sustentabilidade do turismo_concluido

16
Sustentabilidade do Turismo

Upload: mariajosantos

Post on 14-Jan-2015

470 views

Category:

Travel


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Sustentabilidade do turismo_concluido

Sustentabilidadedo Turismo

Page 2: Sustentabilidade do turismo_concluido

EcoturismoComo o próprio nome indica, o Ecoturismo alia as componentes ecológica, ambiental e turística. O termo Ecoturismo surge associado a uma filosofia de desenvolvimento equilibradode forma a utilizar o potencial turístico do local para gerar riqueza, a par da manutenção e valorização das qualidades ambientais da região.Também designado de turismo alternativo, turismo verde, turismo ecológico ou turismo de natureza, o Ecoturismo visa integrar a experiência turística com a protecção e conservação dos recursos naturais e construídos, a valorização económica e a participação da população local, constituindo um meio privilegiado para a sustentabilidade local.

Nota: o Ecoturismo é frequentemente confundido com outras expressões como “turismo rural”, “turismo de aventura” ou “turismo desportivo” com os quais, apesar de relacionado, assume significativas diferenças.

Page 3: Sustentabilidade do turismo_concluido

Vantagens

a protecção dos recursos naturais; a valorização económica; a participação da população local; o turismo como uma ferramenta de

conservação.

Page 4: Sustentabilidade do turismo_concluido

Desvantagens

o alargamento excessivo das capacidades de alojamento; o subaproveitamento do solo agrícola; a especulação fundiária e imobiliária; a falta de formação profissional; a perda do elemento humano e das relações

personalizadas e a massificação das formas de turismo mais acessíveis;

a degradação dos recursos naturais; a perturbação dos ecossistemas e a desfiguração da

paisagem.

Page 5: Sustentabilidade do turismo_concluido

Como na generalidade das actividades económicas, depois de graves problemas, resultantes da massificação, os princípios da sustentabilidade surgem como a grande alternativa. Isto é, a preferência actual recai sob "todas as formas de desenvolvimento turístico, planeamento e actividades que mantenham a integridade social e económica das populações, bem

como a perenidade do património natural, construído e cultural". Por outro lado a sazonalidade perdeu espaço a favor das férias frequentes e especializadas durante todo o ano, numa atitude de exigência, qualidade e consciência ambiental, contrariando a dependência face aos operadores exteriores que impõem as suas regras e cujas políticas comerciais agressivas raramente vão ao encontro das necessidades económicas e conservacionistas da comunidade local

Page 6: Sustentabilidade do turismo_concluido

DESTINOS TURÍSTICOS:

Page 7: Sustentabilidade do turismo_concluido

Aproveitando rios magníficos onde abundam espécies variadas, a proposta dos Solares de Portugal passa por umas férias onde a tranquilidade reina e onde é possível ouvir o som das águas dos nossos rios. Os rios Tejo, Mondego, Zêzere, Douro, Guadiana, Minho, Lima, Cávado, Paiva, Tâmega, Alva,Mira e Côa são excelentes para descontrair. A canoagem é uma excelente ideia, assim como a vela e os passeios de kayake. De Norte a Sul do país, há muitos rios para descobrir.

Mergulhe entre o azul e o verde

Page 8: Sustentabilidade do turismo_concluido

Em Portugal existem dezenas de Serras cujas maravilhas naturais convidam auma visita. Descobrir as Serras de Portugal é um excelente motivo para umasférias ecológicas. Elas são uma das maiores riquezas nacionais, incluempiscinas naturais, paisagens puras, nascentes de água. São também ideais Para passeios turísticos e desportos radicais como o parapente, o slide, o rappel.Podem ainda ser observados nos seus habitats cavalos selvagens, águias reais, o lobo ibérico e a cabra montanhesa, algumas destas espécies em viasde extinção Os Solares de Portugal propõem uma visita ao Parque Nacionalda Peneda-Gerês, onde foram criados percursos pedestres e trilhos, junto acascatas e quedas de água, e às Serras do Caramulo, Montesinho, Marvão,Marão, Estrela e Monchique famosas pelas suas águas cristalinas.

Entre brandas e ladeiras

Page 9: Sustentabilidade do turismo_concluido

Nos Açores, a grande biodiversidade convida o visitante a experimentar a oferta do ecoturismo. Os passeios a pé combinam com um relaxante banho nas águas do Oceano que circunda o arquipélago, onde é costume avistarem-segolfinhos.

Não deixe escapar os golfinhos

Page 10: Sustentabilidade do turismo_concluido

Desenvolver Produtos

de Qualidade

Page 11: Sustentabilidade do turismo_concluido

Existe uma grande variedade de produções animais e vegetais tradicionais especificas das regiões que deve ser preservada e também potencializada. A maioria dos produtos regionais é obtida através de sistemas de produção extensivo, o que lhes acrescenta qualidade e, a juntar uma imagem regional, contribui para a sua valorização. Estes produtos constituem uma importante via para a obtenção de rendimentos suplementares aos das actividades agrícolas que lhes dão origem e para o desenvolvimento rural.

Page 12: Sustentabilidade do turismo_concluido

Produtos de Qualidade

Page 13: Sustentabilidade do turismo_concluido

Madeira: Banana

Alentejo: Azeitona e

cortiça

Page 14: Sustentabilidade do turismo_concluido

Douro: Vinho

Açores: Queijo, Leite

Page 15: Sustentabilidade do turismo_concluido

Trás-os-Montes: Frutos secos e Enchidos

Guimarães: Artesanato

Page 16: Sustentabilidade do turismo_concluido

Trabalho elaborado por:

Ana Raquel Faria, nº5 Diana Leite, nº8 Diana Alves, nº9

Leonor Sousa, nº19 Sara Magalhães, nº23

Novembro/2010