sorocaba, marÇo de 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · a beleza de...

20
SOROCABA, MARÇO DE 2015 · ANO 7 · EDIÇÃO 105 DISTRIBUIÇÃO MENSAL GRATUITA Não jogue em vias públicas Página 14 Página 16 Página 15 A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfico noturno des- se mês. – O Plano Municipal de Educação estabelece metas na área para os próximos 10 anos o documento será entregue ao Prefeito no dia 4 de maio. Educação: O Surto de Dengue Garota Zona Norte Página 7 Foram demitidos 217 funcionários da empresa Sorocaba Refrescos. Os ex- funcionários estão desde o dia 23 de fevereiro protestando nos portões da empresa. Os mercadinhos e padarias menores já sofrem com a falta dos produtos nas prateleiras. O Sindicato considera as demissões ilegais e quer a revogação imediata das mesmas. DEMISSÃO Página 9 Página 12 No dia 26 de março a Pre- feitura vai realizar um encon- tro e um ciclo de palestras voltadas para as mulheres. O público feminino poderá ouvir e pegar dicas com empresá- rias bem sucedidas da região e aplicar no sucesso do seu empreendimento. O GNV retorna com tudo após as constantes altas no preço da gasolina. Com a instalação do Kit Gás, o au- tomóvel pode ter uma eco- nomia de até 60%. MULHER Página 17 Simone Sarôa é proprietária da LS Negócios Imobiliários, junto com seu marido Luciano, ela vem colhendo os frutos do bom trabalho e conquistando cada vez mais espaço. Papo Com... Arquivo Pessoal O atleta Diego Santos (centro) se prepara diariamente para competir no Fisiculturismo. A modalidade requer disciplina nos treinos demusculação e na dieta para conquistar o corpo escultural. Em maio o atleta inicia as competições do ano que vão até outubro. Página 14 FISICULTURISMO Entulho – Cerca de 1.716 toneladas de entulho é retirada por mês em áreas públicas da cidade, em 59% dos casos, material irregular estava em pontos da zona norte. Página 5 www.zonanortenoticias.com.br COMBUSTÍVEL Sorocaba está em estado de alerta para os altos índices de casos de dengue na cidade e região. Uma força tarefa está se movimentando para eliminar criadouros, mosquitos e para atender os pacientes que chegam nos postos com suspeita da doença. O apoio da população é fundamental nesse combate contra a dengue. Emerson Ferraz André Sano Arquivo Pessoal

Upload: others

Post on 22-Jan-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

SOROCABA, MARÇO DE 2015 · ANO 7 · EDiÇÃO 105 DiSTRiBUiÇÃO MENSAL GRATUiTA

Não jogue em vias públicas

Página 14

Página 16

Página 15

A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês.

– O Plano Municipal de Educação estabelece metas na área para os próximos 10 anos o documento será entregue ao Prefeito no dia 4 de maio. Educação:

O Surto de DengueGarota Zona Norte

Página 7

Foram demitidos 217 funcionários da empresa Sorocaba Refrescos. Os ex-funcionários estão desde o dia 23 de fevereiro protestando nos portões da empresa. Os mercadinhos e padarias menores já sofrem com a falta dos produtos nas prateleiras. O Sindicato considera as demissões ilegais e quer a revogação imediata das mesmas.

DEMISSÃO

Página 9

Página 12

No dia 26 de março a Pre-feitura vai realizar um encon-tro e um ciclo de palestras voltadas para as mulheres. O público feminino poderá ouvir e pegar dicas com empresá-rias bem sucedidas da região e aplicar no sucesso do seu empreendimento.

O GNV retorna com tudo após as constantes altas no preço da gasolina. Com a instalação do Kit Gás, o au-tomóvel pode ter uma eco-nomia de até 60%.

MULHER

Página 17

Simone Sarôa é proprietária da LS Negócios Imobiliários, junto com seu marido Luciano, ela vem colhendo os frutos do bom trabalho e conquistando cada vez mais espaço.

Papo Com...Arquivo Pessoal

O at leta Diego santos (centro) se prepara diar iamente para compet ir no Fis icul tur ismo. A modal idade requer discipl ina nos tre inos demusculação e na dieta para conquistar o corpo escultural . Em maio o at leta in ic ia as competições do ano que vão até outubro.

Página 14FISICULTURISMO

Entulho – Cerca de 1.716 toneladas de entulho é retirada por mês em áreas públicas da cidade, em 59% dos casos, material irregular estava em pontos da zona norte. Página 5

www.zonanortenoticias.com.br

escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês.

O Surto de Dengue

COMBUSTÍVEL

sorocaba está em estado de alerta para os altos índices de casos de dengue na cidade e região. uma força tarefa está se movimentando para eliminar criadouros, mosquitos e para atender os pacientes que chegam nos postos com suspeita da doença. O apoio da população é fundamental nesse combate contra a dengue.

Emerson Ferraz

André Sano

Arquivo Pessoal

Page 2: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–
Page 3: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–
Page 4: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

O grande número de casos de dengue na cidade e região vem assustando moradores Sorocaba, independente da classe social, região que habita, sexo ou raça. O que se vê e se ouve, em qual-quer conversa que se tenha, é que algum ami-go, familiar ou conhecido foi diagnosticado com a doença, ainda bem que na imensa maio-ria os casos não são graves.

Ações da pre-feitura e esfor-ços da população, por mínimos que sejam, ajudam a conter essa epi-demia. Uma força ta-refa está mobilizada para esse combate. Cidadãos, agentes públicos, saúde pública, ações de combate ao mosquito da dengue estão passando pelos bairros dedetizando. Mas o que temos que lembrar e tomar cui-dados é de eliminar criadouros.

A nebulização mata somente o mosquito e não as larvas. Então importante não deixar água pa-rada e que cada um faça a sua parte para conter esse avanço.

Passar repelente também é uma ótima prevenção para não

ser picado por um mosquito contaminado e consequente-mente não dei-xar que a doen-ça se alastre. O péssimo habito de jogar lixo no chão ou entu-lho em terrenos vazios é o que

contribui com o aumento nos números de criadouros e índi-ces de contaminações.

Temos que fazer por nós mes-mos e, infelizmente, também por quem não faz, porque com cer-teza essa omissão pode nos atingir futuramente. Vamos todos combater a dengue.

Dengue - Foi localizado um foco de dengue em dependências públicas. O vereador Pas-tor Apolo foi a uma escola municipal na Vila Angélica e constatou a denúncia de uma moradora. A obra está abandonada desde dezembro.

Limpeza de terranos - Durante períodos de calamidade pública a limpeza dos terrenos que tinham prazo de 15 dias para serem limpos após denúncias, passou para 48 horas. A atitude vem como mais uma armade combate à dengue.

Protesto na Câmara – Professores naõ aceitam o pedido negado do cancelamento do concurso público para o cargo de professor da educação básica. A classe argumenta que a empresa contratada para realizar o concurso não tem capacidade técnica e questionam sua idoneidade.

EDITORIAL4 Sorocaba, março de 2015

EDITORIAL

Equipe Zona Norte NotíciasÓtima leitura!

PAssAR REPELEn-TE TAmbém é umA óTImA PREvEnçãO PARA nãO sER PIcA-DO POR um mOsquI-TO cOnTAmInADO

Politicando...

Todos contra a dengue

Colaboradores:Juliana Chaves e Le Batista

Zona Norte Notícias é um produto da Doga & Dega Comunicação LTDA. – CNPJ 10.253.692/0001-33

Redação e Administração:Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto - Sorocaba-SP CEP 18070-631

Fone: (15) 3014-9707 - E-mail: [email protected]

Jornalista responsável:André Sano – MTb 47.097

Cel: (15) 97404-5282 ID: 45*16*[email protected]

Artes gráficas:Eslei R. PaladinDpto jurídico:Marco Gabrielli

EXPEdiEntE

ZN notícias e uma publicação independente, compromissado unicamente com o leitor, com a defesa intransigente dos interesses da zona norte de Sorocaba e com a luta pelo desenvolvimento do município. Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores. A opinião do jornal e expressa no Editorial

Tiragem:15 mil exemplares

Page 5: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

ADmInIsTRAçãO 5Sorocaba, março de 2015

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) retiram em média 1.716 toneladas de entulhos de aéreas verdes de Sorocaba a cada mês. A quanti-dade equivale a 143 caminhões cheios. Mais da metade dessa quantidade total, 59%, concen-tra-se em bairros da zona norte da cidade. O serviço é realizado, sobretudo, a partir de denúncias e solicitações de populares re-cebidas pela Prefeitura via fone 156 e, neste momento, ganha destaque diante da necessidade de prevenção à dengue, para se evitar a formação de criadouros de larvas do mosquito Aedes ae-gypti, o agente transmissor.

De janeiro de 2014 a janeiro de 2015, foram removidas 24.552

toneladas de entulho em áreas verdes e institucionais do muni-cípio, o que corresponde a 1.860 caminhões carregados. Nesse período, na Zona Norte foram re-tiradas 14,4 mil toneladas (59%), contra 4,6 mil (19%) na zona Oeste, 3,1 mil (13%) na Leste, 1,7 mil (7%) na Sul, 273 tonela-das (1,1%) na região central e 217 toneladas (0,9%) em pon-tos não especificados (quando o endereço citado não consta de Código de Endereçamento Pos-tal - CEP).

SOfáS E PONTOS A maior parte desses detritos é

composta de restos de materiais de construção, móveis, latas e madeiras. “Só de sofá velho são

Cerca de 1.716 toneladas de entulho é re-tirada por mês em áreas públicas da cidadeEm 59% dos casos, material irregular estava em pontos da zona norte de sorocaba

recolhidos 10 por dia, isso só por uma equipe”, revela Renato Men-ck, oficial de gabinete da Serp. No primeiro semestre de 2014, a secretaria dispunha de um cami-nhão para fazer o transporte des-ses entulhos e ganhou outro no semestre seguinte. A partir deste mês, a Serp conta com um tercei-ro veículo.

Segundo Menck, além das áre-as verdes, as praças são locais comuns no descarte de entulho. “Principalmente no Conjunto Ha-bitacional “Ana Paula Eleutrério” (Habiteto). No Jardim Zulmira ti-nha uma praça, dias desses, com entulho e ainda lixo doméstico. O pessoal sabe que as equipes passam por esses locais para fa-zer a roçagem, e aproveita para jogar esses materiais para se li-vrar mais facilmente do entulho”, comenta Menk.

Como exemplo de descaso, o funcionário da Serp destaca a situação de imóveis na aveni-da Fúlvio Cláudio Biazzi, como os mais críticos em termos de entulhos. “Fechamos com terra o acesso de uma grande área, mesmo assim jogam próximo à rua. Em outros pontos, fechamos com pontaletes mas também não resolve”, finaliza.

Zaqueu Proença

A grande quantidade de entulho gera uma preocupação maior devido ao surto de dengue que está se espalhando pela cidade

Em 2014 o serviço de varri-ção cobriu uma área total em Sorocaba de 171.516.441 me-tros quadrados, o que corres-ponde à dimensão de 15.881 campos de futebol de tama-nho oficial (10.800 m²). A exe-cução desse serviço foi 42% maior que no período anterior (jan a dez/2013), quando fo-ram varridos 120.444.995 m2 na cidade (11.152 campos de futebol).

A área beneficiada em 2014 superou, inclusive, a previsão inicial da pasta para aquele ano em 27,5 milhões de m² (2.547 campos a mais), que era de 144 milhões de m². O serviço é feito de forma tercei-rizada por duas equipes, cada uma composta por 10 pesso-as, funcionários da empresa vencedora da licitação.

O método de trabalho se ca-racteriza pela varrição diária abrangendo principalmente a área que integra o primeiro anel viário central (formado pelas avenidas Afonso Ver-

gueiro, Juscelino Kubistchek, Dom Aguirre, Eugênio Saler-no e Moreira César), embora as equipes também atuem em pontos específicos nas demais regiões do município: norte, sul, leste e oeste.

EM 2015Para 2015 a projeção de

ruas varridas tende a ser o equivalente àquela registrada do ano passado, de R$ 171,5 milhões de m². “A área é muito grande, priorizamos as limpe-zas dos grandes corredores. E por isso é que contamos com a colaboração da popu-lação, para que não jogue lixo na rua”, destaca.

Também neste ano, Soro-caba deve contar com uma novidade, pois a nova licita-ção para execução do serviço prevê a utilização de varrição mecanizada nas principais vias do primeiro anel viário, além de corredores como as Avenidas Itavuvu, Ipanema e Armando Pannunzio.

Varrição equivale a 15.881 campos de futebolAo todo foram 171 milhões de m² de áreas limpas em 2014

Page 6: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

TEcnOLOgIA6 Sorocaba, março de 2015

ARTIGO

Hoje em dia este serviço já se tornou muito popular e procurado por diversas áreas e propósitos, atualmente o detetive particular não é apenas aquele que per-segue e tira fotos em um caso conjugal. Hoje ele é provedor de vários serviços como locação de equipamentos de espionagem, acessória em ocorrência, e ago-ra na era digital também espiona-gem e contra espionagem digital.

Um detetive pode ser acionado tanto em casos conjugais, tra-balhistas, familiar, etc... A lista é vasta vai de acordo com a neces-sidade do cliente e ousadia do profissional, antes de contratar este profissional como o mesmo não possui um currículo de reco-mendações por motivo de ética e sigilo, podemos recorrer a infor-mações em sites de busca, mas se vir por indicação é melhor e mais seguro, o valor médio co-brado por um detetive depende muito do serviço a ser realizado e área de deslocamento, iniciando em R$ 65,00 a hora (Sorocaba e região), podendo ainda adicionar acessórios como rastreadores, câmeras e outras interceptações

D e t e t i v e s particulares

Dúvidas e sugestões, me escreva: [email protected]

Le Batista

para um rendimento maior do serviço.

Lembrando que essas provas levantadas na maioria tem total valor judicial ainda mais quando levantadas por um profissional credenciado.

Para avaliarmos se vale a pena as contratações têm que contabilizar o peso da duvida com o valor gastos, em caso de ações judiciais na maioria das vezes o custo da contratação do profissional sai muito mais em conta do que o valor da causa, em caso de fins pessoais tem que saber que mesmo se o le-vantamento das provas não for satisfatório um valor considerá-vel foi gasto, mas com certeza tirar aquela duvida que tormenta a épocas não tem preço.

Por fim mais um serviço de grande valia que vem crescen-do cada vez mais sua procura e sendo nosso aliado tanto em vida pessoal como profissional. (fonte de informações: Detetive Canuto)

quanto custa? quando contratar? vale a pena?Pesquisas desenvolvidas no

Parque Tecnológico de Soro-caba (PTS) resultaram na cria-ção de uma “biruta eletrônica”, dispositivo eletrônico que tem tudo para substituir aqueles antigos “sacos de lona” insta-lados em aeródromos e que servem para indicar a direção e velocidade do vento em pou-sos e decolagens. O novo dis-positivo, chamado de Weather Link 100 (W-Link 100), foi con-cebido pela startup BioSpace Desenvolvimento de Tecnolo-gia LTDA. para conferir maior segurança ao setor aeroviário. O início da comercialização do produto está previsto para este semestre.

A biruta vista normalmente nos aeroportos é um mecanis-mo capaz de sinalizar o sentido de deslocamento do vento de forma subjetiva. É constituída por um cone de tecido que con-tém duas aberturas opostas, das quais a maior fica acopla-da a um aro de metal. A execu-ção de pousos e decolagens é facilitada quando realizada em

sentido contrário ao do deslo-camento do vento.

O W-Link 100 foi concebido para ser instalado no interior das aeronaves, o que garante melhores e mais seguras con-dições de voo e pousos, por meio de dados precisos, atua-lizados a cada dois segundos. “O W-Link 100 passa informa-ções sobre direção do vento, velocidade da rajada, tempera-tura e pressão atmosférica. Da tradicional biruta só tem mes-mo o nome”, explicou Ricardo Ferreira do Amaral, criador do aparelho que levou três anos para sair do papel.

Segundo Amaral, o que tor-na o novo aparelho inovador é o fato de trazer os dados de pressão atmosférica para ajus-te altimétrico. “A ideia surgiu na porta de um hangar em Ava-ré, ao ver a dificuldade de um piloto em pousar seu avião. Há aeródromos e pistas em que o piloto, em condições adversas de clima, tem de pousar a aero-nave às cegas, sem ter noção de onde está o chão. Com esse

Biruta eletrônica é desenvolvida no Parque Tecnológico de SorocabaEmpresa aposta que a nova tecnologia tende a aposentar os antigos “sacos de lona” usados na aviação

tipo de leitura, o risco acaba”. A biruta inteligente funciona à base de energia solar.

Uma pilha interna tem autonomia para até quatro dias sem sol

Zaqueu Proença

Page 7: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

sInDIcALIsmO 7Sorocaba, março de 2015

A demissão de 217 funcio-nários da Sorocaba refrescos causou comoção entre os sindicatos da cidade e da re-gião. Em apoio aos motoristas demitidos, o Sindicato da Ali-mentação de Sorocaba emitiu uma carta de Moção de Repú-dio contra o ato da empresa.

Desde o dia 23 de fevereiro os ex-funcionários estão na porta da empresa protestando contra a atitude tomada pela diretoria. O diretor da mobi-lização, Pedro de Oliveira, disse que a manifestação é pacifica e que a cidade e a re-gião poderão ficar sofrer com a falta de abastecimento de refrigerantes nas prateleiras. Para manter a segurança no local, policias militares estão dentro da empresa.

Faixas de protestos e com mensagens contra a empresa podem ser vistas penduradas em ônibus e em hastes pedin-do revogação das demissões.

Sindalimento apoia manifesta-ção dos motoristas na Coca-ColaApós a demissão em massa de 217 funcionários, manifestantes estão em frente à fábrica

A manifestação é organizada, um ponto para alimentação foi montado em frente à fábrica para que os manifestantes possam continuar em grande número.

Várias faixas deprotestos estão na entrada da empresa

No dia 23 de fevereiro, a empresa Sorocaba Refrescos, que fabrica e distribui os produtos da Coca-Cola na re-gião de Sorocaba, demitiu os 217 motoristas e ajudantes do setor de distribuição e entrega, e terceirizou o serviço para uma transportadora de Itu. Desde então, o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, que representa os trabalhadores, iniciou diversas ações para reverter as demissões, entre elas um protesto pacífico em frente à empresa que já dura mais de dez dias.

O Sindicato considera as demissões ilegais e quer a re-vogação imediata das mesmas e abertura de negociação com a empresa. “Nós entendemos, baseados em juris-prudência, que em caso de demissão coletiva deve haver prévia negociação com o Sindicato. O que a Sorocaba Refrescos não fez. Por isso, estamos acionando a Justi-ça do Trabalho”, explica o presidente do Sindicato, Paulo João Estausia, Paulinho.

Durante toda a semana ocorreram algumas reuniões entre Sindicato e empresa e uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT). Infelizmente, todas sem su-cesso devido à intransigência da Sorocaba Refrescos que não aceita a suspensão das demissões para negociação com o Sindicato.

fAMíLiAS PARTiCiPAM DE PROTESTONo sábado (28), esposas, filhos(as) e parentes dos tra-

balhadores demitidos participaram de um café da manhã

Sorocaba Refrescos demite mais de 200 motoristas e ajudantesHá dez dias, trabalhadores estão em frente à empresa que fabrica e distribui os produtos da coca-cola em protesto contra as demissões

que foi realizado na proximidade da empresa para mostrar e sensibilizar a sociedade e a franqueada da Coca--Cola sobre o quanto a terceirização do setor afeta diretamente a vida de cada membro da família dos mais de 200 trabalhadores.

O clima era de indignação pelas demissões e pela forma desrespei-tosa com que a empresa tratou os funcionários. “A Coca-Cola acabou com os nossos planos”, desabafou a esposa de um dos demitidos. “Meu marido era super dedicado, não dá para aceitar essa tremenda falta de respeito”, completou outra.

RESPONSABiLiDADE SOCiALDiante da demissão em massa, o

Sindicato questiona a seriedade das ações de responsabilidade social que a Coca-Cola afirma ter. Além do fato de a Sorocaba Refrescos ter

recebido, por um período, subven-ções e incentivos da Prefeitura Muni-cipal de Sorocaba para manter suas atividades na cidade e gerar empre-gos aos sorocabanos.

“A Coca-Cola se beneficiou do di-nheiro do cidadão sorocabano e ago-ra causa desemprego na cidade. Que responsabilidade social é essa? Não queremos a responsabilidade social mostradas nos comerciais de TV, jor-nais e revistas. Exigimos responsabi-lidade social real”, afirma Paulinho.

Arquivo Pessoal

Fabiana Caramez

familiares dos trabalhadores protestam contra as demissões

Page 8: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

mEIO AmbIEnTE8 Sorocaba, março de 2015

Os sorocabanos ganharão mais um espaço ecológico na cidade: o Parque Natural Mu-nicipal de Brigadeiro Tobias, localizado no bairro que leva o mesmo nome na Zona Leste do município. Com uma área de 117.067,39 metros quadra-dos, a unidade de conservação será implantada pela Prefeitu-ra de Sorocaba no entorno do Casarão de Brigadeiro Tobias. “Sorocaba está localizada numa área de transição de dois bio-mas - a Mata Atlântica e o Cer-rado - ricos em diversidade de

espécies, mas também muito ameaçados. Apesar de toda a degradação, o município ainda conserva importantes fragmen-tos de vegetação que devem ser preservados e protegidos. Esta área de Brigadeiro Tobias possui uma grande importância ambiental e ecológica para a nossa cidade”, salienta Clebson Ribeiro, secretário do Meio Am-biente (Sema).

O Parque Natural Municipal de Brigadeiro Tobias será uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Munici-

Prefeitura de Sorocaba implantará um parque natural em Brigadeiro Tobiasunidade de conservação estará no entorno do casarão de brigadeiro Tobias, prédio histórico de 1780 tombado pelo conselho de Defesa do Patrimônio His-tórico de são Paulo

pal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Considerando a finali-dade do parque, será admitido apenas o uso indireto dos re-cursos naturais do local, com a proibição de qualquer altera-ção, atividade ou modalidade de utilização em desacordo com seus objetivos de conservação.

A iniciativa da Prefeitura de So-rocaba faz parte das propostas do Plano Municipal de Conser-vação e Recuperação da Mata Atlântica, elaborado em 2014 pela Secretaria do Meio Ambien-te (Sema), em parceria com uni-versidades da cidade, com o ob-jetivo de proteger os fragmentos ainda existentes em Sorocaba, restaurar as áreas que hoje se encontram degradadas e recu-perar as áreas importantes de serem vegetadas. O instrumento atende à Lei nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006 - a chamada Lei da Mata Atlântica.

Zaqueu Proença

A área de mais de 117 m2 é no entorno do Casarão de Brigadeiro Tobias

Inventário da fauna e flora, o funcionamento dos ecossiste-mas, ecologia da comunidade de pequenos mamíferos e avi-fauna em fragmentos florestais. Essas são algumas das muitas pesquisas científicas em de-senvolvimento - ou já desenvol-vidas - nos Parque Ecológicos de Sorocaba. Os trabalhos são resultados de parcerias da Se-cretaria de Meio Ambiente com instituições como a Universi-dade Paulista (Unip), Univer-sidade de Sorocaba (Uniso), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e o Instituto Fe-deral de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo.De todas as parcerias firma-das, cinco estudos envolvem o Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversida-de e já foram finalizados. Um deles é o de Roberto Tiocci Júnior, que estudou a masto-fauna da área, constatando a existência de 12 espécies de mamíferos distribuídas em cinco ordens e sete famílias, totalizando 51 indivíduos re-

gistrados. A espécie de ma-mífero não-voador mais abun-dante na área pesquisada foi Akodon sp. (ratos). Das espé-cies de mamíferos voadores, Morcego foi a mais registrada pelo trabalho.No Parque Municipal Bráulio Guedes, localizado no Jardim Bandeirante, o estudo desen-volvido por Fernando Montei-ro Costa, da Unip, foi sobre a caracterização da fauna de pequenos mamíferos terres-tres. Com área de 93.760 m², o parque consiste em um frag-mento em meio urbano onde a vegetação predominante é de Mata Atlântica. Foram registradas 10 espécies de mamíferos terrestres na área, entre eles: Tatu galinha, Mão pelada - Guaxinim, Cão, Gato, Gambá, Esquilo, Preá, Ratão do banhado, Ouriço e Lebre. O parque apresentou aspectos negativos, como a presença de animais domésticos que podem atuar como predadores das es-pécies silvestres, tendo um pa-pel direto na extinção local.

Pesquisas mostram o funcio-namento dos ecossistemas dos parques municipais

Page 9: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

muLHER 9Sorocaba, março de 2015

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desen-volvimento Econômico e Traba-lho (Sedet), realiza no próximo dia 26 de março, a partir das 19h, a 12ª edição do ciclo de palestras “Mulheres Empreen-dedoras”. Primeiro evento do ano dirigido ao público feminino que empreende consistirá na apresentação de uma série de temas que auxiliem as mulhe-res proprietárias ou gestoras de algum empreendimento, princi-palmente os de pequeno porte.

Realizado na Biblioteca Mu-nicipal “Jorge Guilherme Sen-ger”, no Alto da Boa Vista, o ciclo terá como ponto alto a pa-lestra da empresária Maria Re-gina Cepil Tenor, enfocando a realização de sonhos com edu-cação financeira. Formada em administração de empresas, Maria Regina tem especializa-ção em finanças e controladoria pela FGV, é pós-graduada em Economia e Gestão Empresa-rial e conta, em seu currículo, com atuações nas áreas de be-nefícios, administração e edu-

cação financeira.Conforme destaca a palestran-

te, a geração atual não recebeu nenhum tipo de formação ou informação de como lidar com o dinheiro, o que resulta numa população endividada e um comércio com a inadimplência batendo no que se pode cha-mar de limite. “Primeiramente, é preciso fazer um diagnóstico, um levantamento de rendimen-tos e despesas, anotando dia-riamente todos os gastos. Não importa o valor, mas sim o re-gistro, para entender para onde está indo seu dinheiro”, ensina Maria Regina.

Após a palestra, as participan-tes poderão trocar informações, cartões e até mesmo iniciar negócios entre si. A participa-ção é gratuita, mas, devido ao número limitado de lugares, é aconselhável confirmar presen-ça pelo telefone 3202-9152 ou e-mail [email protected]. A Biblioteca Municipal fica na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista.

Prefeitura realiza 12ª Encontro de Mulheres Empreendedoras

ARTIGO

A moda vai e volta: o novo sem-pre aparece como releitura do que nossas avós, mães e nós mesmas usamos anos atrás. E tem muita coisa que deveria ficar esquecida lá no fundo do armário, porque usar uma vez já foi mico demais (quem não tem aquela foto que, quando olha, pensa: “af, como eu pude usar isso?”). Mas não é o caso dos meus queridinhos anos 70, déca-da da vez em todas as novas co-leções de marcas mundo afora. É muita estampa, flores, franjas, ócu-los redondos, jeans flare (barras largas) de cintura alta, chapéus, batas ciganas e lenços! Um ar hip-pie e leve, mas também marcante como na combinação jeans + ca-misa branca, aposta que não tem erro: com alguns botões sutilmente

abertos, os cabelos soltos, saltão e maquiagem marcada no blush e gloss, é 100% sensualidade. Os vestidos longos nunca saem de cena, mas agora é a vez dos mo-delos fluídos, plissados de alças finas que dão aquele efeito meio elfa meio diva quando você anda (só eu que se imagina andando com os cabelos ao vento, tipo pro-paganda de perfume? #sonha). O que também vai pegar ainda mais são os macacões que ficam super charmosos e são ótimos para sair do óbvio nas festinhas casuais com os modelos em jeans, ou os de te-cidos nobres para eventos formais. Para os pés, um novo modelo já roubou meu coração. Adorei esses modelos pontudinhos, inspirados nos sapatos do Aladim! Alguns são

abertos atrás e com amarração no tornozelo, lindos! E para as que acreditam que sapatilha não favo-rece as baixinhas: esse modelo na cor nude faz parecer que as pernas são mais compridas.

Pra finalizar, mais algumas ten-dências pra apostar sem medo! São as peças com temática militar, peças em tricô, bolsa de couro de crocodilo e, já se preparando pro outono, jaquetas jeans com lava-gens e aplicações.

*Dica* Para entrar no clima se-tentinha, assista para se inspirar e divertir: tudo o que encontrar sobre o Festival de Woodstock, a série As Panteras e o filme musical Hair são as minhas recomendações. ;)

Moda pra curtirpor Juliana chaves, apaixonada por moda e a capacidade que ela tem de transformar.

O que achou e o que gostaria de ver por aqui? fale comigo: [email protected]

Alessandra Ambrósio com ma-cacão jeans cropped (na barra)

Sapatilhas Chanel - pura inspiração

Marina Ruy Barbosa em look com pegada anos 70

Naomi Campbell desfi-lando para marca italiana

Page 10: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

mODA10 Sorocaba, março de 2015

Page 11: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

EDucAçãO 11Sorocaba, fevereiro de 2015cARnAvAL 15Sorocaba, fevereiro de 2015clicK Social A equipe Democratas F.c. foi repre-sentar sorocaba no campeonato in-termunicipal em Alumínio

Murilo Octavio25 de março

Ana Carolina31 de março

isabella Gasparini3 de março

Page 12: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

EcOnOmIA12 Sorocaba, março de 2015

Os constantes aumentos no valor da gasolina e a economia andando a passos lentos, eco-nomizar dinheiro voltou a ser o gás natural em automóveis. Combustível utilizada no forma gasosa, ele é uma ótima alter-nativa para quem não quer pa-gar o preço da gasolina.

Como pouquíssimos veículos saem de fábrica com o kit de Gás Natural, é preciso conver-ter o veículo e fazer algumas

instalações. “É super seguro e a economia é garantida, preci-sa somente de um espaço para o cilindro que armazena o gás”, comenta Ozias, proprietário de uma oficina especializada em instalação do kit GNV.

Por ser na forma gasosa, o combustível é medido em me-tros cúbicos. Um metro cúbico equivale a 1,30 litros de gaso-lina ou etanol. O consumo vai depender de cada veículo, mas

Gás natural volta a seralternativa de combustívelmotorista percebe a economia em relação aos outros combustíveis em alguns meses

a economia chega a ser de 60%.

Com 50 reais, por exemplo, um veículo movido a etanol roda 177 quilometros. Com os mesmos 50 reais de GNV, o veículo passa a circular 374 quilometros.

Quando o motorista quiser utilizar a gasolina como com-bustível, um dispositivo aciona-do faz a troca e o carro passa a andar consumindo a gasolina que estiver no tanque.

Para estimular a instalação, a Gás Natural Fenosa está dan-do um incentivo aos novos usu-ários. “No ano passado deram um crédito de 400 reais para ser usado em GNV”, diz Ozias.

Outro fator a ser levado em consideração é a autenticidade e a qualidade da oficina. Agora os estabelecimentos aptos a fa-zer a instalação com seguran-ça e qualidade recebem o Selo Oficina 10, que garante o bom atendimento e boa qualidade ao cleinte.

André Sano

instalação bemrealizada garante a segurança do uso

Guardadas as fantasias, os con-fetes e serpentinas, a hora agora é do reinado de outro ingrediente de felicidade: o chocolate. Mais espe-cificamente os ovos de chocolate que já inundam as prateleiras de hipermercados, lojas especializa-das e até redes sociais, pois os ovos artesanais tornaram-se ótima opção aos produtos ‘comerciais’.

Por conta disso, o Procon Soro-caba redobra a atenção quanto à orientação do consumidor na hora de comprar uma das maiores re-presentações da Páscoa, princi-palmente, junto ao público infantil.

Então, atenção, calma e cuidado ajudam na realização da melhor compra. Vamos começar por es-clarecer uma coisa importante: a numeração apontada na embala-gem do ovo não tem relação com a indicação do peso do produto, não é equivalente entre os fabricantes e, portanto, não é padronizada. Ao escolher o ovo, o consumidor deve observar e comparar peso, qualidade e preço.

Atrativo que leva o preço das do-çuras às alturas, os brinquedos de-vem ter especificação descrita do lado de fora da embalagem, com

informações sobre faixa etária à qual se destina; identificação do fabricante (nome, CNPJ, endere-ço); importador (caso o brinquedo seja importado); instruções de uso e de montagem; eventuais riscos que possam apresentar à crian-ça; selo de segurança do Inmetro, indicando que o produto foi fabri-cado e comercializado segundo normas técnicas nacionais. Lem-bre-se: produtos que não apre-sentam o selo de certificação do Inmetro não foram testados quan-to aos riscos que podem oferecer à criança.

É na embalagem que todas as informações sobre o produto devem estar. Estas devem ser claras e precisas, com especifi-cações corretas sobre quantida-de, composição, características, qualidade e peso, bem como os possíveis riscos que o produto apresente.

Avalie, também, as condições gerais da embalagem, pois ela deve proteger o produto de inse-tos ou contaminação. Verifique se há sinais de violação do conteú-do, furos ou partes amassadas. Se constatar a situação, recuse.

Sai Carnaval, entra a Páscoa e seus incríveis ovos de chocolate

Page 13: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

cLAssIFIcADOs 13Sorocaba, março de 2015

claSSiFicadoSLocação

Sorocaba Park- Sobrado sobre loja - 03 dorms (01 suíte)- sala- coz- wc – área de serviço – garagem - linda casa R$ 1.000,00.Ipanema Ville– 02 dorms- (01 suíte) – grande - sala- coz- wc - lavanderia – garagem para 03 autos R$ 1.000,00. apto- Jd. Nova Ipanema - 02 dorms (01 suíte) – sala – coz- wc – área de serviço – garagem – R$ 800,00.apto – Jd. california -02 dorms - sala- coz- wc – lavan-deria – garagem R$ 800,00 (incluso o Condominio).Jd. Planalto (fundos) 01 dorm - sala - coz – wc – R$ 550,00.Horto Floresta- condominio – Vila de Luna – 02 dorms- sala- coz – wc – lavanderia – garagem para 02 autos R$ 1.000,00.

VeNdaS

Jd.Santa esmeralda Sobradinhos : 02 dorms- sala- coz- wc – lavanderia – garagem para 02 autos R$ 165.000,00 (Financia).Jd.Santa Rosa – 02 dorms (01 suíte) – sala- coz- wc R$ 180.000,00 (Financia).Terreno – Vila Hortencia – 5X 27 - R$ 150.000,00 (Aceita troca com Imóvel (+) valor que financie.Terreno – Jd. california – R$ 80.000,00Terreno – Nova Sorocaba – 5X30 - R$ 85.000,00cond. Reserva Ipanema – 02 dorms – sala – coz- wc R$ 280.000,00Sobradinho – Sta Paulina -02 dorms- sala- coz- wc R$ 185.000,00

VeNda

Golden Park 3 dorms,sala ,wc cozinha - 450 MilCasa jardim das flores 3 dormitórios 1 suíte - 230 Milapartamento centro 1 dormitório s/ garagem - 130 Mil2 casas Vitória Régia rua principal terreno 360m² - 250 Mil

aLUGaVl- carvalho-3 dorms,sala,wc ,coz,garagem - R$1000Vl- Helena - 1 cômodo grande com wc. - R$550Vila Barão -1 dor,sala, coz, wc e garagem - R$580jd-B-Horizonte-2 dorms,sala,coz,wc e garagem - R$900VL- GoMeS-2 dorms,sala,coz,wc e garagem - R$1100aPT-vila angelica-2 dorms,sala,wc ,coz,garagem - R$780

V- HeLeNa-2 dorms,sala coz, wc e garagem - R$800aPT-aRaUcÁRIaS-2 dorm,sala, wc ,coz, garm - R$700VL-angelica-3 dorms,sala,3wc ,coz,garagem - R$1100Jardim das flores-3 dor, sala coz ,wc, garagem - R$900aPT-vl- angelica-2 dorm,sala,wc ,coz,gar - R$900MINeIRão-3 dorms,sala,wc ,coz,gar - R$900aPT- vl- carol-2 dor,sala,wc ,coz,gar - R$850VL-aNGeLIca-2 dorms,sala,coz,wc e gar - R$850

coMeRcIaL coMeRcIaL SaNTa RoSaLIa CASA C/5 SALAS - R$2800Sala -comercial- WaNeL VILLe - R$700Salão comercial vila carol - R$750

Page 14: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

EsPORTE Sorocaba, março de 201514

Os sorocabanos praticantes do bicicross vão contar com uma nova pista BMX (modalidade olímpica desde 2008) no bairro de Pinhei-ros. A Prefeitura de Sorocaba abriu licitação, por meio de carta convite, para contratar empresa especiali-zada para a elaboração do projeto de um circuito oficial olímpico.

O secretário de Esporte e Lazer, Francisco Moko Yabiku, diz que a novidade vai ao encontro de uma reivindicação antiga da modalida-de. “Além de atender a comunida-de local, o espaço poderá sediar grandes competições do bicicross no âmbito regional, nacional e in-ternacional”, afirma o secretário.

De acordo com a justificativa que acompanha a licitação, o projeto a ser desenvolvido é necessário para atender novas normas da Confede-ração Brasileira de Bicicross e da Associação Paulista de Bicicross.

A área de implantação é de aproxi-madamente 6.200 m².

Conforme indica a Associação Paulista de Bicicross, a pista deve ser compacta, projetada em cir-cuito fechado, dando forma a um circuito cujo comprimento, medido ao longo de sua linha central, não seja menor que 300 metros nem maior que 400 metros. A pista deve ter um mínimo de 10 metros de lar-gura em seu começo e não pode estreitar-se a menos de 5 metros em nenhum ponto ao longo de seu curso.

O prazo de entrega do projeto, após assinatura de contrato, é de 60 dias. O setor competente pode-rá solicitar, se necessário, revisão para entrega final. A empresa terá que oferecer garantia de um ano do projeto. O valor estimado para contratação do serviço é de R$ 16.518,17.

Sorocaba terá pista de bici-cross com circuito olímpico

Paulo Ochandio

O espaço poderá abrigar competições nacionais e internacionais

A busca por uma vida saudá-vel e um corpo mais definido tem aumentado nos últimos anos. Al-guns praticantes de atividade físi-ca passam a barreira do amado-rismo e da prática esportiva para entrar em competições e tentar alçar voos maiores. É o caso do atleta Diego Santos, que come-çou na musculação com 21 anos e hoje com 26 compete como fi-siculturista.

“Me iniciei por causa do meu irmão, ele começou a fazer mus-culação e vi o corpo dele mudan-do, há dois anos conheci minha amiga e patrocinadora, Mayla e

entrei para o fisiculturismo”, con-ta Diego, que treina 6 vezes por semana e tem uma dieta regrada para manter o corpo. O único dia de descanso é o domingo.

A categoria que Diego compe-te é a Mens Fitness, na altura de 1,72 até 82 kg e no Class 2 , onde não tem limite de peso. A prepa-ração para os eventos consiste em treinamento intenso, dieta, suplementação e hidratação. “ Quando estou sem competir como de tudo, o que chamamos de off luxo, mas de 3 em 3 horas, não ligo para definição, só ganho de massa. Quando tenho campe-

Atleta de Sorocaba se dedica ao fisiculturismoEsporte exige disciplina nos treinos e na dieta para que o corpo fique escultural

onato eu não como carboidrato e um dia antes da competição cor-to a água, para definir melhor os músculos”, revela o atleta, que diz ter todo um estudo e acom-panhamento para não colocar a saúde em risco.

Pintado com uma tinta para escurecer a pele a dar mais con-traste aos músculos, as posições realizadas para os jurados são as mais diversas, a um quarto de volta, onde o atleta apresen-ta todos os lados do corpo para que o júri possa analisar. Tem as conhecidas do público: duplo bí-ceps, perna e abdômen.

Com poucos patrocínios, Diego cursa Educação Física e faz está-gio como instrutor de academia. “O esporte caminha lento ainda, é preciso trabalhar e ser atleta, ainda não está sendo valorizado o suficiente para viver somente do fisiculturismo”, lamenta o atle-ta, que vai competir no dia 7 de maio em Mairinque e em outubro vai disputar o Open São Paulo em Jandira e o Biodelta em São Paulo.

Arquivo Pessoal

Diego Santos (centro) tem 26 anos e compete há dois anos

Page 15: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

EDucAçãO 15Sorocaba, março de 2015

Os munícipes de Soroca-ba poderão dar sugestões na elaboração do novo Plano Mu-nicipal de Educação (PME), a partir do próximo dia 9 de março. O plano local será im-plementado ainda neste se-mestre, como exigência à Lei Federal 13.005/14, que criou o Plano Nacional de Educação (PNE). O documento vai apon-tar as metas educacionais para Sorocaba por um período de 10 anos.

O Conselho Municipal de Educação (CME) – grupo que concentra representantes de

diferentes esferas locais de ensino, incluindo da Secre-taria Municipal de Educação (Sedu) - está à frente do pro-cedimento na cidade. Em sua sede, o grupo realizou nesta segunda-feira (02) pela manhã sua primeira reunião de 2015, na qual definiu o cronograma de trabalhos que será adotado para a formulação e implanta-ção do PME.

Coube ao CME, além de es-colher as formas de debate com os agentes de educação e da população em geral, defi-nir a metodologia e a redação

População poderá contribuir com o Plano Municipal de Educação

do documento base que deve ser apresentado ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio no dia 4 de maio. Pela legislação, cada município tem até 25 de junho deste ano para aprovar o seu PME, que estabelece metas para creches, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico Profis-sionalizante, Ensino Superior e Pós-PHD (Livre Docência), englobando as redes munici-pal, estadual e particular.

“O PME é um compromisso, uma garantia de que as me-tas precisam ser cumpridas, independente de quem estiver à frente do governo municipal. Ultrapassa um governo ou outro, ele é da Educação. É a manutenção daquilo que foi planejado”, aponta o secretá-rio da Educação José Simões. A presidente do CME, Laurita Holtz Batistuzzo complemen-ta que o município que não implementar o PME fica in-capacitado de obter recursos federais. “É uma prestação de contas ao Ministério da Educa-ção (MEC)”.

Zaqueu Proença

Cada município tem até 25 de junho para aprovar o PME

Neste mês de março a Abil Cursos Profissionali-zantes parabeniza todas as mulheres e concede uma promoção especial de 75% de desconto no valor da matrícula e 20% de desconto nas mensa-lidades de qualquer cur-so.São mais de vinte cur-sos na Área da beleza: Cabeleireiro Unissex e Masculino, Depilação, Designer de Sobrance-lha, Manicure e Pedicu-re básico e avançado, Maquiagem, Massagem Modeladora, Limpeza de Pele, entre outros.Cursos Profissionalizan-tes de: Assistente Admi-nistrativo, Departamen-to Pessoal, Informática crianças, jovens, adul-

tos e sênior, Recursos Humanos, Operador de Caixa, Inglês crianças, jovens e adultos, Logís-tica, entre outros.A empresa ABIL conta com escolas em 13 ci-dades da região como: Piracicaba, Americana, Rio Claro, Limeira, Ca-pivari, Monte Mor, Cer-quilho, Charqueada, Rio das Pedras, São Pedro, Sumaré, Tatuí e agora em Sorocaba, inaugura e convida a todos para conhecer sua mais nova unidade, localizada na rua Dr. Álvaro Soares, nº 200 no Centro de Sorocaba, ao lado da loja Torra Tor-ra, telefone: 3411-2060 ou 34112061. FACEBOO-CK: [email protected]

Mês da mulher na Abil Cursos

Page 16: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

DEnguE16 Sorocaba, março de 2015

A ação foi realizada entre os dias 25/02 e 02/03, pelo vere-ador Waldecir Morelly (PRP) – presidente da Comissão Especial de Acompanhamen-to ao Combate à Dengue na Câmara de Sorocaba – com sua equipe e os funcionários e voluntários da Unidade Básica de Saúde Carlos Alberto Amo-rim, Parque Vitória Régia.

O objetivo do movimento era de conscientizar quanto ao risco da doença, orientar de como evitar criadouros e reco-lher entulhos na região.

“Não posso dizer que estou feliz, porque infelizmente pre-senciei quadros lastimáveis de pessoas que não sabem nada sobre a doença e seus perigos, pessoas que não têm

Vereador realiza movimento contra a dengue na Zona Norte

consciência do risco de mor-te que estão correndo e não deixam os agentes tirarem os possíveis criadouros de suas casas, porém, estou satisfeito, com a união que tivemos onde conseguimos retirar mais de 10 (dez) caminhões de entu-lhos da região do Parque Vi-tória Régia”, ressaltou Morelly.

O parlamentar fez questão de ressaltar que Sorocaba precisa de nossa ajuda e, como representante do povo, se senti na obrigação de fazer esse tipo de atuação.

De acordo com o vereador é uma questão de humanismo e fez questão de lembrar que é importante a participação de cada munícipe dentro de sua casa e na sua vizinhança.

Nestes dias de ação, foram atendidos os bairros Vitória Régia I, II e III, Sorocaba Park, Jardim Cardozo, Jardim Impe-ratriz, Bonsucesso, Alpes de Sorocaba, Porteira e Herbert de Souza de onde foram reti-rados mais de 10 caminhões de entulhos.

Peterson Geisel

foram retirados 10 caminhões de entulhos durante a ação

A Secretaria da Saúde (SES) mantém os arrastões para recolher possíveis criadouros do mosqui-to Aedes aegypti nos bairros com maior incidência de casos de den-gue. Na início do mês, as equipes da Zoonoses percorreram ruas da Vila Fiori, Vila Assis e Vila Helena e a Vila Melges.

Além de recolher materiais que possam acumular água e ser-vir como potenciais criadouro do mosquito transmissor da dengue, os agentes esclarecem dúvidas e passam dicas para manter os am-bientes interno e externo das casas limpos e sem recipientes abertos, além de deixar caixas d’água devi-damente tampadas, guardar garra-

fas sempre de cabeça para baixo, lavar e escovar semanalmente os bebedouros de animais com bucha e sabão e furar os pratinhos dos va-sos de planta.

O chefe da Divisão de Zoonoses, Leandro Arruda, aponta como fun-damental o apoio dos moradores não só ao trabalho dos agentes, como na vistoria nos quintais e no interior dos imóveis. “É muito im-portante que a população saiba que 90% dos focos da dengue são encontrados nas residências. Ou seja, se todos colaborarem e vis-toriarem suas casas semanalmen-te, eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito da dengue, podemos vencer esta luta.”

Arrastões continuam recolhendo criadouros de dengue nos bairros

Emerson Ferraz

A colaboração dos moradores auxilia em muito o combate contra a dengue

Page 17: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–

EnTREvIsTA 17Sorocaba, março de 2015

Negócios imobiliários

Zona Norte Notícias - Sempre trabalhou com imóveis? Com o que trabalhava an-tes?S i m o n e Sarôa - Não. Eu o o Luciano somos ver-d a d e i r o s empreen-d e d o r e s . Eu traba-lhei na UNIP e o Lu-ciano trabalhava na Villares Metals.ZN notícias - Como se iniciou nesse ramo imobiliário?Simone - Iniciamos em uma imobil iár ia, mas já tínhamos no-ção de como funciona-va, mas não tínhamos exper iência, come-çamos a investir em estudo e capacitação nessa área, fomos crescendo em conhe-

cimento. Nos identifi-camos muito com este ramo e começamos a trabalhar no que gos-

t á v a -mos.Z N n o t í -cias -

Quando decidiu abrir sua própria imobiliá-ria?Simone - Tínhamos muitos projetos e gos-taríamos de colocar em prát ica, com o mercado muito bem aquecido, com pla-nos e inovações fo-mos atrás desse so-nho, onde Deus deu a oportunidade e co-meçamos com um ponto alugado. Hoje, há quase três anos já

estamos no ponto pró-prio, com parceria de investidores e escri-tórios onde estamos crescendo cada vez mais.ZN notícias - Como você vê o mercado na zona norte e em Sorocaba?Simone - Muito bem aquecido, um lugar agora muito disputa-do, onde a valorização não para, a Zona Nor-te tem muitas áreas ainda a ser explora-da, muitas lojas e fast foods se instalando, isso só vem a somar, para nós é sempre motivo de alegria ver o quanto está crescendo este lado da cidade, a procura por imóveis é cada vez maior aqui na Zona Norte.ZN notícias - Vocês têm imóveis somen-te na cidade ou em

outros municípios da região?Simone - Temos imó-veis na cidade de So-rocaba e RegiãoZN notícias - Como foi ganhar esse prê-mio de destaque do ano? Como ele é ofe-recido?Simone - Pra nós fa-mília LS Negócios foi uma verdadeira sur-presa, nós nos empe-nhamos no máximo para ter o melhor re-sultado, pois lidamos com sonhos, O SO-NHO DA CASA PRÓ-PRIA, quando veio o prêmio vimos a recom-pensa do nosso tra-b a l h o , mas te-mos que a g r a -d e c e r nossos clientes que nos deu esse prêmio, quando

nas pesquisas indicou a LS Négocios.ZN notícias - Quais são os projetos fu-turos da LS imobili-ária?Simone - Abrir mais duas unidades, para melhor atender toda a cidade de Sorocaba, e trabalhar com Empre-endimentos.ZN notícias - Quais são os diferenciais da imobiliária?Simone - Além da venda e compra, tra-balhamos com regu-larização de imóveis, temos assistência de Engenharia, Advoga-dos e Agenciadores

de Fi-n a n c i a -mentos, s e m p r e buscan-do faci-

l i tar a burocracia de uma compra e venda.

PaPo coM...Simone é proprietária da LS imóveis junto com o seu marido Luciano

Por André Sano

Arqu

ivo

Pess

oal

simone Pereira sarôa, junto com o marido, Luciano, sarôa, estão à frente da Ls negócios Imobiliários que ganha destaque a cada ano que passa. Os sócios planejam aumentar os negócios para atender toda a cidade e estão no caminho certo para o sucesso

HOJE, Há quAsE TRês AnOs Já EsTAmOs nO POnTO PRóPRIO, cOm PAR-cERIA DE InvEsTIDOREs E EscRITóRIOs OnDE Es-TAmOs cREscEnDO cADA vEz mAIs.

quAnDO vEIO O PRêmIO vImOs A REcOmPEnsA DO nOssO TRAbALHO

Page 18: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–
Page 19: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–
Page 20: SOROCABA, MARÇO DE 2015 · …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/... · A beleza de Lilith brilhou até no escuro, com o ensaio fotográfi co noturno des-se mês. Educação:–