t200 o início da igreja cristã até roma

25
Turma 200 O início da Igreja Cristã até Roma Datas: 18/07/13 25/07/13 01/08/13 Gerson Dieter Prates Ensino Religioso www.capelaogerson.blogspot.co m

Upload: gersonprates

Post on 21-Jun-2015

300 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

Turma 200

O início da Igreja Cristã

até Roma

Datas: 18/07/13 25/07/1301/08/13

Gerson Dieter PratesEnsino Religioso

www.capelaogerson.blogspot.com

Page 2: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

Conhecimentos

• O judaísmo.• O mundo do Novo Testamento.• O princípio da Igreja Cristã.• A origem do papado.

Page 3: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

Inspiracional

Page 4: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

O judaísmo.

• O Judaísmo preparou caminho para o cristianismo.– A diáspora.– Valor da religiosidade.– “Onde houvesse três famílias deveria haver

uma sinagoga.”

• Duas principais facções entre os judeus– os saduceus, que negavam a ressurreição e a

existência de anjos– os fariseus, que aceitavam a ressurreição dos

mortos.

Page 5: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

O judaísmo.

Saduceus e fariseus:

Ambas facções tinham um forte pensamento e esperança de que o Messias viria para ser um líder e libertador político. Estabelecendo em Jerusalém a capital do mundo. Pois, os judeus guardavam consigo a Antiga Aliança que Deus fez com seu povo por meio de Moisés no monte Sinai (Gn 19.5). Eles eram o povo da Antiga Aliança, respeitados pelo povo em geral.

Os judeus eram, até então, o único povo monoteísta, ou seja, que adorava um único Deus.

Page 6: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

Deram origem à palavra hipócrita:

O judaísmo.

Page 7: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

O mundo do Novo Testamento

• Influência da cultura grega:– Sócrates, 470 aC.– Platão, 427 aC.– Aristóteles, 384 aC.

• Influência da cultura romana:– Os imperadores eram adorados como ídolos e

divindades. Eram considerados deuses.– O foco estava no poder, na fama e na diversão.– Pensamentos político.– “O povo só precisa de pão e circo para ser dominado.”

• Culturas que influenciaram o pensamento religioso.

Page 8: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

31 O SENHOR Deus diz: - Está chegando o tempo em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá.

32 Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os antepassados deles no dia em que os peguei pela mão e os tirei da terra do Egito. Embora eu fosse o Deus deles, eles quebraram a minha aliança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.

33 Quando esse tempo chegar, farei com o povo de Israel esta aliança: eu porei a minha lei na mente deles e no coração deles a escreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.

34 Ninguém vai precisar ensinar o seu patrício nem o seu parente, dizendo: “Procure conhecer a Deus, o SENHOR.” Porque todos me conhecerão, tanto as pessoas mais importantes como as mais humildes. Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais lembrarei das suas maldades. Eu, o SENHOR, estou falando.

Jeremias 31.31-34

Page 9: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

O princípio da Igreja Cristã

• Santa Ceia = Nova Aliança (sangue e corpo de Cristo).

• Mundaça interior = espiritual.

• Fé na ressurreição dos mortos para a vida eterna.

• Orientação à Igreja: batizar e ensinar.

“... vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês.” – Mateus 28.19-20.

Page 10: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

O princípio da Igreja Cristã

• Dia de Pentecostes– A vinda do Espírito Santo– A pregação de Pedro– + de 3 mil creram e foram batizados (At 4.41)– Visão missionária: de Jerusalém para o mundo

• Pais apostólicos– Líderes que tinham contato direto com os doze

apóstolos.– Influência do judaísmo: uma tendência um

tanto quanto legalista e moralista.

Page 11: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

O princípio da Igreja Cristã

• Sob o império romano– Culto ao imperador– Calúnias contra os cristãos; tipo:“Colocam um menino dentro de um pão e o

comem. Depois, guardam segredo.” (sobre a Santa Ceia)

– No ano de 64, o Imperador Romano Nero acusou os cristãos de incendiarem Roma.

– Já com Dioclesiano (284-305) foram quatro os editos imperiais para perseguição e destruição dos cristãos.

– Mas, como escreveu Tertuliano: “O sangue dos mártires foi a semente da igreja.”

Page 12: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

O princípio da Igreja Cristã

• Sob o império romano– O Imperador Galério (292-311) mandou mutilar os

cristãos. Depois, quando este ficou doente dum câncer terminal, pediu que os cristãos que oravam por ele fossem tolerados.

– O Imperador Constantino, em 313, pelo “Edito de Milão”, tornou o cristianismo uma religião legalizada.

– E, em 391, começa a mudar radicalmente as coisas, o Imperador Romano Teodósio proíbe o culto a outros deuses e torna o cristianismo religião oficial no Império Romano. Mas, aí a igreja cresceu por conveniência. Ser cristão começou a ser motivo para se ganhar um emprego e muitos entrevam nela sem receber instrução.

Page 13: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

O princípio da Igreja Cristã

• Novo momento da igreja– A igreja começou a ter uma hierarquia. – Os presbíteros obedeciam a bispos, por região. – Os da cidade tinham maior valorização e prestígios.– Começaram a existir bispos em Roma, Alexandria,

Éfeso, Antioquia e Cartago.– O alto clero, formado por bispos, presbíteros e

diáconos, exercia o ministério em tempo integral.– Mas, existiam bispos que mantinham negócios do

mundo. Com isso, vieram os abusos.– É aí que começou a ideia do celibato para os

presbíteros e bispos. Para que, sem família, eles pudessem se dedicar somente à igreja. (304 d.C.)

Page 14: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

A origem do papado

25/07/13

Page 15: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

Inspiracional

Page 16: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

• Papa é uma expressão de carinho que significa pai.

• No início, os bispos de Alexandria e Antioquia, cidades da atual Grécia, tinham mais prestigio que os bispos de Roma.

• Mas, Roma sempre puxou a atenção para si própria.

A origem do papado

Page 17: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

A história do papado – visão 1

Page 18: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

• Leão, o Grande (440-461) foi o primeiro papa.

• Ele era muito ortodoxo e moderado. Se tornou herói quando enfrentou o temido Átila.

• Uma das coisas que mais contribuíram para a valorização de Roma foi quando no ano de 476 o Imperador Rômulo Augusto caiu e, então, o bispo de Roma, o líder religioso, começou a governar politicamente a cidade.

A origem do papado

Page 19: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

• Roma que, de início perseguia o cristianismo, agora, tem como governante um líder religioso.

• Foi então o bispo Leão que conseguiu, em 445, que o imperador do Vaticano II, assinasse um decreto que todos os demais bispos deveriam obedecer ao bispo de Roma. Pois, considerava-se sucessor do apóstolo Pedro.

A origem do papado

Page 20: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

• Em 502, o bispo Enódio de Pádua declarou que o papa pode “julgar a todos, mesmo os reis, mas ele, só pode ser julgado por Deus.”

A origem do papado

Page 21: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

• Foi com o papa Gregório, o Grande (590-604), que surgiu a doutrina do purgatório.

• Local intermediário entre a terra e o céu segundo o qual ficam os que não eram tão bons ou tão ruins.

• E, para libertá-los existe a necessidade que familiares mandem rezar missas, ascender velas e coisas do gênero.

• Defendeu firmemente o celibato.

• Tinha um exército e se tornou o homem mais forte da Itália.

A origem do papado

Page 22: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

Por causa de disputas e discordâncias, o império Grego também institui o seu próprio papa. Então, um em Roma e outro em Constantinopla. Mas, o de Constantinopla sempre teve menos força. Houve uma discussão teológica muito grande entre as partes na época porque Roma estava abusando na veneração e culto às imagens. Pois, diziam os do oriente que elas tinham sido introduzidas do culto pagão.

A origem do papado

Page 23: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

Qual é a natureza do papado?- visão 2

Page 24: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

Vamos debater sobre o assunto?

Page 25: T200 O início da Igreja Cristã até Roma

Valeu à pena!“Se você não sabe onde está

indo, qualquer caminho o levará lá.” – Lewis Carroll