tabela matriz

8

Click here to load reader

Upload: mariamanel

Post on 30-Jul-2015

284 views

Category:

Technology


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tabela Matriz

Tabela matriz a utilizar para a realização da 1ª parte da tarefa, conforme indicações do Guia da Sessão

Conhecimento na área Biblioteca escolar – Escola Básica do 1º ciclo nº 1 de TaviraAgrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I

Domínio

Aspectos críticos que a Literatura

identificaPontos fortes Fraquezas Oportunidades Ameaças

Desafios. Acções a implementar

Competências do professor bibliotecário

* Capacidade de liderança e de trabalho em equipa.* Cooperação com elementos da estrutura onde BE se insere.* Gestão da informação e domínio das novas tecnologias, colocando-as ao serviço do processo ensino-aprendizagem, com vista ao sucesso educativo/formativo dos alunos.* Participação na elaboração do programa educativo da escola/agrupamento.

* Formação de base como docente e formação complementar em áreas aplicáveis à organização e dinamização da BE.* Integração na equipa da BE do Agrupamento no grupo de trabalho, concelhio e SABE.

* Necessidade de aprofundar conhecimentos no domínio das novas tecnologias da informação.*Necessidade de formação em Bibliobase.

* Colocação com horário completo na BE.* Partilha e aprendizagem com colegas do grupo de trabalho concelhio.* Orientação de uma coordenadora interconcelhia.

* Programa de ofertas formativas pouco adequado às necessidades.

* Investir em formação nas áreas mencionadas.* Colaborar na elaboração do PAA da Escola Básica. * Colaborar na elaboração/reformula-ção e implementação do PEA e PCA.

Organização e Gestão da BE

* A BE responde às novas solicitações e exigências da sociedade digital, como espaço de

* A BE está integrada na RBE, que desenvolve mecanismos de acompanhamento e

* Ausência de outros elementos da equipa da BE (sede Agrupamento) afectos à BE (escola

* Acompanhamento da RBE e orientação da coordenadora interconcelhia* Apoio BAD através

* Tardio financiamento no sector da educação por parte da Autarquia,

* Alargamento da equipa da BE ao 1º ciclo, privilegiando a formação diferenciada e

Page 2: Tabela Matriz

Conhecimento na área Biblioteca escolar – Escola Básica do 1º ciclo nº 1 de TaviraAgrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I

aprendizagem e de construção do saber.

orientação.* Catalogação informatizada.

1º ciclo).

do SABE.* PTE (Agrupamento).* Informação de circulação, permitindo analisar dados e estabelecer relação com desempenho dos alunos.

responsável pelo parque escolar do 1º ciclo.

complementar dos seus elementos. * Intensificar a colaboração da Autarquia no domínio da assistência técnica.

Gestão da Colecção

* Abandono da concepção tradicionalista da biblioteca, centrada na colecção impressa, para uma visão actual, em que deve responder às necessidades dos seus utilizadores, munindo-se de recursos actualizados e em diversos suportes, destacando-se os digitais. – Valorização da qualidade da colecção em detrimento da quantidade.

* Acervo adequado aos utilizadores, destacando a bibliografia, impressa e digital, recomendada pelo PNL.

*Fraco investimento em documentos audiovisuais.*Incipiente investimento em Assinaturas.

*Cooperação com corpo docente em trabalhos que exigem o recurso às tecnologias da informação.*Articulação com a BE – sede do Agrupamento.

* Inexistência de verbas para investir nas áreas em falta.

Elaboração:* Regulamento do empréstimo interbibliotecas.* Manual de Procedimentos comumàs bibliotecas do concelho.* Catálogo colectivo.

A BE como espaço de conhecimento e aprendizagem. Trabalho colaborativo e articulado com Departamentos e docentes.

* A BE é o espaço de aquisição e desenvolvimento de competências essenciais ao processo de ensino-aprendizagem e à construção do conhecimento.*A BE é um centro de

* Acervo/fundo documental adequado ao currículo dos diferentes anos de escolaridade. *Reduzido corpo docente.*Estrutura curricular do 1ºciclo.

*Funcionamento, em anos anteriores, como espaço de Ocupação de Tempos Livres, o que se reflecte em expectativas e comportamentos desenquadrados, por parte dos alunos.

*Presença no Conselho de Docentes.* Recurso à BE para a realização de trabalhos de pesquisa nas áreas de E. Meio, F.C. e AP, destacando o seu contributo para o processo

*Carga horária e excesso de trabalho burocrático imposto aos docentes.*Precariedade das condições de trabalho dos professores das AEC’s.

* Intensificar a articulação com os docentes das AEC’s*Ênfase na formação de utilizadores.*Continuidade de articulação com corpo docente.* Organização e desenvolvimento de

Page 3: Tabela Matriz

Conhecimento na área Biblioteca escolar – Escola Básica do 1º ciclo nº 1 de TaviraAgrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I

articulação de recursos para apoio à prática docente e ao desenvolvimento curricular, através de um trabalho colaborativo com o professor bibliotecário, tendo em vista o sucesso educativo dos alunos.*A BE contribui decisivamente para a formação de cidadãos conhecedores, críticos e intervenientes.

* Debilidade institucional na valorização e articulação com as AEC’s.

ensino/aprendizagem.*Articulação com AEC’s, destacando-se o Apoio ao Estudo.* Articulação com docentes de Ensino Especial.

actividades no domínio das literacias da informação.*Desenvolver um trabalho cooperativo com a docente de ensino especial.* Potenciar os recursos da BE no processo ensino/aprendizagem

dos alunos ao abrigo do Decreto – lei 3/2008.

Formação para a leitura e para as literacias

*A BE tem um contributo determinante no desenvolvimento das literacias da informação, essenciais para o sucesso educativo, profissional e social dos seus utilizadores. * Elaboração de um programa de literacias da informação que responda às necessidades curriculares e interesses dos alunos.* A BE mantém-se como espaço de

*A BE é considerada, no espaço físico e social da escola, como local de acolhimento da leitura, através de iniciativas que visam a sua promoção e divulgação, envolvendo toda a comunidade educativa.* Interesse comum em desenvolver as literacias da informação.

* Poucos recursos (2 computadores).*Necessidade de aprofundar conhecimentos no domínio das literacias da informação.

*Actividades integradas no âmbito do PNL.* Projectos de promoção da leitura e da tradição oral em parceria com outras valências institucionais da Comunidade.* Integração do PTE.

* Facilitismo gerado pelo acesso à “informação pronta” através das novas tecnologias, provocando resistência, por parte dos alunos, em trabalhá-la para produzirem conhecimento.

* Intensificar a colaboração de elementos da comunidade educativa na promoção da leitura (conforme PAA e PEA). * Iniciar um percurso da BE no domínio das literacias da informação.* Elaboração de materiais, em conjunto com os docentes, em articulação com currículo.

Page 4: Tabela Matriz

Conhecimento na área Biblioteca escolar – Escola Básica do 1º ciclo nº 1 de TaviraAgrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I

desenvolvimento da leitura, acompanhando o desenvolvimento tecnológico.

BE e os novos ambientes digitais.

* A BE deve integrar os novos ambientes digitais nas suas práticas internas.* A BE deve introduzir e privilegiar a utilização dos novos ambientes digitais no trabalho com professores e alunos, de modo a contribuir para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem.* A operacionalização dos novos ambientes digitais deve ir ao encontro do desenvolvimento curricular, das necessidades e interesses dos alunos.*A BE é um pólo de acesso às novas tecnologias da informação, na escola e na comunidade.*A BE destaca-se como centro de aprendizagem, em interacção com as

*Acesso a bibliografia em formato digital.* Existência de um blogue da BE, permitindo divulgar as iniciativas realizadas nas BE’s do Agrupamento.

* Necessidade de mais formação e acompanhamento na implementação e utilização dos novos ambientes digitais. *Fraca adesão de alguns professores á integração dos novos ambientes digitais na sala de aula.* Software desactualizado.

* Trabalho em rede.* Bibliotecas digitais.

* Ausência de elementos da equipa com formação específicas na área das TIC.* Reduzida utilização dos novos ambientes digitais por parte dos EE e outros elementos da comunidade.*Resistência, por parte de alguns docentes, em adoptarem e integrarem os novos ambientes digitais no processo ensino/aprendizagem.

* Integração no blogue da BE (sede Agrupamento).* Formação adequada.*Sensibilizar e envolver os docentes na utilização dos novos ambientes digitais.* Actualização do software.

Page 5: Tabela Matriz

Conhecimento na área Biblioteca escolar – Escola Básica do 1º ciclo nº 1 de TaviraAgrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I

diversas valências educativas e sociais, com recurso aos novos ambientes digitais.

Gestão de evidências/ avaliação.

* Avaliação por evidências, aplicada sistematicamente, permite uma visão realista do trabalho realizado pela BE e é a base para uma melhoria e crescimento permanentes.* A avaliação permite, igualmente, aferir o contributo da BE para a realização dos objectivos educativos da escola/agrupamento, em suma, o sucesso educativo dos alunos.

* Coordenadora das BE’s do Agrupamento e Professora bibliotecária com formação em Modelo de Auto-Avaliação.

* O facto de se tratar da BE de uma escola básica de 1º ciclo, não vai implementar o modelo de auto-avaliação.

*Integração num Agrupamento que vai pôr em prática o modelo de auto-avaliação. * Recolher elementos que permitem mostrar e destacar a importância da BE junto dos órgãos de gestão e administração da escola/agrupamento e de restante comunidade educativa.

* Possível falta de colaboração na fase de implementação do modelo de auto-avaliação.

* Resolução dos problemas e insuficiências detectadas.* Apelar a um maior investimento material/financeiro e humano na BE.* Elaboração de instrumentos de avaliação da BE (a título experimental).

Gestão da mudançaSÍNTESE Factores de sucesso Obstáculos a vencer Acções prioritárias

* O professor bibliotecário deverá adoptar uma atitude proactiva, de sensibilização e

* Formação e desenvolvimento de competências nos utilizadores, de forma a tornarem-se agentes activos e autónomos na

* Insuficiência de conhecimentos no domínio técnico, dificultando a imediata implementação dos novos elementos de

* Formação*Hardware e software das BE’s actualizados.

Page 6: Tabela Matriz

Conhecimento na área Biblioteca escolar – Escola Básica do 1º ciclo nº 1 de TaviraAgrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I

mobilização, no contexto da mudança.* Urge preparar as BE’s e as suas equipas para as competências das literacias da informação, de forma a serem agentes de mudança.* A formação do Professor Bibliotecário e dos restantes elementos que compõem a equipa da BE deve ser facultada e contínua. * A BE e a sua equipa devem contribuir para a mudança do processo ensino/aprendizagem, através da introdução de novos métodos, facultando recursos e acompanhando alunos e professores na utilização das novas tecnologias.* A acção da BE, nos seus diversos domínios deve ser alvo de uma avaliação baseada nas evidências.

construção do seu conhecimento. *Formação das equipas.* Recursos necessários e adequados aos currículos, às necessidades e interesses dos alunos. * Resultados do sucesso educativo.*Desenvolvimento do trabalho em rede.*Aplicação do Modelo de Auto-Avaliação baseado nas evidências.

mudança.* Deficiência de recursos materiais (hardware/software).