solução engenharia 2014-2015

35
SOLUÇÃO ENGENHARIA PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto: Identificação do local: Solução engenharia Revisão: 00 Vigência: 13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 1 de 35 PPRA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS. SOLUÇÃO ENGENHARIA.

Upload: luizhenrique

Post on 25-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 1 de 26

PPRAPROGRAMA DE PREVENÇÃO DE

RISCOS AMBIENTAIS.

SOLUÇÃO ENGENHARIA.

Este programa deverá ser mantido nos arquivos da empresa por no mínimo 20 anos, estando disponíveis aos trabalhadores interessados ou seus representantes e às autoridades competentes.

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 2 de 26

ÍNDICE GERAL:

Página

Identificação da empresa 03

Introdução 04

Observações 04

Integração PPRA e PCMSO 04

Responsabilidade da SOLUÇÃO ENGENHARIA 04 - 05

Responsabilidade dos trabalhadores 05

Conceitos e definições 06 - 07

Estrutura do PPRA

08 - 09

Documento base 10

Planilha de reconhecimento de risco 11 - 16

Cronogramas de ações 17

Grupo Homogêneo de exposição (GHE) 18

NR-06 - Especificação dos EPI’s 19 - 20

Quadro sinóptico EPI X função 21

Considerações finais 22

Conclusão 23

Bibliografia 24

Equipe técnica 25

Contato em caso de emergência 26

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 3 de 26

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA:

RAZÃO SOCIAL SOLUÇÃO ENGENHARIA.

CNPJ 20.189.160/0001-38

CNAE 4213-8

RAMO DA EMPRESA

OBRAS DE URBANIZAÇÃO – RUAS, PRAÇAS E CALÇADAS

43.19-3 Serviços de preparação do terreno não especificados anteriormente.43.29-1 Outras obras de instalações em construções não especificadas anteriormente.43.30-4 Outras obras de acabamento da construção.

GRAU DE RISCO DA EMPRESA 03 (TREZ)

ENDEREÇO RUA NICODEMOS CELESTINO DA MOTA, 372.

BAIRRO SANTINHO.

CIDADE/ESTADO RIBEIRÃO DAS NEVES/MG.

CEP 33.855-520

RESPONSÁVEL PELA EMPRESA FABIOLA ESTEVES DOS SANTOS

TELEFONE (31) 9712-4776

E-MAIL Soluçã[email protected]

NUMERO DE FUNCIONÁRIOS 18 (DEZOITO)

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 4 de 26

INTRODUÇÃO:

Em comprimento a constituição Federal e a Legislação disposta no Art. 168 e 169, da seção IV do capítulo V do titulo II da CLT, dada pela redação das Leis 7. 856 de 24 de Outubro de 1989 e 6.514 de 22 de Dezembro de 1977, respectivamente regulamentada pela portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 e aprimorada pela portaria nº 24, de 29 de Dezembro de 1994, aplicando-se por analogia no caso de omissões quanto aos aspectos de saúde ocupacional da Lei complementar nº 392/08, elaboramos o Programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA – NR 09), que é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo de preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulados com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, em especial com o Programa de Controle Médico de saúde Ocupacional (PCMSO) previsto na NR 07.

OBSERVAÇÕES:

A norma regulamentadora nº 9 (NR-9) estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), visando a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.O PPRA, ora elaborado, terá caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho inclusive os de natureza subclínica. A aplicação do programa, de responsabilidade de todos os trabalhadores, deverá constatar a existência de casos de doenças profissionais ou a possibilidade de surgirem danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

INTEGRAÇÃO PPRA E PCMSO:

Este PPRA tem como base os riscos à saúde do trabalhador, portanto é imperioso que se desenvolva junto ao PCMSO.Este PPRA, como todos os outros, será reavaliado anualmente em reunião conjunta com os responsáveis pela elaboração do PCMSO, podendo ser alterado a qualquer momento, sempre que necessário conforme ocorram mudanças da estrutura da SOLUÇÃO ENGENHARIA e/ou de métodos e processos de trabalho e/ou avanços tecnológicos relacionados às atividades de trabalho.

RESPONSABILIDADES DA SOLUÇÃO ENGENHARIA (como empregador)

Definir, implantar e divulgar a política de segurança da SOLUÇÃO ENGENHARIA. Cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do

trabalho. Auxiliar na elaboração, implantação e execução deste PPRA. Assegurar o cumprimento e a eficácia do PPRA. Elaborar ordens de serviços sobre segurança e medicina do trabalho, dando ciência aos

empregados, com os seguintes objetivos:

Divulgar as obrigações e proibições que os empregados devam conhecer e cumprir. Dar conhecimento aos empregados de que serão passíveis de punição pelo

descumprimento das ordens de serviços expedidas. Prevenir acidentes de trabalho dos empregados através do uso de sistema de proteção

adequados: EPI (equipamento de proteção individual) e implantação de EPC (equipamento de proteção coletiva) em maquinas, equipamentos e demais proteções em locais com exposição dos empregados a riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Orientar e conscientizar sobre saúde, segurança e meio ambiente de trabalho por meio de cartazes, comunicados, meios eletrônicos e através de diálogos de segurança.

Pequenas reuniões antes do inicio do trabalho entre encarregados e empregados sob supervisão da equipe de profissionais do SESMT. (quando houver).

Determinar os procedimentos que devem ser adotados em caso de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 5 de 26

Adotar medidas determinadas pelo MTE (Ministério do trabalho e emprego), INSS (Instituto Nacional do seguro social) e outros órgãos normativos, quando necessárias e indicadas pelo SESMT. (quando houver).

Adotar medidas para eliminar ou neutralizar a insalubridade e as condições de risco grave e iminente de trabalho.

Eliminar riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho ou serviços contratados.

Fornecer meios para prevenir e limitar tais riscos de acordo com as medidas adotadas e indicadas pelo SESMT. (quando houver).

Emitir a comunicação de acidente do trabalho (CAT) e o relatório de acidente de trabalho (RAT). Promover treinamentos como instrumento de informação e formação para todos os chefes e

coordenadores e/ou outros que deleguem atribuições de trabalho, que constantemente deverão envolver-se nos aspectos deste programa de prevenção.

Custear (comprovadamente) sem ônus para o (empregado), com recursos próprios todos os procedimentos relacionados ao PPRA.

Exigir dos fornecedores de produtos químicos a FISPQ (ficha informação segurança produtos químicos), de todos os produtos, impondo como condição de compra o envio de copias das FISPQ para os responsáveis pela elaboração do PPRA.

Garantir a aquisição de EPI’s (equipamento de proteção individual) de acordo com a indicação do SESMT, substituindo-os sempre que necessários e/ou indicado.

Garantir a disponibilização de EPC’s (equipamento de proteção coletiva) nos ambientes e postos de trabalho, visando o efetivo controle das fontes emissoras de riscos.

Garantir a disponibilização de condições de trabalho dentro de aspectos ergonômicos adequados, notadamente visando os aspectos da ergonomia física, cognitiva e organizacional.

Desenvolver atividades que propiciem um ambiente interno (e externo) o mais saudável possível, eliminando ou atenuando os agentes agressivos que sejam do aspecto moral, social, mental e físico, visando preservar a capacidade laborativa e a saúde integral dos trabalhadores.

RESPONSABILIDADE DOS TRABALHADORES:

Colaborar, divulgar e participar do PPRA; Comunicar ao seu superior hierárquico sobre fatos ou ocorrência que possam indicar riscos,

incluindo de acidentes, à sua saúde ou a de outros trabalhadores; Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho; Usar os EPI’s (equipamentos de proteção individual), conforme indicação treinamento e

orientação do SESMT; Colaborar com a aplicação das Normas Regulamentadoras-NR e deste PPRA.

OBSERVAÇÕES;

Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao comprimento do disposto acima; O não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do

trabalho acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente;

As dúvidas suscitadas e os casos omissos verificados na execução das Normas Regulamentadoras NRs ( Ministério do Trabalho e Emprego) e deste PPRA, serão decididos pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST) e/ou Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

CONCEITOS E DEFINIÇÕES:

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 6 de 26

Acidentes: É o evento indesejável que resulta em morte, doença, lesão, dano ou outra perda;

Agente biológicos: São os micro-organismos tais como bactérias, fungos, parasitas, protozoários, vírus etc, que podem causar doenças aos trabalhadores a eles expostos;

Agentes físicos: São as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som;

Somente para as avaliações de calor deve-se utilizar a seguinte classificação:

Atividades leves: Atividade no qual o trabalhador despende pequena quantidade de energia, tal como aquela desenvolvida quando sentado ou em pé diante de bancada ou máquina, com movimentos moderados dos braços, troncos ou pernas;

Atividades moderadas: Atividade no qual o trabalhador despede quantidade média de energia, tal como aquela desenvolvida quando em pé diante de bancada ou máquina, com movimentos vigorosos dos braços, troncos e/ou pernas;

Atividade pesada: Atividade na qual o trabalhador despede grande quantidade de energia, tal como aquela desenvolvida para levantar, empurrar ou arrastar pesos. Atividade fatigante;

Agentes químicos: São substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, neblinas, névoas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ficar em contato ou ser absorvidas pelo organismo através da pele ou por ingestão;

Agentes ergonômicos: O estudo dos agentes ergonômicos visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho ao trabalhador. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e movimentação de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e as condições ambientais do posto de trabalho, bem como a própria organização do trabalho, conforme NR-17.

Avaliação qualitativa: É o levantamento dos agentes de riscos e os tempos de exposição, associados a cada atividade/função desenvolvida no estabelecimento;

Avaliação quantitativa: É a medição do risco imediatamente após as considerações qualitativas, guardando atenção especial à essência do risco e ao tempo de exposição;

EPC: Equipamento de proteção coletiva;

EPI: Equipamento de proteção individual;

Exposição continua: É aquela que ocorre de forma habitual ao longo da jornada de trabalho ou que não pode ser dissociada da atividade exercida;

Habitual: Usual, costumeiro, freqüente. Têm caráter permanente;

Jornada de trabalho: Um dia de trabalho.

Exposição intermitente: É aquela que ocorre de forma não contínua, que tem interrupções ou intervalos regulares, ao longo da jornada de trabalho;

Exposição eventual: É aquela que ocorre de forma não programada, incerta, casual, que depende de fatores adversos, fora do habitual;

Fontes geradoras: É o equipamento ou processo gerador de um ou mais agente de risco;

Grupo homogêneo de exposição: Grupo de trabalhadores expostos a um ou mais agentes de risco, nas mesmas condições de intensidade e exposição;Intensidade: Quantificação do agente de risco;

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 7 de 26

Incidente: É o evento que resultou em acidente ou teve potencial para resultar em acidente. O termo “incidente” inclui “quase acidente”;Limite de tolerância: É a concentração, intensidade ou tempo relacionado ao agente de risco, cuja exposição não cause danos a saúde do trabalhador;

Medidas de controle ou mitigação: São medidas aplicadas preferencialmente na fonte geradora, na trajetória, nos métodos e processos de trabalho e, em último caso, nos trabalhadores expostos, a fim de eliminar ou reduzir sua exposição aos agentes de risco;

Nível de ação: É o valor a partir do qual devem ser iniciadas ações preventivas, de forma a minimizar a probabilidade de exposições a agente de riscos ambientais ultrapassem os limites de exposição. Para agentes químicos, a metade dos limites de tolerância estabelecidos na legislação pertinente. Para ruído, a dose de 0,5, conforme estabelecido na legislação pertinente;

NR: Norma Regulamentadora;

PPRA: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;

Riscos ambientais: São os agentes de risco entendidos como agentes biológicos, físicos e químicos que, em função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição são capazes de causar danos à saúde;

Trajetória: É o meio que o agente de risco percorre entre a fonte geradora e o trabalhador. Para fins desta instrução, entender “trajetória” como “forma de contato”;

ESTRUTURA DO PPRA:

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 8 de 26

O programa de prevenção de riscos ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura;

Planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; Estratégica e metodologia de ação; Forma de registro, manutenção e divulgação dos dados; Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

Será efetuada, pelo menos uma vez ao ano (e sempre que necessário), uma analise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.

Desenvolvimento do PPRA

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas: Antecipação e reconhecimento dos riscos; Estabelecimento de metas e prioridades de avaliação e controle; Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia; Monitoramento da exposição aos riscos; Registro e divulgação dos dados.

Antecipação dos riscos:

De acordo com o item 9.3.2 da NR-9, “a antecipação deverá envolver a analise de projetos de novas instalações, métodos e processos de trabalho, ou de modificação dos já existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação”.

Reconhecimento dos riscos ambientais:

Segundo a NR-9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.Consideram agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como, ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.Consideram agentes químicos substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeira, fumos, nevoas, neblinas, gases ou vapores ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.Consideram agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus entre outros.

Avaliação dos riscos ambientais:

Segundo o item 9.3.4 da NR-9, a avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para: Comprovar o controle da exposição ou a inexistência dos riscos identificados na etapa de

reconhecimento; Dimensionar a exposição dos trabalhadores; Subsidiar o equacionamento das medidas de controle; Nas situações em que as avaliações quantitativas não puderem ser realizadas ou não se

justificarem tecnicamente, procedemos avaliações qualitativas.

Implantação de medidas de controle e avaliação da sua eficácia:

Segundo o item 3.5 da NR-9, deverão ser adotadas as medidas necessárias e suficientes para a eliminação, a minimização ou controle dos riscos ambientais sempre que forem verificadas uma ou mais das seguintes situações:

Identificação, na fase da antecipação, de risco potencial à saúde;

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 9 de 26

Constatação, na fase de reconhecimento, de risco evidente à saúde; Quando os resultados das avaliações quantitativas da exposição dos trabalhadores excederem

os valores dos limites previstos na NR-15 ou, na ausência destes, os valores de limites de exposição ocupacional adotados pela ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygyenists) ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociação coletivas de trabalho.

Quando através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo casual entre danos observados na saúde dos trabalhadores e a situação de trabalho que eles ficam expostos.

O estudo, desenvolvido e implantação de medidas de proteção coletiva deverá obedecer a seguinte hierarquia:

Medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde; Medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho; Medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.

A implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informações sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam. Quando comprovada pelo empregador ou instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva, ou quando estas não forem suficientes ou encontrar-se em fase de estudo, planejamento ou implantação, ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo a seguinte hierarquia:

Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; Utilização de equipamento de proteção individual (EPI).

Monitoramento da exposição aos Riscos Ambientais:

Deverão ser efetuadas, sempre que necessárias inspeções em todos os postos de trabalho, visando o controle da exposição dos trabalhadores aos riscos e à introdução ou modificação das medidas para seu controle. Sempre que implantada uma medida de controle que requeira uma avaliação ambiental para verificar sua eficácia, esta deverá ser efetuada. Deverá ser feita, pelo menos uma avaliação anual da exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais.

Registro e divulgação dos dados:

Deverá ser mantido um registro de dados, constituindo um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. Este documento-base dá continuidade a esse Registro, que deverá estar disponível para consulta dos trabalhadores ou seus representantes, bem como para as autoridades competentes e deverá ser mantido pelo menos 20 (vinte) anos. Os trabalhadores interessados terão o direito de apresentar propostas e receber informações e orientações a fim de assegurar a proteção aos riscos ambientais identificados na execução do PPRA. Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.

DOCUMENTO BASE:

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 10 de 26

O documento base e suas alterações deverão estar disponíveis e de acesso imediato quando solicitado pelas autoridades fiscalizadoras, devendo, contudo, ser apresentado e discutido com os empregados. O PPRA (Programa de Prevenção de riscos Ambientais) deverá abranger:

Planejamento anual (com metas, prioridades e cronograma); Estratégia e metodologia de ação; Forma de registro, manutenção e divulgação dos dados; Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

Todos os dados deverão ser mantidos arquivados durante o período de 20 (vinte) anos, constituindo-se no banco de dados com o histórico administrativo e técnico do desenvolvimento do programa de prevenção de riscos ambientais.

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 11 de 26

PLANILHA DE RECONHECIMENTO DE

RISCO.

.

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 12 de 26

SETOR:OBRAS

CARGO:CALCETEIROS

CBO: 7152-05 NÚMERO DE EMPREGADOS EXPOSTOS: 06

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:Supervisionar a preparação do terreno onde será realizada a aplicação do piso, calçar o piso conforme orientações do encarregado, distribuir os serviços para os ajudantes de acordo com as necessidades da obra.

DESCRIÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO:Obras a céu aberto.

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO POSTO DE TRABALHO:Ferramentas manuais diversas.

RISCO AGENTEEFEITO CRÍTICO

FONTE GERADORA

TRAJETÓRIA E MEIOS

DE PROPAG

AÇÃO NO

AMBIENTE

FORMA DE EXPOSIÇÃ

O

MEDIDAS DE CONTROLE

EPCMEDIDAS

ADMINISTRATIVAS

EPI

Físico

RuídoDistúrbio Auditivo

Maquinas e equipamento

s em operação Via aérea

Intermitente

Sinalização com placas,

cones de sinalização e umidificação da área de trabalho.

Treinamento quanto aos

riscos inerentes à função, primeiros socorros e

treinamento ergonômico

*Óculos escuro de segurança, *capacete

de segurança,*Protetor auricular tipo concha ou plug, luva de vaqueta,

*boné tipo Arabé, Botina de segurança,*creme protetor solar e *colete

refletivo.�

Radiação não ionizante

Insolação e pequenas

queimaduras

Atividades realizadas a céu aberto

QuímicoPoeira

Probabilidade de irritação no

sistema respiratório e

dermatose ocupacional.

Ambiente de trabalho

Via aérea e cutânea

ErgonômicoExigência de

posturas inadequada

Cansaço, fadiga mental

e física e dores

musculares

Exercício da atividade

Posto de trabalho

Acidente

Outras Situações de Riscos

(atropelamento e colisões), piso

irregular.

Lesões Corporais

Veículos e maquinas

da empresa, próprio e terceiros

OBSERVAÇÕES: *Orientar o trabalhador a realizar ginástica laboral antes de iniciar as atividades. *Fazer uso dos equipamentos de segurança nas frentes de trabalho quando for necessário

� Medidas de controle existentes. � Medidas de controle a serem implantadas.�EPI – Equipamento de Proteção Individual fornecido, comprovado por ficha assinada pelo trabalhador.

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 13 de 26

SETOR:OBRAS

CARGO:ENCARREGADO

CBO: 7102-05 NÚMERO DE EMPREGADOS EXPOSTOS: 01

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:Supervisionar a equipe fazer distribuição das tarefas, coordenar os serviços de alvenaria, concretagem, assentamento de meio fio, calçamento dentre outros, programar suprimentos de materiais, orientar fluxo e movimentação de maquinas e materiais

DESCRIÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO:Obras a céu aberto.

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO POSTO DE TRABALHO:Calculadora, telefone, trena e ferramentas manuais diversas.

RISCO AGENTEEFEITO CRÍTICO

FONTE GERADORA

TRAJETÓRIA E MEIOS

DE PROPAG

AÇÃO NO

AMBIENTE

FORMA DE EXPOSIÇÃ

O

MEDIDAS DE CONTROLE

EPCMEDIDAS

ADMINISTRATIVAS

EPI

Físico

RuídoDistúrbio Auditivo

Maquinas e equipamento

s em operação Via aérea

Intermitente

Sinalização com placas,

cones de sinalização e umidificação da área de trabalho.

Treinamento quanto aos

riscos inerentes à função, primeiros socorros e

treinamento ergonômico

*Óculos escuro de segurança, *capacete

de segurança,*Protetor auricular tipo concha ou plug, luva de vaqueta,

*boné tipo Arabé, Botina de segurança,*creme protetor solar e *colete

refletivo.�

Radiação não ionizante

Insolação e pequenas

queimaduras

Atividades realizadas a céu aberto

QuímicoPoeira

Probabilidade de irritação no

sistema respiratório e

dermatose ocupacional.

Ambiente de trabalho

Via aérea e cutânea

ErgonômicoExigência de

posturas inadequada

Cansaço, fadiga mental

e física e dores

musculares

Exercício da atividade

Posto de trabalho

Acidente

Outras Situações de Riscos

(atropelamento e colisões), piso

irregular.

Lesões Corporais

Veículos e maquinas

da empresa, próprio e terceiros

OBSERVAÇÕES: *Orientar o trabalhador a realizar ginástica laboral antes de iniciar as atividades. *Fazer uso dos equipamentos de segurança nas frentes de trabalho quando for necessário

� Medidas de controle existentes. � Medidas de controle a serem implantadas.�EPI – Equipamento de Proteção Individual fornecido, comprovado por ficha assinada pelo trabalhador.

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 14 de 26

SETOR:OBRAS

CARGO:PEDREIRO

CBO: 7152-10 NÚMERO DE EMPREGADOS EXPOSTOS: 02

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:Realizar reparos diversos em fundações e paredes das obras; constrói alvenarias de vários tipos utilizando argamassa, constrói canaletas e bueiros, acompanhar serviços de concretagem, preparar o local de trabalho, separar ferramentas e materiais para o trabalho.

DESCRIÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO:Obras a céu aberto.

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO POSTO DE TRABALHO:Ferramentas manuais diversas.

RISCO AGENTEEFEITO CRÍTICO

FONTE GERADORA

TRAJETÓRIA E MEIOS

DE PROPAG

AÇÃO NO

AMBIENTE

FORMA DE EXPOSIÇÃ

O

MEDIDAS DE CONTROLE

EPCMEDIDAS

ADMINISTRATIVAS

EPI

Físico

RuídoDistúrbio Auditivo

Maquinas e equipamento

s em operação Via aérea

Intermitente

Sinalização com placas,

cones de sinalização e umidificação da área de trabalho.

Treinamento quanto aos

riscos inerentes à função, primeiros socorros e

treinamento ergonômico

*Óculos escuro de segurança, *capacete

de segurança,*Protetor auricular tipo concha ou plug, luva de vaqueta,

*boné tipo Arabé, Botina de segurança,*creme protetor solar e *colete

refletivo.�

Radiação não ionizante

Insolação e pequenas

queimaduras

Atividades realizadas a céu aberto

Químico

Argamassa e cimento

Probabilidade de irritação no

sistema respiratório e

dermatose ocupacional.

Quando das atividades

que envolvam

argamassa e cimento

Via aérea e cutânea

Poeira Ambiente de trabalho

ErgonômicoExigência de

posturas inadequada

Cansaço, fadiga mental

e física e dores

musculares

Exercício da atividade

Posto de trabalho

Acidente

Outras Situações de Riscos

(atropelamento e colisões), piso

irregular.

Lesões Corporais

Veículos e maquinas

da empresa, próprio e terceiros

OBSERVAÇÕES: *Orientar o trabalhador a realizar ginástica laboral antes de iniciar as atividades. *Fazer uso dos equipamentos de segurança nas frentes de trabalho quando for necessário

� Medidas de controle existentes. � Medidas de controle a serem implantadas.�EPI – Equipamento de Proteção Individual fornecido, comprovado por ficha assinada pelo trabalhador.

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 15 de 26

SETOR:OBRAS/TRANSPORTE

CARGO:MOTORISTA

CBO: 2142-05 NÚMERO DE EMPREGADOS EXPOSTOS: 01

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:Digirir e manobrar veículo e transportar pessoas, cargas e outros, realizar a verificação dos níveis de água, óleo e calibragem dos pneus, definir rotas e assegurar a regularidade do transporte, comunicarem-se com supervisores a respeito do transito ou eventuais problemas.

DESCRIÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO:Obras a céu aberto.

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO POSTO DE TRABALHO:Veiculo automotor leve.

RISCO AGENTEEFEITO CRÍTICO

FONTE GERADORA

TRAJETÓRIA E MEIOS

DE PROPAG

AÇÃO NO

AMBIENTE

FORMA DE EXPOSIÇÃ

O

MEDIDAS DE CONTROLE

EPCMEDIDAS

ADMINISTRATIVAS

EPI

Físico

RuídoDistúrbio Auditivo

Maquinas e equipamento

s em operação Via aérea

Intermitente

Sinalização com placas,

cones de sinalização.

Treinamento quanto aos

riscos inerentes à função, primeiros socorros e

treinamento ergonômico

*Óculos escuro de segurança, *capacete

de segurança,*Protetor auricular tipo concha ou

plug, Botina de segurança,*creme

protetor solar e *colete refletivo.

Radiação não ionizante

Insolação e pequenas

queimaduras

Atividades realizadas a céu aberto

Eventual

ErgonômicoExigência de

posturas inadequada

Cansaço, fadiga mental

e física e dores

musculares

Exercício da atividade

Posto de trabalho

Intermitente

Acidente

Outras Situações de Riscos

(atropelamento e colisões)

Lesões Corporais

Veículos e maquinas

da empresa, próprio e terceiros

OBSERVAÇÕES: *Orientar o trabalhador a realizar ginástica laboral antes de iniciar as atividades. *Fazer uso dos equipamentos de segurança nas frentes de trabalho quando for necessário

� Medidas de controle existentes. � Medidas de controle a serem implantadas.�EPI – Equipamento de Proteção Individual fornecido, comprovado por ficha assinada pelo trabalhador.

SETOR:OBRAS

CARGO:SERVENTE

CBO: 7170-20 NÚMERO DE EMPREGADOS EXPOSTOS: 08

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 16 de 26

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:Executar tarefas auxiliares no canteiro de obra, transportar e/ou misturar materiais, arrumar, limpar obras, preparar mistura para argamassa, transportar carrinho de mão com pedras, meio fio e outros materiais de acordo com a necessidade da obra.

DESCRIÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO:Obras a céu aberto.

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO POSTO DE TRABALHO:Ferramentas manuais diversas.

RISCO AGENTEEFEITO CRÍTICO

FONTE GERADORA

TRAJETÓRIA E MEIOS

DE PROPAG

AÇÃO NO

AMBIENTE

FORMA DE EXPOSIÇÃ

O

MEDIDAS DE CONTROLE

EPCMEDIDAS

ADMINISTRATIVAS

EPI

Físico

RuídoDistúrbio Auditivo

Maquinas e equipamento

s em operação Via aérea

Intermitente

Sinalização com placas,

cones de sinalização e umidificação da área de trabalho.

Treinamento quanto aos

riscos inerentes à função, primeiros socorros e

treinamento ergonômico

*Óculos escuro de segurança,* capacete

de segurança,*Protetor auricular tipo concha ou plug, luva de vaqueta,

boné tipo Arabé, Botina de segurança,*creme protetor solar e *colete

refletivo.�

Radiação não ionizante

Insolação e pequenas

queimaduras

Atividades realizadas a céu aberto

Químico

Argamassa e cimento

Probabilidade de irritação no

sistema respiratório e

dermatose ocupacional.

Quando das atividades

que envolvam

argamassa e cimento

Via aérea e cutânea

Poeira Ambiente de trabalho

ErgonômicoExigência de

posturas inadequada

Cansaço, fadiga mental

e física e dores

musculares

Exercício da atividade

Posto de trabalho

Acidente

Outras Situações de Riscos

(atropelamento e colisões), piso

irregular.

Lesões Corporais

Veículos e maquinas

da empresa, próprio e terceiros

OBSERVAÇÕES: *Orientar o trabalhador a realizar ginástica laboral antes de iniciar as atividades. *Fazer uso dos equipamentos de segurança nas frentes de trabalho quando for necessário

� Medidas de controle existentes. � Medidas de controle a serem implantadas.�EPI – Equipamento de Proteção Individual fornecido, comprovado por ficha assinada pelo trabalhador

CRONOGRAMAS DE AÇÕES:

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 17 de 26

ITE

M

DESCRIÇÃO DAS AÇÕES

AG

OS

TO

20

14

SE

TE

MB

RO

20

14

OU

TU

BR

O

2024

NO

VE

MB

RO

20

14

DE

ZE

MB

RO

20

14

JAN

EIR

O

2015

FE

VE

RE

IRO

20

15

MA

O 2

015

AB

RIL

201

5

MA

IO 2

015

JUN

HO

201

5

JUL

HO

201

5

AG

OS

TO

20

14 RESPONSÁVEL

01 Antecipação e reconhecimento dos riscos ambientais.

X

SO

LU

ÇÃ

O E

NG

EN

HA

RIA

.

02

Cumprir e fazer cumprir o disposto neste documento

conforme item 9.4.1 da NR-9 da portaria nº 3214/78 do MTE.

X X X X X X X X X X X X X

03

Controlar os exames Médicos

ocupacionais indicados no

PCMSO, conforme item 7.1.3 NR-7.

X X X X X X X X X X X X X

04

Continuar a fornecer, treinar e tornar

obrigatório o uso dos EPI’s quando

necessário e fazer ficha de distribuição de EPI sempre que

fornecido ao trabalhador conforme

NR-6.

X X X X X X X X X X X X X

05 Realizar avaliação de ruído e poeira no

GHE. (01)

X

06 Realizar avaliação de ruído no GHE.

(02)

X

07

O PPRA, PCMSO e o livro de registro de

inspeção devem estar no

estabelecimento à disposição dos

órgãos fiscalizadores.

X X X X X X X X X X X X X

08

As instalações sanitárias devem ser

mantidas permanentemente

organizadas e higienizadas

conforme NR-24.

X X X X X X X X X X X X X

09 Reavaliar o PPRA e o PCMSO.

X

GRUPO HOMOGÊNIO DE EXPOSIÇÃO – GHE:

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 18 de 26

É um grupo de trabalhadores com perfil semelhante de exposição, baseados na similaridade do local de trabalho, agentes e tarefas realizadas. Do ponto de vista estatístico, um GHE é um grupo de trabalhadores com idênticas probabilidades de exposição a um agente ambiental.

Os funcionários estão distribuídos nos seguintes grupos homogêneos de exposição (GHE):

SETOR FUNÇÃO Nº FUNC. NA FUNÇÃO GHE

Obras

Calceteiros 06

01Encarregado 01

Pedreiro 02

Servente 08

Obras/transporte Motorista 01 02

NR 6 – ESPECIFICAÇÕES DOS EPI”s:

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 19 de 26

Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.

Os EPI são empregados na maioria dos casos, quando os recursos de ordem geral não são aplicáveis ou não se encontram disponíveis para a neutralização de riscos que comprometam a segurança e a saúde do trabalhador.

A SOLUÇÃO ENGENHARIA é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento. Todos os EPI’s devem possuir CA.

EPI (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) FORNECIDOS AOS TRABALHADORES:

Luvas (de borracha e de vaqueta); Botas de borracha; Botinas de segurança; Óculos de segurança; Uniformes; Protetor auditivo; Respirador contra poeiras e outros eventuais; Luva de previflex; Protetor solar; Capa para chuva;

Obrigações do empregador quanto ao EPI:

Obriga-se o empregador quanto ao EPI a:a) adquirir o tipo adequado à atividade do empregado; b) fornecer ao empregado somente EPI aprovado pelo MTE e de empresas cadastradas no DNSST/MTE; c) treinar o trabalhador sobre o seu uso adequado; d) tornar obrigatório o seu uso; e) substituí-lo, imediatamente, quando danificado ou extraviado; f) responsabilizar-se pela sua higienização e manutenção periódica; g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada no EPI.

Obrigações do empregado quanto ao EPI:

Obriga-se o empregado, quanto ao EPI, a:a) usá-lo apenas para a finalidade a que se destina;b) responsabilizar-se por sua guarda e conservação;c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso.d) empregado deve trabalhar calçado, ficando proibido uso de tamancos, sandálias e chinelos.

Ficha de controle de EPI:

Cabe ao empregador manter uma ficha de fornecimento de EPI para cada funcionário. Esta ficha é um documento legal e comprovante da empresa pelo fornecimento dos EPI’s aos trabalhadores, portanto, qualquer funcionário que seja transferido para outra obra deve ser acompanhado por esta ficha. Caso o funcionário seja dispensado ou peça demissão, é importante que esta ficha fique arquivada na sua pasta de documentos.

Na ficha deve conter: Nome do funcionário, função. EPI fornecido, data da retirada, data entrega, assinatura do funcionário e assinatura do responsável pela entrega de equipamento.

Manutenção dos EPI:

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 20 de 26

Os equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser escolhidos criteriosamente para cada função. Os equipamentos utilizados precisam ter boa qualidade e garantir efetiva proteção em eventuais acidentes.

Para conservação dos EPI (realizado pelos funcionários), os procedimentos mais comuns nos canteiros de obras devem ser os seguintes:

EPI PROCEDIMENTO DE CONSERVAÇÃO

CALÇADOS DE SEGURANÇA Devem ser engraxados semanalmente

BOTA DE BORRACHA Lavá-las de acordo com a necessidade

CAPACETE DE SEGURANÇA Lavar semanalmente (se estiver muito riscado é possível recuperá-lo passando massa polidora e silicone).

ÓCULOS DE PROTEÇÃO Lavar e secar com pano limpo, evitando riscar a lente.

LUVAS DE RASPA Evitar o contato com água. Não jogue fora as luvas, quando uma delas estiver danificada. A que sobrou pode ser utilizada com outra.

LUVAS DE LÁTEX Não devem ser secadas ao sol, apenas lavar ou passar pano.

LUVAS DE NITRIL Devem ser lavadas após o uso.

PROTETORES RESPIRATÓRIOSCada modelo de protetor tem sua forma correta de conservação. Em geral os protetores devem ser limpos diariamente. Verificar a perfeita vedação no rosto, os filtros e as válvulas. Após o uso limpar por parte e guardar em local seco.

ABAFADORES DE RUÍDO Os tipos plug devem ser lavados diariamente com água e sabão neutro.

QUADRO SINOPTICO DE EPI’S X FUNÇÃO:

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 21 de 26

FUNÇÃO X EPI

O – Obrigatório

E – Eventual

*Cap

acet

e d

e se

gu

ran

ça

Bo

tin

a d

e se

gu

ran

ça

*Ócu

los

de

seg

ura

nça

*Mas

cara

des

cart

áve

l PF

F2

*Pro

teto

r au

ricu

lar

Lu

va d

e lá

tex

Lu

va v

aq

uet

a

*Pro

teto

r so

lar

Bo

ta P

VC

Bo

tip

o Á

rab

e

*Cap

a d

e c

hu

va

*Co

lete

ref

leti

vo

Ajudante de obras E O O E O E O E E E E E

Calceteiros E O O E O E O E E E E E

Encarregado E O O E O E E E E E E

Pedreiro E O O E O E O E E E E E

Motorista E O E O E E E

* Fazer uso dos equipamentos de segurança nas frentes de trabalho quando for necessário.

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 22 de 26

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Segurança do Trabalho:

A obra deverá adotar, além das normas estabelecidas neste plano, todas as normas legais que se relacionem com os trabalhos que executarem, em especial a NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção);

Não é permitido o transporte de pessoas em veículos específicos para cargas; O transporte de pessoas, quando feito por caminhões, estes deve ser adaptado com assentos,

cobertura e escada de acesso à carroceria e mantidas as condições de higiene; Chefia deve ser orientada no sentido de alertarem previamente os trabalhadores aos quais será

dada uma tarefa, para os riscos dos serviços e os cuidados que devem ser tomados, de modo a ser executado com segurança;

Em qualquer ponto da obra onde houver risco de queda e de projeção de materiais, é obrigatória a instalação de proteção coletiva.

Medicina do Trabalho:

O atestado de saúde ocupacional emitido pelo médico do trabalho que realizar o exame,deverá ser arquivado junto à ficha de registro do empregado no setor de pessoal da obra, dar ênfase a obrigatoriedade de exame médico antes da admissão;

Deve constar no atestado de saúde ocupacional (ASO), o nome completo do trabalhador, o numero de registro de sua identidade e sua função, definição de apto ou inapto para a função especifica que o trabalhador irá exercer, estiver exercendo ou exerceu, nome do médico encarregado do exame e endereço da forma de contato, data e assinatura do médico encarregado pelo exame e carimbo contendo seu numero de inscrição no CRM.

Acidente de Trabalho:

A comunicação dos acidentes será feita da seguinte maneira:

Comunicar a chefia imediata e ao SESMT; (quando houver). O SESMT (quando houver) emitirá a (CAT) Comunicado de acidente de trabalho para todos os

acidentes do trabalho com lesão, com ou sem afastamento. Copia desse documento será arquivada na empresa. Uma via da CAT para o acidentado e outra será enviada ao INSS, conforme legislação vigente;

Nos incidentes com veículos e incidentes com danos materiais, uma vez que não houve vitima com lesão, deverá ser providenciado um boletim de ocorrência, e o incidente deverá ser investigado e comunicado a chefia.

O PPRA deve ser mantido na obra á disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho – MTE e sua implementação é de responsabilidade do empregador.

De acordo com o surgimento de novos riscos, deverão ser elaboradas novas planilhas e anexadas a este documento, sendo está uma das atividades de responsabilidade da pessoa designada pelo empregador para acompanhar a implantação do programa na obra.

Os riscos ambientais foram levantados através de uma inspeção realizada em todo o canteiro de obras.

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 23 de 26

CONCLUSÃO:

Os procedimentos e parâmetros utilizados neste PPRA vigência 2014/2015, atendem as normas legais vigentes e as recomendações nacionais de Segurança e Medicina do Trabalho, Os mesmos podem ser alterados a qualquer tempo, especialmente no caso de quaisquer revisões oficiais que venham substituí-los. As duvidas que surjam deverão ser resolvidas conjuntamente com o responsável técnico e a SOLUÇÃO ENGENHARIA.

Este documento possui o prazo de validade de 12 (doze) meses, a partir de Agosto de 2014, devendo ser revisado a atualizado, se necessário for, ao final desse período.

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 24 de 26

BIBLIOGRAFIA:

Condições e Meio Ambiente de Trabalho – Ministério do Trabalho e Emprego – FUNDACENTRO.

Segurança Higiene e Medicina do Trabalho – Ministério do Trabalho e Emprego – FUNDACENTRO.

Manual de Segurança para o Mestre de Obras – Ministério do Trabalho e Emprego FUNDACENTRO.

Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho. PCMAT– NR-18.

Revista CIPA.

Revista Proteção

Manuais de Legislação – Atlas de Segurança e Medicina do Trabalho.

Giampaoli, Eduardo – Riscos Físicos – FUNDACENTRO.

Curso de Engenharia Segurança do Trabalho – APOSTILA FUMEC.

Associação Brasileira de Prevenção de acidentes. – ABPA

Associação Brasileira de normas técnicas. - ABNT

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 25 de 26

EQUIPE TÉCNICA:

RESPONSAVÉL PELA ELABORAÇÃO

__________________________________Técnico de Segurança do Trabalho

Luiz Henrique dos SantosRegistro MTE: 0102695

RESPONSÁVÉL PELA IMPLANTAÇÃO

Este relatório foi entregue a Gerência, tendo sido acatadas todas as exigências desta, estando à mesma ciente da obrigatoriedade da implementação das recomendações conforme cronograma de implantação de medidas preventivas.

_________________________________ Solução engenharia

Nome:

Cargo:

Rg:

SOLUÇÃO

ENGENHARIA

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Visto:

Identificação do local:Solução engenharia

Revisão:00

Vigência:13/08/2014 à 12/08/2015 Pág.: 26 de 26

CONTATO EM CASO DE EMERGÊNCIA:

Bombeiros: 193

Samu: 192

Policia Militar: 190

Policia Civil: 194

Defesa Civil: 199

Delegacia do Trabalho: (31) 3270-6117

Responsável pela empresa: (31) 9712-4776

Téc. Responsável pela elaboração do PPRA: (31) 9723-3165

Hospital de pronto socorro João XXIII;Avenida Professor Alfredo Balena, 400.Bairro Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG;Fone: (31) 3239-9200.