sopro de vida n24 fevereiro 2013

12
N° 24 • FEVEREIRO 2013 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NE PAS JETER SUR LA VOIE PUBLIQUE REPORTAGEM pág 4 MISSÃO NO EQUADOR

Upload: eglise-add-paris

Post on 08-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Viagem missionária ao Equador, 1a Conferência de Homens Vitoriosos e muito mais...

TRANSCRIPT

Page 1: Sopro de Vida N24 fevereiro 2013

N° 24 • FEVEREIRO 2013DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

NE

PAS

JETE

R SU

R LA

VO

IE P

UBL

IQU

E

REPORTAGEM pág 4

MISSÃO NO

EQUADOR

Page 2: Sopro de Vida N24 fevereiro 2013

» A verdade é que temos tendência de ter uma visão egocêntrica do mundo, muito centrada em nós (de forma mais ou menos abrangente) mas que gira em

volta de nós, da nossa família, do nosso trabalho, dos nossos amigos, da nossa Igreja local, do nosso País e pouco mais.

Não há dúvidas que esse nosso mundo tem importância na medida em que aí estão as coisas mais importantes para nós neste mundo físico, que fazem parte da nossa curta vivência nesta terra. No entanto, não podemos esquecer que existe um mundo para além do nosso e estou certo que era também esse mundo que Jesus tinha em mente.

Muitas vezes tendemos a esquecer esse mundo - ou porque não o queremos ver mesmo estando tão perto de nós ou porque não o vemos porque está muito longe de nós. Afinal existem pessoas de carne e osso, como nós, que vivem neste mes-mo planeta e que têm necessidades semelhantes às nossas, pessoas em quem nós, como Igreja,

devemos pensar.Os que estão perto são, talvez, os colegas de

trabalho ou de escola que vivem em profundas angústias, os que vemos todos os dias que nos servem (nas padarias, nos transportes públicos, nas escolas, nos mercados) e a quem, muitas ve-zes, nem damos um bom dia; no entanto, também eles precisam de Cristo e do nosso amor.

Mas existe o outro mundo - o qual está longe de nós e que, tantas vezes, preferimos ignorar. Voltei a ser confrontado nestes dias com esse mundo e, mais uma vez, tocou profundamente no meu interior e na minha forma de pensar as coisas.

Nesse mundo estão pessoas como eu, criadas pelo mesmo Deus, que vivem no mesmo planeta mas que muitas delas não têm água potável para beber, não sabem o que é ter televisão e muito menos televisão por cabo… fazem parte desse mundo crianças que nunca tiveram um brinque-do, famílias que não possuem aquecimento e frigorífico e outras condições que nós acharíamos

Ir por todo o mundo...Nestes dias tive a oportunidade de refletir, de forma mais intensa, acerca do mandamento de Jesus de “ir por todo o mundo e pregar o Evangelho”.

EDITORIAL POR SAMUEL E SILVIA MARTINS´

Page 3: Sopro de Vida N24 fevereiro 2013

"Nesse mundo estão pessoas como eu, criadas pelo mesmo Deus, (...) mas que muitas delas não têm água potável para beber (...)."

EDITORIAL POR SAMUEL E SILVIA MARTINS

indispensáveis para viver.No entanto, e apesar disso, desfrutam de uma

alegria extraordinária em Deus. Exemplo disso são os cultos de celebração a Deus que são tempos de festa, onde se canta com alegria na alma, onde é normal o pregador ser interrompido com palmas e gritos de jubilo em concordância com as verdades da Palavra de Deus, onde do pouco (ou nada) que se possui se consegue arranjar uma galinha ou um pouco de arroz ou um dólar para contribuir, para receber os convidados que vêm de tão longe (e que possuem tudo) da melhor maneira possível com uma grande festa; onde se mata um porco ou onde com 15 frangos se dá de comer a 300 pes-soas. Esse mundo está longe de nós mas também é o nosso.

Nesse mundo sou confrontado com muitos que vivem e pregam o evangelho absolutamente pela fé, esperando que a cada dia o Senhor mande o pão para suprir as suas necessidades (já que as congregações são tão pobres que pouco podem

fazer pelos seus pastores). Aí se partilha o pouco que se tem: partilham o arroz, o milho, a fruta, os legumes e o que houver na panela…

Para alguns, esse é considerado um mundo de pobreza… No entanto eu pergunto-me se não será lá que encontramos muitas das maiores riquezas espirituais que devemos almejar?

Que o Senhor nos ajude a partilhar com esse mundo um pouco das riquezas materiais que te-mos e que Ele nos possa dar novamente algumas das suas riquezas espirituais que temos perdido ao longo da vida neste mundo.

Oro, sinceramente, para que o Senhor possa mudar o meu mundo e para que Ele, a cada dia, me ajude a ver com mais clareza tanto o mundo daqueles que me rodeiam de perto como o mundo daqueles que estão tão longe.

Destes que vos amam com toda a sinceridade,Samuel e Sílvia MARTINS

pode contactar-nos pelo telefone 06 28 26 38 10 ou email [email protected]

Page 4: Sopro de Vida N24 fevereiro 2013

4 SOPRO DE VIDA

ao Equador (à cidade de Quito) pelas 23h (de Fran-ça) (foto n°1). No dia seguinte voámos até Cuenca (a 430km de distância) onde durante três dias pre-gámos na maior Assembleia de Deus do Equador a qual tem cerca de 700 membros. Foi um tempo de muita bênção onde cerca de 30 pessoas aceitaram Jesus como Salvador pessoal e outras foram cheias do Espírito Santo.

CONVENÇÃO DAS AD EQUATORIANASNa segunda-feira, dia 14, rumámos mais uma vez para Quito onde participámos da Convenção Nacional de pastores das Assembleias de Deus Equatorianas.

Viagem ao Equador No dia 10 de Janeiro tive o privilégio de rumar, uma segunda vez em direcção ao Equador.

Desta vez fui acompanhado pelo Pr. Luís Rego tendo ambos o objectivo de visitar a nossa missão nos An-des, na região de Cuenca e, obviamente, de estar com os nossos missionários Pr. Silva e sua esposa irmã Patrícia… finalmente acabámos por fazer muito mais do que isso.

RUMO AO EQUADORA viagem foi longa. Saímos de casa às 6h e chegámos

1 2

43

5 6

Page 5: Sopro de Vida N24 fevereiro 2013

SOPRO DE VIDA 5

Viagem ao Equador

Tivémos a oportunidade de pregar e de ensinar para cerca de 100 obreiros. Foi um tempo fantástico onde o Senhor falou e renovou os seus servos. Os mesmos expressaram a sua profunda gratidão por podermos ter sido enviados por vós até eles e por podermos partilhar as Escrituras o que para eles foi de grande bálsamo e alegria.

VISITA À MISSÃO NAS MONTANHASNa quinta-feira dia 17 voltámos a Cuenca e começá-mos as actividades na nossa missão nas montanhas.

Deus tem sido fiel e maravilhoso com os irmãos naquele lugar! Festejámos com eles o 4º aniversário da obra de Deus ali (fotos n°2, 3 e 4). Pela Sua gra-ça já se reúnem nas três congregações perto de 150 pessoas (entre crianças e adultos). As pessoas são pobres mas alegres e felizes por terem encontrado Cristo como Salvador.

Na quinta-feira realizámos o culto na casa de ora-ção (que já é insuficiente para as necessidades) que estava completamente cheia e no fim-de-semana re-alizámos os cultos na Casa do Povo.

PARA ALÉM DOS CULTOSEstas linhas são curtas para relatar tudo o que vimos e fizemos mas para além dos cultos de celebração do aniversário pudemos visitar as montanhas e os cren-tes que ali vivem (fotos n°7 e 8), apoiar essas fa-mílias orando por elas, levando pão e alguns dólares

VIAGEM PRODUTIVAO nosso tempo foi sempre muito ocupado e muito produtivo. Nos cultos na nossa missão, pela graça de Deus, uma vintena de pessoas entre crianças e adul-tos também aceitaram Jesus e muitos foram tocados pelo Senhor nas suas vidas e corpos.

Os nossos missionários não tiveram palavras para agradecer aos irmãos por nos terem enviado para podermos estar com eles e por termos levado, além do vosso amor, a ajuda material para suprir as suas necessidades; não esqueçamos que eles vivem pela fé no Senhor e da nossa generosidade.

DE VOLTA A PARISNo dia 22 apanhámos o primeiro avião pelas 8h30 da manhã em Cuenca e aterrámos em Paris no dia 23 pelas 16h30 da tarde, extremamente cansados mais muito felizes por podermos ser cooperadores do Senhor neste importante trabalho.

CONCLUSÃOQueridos irmãos continuemos a orar e a contribuir para a obra missionária pois tudo o que fizermos será creditado na nossa conta, no reino dos céus. Estou certo que na Pátria celestial conheceremos muitos destes irmãos que estão sendo alcançados pela nossa visão missionária e pela generosidade de cada um.

A cada dia que passa sinto-me mais privilegiado e feliz de ser pastor de pessoas tão boas e generosas para com o Seu Reino,Vosso Pastor que muito vos ama, Samuel MARTINS

(que fomos distribuindo da melhor maneira possível). Realizámos um casamento (foto n°5), comemos com eles daquilo que tinham, sabendo que nos estavam a dar o melhor (e “sim!” voltei a comer porquinho da Índia). Em nome de todos nós pude oferecer prendas a cerca de 75 crianças (foto n°6)… foi tocante ver al-gumas delas (as quais nunca tinham certamente tido um presente só delas) de olhos bem abertos, felicís-simas… foi emocionante poder participar de tal coisa. Pude ainda ensinar os colaboradores da missão, ad-quirir 30 Bíblias para oferecermos aos irmãos, entre muitas outras coisas…

7

8

Page 6: Sopro de Vida N24 fevereiro 2013

O Sábado 24 de Novembro de 2012 foi um dia mui-to especial para as nossas crianças! Elas estavam muito entusiasmadas por estarem todas reunidas em Saint-Ouen e, começaram, pela manhã a cantar corinhos de louvor a Deus.

De seguida os mais pequenos receberam, da parte de Deus, uma mensagem muito importante! Foi dada uma lição, por varias irmãs, onde aprendemos que não devemos ouvir nem dar importância às críticas dos outros. Deus criou-nos de uma maneira única, cada um com a sua personalidade, todos diferentes mas cada um ESPECIAL para Seu Criador! Nós sa-bemos que as crianças têm a tendência para criticar

ERRATA: Voltamos a apresentar os 2 pequenos Lucas que nasceram em 2012 mas com os nomes corretos e as fotos correspondentes. A redação pede desculpa pelo sucedido.

A pequena Lydia Martins foi entregue ao Senhor no Domingo dia 6 de Janeiro. Foi uma enorme alegria para a sua família mas também para toda a igreja!

6 SOPRO DE VIDA

os seus companheirinhos mas Deus está pronto para as ajudar a não se ferirem umas às outras e a serem bondosas e queridas entre si.

Após a lição, orámos e tivemos um tempo alegre de muita brincadeira! Quando a fome começou a fazer-se sentir, fomos bem depressa almoçar as nossas pi-zzas que estavam deliciosas!!!

Na parte da tarde todas as crianças ajudaram os adultos a preparar a festa de Natal, com responsa-bilidade e atenção. Assim terminamos nosso dia bem preenchido e bem cansados.

Ficamos à espera do próximo programa infantil!Christine TRABULO

Lucas Sá Pereira Lucas Garcia

Programa Especial Infantil

Page 7: Sopro de Vida N24 fevereiro 2013

Participaram neste número ...

redatores: Christine Trabulo, David Costa, Pr Humberto Teixeira, Juliana Martins, Pr Samuel Martins, Sílvia Martins. correções e tradução: Ester Trabulo, Helena Robalo, Jacqueline Rodrigues, Maria Ribeiro, Sílvia Martins. fotografia: David Costa, Eunice Costa, Filippe Duque, Judite Ramalho, Juliana Martins, Nelson Cardoso, Pr Samuel Martins, Sílvia Martins. design gráfico: André Ramalho. distribuição: Equipa de acolhimento, Edith Duque.agradecimentos: Queremos agradecer a todos os que participaram neste número, especialmente os que não estão mencionados na ficha técnica. Que Deus vos abençoe!

ADD Paris - Boletim Sopro de Vida26-28, rue Arago93400 SAINT-OUENtél : 01 40 12 79 02email : [email protected]

O boletim Sopro de Vidaé uma publicação da igreja luso-francesaADD Paris.

▶Visite-nos na internet: www.addparis.org

▶Siga-nos no Facebook: www.facebook.com/addparis.lusofrancesa

Cabazes de Natal para quem mais precisaA igreja ADD Paris teve o prazer de oferecer cabazes de Natal a algumas famílias em necessidade. Graças à generosidade de muitos irmãos e irmãs, recolheu-se uma enorme quantidade de bens que superou todas as espetativas. Desta forma foi possível rechear vários cabazes de Natal e, assim, dar um miminho a quem mais precisa.

JANTAR JUVENIL DE NATALA noite de 17 de Dezembro foi muito especial para os jovens pois puderam fazer o seu jan-tar natalício. Num bom ambiente de convívio, entre muita conversa, brincadeiras, comes e bebes, também houve tempo para distribuir prendas. Um agradecimento especial ao Hugo Rodrigues e à sua equipa pelas pizzas deliciosas.

Page 8: Sopro de Vida N24 fevereiro 2013

8 SOPRO DE VIDA

Normalmente os pequeninos eram encarregues de nos recitar os seus belos poemas enquanto os mais velhinhos nos presenteavam com uma bela represen-tação. Mas, este ano, os pequeninos decidiram mos-trar-nos que também eles eram capazes de nos rega-lar com uma peça de teatro em que nos explicavam, com as suas duas professoras: a Judite e a Andreia, o nascimento de Jesus e aquilo que isso significou para nós. Também nos mostraram que cantavam que nem uns rouxinóis.

E na secção dos poemas ? Foi um adulto que de for-ma brilhante desempenhou este papel: a nossa irmã

Natal dos pequeninos

Fátima Freitas recitou-nos um poema natalício que ela mesma escreveu. Foi um momento lindo!

Não podemos esquecer a nossa Banda de Natal que apresentou uma nova versão dos clássicos de Natal – foi música para os nossos ouvidos!! =D

No final desta bela tarde, o Pastor Samuel Martins explicou-nos a que ponto é importar ver o nascimento de Jesus como uma vitória e uma solução para as nossas vidas. Apenas Ele pode dar-nos a felicidade.

…E claro… A tradicional distribuição dos chocolates !!!David COSTA

Todos os anos a ADD Paris organiza um espetáculo de Natal para todos… mas desta vez foi diferente!!!

Page 9: Sopro de Vida N24 fevereiro 2013

SOPRO DE VIDA 9

PASSAGEM DE ANOMais uma vez pudemos estar juntos para começarmos um novo ano. E foi muito especial!

Começámos à mesa com um jantar bem português (o leitão, claro!) e regalámo-nos com todas as iguarias de entradas e sobremesas que cada um trou-xe! Depois deste bom tempo de convívio (e de estômago cheio!) reunimo-nos para celebrarmos ao nosso Deus e lembrarmos a Sua fidelidade ao longo do ano que estava a findar.

Cantámos louvores ao Rei, orámos juntos e alguns irmãos testemunharam da bondade de Deus. De seguida fomos anima-dos pelo nosso pastor, através do Salmo 46, a descansar e vi-ver tranquilamente, pois o nosso Deus é grande e cuida de nós.

Ao bater das 12 badaladas, entre abraços e beijinhos, lágri-mas e sorrisos, entrámos em 2013 num ambiente de amor, comunhão e paz… privilégio da-queles que são chamados filhos

do Altíssimo. E para os mais corajosos a

noite não terminou por aqui! Para além de termos tido o nosso já habitual concurso de sobremesas ganho pela irmã Isabel, passámos a um bom mo-mento de descontração e muitas gargalhadas à mistura, com jogos e brincadeiras disputados com muito fair play!

A Deus toda a glória!Juliana MARTINS

Page 10: Sopro de Vida N24 fevereiro 2013

10 SOPRO DE VIDA

possa ser encontrada uma solução que promova a recuperação da unidade no casal.

O QUE É SER HOMEM NOS DIAS DE HOJE?No sábado, o Pr. Jorge Humberto deu duas palestras especificamente dirigidas para os homens. Neste dia estavam presentes cerca de 40 homens de diferen-tes idades. A primeira palestra começou pelas 10h30, tendo lido o texto de 1 Reis 2:2, onde David pede a Salomão para ser homem. A partir deste texto desen-volveu o tema sobre o que é ser homem nos nossos dias, tendo em conta que o homem está a perder o seu lugar na sociedade. Depois apresentou a perspe-tiva bíblica do homem em todas as áreas da sua vida: o homem como pai, como amante, como líder e como sacerdote da família.

Seguiu-se o tempo reservado para o almoço, onde degustámos um saboroso leitão e uns apetitosos frangos assados, num ambiente muito alegre e bem disposto.

Na segunda palestra o orador falou sobre a neces-sidade do homem reconhecer e identificar as suas fraquezas, sublinhando a grande verdade de que se o

1ª CONFERÊNCIA HOMENS VITORIOSOS

De 23 a 25 de Novembro realizou-se a 1ª Conferência Homens Vitoriosos da ADD Paris, que contou como orador convidado o Pr. Jorge Humberto.

O IDEAL DE CASAMENTONa sexta-feira, dia 23, tivemos um culto dedicado aos casais, com uma boa assistência. Na sua men-sagem, o Pr. Jorge Humberto começou por mostrar qual o ideal de casamento do ponto de vista bíblico, com base nos textos de Efésios 5, e 1ª Coríntios 13. Também abordou um caso de um casal que passou por um processo de rutura, seguido por um processo de aconselhamento, o qual veio a resultar na restau-ração do casamento. Pudemos analisar as causas que normalmente levam a uma rutura no casamento, nomeadamente, a falta de diálogo, a quebra de con-fiança, a má gestão financeira, entre outras. Também pudemos ver qual é o caminho para se poder ultra-passar estas barreiras, como por exemplo, começar por reconhecer que estão a atravessar um momento de grande dificuldade no casamento, conseguir defi-nir em conjunto as causas que levaram a este afas-tamento progressivo, e desejar esforçar-se para que

Page 11: Sopro de Vida N24 fevereiro 2013

SOPRO DE VIDA 11

1ª CONFERÊNCIA HOMENS VITORIOSOS

O PERDÃO NA FAMÍLIANo domingo de manhã, encerrámos a nossa confe-rência com um tempo de louvor a Deus, seguido de uma mensagem sobre o perdão na família. Ouvimos que a família é um lugar propício para que os ressen-timentos aconteçam, por isso existe a necessidade de perdoar. O perdão restaura; cura; é gerador de paz e de bom ambiente familiar. Falamos dos passos para haver perdão na família, designadamente: reconhecer e confessar as nossas falhas, tendo como base que se Deus nos perdou em Cristo, assim nós também nos devemos perdoar.

Ficou o bom sentimento e expetativa para aquilo que será a II Conferência Homens Vitoriosos.

Pr. Humberto TEIXEIRA

homem não lidar com as suas fraquezas elas vão-se avolumando cada vez mais. Chegou-se à conclusão de que pedir ajuda não é um sinal de fraqueza mas sim de querer ultrapassar os problemas, sem nunca esquecer que Deus é o maior interessado em ajudar-nos neste processo.

Terminou-se este dia com um bom tempo espiritual de consagração e entrega a Deus.

"Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza mas sim de querer ultrapassar os problemas."

Page 12: Sopro de Vida N24 fevereiro 2013

Assista aos nossos cultos!

01 40 12 79 02 [email protected] www.addparis.org

AGENDA ADD PARIS▶22-24 FEVEREIRO

VI Conferência de Senhoras ADD Paris

▶3 MARÇOCulto Anual

▶8-10 MARÇORetiro de Jovens

▶16 MARÇOVII Encontro de Irmãs Europa

▶29 MARÇOCulto da Paixão de Cristo

▶31 MARÇO 20HFesta da Páscoa

} Cergy-Pontoise

} Champigny

} Versailles3, rue Hoche78000 VERSAILLES QUARTA20h30 > ESTUDO BÍBLICO

} Clermont MISSÃO CENTRO

Ace Hotel Chu Estaing61 rue du Ressort63100 CLERMONT-FERRAND SEXTA20h00 > CULTO DE CELEBRAÇÃO

} Viry-Chatillon213, route Fleury91170 VIRY-CHATILLON QUINTA20h30 > ESTUDO BÍBLICO

Ferme de la Haute Borne95540 MERY-SUR-OISE QUINTA20H30 > REUNIÃO DE ORAÇÃO

SÁBADO20H30 > ESTUDO BÍBLICO

13, rue Jean Jaurès94500 CHAMPIGNY-SUR-MARNEQUARTA20H30 > ESTUDO BÍBLICO

SEXTA20H30 > ESTUDO BÍBLICO

} PARIS26-28, rue Arago93400 SAINT-OUENM° 13 - GARIBALDIRER C - SAINT-OUEN

DOMINGO 9H30 > CULTO DE ORAÇÃO

10H00 > CULTO DE CELEBRAÇÃO+ CULTO INFANTIL para as crianças

11H45 > ESCOLA DOMINICAL17H00 > CULTO DA TARDE

SEGUNDA20H30 > CELEBRAÇÃO JUVENIL

SEXTA20H30 > ESTUDO BÍBLICO

12 SOPRO DE VIDA

CULTES TRADUITS SIMULTANÉMENT EN FRANÇAIS

} Lyon MISSÃO SUL

7, rue Wilson69150 DECINES DOMINGO 17h00 > CULTO PRINCIPAL

QUARTA20h00 > ESTUDO BÍBLICO

} Roubaix MISSÃO NORTE

176-178, Grande Rue59100 ROUBAIX DOMINGO9h30 > CULTO PRINCIPAL E ESCOLA DOMINICAL

TERÇA20h00 > CULTO DE ORAÇÃO

SEXTA20h00 > ESTUDO BÍBLICO

Surgiu um problema na sua vida? Deseja que oremos por si?