sugestÕes metodolÓgicas lÍngua portuguesa - rio de …

14
8º ANO 1º BIMESTRE 2021 LÍNGUA PORTUGUESA SUGESTÕES METODOLÓGICAS

Upload: others

Post on 27-Oct-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

8º ANO1º BIMESTRE

2021

LÍNGUA PORTUGUESA

SUGESTÕES METODOLÓGICAS

Page 2: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

2

1º B

IMESTR

E /20

21

SUGESTÕES METODOLÓGICASLÍNGUA PORTUGUESA8º AN0

2

Orientações aos Professores e às Professoras

Entre muitos desafios vividos no ano de 2020, a sua experiência e o seu conhecimento docente se constituem, paraos (as) estudantes, a grande oportunidade de desenvolvimento da aprendizagem e superação. Para que seja possível,crianças, jovens e adultos se apropriarem das habilidades presentes nos diferentes componentes curriculares, o trabalhodocente é a grande força motriz do processo reflexão-ação-reflexão. Para isso, as sugestões metodológicas, aquiapresentadas, não esgotam todas as possibilidades, pois entende-se que é na e pela relação com os (as) estudantes que oensinar e o aprender se concretizam, de modo dinâmico, vivo e inerente às demandas de cada um/a.

Portanto, para a estruturação do trabalho escolar acontecer, faz-se necessária a sua sistematização, a partir dealgumas bases que assegurem o trabalho docente, sendo elas:

- O Acolhimento;- O Calendário Escolar;- A Diagnose;- O Planejamento do Percurso;- A Avaliação da Aprendizagem.

O trajeto de todo trabalho escolar passa pelo Calendário, a partir dele estabelecemos a organização das três açõesimportantes que darão sustentação à qualidade do ensino: ação gestora, ação docente e ação pedagógica.

O Calendário Escolar

Por ele guiaremos o planejamento, observando o total de dias letivos disponíveis em cada bimestre/ano, o períodode Avaliação do Percurso, as datas de Conselho de Classe, as Reuniões de Responsáveis e demais datas e ações previstas.

Importante ressaltar que a Recuperação, segundo o previsto em nosso Calendário Escolar 2021, é paralela aoperíodo escolar, devendo ocorrer simultaneamente com as avaliações da aprendizagem ao longo do período letivo.

Page 3: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

3 3

BIM

ESTR

E/2

02

1SUGESTÕES METODOLÓGICAS

LÍNGUA PORTUGUESA8º AN0

3

A Avaliação Diagnóstica

Etapa de extrema importância e que vai permitir à você, Professor(a), organizar o processo de ensino. Cabe ressaltarque, em um processo de diagnose, devemos buscar conhecer o que sabem os nossos (nossas) estudantes. É preciso identificarcrianças e jovens que estão iniciando a construção de determinados conhecimentos e aquelas que já avançaram nodesenvolvimento de uma ou outra habilidade, considerando que a diversidade, que é própria do ser humano, nos permitereceber estudantes em distintas etapas do processo de aprendizagem. Como precisamos atender a todos, o trabalho inicialpermitirá traçar possibilidades para que se desenvolvam e se apoiem mutuamente.

Ao observar seus/suas alunos(as), tenha em vista as possibilidades de aprendizagem. Com a diagnose não se pretendebuscar o que “falta”, mas sim o que cada criança ou jovem já conseguiu e o que precisa construir para apropriar-se dosdiferentes conhecimentos, desenvolvendo sua capacidade crítica e sua formação para a cidadania.

Page 4: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

4

1º B

IMESTR

E /20

21

SUGESTÕES METODOLÓGICASLÍNGUA PORTUGUESA8º AN0

4

O Planejamento do Percurso

De acordo com o CalendárioEscolar 2021, o dia de Planejamentoestá previsto para acontecer antes doinício do ano letivo e ao longo dosbimestres, via ReplanejamentoPedagógico.

Esse trabalho de planejamento ereplanejamento é essencial, tendo emvista a necessidade de avaliação dotrabalho e do desenvolvimento daaprendizagem dos(as) estudantes, noinício e no término de cada bimestreletivo.

O Acolhimento

Professor(a), logo no início do ano letivo, torna-se fundamental conhecer a turma e traçar caminhos para quetodos avancem. Busque, então, conhecer, a medida do possível, a história dos (das ) estudantes que receber. Éimportante, por exemplo, saber:

✔se estudavam na mesma turma ou escola;✔se sempre estudaram na Rede ou se eram de outro Estado ou de escola particular;✔quais conhecimentos construíram a respeito dos diferentes componentes curriculares;✔quais são os interesses e curiosidades que possuem;✔se há alunos que precisarão de apoio específico (como suportes para a inclusão e adaptação de necessidades

especiais);✔como foi a percepção do(a) estudante no ano de 2020, frente aos desafios vividos no enfrentamento da COVID-19.

Page 5: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

5 5

BIM

ESTR

E/2

02

1SUGESTÕES METODOLÓGICAS

LÍNGUA PORTUGUESA8º AN0

5

O Material Rioeduca, seus usos e recursos.

O material é elaborado por professores da Secretaria Municipal de Educação da nossa Prefeitura e estáestruturado de modo que o(a) estudante tenha garantido o previsto na Reorganização Curricular, de modo que ashabilidades presentes em cada componente curricular sejam garantidas a todas as crianças e jovens matriculadosna Rede de Ensino da nossa cidade.

O Rioeduca em casa.

Uso do Aplicativo Rioeduca em Casa que permitirá a interação entre professores e estudantes e oacesso aos recursos digitais próprios e de parceiros, sem consumir o pacote de dados dos usuários. Éimportante que você, professor(a), contemple em seu planejamento o uso do Aplicativo, comencaminhamento de atividades e orientações aos (às)estudantes.

Material Físico

Material Digital

Recursos

O Rioeduca na TV.

Consiste em uma programação com a veiculação de aulas pela TV

aberta e fechada, pela qual você, professor(a), poderá orientar o seutrabalho docente a partir da exibição das aulas. O Rioeduca na TV, seráum canal importante de atendimento aos estudantes, em especial, com oprograma Tira-dúvidas.

Page 6: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

6

1º B

IMESTR

E/20

21

SUGESTÕES METODOLÓGICASLÍNGUA PORTUGUESA8º AN0

6

Caro(a) Professor(a) da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, seja bem-vindo(a) a um novo ano letivo!No primeiro bimestre do 8º ano trabalharemos as habilidades prioritárias a serem desenvolvidas conforme a reorganização

curricular, buscando uma integração entre os eixos de oralidade, leitura, escrita e análise linguísticas.Ressaltamos que o material proposto é de apoio pedagógico, não prevendo, em nenhum momento prescindir dos demais

materiais que você, Professor(a) selecionar para seus(suas) aluno(as).Desejamos que consiga despertar o encantamento pelas leituras e com isso formar bons leitores.A seleção dos textos do Material Pedagógico do 1º bimestre deverá contribuir para o desenvolvimento da compreensão

leitora dos estudantes.

Sugestões para enriquecer suas atividades

➢ Valorize a literatura.➢ Ofereça bons textos literários.➢ Apresente contos divertidos e poemas leves e encantadores.➢ Impulsione a imaginação e a criatividade.➢ Estimule as leituras compartilhadas com os familiares e/ou colegas de classe.➢ Provoque debates exposições orais. As habilidades do eixo oralidade deve ser desenvolvido, cotidianamente.➢ Aprofunde o trabalho com a linguagem figurada.➢ Explore os variados gêneros e a comparação entre os textos.➢ Proponha temas que viabilizem caminhos para o aperfeiçoamento da competência leitora.➢ Converse, em todas as oportunidades, sobre a importância da leitura na vida das pessoas.➢ Mostre a importância da coesão gramatical ou lexical entre os elementos de uma frase ou texto.

Sugestão de gramática para pesquisar

CUNHA, Celso. Nova Gramática do português contemporâneo/ Celso Cunha & Lindley Cintra. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013.

Sugestão para pesquisar sobre gêneros textuais

http

s://pixab

ay.com

/pt/illu

stration

s/caneta

-l%C

3%

A1

pis-escrit%

C3

%B

3rio

-29

72

84

0/

Page 7: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

7 7

BIM

ESTR

E/2

02

1SUGESTÕES METODOLÓGICAS

LÍNGUA PORTUGUESA8º AN0

7

Professor(a) converse com seus(suas) alunos(as) sobreos temas das notícias.Sugerimos aproveitar esse momento para apresentare valorizar as variantes linguísticas de um modo geral.Convém ressaltar que relevância e atualidade sãoatributos importantes das notícias.Leve os(as) alunos(as) a perceberem as partes quecompõem uma notícia.Converse com os(as) alunos(as) sobre a importância dedistinguir o que seja um fato do que seja uma opinião.Ressalte que em torno dos fatos é que se formamopiniões. Alerte-os que, nem sempre, a opinião seapresenta claramente como uma visão pessoal. É,portanto, importante saber distingui-la do fato.Mostre que as adjetivações, por exemplo, sãoopiniões, visões pessoais de quem se expressa.

Sugestão de ampliação de atividade.

✓ Explore que emitir uma opinião envolve responsabilidade.✓ Chame a atenção para a linguagem das notícias, comparando-as.✓ Mostre o valor dos elementos de coesão nas notícias.✓ Solicite que pesquisem variadas e concisas notícias, mas que não sejam apenas regionais.✓ Apresente a mesma notícia publicada em mais de um meio de comunicação e peça que os(as) alunos(as)busquem suas

semelhanças e suas diferenças.

Página 6

Principais habilidades a serem desenvolvidas nas atividades

• Ler com fluência e expressividade textos de diferentes gêneros discursivos,identificando os mecanismos de coesão e coerência.

• Antecipar o assunto de um texto.• Reconhecer as diferentes partes de uma notícia: título (ou manchete),

subtítulo, lide, corpo da notícia.• Localizar informações explícitas, literalmente expressas no texto ou dele

parafraseadas.• Identificar a finalidade ( função social) de um texto e seu público-alvo.• Estabelecer relações entre as partes de um texto, identificando repetições

e substituições que contribuem para a sua continuidade (substantivos,pronomes, palavras e/ou expressões mais gerais e mais específicas).

• Distinguir um fato de uma opinião.• Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor

de um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no textopercebendo o caráter polissêmico de palavras ou expressões e osdiferentes significados que podem assumir em contextos diversos.

Professor(a), boa dica de leitura para enriquecer o trabalho com a notícia émostrar que pronomes “eu” e “meu” devem ser evitados, assim como os verbosna primeira pessoa do singular.

Página 7 Página 8

Page 8: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

8

1º B

IMESTR

E/20

21

SUGESTÕES METODOLÓGICASLÍNGUA PORTUGUESA8º AN0

8

Professor(a) lembre que o conto é um gênero de basenarrativa. Ele conta uma história.Explore as caraterísticas do gênero conto.Aborde a questão do foco narrativo. Peça que observemse o narrador está ausente e conta a história comoobservador ou ele é um personagem.Pergunte qual o momento de maior tensão da história, oclímax.Atente para o desfecho da história, o momento final.Mostre a importância dos tempos verbais na coesão e nacoerência dessa narrativa.Discuta com os(as) alunos(as) as características dospersonagens.

Página 18

Principais habilidades a serem desenvolvidas nas

atividades

• Valorizar a literatura em sua diversidade cultural, como patrimônioartístico da humanidade.

• Reconhecer os elementos da narrativa: - Narrador (foco narrativo);- personagem (principal e secundários, protagonista e antagonista)e suas características físicas e psicológicas; - tempo/espaço danarrativa; - aspectos descritivos do tempo/espaço da narrativa.

• Identificar as relações de causa e consequência.• Reconhecer os sinais de pontuação e outras notações como

marcas da expressividade em um texto, identificando efeitos desentido de seus usos.

• Reconhecer os elementos estruturais da narrativa: - situaçãoinicial; - complicação (conflito gerador e clímax); - desfecho.

Sugestão de ampliação de atividade.

✓ Aprofunde as atividades propostas no MDC com outros de textos de base narrativa.✓ Solicite que recontem, oralmente, o conto.✓ Proponha a encenação do conto com os familiares.✓ Peça que reescrevam o conto mudando o foco narrativo e o desfecho. Oriente a adicionar personagens definindo bem as suas

características, mas mantendo o título “ Maneira de amar”.✓ Lembre que, em um conto, a sequência narrativa desenrola-se até atingir um clímax que prepara o desenlace (desfecho).✓ Lance um desafio: Criar um conto para o livro de contos de sua turma. No final do bimestre, ele poderá ser doado para a Sala de

Leitura de sua escola.

Professor(a), boa dica de texto literário - Conto “AS PÉROLAS”, de CarlosDrummond de Andrade. Nele, a protagonista Renata encontra umapérola num pacote de açúcar e aumenta sua produção de doces, paraesvaziar mais pacotes de açúcar, esperando encontrar mais pérolas...

http

s://pixab

ay.com

/pt/illu

stration

s/girassol-so

l-flore

s-camp

o-p

aisagem-4

72

83

89

/

Page 9: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

9 9

BIM

ESTR

E/2

02

1SUGESTÕES METODOLÓGICAS

LÍNGUA PORTUGUESA8º AN0

9

Professor(a), antes de ler a história em quadrinhos, soliciteque os(as) alunos(as) observem as imagens, levando-os aantecipar o assunto do texto.Explore, com os(as) alunos(as), as características do gênero

HISTÓRIA EM QUADRINHOS (Texto misto, composto dequadros, que pode associar dois tipos de linguagem: a verbale a não verbal.)Mostre aos(às) alunos(as) a estrutura da narrativa(introdução, desenvolvimento e desfecho)Sugerimos incentivar seus(suas) alunos(as) a observarem ostextos verbais e não verbais e a fazer inferências.

Principais habilidades a serem desenvolvidas nas atividades• Reconhecer na combinação de elementos da linguagem de um texto,

efeitos de humor e de ironia, explicando as pistas linguísticas que causamo humor e a ironia do texto.

• Explicar as pistas linguísticas que causam o humor do texto.• Reconhecer os elementos da narrativa: - Narrador (foco narrativo); -

personagem (principal e secundários, protagonista e antagonista) e suascaracterísticas físicas e psicológicas; - tempo/espaço da narrativa; -aspectos descritivos do tempo/espaço da narrativa.

• Identificar relações lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadaspor recursos coesivos articuladores de relações de sentido (tempo, lugar,causa, dúvida, comparação, conclusão...).

• Inferir informações implícitas, seguindo as pistas fornecidas pelo textocomo um todo.

• Identificar as relações de causa e consequência.• Compreender textos não verbais e multimodais, tais como fotos, gráficos,

tabelas, tirinhas, propagandas etc.• Identificar o significado de palavras, por meio de consultas a dicionário ou

a outro material de referência, impresso ou digital.

Sugestão de ampliação de atividade✓ Peça aos (às) alunos(as) que recontem, oralmente, as histórias em quadrinhos.✓ Proponha a organização de uma GIBITECA.✓ Solicite que realizem uma pesquisa sobre quem inventou as histórias em

quadrinhos.✓ Oriente a leitura de O PEQUENO PRÍNCIPE de Saint-Exupéry. Coloque a literatura

na ambiência de suas aulas. Retire alguns trechos do livro citado e exemplifiquea PERSONIFICAÇÃO.

A primeira história em quadrinhos(HQ) moderna foi criada pelo artistaamericano Richard Outcault em 1895.

A primeira revista em quadrinhosbrasileira foi criada pelo jornalista LuísBartolomeu de Souza e Silva e chamava-se Tico-Tico, em 1905.

Se liga!

Página 14

Page 10: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

10

1º B

IMESTR

E/20

21

SUGESTÕES METODOLÓGICASLÍNGUA PORTUGUESA8º AN0

10

Professor(a), converse com seus(suas) alunos(as) sobre ogênero crônica e explore suas características.A crônica “O amor reciclado” conta uma história imaginadaa partir de uma notícia de jornal.As crônicas publicadas em jornais, revistas ou sites,geralmente abordam assuntos cotidianos, atuais, porémcostumam ter mais liberdade e trazer reflexões dos temas daatualidade numa linguagem mais informal que as notícias.Aborde a questão do foco narrativo. Peça que observem se onarrador está ausente e conta a história como observador ouele é um personagem.Pergunte qual o momento de maior tensão da história, o clímax.Atente para o desfecho da história, o momento final.Discuta com os(as) alunos(as) se o título permite antecipar otema da história.

Sugestão de ampliação de atividade✓ Peça aos (às) alunos(as) que pesquisem nos jornais uma notícia que comunique um fato

interessante para nossa cidade.✓ Proponha que a partir da notícia crie uma crônica conforme Sclyar.✓ Durante o bimestre, ofereça aos(às) alunos(as) a leitura de crônicas de autores variados.✓ Oportunize a comparação das estruturas de diferentes textos utilizados no material.

Principais habilidades a serem desenvolvidas nas

atividades

• Valorizar a literatura em sua diversidade cultural, comopatrimônio artístico da humanidade.

• Ler com fluência e expressividade textos de diferentes gênerosdiscursivos, identificando os mecanismos de coesão ecoerência.

• Avaliar diferentes hipóteses de leitura elaborada.• Construir diferentes hipóteses de leitura.• Antecipar o assunto de um texto.• Distinguir um fato de uma opinião.• Localizar informações explícitas, literalmente expressas no

texto ou dele parafraseadas.• Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma

palavra ou expressão.• Reconhecer os elementos da narrativa: - Narrador (foco

narrativo); - personagem (principal e secundários,protagonista e antagonista) e suas características físicas epsicológicas; - tempo/espaço da narrativa; - aspectosdescritivos do tempo/espaço da narrativa.

• Identificar o assunto e o tema (assunto principal) de um texto.• Reconhecer os elementos estruturais da narrativa: - situação

inicial; - complicação (conflito gerador e clímax); - desfecho.

Professor(a), o trabalho com a leitura devedespertar o prazer e estimular o interesse eminteragir com o texto.Leve os(as) alunos(as) a perceberem asinformações explícitas e as implícitas nos textos.

Página 9 Página 12

Page 11: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

11 11

BIM

ESTR

E/2

02

1SUGESTÕES METODOLÓGICAS

LÍNGUA PORTUGUESA8º AN0

11

Professor(a), converse com seus(suas) alunos(as) sobreo anúncio publicitário, mostrando que um gênerotextual que “vende” uma ideia, a marca de um produtoou o nome de uma empresa. Divulgar ao público umamensagem requer cuidado com a linguagem... Hoje emdia, encontramos anúncios por toda parte, até nainternet.Apresente o SLOGAN e faça com que observem sualinguagem.Ressalte que os anúncios costumam combinar alinguagem verbal e a não verbal. Dependendo doproduto e do público-alvo a linguagem será mais formalou informal.Sugerimos fazer as seguintes perguntas, antes decomeçarem as atividades: O anuncio foi estruturado demodo a atrair a atenção do leitor? Que recursoscontribuem para a leitura?

Principais habilidades a serem desenvolvidas nas atividades• Reconhecer na combinação de elementos da linguagem de um texto,

efeitos de humor e de ironia, explicando as pistas linguísticas que causamo humor e a ironia do texto.

• Compreender textos não verbais e multimodais, tais como fotos, gráficos,tabelas, tirinhas, propagandas etc.

• dentificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutorde um texto.

• Identificar a finalidade ( função social) de um texto e seu público-alvo.• Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação

de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em queforam produzidos e daquelas em que serão recebidos.

• Comparar textos a partir de diferentes critérios: suporte, assunto etc.

Professor(a), se desejar saber um pouquinho mais sobreTarsila do Amaral, visite o site do MultiRio!

Sugestão de ampliação de atividade✓ Explore a referência do SOL - Símbolo do calor e da energia que propicia a vida, o sol

pintado por Tarsila também impõe condições de trabalho duras aos funcionáriosrurais. https://www.culturagenial.com/abaporu/

✓ Trabalhe com slogans variados em atividades lúdicas.✓ Oportunize a comparação das estruturas de diferentes textos utilizados no material.

Tarsila do Amaral nasceu em 1 desetembro de 1886, no Município deCapivari, interior do Estado de São Paulo.Passou a infância nas fazendas de seu pai,estudou em São Paulo e depois emBarcelona, na Espanha, onde fez seuprimeiro quadro, ‘Sagrado Coração deJesus’, em 1904.

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/9735-tarsila-do-amaral

Página 10

http

://tars

ilad

oa

ma

ral.c

om

.br/b

iogra

fia/

Page 12: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

12

1º B

IMESTR

E/20

21

SUGESTÕES METODOLÓGICASLÍNGUA PORTUGUESA8º AN0

12

Professor(a), rearfirme para seus(suas alunos(as) aimportância da escrita em nossa vida cotidiana.Diversifique os temas buscando interações nas diferentesáreas de conhecimento.Lembre-se de que as práticas de escrita devem serdesenvolvidas gradativamente, respeitando-se, sempre, àsdiferenças individuais.

“O ideal é que se crie, com os alunos, a prática do

planejamento, a prática do rascunho, a prática das

revisões, de maneira que a primeira versão de seus textos

tenha um caráter de produção provisória, e os alunos

possam viver; como coisa natural, a experiência de fazer e

refazer seus textos, tantas vezes quantas sejam

necessárias, assim como fazem aqueles que se preocupam

com a qualidade do que escrevem. Talvez seja preferível

que os alunos escrevam menos, mas que possam revisar

seus textos, até mais de uma vez, tornando-se essa

revisão, assim, um hábito já previsto nas atividades

escolares com a escrita.”

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro &

interação. São Paulo: Parábola Editorial,2003.

Se liga!

Principais habilidades a serem desenvolvidas nas

atividades

• Planejar a escrita do texto, adequada ao interlocutor e aos objetivos da comunicação, levando com conta: a finalidade, a circulação, o suporte, a linguagem, o gênero, o tema e o assunto.

• Produzir textos de base narrativa com a estrutura adequada: -situação inicial; - complicação (conflito gerador e clímax); -Desfecho.

• Empregar, na produção de textos de base narrativa, elementosda narrativa, tais como:- Narrador (foco narrativo);- personagem(principal e secundários) e suas características físicas epsicológicas;- tempo/espaço da narrativa.

• Realizar processo de revisão de textos, verificando a adequaçãoao leitor e aos objetivos da comunicação.

• Empregar adequadamente os sinais de pontuação, inclusivecomo marcas de expressividade.

• Organizar o texto em blocos de sentido: parágrafo.• Utilizar recursos coesivos articuladores de relações de sentido

em produções individuais e/ou coletivas.• Empregar adequadamente sinais de acentuação gráfica e regras

básicas de ortografia.• Reescrever o texto, levando em conta o proposto na revisão

textual.

Página 17

Página 12 Página 11

Página 20

htt

ps:

//p

ixab

ay.c

om

/pt/

vect

ors

/l%

C3

%A

1p

is-e

scri

to-%

C3

%A

Dco

ne

-esc

ola

-de

sen

ho

-58

36

83

1/

Page 13: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

13 13

BIM

ESTR

E/2

02

1SUGESTÕES METODOLÓGICAS

LÍNGUA PORTUGUESA8º AN0

13

Compartilhando referências

Ler e compreender:os sentidos dotextoIngedore V. Koch eVanda Maria EliasSão Paulo:Contexto, 2006

Produção Textual ,Análise de Gêneros eCompreensãoLuiz Antonio MarcuschiSão Paulo: ParábolaEditorial, 2008.

Análise e produção de textosLeonor Werneck SantosRosa Cuba RicheCláudia Souza TeixeiraSão Paulo: Contexto, 2012.

ANTUNES, Irandé.Aula de português:encontro einteração. SãoPaulo: ParábolaEditorial, 2003.

ORLANDI, EniPulcinelli. Discurso eLeitura. São Paulo:Cortez, 2012.

Page 14: SUGESTÕES METODOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA - Rio de …

SUGESTÕES METODOLÓGICAS(MATEMÁTICA)

CONTATOS E/SUBE

Telefones: 2293-3635 / 2976-2558

[email protected]

EDUARDO PAES

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

RENAN FERREIRINHA CARNEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

TERESA COZETTI PONTUAL PEREIRA

SUBSECRETARIA DE ENSINO

MICHELLE VALADÃO VERMELHO ALMEIDA

RENATA SURAIDE SILVA DA CUNHA BRANCO

DANIELLE GONZÁLEZ

COORDENADORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL

DANIELE PERES NUNES

GERÊNCIA DE ANOS FINAIS

ELISABETEMARTINS FEIO BRAND

ELABORAÇAO DE LÍNGUA PORTUGUESA

WELLINGTON MARTINS MACHADO

REVISÃO ORTOGRÁFICA

ANDREA DORIA

DIAGRAMAÇÃO E DESIGN