sumÁrio - marista.edu.br · em um conturbado período de revolução francesa, no século xviii, a...

32

Upload: vucong

Post on 14-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SUMÁRIO

3

Com a missão de “tornar Jesus Cristo conhecido e amado entre as crianças, adolescentes e jovens”, Marcelino Champagnat gerou sua obra educativa como um espaçotempo privilegiado de evangelização e educação, capaz de contribuir com a formação integral do ser humano.

Sob o olhar materno de Maria, a Boa Mãe, essa obra prosperou, e hoje o Colégio Marista de Natal é a concretude do sonho de nosso pai fundador, que ansiava por estar presente em todas as dioceses do mundo, o que foi possível pela graça divina e pela participação e interlocução direta de todos os sujeitos que compõem a comunidade educativa, na busca constante e criativa de vivenciar uma formação cristã e humano-científica com alto desempenho acadêmico.

Casa católica de tradição marista, nossa prioridade sempre será a evangelização e os processos pedagógicos em sintonia com uma gestão sustentável que articule “fé, cultura e vida” pelo cultivo, em todas as ações empreendidas, “da presença, da simplicidade, do espírito de família, do amor ao trabalho e da espiritualidade mariana”, valores que nos identificam como filhos de Champagnat e de Maria.

O ano de 2016 é o presente de Deus para cada um de nós, e precisamos recebê-lo verdadeiramente como presente, como graça divina, fazendo memória da caminhada, celebrando as conquistas, identificando os desafios, definindo novos objetivos, novas prioridades e novas metas capazes de nos manterem na constante busca por responder adequadamente às demandas evangelizadores e educativas de nosso tempo.

Vivamos, juntos, em unidade, o ano 2016, sob as bênçãos de Jesus, Maria, José e São Marcelino Champagnat! E que eles nos ajudem a nos mantermos fiéis e criativos em nossa missão de educar cristãmente as crianças, adolescentes e jovens a nós confiados!

Ir. José de Assis Elias de Brito DIRETOR

APRESENTAÇÃO

Ser Marista é saber ousar com equilíbrio e habilidade...

4

Presente em 79 países, educando mais de 654 mil estudantes, o Marista construiu sua história com os ensinamentos de um Padre, que tinha o amor a Jesus e a Maria como o maior princípio para a educação.

A presença marista no Brasil conta com três Unidades Administrativas – Província Marista Brasil Centro-Sul/PMBCS, Província Marista do Rio Grande do Sul/PMBSA e Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN da qual fazemos parte.

Em nosso país, estamos em 23 cidades, com unidades de Educação Básica, sendo 64 escolas pagas e 34 gratuitas, distribuídas em 101 cidades com 74 mil estudantes.

A atuação marista abrange também Instituições de Ensino Superior com cerca de 90 mil alunos, distribuídos em 151 Cursos de Graduação, 49 Cursos de Mestrado, 37 Cursos de Doutorado e 400 Cursos de Especialização. No Ensino Profissionalizante, atende cerca de 4 mil alunos. Conta com 3 Editoras – FTD Educação, Editora Universitária Champagnat e EDIPUCRS e ainda 6 Hospitais.

A atuação marista na sociedade é fortemente marcada pelos projetos em defesa dos direitos de crianças, jovens e adolescentes, bem como, unidades sociais que atendem cerca de 90 mil alunos.

Essa atuação conta com a parceria de irmãos, leigos e leigas no que concerne à missão marista. Em terras potiguares constrói sua história desde Fevereiro de 1930 e você, aluno desta Instituição, faz parte do nosso Projeto de Educar!

Ilce MaraVICE-DIRETORA EDUCACIONAL

Em um conturbado período de Revolução Francesa, no Século XVIII, a população vive um cenário político, econômico e cultural de muita pobreza, miséria e fome.

No Vilarejo de Rosey, município de Marlhes, povoado ao sul da França, nasce em 1789 Joseph Benoit Marcellin Champagnat. Recebeu uma formação humana e cristã de seus pais, Jean Baptiste Champagnat e Marie Chirat com a ajuda da tia Louise. Sua fé foi fortalecida pelo incentivo à oração e pela devoção marial.

Ao iniciar os estudos, Champagnat viveu em um período escolar em que castigos físicos eram aplicados para as crianças que apresentavam dificuldades na aprendizagem. Muito magoado pela agressão do professor com um colega da turma, deixou de frequentar a escola e dedicou-se integralmente às tarefas na propriedade da família.

Praticamente analfabeto, possuía grandes valores, dotado de bom senso, piedade, caráter e muita determinação. Ingressa no Seminário com significativas dificuldades. Numa trajetória de muita perseverança, torna-se sacerdote e dois meses após a sua ordenação é chamado a visitar o jovem Montagne, que morre aos 17 anos sem nunca ter ouvido falar em Deus.

Deste episódio, Champagnat vislumbra para crianças e jovens, vítimas da miséria humana e espiritual, um espaço de formação, e junto com dois amigos, Jean Baptiste e Jean Granjon, motivados por profunda confiança em Deus e na proteção de Maria, desbravam o mundo a partir de L´Hermitage, marco inicial do Instituto Marista.

Evangelizar por meio da educação torna-se seu maior ideal. Jovens em todo o mundo aprendem que uma sociedade é construída com justiça e solidariedade, e eles são os protagonistas do futuro.

NOSSA HISTÓRIA

5

Ir. José de Assis Elias de BritoDIRETOR

Dinamiza toda a proposta pedagógica e administra o Colégio.

Articula-se com os familiares e a comunidade educativa numa

perspectiva integradora do Colégio com a sociedade.

Ilce Mara C. da SilvaVICE-DIRETORA EDUCACIONAL

Acompanha toda a área pedagógica, planejando, executando e avaliando

todo o processo de ensino-aprendizagem.

Vivaldo da Silveira Barros VICE-DIRETOR ADMINISTRATIVO

Corresponsável pela área administrativa, zela pelo patrimônio e administra os recursos humanos, materiais e financeiros do Colégio.

dIREÇÃO

6

“No Projeto Educativo do Brasil Marista, o currículo é concebido como um sistema complexo e aberto que articula, em uma dinâmica interativa, o posicionamento político da Instituição, suas intencionalidades, contextos, valores, redes de conhecimentos e saberes, aprendizagens e os sujeitos da educação/aula/escola”.

(Matrizes Curriculares do Brasil Marista. Brasília, 2012, p. 12)

O Núcleo de Apoio Pedagógico/NAP é o serviço responsável pela orientação e coordenação do processo de ensino-aprendizagem do Colégio, bem como pela organização do espaçotempo escolar. O Núcleo está constituído por:

Coordenação Pedagógica – grupo estratégico que assessora o corpo docente nas fases de planejamento, execução e avaliação do processo pedagógico, na busca de um ensino adequado às novas propostas curriculares e metodológicas.

Orientação Educacional – profissionais que acompanham o desenvolvimento do processo de aprendizagem junto aos educandos, elaborando projetos de intervenção para o avanço coletivo e individual destes. Atende também as famílias na orientação e no apoio ao processo pedagógico do Colégio. E, de acordo com as demandas específicas, intervém em sala de aula.

Supervisor Disciplinar – profissional que contribui para a disciplina do Colégio de acordo com as normas

NAP - NúclEO dE APOIO PEdAgÓgIcO

regimentares, atuando de forma preventiva e presencial para que o educando se conduza pela razão e pelo bom senso, buscando sua autonomia. Acompanha os educandos no espaço escolar, monitora o uso do uniforme e acompanha a entrada e saída de sala dos alunos e docentes.

Auxiliar Administrativo Pedagógico - contribui com o bom funcionamento e apoio logístico aos educadores e NAP, auxiliando nas atividades de coordenação e comunicação do setor.

NAP 1 - EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

NAP 2 - ENSINO FUNDAMENTAL - DO 2º AO 4º ANO

NAP 3 - ENSINO FUNDAMENTAL - DO 5º AO 7º ANO

NAP 4 - ENSINO FUNDAMENTAL - 8º E 9º ANO

NAP 5 - ENSINO MÉDIO - 1º E 2º ANO

NAP 6 - ENSINO MÉDIO - 3º ANO

Faça acontecer.Faça Marista.

7

A Secretaria é responsável pela organização sistemática da vida acadêmica do educando, sendo também de sua responsabilidade garantir a legalidade e a validade de seus atos e documentos.

Conta com SERVIÇOS E SUPORTES on-line que qualificam o atendimento, tornando mais eficaz a comunicação entre família e o Colégio.

A solicitação de documentos, como declarações e 2ª via de histórico escolar, pode ser feita através do menu secretaria na página do colégio, e o acesso ao boletim escolar é feito através do portal do Colégio.

Além desses serviços, a Secretaria oferece suporte de correção das atividades avaliativas dos educandos por meio de leitura ótica, o que possibilita mais rapidez e precisão nas correções.

IMPORTANTE:

O Histórico Escolar do aluno deve ser solicitado somente pelo seu responsável legal, que o receberá em um prazo de 45 dias corridos.

DIAS E HORáRIOS DE fUNCIONAMENTO:

DE SEGUNDA A QUINTA-FEIRA: DAS 7H15 àS 18H

SEXTA-FEIRA: DAS 7H15 àS 17H

SEcRETARIA

Marista. Uma lição para a vida toda...

8

“Constitui responsabilidade estrita da escola, enquanto instituição educativa, destacar a dimensão ética e religiosa da cultura, precisamente com o objetivo de ativar o dinamismo espiritual do sujeito e ajudá-lo a alcançar a liberdade ética que pressupõe e aperfeiçoa a psicológica. Mas não se dá liberdade ética, a não ser na confrontação com os valores absolutos dos quais dependem o sentido e o valor da vida do ser humano”.

(Documento de Aparecida, n.330. p.150)

A Pastoral é o termo que designa o conjunto de estratégias e ações de evangelização. “Optamos por estar presentes entre as crianças e os jovens, como Jesus com os discípulos a caminho de Emaús”. (Missão Educativa Marista – MEM, n. 78)

A Coordenação de Pastoral realiza projetos, Pastoral–Pedagógicos, fundamentados na solidariedade e na valorização da vida. Para criar um espaço de formação da espiritualidade e concretizar o apoio pastoral aos educandos, são oferecidas palestras, atividades lúdicas e solidárias, além de dinâmicas com as lideranças e corpo docente.

AS ATIVIDADES PASTORAL-PEDAgógICAS DO COLÉgIO SãO:

PREPARAÇÃO PARA A EUCARISTIA

CRISMA

ENCONTRO DE FORMAÇÃO

PASTORAl

PASTORAL JUVENIL MARISTA (PJM)

MISSÃO MARISTA DE SOLIDARIEDADE

INFÂNCIA MISSIONÁRIA

AMIGUINHOS DE CHAMPAGNAT

RÁDIO TRIBOS

MARIAMA COM FUNCIONÁRIOS

Ser Marista é ser aberto à fé e à vida...

9

Do esporte à solidariedade, o Marista

cultiva o respeito...

SETE

O SETE coordena a área de esportes orientando, traçando metas e programando as atividades a serem desenvolvidas.

O esporte proporciona ao educando conceitos e valores que podem contribuir para a formação de um cidadão ético e responsável.

Oferece escolinhas e equipes esportivas, nas seguintes modalidades:

BASQUETE

FUTEBOL SOCIETY

FUTSAL

GINÁSTICA AERÓBICA

GINÁSTICA RÍTMICA

JUDÔ

HANDEBOL

KARATÊ

NATAÇÃO

TÊNIS DE CAMPO

TÊNIS DE MESA

VOLEIBOL INDOOR

XADREZ

SETE - SERVIÇO dE EScOlINHAS E TREINAMENTO ESPORTIVOSEFE - SERVIÇO dE EdUcAÇÃO FíSIcA EScOlAR

SEfE

A Educação Física Escolar é um componente curricular obrigatório da educação básica, conforme o disposto no art. 26 da Lei nº 10.793/03 e de acordo com o Regimento Escolar. É uma disciplina que trata, no Colégio, de uma área do conhecimento, com conteúdos próprios sobre a cultura e a linguagem corporal, aprendendo a compreendê-los, valorizá-los, vivenciá-los e ressignificá-los de forma crítica ao longo de sua vida.

IMPORTANTE:

Sua prática é facultativa ao aluno, de acordo com a Lei nº 10.793/03, art. 26, § 3º. Para os casos de dispensa, será necessária a apresentação de documento comprobatório.

10

O Serviço de Arte e Cultura - SEAC - é responsável pelo desenvolvimento de todas as manifestações relacionadas à arte e à cultura, em consonância com o Projeto Educativo Brasil Marista, fundamentado na filosofia e no seu carisma.

O SEAC OfERECE AOS ALUNOS:

TEATRO – ESCOLINHA

Teatro Grupo Teatral Musas e SátirosCia. de Teatro Habeas Ars

DANÇA

Escolinha de Dança Moderna, Dança de Rua, Dança Popular, Zumba e BalletGrupo de Dança PopularCia. de Dança Contemporânea Les Bavard´s

MÚSICA

Escolinha de Violão e CantoGrupo ArmorialBanda MaristaBandinha Marista

PROJETOS ESPECIAIS

Aula de Campo CulturalFestival Marista MulticulturalCINEMAREspetáculosSemana de Arte, Cultura e Ciência – EXPOMARISTARobótica

ANIVERSáRIOS

O Colégio Marista disponibiliza espaço para aniversários. Visando organizar este serviço, apresentamos as regras de utilização:

O responsável entrará em contato com a respectiva Coordenação do aluno, com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência.O ambiente disponibilizado para a realização do lanche comemorativo serão os quiosques.Após a lanche, a limpeza do ambiente é de inteira responsabilidade da família.Não oferecer refrigerante (nem para adultos).Oferecer lanches rápidos e saudáveis.O lanche é reservado apenas para a turma do aluno aniversariante, sendo a professora a responsável por entregar os convites ou colocar o aviso, na agenda, da data. (NÃO permitiremos a exclusão de nenhuma criança).Os lanches ocorrerão, exclusivamente, no horário do intervalo, sem abertura para acréscimo no tempo.Não será permitido trazer para o Colégio brinquedos infláveis nem decorações grandiosas, pois o tempo do aniversário se limita ao horário do intervalo, tendo como prioridade o lanche dos estudantes.Traje: uniforme escolar.

SEAc - SERVIÇO dE ARTE E cUlTURA

11

“Durante o processo de investigação, os estudantes devem ser os protagonistas, ou seja, devem refletir e experimentar pensamentos, pois a relação que eles estabelecem com o conhecimento é o de produção e decisão ao formular hipóteses a partir de seus conhecimentos ou da exploração experimental, elaborar estratégias diversas, interpretar os resultados obtidos, confrontando-os com as suas hipóteses anteriores, avaliando os impactos e consequências e decidindo por uma ou outra possibilidade.”

(Matrizes Curriculares do Brasil Marista. Brasília, 2012, p. 35)

O Centro dispõe dos laboratórios de Biologia, Química, Física e Informática, com equipamentos avançados e recursos de segurança com os quais os educandos, como agentes da aprendizagem, estão em constante interação. Propicia a construção de referências conceituais, discussões e debates, em busca de novos caminhos para o conhecimento.

A metodologia desenvolvida fortalece o ensino das Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, seguindo as orientações do Currículo Marista (Matriz Curricular Marista). As atividades realizadas perpassam pelo desenvolvimento de práticas experimentais, vídeos didáticos, aulas de campo, palestras, minicursos, elaboração de relatórios e seminários, numa perspectiva voltada para a interdisciplinaridade e o cotidiano do aluno.

cENTRO dE INIcIAÇÃO à PESQUISA cIENTíFIcA (lABORATÓRIOS)

Da Tecnologia à sustentabilidade o Marista conecta transformação...

12

A Biblioteca Câmara Cascudo passa hoje por um momento de ressignificação de seu espaço e de seu acervo, sendo um centro de leitura e informação, pesquisa e conexão com o mundo.

Viabiliza em seu espaço uma estrutura que atende aos seus usuários e frequentadores, com suporte e recursos tecnológicos, tais como:

Consulta local, on-line e em bases de dados.

Empréstimo, devolução, renovação e reserva de material.

Levantamento bibliográfico.

Orientação pedagógica para trabalhos acadêmicos.

Aulas no espaço acadêmico da biblioteca.

A Biblioteca é um ambiente importante para a rotina acadêmica do aluno e incentivo à leitura. Atende estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.

TEM COMO PROJETOS:

Dicas de Leitura - Visa estimular o gosto pela leitura valorizando os pequenos leitores e incentivando-os a produzirem desenhos e pequenos textos acerca dos livros lidos. O Projeto culmina com a homenagem “Leitor do Ano” aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, que se destacaram durante o ano com suas leituras.

Datas comemorativas - Consiste em exposições convites para reflexões atuais e relevantes para o crescimento do nosso aluno enquanto cidadão.

BIBlIOTEcA câMARA cAScUdO

Essa proposta segue o conteúdo educacional e as temáticas desenvolvidas em sala de aula.

Barracão Multifuncional da Biblioteca - Leva a biblioteca a outros espaços. Trabalha temáticas específicas fazendo uma interação com os professores, através do desenvolvimento de projetos que resgatam a cultura por meio de encontros com escritores, apresentações variadas de música, teatro, dança, poesia, cinema, etc.

O atendimento para o Colégio Marista de Natal ocorre de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h.

13

Previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996), o regimento escolar tem a função primordial de normatizar o funcionamento interno do estabelecimento educacional, e regulamentar todo o trabalho pedagógico, administrativo e institucional com base nas disposições previamente estudadas e implementadas para cumprimento por todos os envolvidos nas atividades escolares.

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

Art.162 ° - São deveres do educando:

I. respeitar a Filosofia do Colégio;

II. acatar a autoridade, na pessoa de seus superiores, sejam eles funcionários pedagógicos, sejam administrativos;

III. tratar com respeito todas as pessoas que integram o Colégio;

IV. ser assíduo e pontual nos trabalhos e deveres escolares;

V. permanecer em sala durante o tempo das aulas, assim como durante a mudança de professor/horário, e ocupar-se do assunto que estiver sendo apresentado;

VI. ter atitude digna de respeito e atenção nas atividades escolares;

VII. participar das atividades esportivas, culturais e religiosas promovidas pelo Colégio;

VIII. jogar bola somente nos lugares apropriados como quadras e espaços reservados para o esporte. Fica estabelecida a proibição do uso da bola no pátio e no estacionamento externo em qualquer horário ou dia;

IX. para a participação de qualquer atividade escolar, tanto no dia e horário normais de aula como em outros momentos diferenciados, faz-se necessário o uso completo do uniforme;

X. apresentar-se devidamente uniformizado em todas as atividades extracurriculares;

XI. apresentar-se, diariamente, às aulas devidamente uniformizado, ou seja, usando calça e camisa da farda, tênis preto, azul-marinho ou branco; sem detalhes de outras cores. Não será permitido o uso de sandálias ou crocs. As saias short só serão permitidas para a educação infantil e para o Ensino Fundamental até o 5º Ano. Não será permitido o uso de bonés, camisas de times/equipes esportivas de futebol, camisetas cavadas, roupas franjadas, cortadas arbitrariamente ou muito apertadas, decotes largos, trajes curtos (baby look, shorts, etc.), ou quaisquer tipo de vestimentas ou calçados que descaracterizem o uniforme escolar, no espaço do Colégio; só serão permitidos os agasalhos do uniforme padrão. Não será aceito o uso de outros modelos;

XII. a responsabilidade com o estudo é dever do aluno. Assim sendo, a avaliação (testes, provas ou trabalhos) é um dos meios de que dispomos para averiguar o conhecimento. O educando será passível de punição disciplinar, ao utilizar-se de meios ilícitos

NORMAS dE cONVIVêNcIA

14

nas avaliações. Nesse caso, o aluno terá sua avaliação recolhida pelo Professor, Coordenação Pedagógica ou fiscal de prova, e sua pontuação será 0,0 (zero);

XIII. colaborar com a conservação do espaço físico, mobiliário, instalações e de todo material de uso coletivo ou individual, responsabilizando-se pela indenização de qualquer prejuízo por ele causado; o Colégio não se responsabilizará por aparelhos eletrônicos ou quaisquer tipos de objeto pessoal, pois é de inteira responsabilidade do aluno;

XIV. concorrer para que se mantenha a necessária limpeza das dependências do Colégio;

XV. ter comportamento social adequado, contribuindo sempre, onde estiver, no espaço interno ou no seu entorno, proximidades do Colégio, especialmente de uniforme, para a elevação do conceito do Colégio; não utilizar celulares, ipad ou qualquer aparelho eletrônico em sala de aula, exceto com finalidade pedagógica e autorização prévia do professor;

XVI. zelar pela ambiência visual e sonora do Colégio;

XVII. nossa oração diária é um momento significativo para o Colégio; assim faz-se necessária uma postura adequada do estudante em relação a este momento de reflexão;

XVIII. só será permitida a saída do estudante antes do horário previsto para o término das aulas, mediante autorização dos pais ou responsáveis, por escrito na agenda escolar, que deverá ser entregue ao Coordenador Pedagógico. Nenhuma autorização será dada por telefone para saída do educando no horário de aula;

XIX. portar e utilizar a agenda Escolar em todas as atividades escolares;

XX. só será permitido o acesso ao Colégio e saída mediante o cartão magnético do próprio estudante com passagem obrigatória pela catraca;

XXI. obedecer às determinações gerais deste Regimento Escolar.

Art. 163° - Constituem direitos dos educandos:

I. receber, em igualdade de condições, a orientação necessária para realizar suas atividades escolares, bem como usufruir de todos os benefícios de caráter sociodesportivo-cultural-religiosos, que o Colégio proporcione;

II. participar do Grêmio Estudantil do Colégio ou associar-se a ele, assim como candidatar-se a representante de turma;

III. frequentar, segundo as normas estabelecidas, os serviços e/ou dependências do Colégio sem prejuízo dos trabalhos escolares;

IV. promover, com aprovação da Direção, atividades de caráter cívico, artístico, desportivo e religioso;

V. solicitar, através de requerimento próprio na secretária do Colégio, pedido de revisão de prova final no prazo de até 24 horas, após divulgação dos resultados finais.

Art. 164° - É vetado ao educando:

I. promover coletas, excursões, rifas e subscrições, dentro ou fora do Colégio, usando seu nome ou de seus serviços, salvo quando estiver vinculada a ajuda a docentes e funcionários com autorização da Direção;

II. usar indevidamente o nome do Colégio, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), a logomarca, as iniciais ou qualquer símbolo que a ele se relacione;

III. portar escritos, gravuras, armas, materiais inflamáveis, explosivos de qualquer natureza ou objeto

15

que represente perigo para si e/ou para a comunidade escolar não condizente com a filosofia do Colégio;

IV. ausentar-se do Colégio, durante o período de aulas, sem a devida permissão dos pais ou responsáveis e da autoridade escolar competente;

V. é vetado aos alunos trazerem objetos para o colégio, tais como: skates, bicicleta, patins e outros que possam ocasionar acidentes, como também jogos de azar, jogos de cartas e outros brinquedos;

VI. desrespeitar, ofender, provocar, desacatar com palavras, gestos ou atos, os colegas, professores e demais educadores;

VII. agredir fisicamente colegas ou qualquer outra pessoa no recinto escolar;

VIII. grafar palavras, desenhos ou símbolos em qualquer lugar do Estabelecimento;

IX. danificar ou apropriar-se indevidamente de objetos alheios;

X. causar, intencionalmente, danos de qualquer natureza ao patrimônio do Estabelecimento e/ou de particulares ficando, inclusive, obrigado a indenizar o Estabelecimento e/ou particular, pelos eventuais prejuízos que causar, sem a exclusão da sansão cabível;

XI. usar, portar ou comercializar qualquer tipo de droga lícita ou ilícita nas dependências do Colégio e/ou imediações;

XII. portar material de conteúdo pornográfico;

DAS SANÇÕES APLICáVEIS AOS EDUCANDOS

Art. 167° - Penalidade é a sanção disciplinar aplicada pelo não cumprimento dos deveres e obrigações

estabelecidas por Leis e Normas de Convivência do Colégio.

Art. 168° - As sanções têm como objetivo prevenir e evitar a repetição de falhas.

Art. 170° - Ao educando, conforme a gravidade ou a reiteração das faltas ou infrações cometidas, as disposições deste Regimento e da legislação específicas, serão aplicados os seguintes procedimentos:

I. orientação individual com acompanhamento dos serviços do Colégio;

II. advertência oral;

III. advertência escrita, com anotações ou não, nos assentamentos individuais;

IV. convocação dos pais e assinatura do Termo de Compromisso;

V. suspensão temporária de participação em qualquer tipo de atividade escolar: suspensão de 01 (um) dia letivo para faltas leves ou em casos em que o educando já tenha recebido advertências (oral e por escrito), ser avaliado pela Coordenação Pedagógica; suspensão de 02 (dois) dias letivos por apresentar problemas indisciplinares de ordem moderada ou ser educando reincidente e avaliado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP; suspensão de 03 (três) dias letivos em faltas graves ou em caso de reiteração dos atos indisciplinares com análise da Direção; suspensão de 04 (quatro) dias letivos quando a falta for analisada, pela Direção, considerada gravíssima ou ser reincidente na conduta indisciplinar;

VI. cancelamento da matrícula, após ser analisado pela Direção, conforme o caso e nos termos da legislação em vigor.

Parágrafo único - De todo o encaminhamento dado, os pais ou responsáveis tomarão conhecimento.

16UNIFORME EScOlAR

EDUCAÇãO INfANTIL - fEMININO

EDUCAÇãO INfANTIL - MASCULINO

USO DIÁRIOShort/saia - Helanca

Poliamida

EDUCAÇÃO FÍSICABermuda - Helanca

Poliamida USO DIÁRIO

Moleton Double USO DIÁRIO

Camiseta manga curtaEDUCAÇÃO FÍSICA

Camiseta sem manga

USO DIÁRIO/ED. FÍSICABermuda – Tactel

USO DIÁRIOJaqueta Moleton Double

USO DIÁRIOCamiseta manga curta

EDUCAÇÃO FÍSICACamiseta sem manga

OBSERVAÇÕES

O USO DO AGASALHO ESTÁ INCLUSO NO UNIFORME PADRÃO. NÃO SERÁ ACEITO O USO DE OUTROS MODELOS.

TÊNIS BRANCO, AZUL OU PRETO, NÃO SENDO PERMITIDO TÊNIS DE QUALQUER OUTRA COR, INCLUSIVE COM DETALHES DE CORES FORTES, OU USO DE SANDÁLIAS E CROCS.

17

ENSINO fUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - MASCULINO

USO DIÁRIOCamiseta manga curta -

Malha Algodão Penteado

USO DIÁRIOJaqueta - Moleton Double

USO DIÁRIOBlusão - Moleton Double

USO DIÁRIOJapona de Inverno – Tactel

EDUCAÇÃO FÍSICABermuda Helanca

Masculina

EDUCAÇÃO FÍSICACamiseta sem manga -

Malha Algodão Penteado

USO DIÁRIOCamiseta Manga longa - Malha Algodão Penteado

USO DIÁRIOCalça Tactel

ENSINO fUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - fEMININO

USO DIÁRIOShort/saia - Helanca

Poliamida

USO DIÁRIOBlusão - Moleton Double -

Malha dry TNT Silpure (Branco)

USO DIÁRIOJaqueta - Moleton Double

USO DIÁRIOJapona de inverno Tactel, Forro:

14/1 Microsoft PET Thermo

USO DIÁRIOBlusão - Moleton Double -

Malha dry TNT Silpure (Azul)

EDUCAÇÃO FÍSICACamiseta sem manga - Malha Confort Branco

USO DIÁRIOCamiseta manga longa -

Malha Confort Branco

USO DIÁRIOCamiseta manga curta - Malha Confort Branco

Santa Maria

EDUCAÇÃO FÍSICABermuda Helanca

Masculina

18

ENSINO fUNDAMENTAL ANOS fINAIS - fEMININO

ENSINO fUNDAMENTAL ANOS fINAIS - MASCULINO

Santa Maria

USO DIÁRIOCalça – Tactel

USO DIÁRIOCamiseta manga curta -

Malha Algodão Penteado

USO DIÁRIOJaqueta - Moleton Double

USO DIÁRIOBlusão - Moleton Double

USO DIÁRIOJapona de Inverno – Tactel

USO DIÁRIOCamiseta Manga longa - Malha Algodão Penteado

19

ENSINO MÉDIO - fEMININO

ENSINO MÉDIO - MASCULINO

20

BALLET BABy CLASS – fEMININO BALLET CLáSSICO I E II– fEMININO

ARTE E CULTURA – fEMININO E MASCULINO

gINáSTICA / DANÇA – fEMININO

UNIFORME ExTRAcURRIcUlAR - SEAc

21

BALLET CLáSSICO I E II– fEMININO

UNIFORME ExTRAcURRIcUlAR - SETE/SEFE

22

MATUTINO VESPERTINOInício Início7h30 13h30

Término Término11h45 17h45

MATUTINO VESPERTINO1ª Aula das 13h15 às 14h05

Intervalo das 14h55 às 15h15

4ª Aula das 16h05 às 16h55

2ª Aula das 14h05 às 14h55

3ª Aula das 15h15 às 16h05

5ª Aula

1ª Aula das 07h15 às 08h05

Intervalo das 08h55 às 09h15

4ª Aula das 10h05 às 10h55

2ª Aula das 08h05 às 08h55

3ª Aula das 09h15 às 10h05

5ª Aula das 10h55 às 11h45 das 16h55 às 17h45

EDUCAÇãO INfANTIL E 1º ANO DO ENSINO fUNDAMENTAL

DO 2º AO 5º ANO DO ENSINO fUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

HORÁRIO dE FUNcIONAMENTO

6º E 7º ANOS DO ENSINO fUNDAMENTAL ANOS fINAISMATUTINO VESPERTINO

1ª Aula das 07h15 às 08h05

das 08h55 às 09h45

4ª Aula das 10h05 às 10h55

2ª Aula das 08h05 às 08h55

3ª Aula

das 09h45 às 10h05

5ª Aula

6ª Aula

das 10h55 às 11h45das 11h45 às 12h35

Intervalo

TERÇA-FEIRA (6º e 7º ANO)QUINTA-FEIRA (SOMENTE 7º ANO)

das 13h15 às 14h05

das 14h55 às 15h45

das 16h05 às 16h55

das 14h05 às 14h55

das 15h45 às 16h05

das 16h55 às 17h45das 17h45 às 18h35

1ª Aula

4ª Aula

2ª Aula

3ª Aula

5ª Aula

6ª Aula

Intervalo

TERÇA-FEIRA (6º e 7º ANO)QUINTA-FEIRA (SOMENTE 7º ANO)

23

8º E 9º ANOS DO ENSINO fUNDAMENTAL ANOS fINAIS

AULAS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - SEgUNDAS E QUARTAS-fEIRAS

*Observações: (01) As aulas dos Laboratórios – Química, Física, Biologia e Matemática serão oferecidas no turno do estudante, seguindo o horário de aula.(02) A pausa de 10 min tem a finalidade de atender as necessidades imediatas dos estudantes (água, banheiro, uso do celular e comunicação com o responsável). Não será permitida a descida do estudante para a lanchonete ou para circulação em outros espaços do Colégio no período dessa pausa.

1ª Aula 13h15 às 14h05

Pausa 14h55 às 15h05

4ª Aula

6ª Aula

15h55 às 16h45

17h55 às 18h45

2ª Aula 14h05 às 14h55

3ª Aula

5ª Aula

15h05 às 15h55

17h05 às 17h55

Intervalo 16h45 às 17h05

VESPERTINO1ª Aula das 07h15 às 08h05

Pausa das 08h55 às 09h05

4ª Aula

6ª Aula

das 09h55 às 10h45

das 11h55 às 12h45

2ª Aula das 08h05 às 08h55

3ª Aula

5ª Aula

das 09h05 às 09h55

das 11h05 às 11h55

Intervalo das 10h45 às 11h05

MATUTINO

1ª Aula das 07h15 às 08h05

Pausa das 08h55 às 09h05

4ª Aula

6ª Aula

das 09h55 às 10h45

das 11h55 às 12h45

2ª Aula das 08h05 às 08h55

3ª Aula

5ª Aula

das 09h05 às 09h55

das 11h05 às 11h55

Intervalo das 10h45 às 11h05

MATUTINO1ª Aula das 14h05 às 14h55

Intervalo das 15h45 às 16h05

4ª Aula das16h55 às 17h45

2ª Aula das 14h55 às 15h45

3ª Aula das 16h05 às 16h55

VESPERTINO

Aulas regulares: segundas e quartas-feiras.

O uso do fardamento escolar é obrigatório.

As aulas dos Laboratórios – Química, Física e Biologia serão oferecidas no turno do aluno, seguindo o horário de aula.

*Observação:(01) A pausa de 10 min no turno matutino tem a finalidade de atender as necessidades imediatas dos estudantes (água, banheiro, uso do celular e comunicação com o responsável). Não será permitida a descida do estudante para a lanchonete ou para circulação em outros espaços do Colégio no período dessa pausa.

7ª Aula *Para os estudantes inscritos em Língua Espanhola (opcional).das 12h45 às 13h35

24

O estudante tem, respaldado com justificativa do responsável, o direito até (03) três atrasos por Etapa, sendo liberada sua entrada no 2º horário de aula. No 4º atraso, o estudante perde o direito às aulas deste dia letivo, permanecendo na Coordenação para realização das atividades ou retornando para casa por opção do responsável.

Em caso de perda do cartão de acesso, o responsável tem o dever de solicitar a 2ª via na Secretaria do Colégio, recebendo uma autorização temporária até o recebimento do cartão definitivo, conforme data estipulada.

HORÁRIO dO 3º ANO dO ENSINO MédIOATRASOS E cARTÃO dE AcESSO

AULAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

1ª Aula das 07h15 às 08h05

Pausa das 08h55 às 09h05

4ª Aula

6ª Aula

das 09h55 às 10h45

das 11h55 às 12h45

2ª Aula das 08h05 às 08h55

3ª Aula

5ª Aula

das 09h05 às 09h55

das 11h05 às 11h55

Intervalo das 10h45 às 11h05

MATUTINO1ª Aula das 14h05 às 14h55

das 16h35 às 16h55

4ª Aula

2ª Aula das 14h55 às 15h45

3ª Aula

5ª Aula

das 15h45 às 16h35

Intervalo

das 17h45 às 18h35

das 16h55 às 17h45

VESPERTINO | TERÇA-FEIRA1ª Aula das 14h00 às 14h50

das 16h30 às 16h45

4ª Aula

2ª Aula das 14h50 às 15h40

3ª Aula

5ª Aula

das 15h40 às 16h30

Intervalo

das 17h35 às 18h25

das 16h45 às 17h35

VESPERTINO | QUARTA-FEIRA1ª Aula das 14h05 às 15h35

das 15h35 às 15h50

das 15h50 às 17h20

Intervalo

VESPERTINO | QUINTA-FEIRA

Horário programado para os Estudos

Avançados e Monitoria.

*Observação:(01) A pausa de 10 min no turno matutino tem a finalidade de atender as necessidades imediatas dos alunos (água, banheiro, uso do celular e comunicação com o responsável). Não será permitida a saída do estudante do espaço do 3º Ano do Ensino Médio para circulação em outros espaços do Colégio no período dessa pausa. (02) O Uso do fardamento escolar é obrigatório.

2ª Aula

Sucesso é mais do que ser o melhor. É tornar os outros melhores...

25AVAlIAÇÃO dE RENdIMENTO EScOlAR

“A avaliação é prática pedagógica que tem como finalidade o diagnóstico e o acompanhamento contínuo e reflexivo do desenvolvimento do currículo e do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação baliza, legitima, regula e emancipa o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, é fundamental atentarmos às trajetórias de ensino e de aprendizagem e às relações que estão sendo estabelecidas no processo avaliativo.”

(Matrizes Curriculares do Brasil Marista. Brasília, 2012, p.15)

EDUCAÇãO INfANTIL E 1º ANO DO ENSINO fUNDAMENTAL

Será realizada uma avaliação formativa, processual, contínua e por etapa com portfólio e relatório descritivo semestral de acompanhamento. Esses são instrumentos utilizados para descrever o percurso de aprendizagem individual do educando, servindo como fonte de informações para intervenções pedagógicas.

ENSINO fUNDAMENTAL E MÉDIO

Avaliação de rendimento terá como pressuposto básico o acompanhamento do desenvolvimento do educando em relação aos objetivos de ensino previamente definidos, por intermédio da observação, aplicação e monitoramento desses instrumentos avaliativos.

Outro aspecto a ser enfatizado é que os educadores e educandos, em uma perspectiva de trabalho

cooperativo, devem ser capazes de refletir, planejar e discernir sobre o processo de ensino-aprendizagem, dando continuidade à aquisição e produção do conhecimento.

O Colégio Marista de Natal, ao conceber sua portaria de avaliação, estabelece a divisão do ano letivo em três etapas cuja média será o somatório de PROVAS, TESTES e ATIVIDADES realizados pelos componentes curriculares na referida etapa.

A Direção e o Conselho Pedagógico deliberam que, pelo Sistema de Avaliação e Aprovação, no final do ano escolar será considerado:

aprovado por MÉDIA, em cada componente curricular, o estudante que obtiver 7,0 (sete) pontos ou mais na média anual;

aprovado o estudante que apresentar 75% de frequência do total de aulas dadas durante o ano letivo com média final 7,0 (sete) em cada componente curricular;

aprovado, quando, após a prova final, o estudante obtiver 7,0 (sete) pontos ou mais na média em cada componente curricular;

reprovado o estudante que, com média anual inferior a 7,0 (sete) pontos, não vier a participar do processo de recuperação final (aula e prova) ou obtiver nesse processo média inferior a 7,0 (sete) pontos.

Art. 159° - A média da Etapa para o estudante será obtida através da seguinte fórmula com o valor de zero (0) a dez (10) pontos:

26

ME = Média da Etapa

ME = AV1+AV2+AV3 2

AV1= Atividade Diversificada (3,0 pontos)

AV2= Avaliação Parcial (7,0 pontos)

AV3= Avaliação Global (10,0 pontos)

Parágrafo único: Em cada etapa do ano letivo teremos três notas. Caso o estudante não realize um ou mais desses instrumentos, será oferecida a este uma reposição se ele apresentar justificativa, conforme o Art.º 145 desse Regimento Escolar; porém, em caso de ausência na reposição, não será ofertada outra reposição, e a nota do instrumento avaliativo será igual a 0,0 (zero) ponto.

O estudante poderá, excepcionalmente, submeter-se à Reposição quando, por justa causa, faltar a qualquer atividade avaliativa, EXCETO nos processos avaliativos de recuperação e reposição.

Considera-se justa causa (Art. 146º do Regimento Escolar):

doença, devidamente comprovada com atestado médico;

luto ou gala;

impedimento causado por fatores externos (greve de ônibus, alagamento total de vias de acesso, danos particulares); ou outras situações consideradas como justa causa pelo NAP.

A solicitação da reposição só será feita pelos pais ou responsáveis, no prazo de 48 horas após a avaliação, na Coordenação dos NAPs, através de requerimento e pagamento da taxa na tesouraria.

O requerimento será analisado pelo NAP, que julgará (deferido ou indeferido).

A realização das atividades de reposição se fará conforme procedimentos adotados pelo Colégio, em datas e horários estabelecidos e divulgados pela Coordenação Pedagógica.

27

1ª E 2ª ETAPA

Ao estudante do Ensino Fundamental (do 2º ao 9º ano) e do Ensino Médio, que obtiver média na 1ª e 2ª etapas inferior a sete (7,0 pontos), será oferecida uma proposta de recuperação de nota através de um instrumento avaliativo para cada etapa (1ª e 2ª etapas).

Após a recuperação da 1ª e 2ª etapa, será calculada a nova média final da etapa, prevalecendo a maior nota do estudante através da seguinte fórmula:

MfE= ME + NR 2

MfE = Média Final da EtapaME = Média da EtapaNR = Nota da Recuperação

RECUPERAÇãO fINAL

Na preparação para a recuperação final, será oferecida ao estudante uma semana de aulas, seguida de avaliações para aquele que não obtiver média anual igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.

Após o processo de recuperação final será considerado aprovado o estudante que obtiver média anual final igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.

Será considerado retido o estudante que, após o processo de recuperação final, obtiver média definitiva anual inferior a 7,0 (sete) pontos.

O cálculo da Média Anual é obtido a partir da fórmula:

MA = MfE1 + MfE2 + ME3 3

MfE1 = Média Final da Etapa 1MfE2 = Média Final da Etapa 2ME3 = Média da Etapa 3

A Média Anual final calcula-se a partir da fórmula:

MAf= MA + Pf 2

MAf = Média Anual FinalMA = Média AnualPf = Prova Final

REcUPERAÇÃO

Da liderança à aprendizagem, o

Marista valoriza o resultado...

28

cAlENdÁRIO EScOlAR dA EdUcAÇÃO INFANTIl E 1º ANO dO ENSINO FUNdAMENTAl

Domingos RecuperaçãoRecessoJornada Pedagógica

Feriado

Período de Férias

Sábado LetivoInício e fim das Etapas

LEGENDA

Início e fim do ano letivo

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb1 2 1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 1 2

3 4 5 6 7 8 9 7 8 9 10 11 12 13 6 7 8 9 10 11 12 3 4 5 6 7 8 910 11 12 13 14 15 16 14 15 16 17 18 19 20 13 14 15 16 17 18 19 10 11 12 13 14 15 1617 18 19 20 21 22 23 21 22 23 24 25 26 27 20 21 22 23 24 25 26 17 18 19 20 21 22 2324 25 26 27 28 29 30 28 29 27 28 29 30 31 24 25 26 27 28 29 3031 (01) Início letivo Novatos (24) RECESSO 5ª FEIRA SANTA

(02) Início letivo Veteranos (25) FERIADO 6ª FEIRA SANTA(6) FERIADO - DIA DE REIS (08 e 10) RECESSO CARNAVAL (26) RECESSO Sábado Aleluia

(09) FERIADO CARNAVAL

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb1 2 3 4 5 6 7 1 2 3 4 1 2 1 2 3 4 5 68 9 10 11 12 13 14 5 6 7 8 9 10 11 3 4 5 6 7 8 9 7 8 9 10 11 12 1315 16 17 18 19 20 21 12 13 14 15 16 17 18 10 11 12 13 14 15 16 14 15 16 17 18 19 2022 23 24 25 26 27 28 19 20 21 22 23 24 25 17 18 19 20 21 22 23 21 22 23 24 25 26 2729 30 31 26 27 28 29 30 24 25 26 27 28 29 30 28 29 30 31

31

(13) Comemoração do dia dos pais

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb

1 2 3 1 1 2 3 4 5 1 2 34 5 6 7 8 9 10 2 3 4 5 6 7 8 6 7 8 9 10 11 12 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 9 10 11 12 13 14 15 13 14 15 16 17 18 19 11 12 13 14 15 16 1718 19 20 21 22 23 24 16 17 18 19 20 21 22 20 21 22 23 24 25 26 18 19 20 21 22 23 2425 26 27 28 29 30 23 24 25 26 27 28 29 27 28 29 30 25 26 27 28 29 30 31

30 31

(16) Início da II Etapa

(21) Dia Nacional da Luta da (12) Nossa Senhora Aparecida

(25) FESTA JUNINA

DL: EI e 1º Ano EF (21)

(20) Dia do Nascimento de São Marcelino Champagnat

(21) Nossa Senhora da Apresentação (11 a 14) Congresso Nacional Marista

DL: EI ao EM (21)

Pessoa com Deficiência(Lei 11.133/2005)

Etapa(obs 01)

(26) Final da II Etapa

MARÇO

(20) Dia da Consciência Negra

DL: EI e 1º Ano EF (20) JUNHO

DL: EI ao EM (19)

(Lei 10.639/2003)

(06) Final da III Etapa(15)Proclamação da República

JANEIRO

DL: EI e 1º Ano EF (23) NOVEMBRO

DL: EI ao EM (19)

(03) Mártires de Cunhaú e Uruaçu

DL: EI e 1º Ano EF (18)

(21)Tiradentes

(21 A 26) - Jornada Pedagógica

(1) Dia do Trabalhador

JULHO

ABRIL

(1) CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL

AGOSTODL: EI e 1º Ano EF (0)

FEVEREIRO

(18) RETORNO ÀS AULAS(13) Final da I Etapa

DEZEMBROSETEMBRO

DL: EI ao EM (04)

(02) Finados

DL: EI e 1º Ano EF (24)

(25) Natal

OUTUBRODL: EI e 1º Ano EF (11)

(7) Independência do Brasil

(04 A 17) RECESSO ESCOLAR (15) DIA DO MARISTA

(29) Início da III Etapa

MAIO

(26) FERIADO - CORPUS CHRISTI

DL: EI e 1º Ano EF (21)

29cAlENdÁRIO EScOlAR dO 2º ANO EF AO 2º ANO EM

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb1 2 1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 1 2

3 4 5 6 7 8 9 7 8 9 10 11 12 13 6 7 8 9 10 11 12 3 4 5 6 7 8 910 11 12 13 14 15 16 14 15 16 17 18 19 20 13 14 15 16 17 18 19 10 11 12 13 14 15 1617 18 19 20 21 22 23 21 22 23 24 25 26 27 20 21 22 23 24 25 26 17 18 19 20 21 22 2324 25 26 27 28 29 30 28 29 27 28 29 30 31 24 25 26 27 28 29 3031 (24) RECESSO 5ª FEIRA SANTA

(08 e 10) RECESSO CARNAVAL (25) FERIADO 6ª FEIRA SANTA(6) FERIADO - DIA DE REIS (09) FERIADO CARNAVAL (26) RECESSO Sábado Aleluia

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb1 2 3 4 5 6 7 1 2 3 4 1 2 1 2 3 4 5 68 9 10 11 12 13 14 5 6 7 8 9 10 11 3 4 5 6 7 8 9 7 8 9 10 11 12 1315 16 17 18 19 20 21 12 13 14 15 16 17 18 10 11 12 13 14 15 16 14 15 16 17 18 19 2022 23 24 25 26 27 28 19 20 21 22 23 24 25 17 18 19 20 21 22 23 21 22 23 24 25 26 2729 30 31 26 27 28 29 30 24 25 26 27 28 29 30 28 29 30 31

31

(14) Comemoração do Dia das Mães

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb

1 2 3 1 1 2 3 4 5 1 2 34 5 6 7 8 9 10 2 3 4 5 6 7 8 6 7 8 9 10 11 12 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 9 10 11 12 13 14 15 13 14 15 16 17 18 19 11 12 13 14 15 16 1718 19 20 21 22 23 24 16 17 18 19 20 21 22 20 21 22 23 24 25 26 18 19 20 21 22 23 2425 26 27 28 29 30 23 24 25 26 27 28 29 27 28 29 30 25 26 27 28 29 30 31

30 31

(26) FERIADO - CORPUS CHRISTI

(11 a 14) - Congresso Nacional Marista

(20) Dia do Nascimento de São Marcelino Champagnat

(21 A 26) - Jornada Pedagógica

(1) Dia do Trabalhador(13) Final da I Etapa(16) Início da II Etapa

(08,09,12 e 13)Rec. 2º ao 4º Ano EF

JULHO

DL: 2º Ano EF ao 2º Ano EM (23) NOVEMBRO

(22)Resultado Final

SETEMBRO

(20) Dia da Consciência Negra(Lei 10.639/2003)

(26) Final da II Etapa

MARÇO

(21)Tiradentes

(03) Mártires de Cunhaú e Uruaçu(02) Finados

(12) Nossa Senhora Aparecida

OUTUBRODL: 2º Ano EF ao 2º Ano EM (11)

DL: 2º Ano EF ao 2º Ano EM (21)

(25) Natal

(29) Início da III Etapa

DL: 2º Ano EF ao 2º Ano EM (20) JUNHO

JANEIRO ABRIL

DEZEMBRO

DL: 2º Ano EF ao 2º Ano EM (18)

DL: 2º Ano EF ao 2º Ano EM (24)

(10 a 13)Rec. Final 1º e 2º EM

(1) CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL

AGOSTO

FEVEREIRO

DL: 2º Ano EF ao 2º Ano EM (19)DL: 2º Ano EF ao 2º Ano EM (19)

(10 A 15)Rec. Final 2º ao 9º EF(15)Proclamação da República

DL: 2º Ano EF ao 2º Ano EM (22)

(7) Independência do Brasil

DL: 2º Ano EF ao 2º Ano EM (03)

(03,08,09 e 10)Rec. 6º ao 9º Ano EF

MAIO

DL: 2º Ano EF ao 2º Ano EM (00)

DL: 2º Ano EF ao 2º Ano EM (21)

(27) Início Ano letivo

(14, 19, 20 e 21) Rec.8º Ano EF ao 2º Ano EM

(20, 21, 23 e 24) Rec. 2º Ano ao 7º Ano EF

(25) FESTA JUNINA

(20) Comemoração do Dia dos pais

(15) DIA DO MARISTA(04 A 17) RECESSO ESCOLAR(18) RETORNO ÀS AULAS

(21) Dia Nacional da Luta da (08,09 E 10)Rec. 1º e 2º Ano EM

(21) Nossa Senhora da Apresentação Pessoa com Deficiência(Lei 11.133/2005) (30)Final da III Etapa

Domingos RecuperaçãoRecessoJornada Pedagógica

Feriado

Período de Férias

Sábado LetivoInício e fim das Etapas

LEGENDA

Início e fim do ano letivo

30cAlENdÁRIO EScOlAR dO 3º ENSINO MédIO

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb1 2 1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 1 2

3 4 5 6 7 8 9 7 8 9 10 11 12 13 6 7 8 9 10 11 12 3 4 5 6 7 8 910 11 12 13 14 15 16 14 15 16 17 18 19 20 13 14 15 16 17 18 19 10 11 12 13 14 15 1617 18 19 20 21 22 23 21 22 23 24 25 26 27 20 21 22 23 24 25 26 17 18 19 20 21 22 2324 25 26 27 28 29 30 28 29 27 28 29 30 31 24 25 26 27 28 29 3031 (24) RECESSO 5ª FEIRA SANTA

(08 e 10) RECESSO CARNAVAL (25) FERIADO 6ª FEIRA SANTA(6) FERIADO - DIA DE REIS (09) FERIADO CARNAVAL (26) RECESSO Sábado Aleluia

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb1 2 3 4 5 6 7 1 2 3 4 1 2 1 2 3 4 5 68 9 10 11 12 13 14 5 6 7 8 9 10 11 3 4 5 6 7 8 9 7 8 9 10 11 12 1315 16 17 18 19 20 21 12 13 14 15 16 17 18 10 11 12 13 14 15 16 14 15 16 17 18 19 2022 23 24 25 26 27 28 19 20 21 22 23 24 25 17 18 19 20 21 22 23 21 22 23 24 25 26 2729 30 31 26 27 28 29 30 24 25 26 27 28 29 30 28 29 30 31

31

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb

1 2 3 1 1 2 3 4 5 1 2 34 5 6 7 8 9 10 2 3 4 5 6 7 8 6 7 8 9 10 11 12 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 9 10 11 12 13 14 15 13 14 15 16 17 18 19 11 12 13 14 15 16 1718 19 20 21 22 23 24 16 17 18 19 20 21 22 20 21 22 23 24 25 26 18 19 20 21 22 23 2425 26 27 28 29 30 23 24 25 26 27 28 29 27 28 29 30 25 26 27 28 29 30 31

30 31

(20) Dia do Nascimento de São Marcelino Champagnat

DL: 3º Ano EM (19)

(11 a 14) Congresso Marista Nacional(20) Dia da Consciência Negra(Lei 10.639/2003)

(15)Resultado Final

(21 A 26) - Jornada Pedagógica

(1) Dia do Trabalhador(02) Início da II Etapa

DL: 3º Ano EM (19)

(03) Mártires de Cunhaú e Uruaçu

DL: 3º Ano EM (21)(25) Natal

(21)FERIADO Tiradentes

(31) Final da II Etapa

MARÇO

DL: 3º Ano EM (20)

DL: 3º Ano EM (22) NOVEMBRO

AGOSTODL: 3º Ano EM (21)

JANEIRO ABRIL

DEZEMBRO

DL: 3º Ano EM (18)

(1) CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL

FEVEREIRO

JUNHO

(22,23 e 25) REC I ETAPA

JULHO

DL: 3º Ano EM(23)

DL: 3º Ano EM (00)

(07 a 09) AV. Rec. Final

(18) RETORNO ÀS AULAS

(02) Finados

(18) Início Ano letivo

(15)Proclamação da República(7) FERIADO Independência do Brasil

Pessoa com Deficiência(Lei 11.133/2005)

MAIO

(29) FINAL DA I ETAPA

(26) FERIADO - CORPUS CHRISTI

OUTUBRODL: 3º Ano EM (11)

(01) Início da III Etapa

DL: 3º Ano EM(21)

DL: 3º Ano EM (10)

(21) FERIADO N. S. da Apresentação

(21) Dia Nacional da Luta da

(30)Final da III Etapa

(12) Nossa Senhora Aparecida

(13, 20 e 27) REC II ETAPA(15) DIA DO MARISTA

(04 a 17) RECESSO ESCOLAR

(01 a 06) AULA Rec. Final

SETEMBRO

Domingos RecuperaçãoRecessoJornada Pedagógica

Feriado

Período de Férias

Sábado LetivoInício e fim das Etapas

LEGENDA

Início e fim do ano letivo

31CALENDÁRIO ESCOLAR 2015 - DIAS LETIVOS

Ser Marista é oferecer muito mais do que matérias...

Rua Apodi 330, Tirol - Natal/RNCEP: 59020-130 | Tel. 84 4009 5000

www.marista.edu.br/natal