sorocaba, maio de …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/05/...6 saÚde sorocaba, maio...

20
SOROCABA, MAIO DE 2016 · ANO 8 · EDIÇÃO 119 DISTRIBUIÇÃO MENSAL GRATUITA Não jogue em vias públicas Página 12 Página 5 Página 7 Izabelly é a gata do mês que foi clicada pelas lentes da fotó- grafa Ruth Car- valho. No CEU das Artes do Laranjeiras começaram as aulas de Caratê, que são realizadas às terças-feiras e é para todas as idades. Caratê: Perda de Peso Garota Zona Norte Página 16 O vereador Yabiku apresentou uma proposta interessante na Câmara de Vereadores: a instalação de um teleférico que liga o Parque das Águas e o Jardim Botânico. Esse projeto, se aceito, vai gerar renda ao município e também ser um forte e atrativo ponto turístico na cidade. Durante o transporte, o passageiro vai poder apreciar a vista aérea do município e passar por cima do Rio Sorocaba. TELEFÉRICO Página 6 Página 8 As Casas André Luiz e a Instituição que presta assis- tência aos pacientes com deficiência estão sentindo os efeitos da crise econômica e necessitam de doações ao Mercatudo para que possam angariar mais fundos e dar continuidade ao belo traba- lho que exercem. Reconhecida regionalmen- te e até nacionalmente, a liga Sorocabana de Boxe forma campeões dentro e fora dos ringues. DOAÇÕES Página 17 O ex-maratonista Lourival Sampaio aprendeu o inglês e criou um método novo para o ensino da língua. Papo Com... Arquivo Pessoal Aprovado na Câmara de Vereadores sem muito alarde, os serviços de transporte do Uber estão proibidos na cidade. Mesmo aceito em cidades de todo o mundo e sendo uma fonte de renda alternativa para que está desempregado, uma Lei em outubro de 2015 impede o Uber de funcionar em Sorocaba. Páginas 9 VETO AO UBER Obras do Saae – Mais 4 bairros receberam o saneamento básico completo com as recentes obras do Saae: Bom Jesus, recreio dos Sorocabanos, Chácaras Reunidas São Jorge e Brigadeiro Tobias. Página 15 www.zonanortenoticias.com.br LISOBOXE Em Sorocaba diversos programas de combate à obesidade tem alcançado êxito. Com reeducação alimentar e exercícios físicos acompanhados por profissionais, esses métodos saudáveis para perder peso estão ganhando cada vez mais adeptos. Ilustração Arquivo Lisoboxe Ilustração Ruth Carvalho

Upload: lamthu

Post on 05-Jul-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SOROCAbA, mAiO DE 2016 · ANO 8 · EDiçãO 119DiSTRibuiçãO mENSAl gRATuiTA

Não jogue em vias públicas

Página 12

Página 5

Página 7

Izabelly é a gata do mês que foi clicada pelas lentes da fotó-grafa Ruth Car-valho.

No CEU das Artes do Laranjeiras começaram as aulas de Caratê, que são realizadas às terças-feiras e é para todas as idades.Caratê:

Perda de PesoGarota Zona Norte

Página 16

O vereador Yabiku apresentou uma proposta interessante na Câmara de Vereadores: a instalação de um teleférico que liga o Parque das Águas e o Jardim Botânico. Esse projeto, se aceito, vai gerar renda ao município e também ser um forte e atrativo ponto turístico na cidade. Durante o transporte, o passageiro vai poder apreciar a vista aérea do município e passar por cima do Rio Sorocaba.

TELEFÉRICO

Página 6

Página 8

As Casas André Luiz e a Instituição que presta assis-tência aos pacientes com defi ciência estão sentindo os efeitos da crise econômica e necessitam de doações ao Mercatudo para que possam angariar mais fundos e dar continuidade ao belo traba-lho que exercem.

Reconhecida regionalmen-te e até nacionalmente, a liga Sorocabana de Boxe forma campeões dentro e fora dos ringues.

DOAÇÕES

Página 17

O ex-maratonista Lourival Sampaio aprendeu o inglês e criou um método novo para o ensino da língua.

Papo Com...Arquivo Pessoal

Aprovado na Câmara de vereadores sem muito a larde, os serviços de transporte do Uber estão proibidos na c idade. Mesmo acei to em cidades de todo o mundo e sendo uma fonte de renda al ternat iva para que está desempregado, uma Lei em outubro de 2015 impede o Uber de funcionar em Sorocaba.

Páginas 9

VETO AO UBER

Obras do Saae – Mais 4 bairros receberam o saneamento básico completo com as recentes obras do Saae: Bom Jesus, recreio dos Sorocabanos, Chácaras Reunidas São Jorge e Brigadeiro Tobias.

Página 15

www.zonanortenoticias.com.br

foi clicada pelas lentes da fotó-grafa Ruth Car-valho.

Perda de Peso

LISOBOXE

Em Sorocaba diversos programas de combate à obesidade tem alcançado êxito. Com reeducação alimentar e exercícios físicos acompanhados por profissionais, esses métodos saudáveis para perder peso estão ganhando cada vez mais adeptos.

Ilustração

Arquivo Lisoboxe

Ilustração

Rut

h C

arva

lho

EDITORIAL4 Sorocaba, maio de 2016

EDITORIAL

Equipe Zona Norte NotíciasÓtima leitura!

Inovação e Conservadorismo

Colaboradores:Vitor Lippi e Clarice Nunes

Zona Norte Notícias é um produto da Doga & Dega Comunicação LTDA. – CNPJ 10.253.692/0001-33

Redação e Administração:Avenida Ipanema, 2328 - Jd. Planalto - Sorocaba-SP CEP 18070-631

Fone: (15) 3014-9707 - E-mail: [email protected]

Jornalista responsávelAndré Sano – MTb 47.097

Cel: (15) 97404-5282 ID: 35*17*62457

[email protected]

Artes gráficas:Eslei R. Paladin

EXPEDIENTE

Tiragem:15 mil exemplares

Programa de Estágio em Jornalismo:Murilo Munhoz

[email protected]

ZN notícias e uma publicação independente, compromissado unicamente com o leitor, com a defesa intransigente dos interesses da zona norte de Sorocaba e com a luta pelo desenvolvimento do município. Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores. A opinião do jornal e expressa no Editorial

Dpto jurídico:Marco Gabrielli

Investir na cidade de Soroca-ba como um município atraente para os turistas é muito interes-sante do ponto de vista que, além de atrair visitantes de fora e movimentar a economia local, ainda se cria lazer e diversão para os moradores da cidade. A ideia de um teleférico ligando o Parque das Águas e o Jardim Botânico é um exemplo disto. Valoriza os dois espaços públi-cos, gera um meio de transporte e uma atenção maior por esses espaços.

Se por um lado projetos ino-vadores são apresentados, pro-jetos conservadores são apro-

vados pela mesma Câmara. Como foi o caso que ainda proíbe Food Trucks nas ruas da cidade e o veto aos serviços do Uber. Nas grandes capitais mundiais essa nova forma de transporte particular é um meio de gerar renda para quem está desem-pregado, sem contar em aumentar o leque de op-ções ao usuário de táxis e transportes públicos.

O aplicativo é polêmico e sempre que está pres-tes a se instalar em alguma cidade é reprimido pela classe dos taxistas que se vê ameaçada pelo novo serviço. Mas é ai que entra a concorrência leal e saudável. O cliente que sai ganhando em qualidade de serviço e acaba fazendo um maior uso desse tipo de transporte.

SAÚDE 5Sorocaba, maio de 2016

A obesidade é uma doença que, segundo dados do Ministério da Saúde, acomete cerca de 17,9% da população. A doença é caracte-rizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que na maioria dos casos vem acompanhada por vários outros problemas de saúde,

que pode levar o indivíduo até a morte.

Hoje em dia, com o constante avanço da medicina e dos vários tipos de tratamentos, os acometi-dos por essa doença têm mais al-ternativas para agregar na luta para o emagrecimento e na melhora de sua saúde.

Segundo a dermaticista, Aline Del Rio, para perder os quilos extras é preciso tratar o cérebro. “O es-

Programas combatem à obesidadeDentre os métodos de emagrecimento, destacam-se na cidade dois programas no combate ao excesso de peso

sencial é iniciar o tratamento com a desinflamação do hipotálamo – região do encéfalo que controla as emoções, fome e saciedade, entre outras funções essenciais para o funcionamento do nosso organis-mo. O método é conhecido como 5s de emagrecimento e é possível perder até 15 quilos em um mês”, explica.

O método que é aplicado por es-teticistas e nutricionistas é baseado em uma alimentação balanceada que desinflama e reprograma o cé-rebro, auxiliando no emagrecimen-to e pode ser utilizado por qualquer pessoa que queira emagrecer e melhorar sua saúde.

O Emagrece 5s Brasil é um proje-to social que visa combater a obe-sidade, oferecendo o tratamento gratuitamente por dois meses para pessoas obesas e de baixa renda. Em Sorocaba, o projeto está aten-dendo duas pacientes que inicia-ram o tratamento no início do mês de abril.

Uma delas é Claudia Rossati, 49 anos, costureira e pesa 120 quilos. Na avaliação foi constatado que ela tem 47,8 de massa gorda e 24,1 de massa magra, sendo seu IMC (ín-dice de massa corporal) 47,5, den-tro da classificação é considerado obesidade mórbida.

Além do mais, o programa 5s de emagrecimento realiza palestra para pessoas interessadas em par-ticipar. Basta agendar pelo telefone (15) 3326-0135 ou pelo e-mail [email protected].

Outro projeto voltado ao emagre-cimento na cidade é o Projeto Eu, que é uma clínica que tem a fina-lidade de ajudar os clientes a al-cançar um estilo de vida saudável. Auxiliando-os semanalmente atra-vés de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, médicos, nutricionistas e preparadores físi-cos. Oferecendo ferramentas fun-damentais baseadas na psicologia, que ajudam a ultrapassar obstácu-los de perderem 10, 20, 30 quilos ou mais e se manterem magras, com o peso ideal, de acordo com o seu índice de massa corporal (IMC).

A idealizadora do projeto, Denise Yazbek, eliminou 20 quilos em ape-nas 5 meses e ressalta que a maior dificuldade que teve foi enfrentar a si mesma e os hábitos que estavam destruindo sua saúde e autoestima. “Eu não acreditava que conseguiria virar o jogo porque já fazia algum tempo que eu havia me abandona-do por completo”, conta.

Denise conta ainda que não conseguia de maneira nenhuma

abandonar seus hábitos porque a comida realmente lhe dava muito prazer, mas que na verdade era que isso servia como uma fuga para camuflar seus problemas, tan-to com relação a sua saúde, como em todos os aspectos de sua vida. “Eu entendi que isso estava aconte-cendo depois de mergulhar em um profundo processo de autoconhe-cimento que deu origem ao Proje-to EU. Comecei de uma maneira muito individual o meu tratamento e segui fielmente as orientações dos profissionais que me acompanha-vam”.

Há três anos ela convive com o mesmo peso conquistado com a mudança de hábitos e ajuda que obteve dos profissionais que a aju-daram durante aqueles cinco me-ses, seguindo sua vida normalmen-te, com uma alimentação muito balanceada e usa de todo o conhe-cimento que adquiriu para se man-ter afastada de um lugar que ela nunca mais diz querer passar perto que é a obesidade. “Eu estou com o mesmo peso há três anos e quem emagrece sabe que a manutenção é a parte mais difícil. Mas isso só foi possível porque todo esse pro-cesso não se resume à perda de al-guns quilinhos, não funciona como mais uma dieta”, finaliza.

Uma dieta rica em proteínas, fibras e vegetais auxilia no combate à obesidade

Ilustração

Murilo MunhozPrograma de Estágio

SAÚDE6 Sorocaba, maio de 2016

ARTIGO

Podologia!

Clarice Nunes é Coordenadora do Curso de Aprimoramento e Aperf. em Atendimento Podológico aos Pacientes Diabéticos

Clarice Nunes

Um adulto dá em média 4000 a 6000 passos por dia, o que equivale a 5 voltas ao redor da Terra ao longo da sua vida. En-tre 60 e 80% da população adul-ta tem algum problema nos pés.

Sete de cada dez pessoas têm problemas ou dor em algu-ma extremidade do corpo cau-sada por enfermidades no pé, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Me-dicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé).A ausência de informação e orientação sobre os cuidados necessários para os pés, associados aos hábitos da vida moderna, podem de-sencadear e agravar doenças podológicas, sendo que muitos desses problemas seriam evita-dos ou resolvidos apenas com a intervenção do técnicos em podologia

A Podologia surgiu há 5 mi-lhões de anos, quando o ho-mem ficou em posição ereta, e neste momento começaram os problemas com os pés. O termo Podologia origina-se do grego

arcaico tendo por prefixo Podos = Pé, Pés e sufixo Logos = trata-do, estudo, conhecimento. For-mando então Podologia: nome da ciência que trata do estudo dos pés.

O Curso Técnico em Podolo-gia é um curso profissionalizan-te que oferece ao aluno uma ótima qualificação e especiali-zação, direcionando a sua en-trada no mercado de trabalho.O aluno aprenderá algumas alte-rações e disfunções que podem acometer os pés e as unhas.

O aluno desenvolverá um pro-jeto baseado num plano de ne-gócio , onde contribuirá para a sustentabilidade do seu próprio empreendimento ,aprendendo assim como gerenciar o seu segmento na área da saúde.

O curso habilita o profissional a identificar riscos de contami-nação selecionando procedi-mentos no que diz respeito a higiene e profilaxia.Esses pro-cedimentos visam a segurança do profissional e do paciente, considerando também o respei-

to ao meio ambiente Prestará cuidados especiais aos pés em risco reconhecendo distúrbios articulares, neurológicos, vas-culares e cutâneos, promoven-do ações de orientação, preven-ção, promoção a saúde dos pés destinada a comunidade.

Estas vivencias ocorrem por meio de atividades laboratoriais acompanhadas pela Enf. Po-diatra Clarice Bramante.Esses atendimentos estão associados a exposição de problemas, es-tudo de caso, palestras, vídeos, exposição dialogada, para apro-ximar o aluno de podologia e a realidade profissional. O espaço físico permite que esses futu-ros profissionais de podologia se deparem com uma realidade muito semelhante à do mercado de trabalho.

O Instituto de Podologia e Saúde -PODS- está oferecen-do atendimentos de Podologia a toda á população,onde esses atendimentos serão realiza-dos pelos estagiários do curso Técnico em Podologia com a

supervisão da Enf Pdga Clarice Bramante

O paciente receberá os se-guintes tratamentos para calos, calosidades , fissuras (racha-duras), frieiras, micoses, unhas encravadas além de outros pro-cedimentos como a correção de unhas entre outros. Após o atendimento, cada cliente rece-berá “spa” para os pés com hi-dratação profunda e massagem relaxante.

O Instituto oferece também um atendimento podológico diferen-ciado aos pacientes Diabéticos, onde recebem orientações es-pecífica e cuidados com os pés.

O laboratório é composto por ambiente moderno,agradável e climatizado com equipamentos de alta tecnologia, além da sala de esterilização e expurgo (local específicos para remoção, de-sinfecção e lavagem dos mate-riais).

Agende uma visita !!!

Casas André Luiz precisa de doação

A crise econômica que assola o país afetou gravemente as Casas André Luiz, que luta diariamente para supe-rar as dificuldades financeiras. Para continuar o trabalho de atendimento a pessoa com deficiência, a Instituição precisa da sua ajuda.

Para sustentar o atendimento gra-tuito a seus pacientes, as Casas An-dré Luiz contam com diversas forças de captação de recursos, entre elas os bazares Mercatudo, localizados na Grande São Paulo e em cidades do interior paulista, como Sorocaba e Campinas, responsáveis por receber doações espontâneas da sociedade – pessoas físicas e jurídicas – como roupas, aparelhos eletrônicos, artigos de bazar, móveis e outros objetos que estejam em bom estado. Essas doa-ções, quando não necessárias para o uso direto dos pacientes, são revendi-das a preços mais acessíveis para a própria comunidade através dos baza-res do Mercatudo Casas André Luiz.

A Instituição é referência no atendi-mento à pessoa com deficiência inte-lectual dentro do Estado de São Paulo, e foi fundada há 67 anos. Atualmente são atendidos cerca de 1600 pacien-tes, dos quais 600 são residentes na Unidade de Longa Permanência que necessitam de cuidados por toda a vida, 80% deles são casos graves, e mais de 50% são acamados e/ou ca-deirantes e os demais em regime am-bulatorial onde são realizados aproxi-madamente 2.000 atendimentos por mês a pacientes da comunidade, de forma que podem recebê-lo com quali-dade e continuar partilhando do conví-vio familiar e social.

ESPORTE 7Sorocaba, maio de 2016

CEU das Artes tem aulas de caratê para todas as idades

Através de parceria entre a Secre-taria de Esporte e Lazer (Semes) e a Associação Desportiva Cultural Towa-Kai, o projeto social conta atualmente com mais de sessenta integrantes, entre crianças, adoles-centes e adultos que estão apren-dendo a arte do Caratê no CEU das Artes do Laranjeiras.

O caratê é uma arte marcial que tem raízes no Japão, mas é bastan-te difundida no Brasil e no mundo por ser uma importante ferramenta na defesa pessoal, somada a um formador de caráter e disciplina, onde desenvolvem-se noções de humildade, hierarquia, direitos e deveres.

Sob a tutela do Mestre Assis, que atua como voluntário no treina-mento, o grupo recebe orientações sobre fundamentos básicos do ca-ratê permitindo, inclusive, afastar aqueles que possam estar em si-tuações de vulnerabilidade social.

De acordo com o professor, a ação ultrapassa os limites da prática es-portiva. “O nosso objetivo é pegar as crianças que possam estar de-sassistidas e formar não apenas atletas profissionais, mas também formar cidadãos”, diz.

O espaço, contudo, é democrá-tico e recebe todos aqueles que queiram participar. É o caso de Christopher e Maria Helena, de 6 e 7 anos, que frequentam as aulas há dois meses e são acompanhados pela mãe, Priscila Alves. Segundo a moradora do Jardim Paineiras, a atividade é aprovada pois é a favori-ta das crianças. “Eles gostam muito e me acordam para trazê-los. Meus filhos andam de bicicleta, mas em relação a esporte, este é o primeiro. Como mãe, não deixo meu cansa-ço proibir que eles participem des-de cedo de um esporte que ajuda a disciplinar e aprender respeito e responsabilidade”, destaca.

Dentro dos horários específicos, qualquer pessoa pode participar das aulas de caratê no CEU das Artes. Às terças-feiras, são cinco horários para atender todas as fai-xas etárias. Das 9h às 10h; 10h às 11h; 17h às 18h e 18h às 19h, o treino é destinado para crianças e adolescentes. Já às 19h, as aulas são voltadas para adultos, com du-ração de uma hora.

Jiu-JiTSu Em mAiOO CEU das Artes vai oferecer, a

partir do mês de maio, aulas de jiu--jitsu para o público infantil e adulto, juntando-se às atividades de cara-tê, capoeira, kung-fu, vôlei, basque-te, ioga, dança de salão, trigobol, xadrez e lazer infantil que estão na grade de modalidades esportivas e de lazer. As orientações da luta acontecerão as segundas-feiras, das 19h30 às 21h.

Para Flávia Bueno, coordenadora das atividades esportivas do CEU das Artes, a inclusão da novidade colabora com a procura por todas as aulas já disponíveis. “Há muitas parcerias sendo fechadas para au-mentar o número e a diversidade das ações. O espaço está cumprin-do o seu papel de atender a comu-nidade nas suas necessidades”, informa.

Assis Cavalcante

As aulas de Caratê são às terças-feiras em diversos horários

As aulas de ginástica fe-minina do Centro Esporti-vo “Francisco Lisboa”, no bairro Maria Eugênia, en-contram-se com inscrições abertas para as duas ses-sões diárias, realizadas às terças e quintas-feiras, das 7h às 9h. Atualmente, 110 pessoas estão registradas na atividade.Na primeira hora, as orien-

tações são direcionadas ao público iniciante, atenden-do também aquelas com dificuldades ortopédicas e médicas. Na aula, as ati-vidades são executadas em ritmo tranquilo e con-trolado. A segunda turma, porém, é voltada para pra-ticantes intermediários e avançados, com exercícios em que são usados pesos e elásticos, adicionando dança e aeróbica.De acordo com o técnico

da Secretaria de Esporte e Lazer (SEMES), Leonardo de Oliveira e Silva, a maior parte das alunas da ginás-tica frequenta o centro es-

portivo há mais de cinco anos e atribui a melhora na qualidade de vida às au-las. “Entre as praticantes, temos hipertensas e diabé-ticas, que conseguiram óti-mos resultados em relação à diminuição de medica-ção, ganho de autonomia nas atividades cotidianas, além de várias que vence-ram a depressão”, relata.Léo, como é chamado,

também destaca que qual-quer pessoa pode se ins-crever, citando o caso da aluna Maria Antônia, de 60 anos, que teve parali-sia infantil. “Por conta de uma perna comprometida, ela tem grande dificulda-de de locomoção, desvios posturais e usa medicação controlada, em virtude dos problemas neurológicos em sequela da doença. Mesmo assim, realiza to-das as atividades entre ou-tras alunas que integram o grupo desde a inauguração do centro esportivo, há 20 anos”, conta.

Aula de ginástica feminina está com inscrições abertas

ESPORTE8 Sorocaba, maio de 2016

A Liga Sorocabana de Boxe e Ar-tes Marciais foi fundada em 29 de Outubro de 2005 pelo professor especialista Vladimir Juliano de Go-doi com o objetivo de desenvolver o Boxe em Sorocaba e nas cidades vizinhas.

Considerada a melhor equipe da região tanto em quantidade quan-to em qualidade dos atletas, leva o nome de seus colaboradores Aca-demia Runner/Prefeitura de Soro-caba e é um dos grandes destaques no esporte Sorocabano. O time já ganhou diversos títulos em todos esses anos de existência. Os jogos abertos de 2015, o Campeonato

Paulista, a Copa LISoBOXE, Desa-fio Internacional Brasil x Argentina, Copa dos Campeões, Grand Prix de Boxe e Torneio Universitário são alguns dos troféus que estão na ga-leria da Liga.

A associação sem fins lucrativos é devidamente registrada e desen-volve diversas atividades. A Equipe de Boxe Olímpico é composta por 16 atletas de ambos os sexos e 3 profissionais que integram a co-missão técnica, que participam de torneios e campeonatos estaduais e nacionais. O Trabalho Socia visa o resgate do cidadão atendendo crianças e adolescentes de 08 a 16 anos e os Cursos de Formação e Aperfeiçoamento atua em diversas áreas de tino esportivo que propicia

Lisoboxe é referência em boxe na regiãoLiga está em atividade há mais de 10 anos e coleciona títulos na modalidade

a capacitação de profissionais para atuarem com o boxe em vários con-textos. Outra vertente de trabalho é o Grupo de Estudos, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento relacionado a prática e ensino do boxe olímpico, produzindo conhe-cimento científico nesta área pou-co explorada e permitindo assim, o aperfeiçoamento contínuo de nos-sos colaboradores.

Segundo o fundador do projeto, Vladimir Juliano de Godoi, em ano de Olimpíadas existem muitos atle-tas figurando entre os melhores do país. Para participar das Olimpía-das, os atletas passam por várias seletivas, primeiro as nacionais, ou seja, o atleta deve ser o melhor de sua categoria e compor a seleção brasileira, depois disputa torneios internacionais em busca da vaga para os Jogos Olímpicos. “Em Soro-caba mantemos uma grande e forte equipe, mas quem decide os atletas que devem compor a seleção é a Confederação Brasileira de Boxe - CBBoxe, eles é quem são o órgão máximo no pais quando se fala em boxe olímpico”, finalizou.

Arquivo LisoBoxe

Vladimir tem uma metodologia e técnica de ensino do boxe exemplar

“Smash”, “forehand” e “ba-ckhand” são fundamentos de um esporte que vem sendo difundido com sucesso na Zona Norte de Sorocaba. Trata-se do tênis, que é praticado de forma gratuita no Centro Esportivo “Francisco Lis-boa”, no bairro Maria Eugênia, e aberto para toda a comunidade.

A atividade é realizada as quar-tas e sextas. Nos dois dias, o esporte é apresentado para as crianças das 8h30 às 9h, segui-do pelo grupo adulto, que faz uso das 9h30 às 11h.

A quadra pública de tênis foi inaugurada em outubro de 2013, oferecendo orientações e mate-rial esportivo para a prática da modalidade, atendendo joga-dores experientes e também os novos adeptos, de qualquer faixa etária.

É o caso do técnico de enfer-magem Fábio Diogo, de 30 anos,

que treina há dois anos e destaca a relevância do espaço gratuito. “Antes, só jogava futebol, pois as quadras de tênis em Sorocaba são todas pagas. Quando soube da novidade, comecei a jogar e não parei mais. Nesse período, já evoluí bastante”, conta Fábio, mo-rador do Jardim Pacaembu.

Já o radialista Nilson Duarte, de 37 anos, pratica o esporte na quadra pública há um ano e meio e vê que o tênis proporciona uma socialização para além das aulas. “Criamos vínculo de amizade fora do centro esportivo”, relata, co-mentando do grupo que possuem em rede social para integração social e agendamento de jogos.

De acordo com o professor Gui-lherme Morais Rabelo, técnico da Secretaria de Esporte e Lazer (SEMES), o mais importante é po-der oferecer a prática de um novo esporte, considerado de elite.

Quadra pública tem aulas de tênis

Murilo MunhozPrograma de Estágio

Zaqueu Proença

A atividade esportiva está sendo difundida na zona norte

TRAnSPORTE 9Sorocaba, maio de 2016

Começou no dia 2 de maio a reno-vação do Certificado de Cadastro de Condutores (CCC) utilizado pe-los taxistas. A renovação é anual e obrigatória para quem deseja con-tinuar exercendo a atividade em 2016/2017. A renovação deve ser requerida com o preenchimento do formulá-rio padrão da Urbes – Trânsito e Transportes, juntamente com o pa-gamento da guia de renovação do cadastro de condutor, que deverão ser retirados na Rua Chile, nº 401 – Jd. Barcelona.O atendimento aos condutores de táxi será realizado até 31 de maio, das 08 às 16h30. Outras informa-ções podem ser obtidas pelo tele-fone 3331.5000 e pelo site www.urbes.com.br.

DOCumENTOS NECESSá-RiOSO requerimento deve ser protoco-lado acompanhado dos seguintes documentos (originais e cópias):- CNH – Carteira Nacional de Ha-bilitação na categoria B, C, D ou E (com observação que Exerce Ativi-

dade Remunerada);- Comprovante de residência atua-lizado obrigatoriamente em nome do interessado;- Atestado de Antecedentes Crimi-nais, que pode ser obtido através do site www.ssp.sp.gov.br ou no Poupatempo de Sorocaba (Rua Leopoldo Machado, 525 – Centro). Na existência de inquérito policial contra o requerente, deverá vir acompanhada de Certidão Escla-recedora que deve ser solicitada ao Fórum da Comarca (Rua 28 de Outubro, 691 - Alto da Boa Vista);- Certidão de Débitos com os co-fres municipais que deverá ser re-querida na Prefeitura;- Curso especializado nos termos da normatização determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN;Comprovante de inscrição como segurado do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS;Guia de recolhimento paga refe-rente à Contribuição Sindical ano vigente;Contrato Particular de Cessão de Veículo Táxi para fins de INSS.

Taxistas precisam renovar Certificado de Cadastro de Condutores até fim de maio

Ilustração

O prazo para a renovação vai até o dia 31 de maio

O Uber é uma empresa americana que criou um aplicativo com seu pró-prio nome e através dele motoristas (parceiros) se conectam com passa-geiros, com o principal intuito de tratar seus passageiros como um Presiden-te e/ou Executivo de empresa, Cele-bridades e entres outros que são tra-tados ao solicitar um transporte V.I.P.

O funcionamento é simples e utiliza um aplicativo de smartphone. Com o cadastro, o usuário chama o taxi mais próximo e assim que atendido os valores, tempo e distância para o destino são exibidos. Praticidade para quem precisa se locomover de um lugar a outro com segurança e conforto. É também mais uma forma para aumentar a renda familiar como autônomo.

Em Sorocaba, uma lei proibindo a operação do Uber foi criada e aprova-da por unanimidade na Câmara Mu-nicipal, em Outubro do ano passado, antes mesmo de o sistema funcionar na cidade. Segundo o Motorista, Alessandro Ribeiro da Silva , essa lei foi criada as escuras e os represen-tantes do serviço não tiveram nem a

chance de se defender e mostrar as qualidades do mesmo. “Eu mesmo que sou o motorista (parceiro) Uber mais antigo nem fiquei sabendo des-ta sessão na câmara. Se soubesse iria até lá lutar pelos direitos e tam-bém para que o cidadão saiba quais são as vantagens de ter o Uber na cidade”, explicou.

O motorista também explicou as di-ferenças entre os serviços do taxi e do Uber, ressaltando que ambos são importantes e que oferecerem um óti-mo serviço aos seus clientes, jamais irão perdê-los. “O táxi tem ponto, tem seus descontos para obter o carro e mais facilidades, existem muitas pes-soas que já chamam o taxista pelo nome, coisa familiar. O Uber é um serviço específico, pessoas querem ir para algum local e chegar como se fossem levadas por motoristas parti-culares, cada momento com um carro diferente e sem a placa ou o objeto iluminado com o nome táxi, querem um carro discreto”.

Nascido e criado na cidade de So-rocaba, o Assessor Parlamentar João Paulo Miranda, já utilizou os serviços

Lei impede que o Uber funcione na cidadeO serviço particular de transporte conhecido no mundo todo e utilizado em grandes capitais foi vetado na Câmara Municipal

do Uber no Rio de Janeiro e em Bra-sília, onde atualmente ele passa por regulamentação. Em sua página no facebook, o Sorocabano protestou contra a proibição do aplicativo na cidade assim que ocorreu a votação na Câmara Municipal. Dizendo que tal feito mostra como a Politica está desconectada com a sociedade.

No mesmo post disse o seguinte: “É justo com os taxistas que eles te-nham seus direitos garantidos, sua frota modernizada e seus pontos pre-servados, mas não podemos barrar a tecnologia, temos que incorporá-la ao nosso cotidiano e adaptar à legis-lação. Penso que o caminho não é a proibição, mas a regulamentação. Com isso, teríamos a garantia do cumprimento da lei, o recolhimento dos impostos e o cliente estaria livre para escolher o melhor tipo de trans-porte que deseja utilizar.”

Defensor da regulamentação do Aplicativo em Sorocaba, João Paulo afirma que a concorrência, garantiria melhor qualidade no serviço, meno-res preços e poderia também fazer com que menos carros particulares estejam nas ruas, uma vez que um carro do Uber é compartilhado por vá-rias pessoas no mesmo dia. “Proibir o Uber é barrar o desenvolvimento tec-nológico da cidade, além disso, den-tro da atual crise política e econômica que o Brasil vive, onde mais de 11 mi-lhões de brasileiros estão desempre-gados, a proibição faz com que novas oportunidades de trabalho deixem de ser criadas”, finalizou.

Ilustração

O Uber utiliza um aplicativo de smartphone para contato

MODA10 Sorocaba, maio de 2016

SInDICALISMO 11Sorocaba, maio de 2016SEGURAnÇA12 Sorocaba, março de 2016GERAL 11Sorocaba, julho de 2015CLICK SOCIAL Fotos e fatos que marcaram o mês estão aqui no Click Social.

SInDICALISMO Sorocaba, maio de 201612

Um incêndio de gran-des proporções atingiu a fábrica da Nissin Foo-ds do Brasil, em Ibiúna, no interior de São Pau-lo, no dia 25/04/2016. A empresa informou que o fogo teria começado de madrugada e se espa-lhou rapidamente. O fogo atingiu o es-

toque da fábrica, onde haviam embalagens de macarrão.Conforme se observa

através da imagem o

Incêndio atinge fábrica da Nissin na cidade de Ibiuna

teto de um dos galpões da empresa cedeu, tamanho o incêndio ocorrido. Ainda não se sabe o que teria cau-

sado o incêndio. Equipes dos bom-beiros de Osasco, Cotia e Barueri trabalharam no combate às chamas.Segundo à empresa, não houveram

vítimas, apenas dano materiais no estoque, atingindo produtos acaba-dos. O incêndio não atingiu nenhuma linha de produção e no momento do ocorrido a fábrica foi evacuada rapi-damente pela Brigada de emergên-cia.As atividades da empresa foram

normalizadas a partir de 27/04/2016.

Mais uma vez o Sindicato da Alimentação de Soro-caba promoverá uma festa em comemoração ao dia do trabalhador, a festa se reali-zará no dia 15/05/2016 e é oferecida de forma gratuita

Festa em comemoração ao Dia do Tra-balhador será realizada dia 15 de maio

aos sócios do Sindicato e seus dependen-tes.

A expectativa é que compareçam mais de 2.000 pessoas, que poderão aprovei-tar o dia em família com churrasco, chopp, brinquedos para as crianças, sorteio de prêmios entre outros.

A “Ponte para o Futuro”, uma espécie de programa de governo do vice-presidente Michel Temer, principal articulador do movimento golpista que tenta retirar do poder a presidenta eleita do Brasil, Dilma Rousseff, dá indícios do avanço conservador na política nacional e da restrição às conquistas sociais dos governos petis-tas.

APOSENTADORiAEntre as propostas, elaboradas sob o pretexto de

uma recuperação econômica do País, está interferir diretamente nas regras para a previdência, estabele-cendo que 65 anos seria a idade para a aposentadoria.

Além disso prevê o fim da indexação, o que significa que os valores da aposentadoria não seguirão mais os reajustes do salário mínimo, quebrando a regra atu-al de aumento automático. Dessa forma, o poder de compra da classe trabalhadora, e dos aposentados, principalmente os que ganham até um salário mínimo, estará comprometida.

TERCEiRiZAçãOA regulamentação da terceirização sem limites para

todas as funções e a autorização para que conven-ções coletivas prevaleçam sobre a CLT devem levar a um afrouxamento e a perdas de direitos trabalhis-tas. Pois, cada sindicato, pressionado em momentos de crise, pode ser forçado a negociar com entidades patronais acordos que desrespeitam a CLT.

Fim DA SAúDE PúbliCA - SuSO SUS é um dos alvos de Temer. Em documento ele

propõe “aperfeiçoar” o marco jurídico e o modelo de financiamento da saúde. Na prática esse “aperfeiço-amento” significa que o trabalhador que utiliza o SUS passará a pagar pelos serviços do sistema.

“Ponte para o fim dos direitos” levará o País ao retrocessoProjeto de Temer apresenta cenário trágico para a classe traba-lhadora, caso os golpistas tomem o poder

PRiVATiZAçãOTemer quer privatizar “tudo que

for possível.” Ou seja, se se tornar presidente, irá vender a Petrobras, que é alvo do capital estrangeiro por conta da descoberta do Pré--Sal. Um projeto do senador José Serra (PSDB-SP), cotado para as-sumir um ministério em um eventu-al governo de Temer, entrega a ex-ploração da camada às empresas internacionais.

A privatização da Petrobras preju-dicará os planos estabelecidos para o futuro da Educação no Brasil. Isso porque, uma lei de setembro de 2013, sancionada pela presiden-ta Dilma Rousseff, determina que 50% do Fundo Social do Pré-Sal seja destinado à Educação.

AmEAçA A TODOS“Se a presidenta Dilma for afas-

tada nesse processo golpista, o Congresso Nacional estará, no mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, 1º de maio, dando aos trabalhadores um presente de grego, que irá prejudicar o futuro do Brasil e de todos os trabalhadores e seus descendentes”, avalia Paulo João Estausia, presidente do Sindi-cato dos Rodoviários de Sorocaba e Região.

CLASSIFICADOS 13Sorocaba, maio de 2016

CLASSIFICADOSLocação

casa – Vila Santana - 01 Dorm. – Sala – Coz. - Gar 01 Auto R$ 400,00Sala comercial – Centro – 01 W.C - Salas Na Praça Do Centro De Soro-caba/Sp - 7º E 8º Andar Com Elevador - Ótimo Para Escritórios – R$ 500,00casa – Jd. Sol Nascente - 01 Dorm. – Sala - Coz. – W.C - Lavanderia, Construida Nos Fundos. Terreno 5 X 30 M - / Obs: Sem Garagem. R$ 500,00casa – Jd. Sol Nascente - 01 Dorm. – Sala - Coz. – W.C - Lavanderia, Construida Nos Fundos. Terreno 5 X 30 M - / Obs: Sem Gar. R$ 500,00casa – Vl. Helena - 01 Dorm. - Sala – Coz. - Wc - Garagem P/ 02 Autos – Casa Independente. R$ 650,00casa – Vl Nova Sorocaba - 01 Dormitório - Sala -Cozinha E Wc - Gara-gem P/ 02 Autos R$ 700,00apto – Jd. california - 02 Dorm. - Sala – Coz. - Wc - Garagem P/ 01 Autos – *1º Andar* - R$ 800,00 - Valor Incluso O Condominio casa – Ipanema Ville - 02 Dorm - Sala -Cozinha E Wc - Gar P/ 02 Autos - R$ 850,00

casa – Residencial Jardim Dalias - 02 Dormitório - Sala -Cozi-nha E Wc - Garagem P/ 02 Autos - R$ 850,00casa – Jd. São Guilherme - 02 Dor. - Sala –Coz. - Wc - Gara-gem P/ 01 Autos R$ 850,00casa – Ipanema Ville - 02 Dormitório - Sala -Cozinha E Wc - Ga-ragem P/ 02 Autos - R$ 850,00Sala comercial – Vl. Nova Sorocaba - Sobre Loja - Com 48,00 M² - Com 01 Banheiro - 02 Salas - Da Para Colocar Divisórias - C/ Iptu E Água Incluso - R$ 850,00apto – Jd. Novo Bandeirantes - Não Paga Condomínio - 01 Dorm. - Sala – Coz. - Banheiro - Área De Serviço - 01 Vaga P/ Auto - Todo Mobiliado - C/ Geladeira - Fogão - Cama De Casal - Sofa - Etc. - Condomínio Com Portaria 24 Horas - Piscina E Qua-dra Poly-Esportiva – R$ 1.100,00apto – Jd. Planalto – 2 Dorm. – 1 Suíte – 01 W.C - Garagem Para 01 Auto – R$1.100,00

VENDaTerreno Cond. Reserva Ipanema – 200 m² - 95.400Terreno Cond.Villagio Ipanema I – 154 m² - 92.000 Terreno Jd.Luciana Maria – 316,50 m² - 110.000Terreno Cond. Terras S. Francisco – 178 m² - 140.000Casa Cond. Bosque Ipanema – 02 dorms – 220.000Casa Cond. V.N.Sorocaba – 03 dorms – 250.000Casa Jd.Maria A.Prado – 02 dorms – 200.000Casa com Edícula V.Angélica – A/T. 208 m² - 180.000SÍTIO ITU/SP – 24.200 M² (PERMUTA) – 500.000Chácara Iperó – 2.400 m² (48x50) – 680.000

LocaçãoVl- angelica – 1 dorm,sala ,cozinha,wc gar – 750,00Apto-B.Araucarias – 2dorms,sala,cozi,wc gar – 700,00Apt-Vl- Angelica-2 dorm,sala,wc ,cozinha,gar – 800,00

Apto-JD-Paulistano -2 dorms,sala,cozinha,garagem – 900,00Apto- wanel Ville 5 -2 dorms,sala,cozinha,garagem – 1.200,00Apto-Central Parque- duplex 2 dorms,sala,wc ,coz,gar – 1.200,00Casa -Santo Amaro-1 dorm,sala,cozinha,wc e gar – 550,00Casa-Jd-Betânia- 1dorm,sala,cozinha,wc e garagem – 650,00Casa-VL- Angelica –1 dorm, sala cozina e wc e gar – 500,00casa –jd- Planalto2 dormitórios,sala,cozinha,garagem – 750,00Casa –VL-Formosa–2 dorms,sala,coz,wc e garagem – 750,00Casa VL- Angelica -2 dorms,sala,coz,wc e garagem – 850,00Casa- jd-das flores -2dorms,sala,coz,wc e garagem – 900,00Casa-vl- carvalho -2 dorms,sala,wc ,coz,garagem – 900,00Casa JD-PLANALTO -2 dorms, sala coz ,wc e garagem – 950,00Casa -Jd- N. Ipanema- 2 dorms,sala coz, wc e gar – 1.000,00Votorantim-3 dorms, sala, cozinha, wc garagem – 1.800,00Sala comercial-Vila Angelica – 700,00

EDUCAÇÃO Sorocaba, maio de 201614

A APESR nasceu do fruto de uma luta que é atemporal e, com o en-gajamento de muitos, foi conquis-tando seu devido espaço, obten-do, outrossim, o respeito da classe do magistério são-roquense. To-davia, como a luta é contínua e no sentido de melhorar e beneficiar a Educação são-roquense houve a fusão entre a APESR e o SIPRO-EM Sorocaba e Região, também porque São Roque faz parte da base sindical do SIPROEM.

FuSãO SiPROEm SOROCA-bA E REgiãO E APESR

Ter um sindicato atuando para os professores é de suma impor-tância já que temos legislação específica e repasses próprios, além de sermos uma categoria di-ferenciada. A partir de agora serão agilizadas no município e região, as ações sobre a aplicabilidade da Lei 11.738 (Lei do Piso), que uma vez não aplicada acabou gerando a favor do professor, um passivo

de horas extras desde 2011, que o SIPROEM irá reivindicar através de ações judiciais, pelo jurídico do Sindicato. Também haverá ação quanto à situação das Auxiliares de Educação Infantil.

A sub-sede em São Roque será na Avenida Santa Rita, nº. 57, Vila Aguiar, no Centro Empresarial Cidade, sala 39. A presidente da APESR será a diretora da Base de São Roque. O Sindicato abrange além de São Roque, os municípios de Mairinque, Araçariguama, Ibiú-na e Alumínio.

JuNTOS SOmOS mAiS! O SIPROEM Sorocaba e Região,

assim como a Associação, nasceu de muita luta, de muito sofrimento e indignação em ter nossos direi-tos desrespeitados. Enfrentamos todo tipo de dificuldade, proces-sos, difamação, ameaças, e o pro-cesso do pedido da carta sindical (um tipo de certidão de nascimen-

APESR “Associação dos Profissio-nais de Educação de São Roque”

to para os sindicatos) tramitou por quatro anos, pois sofremos vários processos de impugnação pelos sindicatos de servidores, atrasan-do muito o andamento. Mas vence-mos todos! O SIPROEM Sorocaba e Região têm uma história de luta e conquistas, sem envolvimento político com ninguém, apenas con-tando com muita perseverança e muita fé em Deus! Ainda tentam de todas as maneiras envolver nosso nome em confusão, mas a nossa história limpa e de atuação séria e digna é a nossa maior defesa. Por isso, temos um orgulho imenso do nosso Sindicato e sentimos uma alegria muito grande com a oportu-nidade de trabalharmos e acolher-mos a APESR, que também tem uma história semelhante e admirá-vel. Temos a certeza de que será uma parceria que trará conquistas para o magistério da região. Sa-bemos que a união faz a força e que juntos, somos mais! Porque um sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho... mas o sonho que se sonha junto, pode tornar-se realidade!

Parabéns para nós, professores municipais, que sabemos o nosso valor e acreditamos que a dignida-de, a perseverança e a fé irão so-breviver e será a motivação para nossa bandeira de luta!

André Sano

Associação e Sindicato se unem em prol da classe dos professores municipais

O Espetáculo “Viola Carami-nhola” será apresentado em seis unidades da Rede Municipal de Ensino neste mês de maio. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Serviço Social do Comér-cio (Sesc), como parte de projeto Sesc Escola.

A primeira apresentação será no dia 17 de maio, no Centro de Edu-cação Infantil “Olga Chibau Forna-zieiro” (CEI-52), na Vila Melges. O projeto já atendeu 13 unidades, sendo 06 no mês de março e 07 em abril.

O “Sesc Escola” é composto por atividades que vão do teatro, dan-

ça e música, passando por poe-mas, poesias e literatura infantil, até chegar à cultura brasileira. Se-rão 72 apresentações culturais ao longo deste ano nas unidades de ensino, nos períodos da manhã e tarde, sempre às 10h e às 13h30.

“Viola Caraminhola” tem em seu repertório canções de Tom Jobim, Dorival Caymmi, Beatles e Raul Seixas, entre outras, escolhidas por suas temáticas próximas ao cotidiano dos pequenos ouvintes. Elementos cênicos como bexigas, cenários e instrumentos como cor-netas e xilofone de garrafa, vão despertar a curiosidade das crian-ças, num espetáculo interativo, lú-dico e divertido.

“Sesc Escola” será apresenta-do em seis unidades neste mês

Confira a programação do mês de maio:Dia 17 – terça-feira – Espetáculo Viola CaraminholaCentro de Educação Infantil “Olga Chibau Fornazieiro” (CEI-52), na Rua Francisco

Loureiro, 526, Vila Melges.Horário: 10h e 13h30. Dia 18 – quarta-feira – Espetáculo Viola CaraminholaCentro de Educação Infantil “Drª Maura Roberti” (CEI-105), Rua Diva Forestieri,

90, no Jardim Nova Ipanema.Horário: 10h e 13h30. Dia 18 – quinta-feira – Espetáculo Viola CaraminholaEscola Municipal “Odila Caldini Crespo”, rua João Pedro Luz, 260, Recreio dos

Sorocabanos.Horário: 10h e 13h30. Dia 20 – sexta-feira – Espetáculo Viola CaraminholaCentro de Educação Infantil “Profª Christina dos Reis” (CEI-27), rua Manoel Lou-

renço Rodrigues, 535, Vila Barão.Horário: 10h e 13h30. Dia 24 – terça-feira – Espetáculo Viola CaraminholaCentro de Educação Infantil “Profª Terezinha Lucas Fernandes” (CEI-15), Avenida

Juscelino K. de Oliveira, 1.166, no Centro.Horário: 10h e 13h30.

ADMInISTRAÇÃO 15Sorocaba, maio de 2016

Para quem busca o primeiro em-prego ou recolocação no mercado, informações sobre formalização, orientação sobre o microcrédito do Banco do Povo ou tirar a Carteira de Trabalho, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desen-volvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Comissão Municipal de Emprego (ComEmprego), realiza-ra no próximo dia 20 de maio mais uma edição da Expo-Trabalho.

O evento, que tem apoio do Rota-ry Clube Boa Vista e acontece nas dependências da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Ne-gócios (Uniten), é aberto à popula-ção em geral - em especial àqueles em situação de desemprego e jo-

vens em busca do primeiro empre-go. A entrada será gratuita. No local estarão reunidos representantes de entidades de apoio ao trabalhador, com o objetivo de oferecer subsí-dios e informações úteis a quem procura a inserção no mercado de trabalho.

Com início previsto para as 9h, a Expo-Trabalho traz uma extensa programação de oficinas, pales-tras, dinâmicas de grupo, testes vocacionais, emissão de Carteira de Trabalho, recebimento de cur-rículos, entrevistas de emprego, orientação e encaminhamento sobre microcrédito, orientação e informações sobre formalização de micros e pequenos empreen-

dedores ou trabalhador individual por conta própria, apresentações culturais e atendimentos na área da saúde.

Conforme destaca o secretário Geraldo Almeida, o objetivo do evento é oferecer subsídios e in-formações úteis a quem procura colocação no mercado de trabalho, bem como facilitar que empresas também tenham acesso aos tra-balhadores em busca de emprego. “Reunimos, num mesmo ambiente, entidades de apoio ao trabalhador, sindicatos e agências de empre-go, que oferecerão subsídios e informações úteis a quem busca inserção no mercado de trabalho”, explica.

Expo-trabalho será realizada no dia 20 de maio, na Uniten

Com o objetivo de trazer a discussão sobre a questão do envelhecimento saudável, a Prefeitura de Sorocaba reali-za nos dias 29 e 30 de junho o 1º Simpósio Municipal do Ido-so, que terá como tema “En-velhecimento Saudável”. O

encontro é gratuito e ocorrerá no Colégio Objetivo Soroca-ba, localizado na Rua Arthur Gomes, 51, no Centro. As va-gas são limitadas.O evento será realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria do

Idoso da Secretaria de De-senvolvimento Social (Se-des), o SESC Sorocaba e a Liga de Geriatria e Gerontolo-gia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Soro-caba (PUC-SP), em parceria com o Objetivo Sorocaba.

Sorocaba terá 1º Simpósio Municipal do IdosoInscrições poderão ser feitas de 6 de maio a 10 de junho, sempre às segundas e sextas-feiras, no Clube do Idoso

Saae concluiu obras desaneamento em 4 bairrosInvestimentos somam R$ 2,6 milhões com finan-ciamento do Programa Reágua

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba con-cluiu obras de saneamento em mais quatro bairros, localizados em pon-tos extremos da cidade: Bom Jesus, Recreio dos Sorocabanos, Cháca-ras Reunidas São Jorge e Brigadei-ro Tobias.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, Rodrigo Maldonado, as intervenções incluíram a implanta-ção de redes coletoras de esgoto, emissários, estações elevatórias (bombeamento), poços de visitas para manutenções e ligações do-miciliares. O investimento total é de R$ 2.692.972,00, por meio de finan-ciamentos do Programa de Apoio à Recuperação de Águas (Reágua), do governo estadual. As obras fo-ram executadas com mão-de-obra própria especializada da autarquia e também por empresas terceiriza-das, depois de processos de licita-ção.

No Recreio dos Sorocabanos,

bairro localizado na zona norte da ci-dade, no final da avenida Ipanema, as intervenções incluíram a implan-tação de 12 quilômetros de redes coletoras de esgoto, com tubos em PVC e fibra de vidro, com diâmetros que variaram de 150 a 600 milíme-tros. Desse total, 2 quilômetros cor-responderam ao emissário de esgo-to, com tubos 400 a 600 milímetros de diâmetro, que possibilitará o envio do esgoto coletado no bairro para a Estação de Tratamento Piti-co. As obras beneficiarão 262 imó-veis, num total de 1.310 munícipes.

No bairro Bom Jesus, também na zona norte e no final da avenida Ipa-nema, foram executados 3.264 me-tros lineares de redes coletoras de esgoto nas oito ruas do bairro, além de 138 ligações individuais de esgo-to nos imóveis existentes, e 53 po-ços de visita (PVs), para futuras ma-nutenções do sistema, beneficiando 800 munícipes que compõem aque-la população.

Saae

Os bairros agora passam a ser saneados totalmente, com coleta de esgoto

POLíTICA16 Sorocaba, maio de 2016

ARTIGO

Mudaré preciso!

Vitor lippi é Deputado Federal pelo PSDb.

Vitor lippi

Vivemos tempos muito difí-ceis. Este governo se trans-formou em um verdadeiro desastre. A crise econômica, política e moral que assola o Brasil é algo tenebroso e muito preocupante.

Corrupção, mentira e in-competência se tornaram marcas do Governo Dilma Rousseff. Mudar é preciso.

Hoje somos mais de 10 mi-lhões de desempregados, mais de cinco mil postos de trabalho são fechados to-dos os dias. Até o final do ano poderemos piorar ainda mais, chegando a dois mi-lhões de novos demitidos.

Mudar é preciso. Neste mo-mento já somos 60 milhões de inadimplentes, ou seja, são pessoas que não con-seguem pagar mais as suas contas. O brasileiro está dando calote por falta de op-ção. Estamos empobrecidos

pela inflação galopante, eco-nomia em baixa, falta de cré-dito e não há uma esperança de um futuro melhor com o PT no comando do país.

Mudar é preciso. O SUS e a saúde pública está em co-lapso, a previdência social da mesma forma, os estados e os municípios mal conse-guem pagar seus funcioná-rios.

O “custo Brasil”, sem as reformas prometidas e ne-cessárias, deixou o Brasil pouco competitivo frente aos outros países. Fomos vítimas do maior esquema de corrupção da história do mundo.

A saída para a crise? Um novo governo, com respon-sabilidade e compromissos com um Brasil melhor. Mu-dar é preciso.

A criação de um sistema de transporte por teleférico interligan-do o Parque das Águas ao Jardim Botânico pode se tornar um dos principais atrativos turísticos de Sorocaba, incentivando a visitação entre os públicos dos dois locais e de quem pratica atividades físicas e de lazer nas proximidades do Rio Sorocaba, possibilitando a gera-ção de receitas sem despesas ao Município, por meio de concessão pública. É a proposta do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), que, por meio de requerimento, sugere à Prefeitura de Sorocaba a realização de estudos com esta finalidade.

Os teleféricos transportam pas-sageiros, dentro de vagões ou ca-bines, por meio de cabos de aço suspensos. Sua estrutura conta com terminais para embarque e de-

sembarque, torres para sustenta-ção dos cabos e sistema de salva-mento e evacuação, em casos de falhas no fornecimento de energia elétrica. O sistema constitui-se em grande atrativo turístico em cidades brasileiras, como o Rio de Janei-ro (RJ), Campos do Jordão (SP), Poços de Caldas (MG), Balneário Camboriou (SC), por exemplo.

A exemplo de outros municí-pios, para Yabiku, Sorocaba pode implantar um sistema de trans-porte por teleférico no modelo de concessão pública, pelo qual a empresa vencedora de processo licitatório se responsabiliza pela execução das obras de constru-ção, manutenção, instalação, ex-ploração e prestação do serviço durante prazo pré-estabelecido. “O Parque das Águas, o Jardim Botânico e os arredores da ciclo-

Teleférico entre Parque das Águas e Jardim Botânico pode ser fonte de turismo e recursos

via da Dom Aguirre e 15 de Agosto formam um dos espaços de lazer mais movimentados da cidade. Acredito que um teleférico estimule o público dos locais e atraia novos frequentadores, servindo como uma nova fonte de recursos”, jus-tifica o vereador.

O Parque das Águas, no Jardim Abaeté, tornou-se desde a sua inauguração, em 2008, um dos parques municipais mais frequen-tados por pessoas de todas as idades para a prática de ativida-des físicas, esportivas, culturais, de lazer e de turismo. O mesmo caminho é seguido pelo Jardim Botânico, aberto em 2014 e con-siderado um “cartão postal” da cidade enquanto espaço de lazer, pesquisa, preservação e educação ambiental.

Ambos se inserem em uma gran-de área pública de lazer e preser-vação ambiental ao longo das Ave-nidas Dom Aguirre e 15 de Agosto, propiciada a partir do processo de despoluição do Rio Sorocaba e plantios de mudas de árvores às suas margens, implantação de ciclovias, bancos, deques de ma-deira, entre outros elementos que incentivam a prática de caminha-das, corridas, pescarias, passeios de bicicletas e patins, entre outras atividades físicas, de lazer e con-vivência.

André Sano

Além de transporte, o teleférico é um atrativo turístico para todas as idades

EnTREvISTA 17Sorocaba, maio de 2016

O inglês práticoZona Norte Notícias - Con-te como você trocou as corridas pela sala de aula.lourival Sampaio - Tudo começou na década de 80, quando, quase que por um estalo, eu decidi correr a mi-nha primeira maratona de olho no prêmio: uma viagem para os Estados Unidos. Em 1985 conquistei o título da Maratona de São Pau-lo, porém a premiação não era a tão desejada viagem, que veio somente em 1987, quando cheguei em 1º lugar e levei a premiação em di-nheiro e a passagem. Mas fui para os Estados Unidos pouco tempo depois traba-lhar em um lava-rápido.ZN notícias - Então foi lá que você aprendeu o in-glês e decidiu começar a dar aulas?lourival - Isso. Então, quan-do cheguei lá eu não sabia nada. Trabalhava e estuda-va de graça em uma escola para imigrantes. Com muita disciplina e persistência, em 8 meses eu já estava falando fluentemente. Após 3 anos eu fazia serviços para os outros imigrantes que não falavam a língua inglesa e

depois comecei a dar aulas. Foi quando surgiu a SOS English e o curso Fale Inglês em 50 horas.ZN notícias - E quando voltou ao brasil e decidiu aplicar essa metodologia por aqui?lourival - Retornei defini-tivamente ao Brasil e trou-xe SOS E n g l i s h e todo o meu conheci-mento e m é t o d o de ensino. O inglês é fácil de se aprender - o que precisa mudar é a maneira como a língua tem sido ensinada. Acredito que em uma escola sem livros didáticos, mas totalmente comprometida com o aluno. Aliás, esse é o papel da es-cola, dar essa segurança. Não é preciso ser fluente para se comunicar, isso já é possível com um vocabulá-rio básico. Por isso as aulas da SOS English são tão focadas na conversação, e o aluno,

mesmo sem viajar, pode de-senvolver seu inglês, com professores nativos e bra-sileiros, altamente capaci-tados.ZN notícias - Qual a impor-tância da língua estran-geira no mercado de tra-balho?lourival - Com a globali-

zação do m e r c a d o empresas de vários países do mundo tem f a b r i c a s no Brasil e muitas de-las estão na cidade de

Sorocaba e a comunicação se faz necessários e os can-didatos que não falam inglês tem mais dificuldade de arru-mar emprego.ZN notícias - Qual o nível exigido nas empresas?lourival - Todas as empre-sas que exigem que o candi-dato fale inglês o mesmo tem que ter nível intermediário ou seja capaz de comunicar so-bre o dia a dia da empresa, falar ao telefone e escrever e-mail.

ZN notícias - A SOS é espe-cialista em inglês?lourival - Nos especializa-mos só no inglês pois enten-demos que as pessoas tem necessidades especificas no inglês devido a isso nos dividimos nossos curso na seguinte em 5 vertentes. O Inglês em 50 horas, voltado para pessoas que precisam aprender inglês em um curto espaço de tempo tipo via-gem ou urgência para aten-der necessidades de sua empresa. O Clube de con-versação para pessoas que já estudaram e não tiveram conversação ou para aque-les que querem aprender, mas não quererem passar pelo processo cansativo da gramatica. O Curso online para aqueles que não tempo de ir na escola em função da distância ou falta de tempo. Temos também as Aulas VIP para pessoas que preferem estudar com um professor particular e adequamos o tempo disponível as suas necessidades e as Consul-torias, um curso direcionado para profissionais liberais que precisam de um trabalho especifico em sua área de

trabalho.ZN notícias - Qual é a me-todologia utilizada?lourival - O foco da escola e conversação e aqui não trabalhamos com gramatica, damos algumas pinceladas para orientar os alunos em suas dúvidas, mas o foco e a conversação.E também não usamos livros didáticos trabalhamos com artigos de jornais america-nos através de suas maté-rias do dia a dia do cotidiano americano.ZN notícias - Qual é a por-centagem no aumento sa-larial de quem tem outra língua no currículo?lourival - O aumento está relacionado a formação de cada um e a média e de 30% do ganho do profissional em alguns casos até 50%ZN notícias - Qual a me-lhor idade para aprender o inglês?lourival - Para o aprendi-zado independe a idade o importante e que a pessoa queira aprender, uma vez que haja o interesse o apren-dizado vai ocorrer natural-mente e de uma forma bem descontraída.

PAPO COM...lourival foi maratonista e conquis-tou títulos como atleta

Por André Sano

Arqu

ivo

Pess

oal

O esporte levou o maratonista Lourival Sampaio a criar um método único para o ensino da língua inglesa. Após morar fora durante 10 anos, o corredor voltou ao Brasil e montou a SOS English, que utiliza a prática da conversação como forma de ensino.

nÃO é PRECISO SER FLUEn-TE PARA SE COMUnICAR, ISSO já é POSSívEL COM UM vOCABULáRIO BáSICO.

15 3021-56683359-1005

Locação de Quadra Society15 99671-529515 98118-5700

www.meninosdavilasorocaba.com

ESCOLA OFICIAL SANTOS F.C.

MENINOS DA VILA SOROCABA

SOCIETYCAMPOFUTSAL

UNIDADESAEROPORTO

ITAVUVUNOVA SOROCABA

ÉDEN