oliveira. “Manual do serviço de garçom”. 6. ed São Paulo: Editora SENAC SP, 2005, pág. 79).