sólidos geométricos

5
MATEMÁTICA 3N1 NOTURNO. PLANEJAMENTO DA AULA: Sólidos Geométricos Professor: Leonardo Martins. Disciplina: Matemática. Nível de ensino para o qual se destina: 3° Ano do Ensino Médio. Conteúdo: Geometria Espacial. Identificação dos sólidos geométricos, vértices, arestas, faces, convexidade, se é obliquo ou não e a regularidade dos sólidos. Teorema de Euler. Tempo necessário: Duas aulas seguidas. Data: 23/08/2012. Momento em que será utilizado: Após a introdução da disciplina, antes de iniciar os cálculos de área e volume dos sólidos, para que os alunos possam visualizar e tocar as formas geométricas, unindo a teoria já exposta com a prática (pelo contato físico). Objetivos da Aula: Tornar os sólidos geométricos algo palpável para os alunos; Fazer com que os alunos transformem o conhecimento teórico em prático; Diferenciar vértices, arestas e faces; Identificar as diferenças de um sólido geométrico para o outro; Diferenciar um poliedro convexo dos não convexos, os regulares dos não regulares; Praticar o teorema de Euler. Condução da aula: Antes de iniciar esta aula os alunos tiveram o embasamento teórico do conteúdo “Geometria Espacial”: classificação dos sólidos; face; vértice; arestas; teorema de Euler; convexidade; e regularidade. 1

Upload: polilinhares

Post on 30-Jul-2015

107 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sólidos Geométricos

MATEMÁTICA 3N1 NOTURNO.

PLANEJAMENTO DA AULA:

Sólidos GeométricosProfessor: Leonardo Martins.

Disciplina:Matemática.

Nível de ensino para o qual se destina: 3° Ano do Ensino Médio.

Conteúdo:Geometria Espacial. Identificação dos sólidos geométricos, vértices, arestas, faces, convexidade, se é obliquo ou não e a regularidade dos sólidos. Teorema de Euler.

Tempo necessário:Duas aulas seguidas. Data: 23/08/2012.

Momento em que será utilizado:Após a introdução da disciplina, antes de iniciar os cálculos de área e volume dos sólidos, para que os alunos possam visualizar e tocar as formas geométricas, unindo a teoria já exposta com a prática (pelo contato físico).

Objetivos da Aula: Tornar os sólidos geométricos algo palpável para os alunos; Fazer com que os alunos transformem o conhecimento teórico em prático; Diferenciar vértices, arestas e faces; Identificar as diferenças de um sólido geométrico para o outro; Diferenciar um poliedro convexo dos não convexos, os regulares dos não

regulares; Praticar o teorema de Euler.

Condução da aula:Antes de iniciar esta aula os alunos tiveram o embasamento teórico do conteúdo “Geometria Espacial”: classificação dos sólidos; face; vértice; arestas; teorema de Euler; convexidade; e regularidade.

Os alunos são apresentados aos sólidos geométricos e é explicado a atividade (ANEXO I) que deverão realizar.

Como a escola possuí 20 sólidos em acrílico diferentes, a turma foi dividida em 4 grupos. Cada grupo recebeu inicialmente 5 sólidos. Eles analisaram cada sólido. Quando fosse um Poliedro analisaram também as faces, vértices, arestas, polígonos que formam as bases e laterais, convexidade e regularidade. Após terminar os sólidos, os grupos trocavam os sólidos com os demais grupos, não repetindo as atividades.

Os grupos foram acompanhados e monitorados. Nesse acompanhamento foi identificados os motivos que um sólido é regular ou não, como contar as faces, vértices e arestas. Com laser é possível demostrar a convexidade (pois aparece os ‘pontos’ de luz em cada face).

1

Page 2: Sólidos Geométricos

MATEMÁTICA 3N1 NOTURNO.

ANEXO I

Atividade avaliativa:

Formar quatro grupos.

1) Classificar os sólidos como poliedros ou não poliedros (corpos redondos);

2) Quando for um poliedro:

a. Classifique-o como prisma ou pirâmide;

b. Nomeie o sólido;

c. Conte as faces, vértices e arestas;

d. Utilize o teorema de Euler e verifique se o resultado é 2;

e. Informe se o sólido é convexo ou não, se é regular ou não.

2

Page 3: Sólidos Geométricos

MATEMÁTICA 3N1 NOTURNO.

RESULTADOS OBTIDOS NO 3N1

Participação de todos os alunos presentes;

Alunos ajudando os outros alunos e produzindo seus próprios conhecimentos.

Assimilação do conteúdo de forma prática;

Dúvidas tiradas de forma prática e com exemplos;

Aula diferenciada.

COMENTÁRIO FINAL

Quando trabalhamos com geometria plana temos apenas uma figura bidimensional, o que torna fácil a assimilação dos desenhos no quadro. Porém, quando estudamos a Geometria Espacial temos uma terceira dimensão, o desenho no quadro possibilita compreender algumas características básicas, porém alguns alunos não compreendem a figura em si por conta da profundidade que a torna complexa.

Dessa forma, utilizando os sólidos geométricos, que nossa escola tem disponível, esta aula possibilitou o contato físico dos alunos com essas figuras, quebrando o distanciamento com as figuras, possibilitando a compreensão aos que estavam em dúvida dos conteúdos.

Destaco aqui a importância da utilização dos jogos, mídias e outras ferramentas educacionais na didática de aula, em que, se aplicada no momento certo os resultados se tornam sempre positivos.

3