sopa - dermoervas.com.br · de emagrecimento, fonte de substâncias antioxidantes, ... com...

14
Sopas Dietéticas - PAG. 2 Ramipril - PAG. 04 Diacereina - PAG. 05 Fructo Goji Berry Extrato Seco - PAG. 06 Quercetina - PAG. 08 Creme Olivem - PAG. 09 Hyaxel - PAG. 11 Cosmacol Eli - PAG. 12 Projeto Peelings Médicos - PAG. 13 EDIÇÃO N.º 41 Suplemento em forma de Sopa

Upload: buituyen

Post on 10-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sopas Dietéticas - PAG. 2 Ramipril - PAG. 04Diacereina - PAG. 05Fructo Goji Berry Extrato Seco - PAG. 06Quercetina - PAG. 08Creme Olivem - PAG. 09Hyaxel - PAG. 11Cosmacol Eli - PAG. 12Projeto Peelings Médicos - PAG. 13

EDIÇÃO N.º 41

Suplementoem forma de

Sopa

02Inform

ativo Técnico • Derm

o Ervas

•ClíNICA MéDICA | NutROlOGIA | REuMAtOlOGIA

SOPAS DIEtétICAS

Definição: A sopa dietética é uma forma farmacêutica moderna e prática sendo indicada como estratégia de adesão de pacientes nas mais variadas especialidades médicas e nutricionais.A base da sopa constitui-se de proteína isolada de soja, proteína do soro do leite e fibras; sendo por si só uma fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Possui baixo teor de sódio e gorduras saturadas. Adicionando-se apenas água quente obtém-se uma deliciosa sopa que, dependendo dos ativos empregados, poderá ser útil como auxiliar em dietas de emagrecimento, fonte de substâncias antioxidantes, repositor de vitaminas e/ou minerais em diversas patologias ou situações em que o paciente necessita se alimentar com alimentos líquidos ou pastosos; pode ser indicada como suplemento: imunoestimulante, doenças reumáticas, pós cirurgia bariátrica, etc. Pode-se optar pelos sabores: Carne ou Galinha.

COMPONENtES 12g (1envelope)

Carboidratos totais 0,3g

Proteínas 5,56g

Gorduras totais 0,225g

Gorduras saturadas <0,01g

Insaturados (poli e mono) 0,01g

Colesterol <0,01g

Fibra alimentar 1,7g

Sódio 268,74mg

lactose 27mg

Cálcio 224mg

Valor energético aproximado 29kcal

Modo de Preparar: Despejar o conteúdo do sachê em uma caneca. Acrescentar 200ml de água quente e mexer até a mistura ficar homogênea.

Sugestões de formulações :

Sopa Auxiliar em dietas de emagrecimento

Ácido fólico 240mcg

Zinco quelado 7mg

Cobre quelado 900mcg

Manganês quelado 2,3mg

Piridoxina 1,3mg

Selênio quelado 340mcg

Vit A 2000uI

Vit D 200uI

Vit C 45mg

Vit E 10mg

Ácido nicotínico 16mg

Ferro quelado 14mg

Pantotenato de cálcio 5mg

Vit B1 1,2mg

Vit B2 1,3mg

Vit B12 2,4mcg

Curcuma 50mg

Gengibre 100mg

Berinjela 250mg

Suspensão de preparação extemporânea Sabor carne/galinha

qs 1 sachê

10 sachês

Modo de Preparar: Despejar o conteúdo do sachê em uma caneca. Acrescentar 200ml de água quente e misturar até ficar homogênea.

Indicações: Formulação nutritiva composta por vitaminais e minerais de acordo com a IDR(Ingestão Diária Recomendada) para adultos , Curcuma- Além de ser conhecida por suas propriedades corantes e flavorizantes, tem sido empregada em distúrbios estomacais, doenças do fígado e em resfriados com comprometimento das vias nasais (1),também tem sido utilizada como antiinflamatório, antiartrítico, regulador das funções biliares e redutor do nível de colesterol (2).Outros estudos reportam atividades antioxidante, antimicrobiana, antinflamatória e anticancerígena.(3),Gengibre tem sido

03In

form

ativo

Técn

ico •

Der

mo

Erva

s

usado para combater doenças respiratórias. Possui propriedades estimulantes, antinauseantes, antilipidêmico, anticolesterolêmico, estomáquico, depurativo e termogênico. É indicado para auxiliar em casos de digestão lenta e difícil, impotência, fadiga, astenias, flatulência. Berinjela- A berinjela atua à nível intestinal, inibindo a absorção de substâncias gordurosas, como o colesterol.

Referências Bibliográficas:1-AMMON& WAHL, 1991

2-)(DUKE, 1997;GOLDWYN, 1997; CECÍLIO FILHO et al., 2000).

3- GOVINDARAJAN, 1980; RAMIREZ-TORTOSA et al., 1998; LEE et al., 2003).

SAN LIN (1994)

Sopa nutritiva auxiliar em doenças reumáticas:

Ácido fólico 240mcg

Zinco quelado 25mg

Cobre quelado 1mg

Boro quelado 2mg

Cit Calcio 200mg

Sulfato de Condroitina 600mg

Sulfato de Glucosamina 750mg

Magnésio quelado 100mg

Manganês quelado 2mg

Piridoxina 50mg

Suspensão de preparação extemporânea Sabor carne/galinha

qs 1 sachê

10 sachês

Modo de Preparar: Despejar o conteúdo do sachê em uma caneca. Acrescentar 200ml de água quente e misturar até ficar homogênea.

Indicações: Formulação nutritiva composta por vitaminas e minerais, acrescida de Glucosamina e Condroitina que são ativos usados no tratamento da artrite, artrose, osteoartrite e outras condições reumáticas.

Sopa antioxidante:

Selênio quelado 30mcg

Zinco quelado 15mg

Cobre quelado 1mg

B Caroteno 10mg

Coenzima Q10 10mg

Vit C 300mg

Vit E 200uI

lycopene 10mg

Goji Berry 250mg

Suspensão de preparação extemporâneaSabor Carne\galinha qs 1 sachê

10 sachês

Modo de Preparar: Despejar o conteúdo do sachê em uma caneca. Acrescentar 200ml de água quente e misturar até ficar homogênea.

Indicações: Formulação nutritiva composta por vitaminas e minerais com ação antioxidante acrescida de Extrato de Goji Berry que atua como tônico para o cérebro e para o corpo.

Sopa Imunoestimulante:

Vit C 150mcg

Zinco quelado 15mg

Quercetina 50mg

Gengibre 100mg

Suspensão de preparação extemporâneaSabor carne\galinha qs 1 sachê

10 sachês

Modo de Preparar: Despejar o conteúdo do sachê em uma caneca. Acrescentar 200ml de água quente e misturar até ficar homogênea.

Indicações: Formulação com ação imunoestimulante , auxiliar na prevenção de gripes e resfriados.

Referências Bibliográficas:Parte de material fornecido pela empresa de consultoria Consulfarma

•ClíNICA MéDICA | NutROlOGIA | REuMAtOlOGIA

04In

form

ativo

Técn

ico •

Der

mo

Erva

s•CARDIOLOGIA

RAMIPRIl Anti hipertensivo de ação prolongada. Insuficiência cardíaca congestiva

Descrição/Propriedades: O Ramipril é um pró-fármaco na forma de éster que é transformado rapidamente pelas estearases hepáticas em seu metabólito biologicamente ativo, o diácido ramiprilato, que inibe intensamente a enzima de conversão responsável pela transformação do decapeptídeo angiotensina I (inativo) no octapeptídeo angiotensina II, potente vasoconstrictor. O Ramipril possui um mecanismo de ação totalmente competitivo. O Ramipril aumenta a atividade da renina plasmática e diminui as concentrações plasmáticas de angiotensina II e aldosterona; além disso, aumenta o efeito da bradicinina que hemodinamicamente se traduz na dilatação dos vasos periféricos e na redução das resistências vasculares. Como consequência, diminui a tensão arterial e melhora a insuficiência cardíaca. Após a sua administração oral, o Ramipril é absorvido com rapidez pelo trato gastrointestinal e se hidrolisa no fígado em seu metabólito dicarboxílico ativo, ramiprilato. A meia vida efetiva do ramiprilato é de 13 à 17 horas para a dose diária de 5-10mg, sendo consideravelmente mais prolongada para doses mais baixas.

Indicações: Hipertensão arterial.

Posologia: A dose inicial recomendada é de 2,5mg 1 vez ao dia. Conforme a resposta, a dose pode ser aumentada com intervalos de 2 a 3 semanas, a 5mg e até um máximo de 10mg diários. A administração de diuréticos deve ser interrompida 2 a 3 dias antes de iniciar o tratamento com ramipril.

Reações adversas: Náusea, vertigem, cefaléia e tosse podem ocorrer, assim como dor abdominal e erupções. Estes efeitos colaterais podem requerer a suspensão da terapia. Os inibidores da ECA frequentemente causam distúrbios no paladar após 1 à 3 meses de tratamento.

Contra-indicações: Hipersensibilidade à droga. Edema angioneurótico hereditário. Gravidez. Lactação.

Estudo científico:

OBJEtIVO: Avaliar se o ramipril, com ou sem a utilização simultânea de sinvastatina, seria capaz de reduzir o estresse oxidativo de estreptozotocina (STZ) em ratos diabéticos. MétODOS: As drogas foram administradas a ratos diabéticos por duas semanas, o estresse oxidativo foi medido por dosagem da capacidade antioxidante total plasmática (TRAP) e malonaldeído (MDA). RESultADOS: O ramipril usado isoladamente foi capaz de aumentar significativamente as defesas antioxidantes do rato diabético, a sinvastatina isoladamente ou em combinação com ramipril em tomadas separadas não produziu qualquer efeito significativo sobre o estresse oxidativo, a administração concomitante de ramipril e sinvastatina reduziu as defesas antioxidantes plasmáticas de ratos com diabetes induzida quimicamente. CONCluSÕES: diabetes: Nossos dados corroboram o efeito positivo do ramipril sobre a defesa antioxidante do plasma, mas não confirmam um possível efeito benéfico da sinvastatina no modelo. Mais pesquisa é necessária para clarificar a paradoxal redução da TRAP verificada pela administração simultânea das drogas.Autores: JA Elias, Delfino VD, DS Barbosa, BA Fabris, T Matsuo

Revista: Arq Bras Endocrinol Metabol (Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia). Idioma: Português

Volume: 52 Edição: 7 Páginas: 1131-8 Data: Oct 2008

Referências bibliográficas

P.R. Vade-mécum 2004/2005

Korolkovas, Andrejus. Dicionário Terapêutico Guanabara. Edição 1994 / 1995. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S.A., 1994.

Martindale – The Extra Pharmacopoeia – 31ª Edição

Principais interações medicamentosas:

ASSOCIAÇÃO COM: EFEITO:

Álcool, diuréticos, outras medicações hipotensoras

Pode ter efeitos aditivos na queda de pressão

Antiinflamatórios não esteroidais

Pode reduzir os efeitos antihipertensivos do Ramipril

Ciclosporina, diuréticos poupadores de potássio,suplementos de potássio e substitutos do sal contendo potássio

Podem aumentar a concentração sérica de potássio

Estrogênios, simpatomiméticos

Podem diminuir a ação do Ramipril

LítioPode aumentar a ação e os efeitos tóxicos deste ativo

Sugestão de fórmula:

Ramipril ...........................2,5mg60 cápsulas Posologia: Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia, meia hora antes das refeições, com um copo d’água.

05Inform

ativo Técnico • Derm

o Ervas•REuMAtOlOGIA/ORtOPEDIA

DIACEREINAAntiinflamatório não esteroidal, antireumático e antiartrósicoDescrição/Propriedades: É um derivado da antraquinona que inibe a síntese de interleucina 1, a síntese de proteases e a produção de radicais livres de oxigênio, todos implicados no processo de degradação cartilaginosa, e estimula a produção de componentes da matriz cartilaginosa, como colágeno e proteoglicanos. Não inibe a síntese de prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos, e tem maior tolerância gástrica que os antiinflamatórios não esteroidais. A ação antiálgica manifesta-se de 2 a 4 semanas após início do tratamento, tornando-se necessário, neste período, o emprego de drogas analgésicas e antiinflamatórias.

Eficácia: Estudos experimentais provaram que a diacereína possui propriedades antiosteoartrósicas e moderadamente, atividades analgésica, antiinflamatória eantipirética. A atividade terapêutica do fármaco é direta ao inibir a patogênese doprocesso artrósico. Nos modelos animais de osteoartrose a diacereína decresceu a incidência e severidade das lesões teciduais da cartilagem, ossos e membrana sinuvial. A administração do fármaco em cobaias bloqueou o edema, granuloma, a febre e a dor.

Posologia: Recomenda-se 50 a 100mg ao dia durante as refeições, em períodos não inferiores a 6 meses. O tratamento poderá estender-se por ciclos mais longos.

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia e a segurança da diacereína no tratamento da osteoartrite do joelho sintomática precoce na população indiana.Sessenta e quatro pacientes com osteoartrite do joelho, que preenchiam ao critério do American College of Rheumatology, foram randomizados para receber diacereína ou placebo durante 8 semanas, seguidos por 4 semanas de acompanhamento ‘treatment-free’ em um estudo único-cego, paralelo e post-marketing. A variável de eficácia primária se deu pela avaliação da dor no movimento de acordo com uma escala analógica visual (VAS) ; as variáveis de eficácia secundárias incluíram o índice Western Ontario e o Mc Master Universities Osteoarthritis Index (WOMAC) para os subescores de rigidez e função física, uso de medicamentos adicionais para dor e impressão clínica global dos médicos (CGI).Em comparação com o placebo, a diacereína mostrou maior redução significativa (p<0,01) nos escores de dor VAS, reduções significativas (p<0,05) nos escores de função física WOMAC, diminuição significativa da necessidade de medicamentos extras e melhora significativa nos graus de CGI. A incidência de efeitos adversos foi significativamente maior (p<0,01) no grupo diacereína, sendo os efeitos mais comuns a descoloração da urina e a ocorrência de fezes amolecidas. Contudo, a maioria dos eventos adversos foram de intensidade leve a moderada.

Nos pacientes indianos com osteoartrite do joelho, a diacereína reduziu efetivamente a dor e melhorou a função física. Apesar dos frequentes eventos adversos, de um modo geral, a tolerabilidade foi considerada boa.

Diacereína reduz efetivamente a dor e melhora a função física em pacientes com osteoartrite

Eficácia e segurança da diacereína na osteoartrite do joelho: um estudo randomizado e placebo-controlado.

Referência Bibliográfica1. Formulário Médico Farmacêutico, 2ª ed.2. The United States Pharmacopeial Convention. USP Pharmacists´ Pharmacopeia.1st edition. Rockville: The United States Pharmacopeial Convention Inc. p.393-519.3. <http://www.patentstorm.us/patents/6610750-fulltext.htm>.4. Clin Rheumatol. 2009 Oct;28(10):1193-8. Epub 2009 Jul 15.Brahmachari B, Chatterjee S, Ghosh A. Department of Pharmacology, Institute of Postgraduate Medical Education and Research and Research (IPGMER), 244 B, AJC Bose Road, Kolkata, 700020, India.5.Brahmachari B, Chatterjee S, Ghosh A.

Department of Pharmacology, Institute of Postgraduate Medical Education and Research and Research (IPGMER), 244 B, AJC Bose Road, Kolkata, 700020, India.

Contra-Indicações:Não pode ser usado em pacientes com história de hipersensibilidade a diacereína e correlatos. Não é aconselhável o uso durante a gravidez e lactação.

Indicações:Tratamento sintomático da osteoartrose e afecções articulares degenerativas.

Sugestões de fórmulas:

Diacereína ...........................50mg 60 cápsulas Posologia: Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia, junto com as refeições.

Diacereína..............................50mg60 comprimidos sublingual Posologia: 1 comp. sl 2x ao dia

Piroxicam..............................50mg30 comprimidos sublingual Posologia: 1 comp. sl 1x ao dia

Estudo científico:

06In

form

ativo

Técn

ico •

Der

mo

Erva

s•ClINICA MéDICA/ENDOCRINOlOGIA/NutROlOGIA

FRuCtO GOJI BERRy ExtRAtO SECO

Nome científico: Lycium barbarum L.

Família: Solananceae

Parte utilizada: Fruta

Sinonímias: Barbary Wolfberry

Descrição/Propriedades: Goji é a fruta da planta Lycium barbarum, que tem muitas propriedades e é rica em proteínas.É oriundo dos altos montes do Himalaia onde é colhido de julho a setembro. Tem a aparência de um pequeno tomate-morango, de cor vermelha-viva que, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado pelo que não deve ser tocada pela mão humana, pois quando isso acontece ela tranforma a sua cor vermelho-vivo numa outra mais escura, quase negra e perde qualidades. Daí que a sua colheita se faça sacudindo os ramos do Goji e recolhendo os frutos em malhas de bambu, depois as bagas são transportadas, lavadas e postas a secar à sombra.

Algumas de suas características são: Proteínas: contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os 8 que são essenciais para a vida, tais como a isoleucina e triptofano. Minerais: Contém 21 minerais vestigiais (oligoelementos) , incluindo o zinco, ferro, cobre, cálcio, o germânio (considerado em estudos como atividade anti-cancerígena,que é raro como fito-nutriente), o selênio e o fósforo Antioxidantes: contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo beta-caroteno (maior concentração que a cenoura), zeaxantina e a luteína (protetores dos olhos). O Goji é a maior fonte de carotenóides conhecida. Vitaminas: contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta. São ricas ainda em vitaminas B1, B2 e B6 e vitamina E. Contém Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata. Contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Contém Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea. Contém Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B.

Contém Betaina, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaina promove grupos metil com reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula em nível de DNA.

Indicações/ benefícios:Antienvelhecimento através da poderosa ação antioxidante

Estimula a secreção de hGH (Hormônio do crescimento humano)

Aumenta a função sexual e trata a disfunção

Promove a saúde do fígado

Trata sintomas da menopausa

Previne mal estar matinal no primeiro trimestre de gestação

Aumenta a fertilidade

Promove perda de peso

Melhora o humor

Aumenta a energia e força, especialmente na luta contra doenças

Reduz o colesterol

Promove a taxa normal de açúcar no sangue em adultos com diabetes

Alivia dores de cabeça e tonturas

Melhora as funções cardíacas

Melhora a resistência contra doenças

Fortalece o sangue, melhorando a produção de glóbulos brancos e plaquetas

Fortifica os músculos e os ossos

Melhora a memória e raciocínio rápido

Promove a função normal dos rins

Alivia a ansiedade e estresse

Alivia a insônia e melhora a qualidade do sono

07Inform

ativo Técnico • Derm

o Ervas

Dosagem:500 mg de uma a três vezes ao dia ou conforme orientação médica.

Interações medicamentosas:Não é recomendável o uso de fructo goji berry com a varfarina.

Contra-indicações:Não possui.

Estudo científico:

Um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, examinou os efeitos gerais do Lycium barbarum padronizado (Goji) Juice, GoChi. OBJETIVO: Este estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, é o primeiro estudo a partir do exterior da China que examinou os efeitos gerais da baga do goji consumido por via oral, Lycium barbarum, como um suco padronizado (GoChi; FreeLife International LLC, Phoenix , AZ), por adultos saudáveis por 14 dias. MÉTODOS: Com base nas propriedades medicinais de Lycium barbarum na medicina tradicional asiática, foram examinados por questionário avaliações subjetivas (0-5), da sensação geral de bem-estar, características neurológicas / psicológicas, gastrintestinais, músculo-esqueléticos e cardiovasculares, bem como quaisquer efeitos adversos. Além disso, medidas de peso corporal, índice de massa corporal, pressão arterial, pulso e a acuidade visual foram avaliadas antes e após o consumo de solução de controle com 120 mL de GoChi / dia ou placebo. Os dados foram analisados estatisticamente para mudanças entre o 1º e o 15º dia. RESULTADOS: Diferenças significativas entre o 1º e 15º dia foram encontradas no grupo GoChi (N = 16) na maior classificação de nível de energia, performance atlética, qualidade do sono, a facilidade de despertar, a capacidade de se concentrar em atividades, a acuidade mental, tranqüilidade, e houve, contentamento e felicidade. GoChi também reduziu significativamente a fadiga, stress e houve melhoria na regularidade da função gastrointestinal. Em contraste, o grupo placebo (N = 18) apresentou apenas duas mudanças significativas (azia e felicidade). Nenhuma alteração significativa nas queixas músculo-esqueléticas e cardiovasculares foram observados em ambos os grupos. Todos os dados paramétricos (peso corporal, etc) não foram significativamente diferentes entre os grupos. CONCLUSÕES: Estes resultados indicam claramente que o consumo diário de GoChi por 14 dias aumenta a sensação subjetiva de bem-estar geral, melhora neurológica e / performance psicológica e funções gastrointestinais.

Autores: Amagase H DM Nance,

Revista: Complemento Med J Altern (Jornal de Medicina Alternativa e Complementar (New York, NY)). Idioma: Portuguese

Volume: 14 Edição: 4 Páginas: 403-12 Data: Maio de 2008

Sugestões de fórmulas:

Goji Berry...................................500mgTabletes de chocolate.. qs .........1 unidade30 tabletesPosologia: Ingerir 1 tablete 1x ao dia.

Goji Berry..................................250mg60 caps Posologia: Tomar 1 cáps 2x ao dia.

Goji Berry..................................500mgPó p/ prep. extemp. de refresco de frutas vermelhas qs 15 sachê 30 sachê. Posologia: Dissolver o conteúdo em 1 copo de água geladae tomar 1X ao dia.

Referências Bibliográficas:Literatura do fornecedor Gamma

Estudo cientifico [PubMed - indexed for MEDLINE]

•ClINICA MéDICA/ENDOCRINOlOGIA/NutROlOGIA

08In

form

ativo

Técn

ico •

Der

mo

Erva

s•GERIAtRIA/INFECtOlOGIA/NutROlOGIA

QuERCEtINAPrevenção de Gripes e ResfriadosDescrição/Propriedades: A Quercetina é um flavonóide natural amplamente distribuído no reino vegetal. É um antioxidante polifenólico natural presente nos vegetais, frutas e sucos.São encontradas altas concentrações de Quercetina em maçãs, cebolas, chás e vinho tinto.Nos alimentos a quercetina ocorre na forma de glicosídeo.

Sugestão de fórmula:

Quercetina...........................100mg60 capsPosologia: Tomar 1 cáps 2x ao dia

Quercetina...........................100mgVit C....................................500mgZinco quelado........................15mg60 capsPosologia: Tomar 1 cáps 2x ao dia

Estudo científico:

A Quercetina reduz a susceptibilidade à infecção da gripe após o exercício fatigante.Estresse físico está associado com risco aumentado de infecção do trato respiratório superior. Nós mostramos que o estresse do exercício pode aumentar a susceptibilidade à infecção. A quercetina, um flavonóide presente em uma ampla variedade de frutas e vegetais, tem sido relatada para inibir a infectividade e replicação de um amplo espectro de vírus e pode compensar o aumento da susceptibilidade à infecção associada ao exercício estressante. Este estudo examinou os efeitos da ingestão de quercetina na susceptibilidade ao vírus da gripe A / Puerto Rico/8/34 (H1N1) após o exercício fatigante. Os ratos foram divididos aleatoriamente em quatro grupos de tratamento: placebo-exercício, a quercetina-exercício, placebo-controle, ou quercetina-controle. O exercício consistiu em uma corrida à fadiga (cerca de 140 min) em uma esteira por 3 dias consecutivos. A quercetina (12,5 mg / kg) foi administrado via sonda gástrica, durante 7 dias antes do desafio viral. Aos 30 min após o último ataque de exercício ou repouso, os ratos (n = 23-30) foram inoculados por via intranasal com uma dose padrão do vírus da gripe (0,04 unidades hemaglutinantes). Os ratos foram monitorados diariamente para a morbidade (tempo de doença), gravidade dos sintomas e mortalidade por 21 dias. Stress físico foi associado a um aumento da susceptibilidade à infecção [ ( morbidade, mortalidade e gravidade dos sintomas nos dias 5-7 (P <0,05); A quercetina compensa o aumento na suscetibilidade à infecção, que foi associado com o exercício fatigante. Estes dados sugerem que a quercetina pode revelar-se uma estratégia eficaz para diminuir o impacto do exercício estressante na susceptibilidade à infecção respiratória.

2. Davis JM , EA Murphy , JL McClellan , Carmichael MD , JD Gangemi

Referência Bibliográfica

1. CRESPO, J; CRESPO , M. Formularium: compêndio de fórmulas magistrais. São Paulo: Crespo,

2002.

2. Universidade da Carolina do Sul, Departamento de Ciência do Exercício, CIF # 301, 921 St. Assembléia, Colômbia, SC 29208, E.U.A.. [email protected]

. PMID: 18579649 [PubMed - indexed for MEDLINE]

Indicações:Nutrologia/Geriatria: Poderoso antioxidante a anti-radical livre. Atividades antiinflamatória e anticarcinogênicaCardiologia: Atividade cardiovascular, reduzindo o risco de morte por doenças das coronárias e diminuindo a incidência de enfarte do miocárdio.Imunologia/Pediatria: Atua no sistema imunológico. Atividade antiviralEndocrinologia/ Geriatria: Reduz o efeito da formação de cataratas em diabéticos.Gastroenterologia: Hepatoprotetora. Gastroprotetora

Dose Usual:- Dose posológica usual: 200mg- Dose diária máxima : 600mg

09Inform

ativo Técnico • Derm

o Ervas•DERMAtOlOGIA

CREME OlIVEM 5% Ação Anti-irritante e Efeito Protetor CutâneoOlivem 1000 - Propriedades

Olivem 1000 é uma base vegetal derivada do óleo de oliva.É formador de cristais líquidos e a água é mantida dentro de um network lamelar, sendo, portanto, altamente hidratante. Um estudo mostrou que o creme contendo Olivem 1000 apresenta atividade anti-irritante, com redução da liberação de IL-1alfa e redução da TEWL.

Vantagens do Creme Olivem 5%

•Anti-irritante: não irrita e não sensibiliza a pele

•Altamente hidratante - reduz TEWL

•Auxilia na normalização e na manutenção da função barreira cutânea

•Possui toque sedoso e emoliente

•Não confere toque oleoso

Aplicações do Creme Olivem 5%

• Peles sensíveis

• Peles com irritação causada por agressores externos

• Peles com barreira cutânea danificada

• Peles secas

•Pós-peeling

Estudos Olivem 1000

Efeito Protetor e Anti-irritante do Creme de Olivem 1000 a 5%

Para a realização desse estudo, equivalentes de epiderme humana foram expostos a um detergente (Triton x-100). Em seguida, receberam a aplicação pós-estresse do Creme de Olivem 1000 a 5%.

Parâmetros Avaliados

1.Medida da viabilidade celularEnsaio MIT (atividade mitocondrial)

2.Medida da integridade celularLiberação de LDHLiberação do pró-irritante IL-1alfa

Resultados de Olivem 1000

0

20

40

60

80

100

Viab

ilida

de C

elul

ar (%

)

Viabilidade Celular

Controle

Stress

Stress + Olivem º1000 Crystal Skin

Aumento da sobrevivência celular em 2 vezes

100%

21%

41%

0,0

0,5

1,0

1,5

2,0

2,5

Dano CelularIntegridade da Membrana

Libe

raçã

o de

LD

H

(uni

dade

s de

abs

orbâ

nica

)

4.5X

Redução do dano celular em 2 vezes

10In

form

ativo

Técn

ico •

Der

mo

Erva

s•DERMAtOlOGIA

Conclusão:

O creme formulado com Olivem 1000 foi capaz de aumentar a sobrevivência celular, além de reduzir o dano e a liberação de IL-1alfa, um pró-irritante. Com isso, podemos dizer que esse creme é um poderoso suporte para peles irritadas, com eficácia comprovada por testes.

Anti-Inflamação Potente

Creme Olivem 5% com Vital Et

Vital Et 3%

Creme Olivem 5% qsp

Vital Et é um complexo estável de fosfato de tocoferol. Anti-inflamatório inibidor da COX-2, da geração de radicais livres e da peroxidação lipídica. A vitamina E, um antioxidante lipofílico, tem sido utilizada há mais de 50 anos na dermatologia. Evidências sugerem suas ações anticarcinogênica, fotoprotetora e estabilizadora da função barreira cutânea.Fabricante: International Specialty Products, EUA.

Supressão de Mediadores Inflamatórios

Dermatite Atópica

Redução da Expressão IL-8 e da Liberação da IL-1alfa

Creme Olivem 5% com Modukine

Modukine 0,5%

Creme Olivem 5% qsp

Aplicar na pele afetada.

Modukine: Ativo obtido a partir da fração específica do leite, composto por citoquinas modificadoras da resposta biológica frente ao desequilíbrio da resposta imune. Modukine™ demonstrou reduzir a expressão da IL-8 em queratinócitos e linfócitos, diminuindo a inflamação crônica em teste in vitro

Segundo os resultados de um estudo, realizado em queratinócitos humanos previamente estimulados com TNF-alfa (10 ng/ml), Modukine a 0,08% promoveu, após 24 h, a redução da expressão da IL-8 em 50%.

Il-8 e DAA alteração da concentração do nível sérico da interleucina-8 (IL-8) relacionada à dermatite atópica foi citada em um estudo publicado no Archives of Disease in Childhood. O estudo mostrou que 78,85% dos indivíduos randomizados para esta triagem, portadores de dermatite atópica, possuíam elevada concentração plasmática de IL-8, sendo mais significativa em casos severos do que em moderados, e a concentração plasmática da IL-8 diminuiu com o tratamento.Kimata h.; Lindley i. Detection of plasma interleukin-8 in atopic

dermatitis. Archives of disease in childhood, 1994, vol. 70, no2, pp. 119-

122

Aplicar nas áreas a serem tratadas

0

50

100

150

200

250

300

Libe

raçã

o de

IL-1α

(pg/

ml)

Dano CelularLiberação de IL-1α

Redução da liberação de TL -12 em 4,6 vezes

0

20

40

60

80

100

Modukine vs Queratinócitos

Con

cent

raçã

o IL

-8

Controle

0,04% MODUKINE

0,08% MODUKINE

-50%

Após 24 horas

11In

form

ativo

Técn

ico •

Der

mo

Erva

s

•DERMAtOlOGIA

Peeling Biológico Natural

Hyaxel é um potente renovador celular composto por ácido Hialurônico (AH) de baixo peso molecular vetorizado peloSilício Orgânico (Silanol). Hyaxel promove a proliferação celular sem reação inflamatória.

Indicações:

tratamentos pré e pós cirúrgicos

Atua na renovação celular

Reestrutura a Epiderme e a Derme

Aumenta a Espessura da Epiderme

Aumenta a Produção de Ácido Hialurônico Natural

Ação não inflamatória (indicado para peles Sensíveis)

Auxilia no tratamento com lasers, sobretudo os fracionados (Fraxel, etc.)

Análises morfológicas revelam espessamento da epiderme depois de 9 dias de tratamento com Hyaxel na concentraçãode 5%, confirmando as propriedades citoproliferativas do Hyaxel. Excelente ativo para restabelecer a homeostase da pele pós procedimento (lasers, peelings, cirurgias plásticas, etc.).

   

5% 9 dias

+ Hyaxel

ESPESSAMENtO DA EPIDERME

SuGEStÕES DE FÓRMulAS

1.Pré laser

Hyaxel 5%

Hydroxyprolisilane 6%

Coffee Skin 6%

Base Second Skin qsp 60g

2. Peeling Biológico

Hyaxel 10%

ultraspheras Retinol 2%

AA2G 2%

Base Second Skin qsp 60g

3. Pós laser

Hyaxel 5%

Slicium P 5%

Ascorbosilane C 5%

Base Second Skin qsp 60g

Dosagem: 5 a 10% / ph: 4,5 a 6,5

Ácido Hialurônico Fracionado

HyAxEl

Referências Bibliográficas:

Biotec - dermocosméticos

12Inform

ativo Técnico • Derm

o Ervas

•DERMAtOlOGIA

COSMACOl ElIEfeito Desodorante por Até 24 horas

Cosmacol ElI

Éster obtido por uma combinação do ácido lático e isalchem 123, um blend de isômeros de álcool graxo primário que possui uma longa cadeia constituída por 12 e 13 átomos de carbono.

Cosmacol ElI •Alternativa eficiente ao triclosan, pois não provoca irritação. Além disso, o triclosan apresenta poucas horas de eficácia na pele;•Desodorante com efeito hidratante cutâneo, proporcionado pelo ácido lático de Cosmacol ELI; •Redução do odor corporal sem atividade antimicrobiana.

Cosmacol ElI em Desodorante Doze voluntários, sendo estes 2 homens e 10 mulheres, foram selecionados para participar do teste, durante 14 dias. Após 6 e 24 horas da aplicação do desodorante contendo Cosmacol ELI, foi avaliado o odor da axila e também a contagem microbiana.

Resultados

•Avaliação olfativa:- Durante as primeiras 6 horas de aplicação, Cosmacol ELI apresenta eficácia similar ao triclosan na redução dos odores corporais;- Cosmacol ELI confere efeito desodorante persistente por até 24 horas.

Desodorante Enzimático

Cosmacol ElI 2%

CREME OlIVEM 5% qsp 50 ml

Aplicar na região axilar, 2 vezes ao dia.

Desodorante Enzimático

Cosmacol ElI 2%

Solução Hidrolcoolica qsp 50mlEmbalagem skin touch

Aplicar na região axilar, 2 vezes ao dia.

2,0

2,5

3,0

3,5

4,0

Redução do Odor Corporal

ElI tRIClOSAN

t=0 t=6 hrs t=24 hrs

13In

form

ativo

Técn

ico •

Der

mo

Erva

s

•DERMAtOlOGIA

PROJEtO PEElINGS MéDICOSPeeling de Ácido Pirúvico a 50% é Seguro e Efetivo no tratamento do Fotodano, do Melasma e de Cicatrizes Superficiais

Berardesca E, Cameli N, Primavera G, Carrera M. Clinical and instrumental

evaluation of skin improvement after treatment with a new 50% pyruvic acid

peel. Dermatol Surg. 2006 Apr;32(4):526-31.

É um cetoácido lipofílico que apresenta alta penetração na pele e nas glândulas sebáceas

Apresenta propriedade queratolítica, antimicrobiana e sebostática

Estimula a síntese de colágeno e a formação das fibras de elastina

Seu pKa (uma constante de dissociação de ácidos) é baixo, comparado com os outros agentes utilizados no peeling químico ( pKa do Ácido Glicólico = 3,83; pKa do Ácido Salicílico = 2,97; pKa do ácido pirúvico = 2,39; pKa do ATA = 0,69), sendo esse ácido considerado forte. Em solução, o ácido pirúvico é convertido em ácido lático e vice-versa. Portanto, apresenta atividade bacteriostática e comedolítica, importante para o tratamento da acne

Penetração rápida e profunda na pele

Em solução, sofre hidrólise

Peeling de Ácido Pirúvico a 50%Remissão Completa ou Parcial da Acne Papulopustular leve a Moderada em 90% dos Pacientes

Cotellessa C, Manunta T, Ghersetich I, Brazzini B, Peris K. The use of pyruvic

acid in the treatment of acne.

J Eur Acad Dermatol Venereol. 2004 May;18(3):275-8.

O Peeling de Ácido Pirúvico

É um peeling relativamente novo, com eficácia comprovada no tratamento da pele fotoenvelhecida, cicatrizes superficiais, melasma e acne. O ácido pirúvico é um alfa-cetoácido contendo três átomos de carbono que está presente na natureza e também faz parte do ciclo de Krebs. Quimicamente, a diferença entre ácido pirúvico e alfa-hidroxiácidos é a presença de um grupo cetônico (CH3-CO-COOH), o que promove sua instabilidade e capacidade oxido-redutiva.

Ácido Pirúvico

Vantagens do Peeling de Ácido Pirúvico Desvantagens do Peeling de Ácido Pirúvico

Penetração rápida e profunda do agente. Pode induzir sensação de queimação intensa.

Boa eficácia e segurança no tratamento do melasma, fotoenvelhecimento, cicatrizes e acne.

O período de pós-peeling pode ser caracterizado por eritema e descamação.

Não impede que os pacientes continuem a realizar suas obrigações cotidianas.

_________

Lipofílico. Eficaz no tratamento da acne papulopustular. _________

Indicações:

Acne graus II e III

Reestrutura a epiderme e a Derme

Fotoenvelhecimento moderado

Melasma

Cicatrizes

Concentração de Uso

50 a 60%. pKa=2,39

Sugestão de fórmulação:

Ácido Piruvico.............................50%20mlUso em consultório

Referências Bibliográficas: Berardesca E, Cameli N, Primavera G, Carrera M. Clinical and instrumental

evaluation of skin improvement after treatment with a new 50% pyruvic acid

peel. Dermatol Surg. 2006 Apr;32(4):526-31.

Cotellessa C, Manunta T, Ghersetich I, Brazzini B, Peris K. The use of

pyruvic acid in the treatment of acne. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2004

May;18(3):275-8.

Ghersetich I, Brazzini B, Peris K, Cotellessa C, Manunta T, Lotti T. Pyruvic

acid peels for the treatment of photoaging. Dermatol Surg. 2004 Jan;30(1):32-

6; discussion 36.

Consulfarma

CH3

C O

COOH

H2O H C OH

CH3

COOH

+

Ácido Pirúvico Ácido Lático

Loja 1Rua Vinte e Quatro de Maio, 373

Centro – Curitiba / PRFone: 3018-3030

Loja 2Alameda Dr. Muricy, 843Centro – Curitiba / PR

Fone: 3023-6565

Loja 3Rua Sete de Abril, 950

Alto Da XV – Curitiba / PRFone: 3014-9736

Loja 4Rua Ermelino de Leão, 703, Lj. T23

Shopping Palladium – Ponta Grossa / PRFone: (42) 3025-1515

www.dermoervas.com.br