sponsors@fep_dez2010

5
PATROCINADORES OFICIAIS APOIOS Vivemos a época dos festejos natalícios a que segue o balanço do ano que findou, com os tradicionais votos para o ano de 2011 que se avizinha, para além da “azáfama” na escolha e compra das prendas que iremos dar aos nossos familiares e amigos. Vamos aproveitar este contexto para tentar que esta quadra seja diferente para alguns de nós. Que tal pensar- mos em dar “uma prenda de afecto” a quem mais neces- sita nestes tempos de incerteza mas de também de muita esperança. Praque ou faça uma acção de voluntariado. Seja “fazer companhia“ a quem dela necessita, estar com crianças, visitar um doente, distribuir “iguarias de Natal”, pelos sem abrigo, dar um brinquedo, um livro... Não importa o po de acvidades, mas temos a obriga- ção e a responsabilidade social de contribuir com “o nosso afecto“ para quem está carente, necessitado e/ou doente. Enquanto membros de uma comunidade educava, como é a FEP, temos de colocar as nossas competências acadé- micas e sociais ao serviço da comunidade, não só através da inserção no mercado de trabalho, mas assumindo que a prácca do voluntariado ajuda a desenvolver as nossas competências pessoais de “saber ouvir/escutar“; compre- ender os outros; relacionamento interpessoal; comunica- ção; trabalho em equipa…etc. Deixe o conforto do “sofá” a “conversa da treta no café“ e vá procurar a recompensa “do sorriso”, em que se tra- duz as acções de voluntariado. Nesta época, seja voluntá- rio por um dia ou através de um gesto. Temos esse direito. Vamos colocar isso na nossa Agenda para 2011, como um dos nossos Objecvos. E, que mais Objecvos para 2011? Pois bem, este deve ser o nosso trabalho de casa e obri- gatório. O que “queremos fazer “ para o próximo ano em termos académicos; aumentar ou manter a média escolar; ingressar no mercado de trabalho ou seguir para Mestra- do; aprofundar o meu inglês; fazer o programa Erasmus; ter um estágio numa empresa; visitar uma empresa; fazer um “working day “ na empresa dos meus sonhos e tantos outros exemplos que podiam ser enumerados... Fixar objecvos não é o mesmo que elencar promessas, intenções, desejos, mas tem de representar uma vontade de “querer fazer “, isto é, tem de se traduzir num conjunto de acvidades a realizar num determinado calendário e com a definição dos resultados a obter. Clarificar/fixar os nossos objecvos vai ajudar-nos a vi- sualizar a nossa ambição para 2011, tornando mais fácil as nossas escolhas quanto aos caminhos a seguir. Improvisar é importante, mas não pode ser o nosso habitual proces- so de decisão. Aqui fica a minha sugestão para esta época. Contribua com uma “prenda de afecto” e receberá um “enorme sor- riso de agradecimento”. Com afecto, muitas prendas e um “sapanho” com ob- jecvos, são os meus Votos para a toda a comunidade/ família FEP. Manuel Gonçalves, Director de Recursos Humanos da Deloie NATAL COM VOLUNTARIADO 2011 COM OBJECTIVOS EDIÇÃO IX | DEZEMBRO 2010 ATRAVÉS DA BOLSA DE EMPREGO ONLINE

Upload: sofia-veiga

Post on 23-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Publicação electrónica com artigos dos Sponsors da Bolsa de Emprego

TRANSCRIPT

Page 1: SPONSORS@FEP_DEZ2010

PATROCINADORES OFICIAIS

APOIOS

Vivemos a época dos festejos natalícios a que segue o balanço do ano que findou, com os tradicionais votos para o ano de 2011 que se avizinha, para além da “azáfama” na escolha e compra das prendas que iremos dar aos nossos familiares e amigos.

Vamos aproveitar este contexto para tentar que esta quadra seja diferente para alguns de nós. Que tal pensar-mos em dar “uma prenda de afecto” a quem mais neces-sita nestes tempos de incerteza mas de também de muita esperança. Pratique ou faça uma acção de voluntariado. Seja “fazer companhia“ a quem dela necessita, estar com crianças, visitar um doente, distribuir “iguarias de Natal”, pelos sem abrigo, dar um brinquedo, um livro...

Não importa o tipo de actividades, mas temos a obriga-ção e a responsabilidade social de contribuir com “o nosso afecto“ para quem está carente, necessitado e/ou doente. Enquanto membros de uma comunidade educativa, como é a FEP, temos de colocar as nossas competências acadé-micas e sociais ao serviço da comunidade, não só através da inserção no mercado de trabalho, mas assumindo que a práctica do voluntariado ajuda a desenvolver as nossas competências pessoais de “saber ouvir/escutar“; compre-ender os outros; relacionamento interpessoal; comunica-ção; trabalho em equipa…etc.

Deixe o conforto do “sofá” a “conversa da treta no café“ e vá procurar a recompensa “do sorriso”, em que se tra-duz as acções de voluntariado. Nesta época, seja voluntá-rio por um dia ou através de um gesto. Temos esse direito. Vamos colocar isso na nossa Agenda para 2011, como um dos nossos Objectivos.

E, que mais Objectivos para 2011?Pois bem, este deve ser o nosso trabalho de casa e obri-

gatório. O que “queremos fazer “ para o próximo ano em termos académicos; aumentar ou manter a média escolar;

ingressar no mercado de trabalho ou seguir para Mestra-do; aprofundar o meu inglês; fazer o programa Erasmus; ter um estágio numa empresa; visitar uma empresa; fazer um “working day “ na empresa dos meus sonhos e tantos outros exemplos que podiam ser enumerados...

Fixar objectivos não é o mesmo que elencar promessas, intenções, desejos, mas tem de representar uma vontade de “querer fazer “, isto é, tem de se traduzir num conjunto de actividades a realizar num determinado calendário e com a definição dos resultados a obter.

Clarificar/fixar os nossos objectivos vai ajudar-nos a vi-sualizar a nossa ambição para 2011, tornando mais fácil as nossas escolhas quanto aos caminhos a seguir. Improvisar é importante, mas não pode ser o nosso habitual proces-so de decisão.

Aqui fica a minha sugestão para esta época. Contribua com uma “prenda de afecto” e receberá um “enorme sor-riso de agradecimento”.

Com afecto, muitas prendas e um “sapatinho” com ob-jectivos, são os meus Votos para a toda a comunidade/família FEP.

Manuel Gonçalves, Director de Recursos Humanos da Deloitte

NATAL COM VOLUNTARIADO 2011 COM OBJECTIVOS

EDIÇÃO IX | DEZEMBRO 2010ATRAVÉS DA BOLSA DE EMPREGO ONLINE

Page 2: SPONSORS@FEP_DEZ2010

A 11ª Edição da Porto de Emprego, que se vai realizar de 14 a 17 de Março de 2011, na Faculdade de Economia do Porto, tem constituído ao longo das inúmeras edições, um dos grandes factores de aproximação dos estudantes finalistas de toda a comunidade académica portuense ao tecido empresarial.

Os estudantes aproveitam esta iniciativa não só para dedicar os seus últimos momentos vividos na Faculdade em busca de uma promissora carreira, como também para participarem nas palestras administradas pelas em-presas participantes. Esta última vertente permite a pro-moção empresarial junto de futuros profissionais e ainda a melhoria do discernimento nas opções dos estudantes. Contando com dezenas de empresas de renome nacional e internacional, este Evento recebeu mais de 3000 visitas no ano transacto.

Organizada pela FEP Junior Consulting, em parceria com o SEREIA – Serviço de Relações Externas e Integração Académica, a Porto de Emprego é uma oportunidade úni-

ca e um serviço de importância vital, permitindo a toda a comunidade académica a aproximação com o mercado de trabalho e às empresas participantes a possibilidade de contactar directamente com recursos humanos recém--diplomados de qualidade.

ACADEMIA APAMM

A Returncash, Lda. (ACADEMIA APAMM), entidade for-madora acreditada pela DGERT, disponibiliza uma oferta formativa diversificada para um público que se revela exi-gente face a um mercado em constante mutação e, deste modo, ávido de novas e actuais competências.

Na panóplia de cursos da ACADEMIA APAMM, desta-

cam-se 3 ofertas que proporcionam novas saídas profis-sionais e o cumprimento de obrigações impostas pela carreira profissional. Neste sentido, evidencia-se o Curso de Mediação de Seguros, em e-learning, que possibilita o desenvolvimento de uma actividade profissional paralela ou principal, caso a formação académica de base não

Porto de Emprego 2011

A Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho de 2010, re-gulamenta que a partir de 1 de Janeiro de 2011 a Certifi-cação do Software é obrigatória.Trata-se de uma medida da Direcção-Geral dos Impostos que visa facilitar o cruza-mento de dados e a criação de mecanismos de controlo e auditoria integrados no software, que têm por finalidade impedir as fraudes fiscais.

A certificação de um produto de software significa as-sumir perante a DGCI que este respeita um conjunto de normas, das quais se destacam: a correcta produção do ficheiro de auditoria SAF-T (PT) e a introdução de meca-nismos que garantam a inviolabilidade da informação ini-cialmente registada.

Na prática, esta medida obriga a normalizar um con-

junto de procedimentos, ou seja, as facturas ou talões de venda emitidos estão agora obrigados a exibir o número de certificado do produto atribuído pela DGCI e contêm, adicionalmente, uma assinatura digital, obtida a partir da informação fiscalmente relevante.

A Sage, como líder nacional e internacional no desen-volvimento de software de gestão, promove a utilização de software certificado junto dos seus clientes. Assim, para além de já ter apresentado ao mercado a versão 2011 dos seus produtos certificada pela DGCI, tem dispo-nibilizado apoio aos seus Clientes e Parceiros, através de acções de formação, de um site específico (http://www.softwarecertificado.sage.pt) e de uma linha de apoio.

Software Certificado obrigatório a partir de 1 de Janeiro de 2011

Page 3: SPONSORS@FEP_DEZ2010

permita aos seus licenciados um ingresso imediato no mercado. O Curso de Formação Pedagógica Inicial de For-madores apresenta-se como uma opção igualmente válida para quem anseia mais saídas profissionais, correlaciona-das com o seu histórico académico. A última oferta, for-mação creditada pela OTOC, dirige-se a Técnicos Oficiais de Contas e proporciona a obtenção de créditos exigidos para a manutenção na Ordem, bem como a actualização das competências destes profissionais.

Em Janeiro de 2011, apresentaremos atractivas cam-panhas promocionais para fomentar um início de ano

próspero em conhecimento. Consulte o nosso website em www.academiaapamm.com.

Software Certificado obrigatório a partir de 1 de Janeiro de 2011

A CERTFORM tem já preparado o seu plano de Forma-ção para o ano de 2011. Para arrancar em Janeiro de 2011 estão previstos diversos cursos na área de Contabilidade e Gestão. Especialmente vocacionados para Economistas e Gestores estão o Curso Prático de Contabilidade e Fis-calidade – de acordo com o SNC (turmas a iniciar a 6 e 15 de Janeiro); o Curso de Especialização em Contabilidade e Fiscalidade – Avançado - Aplicação Prática do Sistema de Normalização Contabilística (turma a iniciar a 22 de Ja-neiro); o Curso Prático de Análise Económica e Financeira com Informática Aplicada (turma a iniciar a 15 de Janei-ro); o Curso Prático de controlo de Gestão, Contabilidade de Custos e Orçamental (início a 5 de Fevereiro); o Curso de Especialização em Consultores Fiscais (início a 12 de Janeiro) e o Curso de Excel para Financeiros e Gestores a

iniciar a 4 de Fevereiro. Dada a vertente muito prática dos cursos, a frequência da formação permite uma melhoria da capacidade de adaptação ao mercado de trabalho nas respectivas áreas de conhecimento. Os programas dos cursos são homologados pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas no âmbito do regulamento do controlo da qua-lidade. Para além dos cursos mencionados estão previstos iniciar em Janeiro diversos cursos de formação em áreas também do interesse dos Economistas e Gestores: Ges-tão da Qualidade, Recursos Humanos, Gestão de Eventos, Falar em Público, Coaching e Liderança, Formação Peda-gógica Inicial de Formadores. Informações mais detalha-das poderão ser consultadas no site oficial da CERTFORM (www.certform.pt).

CERTFORM – Apresentação do Plano de Formação 2011

Em Setembro, iniciámos a nossa jornada in-house com o Career Day na Universidade Católica de Lisboa. O Pro-grama contemplou uma apresentação sobre o banco e em particular sobre Mercados Financeiros, já que foi feita a divulgação da maior competição de bolsa on-line, em Portugal, da qual o Millennium bcp é parceiro, e que ain-da está a decorrer, o Global Investment Challenge 2010 (GIC). Ocorreu ainda uma visita às instalações do banco e

à própria sala de mercados. Estivemos noutras Universidades também para infor-

mar e esclarecer questões relacionadas com as inscrições neste jogo de bolsa on-line (GIC).

Ainda durante o mês de Setembro, estivemos no Care-er Skills Week do ISCTE e em algumas feiras de emprego, o Fórum carreiras 2010 na Faculdade de economia da Uni-versidade Católica ou a JopShop de Direito da mesma Uni-versidade (8ºEdição) foram disso exemplo. Para além da habitual presença em Stand, desenvolvemos Workshops, cujos temas foram desde a Gestão de Activos, Corporate Finance ou mesmo a criatividade no Millennium bcp.

No caso da JopShop de Direito marcámos presença no Recruiting Lounge onde também pudemos responder a questões relacionadas com o Processo de Recrutamento e Selecção.

Nos passados dias 20 e 21 de Novembro realizou-se o Jogo 24hdegestão, a que o Millennium bcp teve o prazer de se associar através do patrocínio de uma das equipas participantes.

COME AND GROW WITH US Nesta 6ªedição Come and Grow With Us, como não podia deixar de ser, decidimos mais uma vez estar muito próximos dos estudantes portugueses.

Page 4: SPONSORS@FEP_DEZ2010

Em qualquer uma destas iniciativas contámos com o apoio e testemunho de jovens Colaboradores do banco que integram ou integraram recentemente os Programas de Desenvolvimento People Grow e Young Specialist.

Num futuro próximo e já a partir de Fevereiro, volta-remos a contar com iniciativas como o Banking Game ou Millennium Banking Seminar.

A par de todas estas iniciativas que vamos continuar em 2011, estaremos a seleccionar os participantes dos Es-tágios de Verão, Projectos e Estágios Curriculares.

Por tudo isto, convidamos os alunos da FEP a inscreve-rem-se e a participarem com sucesso nos eventos CGWU 2011!

Arrisca e atreve-te fazendo desde já a candidatura à próxima Geração de Talentos Millennium bcp – A Futura MGeneration!

www.millenniumbcp.pt

Decathlon Portugal

Desde a abertura da primeira loja no ano 2000, o pro-jecto da Decathlon Portugal não tem parado de crescer, contamos já com 16 lojas e mais de 1000 colaboradores de norte a sul do país.

A Decathlon tem ido assim, de encontro aos portugue-ses, para garantir a sua promessa:

“Tornar acessível ao maior número de pessoas o prazer e os benefícios do desporto”.

Para reforçar as nossas equipas e acelerar a expansão, criamos um site exclusivamente dedicado ao recrutamen-to, myjob.decathlon.pt . Aqui os candidatos podem en-contrar as oportunidades de emprego actualizadas e dis-poníveis nas diferentes lojas.

O percurso profissional dentro da empresa inicia-se nas funções de Vendedor Desportista ou Responsável de Des-porto.

Um dos nossos compromissos é também a formação e

o desenvolvimento das nossas equipas.

“Aumentar o nível de confiança de cada indivíduo para que possa tirar o máximo de proveito do seu trabalho, garantindo-lhe uma maior eficácia”

O nosso management é de proximidade, responsabi-lizante e centrado na tomada de decisões por parte dos nossos colaboradores.

Hoje, mais do que nunca, a evolução profissional na empresa é uma realidade, 100% dos nossos Directores evoluiram das funções base (Vendedor Desportista ou Responsável de Desporto). O percurso profissional dentro da Decathlon vem com a atitude e paixão e as oportuni-dades surgem tanto a nível nacional como internacional.

Visite-nos em myjob.decathlon.pt

Page 5: SPONSORS@FEP_DEZ2010

Numa época em que as competências transversais e, con-sequentemente, as aprendizagens em contextos extra-cur-riculares são cada vez mais valorizadas pelos empregado-res, o SEREIA – Serviço de Relações Externas e Integração

Académica decidiu acrescentar dois novos campos no “perfil do candidato” Vs “pesquisa de CVs do recrutador”: (1) Actividades extra-curriculares;(2) Experiência profissional fora da Área de Economia e Gestão.Um dos nossos principais objectivos é mediar, o melhor possível, as relações entre os estudantes|diplomados FEP e as entidades empregadoras.

Se é utilizador da Bolsa de Emprego da FEP, seja candidato ou recrutador, não hesite em propor-nos alterações desta ferramenta para que responda cada vez melhor às suas necessidades.

Acreditamos que 2011, apesar do cenário de crise apa-rente, será palco de grandes oportunidades para os me-lhores!

Dezembro 2010Serviço de Relações Externas e Integração Académica

BOLSA DE EMPREGO ON-LINE DA FEP EM MELHORIA CONTÍNUA…

FICHA TÉCNICA:Elaboração: Serviço de Relações Externas e Integração Académica PROJECTO13 Periodicidade: Bimestral

Contactos: [email protected] | Telf. 225 571 150

Projecto 13

O Projecto 13, empresa de Tecnologias de Comunica-ção Multimédia, foi convidado para a Local Organizing Committee da Conferência EIBA 2010 que decorreu nos dias 9, 10 e 11 de Dezembro na Faculdade de Economia do Porto.

[email protected]