star wars e a cultura da convergência

41

Upload: gabriel-ramalho-de-albuquerque

Post on 16-Jul-2015

75 views

Category:

Business


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Star Wars e a Cultura da Convergência
Page 2: Star Wars e a Cultura da Convergência
Page 3: Star Wars e a Cultura da Convergência

Trilogia Original Episódio IV – Uma Nova Esperança

• Conta a história de Luke Skywalker que se vê envolvido na luta entre os rebeldes e o malvado império galáctico quando conhece Obi-wan kenobi um velho mestre jedi que começa a treiná-lo nos caminhos da força. Luke e Obi-wan partem em um missão arriscada para resgatar a líder rebelde, Princesa Leia, das garras do império. Durante o resgate, Obi-wan se sacrifica numa luta com Darth Vader, seu antigo aprendiz. Mas quando o império ameaça destruir a base rebelde com a estrela da morte, Luke prova que a força está com ele quando destrói a estação espacial.

Page 4: Star Wars e a Cultura da Convergência

Episódio V – O império Contra-Ataca

• No segundo filme da série, as coisas vão mal para a rebelião. Depois de sua base ter sido atacada, os rebeldes se espalham pela galáxia. Luke decide ir continuar seu treinamento com Yoda, o mestre de Obi-wan, enquanto Leia parte com Han Solo e Chewbacca, mercenários que ajudaram luke a libertar leia, para o ponto de encontro. Durante uma perseguição, a nave de Han solo, a millenium falcon, é avariada. Para reparos, eles se dirigem para uma base de mineração de um dos amigos de Han Solo, Lando Calrissian. mas as tropas imperiais chegam lá primeiro e Lando é forçado a trair Han. Todos Capturados, Han é congelado em carbonite e enviado para seu antigo chefe, Jaba, com quem Han tem uma dívida alta. Darth Vader usa Leia e os outros como armadilha para Luke que interrompe o treinamento com Yoda para resgatá-lo. Luke duela com Darth Vader e durante a luta descobre que ele é filho de Vader. Depois da revelação, Luke é derrotado mas consegue escapar.

Page 5: Star Wars e a Cultura da Convergência

Episódio VI – O Retorno de Jedi

• Na conclusão da saga, o império se prepara para esmagar a rebelião com uma estrela da morte mais ponderosa que a anterior enquanto a frota rebelde monta um ataque massivo à estação espacial. Luke Skywalker confronta seu pai num duelo perante o imperador. No ultimo minuto Vader decide salvar seu filho e derrota o imperador. O império é derrotado, os Sith deixam de existir e a liberdade é restaurada na galáxia.

Page 6: Star Wars e a Cultura da Convergência

Trilogia Nova Episódio I – A Ameaça Fantasma

• A história se passa 32 anos antes dos eventos de uma nova esperança. Presos no planeta deserto Tatooine depois de resgatar a Rainha Amidala de uma invasão iminente ao seu planeta, o aprendiz de jedi Obi-Wan Kenobi e seu mestre conhecem Anakin Skywalker, um jovem escravo incrivelmente poderoso na força. Anakin vence uma corrida para ajudar seus amigos jedi a conseguirem sair do planeta. Ele consegue também a sua liberdade e deixa seu lar para treinar para ser um jedi. Anakin e Amidala voltam para o planeta da rainha Amidala onde enfrentam as forças de invasão enquanto os jedi lidam com um inimigo normal chamado Darth Maul e então eles percebem que a invasão é meramente o primeiro passo de um plano sinistro das forças das trevas que são os Sith.

Page 7: Star Wars e a Cultura da Convergência

Episódio II – Ataque dos clones

• Dez anos depois dos eventos do episódio 1, tanto a galáxia quanto Obi-Wan, Anakin e Amidala sofreram muitas mudanças. Os três se reúnem mais uma vez quando Obi-Wan e Anakin (agora um aprendiz de jedi) são designados para proteger Amidala, cuja vida está sendo ameaçada por um grupo de separatistas. Alianças são formadas e forças poderosas colidem, enquanto a guerra dos clones começa. Uma guerra que definirá o destino de toda a galáxia.

Page 8: Star Wars e a Cultura da Convergência

Episódio III – A Vingança dos Sith • 3 anos depois do início da guerra dos

clones, os nobres jedi têm liderado a grande exército contra os separatistas numa batalha de proporções galácticas. Quando os Sith revelam uma trama de mil anos para governar a Galáxia, a república desmorona e de suas cinzas se ergue o maligno império galáctico. O herói Jedi Anakin Skywalker é seduzido para o lado negro e se torno o novo aprendiz do Imperador. Anakin deixa de existir e surge Darth Vader. Os jedi são dizimados . Obi-Wan e mestre Yoda são forçados a se esconder. A única esperança para a galáxia são os filhos de Anakin - as duas crianças nascidas em segredo que no futuro se tornarão Luke Skywalker e Princesa Leia Organa.

Page 9: Star Wars e a Cultura da Convergência
Page 10: Star Wars e a Cultura da Convergência

• Quando negociou com o estúdio, George Lucas abriu mão de parte da

bilheteria para ter controle da imagem dos personagens. • Mais da metade dos US$ 20 bilhões gerados por Star Wars veio

de produtos licenciados, de videogames (120 títulos) a perucas “oficiais” da Princesa Leia.

• Mesmo depois do fim da saga de filmes encerrada em 2005 com Episódio 3: A Vingança dos Sith, a franquia continua ganhando milhões todos os anos com a venda de quadrinhos, desenhos animados e produtos licenciados.

• Lucasfilm arrecadou em 2010 mais de 510 milhões de dólares em vendas de brinquedos relacionados ao filme Star Wars.

• “Geralmente os produtos licenciados de um filme têm vida muito curta: é muito raro que um filme gere produtos por tanto tempo.” (Nathalie Chouraki, diretora da agência especializada em licenças Kazachok).

Page 11: Star Wars e a Cultura da Convergência

• "Star Wars criou uma comunidade, em todo o mundo. (...) você

debateu com seus colegas sobre a Força e quando você foi um menino, brincou com brinquedos de Star Wars” (Howard Roffman, chefe da área de licenciamento de produtos da Lucasfilm).

• Howard Roffman direcionou o investimento em licenciamento de produtos para os livros e os quadrinhos que davam continuidade à saga. Segundo ele, a maioria se tornaram best sellers e os livros rapidamente atingiram o topo da lista dos mais vendidos do New York Times.

• Posteriormente, os investimentos foram direcionados para os games.

• Segundo Howard, foi na venda de action figures que eles tiveram uma grande surpresa, porque não só os produtos foram um sucesso, mas também foram vendidos principalmente entre os adultos.

Page 12: Star Wars e a Cultura da Convergência

• Em 2010, Star Wars manteve sua posição como a licença de brinquedo mais vendida entre os meninos americanos, pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com a Lucasfilm e a empresa de pesquisa NPD Group.

• A empresa Lucasfilm informou que as rápidas vendas de brinquedos também estão refletindo na procura de produtos licenciados nas categorias publicação, vestuário, eletroeletrônicos e utilidades domésticas.

• Este ano, acontece o lançamento de “Star Wars: The Complete Saga” em alta definição Blu-ray, um relançamento de passeios da Star Tours em parques temáticos da Walt Disney e uma nova leva de videogames. Tudo isso ajudará no retorno de Star Wars para os cinemas em 2012, com o lançamento em 3D de Star Wars: Episódio I: A Ameaça Fantasma.

Page 13: Star Wars e a Cultura da Convergência

• Outro ponto importante foi o fato da nova trilogia não ter agradado grande parte dos fãs da trilogia original.

• No entanto, a nova geração que começava a ir ao cinema na época, apropriou-se da nova parte da saga e fez dela um grande sucesso de bilheteria e de venda de produtos licenciados.

• Com os novos livros e quadrinhos sendo lançados em função da série de animação exibida no Cartoon Network, The Clone Wars, a história da saga não para de crescer.

• Nos últimos dez anos, Star Wars tornou-se o tema mais bem sucedido na história da Lego.

Page 14: Star Wars e a Cultura da Convergência
Page 15: Star Wars e a Cultura da Convergência
Page 16: Star Wars e a Cultura da Convergência
Page 17: Star Wars e a Cultura da Convergência
Page 18: Star Wars e a Cultura da Convergência
Page 19: Star Wars e a Cultura da Convergência

• Loja virtual que vende somente produtos de Star Wars - é o Star Wars Shop.

• O Star Wars Shop concentra a maior variedade de produtos licenciados de Star Wars, distribuídos em uma infinidade de categorias.

• O site também possui uma área dedicada aos filmes Indiana Jones.

Page 20: Star Wars e a Cultura da Convergência
Page 21: Star Wars e a Cultura da Convergência

“Star Wars é muito, muito mais do que apenas um filme.” (última frase dita por Howard Roffman em uma de suas palestras).

Page 22: Star Wars e a Cultura da Convergência
Page 23: Star Wars e a Cultura da Convergência

• Jenkins nos explica que o cenário transmidiático é estabelecido quando uma narrativa passa de uma mídia para a outra, por exemplo, quando um seriado de TV é expandido para diferentes mídias, mantendo o seu enredo e dando continuidade a história criando um universo ficcional próprio. Outra característica da transmidialidade está na relação entre estas histórias, fazendo-se necessário que um sujeito consiga se situar no contexto do enredo independente de que mídia acompanhe a narrativa. Desta forma, entende-se que uma narrativa transmidiática é estabelecida quando são criados novos meios independentes. Assim, uma história contada na TV pode ser ampliada na tela do cinema, nas páginas de um livro ou até mesmo através da dinâmica de um game.

Page 24: Star Wars e a Cultura da Convergência

• "Rodando em garagens e quartos de adolescentes, criando efeitos especiais em computadores domésticos e copiando em seu HD músicas de CD e arquivos de MP3, os fãs criaram novas versões da mitologia da Guerra nas Estrelas (1977). Nas palavras do diretor de Star Wars : “Este é o futuro do cinema; a Guerra nas Estrelas é o catalisador.” (...)

• Algumas produções feitas por fãs chegaram a até Cannes, a saber: JabbaWookiee, Speeder, Christmas Tauntauns, JarJars walking papers, Escape from Tatooine, One season more, Pink five, Crazy Watoo, SW gangsta rap e Silent but deadly.

Page 25: Star Wars e a Cultura da Convergência

• “Os fãs constituem o segmento mais ativo do público midiático que se recusam a aceitar tudo o que lhe dão e insistem no seu direito à plena participação. Nada disto é novo. O que está mudando é a visibilidade da cultura dos fãs.” (Jenkins)

Page 26: Star Wars e a Cultura da Convergência

• O trailer do filme Austin Powers II: brincou com o público...

Page 27: Star Wars e a Cultura da Convergência

• Utilizando – se das famosas introduções dos episódios de star wars, ele abriu com música de suspense e do interior de uma nave espacial, com uma voz pesada e de suspense o narrador explica: "Anos atrás, uma batalha foi travada e um império foi destruído. Agora, a saga vai continuar." O pensamento de todos começa a girar em torno de revelar ou não o previsto Darth Vader (ou o seu equivalente visto naquele ano, Darth Maul), mas em vez disto, quem aparece surpreendendo a todos é Doctor Evil, que encolhe os ombros e diz: "Você estava esperando alguém?" C Curvando-se diante do fenômeno de mídia, Austin Powers foi lançado com o slogan "Se você ver apenas um filme este verão, veja ... Star Wars . Se você ver dois filmes, consulte Austin Powers ".

Page 28: Star Wars e a Cultura da Convergência

• “Apesar de um hiato de duas décadas, quase entre as datas de

lançamento de O Retorno de Jedi e A Ameaça Fantasma , a Lucasfilm continuou a gerar lucros através da franquia Star Wars com produção de novelas e histórias em quadrinhos originais, distribuição de fitas de vídeo e fitas de áudio, brinquedos, games, mercadorias, e a manutenção de um aparelho de publicidade elaborado, incluindo um brilhante boletim mensal de Star Wars”

Page 29: Star Wars e a Cultura da Convergência

Star Wars XBOX 360 - 2011

Page 30: Star Wars e a Cultura da Convergência

• Caravan of Courage: foi um filme feito para televisão americano definido no universo Star Wars. Foi lançado nos cinemas na Europa como Caravan of Courage: An Ewok Adventure, e é conhecida por esse título hoje. O filme centra-se na luta dos irmãos Mace (Eric Walker) e Cindel (Aubree Miller), presos na lua florestal de Endor a procura de seus pais, que foram seqüestrados por um monstro conhecido como Gorax.

• Com a ajuda dos valentes Ewoks eles enfrentam os perigos nesta emocionante aventura.

• O filme é ambientado em algum momento entre o quinto e o sexto episódio da série Star Wars.

Page 31: Star Wars e a Cultura da Convergência
Page 32: Star Wars e a Cultura da Convergência
Page 33: Star Wars e a Cultura da Convergência

• Fãs sempre foram adaptadores de tecnologia midiática.

• O que muda nesse momento é a visibilidade desta cultura, proporcionada pela rede.

• Blogs e Youtube, são exemplos de meios de difusão desta cultura.

• Comercio (ilegal) de artigos relacionados à Star Wars.

• Concursos para premiar filmes de fãs.

Page 34: Star Wars e a Cultura da Convergência

Problemas Autorais • Laser Spyder III (Wicked

Lasers)

• Laser comercial mais perigoso do mundo.

• Possível semelhança com sabres de luz de Star Wars

• Lucas Film entra com processo, mas pouco tempo depois desiste da ação.

Page 35: Star Wars e a Cultura da Convergência

Problemas Autorais • Designer de Star Wars de 1977.

• Andrew Ainsworth alega ter criado capacete dos stormrooper, comercializa produtos em 2004 na internet.

• Lucas Film processa, porém advogados do designer alegam que o capacete não é obra de arte, não infringindo as leis britânicas

• Nos Estados Unidos, a lei prevê a inflação.

• Lucas Film recorre à suprema corte, com apoio de Steven Spielberg, James Cameron e Peter Jackson.

Page 36: Star Wars e a Cultura da Convergência

Star Wars Official Fan Film Awards

• Lançado em 2002 por LucasFilms e AtomFilms

• Feito para reconhecer o genero de crescimento de filmes de fãs.

• Concurso inaugural e oficial em 2002.

• Em 2007 passa a chamar-se Star Wars Fan Movie Challenger

Page 37: Star Wars e a Cultura da Convergência

Star Wars Troops

• Fan Film, lançado em 1997 por Kevin Rubio.

• Reconhecido em 2002 pela LucasFilms com o Pioneer Awards.

• Cruzamento de COPS com Star Wars

• Mostra dia a dia dos Stormtroopers no planeta Tatooine.

• Um casal tem um sobrinho chamado Luke Skywalker.

Page 38: Star Wars e a Cultura da Convergência

George Lucas in Love • Filme Independente, de 1999 produzido por Joe

Nussbaum.

• Aprovado nos escritórios de Hollywood.

• No filme, George Lucas é um estudante universitário e tem um bloqueio criativo quando tenta escrever um filme.

• Professores e colegas se assemelham com os personagens de Star Wars.

• Pioneer Awards em 2004.

• George Lucas é fã desse filme.

• Desde então Joe Nussbaum dirigiu: Sleeplover(2004), America Pie Presents: The naked mile(2007), Sydney White(2007) e Prom(2010, Walt Disney Pictures).

Page 39: Star Wars e a Cultura da Convergência

Algumas Paródias...

• Episódio “de volta para o futuro” da laranja irritante. Uma laranja aparece com capacete que remete ao de Darth Vader.

• Family Guy e Os Simpsons em episódios de paródias completas sobre o filme Star Wars.

Page 40: Star Wars e a Cultura da Convergência

Star Wars Day – “Um Stormtrooper no parque”

• Dia 04 de Maio, comemorado pelos fãs da Saga. • A partir de um trocadilho de umas frases mais famosas de Star Wars – “May the force be with you” [Que a

força esteja com você] - a data 04/05 foi escolhida pelos fãs como o dia de comemoração da saga, o Star Wars Day.

Page 41: Star Wars e a Cultura da Convergência

“Um filme nunca está acabado, apenas está abandonado” (George Lucas)